Notícia
Inaugurada a nova unidade do Sest Senat Serra
Postado em: 18/10/2019
Inaugurada a nova unidade do Sest Senat Serra

Investimento superior a R$ 12 milhões; aproximadamente, 1,9 mil m2 de área construída; capacidade para oferecer, anualmente, mais de 53 mil atendimentos em cursos e serviços de saúde para trabalhadores do transporte e comunidade; e tecnologia de ponta para a formação profissional. Esses são alguns dos números e novidades da nova unidade do Sest Senat da Serra, que foi inaugurada na quinta-feira, 17 de outubro. Maior, mais moderna e mais eficiente, a unidade terá a chance de ampliar os atendimentos e os serviços prestados às empresas do setor, de todos os modais.


O evento reuniu empresários, dirigentes e convidados do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Jerson Picoli. Além do presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, e da Diretora Executiva Nacional do Sest Senat Nicole Goulart, que têm rodado por vários estados nacionais inaugurando novas unidades do Sest Senat, também prestigiaram a nova unidade a prefeito da Serra, Audifax Barcellos, os presidentes do Transcares (Sindicato das Empresas de Cargas e Logística do ES) e do Sindiliqes (Sindicato de Cargas Líquidas, Inflamáveis, Gasosas, Corrosivas, Químicas e Petroquímicas do ES), Marcos Furtunato e Joceny Callenzane, o representante do Comitê Executivo do GVBus, Murilo Soares de Andrade Lara, o diretor da CNT Waldemar Rocha Júnior, o presidente da Fecomércio, José Lino Seculpri, o presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe, o vice-presidente do Grupo de Relações Institucional e ex-presidente da Fetransportes, Luiz Wagner Chieppe, e Aylmer Chieppe, empresário que dá nome ao Sest Senat de Cariacica, e representantes da família de  Floriano Rangel Mendonça, que dá nome à unidade. Estava lá a viúva, Júlia Carneiro Mendonça, a filha, Maria da Penha Carneiro Mendonça, e a neta, Sophie Carneiro Mendonça Cavalieri.


O Sest Senat da Serra funcionava no município desde janeiro de 2016, em uma unidade provisória,  de apenas 1.139 m2, no bairro Parque Residencial Laranjeiras. E Picoli falou sobre esse “up” estrutural e sobre o compromisso da nova unidade.


“Chegamos até aqui, mas o que temos pela frente é ainda mais grandioso e desafiador! Em primeiro lugar, temos que levar em consideração as dimensões da nova unidade. E o segundo motivo que faz de nosso projeto algo grandioso e desafiador é o próprio município onde o Sest Senat está sediado. A relevância da Serra para o setor transportador está comprovada nos números, já que a cidade responde pelo segundo maior PIB do Estado e as atividades da cadeia logística e do transporte são fundamentais para o seu desenvolvimento”, destacou.


A nova unidade situa-se no bairro Jardim Limoeiro, junto à ES-010 e próximo à BR-101 – um dos principais eixos rodoviários do Brasil, que dá acesso a importantes portos do Sudeste e do Nordeste do país – e está localizada em uma região de grande concentração de empresas de transporte e de centros de distribuição. Com isso, intensificará a qualificação profissional e a promoção da qualidade de vida dos profissionais, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do transporte na região.


“Quero agradecer ao Sest Senat pela nova estrutura inaugurada e, em especial, ao setor de transportes, que gera mais de 200 mil empregos e traz produtividade ao município”, destacou Audifax Barcellos.


 


Trabalho de parceria


Descrevendo aquele momento como resultado de um esforço conjunto, Vander Costa também citou os benefícios da escolha da Serra reforçou o compromisso da instituição.


“O Sest Senat tem como missão transformar a realidade dos trabalhadores do transporte brasileiro e dos seus dependentes e contribuir para elevar a competitividade dos transportadores. Fazemos isso por meio da oferta de serviços de educação profissional e de atendimentos de saúde, por acreditarmos que profissionais saudáveis e bem preparados garantem mais qualidade e eficiência à atividade transportadora”, disse.


Ele, que além de presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) está à frente  e dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat, reforçou que os atendimentos são gratuitos para os trabalhadores do setor, profissionais autônomos e seus dependentes, pois os serviços são viabilizados pela contribuição compulsória das empresas transportadoras e dos profissionais autônomos, que é “revertida em melhorias para a vida do trabalhador do transporte”.


E completou: “O ganho do empresário nesse cenário é ter mão de obra de qualidade, com profissionais capacitados, que geram mais produtividade às empresas.”


 


Nova estrutura


A nova estrutura conta com quatro clínicas para atendimentos de odontologia (quatro cadeiras), fisioterapia, nutrição e psicologia. Tem, ainda, uma sala de treinamento no simulador de direção; três salas de aula; e uma sala de treinamento EaD.


Essa é a 19ª unidade do SEST SENAT inaugurada desde 2017, como parte do plano de expansão e de melhoria da infraestrutura do SEST SENAT, que contemplou os seguintes municípios: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (SC), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP), Votuporanga (SP) e João Câmara (RN).


 


Homenageado


 


A unidade leva o nome de Floriano Rangel Mendonça, fundador da empresa Mendonça Gimenez & Cia. – que, depois, se transformaria no Grupo Planeta – e do Setpes (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo), integrando sua diretoria até o seu falecimento.


Atualmente, as empresas do Grupo Planeta operam 450 ônibus no transporte de passageiros urbano, intermunicipal, por fretamento, além da atividade de concessionária de vendas de caminhões e ônibus da marca MAN.

Fonte: Assessoria de Imprensa Transcares



Voltar!