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iscalização dinâmica nas rodovias: ANTT e especialistas debatem a evolução da pesagem em movimento

iscalização dinâmica nas rodovias: ANTT e especialistas debatem a evolução da pesagem em movimento

Na manhã desta quarta-feira (30/10), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reuniu especialistas em um webinar gratuito e inovador para discutir as últimas evoluções e desafios na fiscalização de pesagem em movimento, conhecida como Weigh In Motion (WIM). O evento online trouxe à tona o papel estratégico dos sistemas WIM no controle de peso do transporte rodoviário de cargas, contando com a presença de autoridades do setor e especialistas nacionais e internacionais em uma troca de experiências sobre as práticas mais eficazes na aplicação dessa tecnologia no Brasil e no mundo.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e o diretor Guilherme Theo Sampaio participaram da abertura do evento, enfatizando o compromisso da ANTT em modernizar a fiscalização nas rodovias brasileiras. Em sua fala, Vitale destacou que a pesagem em movimento tem o potencial de melhorar diretamente a segurança viária e reduzir custos de manutenção das estradas. “Controlar o excesso de peso é, na verdade, também beneficiar a segurança viária. Estamos trabalhando para expandir essa tecnologia para toda a malha rodoviária do país e os usuários vão sair ganhando”, disse.

Os sistemas WIM, discutidos no evento, representam uma solução de pesagem que permite a fiscalização dos veículos enquanto estão em movimento, eliminando a necessidade de redução de velocidade ou paradas em postos de pesagem. O modelo de alta velocidade, conhecido como HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion), é uma evolução da tecnologia WIM e passou por validação em uma parceria entre a ANTT e a concessionária Ecovias do Cerrado, nos trechos das BRs 364 e 365 entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO).

Em sua fala, o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, explicou que o avanço com o HS-WIM é um marco na modernização da infraestrutura de transporte rodoviário no Brasil. “A ANTT tem dado passos decisivos com a modernização dos seus processos de fiscalização e essa iniciativa representa uma verdadeira revolução na fiscalização do excesso de peso nas rodovias.” Para ele, o uso dessa tecnologia é uma forma de superar o modelo tradicional de fiscalização, ainda da década de 70, que dependia de postos fixos e balanças lentas, e já não atendia mais as demandas do transporte moderno.

Organizado em conjunto com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) e a Sociedade Internacional para Pesagem em Movimento (ISWIM), o webinar trouxe palestrantes de renome internacional, como Tanvi Pandya, do Departamento de Transportes de Nova York, e Hans Van Loo, da Corner Stone International, para compartilhar as melhores práticas de pesagem em movimento em países que já utilizam o sistema. A troca de conhecimento, segundo Vitale, é fundamental para o avanço tecnológico do setor, pois permite que o Brasil se alinhe com soluções já validadas em outros mercados.

Impacto positivo na infraestrutura e na economia

O excesso de peso é um problema recorrente nas rodovias brasileiras, provocando desgastes prematuros nos pavimentos, além de afetar a segurança viária. Um veículo sobrecarregado compromete a capacidade de frenagem e aceleração, aumentando o risco de acidentes. Com o novo sistema HS-WIM, a ANTT visa a redução desses problemas, uma vez que a fiscalização poderá cobrir a totalidade dos veículos de carga que trafegam pelo trecho, otimizando a fiscalização e permitindo uma aplicação preventiva das regras de peso.

Outro ponto positivo abordado durante o webinar foi a redução dos custos operacionais e ambientais, pois os veículos não precisarão mais desacelerar para pesagem, o que diminui o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Além disso, o sistema HS-WIM gera menos impacto nas estruturas rodoviárias ao evitar filas nos postos de pesagem e a necessidade de constantes paradas.

Para Sampaio, o papel do LabTrans e do ISWIM na modernização do transporte brasileiro é essencial. “A parceria com o LabTrans, com sua expertise em pesquisa aplicada, e com o ISWIM, que traz o conhecimento global na implementação desses sistemas, acelera a curva de aprendizado e amplia a eficácia dos projetos no país”, afirmou o diretor.

Pesagem em movimento na prática: resultados e futuro

Desde 2011, a ANTT, o LabTrans e a ISWIM têm promovido eventos no Brasil para discutir os avanços dos sistemas WIM, destacando as melhores práticas e tecnologias emergentes. Em 2023, o Brasil deu um passo decisivo ao implementar o HS-WIM em alta velocidade em caráter experimental na Ecovias do Cerrado. Com o sucesso dos testes, a ANTT busca ampliar o uso do HS-WIM em todo o território nacional.

O sistema HS-WIM está previsto para substituir os quatro postos de pesagem fixos na BR-364 e BR-365, onde sensores foram instalados em pórticos sobre as faixas de rodagem para monitorar o peso dos veículos sem a necessidade de paradas. Esta substituição representa uma modernização que, além de proporcionar maior agilidade ao trânsito, trará impactos financeiros positivos para os usuários, refletidos em tarifas mais acessíveis.

“A ANTT planeja expandir o sistema de pesagem em movimento a outros trechos rodoviários brasileiros, uma medida que reafirma seu compromisso com a segurança viária, a modernização da infraestrutura de transportes e a redução de impactos ambientais e financeiros causados pelo excesso de peso nas rodovias”, concluiu Vitale.

Assista, na íntegra, à transmissão do webinar WIM for weight enforcement

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Fonte: SETCESP/ Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

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