Notícia
Prêmio QualiAr 2019: 66 empresas do setor serão premiadas na sexta, 16
Postado em: 09/08/2019
Prêmio QualiAr 2019: 66 empresas do setor serão premiadas na sexta, 16
A edição 2019 do Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr já tem data, local e hora marcados. Vai ser na sexta-feira, 16 de agosto, no Sest Senat Aylmer Chieppe, em Cariacica, a partir das 19 horas. Este ano, o evento ambiental da Fetransportes vai premiar 66 empresas do setor de transportes. Do total de ganhadoras, 39 vão receber o troféu na categoria Ouro, 22 na Prata e 5 na Bronze.

O número de premiadas é exatamente igual ao de 2018. Mas isso não significa que o compromisso e o engajamento das empresas parceiras do Despoluir tenha permanecido exatamente no mesmo lugar durante um ano. O motivo dessa “coincidência”, na opinião do coordenador do Programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, é o novo regulamento do prêmio, que “apertou” ainda mais os critérios de avaliação.

“O novo regulamento definiu novos níveis de opacidade para definir os vencedores Ouro, Prata e Bronze. A partir de agora, na categoria Bronze serão premiadas as empresas em que até 65% da frota tenha opacidade menor ou igual a 50% da requerida; na Prata, acima de 65% até 90% da frota, medindo opacidade menor ou igual a 50% da exigida; e na Ouro, acima de 90% da frota, medindo opacidade menor ou igual a 50% da requerida”, explicou ele, completando em seguida.

“A única coisa que não mudou, e que faço questão de destacar, é o compromisso das empresas com as políticas e questões ambientais”.

Lamas faz questão de argumentar, ainda, que as mudanças não têm o objetivo de dificultar a conquista do prêmio. O intuito é garantir um novo salto de qualidade na atuação do Despoluir no Espírito Santo, já que só conquistam o troféu as empresas que conseguem 100% de aprovação da frota aferida, conforme critérios do regulamento disponibilizado no ato da inscrição. “Nossa proposta é aprimorar o trabalho e ampliar ainda mais o nível de excelência do serviço que prestamos”.

Entre 1º de julho de 2018 e 30 de junho deste ano, os técnicos dos Despoluir realizaram 24.636 testes de fumaça preta em veículos movidos à óleo diesel nas empresas de transporte e caminhoneiros autônomos assistidos pelo Programa Despoluir.


Voltar!