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IA aplicada ao setor de logística: investimentos no Brasil e no exterior tendem a crescer

Notícias 28 de outubro de 2024

Imagine um sistema que ajusta automaticamente as rotas de entrega com base no tráfego e nas condições climáticas. A IA aplicada ao setor de logística torna isso uma realidade. Ao pensar em uma empresa, considere que determinado negócio tenha destaque no mercado pela sua capacidade de atender clientes com rapidez e eficiência.

No entanto, com o aumento da demanda e a complexidade das operações, a equipe começa a enfrentar desafios. As entregas atrasam devido a congestionamentos, o que resulta em insatisfação dos clientes e aumento dos custos operacionais.

Certa manhã, durante uma reunião, o gerente de operações apresentou uma ideia: usar um sistema que ajusta automaticamente as rotas de entrega com base no tráfego. Essa é apenas uma das formas de aprimorar serviços com a ajuda da IA e garantir que cada entrega seja feita com precisão.

De acordo com o relatório “The State of AI in Logistics 2023” da McKinsey & Company, os aportes em inteligência artificial no setor logístico do Brasil alcançaram US$ 1,9 bilhão em 2023, o que representa um aumento de 46% em relação ao ano anterior, equivalente a aproximadamente R$ 9,5 bilhões. A projeção é que, até 2030, esses investimentos continuem a crescer a uma taxa anual de 27,6%.

Na logística, as empresas enfrentam desafios que envolvem a gestão eficiente de estoques, a otimização de rotas e a análise de dados em tempo real. Muitos negócios sentem a pressão para reduzir custos e aumentar a lucratividade, ao mesmo tempo em que buscam atender às crescentes demandas dos clientes sem atrasos e falhas operacionais.

A IA aplicada ao setor de logística pode transformar muitos desses problemas em oportunidades, proporcionando soluções ágeis e decisões baseadas em dados. A automação de processos e a previsão de demanda são apenas algumas das maneiras pelas quais a IA está moldando o futuro da logística.

Essa tecnologia melhora as operações diárias e oferece insights que podem alterar a forma como as empresas se conectam com seus clientes. Hoje, soluções como chatbots, análise preditiva e drones estão se tornando cada vez mais comuns em operações logísticas. Neste contexto, o uso da IA proporciona maior competitividade no mercado.

APLICAÇÕES PRÁTICAS DA IA NA LOGÍSTICA

A IA aplicada ao setor de logística permite calcular rotas para a entrega de produtos. Algoritmos avançados utilizam dados em tempo real, como trânsito e condições climáticas, para determinar o melhor caminho.

Esses sistemas podem reduzir o tempo de entrega e o consumo de combustível. Além disso, permite a reprogramação rápida de entregas em resposta a possíveis mudanças. Outro ponto de destaque é a previsão de demanda. Algoritmos analisam dados históricos, sazonalidade e tendências de mercado para prever a necessidade de produtos.

Essa análise ajuda na melhor alocação de recursos e na minimização de excessos ou faltas de estoque. Com dados preditivos, as empresas podem planejar campanhas promocionais e ajustar suas operações.

A gestão de inventário também se beneficia consideravelmente da IA aplicada ao setor de logística. Sistemas inteligentes monitoram níveis de estoque e analisam padrões de consumo. Isso resulta em processos automatizados que otimizam a reposição de produtos.

Ao reduzir erros humanos e melhorar a eficiência, a IA permite um controle mais preciso do inventário. Assim, as empresas podem sempre garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento apropriado.

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA IA

A logística brasileira representa 16% do PIB e é 44% menos eficiente do que a logística dos EUA, como informa o Instituto Information Management, ao apresentar dados do Ilos, especialista em logística e supply chain. Essa ineficiência afeta diretamente os custos, que variam entre 5% e 20% da receita, em um ambiente no qual mais de 60% das empresas brasileiras enfrentam desafios nas margens.

Um dos principais desafios da IA aplicada ao setor de logística é a resistência à mudança. Muitas organizações têm dificuldade em aceitar novas tecnologias. Os funcionários podem temer a substituição de seus empregos ou a necessidade de adaptação a novas ferramentas.

Outro ponto a se considerar é a qualidade dos dados. A IA depende de dados precisos e atualizados. Dados insuficientes ou imprecisos podem levar a resultados errôneos, comprometendo a tomada de decisões.

A integração de sistemas também é um ponto importante. Muitas empresas operam com diferentes plataformas, que não se comunicam de forma eficaz. Isso pode gerar dificuldades na implementação de soluções de IA que necessitam de um fluxo de informações contínuo.

Além disso, a cultura organizacional pode ser um impasse. Em alguns casos, a falta de conhecimento sobre IA impede a sua adoção. A capacitação dos colaboradores se torna um requisito para o sucesso da integração da tecnologia.

Por último, o custo de implementação pode ser um fator limitante. Investir em IA exige aporte de recursos financeiros. Muitas organizações precisam avaliar se os benefícios superam os custos antes de decidir pela adoção.

FUTURO DA IA NA LOGÍSTICA

Segundo projeção da Fortune Business Insights, o mercado mundial de análise de Big Data deve crescer de US$ 348,21 bilhões para US$ 924,39 bilhões entre 2024 e 2032, com uma taxa de crescimento anual composta estimada em 13%. A tecnologia de Big Data fornece uma vasta quantidade de informações, enquanto a IA utiliza esses dados para identificar padrões, prever tendências e automatizar processos.

A implementação de IA aplicada ao setor de logística está mudando as dinâmicas do mercado de trabalho. Embora haja preocupações sobre a substituição de empregos, muitos especialistas ressaltam que a IA também cria novas oportunidades.

As funções mais simples tendem a ser automatizadas, enquanto surgem novos papéis, como analistas de dados e especialistas em IA. Esse cenário exige uma adequada formação para que os profissionais possam trabalhar em conjunto com as tecnologias emergentes.

Ainda no contexto do futuro da IA aplicada ao setor de logística, uma inovação recente é o uso de drones, que tem sido utilizado para entregas e para otimizar o transporte de mercadorias. A Amazon, por exemplo, faz entregas por drones nos Estados Unidos, na Itália e no Reino Unido, e essas entregas acontecem em menos de uma hora.

Christina Carter, que desde 2023 trabalha na Amazon e é líder do Prime Air em College Station, Texas, fala sobre a velocidade de entrega com drones. “Minha parte favorita do meu trabalho é ver o quão rápido entregamos os pedidos aos clientes. É uma coisa enorme conseguir entregar em 60 minutos”, afirma. Ela também lembra que as mercadorias entregues nesse formato devem pesar até 5 libras, ou 2 kg.

Como informa o próprio site do e-commerce, para que a entrega por drone ocorra, as residências devem passar por uma vistoria de quintal, em que são definidos os locais adequados para receber o pedido. As famílias que se inscrevem no serviço podem consultar informações sobre a vistoria e agendar horários através do site da Amazon, garantindo que estejam preparadas para receber os produtos.

Para se preparar para a entrega, os moradores devem assegurar que o marcador de entrega esteja corretamente posicionado e que a área esteja livre de obstáculos, mantendo pessoas, animais e objetos a uma distância segura. Já os moradores de apartamentos devem se dirigir à área designada para entrega assim que receberem a notificação de que seu pacote chegou, utilizando um código de acesso para entrar na área cercada.

Para solicitar um item elegível, os usuários devem adicionar o produto ao carrinho e selecionar a opção de entrega por drone ao finalizar a compra. Caso a opção não apareça, é importante verificar se o endereço é qualificado e se o item está disponível.

Com a contínua evolução da tecnologia, o setor logístico está se preparando para um futuro mais inteligente, ágil e responsivo, no qual a inovação é a chave para atender às crescentes demandas do mercado.


Fonte: NTC&LOG

Free Flow: entenda como o novo sistema de pedágio eletrônico funciona

Notícias 28 de outubro de 2024

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no último dia 14 resolução que permite a instalação em todo o país dos novos pedágios eletrônicos – antes chamados de Free Flow (“livre fluxo”, em tradução literal). Além de otimizar o fluxo das rodovias, o sistema é dono de inúmeros fatores que proporcionam maior segurança aos condutores.

pedágio eletrônico dispõe de alta tecnologia. Eles têm, por exemplo, escaneamento 3D dos veículos, sensores de radar, antenas, pórticos com câmeras para leitura das placas, e auxílio de inteligência artificial (IA) para processamento de informações em tempo real.

Free Flow: Como funciona a identificação?

A identificação do carro pelo sistema de cobrança sem cancela pode ser feita por meio de tags de radiofrequência ou identificação digital das placas.

Com a tag, instalada no para-brisa, o funcionamento é semelhante ao dos demais serviços que já utilizam tal tecnologia. O valor é cobrado mensalmente, e o condutor recebe a fatura no cartão de crédito para controle, com informações sobre valores e quantidade de passagens cobradas.

A concessionária de rodovias CCR afirma que, nesse cenário, carros de passeio ganham, além do desconto de 5% no valor da tarifa, bônus progressivos a cada passagem durante o mesmo mês – o chamado Desconto de Usuário Frequente (DUF).

Já na identificação automática das placas, o motorista apenas passa pela praça e consulta seus registros de passagem no portal de serviços do Detran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que conta com valores, prazos e formas de pagamento.

Valores, cobranças e multas

No novo modelo de cobrança Free Flow, os motoristas passam a pagar apenas pelo trecho percorrido, e não somente pelo cruzamento do pedágio, como ocorre com as cabines físicas. Essa medida beneficia, por exemplo, os condutores que residem próximo aos pontos de cobrança.

Além disso, o sistema, com uma base de dados unificada, centralizada em uma plataforma nacional, prevê que o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito sirva como uma das alternativas para pagamento do pedágio eletrônico. Nesse caso, o condutor receberá notificações no smartphone com valores e prazos e poderá ainda consultar os registros no sistema.

Novo pedágio eletrônico: evasão

O ato de atravessar um pedágio sem efetuar o pagamento é configurado como evasão. A fim de mitigar esses problemas, é ofertada ao motorista uma série de alternativas.

O prazo para o embolso, por exemplo, passa de 15 para 30 dias. Após esse tempo, a não quitação da cobrança será considerada infração grave, prevista no Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de R$ 195,23, o condutor receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: SETCESP/ Auto Esporte

Prêmio Destaque Fetransportes: está chegando a hora!

Notícias 28 de outubro de 2024

 O setor de transportes no Espírito Santo já está em ritmo de contagem regressiva. Na sexta-feira, 1º de novembro, será realizado o Prêmio Destaque Fetransportes, a noite em que conhecemos os melhores profissionais do ano. A grande festa acontecerá no cerimonial Le Buffet, em Vitória, e até lá a expectativa será grande para os 79 candidatos inscritos – de 21 empresas de transportes –, que estão concorrendo à premiação.  

E na mesma noite, como acontece desde 2010, dois empresários capixabas do setor receberão a Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes. Este ano, os indicados para ser homenageados são Joaquim Carlette, do Grupo Flecha Branca, na categoria Passageiros, e Ronaldo Salles de Sá, da Transportadora de Sá, na categoria Cargas.

O Destaque vai premiar oito trabalhadores. Seis deles sairão das categorias Transporte & Logística e Motorista – Região Norte, Transporte & Logística e Motorista – Região Sul e Transporte & Logística e Motorista – Região da Grande Vitória, estes denominados Destaque Master. E os dois últimos vencedores serão os escolhidos da categoria Destaque Revelação – Transporte & Logística e Destaque Revelação – Motorista.

Grande novidade da edição do ano passado, o Destaque Revelação é voltado exclusivamente a trabalhadores com até 29 anos de idade e com, no máximo, cinco anos de atuação no setor. O Destaque Master, por sua vez, exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

Com a criação da nova categoria, a Fetransportes premia tanto os profissionais em ascensão quanto aqueles cuja trajetória já está consolidada no transporte. Há anos fala-se nessa possibilidade, uma forma de olhar para os profissionais do setor em sua totalidade, incentivando-os cada vez mais, e o “martelo foi batido” em abril do ano passado, na primeira Reunião de Diretoria da federação.

A dinâmica do prêmio

Para concorrer ao Destaque, os profissionais são indicados pelas próprias empresas, que montam um currículo de seu candidato contendo informações acerca de tempo no setor e de empresa, e cursos de qualificação.

Para concorrer na categoria Motorista, o profissional precisa ter CNH nas categorias D ou E, com a função devidamente anotada em Carteira de Trabalho. Já a Transporte & Logística é aberta a todos os empregados das empresas associadas aos sindicatos filiados à Fetransportes, incluindo o motorista instrutor ou instrutor de motorista. A única restrição de participação são candidatos que ficaram em primeiro lugar, em suas respectivas categorias, nos últimos quatro anos do evento.

Os campeões ganham troféu, certificado e uma premiação e dinheiro.

 Sobre as homenagens

O Destaque Revelação vai premiar dois trabalhadores, um na categoria Transporte & Logística e outro na Motorista, de todo o Estado. E além deles, também serão reconhecidos os campeões das categorias Transporte & Logística e Motorista – Região Norte, Transporte & Logística e Motorista – Região Sul e Transporte & Logística e Motorista – Região da Grande Vitória, estes denominados Destaque Master.

Para concorrer no Destaque Revelação, os candidatos precisam ter até cinco anos de atuação no setor e, no máximo, 29 anos. A categoria Destaque Master, por sua vez, exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

“A partir deste ano, conseguiremos premiar tanto os profissionais destaque em ascensão quanto aqueles cuja trajetória já está consolidada no transporte. Ou seja, olharemos para nossos profissionais em sua totalidade, incentivando-os cada vez mais”, conclui Simone.

Fonte: Assessora de Imprensa Anna Carolina Passos

Transcares comemora 45 anos: uma história de solidez

Notícias 28 de outubro de 2024

Da então Associação Profissional das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Espírito Santo, fundada em 26 de outubro de 1979, até hoje muita coisa mudou! A associação deu lugar ao sindicato e anos mais tarde, o termo logística foi incorporado ao nome da entidade. Contudo, 45 depois da inauguração, se tem algo que continua intacto na história no Transcares, o Sindicato das das Empresas de Transporte e Logística no Estado do Espírito Santo, é o objetivo que o fez nascer, aquele propósito pelo qual a diretoria atua dia após dia ao longo dessas quatro décadas e meia: o fortalecimento do TRC no Espírito Santo.

Como de costume, a data foi comemorada! E desta vez, além de uma campanha que ganhou vida nas redes sociais do sindicato, o presidente Luiz Alberto Teixeira e parte da diretoria – Marco Zon, Leandro Teixeira e Jonas Lonrencini – receberam a equipe para um almoço especial na sexta-feira, 25 de outubro. Almoço com direito até a parabéns!

Teixeira, que defende como ninguém o associativismo e não esconde o carinho que tem pelo sindicato e pelas pessoas da equipe, participou ativamente da criação da campanha, que focou na solidez que marca a trajetória.

“Quando um casal completa 45 anos de casamento, comemora as Bodas de Rubi - uma simbologia de força, paixão e amor. Trouxemos um pouco dessa simbologia à comemoração do Transcares porque solidez, palavra que marca nossa história, tem também tudo a ver com o rubi, que além de sólida é resistente. Ao festejar Bodas de Rubi com o segmento de cargas no Espírito Santo, o Transcares está jogando luz à sua força, constância e compromisso com o segmento e com as pessoas que nele operam”, opinou.

A campanha continua no ar até 31 de outubro, focando também nos valores sobre os quais o sindicato se sustenta – qualificação, ética e profissionalismo, parceria, comprometimento, associativismo, solidariedade e segurança.

“Temos uma história bem construída que envolve trabalho, compromisso e dedicação ao setor de transporte e logística. Nessa trajetória, temos nos dedicado a representar e fortalecer o segmento, buscando o desenvolvimento e a excelência que ele merece. Cada conquista ao longo dessa jornada reflete o empenho de uma equipe comprometida e o apoio de associados e parceiros que acreditam na nossa missão. Juntos, celebramos essas décadas de crescimento e união, e seguimos firmes, com o olhar voltado para o futuro!”, finaliza Luiz Alberto Teixeira.

Haddad: inflação deve ficar dentro da meta, mesmo com repique

Notícias 25 de outubro de 2024

Apesar de repiques recentes, a inflação brasileira deve fechar o ano dentro abaixo de 4,5%, teto da meta, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista em Washington, o ministro disse que a recente alta dos índices representa um repique de curto prazo relacionado ao câmbio e à seca, não ao aquecimento da economia.

“Embora os núcleos [de inflação] tenham apontado uma variação superior à esperada, a inflação deve ficar dentro da meta. No meu ponto de vista, a alta tem mais a ver com a questão do câmbio e da seca do que propriamente com algum impulso maior nos preços reiterados”, disse Haddad na capital norte-americana, onde participa de reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana).

Os núcleos de inflação excluem preços mais voláteis, como alimentos in natura e energia. Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que serve de prévia da inflação oficial pelo IPCA, atingiu 0,54% em outubro, pressionado pela bandeira vermelha nível 2 nas tarifas de energia e pelos alimentos. No acumulado de 12 meses, o indicador alcançou 4,47%, próximo ao teto da meta.

Compromissos

Pela manhã, o ministro reuniu-se, pela segunda vez em menos de um mês, com representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P Global). No fim de setembro, Haddad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se em Nova York com representantes de outras duas agências: S&P e Moody’s.

Em dezembro do ano passado, a S&P Global elevou a nota de crédito soberano do Brasil. Segundo Haddad, a própria agência de classificação de risco procurou o governo para marcar o encontro em Washington, onde o ministro apresentou aos executivos projeções de médio e de longo prazo para a economia brasileira.

No fim desta tarde, Haddad participou do último compromisso da viagem aos Estados Unidos, com um evento da Força-Tarefa de Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (TF-Clima) e uma reunião restrita do FMI com ministros de Finanças, em que o Fundo Monetário apresentará cenários econômicos globais. Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, retornam ao Brasil nesta sexta-feira (25).

Foto: divulgação Agência Brasil

Receita Paulista publica Portaria orientando a emissão de CT-e globalizado

Notícias 23 de outubro de 2024

A Receita estadual paulista publicou a Portaria SRE nº 76, em 18 de outubro de 2024, disciplinando procedimentos para adoção do CTe Globalizado.

Para emissão do CTe Globalizado, a transportadora terá que verificar se o tomador do serviço é o único contratante da operação e se há diversos remetentes ou diversos destinatários e desde que:

I – o tomador seja o remetente ou o destinatário das mercadorias transportadas;

II – o transporte compreenda no mínimo 5 (cinco) remetentes ou 5 (cinco) destinatários;

III – as mercadorias transportadas estejam acobertadas com Notas Fiscais Eletrônicas- NF-e.

 No preenchimento do CTe, o campo “Tipo do CTe” deve ser preenchido apondo “0” (CTe Normal).

No caso de o tomador do serviço ser o remetente com cargas para diversos destinatários, no campo do “remetente do CTe” deve ser preenchido com os dados do remetente, contratante do serviço, mas no campo de “destinatário do CTe” deve ser aposto “DIVERSOS” e os demais campos com os dados do emitente do CTe, inclusive o campo do CNPJ. Entendendo como emitente o próprio transportador.

Já na situação em que o tomador do serviço é o destinatário, que recebe cargas de vários remetentes, o campo “destinatário do CTe” deverá se apor os dados do destinatário normalmente, já no campo do “remetente do CTe” deve ser aposto “DIVERSOS” e os demais campos com os dados do emitente do CTe, inclusive o campo do CNPJ.

No campo “Informações de Acesso da NF-e” deve ser informada todas as chaves de acesso das notas fiscais eletrônicas que serão transportadas, sendo no mínimo 5 (cinco), evidentemente. Abaixo de 5 (cinco) notas fiscais eletrônicas não se aplica o CTe Globalizado.

Opcionalmente, a transportadora poderá optar por emitir o CTe Globalizado ao final do dia, o que neste caso será obrigatório informar a placa do veículo transportador; que conste nas notas fiscais eletrônicas a placa do veículo transportador; os dados da transportadora (CNPJ, IE, nome e endereço); e no campo “Observações” apor os seguintes termos “Procedimento efetuado nos termos do artigo 39-C da Portaria CAT nº 55/2009”

As regras acima passaram a valer desde o dia 21 deste mês e vigorarão até o dia 25 de abril de 2025, e só valem para transporte intermunicipal dentro do Estado de São Paulo, já que a portaria é paulista.

Adauto Bentivegna Filho é assessor jurídico do SETCESP.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com o departamento jurídico do SETCESP pelo WhastApp +55 11 2632-1005 ou pelo email juridico@setcesp.org.br.

Fonte: SETCESP/  Adauto Bentivegna Filho

FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024

Notícias 23 de outubro de 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, de 2,1% para 3%, a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano. Apesar da melhoria nas expectativas para este ano, o fundo estima desaceleração para 2025, com o crescimento caindo de 2,4% para 2,2%.

As estimativas para 2024 estão abaixo das previsões oficiais. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda projeta crescimento de 3,2% neste ano.

O FMI atualizou as previsões de crescimento para todos os países durante a reunião anual do órgão, que ocorre em Washington nesta semana. Segundo o Fundo, a economia brasileira crescerá mais que o previsto por causa de resultados melhores que o esperado no primeiro semestre, o mercado de trabalho forte, a inflação sob controle e o aumento da renda. O FMI também citou impacto menor que o esperado das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Para 2025, no entanto, o panorama é menos otimista. O FMI justificou a redução da estimativa de crescimento por causa da redução dos estímulos fiscais concedidos desde o ano passado e dos juros elevados. Em elevação desde setembro, a Taxa Selic (juros básicos da economia) está em 10,75% ao ano e deverá encerrar 2024 em 11,75% ao ano segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central com analistas de mercado.

Somente em 3 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do terceiro trimestre. No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 1,4% em relação aos três meses anteriores, acima de todas as estimativas.

Fonte: SETCESP/ Agência Brasil

ANTT aprova aperfeiçoamento de resolução que regulamenta infrações e penalidades

Notícias 22 de outubro de 2024

Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o relatório final da Audiência Pública nº 003/2024. O processo de audiência pública foi realizado entre os dias 4 de setembro e 19 de outubro de 2023, com o objetivo de aprimorar a Resolução nº 5.083, de 27 de abril de 2016, que regulamenta o processo administrativo para apuração de infrações e aplicação de penalidades no setor de transportes terrestres.

A nova deliberação traz mudanças no processo de fiscalização e responsabilização de condutas que violam a legislação de transportes terrestres, estabelecendo critérios claros para o cumprimento das normas em contratos de concessão, permissão e arrendamento, além dos editais de licitações e termos de outorga de autorização.

O aprimoramento desse processo visa garantir maior transparência e eficiência na apuração de infrações, além de fortalecer o cumprimento dos deveres regulatórios no setor. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (18/10).

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
Fonte: SETCESP

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5% Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5%

Notícias 21 de outubro de 2024

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,39% para 4,5% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (21), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,96% para 3,99%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

A estimativa para 2024 está no teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua e, assim, o CMN não precisará mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em setembro, puxado principalmente pela conta de energia elétrica das residências, a inflação no país foi de 0,44% após o IPCA ter registrado deflação de 0,02% em agosto. De acordo com o IBGE, em 12 meses o IPCA acumula 4,42%.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o colegiado elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos.

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

A próxima reunião do Copom está marcada para 5 e 6 de novembro, quando os analistas esperam um novo aumento da taxa básica. Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano.

Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Para 2026 e 2027, a previsão é que ela seja reduzida, novamente, para 9,5% ao ano e 9% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 3,01% para 3,05%. No segundo trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) surpreendeu e subiu 1,4% em comparação com o primeiro trimestre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.

Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,93%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro estima expansão do PIB também em 2%, para os dois anos.

Em 2023, também superando as projeções, a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.

A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,42 para o fim deste ano. No fim de 2025, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,40.

Fonte: SETCESP

Brasil e União Europeia expressam otimismo com avanço do acordo com Mercosul

Notícias 20 de outubro de 2024

Alckmin recebeu o vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, em reunião bilateral nesta quarta-feira (23); a expectativa de ambos é que o acordo possa ser concluído ainda neste ano.

Abrindo a série de reuniões bilaterais que serão realizadas em paralelo às discussões sobre Comércio e Investimento no âmbito do G20, nesta quarta-feira, em Brasília, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, se reuniu com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Os dois se mostraram otimistas com o avanço das discussões sobre o acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia. A expectativa é que o acordo possa ser concluído ainda neste ano.

Na reunião, o ministro Geraldo Alckmin reiterou o compromisso do Brasil de trabalhar pela conclusão do acordo e ressaltou que as ações do governo brasileiro com a pauta da sustentabilidade colocam o país como um dos líderes mundiais da descarbonização.

Alckmin destacou, por exemplo, o fato de o país ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e citou medidas de proteção das florestas. O compromisso nacional com a descarbonização e a proteção ambiental está refletido nas seis missões da Nova Indústria Brasil, em especial na Missão 5, sobre “Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações”.

Foto: divulgação NTC&Logística

Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas: Transcares? Presente!

Notícias 18 de outubro de 2024

Segurança em foco! Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a subsede da NTC&Logística, em São Paulo, sediou o Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas. E se tem segurança em pauta, tem o Transcares! O representante do sindicato no evento foi o superintendente, Mario Natali, que se juntou a autoridades públicas, representantes da área de segurança das entidades associadas e demais lideranças do setor, dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Amazonas, para debater os principais desafios, estratégias e inovações para aumentar a proteção das operações de transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Desde 1998, a NTC se articula para promover a segurança no segmento, consolidando-se como uma das principais entidades a atuar na área. Ao longo dos anos, a associação tem trabalhado incansavelmente para desenvolver e implementar iniciativas que visam combater o roubo de cargas, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor. Por meio de parcerias entre o setor público e privado, a entidade tem colaborado diretamente com órgãos governamentais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, além de estabelecer alianças estratégicas com empresas privadas, garantindo ações coordenadas de prevenção e mitigação de riscos.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, reforça a importância desse trabalho contínuo: “Desde a década de 90 investimos em estratégias eficazes para proteger nossos profissionais e as cargas que movem a economia do País. Esse evento é uma continuidade do nosso compromisso com a segurança e com a inovação no combate ao roubo de cargas, em conjunto com nossos associados e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esse é um dos temas que preocupa o transportador e toda a sociedade, por isso queremos ouvir os representantes de todo o Brasil”.

O vice-presidente extraordinário de Segurança, Roberto Mira, também destaca o papel das parcerias público-privadas na construção de um ambiente mais seguro: “Temos um longo histórico de cooperação com as autoridades para minimizar os impactos dos crimes que afetam o transporte de cargas. A integração entre o setor público e privado tem sido fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e este encontro é um marco importante para discutir os avanços e os desafios que ainda enfrentamos”.

A programação incluiu apresentações e discussões sobre as melhores práticas para a segurança no transporte rodoviário de cargas. E além das apresentações, foi realizada uma Reunião de Trabalho em que foram alinhados os próximos passos para fortalecer ainda mais as iniciativas de segurança.

“Foi uma reunião riquíssima em termos de informação e trocas. Tratamos da criação de uma política nacional de combate ao roubo de cargas, abordamos a necessidade da integração e cooperação entre os entes públicos dos três níveis de governo, da necessidade de maior agravamento penal de receptação, do uso criminoso do Jammer, do saque de cargas e da cassação de CNPJ de empresas envolvidas em roubo de cargas em nível federal”, enumerou Natali, fazendo questão de pontoar que a troca de informações e experiências entre os profissionais do setor é fundamental para o aprimoramento das estratégias de combate a este, que é um dos maiores desafios do segmento.

 Assessora de Imprensa - Anna Carolina Passos

Regulamentação da reforma tributária começa a tramitar no senado

Notícias 17 de outubro de 2024

Depois de acertar cronograma com Pacheco, relator da proposta na CCJ deve apresentar plano de trabalho na quarta-feira

Passados mais de 90 dias da aprovação na Câmara dos Deputados, o principal projeto de lei complementar (PLP) de regulamentação da reforma tributária começará a tramitar de fato no Senado na quarta-feira (16), com a apresentação do plano de trabalho pelo relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na segunda-feira (7), Braga alinhou o cronograma com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, (PSD-MG) e com Davi Alcolumbre (União-AP), que comanda a CCJ, onde a proposta será votada.

Na terça-feira (8), o relator recebeu em seu gabinete o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e Bernard Appy, secretário extraordinário da reforma tributária. Além da dupla, a reunião contou com representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

No encontro, Braga apresentou à equipe econômica o calendário, que prevê duas audiências públicas por semana para chegar com o relatório fechado na última semana de novembro. No cronograma de Braga, a votação no plenário ocorrerá, no mais tardar, na primeira semana de dezembro.

Ao Valor, Appy disse estar otimista quanto à aprovação do PLP 68 ainda este ano. Comentou que é preciso respeitar o tempo político, mas sentiu boa disposição do relator em relação ao calendário.

Segundo o secretário, o Ministério da Fazenda está fazendo uma “varredura” no PLP 68/24 para sugerir mudanças ao relator. Appy ressaltou, porém, que a decisão final é .

Do ponto de vista técnico, a pasta seguirá apoiando o trabalho dos parlamentares, como foi feito durante a apreciação da emenda constitucional da reforma tributária. Foi recriado o grupo técnico com integrantes dos fiscos federal, estaduais e municipais, com especialistas em análise jurídica e em quantificação. Esses técnicos discutem, entre outros temas, a metodologia de cálculo da alíquota-padrão e das alíquotas dos regimes específicos.

Na atual etapa das discussões, foi criado um grupo específico para discutir o “split payment”, que é a base tecnológica da reforma. É o sistema que vai recolher os impostos, calcular créditos e débitos, e distribuir as receitas entre União, estados e municípios. Esse grupo pretende iniciar esta semana as conversas com o setor privado. Bancos e empresas de tecnologia são os principais interlocutores.

Para começar a tramitar de fato no Senado, o governo precisou retirar o regime de urgência constitucional do projeto. A ideia de aprovar em até 45 dias após a votação na Câmara contava com o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), mas teve resistência da ampla maioria dos senadores.

Mesmo com o impasse, Braga alinhou com Pacheco e Alcolumbre que irá procurar Lira após a apresentação do plano de trabalho na quarta-feira (16). A ideia do senador é estabelecer uma linha direta de interlocução com a Câmara, a exemplo do que aconteceu na análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que instituiu o novo sistema tributário, com o objetivo de construir um texto consensual entre as duas Casas.

De acordo com interlocutores de Lira, a expectativa é que, assim que o texto avançar no Senado, haja uma reunião envolvendo representantes das duas Casas para corrigir eventuais divergências e alinhar um texto final para ser aprovado novamente pelos deputados ainda neste ano.

Fonte: NTC&LOG

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