Notícias

CNT amplia representatividade dos transportes aquaviário e portuário com certificação de novas entidades

CNT amplia representatividade dos transportes aquaviário e portuário com certificação de novas entidades

Os transportes aquaviário e portuário brasileiros ganharam mais peso institucional. A CNT oficializou a certificação da ABTL (Associação Brasileira de Terminais de Líquidos) e da Abepra (Associação Brasileira de Portos Secos e Clias) como entidades associadas à Confederação. A iniciativa amplia a representatividade de segmentos estratégicos para a logística, indústria e economia do país.

A ABTL reúne 33 terminais aquaviários e terrestres, responsáveis pela movimentação de cerca de 60 milhões de toneladas de cargas por ano, incluindo petróleo, derivados, etanol, produtos químicos, corrosivos e óleos vegetais. Os terminais multipropósito vinculados à Associação atendem diretamente ao maior polo industrial químico da América Latina, localizado em São Paulo, e contam com a participação de grandes multinacionais do setor, além de empresas nacionais de destaque. A atuação da entidade abrange combustíveis, químicos e óleos vegetais, com impacto direto na indústria química e na exportação de produtos como o óleo de soja.

Com 50 anos de atuação, a Abepra representa empresas privadas que operam portos secos e clias em todas as regiões do Brasil. Esses recintos alfandegados de uso público, localizados em zona secundária, são responsáveis por operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e bagagens, sob o controle da Receita Federal, da Anvisa e do Mapa. A entidade reúne associados instalados em 11 estados, próximos aos principais centros consumidores e produtores do comércio internacional, e atua para interiorizar o desembaraço aduaneiro, tornando a logística mais eficiente e econômica.

Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, com a entrada das duas entidades, a CNT amplia sua capacidade de articulação junto aos Poderes da República e aprofunda o debate sobre temas estratégicos, como infraestrutura portuária, licenciamento ambiental, inovação tecnológica e qualificação de mão de obra. “Os transportes aquaviário e portuário são estratégicos para o Brasil por garantir competitividade às exportações. A certificação da ABTL e da Abepra valoriza nossa influência institucional e reforça nosso trabalho ao dar voz a todos os modais, consolidando o papel da CNT como articuladora de políticas públicas e soluções para o desenvolvimento do setor.”

Representatividade ampliada

Segundo o presidente da ABTL, Carlos Kopittke, a integração ao quadro de entidades associadas da CNT fortalece o setor. “Essa certificação nos aproxima e nos estimula a oferecermos suporte técnico qualificado à logística nacional e incentivarmos práticas que tornem o transporte mais eficiente e sustentável.”

Para o diretor-presidente da Abepra, Elielson Gonçalves de Almeida, a certificação pela CNT reforça a participação dos portos secos na logística nacional. “A entrada da Abepra no quadro de entidades associadas da CNT fortalece nossa capacidade de representar os portos secos e clias como plataformas de logística integrada. Essa parceria amplia a voz institucional do setor e contribui para interiorizar o comércio exterior, descentralizando o desembaraço e aproximando os serviços aduaneiros das regiões produtivas do país.”

Institucional

A CNT é a entidade máxima de representação do setor de transporte no Brasil. Sua estrutura é formada pelo Conselho de Representantes, composto por 29 federações e cinco sindicatos nacionais, que constitui o órgão deliberativo superior da Confederação. Além dele, a CNT conta com Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ex-Presidentes. Com as novas certificações, o quadro de entidades associadas da CNT passa a contar com 29 associadas.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo