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Dirigentes do Trancares compartilham os grandes desafios debatidos no Conet&Intersindical
Um dia após sediar o I Encontro Nacional de Coordenadores da Comjovem, a cidade catarinense Itapema sediou o Conet&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), evento técnico da NTC&Logística, realizado na quinta, 1º, e sexta, 2 de agosto. A edição, a segunda e última do ano, marcou o retorno do encontro ao seu modelo tradicional, com a participação das federações e dos sindicatos das bases, e suas respectivas lideranças, expondo as demandas de cada região, de forma que a NTC possa atuar cada vez mais pela produtividade e sucesso do segmento. O Transcares foi representado pelo presidente, Luiz Alberto Teixeira, pelo diretor-financeiro, Fernando De Marchi, e pelo vice-coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin.
No primeiro dia de evento, além da divulgação do novo Índice de Variação do INCT (Índice Nacional de Custos do Transportes) e da Pesquisa Decope de Mercado no Transporte de Cargas, o comentarista de Economia e Negócios da CNN Fernando Nakagawa apresentou a palestra O Futuro do Transporte de Cargas: Tendências 2025 e o diretor-jurídico da NTC, Marcos Aurélio, e a Gerente Executiva do Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti, deram uma atualizada acerca da Reforma Tributária.
No segundo e último dia, o público acompanhou dois painéis – Mercado Securitário e o TRC, e Trabalhista, que trouxe uma pesquisa de negociações coletivas, além de algumas atualizações sobre o tema –, a palestra Segurança Pública e Roubo de Carga: A Realidade no Rio de Janeiro e o Impacto Nacional, com o delegado de Polícia Civil coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio (Core), Fabrício Oliveira, e houve também a divulgação de ações da Comjovem Nacional.
“O grande debate, sem dúvida, foi a Reforma Tributária. Ela afetou 85,4% das empresas, aumentando os custos na ordem de 17,8%. Isso fora a defasagens dos fretes! A ADI 5322, que declarou inconstitucionais trechos da Lei dos Motoristas, também foi tema e um dado positivo é que, pelo menos, não será retroativa, o que representaria um passivo de R$ 280 milhões para o segmento. Outros problemas levantados foram a dificuldade de contratação de motorista – 91% das empresas com alguma dificuldade – e o roubo de cargas, motivo de preocupação do segmento e das seguradoras. Somente ano passado, as seguradoras pagaram R$ 3 bilhões em todo o território nacional”, elencou Teixeira.
Falar de Conet é falar de defasagem do frete, já que durante o evento a NTC divulga os estudos mais recentes e o presidente voltou a falar da necessidade urgente do segmento repassar a perda “urgentemente”, já que existe, hoje, uma defasagem de mais de 17% na carga fracionada e 26% na carga completa.
O tema biodiesel foi outro que se fez presente. “O alto percentual da mistura do biodiesel ao diesel está aumentando absurdamente os custos de manutenção dos veículos e há existe uma proposta de desenvolver urgentemente um diesel 80% vegetal”, ressaltou.
Além das notícias mais recentes sobre Reforma Tributária, outra pauta que preocupou Fernando De Marchi diz respeito a um possível programa de renovação de frota. “Esse ponto me preocupou porque, pelo que vimos, não se trata de renovação, mas de ampliação de frota, uma vez que não está sendo considerada a saída dos carros antigos, apenas a inserção de mais veículos no mercado. Isso vai inchar o segmento, com uma consequente diminuição do frete”, argumenta o empresário.
Para Teixeira, o recado do Conet&Intersindical foi claro: “Governança é a palavra-chave para cuidarmos dos nossos negócios. Quem quer seguir vai ter que investir em governança, estratégias, ricos e pessoas”.
Fonte: Assessoria de Imprensa TRANSCARES