Notícia
Governo autoriza início das obras de ampliação da Terceira Ponte
Postado em: 24/09/2020
Governo autoriza início das obras de ampliação da Terceira Ponte

O Governo do Estado autorizou, ontem (23), o início das obras de ampliação da capacidade e implantação de ciclovia na Terceira Ponte. A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador do Estado, Renato Casagrande; pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; e representantes do consórcio que ficará responsável pela execução dos projetos e das obras. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.


O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços (projetos básicos, executivos e obras) pelo valor de R$ 127 milhões, com prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses são dedicados aos projetos.


A proposta de intervenções foi apresentada em 2019 pelo Governo do Estado, como uma das obras prioritárias na área da mobilidade, e contemplam a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio. O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e ao mesmo tempo fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido


A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.


Casagrande citou a importância da infraestrutura para o aumento da competitividade do Espírito Santo, que figura na quinta colocação no Ranking de Competitividade dos Estados, cuja edição mais recente foi divulgada na última semana


Fonte: DIOES



Voltar!