Associado
Login
Senha
Nota de pesar
16
04/2018
16.04.2018
 
Com grande pesar, comunicamos que faleceu hoje (16/4), em São Paulo, Adriene Barbosa de Faria Andrade, esposa do presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade. 

Nascida em Boa Esperança (MG), Adriene foi a primeira de três filhos do casal Joel Neto Faria e Dalma Barbosa Faria. Era mãe de Diego Barbosa de Faria Brito e Bruna Barbosa de Faria Brito.

Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos, ocupou diversos cargos públicos relevantes, dentre eles, o de prefeita do município de Três Pontas (MG) e de presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), por dois mandatos. Foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Pontas, além de delegada regional e membro do Conselho de Administração da Federação Estadual de APAEs, atuando por 14 anos em defesa de políticas públicas para pessoas com deficiência. 

Foi membro titular do Conselho do Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social por vários mandatos. Atuou, em sua juventude, em movimentos políticos estudantis, tendo sido presidente do Grêmio Estudantil por três mandatos.

Pioneirismo
 Primeira mulher eleita prefeita de Três Pontas (MG) para o mandato entre os anos de 2001 e 2004, Adriene iniciou um forte processo de industrialização do município. Participou ativamente de movimentos em prol da cafeicultura e implantou diversos programas de modernização administrativa. 

Também foi a primeira mulher eleita presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), onde, em dois mandatos, implementou uma profunda reforma gerencial, integrando, de forma inovadora, os 853 municípios mineiros. Em sua gestão, a AMM adquiriu força política e tornou-se polo disseminador de aperfeiçoamento da gestão pública. 

Ao longo de sua vida pública, Adriene Barbosa de Faria Andrade foi condecorada com importantes insígnias, entre elas, o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo e a Medalha do Grande Mérito Municipalista.

Nomeada conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Adriene Barbosa de Faria Andrade tomou posse no dia 10 de novembro de 2006. Foi corregedora da Corte no biênio 2009/2010 e vice-presidente no biênio 2011/2012.  Ela foi a primeira mulher nomeada conselheira do TCE-MG e também a primeira presidir o Tribunal de Contas mineiro, em 2013 e 2014.

O velório será realizado na APAE de Três Pontas (MG), a partir das 17 horas de hoje (16/04).
Endereço: Rua Barão da Boa Esperança, 420, Centro.

O sepultamento está marcado para amanhã, 11 horas, no cemitério do município de Boa Esperança (MG), localizado na Rua Pará.

 Fonte: Agência CNT de Notícias



VOLTAR!

 

CARIACICA
Rua Guiana, número 7, Jardim América, Cariacica – ES
CEP.: 29.140-250

ICONHA
Avenida Danilo Monteiro de Castro, número 278, Sala 105 – Ed. Comercial Vêneto, Iconha – ES
CEP.: 29.280-000

© 2018 - TRANSCARES - Todos os Direitos Reservados