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Motorista profissional com direto de dirigir suspenso pode ser demitido por justa causa. Palestra do Transcares vai tratar sobre como evitar isso

Notícias 18 de maro de 2024

: Participar da palestra e investir em prevenção ou não fazer e deixar acontecer: uma questão de escolha!

 Uma empresa de transporte não pode ficar sem motorista profissional, certo? E pra que possa transportar, o motorista não pode ter sua CNH suspensa, correto? Mas, em alguns casos, isso acaba acontecendo, não é verdade?

Na sexta-feira, 22 de março, o Transcares vai realizar a palestra Reciclagem Preventiva: Como Evitar a Suspensão da CNH do Motorista Profissional? A capacitação será online, pela plataforma Zoom, das 9 às 11 horas, e quem estará à frente será a assessora jurídica Alessandra Lamberti.

Quer entender mais sobre o evento e sua importância para a sua empresa?

A palestra vai tratar da possibilidade do motorista profissional que exerce atividade remunerada vinculada à condução de veículo automotor se submeter ao curso preventivo e não ter suspenso o seu direito de dirigir por ter atingido mais de 40 pontos na carteira, no período de 12 meses – vale lembrar que 40 é a pontuação máxima permitida!

 Quer outro motivo para garantir sua presença? O motorista profissional com direto de dirigir suspenso pode (e quase sempre ocorre!) ser demitido por justa causa pelo empregador, na forma do Artigo 482 alínea m da CLT.

Num momento em que vivemos um apagão de mão de obra qualificada no setor, não seria errado dizer que ninguém quer fica sem seu principal capital humano.

A palestra foi pensada para você, profissional que lida diretamente com a frota e os condutores profissionais.

Para participar, os transportadores associados pagam R$ 20,00. E os não associados, R$ 80,00.

Mais informações: www.transcares.com.br / (27) 3246-5300.

 

 

SEST SENAT apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran

Notícias 15 de maro de 2024

Nessa terça-feira (12), representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do Ministério dos Transportes, participaram de uma reunião na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), para conhecer detalhes do projeto Motorista Série A. A iniciativa do SEST SENAT, lançada em 2023, visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.

Pelo projeto, os motoristas que atendem aos requisitos de qualidade recebem o certificado Motorista Série A, um símbolo de segurança e produtividade que o colocam em um patamar diferenciado, evidenciando o compromisso com a qualidade e a segurança no trânsito.

A Senatran foi convidada a se juntar a Ambipar, CEMSA, Grupo Águia Branca, Inprotran (Instituto Nacional de Projetos Para Trânsito e Segurança) e Observatório Nacional de Segurança Viária, que já são importantes parceiros do projeto e que atuam fortemente com a segurança viária do país. 

Na oportunidade, além do projeto Motorista Série A, foram debatidas outras iniciativas, como o programa Mais Motoristas, realizado pelo SEST SENAT, o prazo para início da fiscalização dos exames toxicológicos e outras agendas que contemplem iniciativas conjuntas entre as duas instituições.

Por parte do SEST SENAT, participaram do encontro a gerente executiva de Negócios, Luciana Malamin; o coordenador de Qualificação Profissional da Gerência de Desenvolvimento Profissional, Thiago Melo; e os analistas responsáveis pela execução do projeto, Christian Riger, da Gerência de Desenvolvimento Profissional, e Rebecca Rosal, da Gerência de Promoção Social. 

A Senatran foi representada pela coordenadora-geral de Educação e Saúde para o Trânsito, Izabela Rizzotti Souza Lima, e pela coordenadora de Formação e Educação para o Trânsito, Sirlei Kuiava.

Fonte: CNT

 

Projeto do combustível do futuro é aprovado na Câmara com contribuições da CNT

Notícias 15 de maro de 2024

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) conseguiu avançar em um importante pleito do setor transportador no Congresso Nacional. Na noite dessa quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 4.516 (apensado ao PL 528/2020), conhecido como “Combustível do Futuro”, foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, considerando um dos principais pontos de atenção para o setor transportador: condicionar o aumento do teor do biodiesel de base éster no diesel fóssil a testes de viabilidade técnica.

Além disso, o texto instituiu o óleo vegetal hidrotratado mediante o Programa Nacional de Diesel Verde, que prevê a sua participação volumétrica obrigatória. A CNT, que atuou ativamente junto ao Congresso para aperfeiçoar o texto, defende condicionar os aumentos da mistura a testes; aprimorar as especificações do biodiesel utilizado no Brasil; implementar medidas de controle de qualidade; e sempre considerar o setor de transporte nas políticas públicas.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados trouxe avanços, mas ainda não é o considerado o ideal para o setor transportador. Nesse contexto, a CNT seguirá trabalhando para o aprimoramento da matéria no Senado Federal. 

Articulação

Após o anúncio feito pelo Colégio de Líderes que o texto seria votado na quarta-feira, a da CNT realizou uma força-tarefa para esclarecer dúvidas e levar o posicionamento do setor a todos os partidos da Câmara dos Deputados. Como resultado do trabalho desenvolvido, foram apresentadas duas emendas e dois destaques por PSD, PL e União Brasil, com o objetivo de aprimorar o substitutivo apresentado pelo relator. 

Para a gerente executiva de relações com o Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, o trabalho de sensibilização do Parlamento foi fundamental para que houvesse avanços em relação ao texto. “Os deputados ouviram as preocupações do setor e compreenderam quais os impactos econômicos e ambientais a CNT desejava evitar”. 

O setor foi fortemente defendido pelos deputados Hugo Leal (PSD-RJ) e Bibo Nunes (PL-RS), que enfatizaram a necessidade de estabelecer os critérios de qualidade para qualquer aumento da mistura. “A Europa trabalha com 7% e, hoje, nós já estamos em 14% e o transporte já está tendo problemas. O biodiesel deixa borras que prejudicam o veículo”, disse Leal.

Também nessa quarta-feira, o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos, e o presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina), Dagnor Schneider, reuniram-se com o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC).

Ciente das reivindicações do setor em relação à matéria, o parlamentar adiantou que a bancada nacional do PT trabalharia para que o essencial fosse atendido. “Fiz o posicionamento à minha bancada e vários deputados se solidarizaram com a preocupação. Vamos manter esse diálogo, porque estou convencido dos argumentos do setor transportador”, adiantou.

O diretor executivo da CNT sugeriu ir além nas próximas etapas de tramitação do PL. “É preciso abrir espaço para a participação de todas as partes envolvidas na questão e para o desenvolvimento de outras tecnologias, como o diesel verde (HVO) — solução tecnológica que já existe e que tem custo-benefício e segurança melhores”, ressaltou Bruno Batista.

O presidente da Fetrancesc reforçou o compromisso do setor transportador com uma matriz energética mais limpa. 

Na última terça-feira (12), as gerentes Andrea Cavalcanti e Erica Marcos estiveram com o deputado Arnaldo Jardim, relator da proposta na Câmara, para apresentar estudos e dados que mostram o impacto para a atividade transportadora da elevação dessa mistura. 

Problemas

Pesquisas realizadas, em 2023, pela UnB (Universidade de Brasília) e pela empresa Sambaíba, atuante no transporte público de São Paulo, constataram que o transporte de cargas e de passageiros está sujeito a problemas como aumento do consumo de combustível, manutenção corretiva, oxidação e redução de vida útil de peças mecânicas. 

Os veículos também perdem velocidade e potência do motor, além de ocorrer maior emissão de poluentes (óxido nitroso e dióxido de carbono), em função do aumento do consumo específico.

 Fonte: CNT - Por Agência CNT Transporte Atual

Almoço Executivo Transcares recomeça com aula de economia no cardápio

Notícias 14 de maro de 2024

O cronograma de Reuniões de Diretoria e Almoços Executivos do Transcares do ano de 2024 começou! Na terça-feira, 12 de março, a agenda institucional do sindicato começou cedinho, às 8h30, com a reunião interna da equipe, momento de apresentar o que foi feito neste início de ano e alinhar novas ações e metas a curto prazo, seguiu com a dos diretores, quando ales dão luz e discutem as principais pautas do segmento daquele momento, e encerrou com o tradicional encontro dos transportadores. Economista-chefe da Apex Partners, Arilton Teixeira foi o convidado do presidente, Luiz Alberto Teixeira, e apresentou a palestra Impactos dos Juros e do Crescimento dos Estados Unidos na economia brasileira. 

Fernando Falavessa, Leandro Teixeira, Marcos Zon, Sidnei Bof e Odival Rocon foram os diretores presentes. Além deles, também estavam no Salão de Eventos para o terceiro e último momento daquele dia Ronaldo Salles e Jonas Lorencini, do Conselho Transcares, a superintendente da Fetransportes, Simone Garcia, o secretário de Estado de Segurança Pública, Eugênio Ricas, acompanhado do subsecretário, Márcio Celante, Felipe Cortes e Alexandre Denzin, os vice-coordenadores da Comjovem-ES, e representantes de mantenedores do sindicato. Cláudio Marota, Dayane Boldrini e Matheus de Paula, da 3s Tecnologia; Almira Tozzi e Rogério Soares, da Provider;  Roni Lino, da Onda Azul, e Gilmar Silva, da Santos & Silveira Corretora de Seguros.

O economista tinha como objetivo apresentar ao público uma análise dos possíveis impactos do cenário externo e dos riscos domésticos no crescimento brasileiro, e já começou apontando para o contexto de China e Estados Unidos, os principais parceiros comerciais do País.

“A situação no cenário externo é o seguinte: no Ocidente, a inflação continua em queda, mas há uma redução do ritmo de queda.  E nos Estados Unidos, a economia acelera no quarto trimestre. Então, o mercado começa a precificar o início e o ritmo de redução dos juros este ano, neste ambiente de inflação persistente e com crescimento americano acelerando”.

Trazendo o assunto para o cenário interno, a Focus estima uma inflação de 3,77% e um crescimento de 1,77% para este ano. Contudo, ele observou, os fundamentos fiscais e a Reforma Tributária vão ser importantes para alterar estas expectativas – tanto de inflação quanto de crescimento. E outro fator a se considerar são os eventos climáticos recentes, que podem gerar impactos negativos sobre a safra agrícola 2023-24 e sobre os preços dos alimentos.

Segundo Arilton Teixeira, o cenário doméstico é de crescimento e queda dos juros. Mas quais os  riscos disso? Ele elencou quatro.

“A meta do déficit primário para o ano que vem é de 0.0% do PIB, mas o governo declarou que não vai alcançá-la. A expectativa, hoje, é de déficit de 1%. Qual será o tamanho do déficit? Como será financiado? Mais impostos? Mais dívida? Outro risco é a Reforma Tributária aprovada no Congresso. Quais serão as alíquotas? Quais setores terão elevação da carga tributária? Digo mais! Se vocês não abrirem os olhos, ele pode afetar sobremaneira sua atividade. Temos, ainda, as inovações de política econômica, a política de ‘neo-industrialização’ e a intervenção em empresa privada, como a Vale. E por fim, os juros nos Estados Unidos. Se a economia americana mantiver o atual crescimento e a inflação, os juros devem começar a cair mais tarde e mais lentamente. Quanto e qual a velocidade que a Selic pode cair neste cenário?”

Apesar dos riscos, as notícias não são desanimadoras. Ao mesmo tempo em que o PIB da Europa (Reino Unido e Zona do Euro) tende a cair no quarto trimestre do ano, que a China vive dias de dúvidas sobre a manutenção do seu atual nível de crescimento econômico e que nos Estados Unidos o ritmo atual de crescimento e inflação vão definir mudanças nos juros, aqui no Brasil, as possibilidades são de economia em crescimento, apesar do ritmo menor, o setor de transportes pode se beneficiar com uma aceleração da economia, puxada pelo aumento da demanda interna, e a valorização dos ativos passa a depender dos Riscos Fiscal e Tributário.

Parceiro de longa data

Parceiro antigo do Transcares, desde a época em que era delegado de Polícia Federal, Eugênio Ricas fez um rápida fala antes da palestra de Arilton Teixeira, focando, basicamente na necessidade do fortalecimento dos laços entre a entidade e a secretaria de Segurança Pública. A relação entre os dois se consolida, sobretudo, em função as ações do Estado de prevenção e combate ao roubo de cargas.

“Nosso Estado não sofre tanto com esse crime como nossos vizinhos, mas criminosos tendem a migrar de uma região para outra, daí a necessidade de nos mantermos atentos e próximos, nos articulando, trocando experiências e monitorando toda a situação”, destacou.

Prato da Boa Lembrança

Na primeira edição do ano do Almoço Executivo Transcares, Luiz Alberto Teixeira presenteou com o Prato da Boa Lembrança o palestrante, Arilton Teixeira, e o secretário Eugênio Ricas.   

PRF publica atualização do calendário de restrições para caminhões em feriados nacionais

Notícias 14 de maro de 2024

A Polícia Rodoviária Federal publicou hoje, no Diário Oficial da União, a Portaria DIOP/PRF Nº 40, de 12 de Março de 2024, que atualiza o calendário de restrições para caminhões em rodovias federais de pista simples.

De acordo com a PRF, as restrições só se aplicam a caminhões que excedam os limites regulamentares impostos pelo Contran. Nesse caso, qualquer caminhão com qualquer medida superior às descritas abaixo enfrentarão as restrições.

I – Largura máxima: 2,60 metros;
II – Altura máxima: 4,40 metros;
III – Comprimento total de 19,80 metros;
IV – Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 58,5 toneladas.

“A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE)”, destaca a PRF, na portaria.

De acordo com o texto, as restrições são exclusivas para rodovias federais de pista simples. Além disso, os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima não terão restrições. O estado de Rondônia só terá restrição na Operação de Final de Ano, em dezembro de 2024 e Janeiro de 2025.

Multas

Motoristas de caminhões flagrados pela PRF desrespeitando os horários de restrição podem ser multados.

O descumprimento constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição.

Datas

As datas publicadas pela Polícia Rodoviária Federal podem ser vistas abaixo. Caso aconteça qualquer atualização nas datas e horários, o Blog do Caminhoneiro irá publicar as informações atualizadas. A PRF também mantém as informações atualizadas em um painel no site https://www.gov.br/prf/pt-br/seguranca-viaria/restricao-de-trafego/restricao-de-trafego-2024


Fonte: NTC&Logística/PRF
 
 

Em cerimônia na CNT, ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, recebe honraria máxima da Medalha JK

Notícias 13 de maro de 2024

A entrega da Ordem do Mérito do Transporte, conhecida como Medalha JK, foi realizada nesta quarta-feira (13), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF). O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu a comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima). Outras 12 personalidades, que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte em 2023, nas diferentes modalidades, também foram agraciadas.

Bruno Dantas é presidente do TCU desde dezembro de 2022. Graduado e com pós-doutorado em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ele é doutor e mestre em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou, em seu discurso, que esta edição da Medalha JK é muito especial porque, neste ano, a CNT completa 70 anos de atuação. “São sete décadas de trabalho dedicados à melhoria das condições para a atividade transportadora e do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade e ao progresso socioeconômico”.

Vander Costa enfatizou a grande honra em entregar a Medalha JK, em sua categoria máxima, a Bruno Dantas, que realiza um importante trabalho de velar pelo bom uso dos bens e dinheiro público e fiscalizar a alocação do orçamento em políticas sociais. “A atuação do ministro à frente de um órgão vital para acompanhar a execução orçamentária e financeira do país tem sido marcada pela incessante busca por consensos entre entes públicos e privados, de modo colaborativo entre as partes”, declarou.

Vander Costa disse, ainda, que reconhecer a atuação dessas pessoas é também contribuir para o crescimento e o aperfeiçoamento do segmento no Brasil. “A partir do trabalho de cada um dos homenageados, mostramos para toda a sociedade por que o transporte move o Brasil e é, sem dúvida, uma atividade essencial para o nosso progresso enquanto nação. Nosso reconhecimento e nossa gratidão pelo trabalho que cada um desenvolve na sua área de atuação em prol do transporte em nosso país.”

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, discursou em nome de todos os homenageados da noite. “Aprendi desde cedo que gratidão se retribui com trabalho. Esse gesto da CNT aumenta minha gratidão, minha vontade de trabalhar e ajudar o país. JK foi, sem dúvida, uma referência. Ele dizia que não nasceu para fazer política com ódio, mas sim política para construir. É isso que precisamos no nosso país”, destacou o ministro.

Na oportunidade, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras,  um dos homenageados com a Medalha JK, no ano passado, no grau Grande Oficial, recebeu sua condecoração. Na cerimônia, realizada em março de 2023, ele não pode estar presente presencialmente e, por isso, a entrega foi feita neste momento. “Agradeço imensamente a homenagem e a gentil indicação para condecoração como Grande Oficial. Essa indicação, para mim, foi uma grande honra, por vir de uma instituição tão importante como a CNT e me motiva a continuar trabalhando sempre em favor do nosso país. A homenagem também é um reconhecimento ao trabalho de um time enorme e de inquestionável competência, que é o da Petrobras”, destacou Prates, em seu discurso. 

Veja aqui a lista dos homenageados na edição anterior da Medalha JK.

A Medalha

A Medalha JK é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil. A honraria é dividida em três categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial.

Confira os outros agraciados com a Medalha JK em suas respectivas categorias de homenagem:

GRANDE OFICIAL

Guilherme Theo

Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), é diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) desde 2021. Já foi chefe de Gabinete da Presidência da CNT e assessor jurídico do Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais) e da Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais).

Dagnor Schneider

Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o empresário tem grande trajetória no setor de transporte, Ele é presidente da Conlog, empresa de logística fundada em 2006 e que, hoje, está entre as 20 maiores do Brasil, e atual presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina).

Waldemar Rocha Junior

Agente marítimo e sócio-proprietário da Zambon Logística & Negócios Ltda. – Columbia Marítima e membro da International Forest Products Transport Association (IFPTA). Foi membro do Conselho de Autoridade Portuária dos Portos do Espírito Santo; vice-presidente da Soamar Vitória; presidente do Sindamares (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Espírito Santo); presidente da Câmara Interamericana de Associações Nacionais de Agências Marítimas; e presidente da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima).

Denis Andia

Secretário da Semove (Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana), do Ministério das Cidades. Foi prefeito de Santa Bárbara d’Oeste por dois mandatos, presidente da região metropolitana de Campinas e presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

Tiago Sousa Pereira

Mestre em Economia pela UnB (Universidade de Brasília), é o atual diretor-presidente substituto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Tem uma importante trajetória dentro da agência, tendo sido diretor, superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos, superintendente de Planejamento Institucional, assessor do diretor-presidente e superintendente de Tecnologia de Informação.

Silvio Costa Filho

Atual ministro de Portos e Aeroportos. Está licenciado do seu segundo mandato como deputado federal, no qual era titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Já foi vereador por Recife (PE), deputado estadual e secretário estadual de Turismo em Pernambuco.

OFICIAL

Hugo Fleck

É empresário e atual diretor-presidente do Grupo Ouro e Prata S.A., onde começou a atuar em 1968 e passou por diferentes áreas. É presidente da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Sul e integra, também, o Sindetri (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional do Estado do Rio Grande do Sul), a Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul), a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e é membro da diretoria da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul).

Gladstone Lobato

Com formação em Strategic Mindset and Innovation, na Universidade de Tel Aviv, em Israel, atualmente, é diretor estatutário da CNT, vice-presidente da Fetcemg e diretor executivo do Grupo JDL, importante conglomerado composto por empresas de transporte de cargas, de passageiros, de mineração, entre outros segmentos. Foi presidente do Setcemg, para o qual foi eleito para o triênio 2017-2020 e reeleito para o período de 2021 a 2023.

Mariana Pescatori

Mestre em Navegação Aérea e Gestão da Aviação Civil pela École Nationale de l'Aviation Civile (Enac), na França, e com MBA em Engenharia e Gestão Portuária pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), atualmente, é secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos desde novembro de 2023. Também foi secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos e diretora de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários.

Ismael Trinks

Com MBA em Regulação pela Faculdade UnyLeya e pós-graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Uninter, atualmente, é superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Servidor público federal desde 2006, foi também diretor de Transporte Ferroviário no Ministério da Infraestrutura, conselheiro fiscal da Valec e coordenador-geral no monitoramento de empreendimentos e outorgas ferroviárias no Ministério dos Transportes.

Greyce Elias

É deputada federal pelo partido AVANTE, de Minas Gerais, cumprindo o segundo mandato. Na Câmara dos Deputados, atualmente, integra as Comissões de Constituição, Justiça e de Cidadania e de Minas e Energia, além de ser titular em Frentes Parlamentares como a da Agropecuária, da Primeira Infância e da Ética contra a Corrupção.

Marianne von Lachmann

Com pós-graduação no Owners/President Management Course pela Harvard Business School e mestrado em Design pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, é empresária e membro dos Conselhos Empresariais de Relações Internacionais e Infraestrutura da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Ela é também diretora da Associação Brasileira de Comércio Exterior e membro do Conselho Diretor do Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).

Fonte: CNT

Condutores que tem CNH vencendo entre janeiro e junho têm até 31 de março para realizar exame toxicológico

Notícias 13 de maro de 2024

Secretaria Nacional de Trânsito notificou mais de 1,7 milhão de motoristas que ainda precisam regularizar a situação por meio da Carteira Digital de Trânsito

O prazo para condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico e têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre janeiro e junho regularizarem sua situação se aproxima do fim. Esses motoristas têm até 31 de março para fazerem o teste em um laboratório credenciado. Para alertar a categoria, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) notificou, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), os 1.701.310 condutores com CNHs válidas e vencidas, e cujos exames estão vencidos há mais de 30 dias.

“Nossa intenção é chamar a atenção dos motoristas que ainda não fizeram o exame, de modo a extinguir essa demanda o quanto antes”, afirmou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Segundo dados da Senatran, de um total de 11.471.898 condutores habilitados nas categorias C, D e E, 3.329.534 motoristas com CNHs válidas e vencidas ainda não realizaram o exame toxicológico. Desses, 1.350.545 condutores estão com o exame vencido e com a última coleta expirada há mais de 90 dias; 18.045 nunca fizeram o exame, mas já fizeram coleta, que expirou; e 1.960.944 condutores nunca fizeram o exame ou a coleta. Por se tratar de uma determinação legal, não há mais previsão de nova prorrogação dos prazos.

Escalonamento

De acordo com deliberação publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 26 de janeiro de 2024, os condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico deverão fazê-lo de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês da validade da CNH:

• Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico;

• Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.

Com a medida, motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNHs vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

A penalidade de multa para as infrações prevista na Lei 14.599/2023 é de natureza gravíssima (cinco vezes), no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.


Fonte: NTC&Log

Inscrições para fase local da Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society podem ser feitas até o dia 15/3

Notícias 12 de maro de 2024

O período de inscrições para a etapa local da Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society foi prorrogado até o dia 15 de março, nas unidades operacionais participantes. Devido ao sucesso da última edição, em 2023, o SEST SENAT aumentou o número de vagas e, agora, a fase local será disputada em mais unidades operacionais pelo país: 98, para a categoria masculina, e 40, para a feminina.

Podem se inscrever empresas do setor de transporte de todos os modais e transportadores autônomos (caminhoneiros, taxistas, mototaxistas e motofretistas).

O campeonato é um dos maiores torneios de futebol amador do Brasil, disputado exclusivamente por atletas trabalhadores do setor de transporte, e incentiva a prática desportiva entre esses profissionais.

Na categoria feminina, também podem participar dependentes de trabalhadores do transporte com, no mínimo, 18 anos completos; e os times podem ser formados por até 30% de atletas provenientes da comunidade.

A Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society é realizada em duas etapas: a local e a nacional. Na fase local, cada unidade operacional realiza um campeonato regional. Na fase nacional, os campeões regionais duelam entre si, em regime de eliminatória simples (mata-mata).

Em 2024, as quartas de final acontecerão em Petrolina (PE); e os jogos das semifinais e das finais serão disputados na unidade do SEST SENAT de Manaus (AM) e serão abertos à comunidade.

Clique aqui e veja as unidades do SEST SENAT que sediarão as fases locais da Copa e o cronograma do campeonato deste ano.


Fonte: CNT

BR-101 segue sendo a rodovia com o diesel mais cara do brasil

Notícias 12 de maro de 2024

Diferença entre preços chega a 5%, quando a média é comparada com a rodovia Régis Bittencourt

Segundo um levantamento do Índice de Preços EdenredTicket (IPTL), a BR-101, em fevereiro, segue sendo a rodovia mais cara do Brasil para abastecer com diesel. Na média, o diesel comum foi comercializado a média de R$ 6,04 na via e o diesel S-10 a R$ 6,16.

Em contrapartida, o menor preço para o tipo comum foi marcado nas bombas da rodovia Régis Bittencourt e da Fernão Dias, a R$ 5,78. O tipo S-10 mais barato também foi encontrado nos postos da Régis, a R$ 5,87. Vale citar também o preço médio na rodovia Presidente Dutra, onde o diesel comum foi encontrado a média de R$ 5,90 e o tipo S-10, a R$ 6,05.

“Isso significa que os motoristas de caminhão que passam pela BR-101 pagam em média 5% a mais para abastecer com o diesel comum, se comparado ao preço praticado na Régis Bittencourt e na Fernão Dias. Já o motorista que abastece com o tipo S-10 na BR-101 desembolsa 5% a mais, ante a Regis”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log.


Fonte: NTC&LOG/ FROTA&CIA
DIVULGAÇÃO

É Seguro Fazer a Vulcanização de Pneus? Saiba Como Funciona

Notícias 11 de maro de 2024

A vulcanização de pneus é uma prática amplamente adotada por empresas de frota, pois é uma solução eficiente para aumentar a vida útil dos pneus e reduzir os custos operacionais.

No entanto, assim como em qualquer procedimento, é fundamental adotar cuidados específicos para garantir que a vulcanização seja realizada de forma segura e eficaz.

Substituir os pneus pode representar um custo significativo, especialmente para frotas, que possuem vários veículos. Por isso, muitos gestores procuram maneiras de recuperá-los para economizar. A técnica de vulcanização de pneus é uma das opções disponíveis para essa finalidade.

Mas surge a pergunta: é seguro? Neste texto, abordaremos como o processo é realizado, em quais situações é indicado, como encontrar esse serviço e responderemos às dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Neste artigo, vamos te explicar detalhadamente o processo de vulcanização de pneus, seus benefícios e os cuidados essenciais que as empresas de frota devem seguir para obter bons resultados.

Índice

  • O que é Vulcanização de Pneus?
  • É Seguro Vulcanizar Pneu?
  • Como é o processo de Vulcanização de Pneus?
  • A Vulcanização de Pneus é legalizada?
  • Quanto tempo leva para fazer a Vulcanização de Pneus?
  • Quanto tempo dura um pneu vulcanizado?
  • Quais cuidados tomar depois da Vulcanização de Pneus?
  • Quanto custa fazer a Vulcanização de Pneus?

O que é Vulcanização de Pneus?

A Vulcanização de Pneus envolve a combinação de enxofre e látex em altas temperaturas. Essa técnica ajuda a revitalizar pneus desgastados, tornando-os mais robustos e aptos para enfrentar os desafios das estradas. 

Durante o processo, os pneus são aquecidos a uma temperatura adequada e os  produtos químicos são adicionados, restaurando as características originais do Pneu, como aderência e resistência. 

Essa regeneração não só prolonga a vida útil dos pneus, mas também oferece benefícios econômicos e operacionais para as empresas de frota, pois o processo sai bem mais barato do que trocar de pneu toda vez que há algum tipo de problema. 

Embora amplamente utilizada em borracharias para reparos em cortes ou furos, a segurança da vulcanização é frequentemente questionada. 

No entanto, é importante esclarecer que o termo “vulcanização a frio” é inadequado, pois a verdadeira vulcanização requer altas temperaturas para ser eficaz. 

Portanto, quando um pneu é vulcanizado, ele passa por um processo de reparo que envolve lixamento, aquecimento e reconexão das partes danificadas, permitindo que ele retorne ao veículo e continue em uso.

Fazer o processo de “Vulcanização a Frio” é inadequado e pode trazer consequências.

Ou seja, um pneu vulcanizado é o pneu que passou por um rasgo ou teve um grande. desse modo ele é lixado e aquecido para que as partes se unam novamente como eram.

É Seguro Vulcanizar Pneu?

A Vulcanização de Pneus é um processo essencial para a segurança e durabilidade dos mesmos. 

Quando conduzido por profissionais competentes e em conformidade com as regras do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é uma prática bastante confiável e eficaz.

Ao contrário de métodos menos confiáveis,  a vulcanização é uma solução duradoura para rasgos e bolhas nos pneus. Contudo, é imprescindível buscar uma borracharia especializada e confiável para realizar o procedimento.

Algumas Práticas Recomendadas para Segurança na Vulcanização de seus Pneus:

Conformidade com Regulamentações: É fundamental estar ciente das regulamentações locais e nacionais relacionadas à vulcanização de pneus, dessa forma, você consegue garantir que a borracharia está seguindo todas as normas e padrões para o processo.

Registro e Rastreabilidade: Mantenha registros detalhados de todos os pneus vulcanizados, incluindo informações sobre os produtos químicos usados, as condições de vulcanização e as datas para que você sempre tenha controle caso algo aconteça.

Respeito às Instruções do Fabricante: É crucial seguir as instruções indicadas pelo fabricante dos produtos químicos e equipamentos, garantindo que sejam utilizados corretamente no procedimento.

Manutenção Preventiva Regular: Realize manutenções preventivas regulares nos pneus de seus veículos, como calibragem e balanceamento, para distribuir o desgaste de maneira uniforme.

Vale citar que, embora a vulcanização seja considerada uma das técnicas mais seguras para reparos de pneus, é importante destacar que seu uso excessivo ou em pneus muito danificados pode comprometer a integridade estrutural dos mesmos.

Desde a regulamentação do Inmetro em 2017, a reforma de pneus está sujeita a padrões rigorosos, garantindo a qualidade e segurança dos pneus reparados. 

A identificação dos pneus reparados por meio de selos apropriados é obrigatória, proporcionando uma maneira confiável de verificar a conformidade com os padrões estabelecidos.

Ao escolher fornecedores confiáveis e seguir as práticas recomendadas, os condutores e gestores de frota podem garantir a segurança e o desempenho dos pneus de seus veículos.

Como é o processo de Vulcanização de Pneus?

O procedimento envolve várias etapas. Primeiro, o pneu é inspecionado pelo borracheiro, a fim de garantir a possibilidade de fazer uma vulcanização. 

Em seguida, é feita a preparação, incluindo limpeza e aquecimento do pneu em uma máquina especial para tornar a borracha mais maleável. 

Depois do aquecimento, produtos químicos especiais são aplicados para rejuvenescer a borracha, ficando apenas o tempo necessário para permitir que os produtos químicos façam efeito. Então, o pneu é resfriado para que a borracha se torne firme e forte novamente.

Em casos de pneus rasgados lateralmente, o processo é especialmente útil. O corte é lixado, a cola é aplicada e o preenchimento da borracha é feito, seguido pela fusão dos materiais em altas temperaturas e, por fim, o resfriamento.

Essa técnica é bastante comum entre os condutores que desejam reparar pneus danificados, pois representa uma economia significativa em comparação à compra de um pneu novo.

Quando realizado corretamente, o processo de vulcanização garante pneus seguros e prontos para serem colocados no veículo sem rachaduras ou comprometimentos na estrutura.

A Vulcanização de Pneus é legalizada?

Sim, a vulcanização de pneus é uma prática legalizada e amplamente utilizada em diversos países. 

No Brasil, por exemplo, a atividade é regulamentada pelo Inmetro, que estabelece padrões e normas para garantir a segurança e qualidade dos pneus reparados.

O que significa que você pode confiar na vulcanização de pneus pois ela é segura.

Essa regulamentação visa garantir que os pneus reparados atendam a critérios de segurança e desempenho, proporcionando maior tranquilidade aos condutores.

Portanto, ao buscar uma borracharia para realizar a vulcanização de pneus, se atente se a mesma está de acordo com as regulamentações do Inmetro e se utiliza materiais e técnicas adequadas para garantir a segurança e durabilidade dos pneus reparados.

Quanto tempo leva para fazer a Vulcanização de Pneus?

A duração do processo de vulcanização de pneus pode variar dependendo do tipo de reparo necessário e das condições específicas de cada pneu. 

No entanto, em geral, o processo pode levar em média cerca de três horas para ser concluído.

Uma hora do processo é destinada ao aquecimento e as outras duas horas para o resfriamento do pneu.

No entanto, esses tempos podem variar dependendo das condições específicas do reparo e da técnica utilizada pela borracharia.

Quanto tempo dura um pneu vulcanizado?

A durabilidade de um pneu vulcanizado pode variar dependendo de diversos fatores como o tipo de pneu, as condições de uso, a qualidade do processo de vulcanização e os cuidados tomados depois da vulcanização.

Enquanto um pneu não tratado desgastado pode percorrer entre 40 a 60 mil quilômetros, um pneu vulcanizado bem cuidado tem potencial para ter uma vida útil prolongada, podendo durar de 20% a 50% a mais.

Isso pode significar meses ou até mesmo anos adicionais de uso, dependendo do uso do veículo e outras circunstâncias. 

No entanto, é importante ressaltar que não há um tempo exato de vida útil para um pneu vulcanizado, pois essa duração vai variar de acordo com seu uso.

Portanto, é essencial seguir as orientações do fabricante e realizar verificações periódicas nos pneus vulcanizados para identificar quaisquer sinais de desgaste, como rachaduras ou bolhas. 

Isso ajuda a garantir sua vida útil, proporcionando uma condução mais segura e tranquila.

Quais cuidados tomar depois da Vulcanização de Pneus?

Após fazer a vulcanização dos pneus, é preciso tomar uma série de precauções para assegurar que os pneus mantenham seu desempenho e segurança ao longo do tempo. 

Aqui estão algumas dicas de cuidados que você pode tomar após fazer uma vulcanização de pneus:

Verificação de Alinhamento e Balanceamento

É fundamental garantir que os pneus estejam devidamente alinhados e balanceados. Um alinhamento incorreto pode resultar em desgaste desigual dos pneus, comprometendo sua vida útil e estabilidade durante a condução, o que pode afetar diretamente a sua vida ou a de outras pessoas.

Condução Consciente

Evite práticas de condução agressivas, como frenagens bruscas e curvas acentuadas. Esses comportamentos podem acelerar o desgaste dos pneus e diminuir sua capacidade de aderência à estrada.

Carga Adequada

Respeite os limites de carga recomendados para os pneus e para seu veículo. Sobrecarregar os pneus pode causar danos estruturais e afetar sua capacidade de suportar o peso de forma segura.

Minimização de Impactos

Esteja atento para evitar impactos com buracos, obstáculos, freadas bruscas ou guias ao dirigir. Mesmo após a vulcanização, impactos severos podem danificar os pneus, resultando em cortes ou perfurações.

Manutenção Preventiva Regular

Realize inspeções e manutenções preventivas de forma regular, incluindo a rotação dos pneus e o balanceamento. Essas práticas ajudam a distribuir o desgaste de maneira uniforme entre os pneus, prolongando sua vida útil e mantendo o desempenho do veículo.

Armazenamento Adequado

Se possuir pneus sobressalentes, armazene-os em um local seco e protegido da luz solar direta. O armazenamento adequado é crucial para preservar a integridade dos pneus e evitar danos causados pelo ambiente externo.

Seguir essas dicas após o processo de vulcanização dos pneus é fundamental para garantir a segurança e a eficiência dos mesmos, proporcionando uma experiência de condução mais segura e tranquila.

Quanto custa fazer a Vulcanização de Pneus?

O custo da vulcanização de pneus pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o tipo de reparo necessário, o tamanho e o modelo do pneu, e até mesmo a região onde o serviço é realizado. 

Em média, o custo para realizar a vulcanização de um pneu pode variar de acordo com o tamanho do corte ou dano a ser reparado, podendo estar na faixa de 20% a 30% do valor de um pneu novo.

Geralmente, o preço pode girar em torno de 40 a 60 reais, dependendo do local que você se encontra.

Porém, é importante lembrar que este é apenas um valor aproximado e que os preços reais podem variar de acordo com as especificidades de cada caso e com a política de preços da borracharia ou oficina onde o serviço será realizado.

Portanto, para obter um orçamento preciso para a vulcanização de seus pneus, é recomendável entrar em contato diretamente com uma borracharia ou oficina de confiança e solicitar uma avaliação do reparo necessário. 

Dessa forma, você poderá receber um orçamento personalizado com base nas condições específicas de seus pneus e nas necessidades de reparo.

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É Seguro Fazer a Vulcanização de Pneus? Saiba Como Funciona

Perguntas Frequentes sobre Vulcanização de Pneus

É seguro fazer vulcanização?

Sim, é totalmente seguro fazer a vulcanização de pneus. Portanto, vale se atentar às normas impostas pelo Inmetro, a fim de se certificar que o local está fazendo corretamente e lembrar-se de não fazer muitas vezes para que não afete sua segurança.

Quanto custa uma vulcanização de pneus?

Uma vulcanização de pneus vai depender de alguns fatores como o tipo de reparo que precisa ser feito e a cidade em que vai realizar esse reparo, mas, na maioria das vezes, esse serviço custa em torno de 40 a 60 reais.

Pode Vulcanizar pneu na lateral?

Se a lateral do seu pneu estiver danificada ou com algum furo a resposta é sim, é possível fazer a vulcanização de forma segura.

Como é feita a vulcanização?

A vulcanização é um processo utilizado para fortalecer e rejuvenescer a borracha dos pneus. Ele envolve aquecer o pneu a uma temperatura específica e aplicar produtos químicos especiais. Isso faz com que a borracha amoleça e absorva os produtos, resultando em um material mais resistente e durável. Em seguida, o pneu é resfriado, solidificando as mudanças químicas e garantindo sua integridade. Este processo ajuda a reparar danos, como cortes e rasgos, e a prolongar a vida útil do pneu.

Pix e Cartões de débito e crédito serão aceitos como pagamento em pedágios de rodovias federais

Notícias 11 de maro de 2024

De acordo com a portaria do Ministério dos Transportes, as concessionárias têm até 90 dias para adotar a medida

Motoristas que trafegam pelas rodovias federais concedidas terão como opção o pagamento da tarifa de pedágio pelo pagamento instantâneo brasileiro, o Pix, e outros meios de pagamento semiautomáticos, como cartões de débito e crédito. A iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, busca a melhoria contínua do conforto e a garantia de mais praticidade aos usuários.

A Portaria nº 241, publicada na última sexta-feira (8), institui a  Pública de incentivo à diversidade dos Meios de Pagamentos nas praças de pedágios existentes nas rodovias federais concedidas sob gestão e fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Confira a portaria completa aqui. De acordo com a normativa, as concessionárias responsáveis pela operação das praças de pedágios já devem disponibilizar as opções na cobrança 90 dias após a publicação. Enquanto as empresas se adequam, o pagamento em dinheiro permanece como opção para o usuário.

O objetivo é que cada praça de pedágio apresente, em algumas cabines de pedágio, a opção de Pix, e, ao menos, um meio de pagamento diferente do pagamento em dinheiro, como cartão de débito, cartão de crédito ou tecnologias de pagamento por aplicativos em dispositivo móvel. “Essa é mais uma medida pela modernização da operação na malha viária federal concedida, uma alternativa que confere mais fluidez no tráfego nas estradas e mais segurança e comodidade aos usuários”, afirmou a secretária nacional de Transporte , Viviane Esse.

Concessões

Atualmente, o Brasil conta com 26 concessões de estradas federais em operação, com 68% de rodovias duplicadas e reformadas, consideradas em bom estado, de acordo com o índice de condição da malha rodoviária (ICM), medido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em janeiro. Até o final do ano, o Ministério dos Transportes tem a possibilidade de otimizar 14 contratos rodoviários, que podem gerar um investimento adicional de R$ 110 bilhões em investimentos. Ainda para 2024, a expectativa é que ocorram 13 leilões de rodovias, com potencial de injetar R$ 122 bilhões em investimentos privados.

Fonte: NTC&Log

CNT participa de reunião da ANTT para contribuir com propostas para a regulamentação do Sistema de Livre Passagem (free flow)

Notícias 08 de maro de 2024

A discussão do Sistema de Livre Passagem (free flow) nas rodovias federais concedidas do país deu, nesta quinta-feira (7), um importante passo para a sua implementação. Especialistas de diferentes áreas reuniram-se com representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para apresentar contribuições acerca da norma de regulamentação desta iniciativa. As manifestações foram colhidas pela Agência e servirão de subsídios relativos à minuta de norma que será levada à audiência pública e que tem como escopo regular o Sistema.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) esteve presente na reunião, representada pela assessora, Maria Carolina Noronha, da Gerência do Poder Executivo da CNT. Entre os pleitos defendidos pela Confederação estão questões como a proporcionalidade da tarifa de pedágio com o trecho da via efetivamente utilizado e formas de cobrança de modo a não prejudicar os usuários das rodovias e as atividades transportadoras.

Outro ponto de atenção apresentado pela CNT diz respeito ao tratamento que a regulação dispensará para as cargas especiais. Esta proposta levou em conta as contribuições do Sindipesa, associado do Sistema Transporte. Casos, por exemplo, de que o pórtico não seja limitador de carga por conta da altura da sua estrutura.

A CNT incluiu em suas contribuições a importância de se notificar de alguma forma o usuário que foi identificado pelo sistema de free flow e não tem TAG, ou seja, pagamento automático. A medida é para que o usuário não corra o risco de perder o prazo de quitação e venha a ser multado pelo vencimento da cobrança do pedágio na forma de sistema de livre passagem. A previsão hoje é de prazo de 15 dias. Passado esse prazo a inadimplência se transforma em infração de trânsito por evasão de praça de pedágio.

A reunião participativa nº 1/2024 ocorre depois do Sandbox Regulatório, ferramenta pela qual foi implementado o sistema free flow em caráter de teste na BR-101 (Rio-Santos). O projeto piloto apresentou resultados positivos de funcionamento. Os testes bem-sucedidos abrem caminho para a consulta pública que visa ouvir a sociedade. Para a CNT, a proposta não deve ser usada para apenas substituir as praças de pedágios e sim que o mecanismo permita o transportador pagar proporcional ao trecho que seu veículo circulou. Na prática, que ele pague somente pelo trecho que de fato percorreu.

Qualquer pessoa pode se manifestar sobre a minuta de resolução proposta. As contribuições para a Reunião Participativa ANTT nº 1/2024, estão abertas até às 18h do dia 15 de março, no site da ANTT.

Fonte: CNT

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