Associado
Login
Senha
Plataforma vai auxiliar na redução dos custos com escoamento da produção
08
03/2018
08.03.2018

A partir de agora, os produtores rurais têm acesso a uma plataforma com informações importantes sobre o escoamento da produção agropecuária brasileira com foco na redução do custo logístico de transporte.

Foi lançado nesta quarta (7), em Brasília, o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística, desenvolvido pela Embrapa Territorial.

A ferramenta reúne mais de 100 mil mapas sobre a produção e exportação agropecuária, bacias logísticas e os caminhos da safra de 10 cadeias produtivas (algodão, aves, bovinos, café, cana-de-açúcar, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos).

Para o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA-PB), Mário Borba, a plataforma “vai mostrar os caminhos e a viabilidade dos corredores de escoamento e das linhas de exportações, não só em rodovias, mas também em ferrovias e hidrovias até chegar aos portos”.  

Segundo ele, a logística é um dos grandes desafios do agronegócio e a conclusão de algumas obras para facilitar o transporte da produção é prioridade para o setor.

 “A conclusão da BR-163, na região Norte, é uma das prioridades do setor agropecuário porque vai viabilizar o acesso os portos da região. Além disso, 52% da produção estão acima do paralelo 16 e apenas 20% dos grãos é exportado pelos portos do Arco Norte”, enfatizou.

Outro ponto relevante, segundo Borba, é a necessidade de conclusão da BR-020, no Nordeste, que vai alavancar a avicultura, a suinocultura e a pecuária de corte na região do Semiárido. “A rodovia vai de Barreiras, na Bahia, passando por Picos, no Piauí, até chegar a Fortaleza, no Ceará, mas somente o trecho entre Picos e Fortaleza está pronto. Ainda faltam 812 quilômetros”, observou.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ressaltou que o estudo vai gerir as demandas de logística do agro. “Aprimorar a logística é determinante para aumentar a renda do produtor brasileiro”, afirmou.

De acordo com o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o sistema categoriza os recortes territoriais, além de análises exclusivas da Embrapa Territorial.
 
“É um volume extraordinário de informações que representa o tamanho da grandeza do agro brasileiro. A plataforma de inteligência estratégica que pode mudar o rumo do planejamento logístico para o setor que se tornou pilar da economia brasileira”, concluiu.

O sistema pode ser acessado no link  www.embrapa.br/macrologistica.

Fonte: Fonte: CNA Brasil


VOLTAR!

 

CARIACICA
Rua Guiana, número 7, Jardim América, Cariacica – ES
CEP.: 29.140-250

ICONHA
Avenida Danilo Monteiro de Castro, número 278, Sala 105 – Ed. Comercial Vêneto, Iconha – ES
CEP.: 29.280-000

© 2018 - TRANSCARES - Todos os Direitos Reservados