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Comjovem-ES discute possibilidades de práticas de redução tributária em mais um Café com Negócios

Notícias 29 de maio de 2024

Uma nova edição do Café com Negócios, da Comjovem-ES, movimentou o Transcares nesta quarta-feira, 29 de maio. E o tema da vez está intimamente ligado a um dos objetivos da comissão – sucessão e perenidade das empresas do segmento. Desta vez, os convidados foram Igor Izoton e Marcelo Mendonça, respectivamente diretor Comercial e diretor de Planejamento Patrimonial da consultoria tributária Hedge l Tax, e eles falaram sobre Planejamento Tributário e Patrimonial no Cenário Político Atual com Foco em Resultados.

Além do coordenador da Comjovem-ES, Roberto Fabiani, e dos vice-coordenadores, Filipe Cortes e Alexandre Denzin, quem também participou da abertura foi o deputado estadual Marcelo Santos. Aproveitando o assunto, o presidente da Assembleia Legislativa falou sobre o modelo de trabalho em que confia e no qual segue, o de diálogo com os setores, e de como isso faz a diferença na segurança jurídica, no ambiente de negócios e no desenvolvimento do Estado. 

Aproveitando a “deixa” de Marcelo, cujas palavras convergiram com o que a Hedge iria abordar, Igor Izoton abriu a palestra explicando a estratégia tributária que eles sugerem e de que forma a ideia surgiu.

“Uma forma de proteger o patrimônio de uma vida inteira de trabalho é a estratégia da internacionalização do mesmo, diversificando negócios e abrindo fora do Brasil. Atendemos cerca de 100 transportadoras e um perfil em comum é o fato dos empresários estarem sempre envolvidos na operação. E se um empresário trabalha a vida toda e acumula patrimônio, como fazer para protegê-lo diante do cenário brasileiro, que inclui instabilidade política e econômica, independente de governo? Esta, portanto, é uma estratégia”.

A seguir, Marcelo Mendonça entrou em cena falando sobre Planejamento Patrimonial Sucessório, alinhavando o tema do evento com a abertura de Marcelo Santos e a fala de Izoton.

“Os objetivos deste planejamento são perpetuidade da estrutura patrimonial e empresarial, manutenção da unidade familiar, definição de sucessores e herdeiros, e economia tributária. Mas, de antemão, quero deixar claro que quem começa esse plano pela economia tributária fere as outras três regras primordiais. Não estou dizendo que é para descartá-la, apenas que ela não pode ser a prioridade, a principal diretriz da empresa. Quem seguir por esse caminho não vai chegar a lugar algum”.

No final do encontro, a certeza de mais um “café recheado de possibilidades de negócios”.

“A edição nos presentou com várias possibilidades de práticas de redução tributária de forma dinâmica. E além de termos contado com a presença de especialistas na área de planejamento tributário, também conseguimos trazer o deputado Marcelo Santos, que mostrou a importância da discussão saudável entre setores público e privado, e também acerca da Reforma tributária”, finalizou Roberto Fabiani. Mais um evento de sucesso para a conta!

 

Digitalização e tecnologia: o caminho para uma gestão moderna e eficiente

Notícias 29 de maio de 2024

Em um mundo onde o ritmo da inovação nunca desacelera, a tecnologia se tornou a força líder, transformando radicalmente a gestão empresarial. As soluções digitais, antes vistas como um extra desejável, agora são essenciais e centrais para as estratégias de gestão em uma ampla gama de setores.

Mas o que realmente significa abraçar a digitalização em sua totalidade? Como podemos navegar nessa onda de mudança para não apenas sobreviver, mas prosperar na era digital? Junte-se a nós nesta exploração fascinante da interseção entre tecnologia e gestão, onde desvendaremos como a inovação está reescrevendo as regras do jogo de negócios.

Neste artigo, mergulharemos na digitalização, descobrindo como ela transforma o cenário empresarial, tornando operações mais eficientes, decisões mais informadas e experiências de cliente excepcionais.

› Estamos na era da transformação digital

› Benefícios da digitalização para empresas

› Estratégias para uma digitalização bem-sucedida

› Sua parceira de inovação no caminho da digitalização

› Seu futuro digital começa aqui

Prepare-se para desbloquear o potencial ilimitado que a tecnologia oferece, guiando sua empresa rumo a um futuro brilhante e inovador.

Estamos na era da transformação digital

Desde os primórdios da revolução industrial, a tecnologia tem sido um motor de mudança para os negócios. No entanto, foi a chegada da internet e, mais tarde, a explosão dos dispositivos móveis, que marcaram o início de uma nova era: a era da digitalização.

Esta era não é caracterizada apenas pelo uso de novas tecnologias, mas pela reinvenção de como os negócios operam, interagem com os clientes e até como concebem produtos e serviços.

A importância da digitalização nos dias de hoje não pode ser subestimada. Vivemos em um mundo onde o consumidor espera interações instantâneas, personalizadas e convenientes com as marcas. Empresas que não conseguem acompanhar estas expectativas rapidamente se veem superadas por concorrentes mais ágeis e inovadores.

Benefícios da digitalização para empresas

Ao abraçar a tecnologia, as organizações desbloqueiam um arsenal de benefícios, desde a automatização de processos até análises de dados profundas e personalização avançada de serviços. No entanto, essa jornada rumo à transformação digital também traz desafios significativos, incluindo questões de segurança de dados e os custos associados à implementação de novas tecnologias.

Vamos juntos explorar os multifacetados benefícios da digitalização para as empresas, destacando as soluções práticas para os obstáculos encontrados, garantindo que a transição para o digital seja tão suave e proveitosa quanto possível.

Automatização de processos

A automação de processos através da digitalização não apenas melhora a eficiência operacional, reduzindo o tempo e os custos, mas também elimina erros humanos, garantindo uma qualidade de serviço superior. Imagine processos de pedido e entrega tão sincronizados que o tempo de espera do cliente seja minimizado ao extremo.

Análise de dados

A capacidade de coletar, analisar e agir com base em grandes volumes de dados transformou completamente a tomada de decisão nas empresas. A análise de dados permite prever tendências de mercado, entender profundamente o comportamento do consumidor e otimizar operações, garantindo uma vantagem competitiva significativa.

Melhoria da experiência do cliente

A personalização é a nova moeda da lealdade do cliente. A digitalização permite que as empresas ofereçam experiências altamente personalizadas, desde recomendações de produtos personalizados até suporte ao cliente adaptado às necessidades individuais, elevando a satisfação e fidelidade do cliente.

Desafios e soluções

Apesar de seus muitos benefícios, a jornada de digitalização não é isenta de desafios. A segurança dos dados se tornou uma preocupação primordial, com empresas lutando para proteger as informações sensíveis dos clientes contra ameaças crescentes. Além disso, o custo e a complexidade da implementação de tecnologias digitais podem ser proibitivos para muitas empresas.

No entanto, existem soluções. Práticas robustas de segurança da informação, incluindo criptografia de dados e autenticação multifator, podem ajudar a mitigar riscos de segurança. Quanto ao custo, soluções baseadas em nuvem oferecem modelos de pagamento conforme o uso, permitindo que as empresas acessem tecnologias de ponta sem investimentos iniciais proibitivos.

Estratégias para uma digitalização bem-sucedida

O sucesso na era digital começa com um plano estratégico sólido. É importante definir objetivos claros para sua transformação digital e mapear um caminho para alcançá-los, considerando tanto as necessidades imediatas quanto as futuras de sua empresa.

A transformação digital é tanto sobre pessoas quanto sobre tecnologia. Se pudermos dar uma dica valiosa, será: capacite sua equipe para as mudanças vindouras e cultive uma cultura que valorize a inovação, a aprendizagem contínua e a adaptação.

Outro ponto importante é escolher as ferramentas e tecnologias certas para as necessidades específicas. Desde sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) até plataformas de análise de dados, a seleção correta pode acelerar a transformação digital e maximizar os benefícios para sua empresa.

Fonte: SETCESP

Ouvi economia? Gekom oferece serviços abaixo da metade do valor de mercado a associados

Notícias 29 de maio de 2024

“Para 81,5% das transportadoras, o que mais pesa no seu custo é o valor gasto com combustível. Por isso, nosso objetivo é proporcionar economia em combustível, levar ao transportador mais competitividade e maior controle e gestão dos abastecimentos de suas frotas, o que vai impactar a sua lucratividade”.

A afirmação acima é de Elso Neto, sócio e diretor de Marketing e Comercial da Gekom  Gestão de Combustível, empresa que agora também faz parte dos mantenedores do Transcares. Descrita como a “única empresa do Brasil que potencializa o desempenho dos gestores no controle e gerenciamento de abastecimento com um custo realmente baixo”, ela chegou e entregando tudo!

Como se sabe, o grande diferencial do Projeto Mantenedores é que essas empresas oferecem aos associados Transcares serviços e produtos a condições diferenciadas. E a Gekom está divulgando suas condições. Transportadoras associadas vão pagar R$ 1.500 – entre implantação do sistema de gestão online e suporte mensal. O valor representa menos da metade do montante praticado no mercado para o segmento.

“Temos um forte compromisso e paixão pela mesma causa, que é fazer a diferença no setor de transportes. E além disso, estamos vendo essa parceria com o Transcares como uma oportunidade para expandir nossa rede de contatos e desenvolver relacionamentos significativos. Sabemos que a Gekom pode fornecer uma experiência valiosa, criando um impacto positivo para as empresas transportadoras”, garante o gestor.

A companhia está de olho nas potencialidades do segmento no Espírito Santo. Segundo Neto, além de  oferecer oportunidades às empresas que buscam diversificar e investir em tecnologia para melhorar suas operações e manter sua competitividade, o Estado tem a seu favor a localização estratégica, a força do modal portuário, que cria novos caminhos para empresas de cargas, e o crescimento dos galpões logísticos. Mas quem desejar crescer, em via de regra, busca economia. Daí o diferencial da empresa focar justamente nas cifras.

“Posso garantir que o fator crucial que nos diferencia no mercado é a economia. Os concorrentes são, na verdade, administradoras financeiras, que encarecem o preço final que o transportador paga por litro de combustível. Na nossa plataforma, a transportadora pode efetuar o pagamento diretamente ao posto, tendo uma economia em torno de 50 centavos, comparado com os cartões de frota”, explica, encerrando com uma previsão otimista. “No Transcares pretendemos alcançar um volume significativo de empresas do setor, que é nosso nicho”.

Saiba mais sobre a Gekom em http://gekom.com.br/

 

 

Fim do prazo: motoristas das categorias C, D e E têm até 30 de maio para realizarem o exame toxicológico

Notícias 28 de maio de 2024

Faltam apenas três dias para o fim do prazo de realização do exame toxicológico. Os condutores das categorias C, D e E com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro têm até 30 de maio para regularizarem a situação. Essa é a última data disponível para a comprovação que o motorista fez o teste. Caso os motoristas não atendam à regulação, eles poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir do dia seguinte ao fim do prazo, 31 de maio.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) tem atuado para conscientizar motoristas a respeito da importância da realização do exame por meio de notificações na Carteira Digital de Trânsito (CDT), campanhas educativas, alertas em redes sociais e com a criação de uma página exclusiva para que condutores consultem se precisam ou não fazer o teste (Confira aqui: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/condutor/consultar-toxicologico).

Infração gravíssima

A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH. A Senatran esclarece que a verificação do cumprimento dos prazos é de responsabilidade dos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal, que poderão aplicar as penalidades previstas com o fim do período regulamentar estabelecido pelo escalonamento de janeiro de 2024.

De acordo com o último levantamento da Senatran, quase 3,3 milhões de motoristas das categorias C, D e E ainda não fizeram o teste obrigatório.
Fonte: SETCESP

Ministro dos transportes participa de fórum sobre infraestrutura com líderes do setor e autoridades do executivo, legislativo e judiciário

Notícias 23 de maio de 2024

 

O ministro Renan Filho é um dos convidados para discutir a retomada do crescimento econômico a partir do estímulo a investimentos em rodovias e ferrovias durante o ABDIB Fórum 2024, que acontece nesta quinta-feira (23), em Brasília. O evento tem também a participação prevista do presidente Lula.

Renan Filho vai integrar o painel Transporte e Logística. Entre os pontos de debate, estarão os impactos da transição energética, o ambiente de negócios no setor de transporte e logística, e questões relacionadas a planejamento, projetos, realismo tarifário, multimodalidade nas concessões, parcerias e licitações.

Durante as discussões, o ministro também deve apresentar um panorama de programas focados em infraestrutura já lançados pelo governo e ações voltadas à implementação da nova estratégia de desenvolvimento.

SERVIÇO

O quê: Painel Transporte e Logística do ABDIB Fórum 2024

Quando: 23 de maio, de 16h20 às 17h20

Onde: Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília-DF

FONTE: MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES (22/05/2024)
REPRODUÇÃO/CANVA
CHAPÉU: INFRAESTRUTURA

Fonte: NTC&LOG

ANTT atualiza versão do aplicativo “ANTT CIDADÃO” com novas funcionalidades

Notícias 23 de maio de 2024

FONTE: ANTT (22/05/2024)
DIVULGAÇÃO / AESCOM ANTT
CHAPÉU: TECNOLOGIA

O aplicativo, que funcionava na versão beta apenas para Android, agora já está disponível também para IOS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta quarta-feira (22/5), a nova versão, com atualização e expansão, do aplicativo “ANTT Cidadão”, que já pode ser atualizado na Play Store para dispositivos Android e agora também pode ser baixada na Apple Store pelos usuários de iOS.

O aplicativo representa um marco para a modernização e acessibilidade aos serviços da ANTT para todos os públicos e serviços regulados/fiscalizados pela Agência, colocando todas as informações sobre transporte de cargas e passageiros, rodovias e ferrovias federais concedidas na palma da mão.

A nova versão foi totalmente atualizada para integrar todos os serviços em uma única plataforma, oferecendo experiência mais intuitiva e eficiente para os usuários. Entre as novidades está, por exemplo, a consulta de placas de ônibus diretamente dentro do app, eliminando a necessidade de redirecionamento para links externos.

Essa funcionalidade permite a verificação do registro de veículos usados no transporte de passageiros, assegurando que estejam devidamente registrados com Certificado de Segurança Veicular (CSV) e Seguro de Responsabilidade Civil válidos.

A consulta tem validade de três horas e é restrita a veículos nacionais, conforme a situação cadastral na base de dados da ANTT.

Funcionalidades do Aplicativo

O “ANTT Cidadão” oferece vários serviços que cobrem diversos aspectos do transporte terrestre no Brasil. Com o aplicativo, os usuários têm acesso às seguintes telas:

  • Passageiros: Informações sobre ônibus internacionais, interestaduais, semiurbanos e de fretamento, além de trens regulares e turísticos.
  • Rodovias: Dicas, audiências públicas, relatórios e informações sobre concessões de rodovias e ferrovias federais concedidas.
  • Cargas: Tabela de frete com cálculos do piso mínimo, informações sobre produtos perigosos e regras atualizadas, além de registros e informações sobre o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), inclusive sobre como solicitar o RNTRC Digital.
  • Consulta de Placa de Ônibus: Verificação fácil e rápida da regularidade dos veículos de transporte de passageiros.
  • Espaço para contato direto: Canal direto para os usuários se comunicarem com a Ouvidoria da ANTT.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a plataforma digital facilita o acesso a informações importantes sobre o sistema de transportes terrestres e oferece ferramentas que garantem maior transparência e segurança para todos os envolvidos no setor. “Com a ampliação do ANTT Cidadão, a Agência reforça seu compromisso com a prestação de serviços de qualidade, atendendo a todos os públicos e modos de transporte por nós regulados e fiscalizados. Essa é uma revolução tecnológica, prevista dentro do nosso PROREV”, disse.

Para baixar a nova versão do “ANTT Cidadão”, visite a Play Store para dispositivos Android ou a Apple Store para dispositivos iOS. Experimente todas as funcionalidades integradas e tenha na palma da mão uma ferramenta poderosa para acompanhar e fiscalizar o transporte terrestre no Brasil.

PROREV

O Programa PROREV, lançado em março do ano passado, visa inserir a Agência num contexto de boas práticas por meio da modernização dos processos de regulação e fiscalização. Nesse horizonte, o PROREV chega com a missão de promover e provocar três revoluções fundamentais para a Agência nos próximos anos: regulatória, tecnológica e comportamental, que se darão pelos projetos, iniciativas e ações estruturadas para transportar a ANTT a um novo patamar de atuação.

A revolução tecnológica parte da iniciativa de utilizar as ferramentas disponíveis, como a inteligência artificial (como o ANTT Cidadão), o monitoramento em tempo real, para que a Agência possa ser preditiva e proativa, transformando os dados em informação para dominar toda informação dentro do setor regulado, e, assim, poder antecipar eventuais problemas.

Fonte: NTC&LOG

Papel crucial do embarcador na logística de transporte: conexão e eficiência

Notícias 23 de maio de 2024

Em um mundo onde a rapidez e eficiência nas entregas se tornaram não apenas desejáveis, mas essenciais, a logística de transporte emerge como um dos pilares fundamentais para o sucesso empresarial.

Central para esse processo está a figura do embarcador, um elo crítico que conecta empresas a soluções de transporte, assegurando que mercadorias se movam de forma eficaz através da cadeia de suprimentos.

 Mas quem é essa figura central, e por que seu papel é tão crucial? Siga com a gente e descubra:

O que é um embarcador?

O embarcador, conhecido em alguns contextos como chapa, é quem organiza e coordena o transporte de mercadorias entre o ponto de origem e o destino. Atuando como o cérebro por trás da operação, ele garante que tudo, desde o agendamento até a entrega, ocorra sem contratempos, negociando contratos e gerindo a logística para que os produtos cheguem ao seu destino de maneira segura, no prazo e dentro do orçamento.

Imagine, por exemplo, uma grande fabricante de eletrônicos, como a Samsung ou a Apple. Antes de seus produtos chegarem às mãos dos consumidores, eles precisam ser transportados da fábrica para distribuidores, lojas e, eventualmente, para o cliente final.

Aqui, o embarcador entra em cena, planejando e orquestrando esse processo complexo para garantir que cada smartphone ou laptop chegue ao ponto de venda ou diretamente ao consumidor de maneira eficiente e segura.

Funções e responsabilidades do embarcador:

  • Planejamento e agendamento de cargas: Definir rotas eficientes e agendar transportes de acordo com as necessidades do negócio.
  • Negociação e contratação de serviços de transporte: Selecionar e contratar transportadoras ou motoristas terceiros, buscando as melhores condições e tarifas.
  • Gestão de documentação necessária para o transporte: Assegurar que toda a documentação esteja em ordem, desde licenças a seguros e documentação aduaneira.
  • Garantia de qualidade e segurança no transporte: Implementar padrões de qualidade e segurança, monitorando o transporte para garantir a integridade da carga.
  • Comunicação e solução de problemas: Manter linhas de comunicação abertas com todos os envolvidos no processo, prontamente resolvendo quaisquer questões que surjam.

Importância do embarcador para a cadeia logística

O embarcador é a cola que mantém a cadeia logística coesa, garantindo que a movimentação de produtos seja não apenas eficiente, mas também econômica. Ele desempenha um papel vital na otimização dos processos de transporte, o que, por sua vez, contribui para a satisfação do cliente final e para a competitividade no mercado.

Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, muitas empresas enfrentaram desafios logísticos sem precedentes devido a interrupções nas cadeias de suprimentos. Um embarcador eficaz nesse contexto teve que ser ágil, ajustando rotas, encontrando novos fornecedores de logística, e até mesmo adaptando métodos de transporte para garantir que a produção não parasse e que as entregas continuassem a ser feitas, mesmo diante de restrições globais severas.

Diferenças entre embarcador e operador logístico

Ao mergulharmos no universo da logística e transporte, encontramos diversos atores que desempenham papéis essenciais na movimentação de mercadorias. Entre eles, o embarcador e o operador logístico são figuras centrais, embora com funções distintas.

Entender essas diferenças é crucial para compreender como a cadeia de suprimentos opera de maneira eficiente e integrada.

Embarcador: origem da carga

O embarcador é a pessoa ou empresa responsável por enviar mercadorias. Esta figura atua como o ponto de origem na cadeia logística, planejando e coordenando o transporte de produtos desde o produtor até o destino, seja este um centro de distribuição, varejista ou o consumidor final.

O embarcador pode ser o próprio produtor da mercadoria ou uma empresa que atua em seu nome, organizando e gerenciando aspectos cruciais como a contratação de transportadoras, gestão de documentação e garantia de cumprimento dos prazos e condições de entrega.

Operador Logístico: facilitador de processos

Por outro lado, o operador logístico é uma empresa especializada que oferece uma gama de serviços logísticos integrados. Estes serviços podem incluir transporte, armazenagem, gestão de estoques, embalagem, e até mesmo procedimentos específicos como o gerenciamento de retornos.

O operador logístico atua como um facilitador, oferecendo soluções que permitem às empresas otimizar suas operações logísticas, reduzir custos e melhorar a eficiência. Diferente do embarcador, que foca no envio de cargas, o operador logístico oferece um espectro mais amplo de serviços, atuando muitas vezes como um parceiro estratégico para seus clientes.

Interseções e Distinções

Embora ambos desempenhem papéis vitais na logística, as principais diferenças entre embarcadores e operadores logísticos residem em suas responsabilidades e na amplitude de serviços oferecidos. Enquanto o embarcador se concentra em aspectos específicos do transporte de mercadorias, o operador logístico oferece soluções completas que cobrem diversos estágios da cadeia de suprimentos.

O futuro tecnológico do embarcador

A tecnologia está remodelando o papel do embarcador, tornando-se uma força transformadora essencial para aumentar a eficiência, melhorar a transparência e estimular a inovação em um setor conhecido por sua complexidade. Esta transformação digital é impulsionada pela adoção de soluções tecnológicas avançadas, que se tornaram fundamentais para o sucesso operacional.

Sistemas de gestão de transporte (TMS) e ferramentas que empregam inteligência artificial estão agora automatizando tarefas que eram tradicionalmente manuais, liberando os embarcadores para se concentrarem mais em estratégia e otimização.

Nesse contexto, as soluções oferecidas pela Edenred Repom representam uma vantagem decisiva. Ao integrar essas ferramentas inovadoras em suas operações, os embarcadores podem não apenas atender, mas superar as expectativas do mercado.

A parceria com a Edenred Repom assegura um fluxo de trabalho mais eficiente e uma cadeia de suprimentos fortalecida pela resiliência e prontidão para a evolução constante do setor logístico. Com uma ferramenta que automatiza a programação de pagamentos e a gestão de vale-pedágio, os embarcadores podem focar em otimizar suas rotas de entrega e melhorar a satisfação do cliente, enquanto a tecnologia cuida do resto.

Conformidade simplificada e centralização de processos

A solução de gestão de frete da Edenred Repom, homologada pela ANTT e pelo BACEN, garante que embarcadores atendam às exigências regulatórias sem complicações, assegurando a conformidade com a legislação vigente.

A centralização dos pagamentos de frete e vale-pedágio em uma única plataforma intuitiva simplifica a operacionalização do transporte, permitindo que os embarcadores gerenciem todas as suas necessidades financeiras e operacionais em um só lugar.

Este nível de centralização não apenas poupa tempo, mas também fornece uma visão clara e unificada de todas as transações.

Benefícios e características da plataforma Edenred Repom

  • Antecipação de recebíveis: Os contratados podem receber o saldo devido antecipadamente, com taxas mais vantajosas que as bancárias e sem a necessidade de análise de crédito, proporcionando liquidez rápida e eficiente.
  • Quitação digital: A tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) valida documentos de frete, permitindo que os caminhoneiros façam a prestação de contas digitalmente, a qualquer hora e lugar, através do WhatsApp.
  • Transferência bancária sem tarifas: A Edenred Repom oferece aos caminhoneiros autônomos o benefício de realizar transferências ilimitadas sem tarifas, promovendo uma economia significativa em custos operacionais.
  • Suporte e atendimento especializado: A plataforma assegura apoio contínuo na implementação e pós-venda, incluindo atendimento via chat no Portal, proporcionando segurança e confiança aos usuários.

Conclusão

Ao final desta jornada pelo mundo dinâmico da logística, fica evidente o valor inestimável que o embarcador adiciona ao ciclo de vida de cada produto, desde sua concepção até o momento em que alcança o consumidor final. Central para a fluidez e a eficácia desse processo, o embarcador serve como o maestro, orquestrando com habilidade cada movimento na complexa sinfonia da cadeia de suprimentos.

A parceria com a Edenred Repom surge como um catalisador nesse cenário, proporcionando aos embarcadores as ferramentas necessárias para não apenas navegar, mas também prosperar em meio às ondas de mudanças e desafios. As soluções tecnológicas avançadas oferecidas são mais do que uma mera vantagem; elas são a ponte para um futuro em que eficiência, segurança e conformidade andam de mãos dadas com a inovação e a estratégia focada no cliente.

Ao abraçar as soluções da Edenred Repom, os embarcadores podem assegurar que, mesmo em tempos de incerteza, a cadeia logística permanece resiliente e adaptável. Com a capacidade de centralizar processos, desde a quitação digital de frete até a antecipação de recebíveis, sem perder de vista a essência humana da comunicação e a solução de problemas, a Edenred Repom não só oferece um serviço, mas entrega uma experiência em que cada necessidade é prevista e cada desafio, superado.

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Fonte: SETCESP

Diesel é o que mais pesa para 81,5% das transportadoras de cargas, revela pesquisa da CNT

Notícias 22 de maio de 2024

Com novo método de pagamento transportadoras tem conseguido desconto de 30 a 50 centavos por litro

No universo do transporte de cargas, o combustível é o grande protagonista. Cada oscilação de preço é como uma reviravolta em uma corrida de alta velocidade, determinando os vencedores e perdedores no mercado. É uma dança arriscada com os custos, onde cada centavo a mais impacta diretamente nos lucros das transportadoras, desafiando constantemente sua resiliência e estratégia.

Na questão operacional, temos como principal impactante os custos com combustíveis, que representam quase 50% dos custos totais de operação. O que agrava o problema é a dificuldade de repassar aumentos nos valores de frete para a cadeia

Para 81,5% das empresas ouvidas pela CNT, o preço do óleo diesel como o item de maior dificuldade para quem opera no TRC, tendo como principais consequências Aumento dos Custos Operacionais e Redução da Lucratividade

Veja como as transportadoras têm conseguido economizar de 30 a 50 centavos por litro de combustível

Nesse cenário, a empresa Gekom vem se destacando como uma plataforma que oferece controle e gestão dos abastecimentos da frota, com um diferencial inovador: sem intermediação financeira.

Essa proposta torna a Gekom diferente dos cartões de frota, que funcionam como intermediadores financeiros e os custos são repassados ao preço final dos combustíveis. Com a Gekom as transportadoras podem efetuar o pagamento diretamente ao posto, obtendo o melhor preço que pode ser oferecido.

Além da economia, a plataforma conta com parametrização de abastecimentos, alerta de inconformidades, controle de consumo médio, entre outras funcionalidades, sem necessidade de planilhas e notinhas individuais de cada posto. Tudo em uma plataforma unificada. É o futuro da eficiência no mercado de transportes.

“Economizar 50 centavos por litro de combustível é crucial para uma transportadora. Essa economia, quando aplicada em uma frota extensa, representa uma redução significativa nos custos operacionais. É como injetar adrenalina nos lucros da transportadora, tornando-a mais eficiente e atraente no mercado”, diz CEO

Para mais informações:

Site: www.gekom.com.br
Email: comercial@gekom.com.br
Telefone e WhatsApp: (27) 9 9957 2314

G20 no Brasil debate investimentos na infraestrutura das cidades brasileiras

Notícias 22 de maio de 2024

FONTE: CBN (21/05/2024)
REPRODUÇÃO/CANVA
CHAPÉU: INFRAESTRUTURA

Autoridades presentes no segundo evento da agenda G20 no Brasil, realizada pela CBN e pelos jornais O Globo e Valor, disseram que a burocracia e a falta de visão de longo prazo têm impedido o investimento na infraestrutura das cidades brasileiras, o que acaba agravando tragédias como a do Rio Grande do Sul

A importância de investimentos na infraestrutura de grandes cidades foi um dos assuntos em destaque no segundo evento da agenda “G20 no Brasil”, organizado pela CBN e pelos jornais O Globo e Valor Econômico para marcar o ano em que o país preside o bloco das maiores economias do mundo.

Especialistas e autoridades públicas que participaram do debate concordaram que o excesso de burocracia e a falta de planejamento de longo prazo atrasaram a adaptação das cidades brasileiras, que agora precisam enfrentar as mudanças climáticas e eventos cada vez mais extremos, como a cheia recorde que afeta o Rio Grande do Sul.

O ex-ministro e atual secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo, disse que é preciso facilitar a execução de obras importantes.

Já o secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, destacou a dificuldade de convencer a população e os políticos da importância dessas obras.

Também presente no evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que as cidades precisam evitar a expansão desenfreada, que aumenta os custos da infraestrutura. Já o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, prometeu que um sistema de alertas de desastres mais moderno, que fará tocar todos os celulares na área afetada, vai começar a operar em algumas cidades já no primeiro semestre deste ano.

Fonte: NTC&LOG

Retomada da cobrança de tarifas em praças da CCR viasul

Notícias 22 de maio de 2024

Como forma de promover a continuidade da prestação dos serviços, das ações de apoio emergenciais que vêm sendo implementadas desde o último dia 1º de maio, e sobretudo das iniciativas para o restabelecimento da normalidade nas rodovias do Rio Grande do Sul, a concessionária CCR ViaSul informa que a cobrança das tarifas de pedágio será retomada gradualmente.

A partir de 0h de segunda-feira, dia 20 de maio, retornam as cobranças nas praças de pedágio de Três Cachoeiras, na BR-101, Santo Antônio da Patrulha e Gravataí, na Freeway (BR-290).

A concessionária esclarece que continua a seguir o estabelecido pela Portaria DG ANTT nº 112, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 9 de maio de 2024, que estabelece a dispensa de pagamento de tarifa de pedágio nas rodovias federais concedidas para veículos de transporte  de cargas, acompanhados de veículos oficiais, transportando donativos destinados ao atendimento da população atingida pela calamidade pública decretada pelo Estado do Rio Grande do Sul.

A ANTT e a CCR ViaSul reforçam a orientação aos motoristas para que evitem utilizar as rodovias neste período e, caso necessário, que o façam buscando caminhos alternativos.

Repasse de impostos aos municípios

Previsto no contrato de concessão com a ANTT, a CCR ViaSul promoveu recentemente, em caráter emergencial, o repasse de R$ 3,1 milhões, referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), do período do mês de abril deste ano, aos 36 municípios servidos pelas rodovias sob sua concessão (BRs 101, 386, 448 e Freeway). A ação teve como principal objetivo apoiar as cidades atingidas pelos eventos climáticos registrados no Rio Grande do Sul.

Fonte: NTC&LOG

Boletim de Recuperação de Rodovias Federais – 21/05/2024

Notícias 21 de maio de 2024

Confira os dados de monitoramento das rodovias federais consolidados nesta terça-feira (21/5) entre Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário e concessionária com rodovias federais sob responsabilidade da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

INTERDIÇÃO TOTAL: 16 trechos em 3 rodovias federais

BR-116, nos trechos
• km 108; km 111; km 161; km 162; km 170; km 174; km 175; km 181; km 232; km 270; km 166,8
BR-287, no trecho
• km 312
BR-470, nos trechos
• km 178; km 192; km 188 ao km 190; km 194 ao km 201

INTERDIÇÃO PARCIAL: 15 trechos em 4 rodovias federais

BR-101, no trecho
• km 260,2
BR-153, no trecho
• km 412
BR-386, nos trechos
• km 288; km 296; km 297; km 302; km 308; km 349; km 350; km 351; km 372; km 425; km 361; km 314
BR-470, no trecho
• km 262

Já foram liberados 103 trechos em 11 rodovias federais que cortam o Rio Grande do Sul. Neste momento, 18 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Neste momento, não há segmentos liberados somente para veículos de emergência.

Fonte: Setcesp

Plenário do Senado aprova projeto que altera correção monetária em ações judiciais

Notícias 21 de maio de 2024

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei (PL) nº 6.233/2023, que trata da aplicação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) em atualização monetária em ações judiciais. A proposta busca oferecer mais segurança jurídica para a matéria, que encontra posições divergentes nos tribunais e causa transtornos para as empresas.

O parecer votado pelos parlamentares foi produzido pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), tendo sido apoiado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O conteúdo é considerado uma solução adequada para a padronização dos índices de incidência de juros e correção monetária em ações trabalhistas. 

O projeto foi votado nos termos do substitutivo aprovado anteriormente na CAE (Emenda nº 5 – Comissão de Assuntos Econômicos), após tramitação sob regime de urgência. Agora, o texto retorna para a Câmara, onde precisará ser novamente apreciado pelos deputados, já que houve mudanças substanciais no texto.

Qual o propósito do PL 6.233/2023?

Se aprovado, os juros moratórios não serão a resultante da média aritmética simples das taxas, como propunha, originalmente, o Poder Executivo. Também não será a menor taxa entre a taxa de juro real da NTN-B (Notas do Tesouro Nacional Série B) ou da Selic, como propôs a Câmara dos Deputados. No lugar de ambas as soluções, será utilizado o IPCA como índice oficial.

O texto incorpora, com os devidos ajustes, as contribuições do PL 1.086/2022, que versa sobre pauta similar e foi tema de reuniões entre parlamentares e a equipe da CNT. No entanto, o PL 6.233/2023 é considerado mais completo e, portanto, mais adequado para ser votado pelos parlamentares.

Fonte: CNT

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