Autoridades presentes no segundo evento da agenda G20 no Brasil, realizada pela CBN e pelos jornais O Globo e Valor, disseram que a burocracia e a falta de visão de longo prazo têm impedido o investimento na infraestrutura das cidades brasileiras, o que acaba agravando tragédias como a do Rio Grande do Sul
A importância de investimentos na infraestrutura de grandes cidades foi um dos assuntos em destaque no segundo evento da agenda “G20 no Brasil”, organizado pela CBN e pelos jornais O Globo e Valor Econômico para marcar o ano em que o país preside o bloco das maiores economias do mundo.
Especialistas e autoridades públicas que participaram do debate concordaram que o excesso de burocracia e a falta de planejamento de longo prazo atrasaram a adaptação das cidades brasileiras, que agora precisam enfrentar as mudanças climáticas e eventos cada vez mais extremos, como a cheia recorde que afeta o Rio Grande do Sul.
O ex-ministro e atual secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo, disse que é preciso facilitar a execução de obras importantes.
Já o secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, destacou a dificuldade de convencer a população e os políticos da importância dessas obras.
Também presente no evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que as cidades precisam evitar a expansão desenfreada, que aumenta os custos da infraestrutura. Já o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, prometeu que um sistema de alertas de desastres mais moderno, que fará tocar todos os celulares na área afetada, vai começar a operar em algumas cidades já no primeiro semestre deste ano.
Fonte: NTC&LOG