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Duplicação da BR 262 vai custar mais de 15 contornos do Mestre Álvaro

A duplicação total da BR 262 no ES deve custar o equivalente à construção de mais de 15 contornos do Mestre Álvaro, obra que desafiou a engenharia no Estado e levou mais de quatro anos para ser entregue. A previsão é que o projeto para melhorar a fluidez do trânsito na rodovia que liga o território capixaba a Minas Gerais seja apresentado aos municípios em breve. (A Gazeta)
Segundo o Dnit, ainda não há definição de um orçamento final ou de um cronograma de execução, devido à complexidade do empreendimento, especialmente no que se refere aos desafios geotécnicos e topográficos. No entanto, com base em metodologias de estimativa indireta e na adoção do custo médio gerencial, a previsão é que os investimentos necessários para a execução total do empreendimento fiquem na ordem de R$ 8 bilhões.
Essa cifra será investida na duplicação do trecho entre o entroncamento com a BR 101, em Viana, na Região Metropolitana, até Iúna, na divisa com Minas Gerais, totalizando 180 quilômetros de extensão.
O valor equivale à construção de mais de 15 contornos do Mestre Álvaro, inaugurado em dezembro de 2023, na Serra. A obra, que conta com pilares com altura semelhante a um prédio de 16 andares fincados em solo mole e alagadiço, tem 19,7 quilômetros de extensão e custou R$ 476 milhões.
O governo do Estado anunciou que vai destinar R$ 2,3 bilhões do acordo de Mariana para custear parte da construção da BR 262. O montante deve ser utilizado para bancar o trecho entre Viana e Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana, que tem a geografia mais complexa de toda a extensão da rodovia.
O projeto para a 262 prevê a duplicação integral da rodovia, contemplando a readequação de curvas críticas, a construção de interseções em desnível (viadutos), a implantação de contornos, a execução de obras de contenção e a construção de túnel, entre outras melhorias destinadas a otimizar a fluidez do tráfego e a segurança viária.
Fonte: A Gazeta
Segundo o Dnit, ainda não há definição de um orçamento final ou de um cronograma de execução, devido à complexidade do empreendimento, especialmente no que se refere aos desafios geotécnicos e topográficos. No entanto, com base em metodologias de estimativa indireta e na adoção do custo médio gerencial, a previsão é que os investimentos necessários para a execução total do empreendimento fiquem na ordem de R$ 8 bilhões.
Essa cifra será investida na duplicação do trecho entre o entroncamento com a BR 101, em Viana, na Região Metropolitana, até Iúna, na divisa com Minas Gerais, totalizando 180 quilômetros de extensão.
O valor equivale à construção de mais de 15 contornos do Mestre Álvaro, inaugurado em dezembro de 2023, na Serra. A obra, que conta com pilares com altura semelhante a um prédio de 16 andares fincados em solo mole e alagadiço, tem 19,7 quilômetros de extensão e custou R$ 476 milhões.
O governo do Estado anunciou que vai destinar R$ 2,3 bilhões do acordo de Mariana para custear parte da construção da BR 262. O montante deve ser utilizado para bancar o trecho entre Viana e Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana, que tem a geografia mais complexa de toda a extensão da rodovia.
O projeto para a 262 prevê a duplicação integral da rodovia, contemplando a readequação de curvas críticas, a construção de interseções em desnível (viadutos), a implantação de contornos, a execução de obras de contenção e a construção de túnel, entre outras melhorias destinadas a otimizar a fluidez do tráfego e a segurança viária.
Fonte: A Gazeta