Notícias
Curso do Transcares mostra que planejamento tributário bem feito impacta positivamente o financeiro da empresa
A complexidade do sistema tributário brasileiro não é novidade. Da mesma forma, empresários sabem que tributos podem interferir nos resultados financeiros dos negócios e representar um grande ônus para as empresas. Foi pensando nisso que o Transcares realizou o curso Planejamento Tributário no Transporte Rodoviário de Cargas, na segunda-feira, 26 de fevereiro. No comando, a assessora tributária Mônica Porto, que, dentre outras coisas, expôs situações do dia a dia da operação que podem gerar créditos de impostos e influência para que as empresas possam economizar tributos.
O treinamento, presencial, foi realizado das 9 às 17 horas. Mas não acabou efetivamente às 17 horas. Finalizada a aula, Mônica recebeu várias ligações para tirar dúvidas mais específicas e reduzir alguns possíveis erros que estavam cometendo. E também no pós-curso, ela concedeu a entrevista abaixo. Confira!
Mônica, falando especificamente sobre o tema deste curso que fez tanto sucesso... Qual a importância de debater Planejamento Tributário em tempos de Reforma Tributária?
MÔNICA PORTO – Debater planejamento tributário é de suma importância sempre! Porque não é só pelo fato da empresa pagar menos imposto apenas, é pagar menos com licitude. Pagar menos tributo faz com que a saúde financeira em dia. Então, ela consegue arcar com seus compromissos, fazer investimentos e se mantém em compliance. Hoje, é isso o que a Receita quer! E se a empresa está pagando seus tributos corretamente na forma da lei, ela com certeza vai estar em compliance.
Qual a periodicidade de construção ou discussão deste tipo de planejamento?
Esse é um ponto importante! Planejamento Tributário precisa ser discutido anualmente porque ele vai impactar nos próximos anos. Principalmente neste momento, em que estamos falando de uma Reforma Tributária que tende a impactar as atividades do segmento a partir de 2027. É agora que as empresas precisam se planejar e se programar. Estamos falando de um trabalho de longo prazo.
Tributação é um assunto desafiador para grande parte do empresariado. É certo dizer que essas questões são o “calcanhar de Aquiles” do segmento?
Não, nem sempre... É verdade que temos um alto custo na prestação de serviços, que envolve combustível, pedágio, pessoal, manutenção da frota. Mas quando a questão tributária está ajustada e a empresa está rodando na melhor forma, na melhor tributação, o impacto é positivo. Ou seja, quando a empresa tem um planejamento efetivo, isso acaba contribuindo na operação porque gera reflexo no resultado, na saúde financeira e para uma correta precificação. Afinal, se uma empresa não sabe, de fato, quanto paga de tributo, na hora de montar a tabela possivelmente haverá erros e o resultado pode ser preço menor que os custos para cobrir operação.
Mônica, vamos falar de expectativa e realidade? Gostaria de uma avaliação sua sobre este último curso que você ministrou.
Achei bem positivo e todos aproveitaram muito as informações trazidas. Inclusive, recebi muitas ligações posteriores. O público inscrito era formado por diretores, empresários e profissionais de outros setores, e certamente eles levaram os temas para a operação porque muita gente me ligou depois, sobretudo outros contadores, que queriam diminuir alguns possíveis erros que estavam cometendo. Muita coisa que abordei as empresas ainda não estavam aplicando, alguns créditos que estavam sendo deixados de ser tomados, impostos que estavam sendo pagos a mais, por erro na classificação... Conversamos muito sobre a receita de subvenção (benefício tributário para reduzir ou isentar empresas do pagamento de tributos, como estímulo à instalação ou ampliação de empreendimentos em determinados locais), que está gerando alguns impactos para as empresas do lucro real. Foi, de fato, muito produtivo e eu recebi muitos feedback positivos também!
Fonte: Anna Carolina Passos – Assessora de Comunicação TRANSCARES