Notícia
Responsabilidade social: o Transcares abraça essa causa
Postado em: 01/06/2015
Responsabilidade social: o Transcares abraça essa causa
Treinamentos, seminários e workshops, assessoria jurídica, registro da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), reuniões e articulação sobre problemas que fazem parte da rotina do segmento de transporte de cargas e logística, como mobilidade urbana, infraestrutura, alta taxa tributária e roubo de cargas. No geral, essas atividades fazem parte do dia a dia do Transcares. No entanto, o trabalho do sindicato vai muito além... E “esbarra” em projetos de responsabilidade social, atividades que extrapolam o ambiente institucional, pois trata, acima de tudo, de agregação de valor, compromisso e amor ao próximo.

A história do Transcares com a solidariedade para o Educandário começou em 2010, quando a equipe do sindicato passou a realizar ações sociais no Alzira Bley, tradicional instituição de caridade localizada em Cariacica, fundada em 24 de abril de 1940, e que atende crianças e adolescentes, de até 13 anos, de famílias empobrecidas. Além disso, no final do ano passado, o sindicato participou de uma campanha de Natal em parceria com o Lar Semente do Amor (Alsa), localizada no município de Serra.

No início deste ano, contudo, com a consolidação do Planejamento Estratégico 2015-2018, o projeto de Ação de Responsabilidade Social da entidade foi intensificado, pois é uma das metas incluídas no PE.

“Há cinco anos fazemos ações em parceria com Educandário Alzira Bley. O Lar Semente do Amor, por sua vez, conhecemos ano passado, realizamos a campanha de Natal em parceria com a Comjovem-ES (Comissão e Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Cargas de Logística) e definimos que seria a segunda instituição apoiada pelo Transcares”, explicou a Analista de Recursos Humanos do sindicato, Mariana Benincá.

A primeira ação social de 2015 foi com a Alsa, na época da Páscoa. Através de uma campanha interna de doação de caixas de bombom, a equipe do Transcares arrecadou 67 caixas, que foram entregues na quinta-feira, 26 de março.

Outra já está marcada para 11 de agosto, dessa vez no Educandário Alzira Bley e num formato de grande porte. A ação contará com o apoio da Fetransportes, por meio da Câmara de Desenvolvimento do Capital Humano (CDCH), e com integrantes da equipe do Sest Senat. A programação acontecerá durante toda manhã, com diversas atividades: palestras temáticas, lanches, brincadeiras, pintura facial, corte de cabelo e entregue de kits odontológicos, dentre outras. Nesse dia, também serão feitas doações de produtos de limpeza, higiene, alimentos, roupas e brinquedos à instituição que atende, aproximadamente, 200 crianças e adolescentes.

Sobre a parceria com o Alzira Bley, Mariana destaca que o trabalho do Transcares envolve um projeto maior, cujo objetivo é fazer com que a instituição seja ainda mais conhecida e fique mais próxima da sociedade. Dentro desse trabalho, o educandário ganhou uma nova logomarca e cartões de visita, material desenvolvido pela equipe da Link Publicidade, a mesma agência que atende o sindicato.

“Através do projeto de responsabilidade social, o principal objetivo do Transcares é ‘perenizar’ instituições como o Educandário Alzira Bley e o Lar Semente do Amor na vida dos capixabas. É normal vermos uma movimentação grande de campanhas em datas temáticas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, mas e no resto do ano? Nossa ideia, portanto, é mostrar que esse trabalho pode – e deve! – ser feito ao longo do ano”, concluiu Mariana.
Galeria de Fotos
1


Voltar!