Notícias
Filtrar Notícias
Jovem atleta do Polo Olímpico SEST SENAT de Taubaté (SP) é campeã brasileira de taekwondo
Notícias 19 de setembro de 2024
A jovem atleta de taekwondo Larissa Torino, de 11 anos, sagrou-se campeã no último dia 15 de setembro do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024, o principal da modalidade no país. Integrante do Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP) desde o início deste ano, ela garantiu a medalha de ouro na categoria infantil até 12 anos no torneio realizado em Lauro de Freitas (BA). Com essa vitória, a atleta somou pontos importantes para o ranking nacional e está em busca de uma vaga na seleção brasileira.
Para Larissa, que começou na vida de atleta aos 5 anos, essa conquista foi a realização de um sonho: “É uma mistura de sentimentos, pois foi um trabalho de muitos anos para chegar a um campeonato tão desejado. Mas, sem dúvida, o maior sentimento é a felicidade por ter conseguido ser campeã brasileira", declarou.
Além da preparação física, os acompanhamentos psicológico e nutricional, realizados na unidade do SEST SENAT de Taubaté (SP), foram essenciais para o desempenho e amadurecimento da atleta, proporcionando uma preparação mais sólida e eficiente. “O taekwondo me ensina, além de lutar, lições de vida como integridade, perseverança, autocontrole, espírito indomável e coragem... Ah, eu sou muito corajosa”, finaliza Larissa.
Com o título, a jovem garantiu vaga no Grand Slam Nacional de 2025, evento que selecionará os integrantes da seleção brasileira, e sonha em disputar os Jogos Olímpicos no futuro. Além de Larissa, o técnico dela, Diego Batista, que atua na unidade Taubaté, conquistou a medalha de bronze na categoria Master 1, consolidando a equipe do SEST SENAT como uma das mais fortes da modalidade.
A diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, celebra o desempenho dos atletas e destaca a importância do apoio institucional oferecido por meio do projeto. “Buscamos desenvolver iniciativas que impactam positivamente a sociedade. Projetos como esse têm sido fundamentais para o desenvolvimento de jovens como Larissa e são ferramentas poderosas de transformação e inclusão”, afirmou a diretora.
A equipe de Taubaté comemora as conquistas e continua a preparação dos atletas com foco nos próximos desafios, como a Copa do Brasil, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro, e o Grand Slam 2025, no início do próximo ano.
Polo Olímpico
Larissa faz parte do Projeto Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP), iniciado em 2016 no município, com o objetivo social de revelar novos talentos e apoiar o desenvolvimento de jovens da região. O projeto conta atualmente com 150 atletas de taekwondo e judô e tem sido beneficiado, desde o ano passado, pelo Edital de Esportes do SEST SENAT, que oferece apoio financeiro para compra de materiais, equipamentos, inscrições e viagens dos atletas.
O treinador Diego Batista destaca a importância de trabalhar o atleta de forma integral, abrangendo os aspectos físico e emocional. “O projeto oferece toda a estrutura necessária para a preparação dos atletas, incluindo um excelente local de treino e acompanhamento com profissionais de fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física e odontologia", explica.
Desde a sua implementação na cidade paulista, o projeto tem levado o nome do SEST SENAT a competições nacionais, acumulando importantes conquistas. Em 2024, o projeto já contabiliza um total de 57 medalhas, sendo 27 de ouro.
Ao todo, 66 unidades do SEST SENAT no Brasil oferecem atividades esportivas por meio do Edital de Esportes, voltadas para trabalhadores do setor de transporte, seus dependentes e a comunidade em geral. Para participar, basta comparecer à unidade operacional mais próxima e se informar sobre os requisitos de inscrição, que variam de acordo com a realidade de cada região.
Fonte: CNT
Mais uma rodada de conhecimento de alto nível no Café com Negócios da Comjovem-ES
Notícias 19 de setembro de 2024
Depois de seguro de cargas, redução tributária, prevenção e combate ao roubo de cargas e liderança, o Café com Negócios da Comjovem-ES mirou em Lei de Proteção de Dados e inteligência artificial. Nesta quarta-feira, 18 de setembro, o coordenador, Roberto Fabiani, e os vice-coordenadores Filipe Cortes e Alexandre Pezzin receberam transportadores na edição LGPD e AI – Como a Tecnologia pode Melhorar o Resultado da sua Operação. Representantes da Service Logic, Rodrigo Goronci e Rodrigo Marchese foram os palestrantes do encontro que bebe na fonte do conhecimento.
Superintendente do Transcares, Mario Natali elogiou a escolha do tema, defendendo as abordagens como dois dos principais assuntos do momento no mercado. Fabiani pegou carona na fala do dirigente mas foi além, argumentando a preocupação dos integrantes da comissão em sempre escolher discussões atuais e que sejam capazes de agregar valor à realidade dos transportadores capixabas.
“Não é fácil engajar o outro, buscar na infinidade de assuntos que temos à nosso dispor aqueles que sejam de interesse do coletivo. Mas eu gosto de ressaltar que conhecimento nunca é demais! E não se trata apenas de conhecimento, mas também de network e troca de experiências. Esse é o diferencial da Comjovem! Quem está aqui vai conosco vai partilhar de um conhecimento que a internet não oferece”, argumentou.
Outro ponto de harmonia total no discurso entre Natali e Fabiani foi no tocante aos fundamentos da Comissão de Jovens Empresários e Executivos, perpetuação dos negócios e perenidade das empresas. “O mercado está cada vez mais competitivo e todo mundo busca preço. Mas nem só de preço vive nosso negócio, precisamos de algo a mais, e é justamente esse algo a mais que a comissão se propõe a oferecer”, completou o coordenador.
LGPD e IA
A Service Logic é uma “software house” que atua desde 2009 no desenvolvimento de sistemas web e mobile provendo soluções em gestão e inovação para o segmento de transporte e logística. Ou seja, ela é uma empresa que se especializou no TRC e cujas funcionalidades estão sendo desenvolvidas usando a inteligência artificial. “Além de nos propiciar mais velocidade e segurança para trabalhar com alto volume de dados, temos tido resultados satisfatórios”, destacou Goronci, chamando a atenção do público para o fato de que o ChatGPT é apenas um dos muitos braços da IA.
E do outro lado da mesma moeda está a LGPD, com suas regras de respeito e cuidado com as informações das pessoas. “Vivemos a era dos dados. Temos a nosso dispor muita informação, sejam elas de motoristas e clientes, e mais do que nunca precisamos conhecer e seguir as regras. E é exatamente isso o que estamos fazendo e viemos mostrar: como viver num mundo altamente tecnológico e regido por uma lei de proteção de dados, e extrair o melhor resultado desse cenário”, finalizou o executivo da empresa.
Rachel Freixo no Almoço Executivo: “Não podemos subestimar a reforma, nem permitir que ela nos pare”
Notícias 19 de setembro de 2024
Um novo Almoço Executivo acaba de ser realizado no Transcares e para além do cardápio, o que agradou o público foram as palavras da subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo. Uma das convidadas especiais do presidente, Luiz Alberto Teixeira, ela jogou luz à Reforma Tributária, um dos temas que não sai da pauta do TRC, e defendeu que apesar dos desafios iminentes ela trará possibilidades. A edição do mês aconteceu na terça-feira, 10 de setembro, no Salão de Eventos.
Além de Rachel, Teixeira e os diretores Marco Zon, Leandro Teixeira, Ronaldo Salles de Sá e Jonas Lorencini, e o vice-coordenador da Comjovem-ES Alexandre Dezin também receberam o delegado de Polícia Federal Márcio Greiko e o agente Hélio de Carvalho, que foi um dos palestrantes do Fórum de Roubo de Cargas, em julho, a gerente do Sest Senat da Serra, Fernanda Amabili, o candidato a prefeito de Anchieta Marcos Assad, e o diretor-presidente da Aec (Associação Empresarial de Cariacica), Wagner Cantarela. E a lista de convidados foi completa com os representantes de empresas mantenedoras Bruno Dalla (Valora/Daycoval), Claudio Merlo (Transeguro), Rogério Soares (Provider) e Mônica Porto (Neo Count) .
Em um breve pronunciamento, Rachel admitiu que a Reforma Tributária “assusta, e com razão!”, que a simplificação não foi seu objetivo principal, que ela retoma assuntos já superados e que o Transcares precisa se manifestar enquanto entidade. “Principalmente porque quando vocês se posicionam mostram o trabalho enquanto entidade representativa do segmento”.
No entanto, ela destacou, é possível transformar o desafio em potencialidade. Como? Olhando para as planilhas de custo das empresas de uma outra maneira. “Existem muitos custos envolvidos na operação de uma transportadora e por mais que os tributos impactem fortemente, eles não são os únicos. A reforma traz a oportunidade de vocês olharem para as linhas de suas planilhas de custo e fazerem com que elas fiquem mais competitivas”, defendeu.
Ainda segundo ela, um dos principais movimentos dessa “transformação” é a aceleração do processo de descarbonização porque proporcionará uma vantagem competitiva às empresas. “O uso de veículos menos poluentes será um fator a mais de competitividade daqui para frente, por isso o coloco como importante ação à Reforma Tributária. Não podemos subestimar a reforma, mas também não podemos permitir que ela nos pare. Precisamos focar em trabalho e eficiência”, concluiu Rachel Freixo.
Prato da Boa Lembrança
Rachel, Fernanda Amabili, do Sest Senat, os policiais federais Márcio Greiko e Hélio de Carvalho e o candidato a prefeito de Anchieta Marcos Assad voltaram para casa naquele dia com o Prato da Boa Lembrança, mimo que o presidente Luiz Alberto Teixeira entrega a convidados do Almoço.
Fonte: Assessora de Imprensa Anna Carolina Passos
Impactos da reforma tributária na infraestrutura são debatidos em audiência pública no Senado
Notícias 18 de setembro de 2024
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nesta quarta-feira (18), de audiência pública no Senado Federal sobre a regulamentação da reforma tributária, cujo objetivo foi discutir os impactos das mudanças tributárias na infraestrutura brasileira. O debate ocorreu durante a 48ª reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), conduzida pelo senador Izalci Lucas (PL/DF), coordenador do Grupo de Trabalho que trata do tema.
A Confederação foi representada pela consultora tributária Alessandra Brandão, que participou da primeira mesa de discussão. Ela destacou a necessidade de ampliar o diálogo sobre medidas que afetam o setor de transporte e a economia, citando como exemplo as transportadoras brasileiras contratadas por exportadoras nacionais.
Segundo Alessandra, atualmente o transporte internacional de cargas é isento de PIS, Cofins e ICMS, tanto para exportação quanto importação. No entanto, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 propõe tributar as empresas brasileiras que contratarem transportadores nacionais, o que, segundo ela, contraria o princípio da reforma, que é desonerar as exportações. A consultora alertou que essa mudança pode gerar concorrência desleal, favorecendo transportadores de países vizinhos com custos mais baixos devido às diferenças tributárias.
Alessandra também apontou outras preocupações com o PLP nº 68/2024. Um dos pontos citados é a redação que isenta o transporte urbano metropolitano do IVA, mas deixa de fora o transporte suburbano, utilizado em alguns municípios. Ela sugeriu a inclusão da palavra "suburbano" no projeto para evitar essa exclusão. Outro ponto levantado foi a necessidade de manter as alíquotas reduzidas para o transporte rodoviário e ferroviário intermunicipal e interestadual de passageiros, já que esses segmentos operam com regimes de taxas diferenciadas e são serviços públicos essenciais.
Além disso, a consultora tributária mencionou o desafio enfrentado pelas locadoras de veículos, que precisam de maior equilíbrio nas alíquotas de compra e venda para evitar variações nas taxas ao longo do tempo. "As locadoras de veículos não eram contribuintes de ICMS e ISS, mas, se passarem a ser, a alíquota entre a compra e a venda pode oscilar", explicou.
Temas importantes para o setor transportador, como o reequilíbrio cautelar e a manutenção de regimes especiais – o REB (Registro Especial Brasileiro), por exemplo –, também foram discutidos pelos participantes da audiência pública.
Participaram da mesma rodada de debate o diretor-presidente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Davi Barreto; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia; o diretor-presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Marco Barcelos; e o diretor da MoveInfra, Márcio Alabarce.
Outras audiências ainda serão realizadas pelo grupo de trabalho da CAE. O senador Izalci Lucas (PL/DF) deve entregar seu relatório com sugestões de alterações ao senador Eduardo Braga (MDB/AM) no mês de outubro.
Fonte: CNT
Autoridades abrem solenidade de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024
Notícias 18 de setembro de 2024
Uma das mais importantes honrarias do setor de transporte de cargas, a Medalha de Mérito do Transporte NTC, foi concedida a oito personalidades em reconhecimento por suas contribuições à melhoria do setor de transporte de cargas no Brasil. Realizada pela NTC&Logística na noite dessa terça-feira (17), em Brasília, a 36a edição da condecoração reuniu autoridades federais, representantes do setor, empresários, gestores e especialistas.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao lado do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e do anfitrião, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi. “Hoje, comemoramos os 61 anos da NTC&Logística. A Medalha reconhece a atuação de quem mantém a atividade de transporte e logística com responsabilidade, criando empregos, transportando a produção nacional e assegurando o pleno abastecimento do país”, ressaltou Eduardo Rebuzzi.
O presidente do Sistema Transporte aproveitou a ocasião para reforçar pautas importantes para o transporte rodoviário de cargas que estão na agenda da CNT (Confederação Nacional do Transporte), como a desoneração da folha de pagamento e o combate ao roubo de cargas. “Cabe a nós, representantes do setor, atuarmos junto aos Poderes da República, para resguardar os interesses do setor de transporte e logística, bem como buscarmos investimentos em soluções para reduzir a quantidade de roubos de cargas no transporte”, ressaltou Vander Costa, lembrando que, recentemente, discutiu a questão da segurança com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente da República ressaltou a importância do setor e a escolha da data para a entrega da Medalha. “Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia do Transportador Rodoviário de Cargas. Esse é um dos setores que mais emprega, faz a riqueza circular pelo país e integra nossas dimensões continentais”, destacou Geraldo Alckmin, que foi agraciado com a Medalha quando era governador do estado de São Paulo.
Além do presidente Vander Costa, a condecoração, que tem o apoio institucional do Sistema Transporte, contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e da diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart. Os três já foram condecorados com a Medalha do Mérito do Transporte NTC em edições anteriores da premiação. O evento também foi prestigiado pela diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.
Entre os agraciados deste ano, estavam dois vice-presidentes da CNT: Ana Carolina Ferreira Jarrouge, diretora da Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas), e Daniel Luis Carvalho Bertolini, diretor da Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e Passageiros).
Condecorados com a Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024:
Ana Carolina Ferreira Jarrouge – presidente executiva do Setcesp e diretora da CNT na Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas).
Antonio Luis da Silva Júnior (Toninho da Tora) – diretor da Tora Transportes (MG), presidente do Setcemg, conselheiro fiscal da Fetcemg e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Lotação.
Daniel Luis Carvalho Bertolini – diretor do Grupo Bertolini (AM), primeiro vice-presidente da Fetramaz, membro da diretoria do Sindicarpa, vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte da Amazônia e diretor da CNT na Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros).
Gylson Ribeiro da Silva – vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Produtos Farmacêuticos e diretor de Especialidade para o Transporte de Produtos Farmacêuticos do Setcesp.
Hélio Camilo Marra – diretor do Grupo PHD Transporte, Logística e Agronegócio (DF), presidente do Sindibras, membro da diretoria da Fenatac e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Agronegócio.
Humberto Lopes de Sousa – diretor da Transporte Mafrense Logística e Armazenagem (PI), presidente do Sindicapi, segundo secretário da Fetranslog, conselheiro do SEST SENAT do Piauí e vice-presidente regional da NTC&Logística para o estado do Piauí.
Joel Sebastião Roberto Jaloto – presidente e fundador da Jaloto Transportes (PR) e vice-presidente do Setcamar.
Luiz Ricardo Nogueira Lobo – diretor da MTD Transportes (RJ) e diretor da Fetranscarga.
Fonte: CNT
Autoridades abrem solenidade de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024
Notícias 18 de setembro de 2024
Uma das mais importantes honrarias do setor de transporte de cargas, a Medalha de Mérito do Transporte NTC, foi concedida a oito personalidades em reconhecimento por suas contribuições à melhoria do setor de transporte de cargas no Brasil. Realizada pela NTC&Logística na noite dessa terça-feira (17), em Brasília, a 36a edição da condecoração reuniu autoridades federais, representantes do setor, empresários, gestores e especialistas.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao lado do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e do anfitrião, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi. “Hoje, comemoramos os 61 anos da NTC&Logística. A Medalha reconhece a atuação de quem mantém a atividade de transporte e logística com responsabilidade, criando empregos, transportando a produção nacional e assegurando o pleno abastecimento do país”, ressaltou Eduardo Rebuzzi.
O presidente do Sistema Transporte aproveitou a ocasião para reforçar pautas importantes para o transporte rodoviário de cargas que estão na agenda da CNT (Confederação Nacional do Transporte), como a desoneração da folha de pagamento e o combate ao roubo de cargas. “Cabe a nós, representantes do setor, atuarmos junto aos Poderes da República, para resguardar os interesses do setor de transporte e logística, bem como buscarmos investimentos em soluções para reduzir a quantidade de roubos de cargas no transporte”, ressaltou Vander Costa, lembrando que, recentemente, discutiu a questão da segurança com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente da República ressaltou a importância do setor e a escolha da data para a entrega da Medalha. “Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia do Transportador Rodoviário de Cargas. Esse é um dos setores que mais emprega, faz a riqueza circular pelo país e integra nossas dimensões continentais”, destacou Geraldo Alckmin, que foi agraciado com a Medalha quando era governador do estado de São Paulo.
Além do presidente Vander Costa, a condecoração, que tem o apoio institucional do Sistema Transporte, contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e da diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart. Os três já foram condecorados com a Medalha do Mérito do Transporte NTC em edições anteriores da premiação. O evento também foi prestigiado pela diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.
Entre os agraciados deste ano, estavam dois vice-presidentes da CNT: Ana Carolina Ferreira Jarrouge, diretora da Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas), e Daniel Luis Carvalho Bertolini, diretor da Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e Passageiros).
Condecorados com a Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024:
Ana Carolina Ferreira Jarrouge – presidente executiva do Setcesp e diretora da CNT na Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas).
Antonio Luis da Silva Júnior (Toninho da Tora) – diretor da Tora Transportes (MG), presidente do Setcemg, conselheiro fiscal da Fetcemg e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Lotação.
Daniel Luis Carvalho Bertolini – diretor do Grupo Bertolini (AM), primeiro vice-presidente da Fetramaz, membro da diretoria do Sindicarpa, vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte da Amazônia e diretor da CNT na Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros).
Gylson Ribeiro da Silva – vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Produtos Farmacêuticos e diretor de Especialidade para o Transporte de Produtos Farmacêuticos do Setcesp.
Hélio Camilo Marra – diretor do Grupo PHD Transporte, Logística e Agronegócio (DF), presidente do Sindibras, membro da diretoria da Fenatac e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Agronegócio.
Humberto Lopes de Sousa – diretor da Transporte Mafrense Logística e Armazenagem (PI), presidente do Sindicapi, segundo secretário da Fetranslog, conselheiro do SEST SENAT do Piauí e vice-presidente regional da NTC&Logística para o estado do Piauí.
Joel Sebastião Roberto Jaloto – presidente e fundador da Jaloto Transportes (PR) e vice-presidente do Setcamar.
Luiz Ricardo Nogueira Lobo – diretor da MTD Transportes (RJ) e diretor da Fetranscarga.
ES vai contratar 72 brigadistas para atuar no combate às queimadas
Notícias 18 de setembro de 2024
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai contratar 72 brigadistas temporários, que atuarão nas unidades de conservação (UCs) e nas áreas ao redor, no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal
Além disso, um novo sistema de monitoramento em tempo real será implementado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), através da Central de Monitoramento de Florestas (CMF) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).
“O Iema segue no trabalho de preservar nossa biodiversidade. Estamos vivendo um período seco e de intenso calor, onde qualquer faísca pode se transformar em tragédia. É essencial que todos nós façamos nossa parte e evitemos qualquer tipo de queimada. Não é só uma floresta que queima, é o nosso futuro”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada.
A nova ferramenta permitirá a vigilância contínua de toda a vegetação do Estado e ajudará na rápida detecção de focos de incêndio.
“O sistema Brasil Mais ampliará nossa capacidade de monitoramento. Atualmente, cobrimos 15% do território, mas agora, teremos 100% de cobertura em tempo real, o que é essencial em um cenário onde mais de cinco mil hectares já foram queimados e com 71 municípios em situação crítica de estiagem”, afirmou o governador Renato Casagrande durante coletiva de imprensa na sede do Idaf.A nova ferramenta tem o potencial de detectar desmatamento ilegal e focos de incêndio em áreas a partir de 9 metros quadrados, o que facilita uma intervenção rápida.
“Essa tecnologia é um divisor de águas. Vai permitir que o Espírito Santo seja mais ágil na proteção de nossas florestas e no combate ao fogo, garantindo uma resposta mais eficaz”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni.Ele destacou ainda que o sistema ajudará no acompanhamento de projetos de reflorestamento, monitorando a recuperação das áreas desmatadas ao longo dos anos.
Além do monitoramento diário e da emissão de alertas, o sistema será uma peça-chave na gestão ambiental do Estado, permitindo que os gestores tenham dados detalhados sobre as condições do solo, identificando mudanças e fornecendo informações valiosas para a criação de políticas públicas focadas nas mudanças climáticas.
De acordo com o diretor do Idaf, Leonardo Monteiro, a Central de Monitoramento de Florestas, que já realiza levantamentos mensais sobre desmatamento e queimadas, será fundamental para a operação do novo sistema.
“Somos pioneiros no Brasil com essa estrutura. Nenhum outro estado possui um centro com a mesma qualidade e precisão de dados que estamos alcançando. Essa nova ferramenta vai fortalecer nosso trabalho de fiscalização e combate ao desmatamento”, explicou.Durante a coletiva, Casagrande também anunciou a contratação de máquinas para a construção de aceiros, importantes para evitar a propagação do fogo nas UCs. Mário Louzada, diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), alertou para o papel crucial da população neste cenário.
“Estamos em um período de seca e calor intenso. É fundamental que cada um faça sua parte para evitar queimadas, porque não é só uma floresta que se perde, mas o futuro de todos”, pontuou.
Copom decide nesta quarta se eleva juros básicos da economia
Notícias 18 de setembro de 2024
Com possibilidade de divisão entre os membros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira (17) se mantém ou eleva a taxa básica de juros, a Selic. A recente alta do dólar e o impacto da seca sobre o preço de energia e alimentos trouxeram a indefinição se o colegiado subirá os juros básicos pela primeira vez em mais de dois anos.
No comunicado da última reunião, no fim de julho, o Copom informou que o cenário econômico dentro e fora do Brasil exige cautela. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve subir 0,25 ponto percentual nesta reunião e encerrar 2024 em 11,25% ao ano.
Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão. A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões, de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, no menor nível desde fevereiro de 2022.
Inflação
Na ata da reunião mais recente, o Copom informou que avaliava uma elevação nos juros por causa da valorização do dólar e do aumento dos gastos públicos. Os membros do colegiado afirmaram que o momento é “ainda de maior cautela e de acompanhamento diligente dos condicionantes da inflação”.
De acordo com o último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2024 subiu de 4,22% há quatro semanas para 4,35%. Isso representa inflação cada vez mais próxima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3% para este ano, podendo chegar a 4,5% por causa do intervalo de tolerância de 1,5 ponto.
Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou negativo em 0,02%, a primeira deflação desde junho de 2023. O alívio, no entanto, é temporário.
A inflação ficou negativa em agosto por causa da queda dos preços de energia, que subirão a partir de setembro por causa da bandeira tarifária vermelha. Além disso, na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que a seca prolongada terá impacto no preço dos alimentos. Na ocasião, o ministro defendeu que o choque de oferta de alimentos não seja resolvido por meio de juros.
Nos últimos meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos e os serviços têm puxado a inflação. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,24% em 12 meses, dentro da meta para 2024, mas próximo do teto.
Taxa Selic
A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.
Meta
Para este ano, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas também são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância.
No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2024 em 4%, mas a estimativa foi divulgada antes da alta do dólar e do impacto da seca prolongada. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.
Fonte: Agência Brasil/ SETCESP
ANTT lança Prêmio Destaques 2024 para reconhecer iniciativas de excelência no setor de transportes terrestres
Notícias 18 de setembro de 2024
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou oficialmente, nesta terça-feira (17/9), a realização do Prêmio ANTT – Destaques 2024. O objetivo da segunda edição da premiação é incentivar iniciativas inovadoras e reconhecer ações que impactem positivamente o setor regulado pela Agência. A cerimônia de premiação, marcada para o dia 10 de dezembro de 2024, será o ponto alto de um processo que visa dar visibilidade a práticas exemplares no setor de transportes terrestres. A portaria que autoriza e traz todas as informações detalhadas sobre o prêmio está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U).
Premiação vale também para empresas de transporte rodoviário de cargas
Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, explicou que o prêmio visa promover o benchmarking entre concessionárias de rodovias, ferrovias e empresas de transporte de passageiros e cargas, estimulando boas práticas e a busca por eficiência. A iniciativa está diretamente relacionada com o PROREV, programa criado na ANTT cujo foco é promover e provocar as 3 revoluções: regulatória, tecnológica e comportamental na ANTT, com projetos, iniciativas e ações estruturadas para transportar a Agência a um novo patamar de atuação.
“Concessionárias e empresas vencedoras poderão, a partir da premiação, servir de referência para outras no mercado, fomentando um ambiente competitivo e saudável no transporte terrestre brasileiro”, explicou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
Para o diretor da ANTT Luciano Lourenço, idealizador do Prêmio Destaques ANTT, o foco está, entre outras coisas, reconhecer e premiar medidas de destaque que promovam melhorias nas áreas de segurança, inovação, sustentabilidade e atendimento ao usuário. “O Prêmio ANTT Destaques 2024 reafirma o compromisso da Agência com a melhoria contínua dos serviços de transportes terrestres no Brasil, estimulando as empresas a adotarem iniciativas inovadoras e sustentáveis, que não só aprimorem suas operações, mas também gerem benefícios diretos aos usuários e à sociedade”, reforçou Lourenço.
A iniciativa conta com a parceria de entidades como a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT). “Essa segunda edição promete consolidar o Prêmio como um dos mais importantes incentivos à qualidade e à inovação dentro do setor de transportes regulados pela ANTT”, celebrou o diretor da ANTT Luciano Lourenço.
Estrutura do Prêmio
A premiação será dividida em seis classes, com várias categorias em cada uma delas, abrangendo diferentes setores do transporte terrestre, sendo que muitas dessas categorias são comuns ao setor de rodovia e ferrovia:
Concessionárias de Rodovias Destaques 2024: Reconhecimento de boas práticas nas áreas de gestão de obras, eficiência energética, sustentabilidade ambiental, segurança viária, entre outras.
Destaques Regulatórios 2024 – Rodovias: Premiação em categorias de Ouro, Prata e Bronze para as concessionárias rodoviárias que se destacarem em boas práticas regulatórias e operacionais.
Concessionárias de Ferrovias Destaques 2024: Prêmios para ações inovadoras e de impacto em áreas como inovação tecnológica, engenharia, interação com a sociedade e segurança ferroviária, entre outras.
Destaques Regulatórios 2024 – Ferrovias: Semelhante ao prêmio para rodovias, as concessionárias ferroviárias serão reconhecidas com troféus de Ouro, Prata e Bronze.
Transporte Rodoviário Regular Interestadual de Passageiros Destaques 2024: Empresas de transporte de passageiros serão avaliadas em três categorias (TRIP Nível 1, 2 e 3), de acordo com a aderência às normas regulatórias.
Transporte Rodoviário de Cargas Destaques 2024: Reconhecerá as melhores práticas no transporte rodoviário de cargas, classificando as empresas em TRC Nível 1, 2 e 3.
Cada categoria premiará a melhor empresa ou concessionária, que receberá um troféu e o direito de utilizar o Selo Prêmio ANTT Destaque em seus materiais de divulgação. Finalistas também receberão menções honrosas.
Cronograma do Prêmio
O processo do Prêmio ANTT – Destaques 2024 seguirá o cronograma abaixo:
Publicação do regulamento e nomeação do comitê organizador: 17 de setembro de 2024.
Abertura das inscrições: 23 de setembro de 2024.
Encerramento das inscrições: 16 de outubro de 2024.
Início da avaliação: 21 de outubro de 2024.
Encerramento da avaliação: 11 de novembro de 2024.
Publicação dos finalistas: 12 a 15 de novembro de 2024.
Cerimônia de premiação: 10 de dezembro de 2024.
Categorias de Avaliação
O regulamento detalha os requisitos para a inscrição nas diferentes categorias, destacando áreas como:
Gestão de Obras e Investimentos: Iniciativas que garantam a entrega eficiente e de qualidade das obras reguladas pela ANTT.
Eficiência Energética: Medidas que promovam o uso sustentável e eficiente de energia nas concessões.
Sustentabilidade Ambiental: Ações voltadas para a proteção do meio ambiente, mitigação de impactos e conservação da biodiversidade.
Inovação e Tecnologia: Soluções tecnológicas e inovadoras que aumentem a qualidade e segurança nas operações.
Segurança Viária: Programas e ações que busquem a redução de acidentes nas vias concessionadas.
Critérios de Avaliação
Para a Categoria de Segurança Viária e as classes de Destaques Regulatórios, as empresas não precisarão inscrever projetos, pois a premiação será baseada em indicadores objetivos coletados pela ANTT. Para as demais categorias, as concessionárias poderão submeter projetos de destaque implementados em 2024, sendo permitida a inscrição de uma medida por categoria.
Diretrizes para submissão e seleção
A submissão deve ser feita eletronicamente até o dia 16 de outubro de 2024, utilizando o formulário disponível no site https://premiodestaques.antt.gov.br.
>>> Acesse aqui o site para preencher o formulário e participar do prêmio <<<
Além de ser um pré-requisito para concorrer nas categorias estabelecidas, as concessionárias precisam anexar materiais como vídeos, áudios e gráficos que ilustrem as medidas apresentadas. Ao enviar o formulário, as empresas aceitam todas as regras do regulamento e a ANTT reserva-se o direito de verificar a veracidade das informações.
Critérios de Seleção
As medidas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
- Impactos Positivos: Resultados benéficos gerados pela medida, de acordo com as especificidades das categorias de participação.
- Replicabilidade: A capacidade da medida ser implementada por outras concessionárias.
- Eficiência de Recursos: Avaliação do uso otimizado de recursos financeiros, humanos e materiais.
- Inovação: Originalidade e uso de novas tecnologias, mesmo que a medida não seja inédita.
Cada critério será avaliado por membros do Comitê Julgador, com notas de 1 a 10, e a vencedora será determinada pela soma das pontuações de cada critério, divididas pelo respectivo número de membros avaliadores do Comitê Julgador, consagrando-se vencedora a que obtiver a maior nota final.
Desempate e casos especiais
Em caso de empate, será analisado se a medida supera as obrigações contratuais da concessionária. Se o empate persistir, um membro da SUROD ou SUFER terá a palavra final. Para a categoria de “Segurança Viária”, a ANTT utilizará indicadores técnicos para definir as vencedoras.
Premiação
As concessionárias vencedoras receberão um troféu e o direito de usar o “Selo Prêmio ANTT” em materiais de divulgação. Os resultados serão publicados até o dia 15 de novembro de 2024 e a cerimônia de premiação ocorrerá em 10 de dezembro de 2024, na sede da ANTT, em Brasília. Nessa ocasião, os vencedores terão espaço para um breve relato sobre as medidas de destaque e as demais finalistas receberão menções honrosas.
Além disso, as vencedoras do Prêmio ANTT Destaques nas classes de “Transporte Rodoviário Regular de Passageiros” e “Transporte Rodoviário de Cargas” serão selecionadas com base em indicadores próprios, que consideram dentre outros, aspectos operacionais e de responsabilidade social, como envio de dados no Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip) para passageiros e a contratação de mulheres caminhoneiras e a taxa de turnover nas empresas para cargas.
A premiação dessas classes será realizada a partir da base de dados da Agência e as 10 melhores empresas de cada categoria serão anunciadas como finalistas e a mais bem colocada será premiada com um troféu.
Por fim, as empresas vencedoras poderão ser convidadas a participar de eventos e missões técnicas organizadas pela ANTT, para disseminar as boas práticas identificadas no prêmio.
Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT/ SETCESP
Petrobras estuda reduzir preço de combustíveis
Notícias 18 de setembro de 2024
A Petrobras estuda reduzir o preço dos combustíveis nos próximos dias, de forma a alinhar mais os valores aos preços internacionais, que estão mais baixos que o da empresa, dizem duas fontes a par do assunto.
Os cálculos já estariam sendo feitos, e a ideia é que a medida tenha efeito na inflação calculada pelo IPCA deste ano, que segue mais próxima do teto da meta do Banco Central (BC). Já existia uma discussão na estatal anterior à reunião do Copom de hoje, que definirá a taxa de juros — com provável aumento de 0,25 ponto, para 10,75% ao ano. A ideia seria fazer o anúncio após a divulgação da Selic pelo comitê, como forma de sinalizar que, apesar da alta da Selic, há um movimento favorável à queda de preços na economia, apurou o Valor.
Procurada para se manifestar, a companhia diz que não antecipa decisões de mudanças em preços.
Para a formação dos preços de combustíveis, a Petrobras utiliza uma nova política desde maio de 2023 com variáveis que não são totalmente abertas ao mercado, o que vem sendo criticado desde então pode agentes do setor pela falta de transparência. Antes disso, a companhia era alinhada à paridade de importação.
Dados de inflação desta semana mostram que a mediana do relatório Focus para o IPCA de 2024 subiu pela nona semana consecutiva, de 4,30% para 4,35%, aproximando-se de forma mais rápida do teto da meta, de 4,50%. Um mês antes, o índice estava em 4,22% no ano.
Na tomada de decisão da Selic, é preciso considerar que atividade econômica permanece robusta, e o mercado já trabalha com uma reaceleração da inflação em setembro, com a inflação de 12 meses de novo superando o teto da meta
Fonte: Valor Econômico/ SETCESP
Locação de frota pesada cresce no Brasil e é opção para empresas de transporte
Notícias 17 de setembro de 2024
As empresas brasileiras de transporte RODOVIáRIO de cargas vêm, gradualmente, aderindo ao sistema de locação de caminhões, visando reduzir custos de manutenção, logísticos, administrativos e fiscais. Modalidade comum no exterior, especialmente nos Estados Unidos e na União Europeia, o aluguel de veículos pesados vem crescendo no Brasil. Tanto que, segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), em 2023, as locadoras registraram um aumento de 38,9% no número de caminhões emplacados, em relação ao ano anterior.
De acordo com o presidente do Secarce e vice-presidente da Fetranslog-NE, Marcelo Maranhão, esta opção já vem sendo utilizada por empresas no Nordeste e também no Ceará, mas é preciso fazer as contas e levar em consideração diversos fatores, como o tipo de trabalho realizado ou o segmento a que a empresa pertence. Lembrou de transportadoras e de uma renovadora de pneus que fazem a locação de caminhões, para poderem focar no seu core business.
Trata-se de um serviço disponível em todo o Brasil, inclusive aqui, no Ceará, já existem algumas transportadoras que têm adotado esse serviço. “Mas, para cada segmento do nosso setor, existem particularidades, e os empresários devem observar se para o seu negócio é melhor alugar, ter frota própria ou até mesmo terceirizar o serviço prestado por meio de caminhoneiros autônomos”, destaca Maranhão.
Várias opções
Quase todas as montadoras brasileiras oferecem essa opção para as transportadoras, por meio de suas concessionárias. “Também existem algumas empresas que realizam a locação de carretas, inclusive para cargas especiais ou longas. Quem, geralmente, opta por esses serviços são aquelas transportadoras que não dispõem de uma infraestrutura de manutenção para atender à frota, em caso de quebras ou acidentes”, afirma o presidente do Setarce.
E lembra que, além disso, não se preocupam com IPVA, seguro e a aquisição dos caminhões. É uma opção válida para algumas empresas de transporte rodoviário de cargas. “Ressalto que a necessidade de crédito necessário para comprar é muito maior do que para alugar. E ainda tem a questão da substituição da frota, como no caso de transporte de combustíveis, em que as distribuidoras não aceitam veículos com mais de dez anos de fabricação”, completa Marcelo Maranhão, destacando que os empresários devem fazer os cálculos e analisar cada caso.
Fonte: NTC&Log
Participe do Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da Comjovem
Notícias 17 de setembro de 2024
As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM (Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística). O evento, que reúne empresários do Transporte RODOVIáRIO de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Tauá Resort Convention, localizado em Alexânia, Goiás, entre os dias 21 e 24 de novembro. É a primeira vez que o evento ocorrerá no Centro-Oeste do Brasil.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza “a relevância do Congresso NTC junto ao Encontro Nacional da COMJOVEM, trazendo conteúdos consistentes e promovendo interação de qualidade. A realização do evento em Goiás, pela primeira vez, é um marco significativo, não só pela importância econômica da região Centro-Oeste, mas por contarmos com a parceria das entidades anfitriãs desse Estado. A participação dos associados da NTC&Logística e dos integrantes da COMJOVEM é essencial para o sucesso do evento e para o desenvolvimento do setor”.
Realizado anualmente, o Congresso NTC – Encontro Nacional da COMJOVEM consolidou-se como ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do TRC, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.
A programação oficial constará de painéis de debates, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Tauá Resort Convention.
Participe do Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Resort ou pelo WhatsApp (62) 3602-1276, usando o Promocode: NTCCOMJOVEM2024. Não perca a chance de participar dessa experiência única. O evento promete ser imperdível.
Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTCCOMJOVEM2024.
Realização: NTC&Logística
Entidade anfitriã: Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística – FENATAC, com o apoio dos Sindicatos filiados.
Patrocinadores: Edenred – Ticket Log Repom; Fenatran; Mercedes-Benz; Speed Max Pneus; TruckPag; Transpocred e Totvs.
Apoio Institucional: Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL); Fundação Memória do Transporte (FuMTran) e Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).
Apoio Logístico: Braspress.
Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTCCOMJOVEM2024.
Fonte: NTC&LOG
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo