Notícia
Transcares patrocina livro sobre CT-e, escrito por Deuber Vescovi
Postado em: 13/01/2016
Transcares patrocina livro sobre CT-e, escrito por Deuber Vescovi
A terça-feira, 12 de janeiro, foi especial para o auditor fiscal Deuber Luis Vescovi de Oliveira e para o Transcares. Para Vescovi porque era o dia do lançamento de seu segundo livro, “Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e”. E para o Transcares porque foi seu “dèbut” como patrocinador de uma obra – obra, inclusive, que tem tudo a ver com o setor de transportes e logística. O evento marcou mais uma edição do projeto Café Cultural. Dirigentes do sindicato, dentre eles o presidente, Liemar Pretti, e o superintendente, Mario Natali, convidados e familiares do autor se reuniram num café da manhã seguido de apresentação da obra e sessão de autógrafos, no auditório do Setpes, em Vitória.

Considerado um livro de grande relevância para o setor, já que traz explicações e orientações técnicas a respeito desse documento fiscal que deve ser emitido pelas transportadoras para cobrir as mercadorias entre a localidade de origem e o destinatário da carga, ele também foi definido por Pretti como “um sonho que virou realidade”.

“Em abril de 2014 encontrei Deuber no lançamento de seu primeiro livro, ‘Nota Fiscal Eletrônica: Aprenda de Forma Simples e Fácil’, e naquela ocasião ele me disse do desejo de escrever sobre o CT-e. Eu, então, garanti a ele que se o livro fosse mesmo escrito que o Transcares o patrocinaria. Entendo esse livro como primordial para o segmento porque ele é totalmente voltado ao conhecimento da legislação que rege nossa atividade”, considerou o dirigente.

Nas palavras do próprio autor, que esteve no Transcares algumas vezes, em 2014, para apresentar palestras justamente sobre o CT-e, a nova obra traz, dentre outras coisas, informações sobre a legislação que envolve a emissão do CT-e, bem como dicas que facilitam sua emissão e evitam autuação do Fisco.

“Temos hoje no Espírito Santo 2.600 empresas emitindo o CT-e, e vale destacar que ele é a nota fiscal empresa, ou seja, o documento oficial usado para contabilizar as receitas e efetivar o faturamento”, explicou Vescovi, dizendo, ainda, que o Conhecimento de Transporte Eletrônico foi criado graças ao sucesso de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e que ambos possuem a mesma base tecnológica.

Sobre a experiência de escrever um livro, o auditor foi só elogios e emoção... Segundo ele, seu grande objetivo sempre foi entregar ao público um livro técnico de qualidade.

“Estudei, pesquisei e o que estou entregando é um livro com texto novo, que aborda vários assuntos e pode também ser usado como um instrumento de combate à sonegação. Meu maior desejo com essa obra é passar conhecimento aos meus colegas e às empresas”, destacou, antes de agradecer, com voz embargada pela emoção, ao apoio recebido pela família e pelo Transcares.

E para finalizar, ainda deixou um recado. “Qualquer pessoa deveria escrever um livro. É uma atividade muito prazerosa e que lhe proporciona voltar no tempo”.
Galeria de Fotos
1


Voltar!