Notícia
NTC Participa de Reunião sobre o Transporte Internacional de Cargas em Brasília
Postado em: 07/12/2016
NTC Participa de Reunião sobre o Transporte Internacional de Cargas em Brasília
Aconteceu na segunda-feira, 5 de dezembro, no Palácio do Planalto em Brasília, reunião visando dar seguimento ao trabalho do Fórum Nacional do Desenvolvimento Produtivo. A NTC&Logística esteve representada pela diretora-executiva de Transporte Internacional/Multimodal, a convite da CNT – Confederação Nacional do Transporte, Sônia Rotondo.

Levantado por Sônia, o principal tema da reunião foi a inclusão e reconhecimento do Transporte Internacional de Cargas na categoria de exportação de serviços no Proex - Programa de Financiamento às Exportações. Atualmente, o País conta com uma legislação que traz alguns benefícios à exportação de serviços, como linhas de financiamentos mais rentáveis, por exemplo. Porém, o transportador atualmente, não é contemplado na faixa de exportador de serviços.

Para Sônia, a inclusão do Transporte Internacional de Cargas junto à categoria de exportação de serviços, traria inúmeros benefícios aos transportadores e aumentaria a competitividade do mercado brasileiro, frente aos transportadores internacionais. “Se o transporte puder ser considerado na totalidade, exportador de serviços, ele poderá se utilizar dessa linha de financiamento, facilitando o setor, por exemplo, na aquisição de veículos, na modernização de seu parque informático, além, também, de trazer benefícios na questão de formação de mão de obra mais especializada. Existe toda uma gama de serviços que a empresa necessita para se qualificar e manter uma condição de competitividade melhor no mercado internacional”, afirmou.

Os representantes do governo presentes na reunião compreenderam a relevância do assunto, e se prontificaram a dar sequência, prevendo novas reuniões para tratar o tema.

Reivindicação antiga da NTC

O assunto tratado na reunião, apesar de atual, traz à tona, uma reivindicação antiga da NTC&Logística para o setor internacional.

Em 2002, a NTC já havia enviado um ofício, ao Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços à época, para viabilizar essa já citada inclusão ao Proex.

O Proex é um programa do Governo Federal de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, viabilizando financiamento em condições equivalentes às praticadas no mercado internacional. Atualmente, oferece duas modalidades de apoio à exportação: Proex Financiamentos, que busca trazer condições de financiamentos diretos ao exportador com recursos do Tesouro Nacional; e Proex Equalização, que traz auxílio aos encargos financeiros de exportações financiadas por instituições financeiras, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional.

Setor apresenta grandes problemas

Extremamente importante para a economia do País, o transporte rodoviário internacional de cargas é responsável direto por 54% do transporte de mercadorias em toda a região da América do Sul. Porém, o setor vem sofrendo com diversas questões, que impactam diretamente na eficiência do setor, como altos custos financeiros, falta de investimento na modernização de empresas, falta de condições para financiamento na compra de equipamentos, deficiente malha viária da região, além de elevados custos na aquisição de seguro, frota sucateada, entre outros.

Além disso, as empresas de transporte internacional possuem dificuldades de manter sua rentabilidade e competitividade frente ao mercado internacional, que possui diversos benefícios não concedidos ao país, como um valor menor na aquisição de veículos (no Chile, esse valor chega a ser 35% menor), retorno de IVA dos combustíveis para a prestação de serviços (o retorno na Argentina é de 21% do IVA), entre outros. Por isso, a discussão do tema se torna de extrema importância para o país.

Estiveram presentes na reunião, além da NTC&Logística, representantes da CNI (Confederação Nacional da Indústria), do DIEESE, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), e do Governo Nacional, entre outros.

Fonte: NTC & Logística


Voltar!