Notícias
Fórum CNT de Debates promove debate qualificado sobre os desafios do transporte e da multimodalidade capixaba
O Fórum CNT de Debates – Edição Regional Espírito Santo mostrou a que veio! O evento, cujo objetivo é estreitar o relacionamento do Sistema Transporte com o setor transportador, em um diálogo sobre as principais demandas das empresas da região, foi realizado na sede da Fetransportes, em Vitória (ES), terça-feira (27) e reuniu grandes expoentes da iniciativa privada e do poder público, que em mais de quatro horas de debate colocaram em voga questões específicas pertinentes ao Espírito Santo, no que se refere aos impactos da infraestrutura na eficiência do transporte e da logística. Além de sediar o encontro, o Sistema Fetransportes se fez presente no debate com Renan Chieppe, presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Luiz Alberto Teixeira, presidente do Transcares, e Eduardo Carlette, do Sinfres (Sindicato das Empresas de Fretamento da Região Sul).
Além de Teixeira, que foi debatedor na segunda Roda de Diálogo do encontro –“A Importância da Política e do Diálogo para as Pessoas, as Empresas e o Brasil” –, o segmento de cargas e logística teve participação marcante. Além de diretores do sindicato, do coordenador da Comjovem-ES, Roberto Fabiani, e membros da comissão, estavam lá o ex-presidente, Marcos Furtunato, o superintendente Mario Natali, o gerente Gustavo De Muner e os assessores jurídicos Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias.
Também participaram do evento autoridades como o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, que ministrou palestra sobre infraestrutura e multimodalidade; o ex-deputado federal Marcelo Ramos, que palestrou sobre a importância da política e do diálogo para as pessoas, as empresas e o Brasil; a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane; e os diretores da CNT Valter Souza (Relações Institucionais) e Bruno Batista (Executivo).
Na abertura do evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância de uma intermodalidade eficiente que precisa de investimentos em obras de infraestrutura para aumentar a competitividade do estado. “Nosso Estado é pequeno em termos populacionais, mas é muito eficiente no comércio internacional. Para continuarmos a ser uma porta de entrada dos produtos do mundo para o Brasil e porta de saída dos produtos do Brasil para o mundo, precisamos de uma logística eficiente, ou seja, boas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Isso tudo faz com que sejamos mais eficientes”, afirmou.
Ao lado de Casagrande, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou a vocação logística do Estado, já que, além de ser estratégico para viabilizar as importações e as exportações do País, conta com importantes infraestruturas. “O objetivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao realizar esses debates é trazer luz ao transporte de forma integrada. Não adianta ter um excelente porto, por exemplo, se eu não consigo levar a carga até lá. Então, a importância da discussão da intermodalidade é garantir a participação de todos os modais na matriz do transporte nacional de modo tornar a nossa atividade mais eficiente.”
Para ele, “quando o Brasil conseguir um transporte intermodal eficiente, o resultado será sentido em todos os todos os setores da economia. Somos o meio que move o país. Então, investir em infraestrutura é fundamental para promover o crescimento social e a economia”.
Nem só de intermodalidade Vander Costa falou. O dirigente abordou outros assuntos de interesse do setor, como o aumento do teor do biodiesel de base éster ao diesel, que passará de 12% para 14% partir de março. “A CNT contratou um estudo segundo o qual o aumento do biodiesel acima de 8% traz um efeito contrário do que está sendo divulgado. Com isso, o consumo do diesel vai aumentar, os caminhões vão perder eficiência e o nível de emissão de CO2 (gases poluentes) também vai crescer”, alertou.
Leia mais sobre o tema biodiesel aqui.
Em sua participação na abertura do Fórum, o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, enalteceu a realização desta edição regional no Estado. Em sua avaliação, “o evento foi um ambiente propício para fortalecer o diálogo público-privado, a legitimidade de ações e a discussão de gargalos, investimentos, presente e futuro do desenvolvimento do Espírito Santo. Tivemos uma discussão muito completa, sob os desafios do transporte, falamos de infraestrutura, de funcionalidades do sistema, de investimentos necessários para melhorar a nossa rede rodoviária e ferroviária. Foi debate de fundamental importância para o setor de transporte e logística no Espírito Santo”, concluiu.
Rodas de Diálogo
Nas duas Rodas de Diálogo houve participação de dirigentes capixabas como debatedores. Renan Chieppe participou do primeiro, “Infraestrutura e Multimodalidade: Desafios e Oportunidades para o Estado do Espírito Santo”, ao lado de Bruno Batista, mediador, e Ricardo Ferraço.
Teixeira e Eduardo Carlette dividiram a mesa da segunda Roda, “A Importância da Política e do Diálogo para as Pessoas, as Empresas e o Brasil” com o mediador Valter Souza, com o palestrante Marcelo Ramos e com o diretor-presidente do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina.
Ao debater o tema central, o presidente do Transcares reforçou as palavras de Ramos sobre a essencialidade das entidades dialogarem com o poder público para discutir e defender as principais demandas do setor.
“É preciso levar nossas demandas aos nossos representantes, discuti-las, defendê-las. Aqui no Espírito Santo, seguimos nesta direção e estamos sempre ao lado da Fetransportes, caminhamos lado a lado”, destacou o presidente, que aproveitou a oportunidade e elencou, ainda, algumas das principais demandas do segmento no Estado, como as questões relacionadas à Reforma Tributária e a falta de mão de obra no setor.
Sobre o evento
O Fórum CNT de Debates é um projeto do Sistema Transporte que tem como objetivo central lançar luz sobre os principais desafios da atividade transportadora em todo o país. Além da edição nacional, desde 2023 a CNT está realizando edições regionais. A primeira foi realizada em Natal, em novembro. A próxima está marcada para o dia 7 de março, em Itajaí (SC).
Fonte: Agência CNT Transporte Atual e Anna Carolina Passos (Assessoria de Comunicação Transcares)