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Mercado aumenta previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024

Notícias 12 de agosto de 2024

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve aumento, passando de 4,12% para 4,2% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (12), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação variou de 3,98% para 3,97%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

A estimativa para 2024 está acima da meta de inflação, mas ainda dentro de tolerância, que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua, assim, o CMN não precisa mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em julho, puxado principalmente pelo preço da gasolina, passagens de avião e energia elétrica, a inflação do país foi 0,38%, após ter registrado 0,21% em junho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 12 meses, o IPCA acumula 4,5%, no limite superior da meta de inflação.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Diante de um ambiente externo adverso e do aumento das incertezas econômicas, na última reunião no fim de julho, o BC decidiu pela manutenção da Selic, pela segunda vez seguida, após um ciclo de sete reduções que foi de agosto de 2023 a maio de 2024.

De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, por sete reuniões seguidas. Com o controle dos preços, o BC passou a realizar os cortes na Selic.

Antes do início do ciclo de alta, em março de 2021, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. O índice ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 no patamar que está hoje, em 10,5% ao ano. Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 9,75% ao ano. Para 2026 e 2027, a previsão é que ela seja reduzida, novamente, para 9% ao ano, para os dois anos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano se manteve em 2,2%. Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é crescimento de 1,92%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos.

Superando as projeções, em 2023 a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento foi 3%.

A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,30 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda americana fique nesse mesmo patamar.

Foto: divulgação Agência Brasil
Fonte: SETCESP

4 impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho

Notícias 12 de agosto de 2024

Se o ano passado foi marcado por debates sobre a capacidade e o potencial da Inteligência Artificial (IA) generativa, 2024 é o momento em que as pessoas começam a ver a aplicação prática no ambiente corporativo com mais recorrência. Essa tecnologia está revolucionando o mercado ao oferecer novas maneiras de criar conteúdo, automatizar processos e impulsionar a inovação. Cada vez mais, o assunto está no foco estratégico das companhias e de quem empreende.

Tiago Luiz, head de unidade de negócios da SIS Innov & Tech, empresa de inteligência tecnológica em inovação e transformação digital, reforça que a IA generativa está transformando significativamente os negócios em diversos aspectos. “Já é possível ver as mudanças trazidas pela IA em vários segmentos do mercado e, também, em diferentes áreas de uma organização. Todas as empresas serão impactadas, se não por implementar a tecnologia, pela concorrência que sairá na frente – é preciso estar preparado”, comenta.

Impactos da IA generativa nas empresas

De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, com mais de 600 empresas entrevistadas em países variados, 85% consideram a implementação da IA como uma prioridade para os próximos dois a quatro anos. Porém, um estudo, realizado pela Leadership IQ, mostra que 73% dos líderes têm pouca ou nenhuma experiência com ferramentas de IA. E, ainda, 55% acreditam que seus funcionários estão indiferentes ou resistentes.

Pensando nisso, Tiago Luiz lista quatro motivos para não deixar de lado projetos relacionados à implantação da IA generativa e como ela impactará o futuro dos negócios. Confira!

1. Quem não adotar a IA ficará para trás

As possibilidades da IA generativa são muitas e abrangem quase todos os aspectos de uma operação empresarial. “É possível ter ganhos com automação de processos, análise de dados, experiência do cliente, manutenção preditiva, desenvolvimento de novos produtos, sustentabilidade e monitoramento ambiental, por exemplo”, adianta Tiago.

O executivo explica que a IA generativa apoia no desenvolvimento da criação de novos produtos e soluções que antes não eram possíveis. Além disso, pode melhorar significativamente a experiência do cliente por meio da personalização do atendimento virtual e do aprimoramento de serviços.

Auxilia, ainda, na análise de grandes volumes de dados para fornecer ideias que facilitam a tomada de decisão. “Empresas que não adotarem recursos que envolvam IA correm o risco de perder oportunidades e não se destacarem em meio à concorrência, além de tomar decisões sem embasamento em informações estratégicas”, complementa.

2. O uso da IA aumentará a eficiência

Tais recursos não apenas melhoram a produtividade, mas também impulsionam a inovação e a competitividade. “A tecnologia é capaz de desempenhar um papel significativo na previsão de tendências de mercado e demandas do consumidor. Além disso, pode fazer uso de análise de dados em grande escala, modelagem preditiva e simulação de cenários, de modo a ajudar as companhias em suas demandas futuras”, comenta o especialista.

3. A IA tornará o ambiente de trabalho mais estratégico

O maior ganho com a utilização de IA no ambiente corporativo é o tempo. “A automação de tarefas rotineiras permite aos trabalhadores dedicarem mais tempo a funções mais complexas e estratégicas”, confirma Tiago. Permitirá, ainda, que as empresas sejam mais consultivas e renovem o foco na cultura de trabalho e em medidas de satisfação da equipe, ampliando a retenção e impulsionando os negócios.

4. Demandará mais análises de dados e capacitação dos colaboradores

A IA generativa tem o potencial de ser aplicada em praticamente todas as áreas de uma grande empresa. Entre elas, pode-se destacar tecnologia e software, publicidade e marketing, mídia e entretenimento e educação. “Mas, isso desde que se tenha dados suficientes para treinar e operar os modelos de maneira correta e satisfatória. Devemos estar atentos às limitações de custos, disponibilidade dos dados e aspectos éticos e legais”, alerta o executivo.

Para acompanhar todas essas evoluções, será necessário desenvolver também os colaboradores das empresas. Os times podem se beneficiar de capacitações que incluem diversas habilidades – desde as mais técnicas, como pensamento crítico e analítico, até as interpessoais, que incluem criatividade, capacidade de inovar, se adaptar e aprender continuamente.

Foto:divulgação Correio Braziliense
Fonte: SETCESP

Feijoada e oportunidades de negócio no cardápio do Almoço Executivo

Notícias 09 de agosto de 2024

Feijoada em plena terça-feira pode? Claro que pode! Tanto que esse foi o cardápio do Almoço Executivo do Transcares do mês de agosto. O encontro dos transportadores com convidados especiais, parceiros do segmento e mantenedores do sindicato foi realizado em seis de agosto, no Salão de Eventos, e mais uma vez teve casa cheia, boas informações compartilhadas e muito network.

O presidente Luiz Alberto Teixeira e os diretores Fernando De Marchi, Hudson Carvalho, Lauro Machado, Leandro Teixeira, Marco Zon, Roberto Fabiani, Sidnei Bof, Wesley Loose e Jonas Lorencini receberam “na casa do transportador” a delegada titular da Receita Federal do Porto de Vitória, Adriana Junger, e o delegar adjunto Luiz Claudio Lobo, a superintendente da Fetransportes, Simone Garcia, Cézar Pinto, da Fecomércio, Fernando Kunsck, da VLI, Sidemar Acosta, do Sindiex, Luiz Gustavo das Graças e Nayara Bueno, do Terca. Do grupo de mantenedores do Transcares, o evento da semana contou com a presença e com uma minipalestra da Gekom Gestão de Combustível, representada pelos sócios-diretores Laércio Azevedo e Elson Neto.

Diretor de Marketing e Comercial da empresa, Neto aproveitou a oportunidade e o público, clientes em potencial, para falar sobre o impacto dos gastos com combustível nas operações logísticas e mostrar que eles podem ser minimizados.

“O gasto com combustível representa entre 30 e 40% do custo total das operações. Para mitigar tais custos, otimizar processos e economizar, muitas empresas têm adotado soluções inovadoras. A Gekom, por exemplo, tem se destacado ao oferecer uma plataforma que permite às transportadoras realizar pagamentos diretamente para os postos de combustíveis, eliminando a necessidade de intermediação financeira por cartões de frota. Essa abordagem não só simplifica o processo, mas também gera uma economia substancial, variando de 30 a 50 centavos por litro de combustível”, explica.

 

Ao adotar a solução Gekom, ele garante, as empresas não reduzem o custo com combustível, mantêm um rigoroso controle e gestão dos gastos, e, consequentemente, melhoram a eficiência geral da operação logística.

 

Prato da Boa Lembrança

Como de costume, o Almoço Executivo foi encerrado com a entrega do Prato da Boa Lembrança. Desta vez, além de Neto, quem voltou para a casa com o presente foram Fernando Kunsck e Adriana Junger e luiz Claudio Lobo.

“Mais um dia de reuniões internas, em que pudemos contar com a presença da grande maioria da diretoria para alinhar os principais assuntos do momento, e mais uma edição do Almoço encerrada com sucesso!”, comemorou Teixeira ao final  da agenda institucional.

 

Dirigentes do Trancares compartilham os grandes desafios debatidos no Conet&Intersindical

Notícias 07 de agosto de 2024

Um dia após sediar o I Encontro Nacional de Coordenadores da Comjovem, a cidade catarinense Itapema sediou o Conet&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), evento técnico da NTC&Logística, realizado na quinta, 1º, e sexta, 2 de agosto.  A edição, a segunda e última do ano, marcou o retorno do encontro ao seu modelo tradicional, com a participação das federações e dos sindicatos das bases, e suas respectivas lideranças, expondo as demandas de cada região, de forma que a NTC possa atuar cada vez mais pela produtividade e sucesso do segmento. O Transcares foi representado pelo presidente, Luiz Alberto Teixeira, pelo diretor-financeiro, Fernando De Marchi, e pelo vice-coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin.

No primeiro dia de evento, além da divulgação do novo Índice de Variação do INCT (Índice Nacional de Custos do Transportes) e da Pesquisa Decope de Mercado no Transporte de Cargas, o comentarista de Economia e Negócios da CNN Fernando Nakagawa apresentou a palestra O Futuro do Transporte de Cargas: Tendências 2025 e o diretor-jurídico da NTC, Marcos Aurélio, e a Gerente Executiva do Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti, deram uma atualizada acerca da Reforma Tributária.

No segundo e último dia, o público acompanhou dois painéis – Mercado Securitário e o TRC, e Trabalhista, que trouxe uma pesquisa de negociações coletivas, além de algumas atualizações sobre o tema –, a palestra Segurança Pública e Roubo de Carga: A Realidade no Rio de Janeiro e o Impacto Nacional, com o delegado de Polícia Civil coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio (Core), Fabrício Oliveira, e houve também a divulgação de ações da Comjovem Nacional.

“O grande debate, sem dúvida, foi a Reforma Tributária. Ela afetou 85,4% das empresas, aumentando os custos na ordem de 17,8%.  Isso fora a defasagens dos fretes! A ADI 5322, que declarou inconstitucionais trechos da Lei dos Motoristas, também foi tema e um dado positivo é que, pelo menos, não será retroativa, o que representaria um passivo de R$ 280 milhões para o  segmento. Outros problemas levantados foram a dificuldade de contratação de motorista – 91% das empresas com alguma dificuldade – e o roubo de cargas, motivo de preocupação do segmento e das seguradoras. Somente ano passado, as seguradoras pagaram R$ 3 bilhões em todo o território nacional”, elencou Teixeira.

Falar de Conet é falar de defasagem do frete, já que durante o evento a NTC divulga os estudos mais recentes e o presidente voltou a falar da necessidade urgente do segmento repassar a perda “urgentemente”, já que existe, hoje, uma defasagem de mais de 17% na carga fracionada e 26% na carga completa.

O tema biodiesel foi outro que se fez presente. “O alto percentual da mistura do biodiesel ao diesel está aumentando absurdamente os custos de manutenção dos veículos e há existe uma proposta de desenvolver urgentemente um diesel 80% vegetal”, ressaltou.

Além das notícias mais recentes sobre Reforma Tributária, outra pauta que preocupou Fernando De Marchi diz respeito a um possível programa de renovação de frota. “Esse ponto me preocupou porque, pelo que vimos, não se trata de renovação, mas de ampliação de frota, uma vez que não está sendo considerada a saída dos carros antigos, apenas a inserção de mais veículos no mercado. Isso vai inchar o segmento, com uma consequente diminuição do frete”, argumenta o empresário.

Para Teixeira, o recado do Conet&Intersindical foi claro: “Governança é a palavra-chave para cuidarmos dos nossos negócios. Quem quer seguir vai ter que investir em governança, estratégias, ricos e pessoas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRANSCARES

Comjovem: I Encontro Nacional de Coordenadores foca em relacionamento e Roberto Fabiani volta cheio de insights

Notícias 07 de agosto de 2024

A Comjovem inovou mais uma vez! Na quarta-feira, 31 de julho, foi realizado o I Encontro Nacional de Coordenadores, voltado exclusivamente para os empresários e executivos que estão à frente das comissões, além de presidentes de federações e sindicatos. O encontro, realizado em Itapema, Santa Catarina, teve como objetivo fortalecer e consolidar ainda mais a conexão entre as entidades (federações e sindicatos) com a Comjovem, aproveitando a atuação da comissão nas bases em temas que dizem respeito, sobretudo, à sucessão e formação de líderes.

Na programação, nada voltado à técnica ou operação do segmento. A pauta girou em torno de relacionamento, empatia, liderança, choque de gerações. Ou seja, tratou de pessoas! E, de certa forma, empoderou a comissão, uma vez que foram apresentadas sugestões de como os jovens empresários podem manter seus sindicatos e entidades informados acerca do que estão fazendo e como estão fazendo. Uma nova forma de dar ainda voz e responsabilidade a eles.

Coordenador da Comjovem-ES há seis anos, Roberto Fabiani voltou para casa falando que o evento marcou uma virada de chave na atuação da comissão.

“Foram citados exemplos de boas práticas de gestão e saímos de lá com um dever de casa, pois temos relatos do que fazemos bem, do que não fazemos e precisamos fazer, do que fazemos e não podemos continuar fazendo. Foram mindsets e insighst sensacionais que tendem a melhorar o relacionamento e comunicação de todo o time, aumentar nossa produtividade e engajamento, e isso certamente trará mais membros”, destacou Fabiani, já pensando em como colocar as novidades em prática, principalmente o conhecimento trazido na bagagem acerca de choque de gerações.

“Falaram muito disso também. Precisamos entender que as gerações são diferentes, que as formas de pensar e gerir, em via de regra, são diferentes, mas que este choque e transição precisam acontecer”.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRANSCARES

Ibovespa recua mais de 1% em dia de aversão global a risco; dólar sobe

Notícias 06 de agosto de 2024

O Ibovespa recuava fortemente nos primeiros negócios desta segunda-feira (5), acompanhando a forte aversão a risco nos mercados no exterior, em meio a preocupações com o ritmo de desaceleração da economia dos Estados Unidos, enquanto Bradesco avançava mais de 1% após resultado trimestral.

Às 11h04, o Ibovespa caía 1,11%, a 124.466 pontos.

No mesmo horário, o dólar à vista subia 0,84%, a R$ 5,7730 na venda.

A moeda disparou na abertura desta segunda-feira e iniciou a sessão cotado a R$ 5,8584, uma alta de 2,85%, em meio ao estresse dos índices globais com as perspectivas da economia dos Estados Unidos.

Na sexta-feira (2), o governo americano divulgou um relatório de emprego com números preocupantemente fracos, o que gerou um temor de que a maior economia do mundo poderia estar entrando em recessão.

São Paulo terá 649 novos radares em rodovias; veja onde cada um será instalado

Notícias 06 de agosto de 2024

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão responsável pelas rodovias estaduais de São Paulo que não foram passadas à iniciativa privada, planeja instalar, até janeiro do próximo ano, 649 radares de velocidade em mais de 150 estradas que cortam o estado.

Os equipamentos estão divididos em 14 lotes e as três melhores propostas financeiras para cada um deles foram publicadas no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira (5). Os contratos deverão ser de cinco anos.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) estima pagar até R$ 202,6 milhões pela contratação do serviço que, além da instalação dos aparelhos, será responsável por obras estruturais e pela sinalização do controle eletrônico de velocidade.

Esses radares, de acordo com o edital de licitação, devem multar, inclusive, motoristas que usarem o acostamento para tentar driblar a fiscalização eletrônica.

Eles ainda farão leitura automática de placas e contagem de veículos.

“Isso será importante para estatísticas, pois saberemos os tipos de veículos que passam pelo local, se são mais carros ou caminhões, sem precisar contratar uma nova empresa para isso”, afirma Sergio Codelo, superintendente do departamento.

A expectativa é que o processo licitatório – com análise de documentos e de capacidade de implantação dos aparelhos pelas empresas vencedoras, e possíveis recursos das perdedoras – termine até o fim de setembro. A partir daí, serão cerca de 90 dias para instalação e aferição pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas).

As empresas serão responsáveis pela instalação e gestão da estrutura. O valor arrecadado com multas de trânsito vai para os cofres do governo.

O DER administra 13 mil dos 22 mil km da malha rodoviária paulista, os demais estão sob a concessão privada. O estado ainda é cortado por rodovias federais.

De acordo com Codelo, as estradas do DER têm, no máximo, quatro radares de velocidade em funcionamento atualmente – os últimos contratos foram encerrados em 2020 e desde então não há investimentos.

Sérgio Avelleda, especialista e coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, lembra que, sem os aparelhos, houve relaxamento na fiscalização de trânsito.

“A falta de fiscalização convida a um comportamento perigoso”, diz o especialista em gestão de trânsito, que é favorável à implantação de radares como medida para reduzir as mortes no trânsito.

De acordo com o “Anuário Rodoiário de Acidentes – 2023”, lançado em maio pelo próprio DER, no ano passado ocorreram 662 acidentes fatais nas estradas administradas pelo órgão. É o maior número desde 2019, ou seja, antes da pandemia, quando foram registrados 677 sinistros de trânsito com mortes nessas estradas.

A expectativa é que o número de acidentes caia de 25% a 40% com a fiscalização eletrônica.

A implantação de radares faz parte do Plano de Segurança Viária, documento publicado neste ano pelo DER com metas até 2030, quando se espera reduzir em até 50% a quantidade de mortos em acidentes.

Estradas que estão prestes a passar à iniciativa privada estão entre as que receberão os investimentos.

A SP-055, por exemplo, é a que mais terá radares instalados. Serão 39 no total, entre os trechos em que a estrada leva os nomes de Dr. Manoel Hyppólito Rego e Padre Manoel da Nóbrega, no litoral paulista.

A rodovia faz parte do lote Litoral Paulista, arrematado por 30 anos, em abril do ano passado, pelo consórcio formado pelas empresas brasileiras CBI (Companhia Brasileira de Infraestrutura) e CLD Construtora.

Segundo Codelo, é possível repassar o contrato para a nova concessionária da estrada. “Não estamos comprando radares, mas a prestação de um serviço”, diz.

A SP-088 (Mogi-Dutra) e a SP-098 (Mogi-Bertioga), que igualmente fazem parte do Lote Litoral, também terão radares de velocidade instalados.

Na região da Raposo Tavares (SP 270), que terá uma nova concessão em trechos atualmente administrados pela ViaOeste e pelo Departamento de Estradas de Rodagem, serão 16 radares, sendo sete na capital paulista, oito em Cotia e um em Osasco.

No ranking com maior número de aparelhos, a SP-304 (rodovia Antônio Prado Galvão de Barros) é a segunda com 32 equipamentos previstos em vários trechos e nomenclaturas da estrada, de Nova Odessa a Jaú, no noroeste do estado.

O governo também vai aproveitar a licitação para cumprir ordem judicial. Em junho, a 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça de São Paulo, manteve decisão de primeira instância e determinou a instalação de radares em um trecho da rodovia SP-125 (Oswaldo Cruz).

A via liga Taubaté, no Vale do Paraíba, a Ubatuba e é um dos caminhos usados por turistas que vão ao litoral norte paulista.

A instalação de radares é uma das medidas determinadas pela Justiça na tentativa de reduzir atropelamentos de animais na região do Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. A Oswaldo Cruz vai receber dez aparelhos para multar motoristas que excederem os limites de velocidade, que entre os km 66 e 86 precisa ser de 60 km/h, conforme a Justiça.

O governo não descarta instalar novos radares se algum trecho não coberto pela nova licitação tiver índices altos de sinistros de trânsito. “Rodovia é um sistema vivo, dinâmico”, afirma Codelo. “Quando começamos esse processo, o número de radares previstos era a metade, mas foram analisados todos os pontos de acidentes e se chegou aos 649”.

Foto: divulgação NTC&Logística

STF inicia o julgamento dos embargos de declaração na ADI 5322

Notícias 05 de agosto de 2024

Os Embargos de Declaração interpostos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestres (CNTTT), Procuradoria Geral da República (PGR) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5322 (ADI) que declarou inconstitucionais quatro temas da Lei 13.103/15 (Lei do Motorista), entraram em pauta de julgamento virtual no Supremo Tribunal Federal (STF), de 02/08/2024 a 09/08/2024.

Todos os Embargos de Declaração, inclusive da CNT, requerem que a decisão do STF supra a omissão em relação a modulação dos seus efeitos para que não haja retroatividade na declaração de inconstitucionalidade, diante dos enormes impactos econômicos, operacionais e sociais dela decorrentes, e nos Embargos de Declaração da CNTTT, autora da ação, há uma pretensão de que o STF esclareça também quanto à possibilidade de submissão dos temas tratados na ADI 5322 ao precedente ARE 1.121.633, que aprovou o Tema 1046, e consequentemente autorize submetê-los à negociação coletiva.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ADI 5322, não conhece dos Embargos de Declaração opostos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), na esteira de outros julgados do STF, e acolhe parcialmente os Embargos de Declaração opostos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), para reiterar o reconhecimento da autonomia das negociações coletivas (art. 7º, XXVI, da CF) e para modular os efeitos da declaração de inconstitucionalidade e atribuir-lhes eficácia “ex nunc” (sem retroatividade), a contar da publicação da ata do julgamento de mérito da ADI 5322, ou seja, a partir de 12/07/2023.

O assunto é de grande interesse do setor econômico do Transporte  de Cargas e Logística, sendo necessário aguardar os votos dos demais ministros do STF e o término do julgamento, para que a NTC&Logística, por meio de seu departamento jurídico, possa fornecer mais informações aos seus associados.

NTC&Logística

 

NTC&LOGÍSTICA retoma intersindical e abre espaço para discussões importantes para o TRC

Notícias 05 de agosto de 2024

O presidente da FETRANCESC, Dagnor Schneider; o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, e o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa – Foto: Divulgação NTC&Logística

Na última sexta-feira (02), a NTC&Logística realizou, em parceria com a FETRANCESC – Federação das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina e o apoio dos Sindicatos que compõem a sua base, a reunião Intersindical, que tem como objetivo a análise e debate de temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor. O evento, ocorrido em Itapema (SC), retornou ao seu modelo tradicional, com a participação das federações e dos sindicatos das bases, com as respectivas lideranças, expondo as demandas de cada região, a fim de que a NTC&Logística possa atuar cada vez mais pela produtividade e sucesso do setor.

Abrindo a programação do evento, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa e o presidente da FETRANCESC, Dagnor Schneider, foram convidados a compor a mesa.

Em sua fala inicial, o presidente da NTC&Logística destacou a importância da retomada do Intersindical ao seu antigo formato. “Hoje é um dia muito especial graças ao retorno da realização da Intersindical. Esse é o momento para todas as entidades, Sindicatos e Federações do nosso setor trazerem suas questões e as  discutirmos em conjunto. Todos os assuntos aqui tratados são do nosso interesse, e as sugestões aqui apresentadas serão bandeiras da NTC&Logística – com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT) – para identificarmos a solução dos desafios e auxiliarmos de forma direta no fortalecimento do setor”.

Ao longo do seu discurso, o presidente explanou o papel institucional da NTC&Logística e sua estrutura; relatou a atuação das vice-presidências administrativas e extraordinárias, das Câmaras Técnicas, da COMJOVEM e seus Núcleos, reforçando conquistas recentes e projetando as novidades que vêm sendo desenvolvidas nesta gestão.

Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística – Foto: Divulgação NTC&Logística

Em seguida, foi a vez de o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa,  descrever a representação da CNT na defesa das empresas de transporte e na busca do desenvolvimento do setor. “O Sistema Transporte é formado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), e todos eles, de formas diferenciadas, atuam para o fortalecimento do setor de transporte. A CNT coordena e defende os interesses do setor, produz informações e conhecimento para atender às empresas e subsidiar ações e políticas públicas, e realiza projetos com o propósito de apoiar a gestão dos negócios e o desenvolvimento da atividade transportadora no país. O SEST SENAT foi criado a partir de um decreto e destina recursos para qualificar e dar assistência ao trabalhador do transporte, enquanto o ITL é referência em educação, pesquisa e inteligência para o setor de transporte”.

Vander Costa, presidente do Sistema Transporte – Foto: Divulgação NTC&Logística

Discussões e palestras

A etapa de conteúdo da reunião Intersindical teve início com o painel “Mercado Securitário e o TRC”, com palestra de Adailton Dias, membro da Comissão Estratégica de Seguros Corporativos da FenSeg. Em seguida, Jessica Bastos, diretora de Organização de Mercado e Regulação de Conduta da SUSEP, discorreu (online) sobre atualizações da legislação do seguro. O painel contou com a mediação do presidente da FETRANSESC, Dagnor Schneider, que, findas essas apresentações, criou um momento de interação entre a platéia e os palestrantes.

Adailton Dias, membro da Comissão Estratégica de Seguros Corporativos da FenSeg – Foto: Divulgação NTC&Logística
Jessica Bastos, diretora de Organização de Mercado e Regulação de Conduta da SUSEP – Foto: Divulgação NTC&Logística

Após esse primeiro painel, o presidente Eduardo Rebuzzi chamou ao palco representantes do TRC do Rio Grande do Sul, para prestar homenagem de solidariedade “ao querido povo gaúcho”, ratificando a união em prol do auxílio às vítimas das enchentes que assolaram aquela região e ratificando o compromisso de continuar contribuindo com a retomada integral da economia gaúcha.

Irani Bertolini, empresário e vice-presidente de Logística da NTC&Logística, e na qualidade de transportador do Rio Grande do Sul com mais tempo de atuação no setor presente no evento, recebeu do presidente Rebuzzi o troféu com a seguinte mensagem: “O sentimento solidário do setor floresce porque tem raízes: une, reconstrói e se multiplica”. O troféu será entregue à FETRANSUL, cuja área de atuação abrange todos os municípios daquele Estado.

Homenagem da NTC&Logística aos transportadores do Estado do Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação NTC&Logística

Narciso Figueirôa Junior, assessor Jurídico da NTC&Logística, subiu ao palco para a realização do Painel Trabalhista, com a apresentação da pesquisa de negociações coletivas de 2024 e da atualização dos assuntos trabalhistas e sindicais. Na oportunidade – a propósito de terem entrado em pauta de julgamento virtual no Supremo Tribunal Federal (STF), de 02/08/2024 a 09/08/2024 –, também teceu comentários  sobre os Embargos de Declaração interpostos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestres (CNTTT), Procuradoria Geral da República (PGR) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5322 (ADI) que declarou inconstitucionais quatro temas da Lei 13.103/15 (Lei do Motorista).

Narciso Figueirôa Junior, assessor Jurídico da NTC&Logística – Foto: Divulgação NTC&Logística

Em seguida, o Dr. Fabrício Oliveira, delegado de Polícia Civil e coordenador da CORE-RJ (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro), realizou a palestra “Segurança Pública e Roubo de Carga: a realidade no Rio de Janeiro e o impacto nacional”. A apresentação contou com a mediação do presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, e de Filipe Coelho, presidente do SINDICARGA.

Dr. Fabrício Oliveira, delegado de Polícia Civil e coordenador da CORE-RJ – Foto: Divulgação NTC&Logística

Depois desse painel, foi exibido um vídeo com a divulgação de que o Estado do Paraná e a cidade de Foz do Iguaçu receberão, no mês de fevereiro, a primeira edição de 2025 do CONET&Intersindical. O presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, foi convidado ao palco para transmitir seu convite a todos os presentes.

A última apresentação da reunião Intersindical de 2024 ficou por conta do coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, que abordou as ações da Comissão ao longo dos últimos 14 anos, e apresentou mais informações referentes ao grupo, dando detalhes do trabalho desenvolvido e dos projetos a serem executados.

André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM – Foto: Divulgação NTC&Logística
Foto oficial com parte dos participantes da segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical – Divulgação: NTC&Logística

“Estamos muito felizes por termos realizado mais uma edição do evento aqui em Santa Catarina. Tenho certeza de que os assuntos aqui tratados servirão de base para muitas ações. Agradeço a participação de cada um dos participantes, assim como das federações, dos sindicatos, de todos os nossos apoios e patrocinadores”, disse o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, finalizando os trabalhos na plenária.

Um jantar festivo oferecido pela NTC&Logística aos participantes marcou o encerramento da segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical. Na ocasião, o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, agradeceu mais uma vez a presença de todos, e deu destaque especial aos patrocinadores, às entidades anfitriãs e apoiadoras, à equipe da entidade e aos palestrantes que fizeram parte da programação do evento. O presidente aproveitou também para entregar uma placa de agradecimento e homenagem à FETRANCESC, entidade anfitriã do encontro.

Da esquerda para a direita: Flávio Benatti, vice-presidente da CNT; José Maria Gomes, diretor financeiro da NTC&Logística; Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística; Vander Costa, presidente do Sistema Transporte; Dagnor Schneider, presidente da FETRANCESC; Riberto Lima, vice-presidente da FETRANCESC; Júnior Demenek, presidente do SINTRAVIR – Foto: Divulgação NTC&Logística

A segunda edição do CONET&Intersindical de 2024 foi uma realização da NTC&Logística, com a parceria da FETRANCESC e o apoio dos Sindicatos filiados à entidade; patrocínio da Mercedes-Benz e da Transpocred; apoios institucionais do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística); FuMTran (Fundação Memória do Transporte) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). Apoio logístico da Braspress.

 
Fonte: NTV&LOG

 

Comunicado CONET de agosto de 2024

Notícias 02 de agosto de 2024

Pesquisa NTC&Logística indica que praticamente não houve reajuste no frete no primeiro semestre do ano

A busca pelo equilíbrio econômico-financeiro das empresas transportadoras de carga pós-pandemia foi interrompida no primeiro semestre de 2024. A última sondagem feita pelo DECOPE da NTC indica que a defasagem no valor do frete aumentou no TRC, alcançando 15,3%, sendo de 12,6% no transporte de carga fracionada (no qual as cargas de vários clientes são compartilhadas no mesmo veículo) e de 17,0% na carga lotação (a carga de um único embarcador ocupa toda a capacidade do veículo).

Esta defasagem – entre o frete médio recebido e os custos apurados pela NTC – traduz bem como está o mercado de transporte  brasileiro. E, mesmo com a estabilidade dos preços dos insumos nos primeiros seis meses do ano, o acumulado ainda não foi recuperado. Por exemplo, o diesel acumula uma alta de 18,2% em média nos últimos 12 meses; já os preços dos veículos acumulam um aumento de 76,5% nos últimos 36 meses.

 

O Índice Nacional de Custos de Transporte – INCT, que mede a inflação do serviço de transporte de carga, também reflete bem esta situação, pois, apesar de ter o valor de um dos seus principais segmentos, o de carga fracionada, bem próximo da inflação geral medida pelo IPCA, o da carga fechada, dita lotação, está bem acima da inflação oficial.

Os demais componentes tarifários continuam tendo a sua cobrança prejudicada, pois o que se verifica nas respostas é que são muitos os usuários que ainda não remuneram adequadamente o transportador pelo serviço prestado, seja pelas situações anormais deste mercado, seja pelos serviços adicionais.

A pesquisa revela que boa parte dos transportadores não recebe os componentes tarifários básicos, como o Frete-valor e o GRIS, e quase um terço não recebe as estadias garantidas por Lei. Mas, por outro lado, já se tem 12% das empresas do setor recebendo a Taxa de Seguro Obrigatório-TSO – componente tarifário lançado há um ano.

Importante lembrar que os custos do frete apurados pela NTC consideram a cobrança à vista. Como a pesquisa indica a concessão de prazos para pagamento, ressalta-se que a incorporação do custo financeiro não está considerado.

O setor espera um mercado estável no segundo semestre em 2024. E, como acontece normalmente no segundo semestre do ano, esperamos um pequeno aumento de demanda para o setor de transporte de carga. As expectativas para o PIB brasileiro vêm melhorando, o que é bom para o TRC, já que o setor cresce de duas a três vezes

o seu valor. Por fim, os números mostram que este início de ano não está surpreendendo positivamente os transportadores. Acredita-se, porém, que, no segundo semestre, haverá espaço para uma valorização do frete e, dessa forma, o ano possa terminar apresentando condições que possibilitem às empresas do setor melhorar seus resultados.

Itapema, 1º de agosto de 2024.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&LOGÍSTICA)

Em Itapema, NTC&LOGÍSTICA realiza primeira edição do encontro nacional de coordenadores da Comjovem

Notícias 01 de agosto de 2024

A NTC&Logística realizou ontem (31/07), em Itapema, Santa Catarina, o I Encontro Nacional de Coordenadores da COMJOVEM, que contou com a participação das lideranças dos Núcleos de diversas regiões do país.

Na abertura, o coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, junto aos vice-coordenadores Priscila Zanette e Hudson Rabelo, deu as boas-vindas aos participantes. André falou sobre o novo projeto da NTC&Logística em conjunto com a Comissão: “O objetivo deste evento é, com a maior aproximação possível dos coordenadores dos Núcleos, impulsionarmos nossos resultados e criarmos um ambiente de troca diferente dos eventos tradicionais de que participamos”.

Em seguida, Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, destacou a importância da COMJOVEM e a finalidade do I Encontro Nacional de Coordenadores. “São mais de 16 anos de existência da COMJOVEM, que é parte integrante da entidade. Nossas metas visam fortalecer o grupo, uni-lo em torno das necessidades do setor, junto à atuação da NTC, de modo que, desse esforço comum, resultem soluções em prol do TRC. Estamos muito felizes com todos que se deslocaram para estar com a gente nessa iniciativa”.

No decorrer do evento, Rebuzzi e Simone apresentaram o papel institucional da NTC&Logística e do Sistema Transporte, expondo de forma didática a estrutura da Associação, a atuação da entidade, das Câmaras Técnicas e dos Núcleos da COMJOVEM. Discorreram, também, sobre o que se espera quanto ao relacionamento entre os membros dos Núcleos e as entidades, salientando a importância da parceria e do apoio dos coordenadores regionais aos projetos sugeridos pela NTC&Logística.

Após as apresentações, Valéria Melnik, vice-coordenadora do Instituto COMJOVEM, conduziu uma dinâmica entre os coordenadores dos Núcleos e presidentes de federações e sindicatos, visando a interação e o alinhamento de expectativas dessas lideranças.

Finalizada a dinâmica, a coordenação nacional passou a relatar o novo momento da COMJOVEM sob a gestão de Eduardo Rebuzzi. Entre os tópicos abordados, estavam o engajamento com entidades, parcerias estratégicas, tecnologia e inovação, participação ativa e relacionamento.

Para os projetos dos próximos meses, Priscila Zanette apresentou os “Squads COMJOVEM”, que têm por fim estimular a atuação da Coordenação, tendo em vista questões relevantes para a NTC&Logística e suas iniciativas, para as quais cada coordenador será responsável por diferentes áreas.

O assessor de comunicação e imprensa, Rodrigo Bernardino, destacou o papel de cada coordenador da COMJOVEM e o quanto a comunicação e postura adequada fazem a diferença para o crescimento sustentável das entidades e dos Núcleos.

Vinícius Cipullo, da TGID, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo da NTC&Logística, ressaltou os objetivos da entidade para seu “app”. A plataforma servirá como fórum de discussão, enquetes e pesquisas, contará com um feed de publicações e incluirá diversas soluções para facilitar o dia a dia do transportador de cargas, deixando-o mais próximo da Associação, participando ativamente das mudanças e conhecendo melhor o trabalho realizado.

Hudson Rabelo apresentou o COMJOVEM + Saúde, um programa que visa incentivar a prática regular de exercícios físicos, oferecendo uma série de dicas de atividades e recursos para motivar os jovens a integrarem o esporte em suas rotinas.

Na etapa final do evento, Diogo Angioleti, gerente de Gente e Gestão da Transpocred, realizou a palestra “Conexões de Valor: Impacto dos Relacionamentos nos Resultados”, abordando aspectos importantes da liderança, cultura organizacional e estrutura empresarial.

“Este I Encontro Nacional de Coordenadores da COMJOVEM foi muito especial. Agradeço a toda a equipe que participou ativamente da construção deste projeto. Tivemos uma reunião muito positiva hoje, viramos uma chave para trazer novas ideias e uma inserção ainda maior da COMJOVEM na NTC&Logística. A união entre os coordenadores dos núcleos e os presidentes das entidades foi um marco muito positivo para todos nós” – enfatizou o presidente Eduardo Rebuzzi, ao encerrar o evento.

Flávio Benatti, patrono da COMJOVEM, fez um breve discurso. “Cada vez que participo de um evento da COMJOVEM, recebo uma carga de ânimo para seguir construindo no setor e na vida. No Encontro de hoje, falou-se muito sobre integração, e esse é o espírito que esperamos na Comissão, pois isso transforma o nosso setor”.

Ao final do I Encontro Nacional de Coordenadores da COMJOVEM, todas as entidades responsáveis por Núcleos da Comissão em suas bases e que estiveram presentes no evento receberam um troféu da NTC&Logística por sua representatividade e participação no evento.

Fonte: NTC&LOG

Paradas de descanso em SP atenderam mais de 43 mil caminhoneiros neste ano

Notícias 30 de julho de 2024

Os Pontos de Paradas de Descanso (PDDs) em rodovias no estado de São Paulo atenderam mais de 43 mil caminhoneiros no primeiro semestre de 2024. Os dados são da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de SP.

Atualmente, existem nove PDDs em rodovias concedidas no estado de São Paulo. Elas estão distribuídas em trechos operados pela AutoBAn, EcoNoroeste, Ecovias, ViaOeste, ViaPaulista, Renovias e Rota das Bandeiras. Os caminhoneiros podem acessar esses locais gratuitamente após se cadastrarem nos próprios pontos de paradas.

De acordo com a ARTESP, as paradas de descanso em São Paulo possuem infraestruturas que ajudam os caminhoneiros a cumprirem a Lei do Motorista. Em vigor desde 2015, essa legislação regula o tempo de descanso obrigatório de motoristas para reduzir acidentes e fatalidades nas estradas. No entanto, a implantação dos PDDs em rodovias concedidas no Brasil tornou-se obrigatória somente em abril de 2024.

Os PPDs nas rodovias paulistas oferecem vagas de estacionamento demarcadas e diversas comodidades para os caminhoneiros. Os locais incluem banheiro, vestiário, fraldário, refeitório e sala de descanso com televisão. Além disso, oferecem tanque para lavagem de roupas, conexão Wi-Fi e outras facilidades. Os pontos de descanso têm portaria 24 horas e monitoramento por câmeras.

Um levantamento realizado junto às concessionárias apontou as utilidades mais requisitadas nos PDDs nos primeiros seis meses do ano. De acordo com ARTESP, os serviços mais procurados pelos caminhoneiros nesses locais são o de cabelereiro, enfermagem, banho, lavanderia e café da manhã.

Mais pontos de descanso em construção

A concessionária Eixo-SP está com duas obras avançadas de construção de Pontos de Parada e Descanso em Martinópolis, na SP-284, e em Iacri, na SP-294. De acordo com ARTESP, outros dois PDDs estão em construção nos municípios de Flórida Paulista e Gália.

Localização dos PPDs nas rodovias paulistas

  • AutoBAn: Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), km 56, sentido Capital, em Jundiaí.
  • EcoNoroeste: Rodovia Washington Luís (SP-310), km 291, pista sul, em Araraquara (SP); e Rodovia Washington Luís (SP-310), km 407+600, pista sul, em São José do Rio Preto.
  • Ecovias: Rodovia Anchieta (SP-150), km 40, sentido Litoral, em São Bernardo do Campo.
  • ViaOeste: Rodovia Castello Branco (SP-280), km 57, sentido Interior, em São Roque.
  • ViaPaulista: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), km 136, sentido sul, em Bocaina; e Rodovia Eduardo Saigh (SP-255), km 311, sentido norte, em Taquarituba.
  • Renovias: Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), km 151, pista sul, em Mogi Mirim. Atende a todo público de motoristas de veículos comerciais, fornecendo gratuitamente área para o estacionamento de caminhões.
  • Rota das Bandeiras: Rodovia Dom Pedro I (SP-065), km 111, pista norte, em Itatiba

    Foto: divulgação Estadão

Fonte: SETCESP

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