Notícia
Boas práticas do Transcares chegam a Santos
Postado em: 21/02/2016
Boas práticas do Transcares chegam  a Santos
As boas práticas instauradas pelo Transcares estão sendo reconhecidas fora do Espírito Santo. Recém-empossado presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), Roberto Caro Varella esteve na sede do sindicato quinta-feira, 18 de fevereiro, para uma visita de troca de experiências e network. O dirigente, que também é empresário do setor, foi recepcionado pelo presidente, Liemar Pretti, e pelo superintendente, Mario Natali, e desse primeiro encontro podem nascer outras relações cuja proposta é fortalecer o segmento em nível regional e nacional.

O associativismo não é novidade na vida do diretor da transportadora Supertrans. Ele já fazia parte do sindicato há nove anos e há seis integrava a antiga diretoria, na função de secretário. E em 4 de janeiro assumiu a cadeira deixava pelo ex-presidente, Marcelo Marques da Rocha, que estava no cargo há 20 anos.

Interessado em dar uma nova dinâmica à entidade santista, a atual diretoria já colocou a mão na massa e está desenvolvendo um novo estatuto. “Achamos imprescindível garantir uma constante renovação no sindicato e, consequentemente, no segmento. Por isso, então, o novo documento prevê que os presidentes terão direito a uma reeleição apenas”, destacou ele, cuja proposta foi defendida por Pretti e Natali.

“É necessário oxigenar o segmento e tanto concordamos com a proposta que sugerimos a inclusão de uma cláusula como esta em nosso estatuto”, comentou o presidente do Transcares.

Durante a visita, Varella falou também do trabalho das bem-sucedidas comissões permanentes que tratam de assuntos específicos e de interesse das empresas associadas – Transporte de Cargas Sólidas a Granel, Transporte de Cargas Líquidas e Produtos Perigosos, Assuntos Comerciais, Negociações Trabalhistas, Transporte de Contêineres e Assuntos Alfandegários. E citou, ainda, o grupo que discute ações de prevenção a roubo de cargas, que está em pleno funcionamento há 12 anos.

O novo presidente iniciou em fevereiro uma série de visitas a sindicatos co-irmãos para conhecer um pouco de sua realidade e compartilhar experiências, e essa agenda teve início justamente no Espírito Santo, onde Varella esteve há alguns anos, participando de um evento que tratava justamente sobre roubo de cargas.

Desses encontros, o dirigente espera tirar muitas experiências e algumas ideias que poderão ser colocadas em prática em Santos. “Sei que cada estado, cada entidade tem sua particularidade. Mas quero aprender tudo e levar ações, projetos e boas práticas, como as que vi no Transcares, para o Sindisan”, ressaltou ele, antes da conclusão de Pretti.

“Nós também adotamos essas visitas de network aqui no Transcares no início da primeira gestão. Nossa equipe foi a algumas entidades e trouxe de lá exemplos de boas práticas no que diz respeito à gestão, comunicação e treinamentos. No nosso caso, elas deram resultado e acredito que o mesmo acontecerá com o Sindisan”.
Galeria de Fotos
1


Voltar!