Notícias

Filtrar Notícias

Curso do Transcares mostra que planejamento tributário bem feito impacta positivamente o financeiro da empresa

Notícias 06 de maro de 2024

A complexidade do sistema tributário brasileiro não é novidade. Da mesma forma, empresários sabem que tributos podem interferir nos resultados financeiros dos negócios e representar um grande ônus para as empresas. Foi pensando nisso que o Transcares realizou o curso Planejamento Tributário no Transporte Rodoviário de Cargas, na segunda-feira, 26 de fevereiro. No comando, a assessora tributária Mônica Porto, que, dentre outras coisas, expôs situações do dia a dia da operação que podem gerar créditos de impostos e influência para que as empresas possam economizar tributos.

O treinamento, presencial, foi realizado das 9 às 17 horas. Mas não acabou efetivamente às 17 horas. Finalizada a aula, Mônica recebeu várias ligações para tirar dúvidas mais específicas e reduzir alguns possíveis erros que estavam cometendo. E também no pós-curso, ela concedeu a entrevista abaixo. Confira!  

Mônica, falando especificamente sobre o tema deste curso que fez tanto sucesso... Qual a importância de debater Planejamento Tributário em tempos de Reforma Tributária?

MÔNICA PORTO – Debater planejamento tributário é de suma importância sempre! Porque não é só pelo fato da empresa pagar menos imposto apenas, é pagar menos com licitude. Pagar menos tributo faz com que a saúde financeira em dia. Então, ela consegue arcar com seus compromissos, fazer investimentos e se mantém em compliance. Hoje, é isso o que a Receita quer! E se a empresa está pagando seus tributos corretamente na forma da lei, ela com certeza vai estar em compliance.

Qual a periodicidade de construção ou discussão deste tipo de planejamento?

Esse é um ponto importante! Planejamento Tributário precisa ser discutido anualmente porque ele vai impactar nos próximos anos. Principalmente neste momento, em que estamos falando de uma Reforma Tributária que tende a impactar as atividades do segmento a partir de 2027. É agora que as empresas precisam se planejar e se programar. Estamos falando de um trabalho de longo prazo.

Tributação é um assunto desafiador para grande parte do empresariado. É certo dizer que essas questões são o “calcanhar de Aquiles” do segmento?

Não, nem sempre... É verdade que temos um alto custo na prestação de serviços, que envolve combustível, pedágio, pessoal, manutenção da frota. Mas quando a questão tributária está ajustada e a empresa está rodando na melhor forma, na melhor tributação, o impacto é positivo. Ou seja, quando a empresa tem um planejamento efetivo, isso acaba contribuindo na operação porque gera reflexo no resultado, na saúde financeira e para uma correta precificação. Afinal, se uma empresa não sabe, de fato, quanto paga de tributo, na hora de montar a tabela possivelmente haverá erros e o resultado pode ser preço menor que os custos para cobrir operação.

Mônica, vamos falar de expectativa e realidade? Gostaria de uma avaliação sua sobre este último curso que você ministrou.

Achei bem positivo e todos aproveitaram muito as informações trazidas. Inclusive, recebi muitas ligações posteriores. O público inscrito era formado por diretores, empresários e profissionais de outros setores, e certamente eles levaram os temas para a operação porque muita gente me ligou depois, sobretudo outros contadores, que queriam diminuir alguns possíveis erros que estavam cometendo. Muita coisa que abordei as empresas ainda não estavam aplicando, alguns créditos que estavam sendo deixados de ser tomados, impostos que estavam sendo pagos a mais, por erro na classificação... Conversamos muito sobre a receita de subvenção (benefício tributário para reduzir ou isentar empresas do pagamento de tributos, como estímulo à instalação ou ampliação de empreendimentos em determinados locais), que está gerando alguns impactos para as empresas do lucro real. Foi, de fato, muito produtivo e eu recebi muitos feedback positivos também!

Fonte: Anna Carolina Passos – Assessora de Comunicação TRANSCARES

Fórum CNT de Debates promove debate qualificado sobre os desafios do transporte e da multimodalidade capixaba

Notícias 29 de fevereiro de 2024

O Fórum CNT de Debates – Edição Regional Espírito Santo mostrou a que veio! O evento, cujo objetivo é estreitar o relacionamento do Sistema Transporte com o setor transportador, em um diálogo sobre as principais demandas das empresas da região, foi realizado na sede da Fetransportes, em Vitória (ES), terça-feira (27) e reuniu grandes expoentes da iniciativa privada e do poder público, que em mais de quatro horas de debate colocaram em voga questões específicas pertinentes ao Espírito Santo, no que se refere aos impactos da infraestrutura na eficiência do transporte e da logística. Além de sediar o encontro, o Sistema Fetransportes se fez presente no debate com Renan Chieppe, presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Luiz Alberto Teixeira, presidente do Transcares, e Eduardo Carlette, do Sinfres (Sindicato das Empresas de Fretamento da Região Sul).

Além de Teixeira, que foi debatedor na segunda Roda de Diálogo do encontro –“A Importância da Política e do Diálogo para as Pessoas, as Empresas e o Brasil” –, o segmento de cargas e logística teve participação marcante. Além de diretores do sindicato, do coordenador da Comjovem-ES, Roberto Fabiani, e membros da comissão, estavam lá o ex-presidente, Marcos Furtunato, o superintendente Mario Natali, o gerente Gustavo De Muner e os assessores jurídicos Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias.

Também participaram do evento autoridades como o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, que ministrou palestra sobre infraestrutura e multimodalidade; o ex-deputado federal Marcelo Ramos, que palestrou sobre a importância da política e do diálogo para as pessoas, as empresas e o Brasil; a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane; e os diretores da CNT Valter Souza (Relações Institucionais) e Bruno Batista (Executivo).

Na abertura do evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância de uma intermodalidade eficiente que precisa de investimentos em obras de infraestrutura para aumentar a competitividade do estado. “Nosso Estado é pequeno em termos populacionais, mas é muito eficiente no comércio internacional. Para continuarmos a ser uma porta de entrada dos produtos do mundo para o Brasil e porta de saída dos produtos do Brasil para o mundo, precisamos de uma logística eficiente, ou seja, boas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Isso tudo faz com que sejamos mais eficientes”, afirmou.

Ao lado de Casagrande, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou a vocação logística do Estado, já que, além de ser estratégico para viabilizar as importações e as exportações do País, conta com importantes infraestruturas. “O objetivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao realizar esses debates é trazer luz ao transporte de forma integrada. Não adianta ter um excelente porto, por exemplo, se eu não consigo levar a carga até lá. Então, a importância da discussão da intermodalidade é garantir a participação de todos os modais na matriz do transporte nacional de modo tornar a nossa atividade mais eficiente.”

Para ele, “quando o Brasil conseguir um transporte intermodal eficiente, o resultado será sentido em todos os todos os setores da economia. Somos o meio que move o país. Então, investir em infraestrutura é fundamental para promover o crescimento social e a economia”.

Nem só de intermodalidade Vander Costa falou. O dirigente abordou outros assuntos de interesse do setor, como o aumento do teor do biodiesel de base éster ao diesel, que passará de 12% para 14% partir de março. “A CNT contratou um estudo segundo o qual o aumento do biodiesel acima de 8% traz um efeito contrário do que está sendo divulgado. Com isso, o consumo do diesel vai aumentar, os caminhões vão perder eficiência e o nível de emissão de CO2 (gases poluentes) também vai crescer”, alertou.

Leia mais sobre o tema biodiesel aqui.

Em sua participação na abertura do Fórum, o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, enalteceu a realização desta edição regional no Estado. Em sua avaliação, “o evento foi um ambiente propício para fortalecer o diálogo público-privado, a legitimidade de ações e a discussão de gargalos, investimentos, presente e futuro do desenvolvimento do Espírito Santo. Tivemos uma discussão muito completa, sob os desafios do transporte, falamos de infraestrutura, de funcionalidades do sistema, de investimentos necessários para melhorar a nossa rede rodoviária e ferroviária. Foi debate de fundamental importância para o setor de transporte e logística no Espírito Santo”, concluiu.

Rodas de Diálogo

Nas duas Rodas de Diálogo houve participação de dirigentes capixabas como debatedores. Renan Chieppe participou do primeiro, “Infraestrutura e Multimodalidade: Desafios e Oportunidades para o Estado do Espírito Santo”, ao lado de Bruno Batista, mediador, e Ricardo Ferraço.

Teixeira e Eduardo Carlette dividiram a mesa da segunda Roda, “A Importância da Política e do Diálogo para as Pessoas, as Empresas e o Brasil” com o mediador Valter Souza, com o palestrante Marcelo Ramos e com o diretor-presidente do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

Ao debater o tema central, o presidente do Transcares reforçou as palavras de Ramos sobre a essencialidade das entidades dialogarem com o poder público para discutir e defender as principais demandas do setor.

“É preciso levar nossas demandas aos nossos representantes, discuti-las, defendê-las. Aqui no Espírito Santo, seguimos nesta direção e estamos sempre ao lado da Fetransportes, caminhamos lado a lado”, destacou o presidente, que aproveitou a oportunidade e elencou, ainda, algumas das principais demandas do segmento no Estado, como as questões relacionadas à Reforma Tributária e a falta de mão de obra no setor.

Sobre o evento

O Fórum CNT de Debates é um projeto do Sistema Transporte que tem como objetivo central lançar luz sobre os principais desafios da atividade transportadora em todo o país. Além da edição nacional, desde 2023 a CNT está realizando edições regionais. A primeira foi realizada em Natal, em novembro. A próxima está marcada para o dia 7 de março, em Itajaí (SC).

Fonte: Agência CNT Transporte Atual e Anna Carolina Passos (Assessoria de Comunicação Transcares)

IRUdestaca pela segunda vez a atuação da Comjovem por meio de seus integrantes em publicação

Notícias 29 de fevereiro de 2024

A IRU (International Road Transport Union), associação internacional ligada à ONU e com sede em Genebra, destacou recentemente mais uma vez o trabalho de integrantes da COMJOVEM, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística. Essa menção ressalta o papel fundamental desempenhado pela Entidade na contribuição para o setor de Transporte de Cargas do Brasil por meio de jovens empresários.

Os mencionados pela organização internacional foram o vice-coordenador nacional da COMJOVEM, Hudson Rabelo, o coordenador do Instituto COMJOVEM, Geovani Serafim, o vice-coordenador, Luís Felipe Machado, e o ex-coordenador do Instituto, Luiz Nery.

Em 2023, o Coordenador Nacional da COMJOVEM, André de Simone, e a então Vice-Coordenadora e hoje Vice-Presidente de ESG, Joyce Bessa, já haviam sido citados pela IRU.

Eles são parte de uma geração de jovens empresários que estão moldando o futuro do transporte no Brasil segundo a publicação. A dedicação de cada um deles, e o perfil de liderança em suas atividades têm sido fundamentais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento do setor, trazendo novas perspectivas e soluções para os desafios enfrentados pelo Transporte  de Cargas.

“O trabalho desenvolvido pelos nossos integrantes da COMJOVEM e o reconhecimento da IRU são provas de que a NTC&Logística está desempenhando um trabalho essencial na construção de um setor mais forte, com jovens empresários comprometidos com o futuro do setor. Estamos muito felizes com a oportunidade mais uma vez ofertada ao nosso trabalho”, destacou o Vice-Presidente para Assuntos dos Jovens Empresários da NTC&Logística e Coordenador Nacional da COMJOVEM, André de Simone.

Confira as menções através do site: https://www.iru.org/join-us/industry-shapers
Fonte: NTC&LOG

ANIP:venda de pneus encerra 2023 em queda de 8%

Notícias 29 de fevereiro de 2024

Volume acumulado perto de 52 milhões de unidades volta ao patamar de 2020

No ano passado, as vendas de pneus no País totalizaram 51,9 milhões de unidades, volume 8,2% inferior ao registrado um ano antes, de 56,6 milhões. O resultado, consolidado pela Anip, associação que representa os fabricantes de pneus, é o pior desde 2020, período impactado pela fase mais crítica da pandemia. Naquela ocasião, o mercado absorveu 51,8 milhões de pneus.

Por tipo de mercado, as entregas para as montadoras recuaram 9,6%, para 12,5 milhões de unidades contra 13,9 milhões registradas em 2022. Na reposição, as vendas acumularam 39,4 milhões de pneus, queda de 7,8% em relação os 47,7 milhões vendidos no ano anterior.

Por segmento, apenas as vendas de pneus de moto cresceram

Nas vendas segmentadas, os pneus de passeio acumularam no ano passado 27,4 milhões de unidades, 9,5% menor na comparação com o volume de 2022, de 30,3 milhões. Do total, as montadoras receberam 7,7 milhões, baixa de 3,7%, enquanto a reposição respondeu por 19,7 milhões, queda de 11,5%.

As vendas de pneus de carga encolheram 13,8%, de 7,4 milhões de unidades em 2022 para 6,4 milhões anotadas no ano passado. Na mesma base de comparação, as entregas para montadoras recuaram 26,9%, com 1,5 milhão de pneus. Para a reposição foram destinados 4,8 milhões de unidades, baixa de 8,8%.

O segmento de pneus para motocicletas foi o único a apresentar resultado positivo no ano passado. As vendas para o mercado de reposição cresceram 5,9% em 2023, para 9,7 milhões de unidades ante 9,1 milhões registradas em 2022. No segmento, a Anip não contabiliza as entregas para montadoras.

Por fim, o setor de pneumático brasileiro fechou 2023 com um déficit na balança comercial de US$ 481,5 milhões. Em volumes, as importações de pneus cresceram 36,5%, para 47,4 milhões, enquanto as exportações recuaram 18,1%, com 12 milhões de unidades.

Fonte: FONTE: AUTOINDÚSTRIA - NTC&Log

SETCESP premiará projetos dedicados à inclusão feminina no setor

Notícias 29 de fevereiro de 2024

Em março, a entidade realizará o 3º encontro do Movimento Vez&Voz, juntamente com a primeira premiação do projeto

No dia 26 de março acontecerá o 3º Encontro do movimento Vez & Voz com a temática “Coragem para Crescer”. Realizado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), de maneira presencial, nesse dia, também ocorrerá o 1º Prêmio Vez & Voz com o objetivo dar visibilidade, reconhecer e premiar os projetos e iniciativas desenvolvidos pelas empresas de transporte  de cargas em prol da equidade de gênero e que visam ampliar a participação de mulheres no setor.

Ana Jarrouge, idealizadora do movimento e presidente executiva do SETCESP, explica que o evento tem como propósito alavancar a presença feminina em um setor majoritariamente masculino. “O caminho para o sucesso de qualquer projeto passa pela idealização, planejamento, implantação, constância e acompanhamento, avaliação de resultados e reconhecimento. Este último passo é de extrema importância, para que as ações adotadas pelas empresas sejam reconhecidas e sirvam de exemplo como boas práticas para nosso setor.”

O evento, que acontecerá também em comemoração ao mês das mulheres, acontecerá em São Paulo, na sede da entidade e contará com uma programação variada, com palestras, espaço para networking e a premiação nas categorias “Motorista”; “Liderança” e “Mais Mulheres no TRC”.

Confira a programação completa do 1º Prêmio Vez & Voz:

14h00 – Credenciamento

14h30 – Abertura com Adriano Depentor – presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP e Ana Carolina Jarrouge – Presidente Executiva do SETCESP

14h45 – Como está a equidade de gênero no setor?

Apresentação dos resultados do Índice de Equidade do TRC

15h00 – Iniciativas que estão fazendo a diferença

Conheça o que as empresas estão fazendo para atrair e reter talentos femininos no setor de transporte

15h45 – 1º Prêmio Vez & Voz

Conheça os projetos ganhadores nas categorias Motorista, Liderança e Mais Mulheres no TRC

16h30 – Coffee Break

16h50 – Palestra com Amanda Oliveira

Musicista, Forbes Under 30, empreendedora social e fundadora da Nação Valquírias, uma holding de iniciativas que funciona como uma distribuidora de oportunidades e impacta anualmente a vida de mais de 150 mil meninas, mulheres e seus filhos.

18h00 – Happy Hour

20h00 – Encerramento

Para quem tiver interesse, as inscrições para o evento já estão disponíveis, clique aqui e participe!

FONTE: SETCESP

Financiamentos climáticos devem aumentar até 2030, diz banco mundial

Notícias 29 de fevereiro de 2024

FONTE: AGÊNCIA BRASIL
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL
CHAPÉU: MEIO AMBIENTE

Ajay Banga participou de evento paralelo à reunião ministerial do G20

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, disse na tarde de ontem (28), em São Paulo, que até 2030, 45% dos financiamentos da instituição serão direcionados para iniciativas climáticas. A afirmação foi feita na abertura do evento Inovação Financeira para o Clima e Desenvolvimento, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está sendo realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, paralelo à reunião ministerial do G20.

Segundo ele, esses financiamentos serão divididos entre ações de mitigação e de adaptação. “Ambos representam despesas com desenvolvimento. Mas geralmente as pessoas não entendem a importância de sermos igualmente conscientes sobre mitigação e adaptação. Então, o Banco Mundial vê as duas coisas como importantes”, disse ele.

Também na abertura deste evento, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, considerou que o mundo tem avançado em ritmo lento nas ações de enfrentamento à crise climática. 

“Temos que admitir que fomos lentos em relação às mudanças climáticas e ainda estamos desperdiçando dinheiro com atividades que criam esses problemas”, disse ela. “Esta deve ser uma prioridade porque os eventos climáticos vão impactar o desempenho das economias e os negócios e afetar o bem estar das pessoas”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil/ CNT

Com apoio da CNT, Comissão de Meio Ambiente do Senado aprova projeto que beneficia transporte ferroviário

Notícias 28 de fevereiro de 2024

A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar. O PL nº 3.027/2022 teve parecer favorável do relator, senador Fabiano Contarato (PT-ES), que atendeu ao pleito da CNT (Confederação Nacional do Transporte), acolhendo uma emenda que excetua da aplicação da norma o segmento ferroviário. A matéria agora segue para análise pelo Plenário do Senado.

A CNT apoia o parecer do relator, já que o texto original da proposta permite que cada ente da Federação elabore as próprias regras para o combate à poluição do ar. A assessora da Diretoria de Relações Institucionais da CNT, Amanda Tabosa, explica que essa diretriz poderia trazer impactos negativos para o segmento ferroviário, com regramentos diversos sobre um mesmo tema.

“Para uma ferrovia que atravessa vários estados e cidades, haveria inúmeras normas para tratar do problema da poluição do ar. Como a atividade transportadora, de forma geral, tem operações e empreendimentos em mais de um estado, necessita de regras que estabeleçam um padrão nacional, e não regional”, defende Amanda.

Sobre o projeto

O PL tem o objetivo de assegurar a preservação da saúde pública e da qualidade do ar por meio da redução da emissão de poluentes na atmosfera, da adoção de padrões de qualidade do ar, de incentivos fiscais e outras medidas.

Dessa maneira, a proposta prevê, além da criação de uma Política Nacional de Qualidade do Ar, o desenvolvimento de um sistema nacional de informações de qualidade do ar, com princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas ao gerenciamento de fontes poluidoras.

Fote e Fonte: CNT

Em reunião com Geraldo Alckmin, presidentes do Sistema Transporte e da CNTTT apresentam pautas comuns às entidades

Notícias 28 de fevereiro de 2024

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e o presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres), Valdir Pestana, reuniram-se, nesta quarta-feira (28), com o presidente da República em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ambos apresentaram ao vice-presidente as pautas comuns dos empresários e dos trabalhadores do transporte no Brasil.

"Foi mais um encontro muito positivo. O vice-presidente nos recebeu muito bem, oportunidade em que pudemos apresentar algumas das principais demandas do setor atualmente. Eu acredito na convergência em torno de propostas que são comuns para empresários, trabalhadores e o governo. E, a partir dessa reunião, acredito que poderemos avançar mais nesse sentido", afirmou o presidente Vander.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Presidência da CNT, Matheus Jasper, e o presidente do Simtetaxi (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo), Antônio Matias Ceará.

Foto: Cadu Gomes/VPR
Fonte:CNT

Vitória para o transporte: Governo revoga trecho de MP e mantém desoneração da folha de 17 setores da economia

Notícias 28 de fevereiro de 2024

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, nesta terça-feira (27), a revogação do trecho da MP (medida provisória) que reonerava a folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam na economia brasileira, entre os quais, o transporte. Como alternativa, o governo vai enviar um projeto de lei ao Congresso para tratar da reoneração. 

A lei que estabelecia a desoneração venceria no fim de 2023, mas o Congresso aprovou a prorrogação até dezembro de 2027. 

A CNT (Confederação Nacional do Transporte), junto com demais setores da economia, atuou intensamente, desde o ano passado, para assegurar esse benefício. Esse esforço também contou com a contribuição das federações e associações que representam os setores rodoviário de cargas e passageiros e metroviário.  

O presidente da Confederação, Vander Costa, celebra a medida por considerá-la fundamental na atual conjuntura econômica, uma vez que havia risco real de imensos prejuízos para os 17 setores atualmente beneficiados pela medida, incluindo o transporte rodoviário de cargas, rodoviário e metroferroviário público de passageiros. 

“A folha de pagamento é um dos maiores custos das empresas de transporte brasileiras. Por isso, a manutenção da desoneração ajudará a equilibrar as contas sem a necessidade de demissões e sem travar os investimentos no setor. Ela acabará com a insegurança jurídica das empresas”, declara. 

A desoneração estabelece regras especiais para a substituição da contribuição previdenciária patronal pela contribuição sobre a receita bruta, com alíquotas diferenciadas, a depender do setor econômico. A medida se iniciou em 2011 e foi prorrogada em outras ocasiões, sendo a última há dois anos. 

Fonte: Setcesp

Ação digital do SEST SENAT busca prevenir doenças relacionadas ao trabalho

Notícias 27 de fevereiro de 2024

As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, segundo o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Essas doenças são relacionadas ao trabalho e podem prejudicar a produtividade laboral, além de serem responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representarem custos ao empregador. Diante desse cenário, o SEST SENAT realiza, durante esta semana, de 26 a 29 de fevereiro, uma campanha digital nas redes sociais para explicar como identificar e prevenir essas doenças.

A data foi escolhida porque, em 28 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate a LER/Dort. Evitar essas enfermidades é um passo importante na prevenção de doenças ocupacionais, e é essencial para manter um ambiente de trabalho saudável. O SEST SENAT está comprometido com essa causa por meio da oferta de atendimentos de fisioterapia, com uma equipe preparada para avaliar a condição de cada indivíduo e elaborar o melhorar o plano de tratamento.

LER e Dort são danos decorrentes do uso excessivo do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. 

Juntos, construímos um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Acompanhe as nossas redes sociais para mais informações sobre como se proteger e lidar com o problema. 

Fonte:CNT

Preço médio do frete por km rodado fica mais caro ante dezembro, aponta Edenred Repom

Notícias 27 de fevereiro de 2024

A mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) apontou que o preço médio do frete por km rodado fechou janeiro a R$ 6,36, com um aumento de 2% quando comparado a dezembro de 2023, período em que a média estava em R$ 6,22. Já no comparativo com janeiro do ano anterior, o preço caiu 10%. 

“Este é o primeiro aumento no valor médio do frete desde abril do ano passado. O novo reajuste da tabela do frete refletiu diretamente no aumento do custo de transporte”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom. 

No dia 19 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou os pisos mínimos de frete e editou a nova Resolução. Os preços médios tiveram aumentos de 1,03% a 5,66%, dependendo do tipo de operação de transporte. Segundo informado pela agência em janeiro, o reajuste passou a ser feito com base em uma nova metodologia, a fim de deixar os valores sugeridos mais próximos da realidade do transportador brasileiro.

“A projeção para fevereiro pode ser de uma nova alta no frete, puxada especialmente pelo acréscimo no preço do litro do diesel ofertado nas bombas de abastecimento, após o início da vigência das novas alíquotas do ICMS”, reitera Fernandes. 

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.

Fonte: SETCESP

Relator muda projeto do governo e fixa 20% de mistura de biodiesel em 2030

Notícias 27 de fevereiro de 2024

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) antecipou a jornalistas, nesta segunda-feira (26) à noite, os principais pontos do relatório sobre o projeto de lei conhecido como Combustível do Futuro — uma das apostas do governo para a transição energética e a descarbonização da economia.

As mudanças à proposta original do Palácio do Planalto ao Congresso (PL 4516/23) serão apresentadas para os líderes da Câmara nesta terça-feira (27). O texto, que já tramita em regime de urgência, deve ser votado na primeira quinzena de março.

No relatório, Jardim introduziu uma previsão de aumento gradual da mistura de biodiesel ao diesel. A mistura será elevada para 15% a partir de março de 2025, subindo um ponto percentual ao ano, até alcançar 20% (o chamado B20) em 2030. O texto original não contemplava esses pontos.

“Isso nos dá uma previsibilidade de demanda, viabilizando investimentos bilionários no setor”, afirmou Jardim.

De acordo com o texto sugerido pelo deputado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) — presidido pelo Ministério de Minas e Energia — poderá aumentar ou reduzir esse teor em dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Essa flexibilidade, segundo o relator, será útil para acomodar situações como quebra de safra ou de preços muito baixos do biodiesel no mercado.

No ano passado, o CNPE já havia elevado a mistura de 12% para 13% em janeiro e 14% (B14) em abril de 2024. O setor garante, no entanto, que tem capacidade suficiente para elevar rapidamente a oferta.

Etanol e biometano

Jardim também elevou para 35% o limite máximo de mistura do etanol na gasolina. O Poder Executivo poderá chegar a esse percentual desde que constatada a viabilidade técnica da mistura.

Hoje a lei estabelece 27,5% como limite da adição de etanol à gasolina. Na prática, a mistura atualmente é de 27%. No projeto original, o governo propunha um limite de 30%.

Outra mudança importante foi a introdução de um capítulo sobre biometano no projeto. O biometano, uma fonte sustentável de energia, pode ser obtido em aterros sanitários (a partir do processamento do lixo) ou em granjas (a partir de dejetos de animais).

O texto agora propõe um percentual mínimo obrigatório para o biometano como proporção de todo o gás natural comercializado no país. “Do mesmo jeito que hoje acrescentamos biodiesel ao diesel, vamos fazer a adição do biometano ao gás natural”, explicou o deputado.

Essa proporção começará em 1% do gás natural comercializado em janeiro de 2026 e aumentará, ano a ano, até chegar a 10% em janeiro de 2034.

Jardim manteve, no projeto, a proposta do governo de iniciar uma mistura gradual de combustível sustentável de aviação (SAF) ao querosene usado por companhias aéreas. Essa “escadinha” permaneceu nos termos propostos pelo governo: começará em 1% em 2027, aumentará um ponto percentual ao ano e atingirá 10% em 2037.

Fonte: SETCESP

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo