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Como atrair e reter talentos? Fernanda Anchieta ensinou o caminho das pedras durante Almoço Executivo
A gestão de pessoas fez parte do “cardápio” do Almoço Executivo do Transcares desta terça-feira, 9 de abril. Considerado um dos maiores desafios do mundo corporativo, hoje em dia, esse foi o tema da palestra realizada durante a edição de abril do tradicional encontro dos transportadores capixabas. Fundadora da F2 Consultoria Organizacional e professora, Fernanda Anchieta foi a convidada do presidente, Luiz Alberto Teixeira, e entre uma informação e outra, uma reflexão aqui e outra ali, deixou dicas acerca de como as empresas podem atrair e reter seus talentos.
Como de costume, os convidados do almoço eram diretores do sindicato, dentre eles Sidnei Bof, Marco Zon, Leandro Teixeira, Ronaldo Salles e Wesley Loose, transportadores, parceiros da entidade e mantenedores – Cláudio Merlo, da Transeguro, Joaquim Ferreira e Pedro Barros, da Golden Service, e Bruno Dalla e Rodrigo Scheidegger de Souza, da Vallore.
Depois de traçar uma linha tempo das gerações nascidas entre 1940 e após 2010 – chamadas Baby Boomers (1940 a 1960), X (1961 a 1980), Y (1981 a 1997), Z (1998 a 2009) e @ (a partir de 2010 – e apresentar uma rápida descrição do comportamento de cada uma delas, Fernanda questionou se as empresas estão trabalhando para lidar com essas gerações e se estão preparadas para trabalhar a diversidade nos processos seletivos.
“Uma boa empresa para trabalhar dá oportunidade de crescimento, possui um processo de comunicação fluido, reconhece seus profissionais, é comprometida socialmente, investe num ambiente prazeroso, tem políticas claras de remuneração e benefícios, combate a pessoalidade nas relações, respeita as questões de diversidade e promove a inclusão”, enumerou ela.
Fernanda repetiu algumas vezes que a atração e retenção de talentos são grandes desafios do mercado. Mas além de afirmar e confirmar, deixou dicas. Segundo ela, um recrutamento assertivo exige do empregador ser pontual na hora da entrevista; definir claramente as atribuições da função; ser claro no que se espera do candidato; e não prometer o que não pode cumprir.
A organização que deseja manter pessoas precisa estimular o desenvolvimento, promover o trabalho em equipe e exercitar a colaboração, ter lideranças que estimulem os seus times, promover o feedback contínuo e celebrar as pequenas conquistas.
E no final deixou uma importante reflexão a cada empresário presente. “Como está o seu nível de exigência em relação ao candidato que procura? Está exigindo as competências de uma Ferrari e oferecendo benefícios igual a um Fusca? Se esta for a realidade de sua empresa, saiba que essa conta jamais vai fechar”.
Participação dos mantenedores
Este ano, a dinâmica dos Almoços Executivos está diferente. Além da palestra principal, dois representantes de mantenedores têm um espaço para falar de sua empresa, da parceria com o Transcares e dos benefícios oferecidos às empresas associadas. Este mês, quem deixou ser recado foram Joaquim Ferreira, da Golden Service, e Bruno Dalla e Rodrigo Scheidegger de Souza, da Vallore.