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Associados Transcares podem fazer 1º MBA em TRC do Brasil pagando parcelas de R$ 387,00

Notícias 19 de fevereiro de 2024

Uma parceria entre a Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina) e a UCEFF fez nascer o MBA em Transporte Rodoviário de Cargas, primeiro e único do Brasil. E se você está se perguntando o que isso tem a ver com o Espírito Santo, nós respondemos! A parceria foi estendida ao Transcares, ou seja, os transportadores capixabas estão diante da oportunidade de se qualificar aproveitando os mesmos benefícios oferecidos aos catarinenses. Para ingressar no curso, com carga total de 360 horas, os associados investirão 26 parcelas de R$ 387,00.

O MBA, pós-graduação do tipo Lato Sensu ministrada por professores inseridos no segmento, o que fez dele um curso customizado e de acordo com as especificidades do TRC, está aberto também aos não-associados. Para estes, porém, o valor do investimento é de 26 x R$ 445,00.

A especialização é 100% on line, voltada a gestores do segmento, terá início em 25 de março e a duração é de dois anos e quatro meses. Ao todo, são 26 módulos, mais o Trabalho de Conclusão, que não é obrigatório. Dentre os vários temas que serão abordados, é possível citar cenários econômicos, planejamento estratégico de logística empresarial, logística internacional, legislação, ética empresarial, administração de conflitos, gestão comercial, de qualidade e de operação e tecnologia.

As aulas acontecerão de 15 em 15 dias, sempre às  segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30, e as mesmas não são gravadas. Os encontros são realizados com câmera aberta o tempo todo, possibilitando interação da turma.

Profissionais do segmento com curso superior ou que vão concluí-lo este ano entram no MBA em Transporte Rodoviário de Cargas e ao final do curso recebem o certificado de pós-graduação. Contudo, o MBA também é acessível aos que possuem Ensino Médio (completo ou não). A diferença é que estes alunos receberão o certificado de Aperfeiçoamento Profissional. 

“Fomentar a qualificação do segmento está entre nossos pilares de atuação. Trabalhamos arduamente e diariamente para que nosso segmento seja cada vez mais profissionalizado. E essa mais nova parceria vai diretamente ao encontro de nossos anseios. Estamos comemorando muito esse MBA e esperamos que nossos transportadores o aproveitem!”, destacou o presidente, Luiz Alberto Teixeira.

Link para inscrição: https://www.uceff.edu.br/cursos/mba-em-trc/

 

 Não perca essa chance. Faça a sua inscrição e seja um dos alunos a fazer o primeiro e único MBA em TRC do Brasil

 

Dúvidas pelo WhatsApp: (49) 99923 3769 - Falar com Márcia Calderolli.

Desemprego cai em apenas dois estados no 4º trimestre de 2023, diz IBGE

Notícias 16 de fevereiro de 2024

A taxa de desemprego no Brasil caiu em duas das 27 unidades da federação (UFs) no quarto trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado mostra uma desaceleração gradual da formação de empregos ao longo de 2023. Mas, nas médias anuais, foram 26 das 27 UFs em que foram registradas quedas das taxas de desocupação em relação a 2022. (veja mais abaixo)

No último trimestre, os estados do Rio de Janeiro (de 10,9% para 10%) e do Rio Grande do Norte (de 10,1% para 8,3%) foram os únicos em que o desemprego teve queda estatística significativa entre os meses de outubro e dezembro. Em Rondônia (de 2,3% para 3,8%) e Mato Grosso (de 2,4% para 3,9%) houve alta. Nas demais UFs não foi registrada variação significativa.

O Brasil encerrou o trimestre terminado em dezembro com taxa de desemprego em 7,4%, patamar mais baixo para o período desde 2014 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados. No trimestre anterior, a taxa de desocupação era de 7,7%.

“Diversos estados do país apresentaram tendência de queda, mas só em dois deles a retração foi considerada estatisticamente significativa”, explica a coordenadora de pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy.

O que houve no 4º trimestre

As variações estatísticas relevantes são aquelas que mostram flutuações importantes da taxa de desocupação nos estados. Ela pode variar por diferentes motivos, desde o aumento de trabalhadores no grupo de ocupados, como pelo aumento de trabalhadores procurando emprego.

Curso do Transcares ensina a gerar créditos de impostos e economizar tributos

Notícias 16 de fevereiro de 2024

O cronograma de treinamentos do Transcares para o ano de 2024 está prestes a ser aberto e o assunto foi “escolhido a dedo”, tamanha sua relevância para quem opera no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística – principalmente em época de Reforma Tributária: Planejamento Tributário no Transporte Rodoviário de Cargas. A primeira agenda de capacitação do ano está marcada para segunda-feira, 26 de fevereiro, das 9 às 17 horas, na sede do Transcares, sob comando da assessora tributária Mônica Porto.

Quer entender melhor o que será tratado durante as horas de aula? Mônica responde:

 “Vamos expor situações do dia a dia da operação que podem gerar créditos de impostos e gerar influência para que a empresa possa economizar tributos. E também vamos abordar sobre como fazer um planejamento tributário para a empresa se manter em conformidade e pagando o menor tributo possível”.

Para os associados Transcares, o investimento é de R$ 200,00. Profissionais de empresas não-associadas pagam R$ 400,00 (por inscrição). As inscrições para o treinamento podem ser feitas neste link: https://www.transcares.com.br/paginas/capacitacao/144/planejamento-tributario-no-transporte-rodoviario-de-cargas

CONET&Intersindical 2024 debaterá sobre a adição de biodiesel e seus impactos no transporte rodoviário de cargas

Notícias 15 de fevereiro de 2024

Durante a primeira edição do CONET&Intersindical de 2024, que acontece no dia 22 de fevereiro, em São Paulo, a  “Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte  de Cargas” será tema de debate entre renomados profissionais e representantes do setor.

A participação de Érica Marcos, Gerente Ambiental da CNT, Marcos Araújo, Diretor da Sambaíba Transportes Urbanos, e Lorena Mendes de Souza, Coordenadora-Geral de Biodiesel e Outros Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, terá como objetivo oferecer uma visão abrangente e especializada sobre o assunto, procurando se esclarecer tecnicamente como a adição de biodiesel pode afetar a manutenção, o custo e a durabilidade dos motores.

A importância do nível adequado de adição de biodiesel tem sido ressaltada pela NTC&Logística e por demais entidades do setor, como a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Confira a programação do evento e participe 

12h30 – Credenciamento

13h – Abertura e Apresentação da Nova Diretoria da NTC&Logística – Gestão 2024-2027

14h –  CONET&Intersindical

1. Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte Rodoviário de Cargas
Érica Marcos  – Gerente Ambiental CNT
Marcos Araújo – Diretor da Sambaíba Transportes Urbanos
Lorena Mendes de Souza – Coordenadora-Geral de Biodiesel e Outros Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia

2. Pesquisas CNT de Rodovias 2023 e Estudos Técnicos
Bruno Batista – Diretor Executivo da CNT

3. Índice de Variação do INCT e Pesquisa Mercado de Transporte de Cargas – 2023
Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística

4. Cenário Político-econômico – 2024 e Perspectivas Futuras
Prof.° Otto Nogami – Economista e Professor do IBMEC

18h – Debates / Encaminhamentos/ Encerramento

18:30h – Coquetel

O encontro será realizado presencialmente na subsede da NTC&Logística em São Paulo e as inscrições já estão abertas, através do link.

*Evento exclusivo para transportadores

O CONET é uma realização da NTC&Logística, e conta como entidade anfitriã, a FETCESP e os demais sindicatos do Estado de São Paulo. O patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Transpocred. Apoio logístico da Braspress e apoio institucional do Sistema Transporte composto pela CNT, SEST SENAT e ITL e da FumTran.

Logística emergencial: tendências e desafios para 2024

Notícias 15 de fevereiro de 2024

As operadoras logísticas concentram 12% do PIB, o equivalente a 20% dos custos de transporte e armazenagem no Brasil. São cerca de mil empresas e 2 milhões de empregos, segundo dados da ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Quais os principais desafios para 2024?  Há espaço para crescer?

Quem responde é o especialista em Logística, Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, há 20 anos no setor de logística emergencial B2B:

Qual o principal avanço da logística emergencial e o que esperar para 2024? 

Marcelo Zeferino: A cada ano da última década temos nos deparado com alguma mudança disruptiva: pandemia, internet das coisas (IOT), blockchain e a inteligência artificial (AI), que se faz cada vez mais presente em nossa rotina. O grande ponto é saber utilizar essas mudanças e ferramentas para que favoreçam a produtividade do setor, beneficiando o consumidor final. Na logística emergencial, por exemplo, a inteligência artificial vem trazendo previsibilidade para o processo, com respostas cada vez mais rápidas. A AI nos fez repensar as perguntas, elevando a competitividade. A emergencialidade de cinco anos atrás é a rotina de hoje, a velocidade de entrega mudou e é necessário acompanhá-la. 

Para 2024, a perspectiva é otimista. O crescimento do PIB, na casa dos 3% em 2023, e previsão perto dos 2% em 2024, aliado à redução gradativa da taxa de juros, nos dá uma visão positiva. Outro dado importante é a previsão de crescimento do setor farmacêutico brasileiro, na casa dos 9% em 2024, impulsionando a logística emergencial aérea.

Como você enxerga a logística emergencial em um futuro próximo?

Marcelo Zeferino: Entendo que a logística emergencial, como é definida hoje, em um curto espaço de tempo será denominada só como logística. Hoje não aceitamos pedir algo para comer e não receber em 30 minutos, no passado isso era impossível. Assim caminha também com o transporte de cargas. Com a evolução das tecnologias e investimentos nos modais corretos, toda a velocidade disponível poderá ser ofertada para a indústria, levando competitividade logística e redução de estoques. 

Business Intelligence, automatização, AI, quais outras soluções tecnológicas a logística ainda pode agregar?

Marcelo Zeferino: As ferramentas de análise de grandes quantidades de dados (big data), têm sido instrumentos fundamentais de suporte à expansão do setor de logística. Outra novidade é o blockchain, apesar de ser constantemente associado ao Bitcoin e criptomoedas, ele pode ser aplicado em inúmeras áreas, incluindo a logística. No blockchain, as informações são descentralizadas no banco de dados e compartilhadas entre vários usuários, isso pode ser utilizado no rastreamento  de cargas, compartilhamento de frota, entre outras aplicações, trazendo otimização dos processos e redução dos custos. 

O principal ponto é não fechar os olhos para as tendências. Na Prestex, encaramos dessa forma: ou você se adapta e implanta essas realidades ao negócio ou está fora do jogo. Nós implantamos. Interligar os pontos através dessas tecnologias faz com que o consumidor consiga se sentir dentro do processo e não como um produto de prateleira. 

E o fator humano, que peso tem nesta balança da tecnologia?

Marcelo Zeferino: O fator humano é preponderante para o sucesso da interligação das tecnologias com o objetivo fim, que em nosso caso, na Prestex, é solucionar o problema de uma carga emergencial, transportada no menor tempo possível, com qualidade, segurança, monitoramento e acompanhamento do cliente em 100% do percurso. As tecnologias servem para aprimorar, evitar desperdícios e trazer velocidade às relações, mas não elimina a necessidade do humano no processo. Sentimento, percepção, felling ainda não podem ser interpretados por AI ou qualquer subterfúgio tecnológico, daí a importância em conhecer e saber interpretar as tecnologias. E, vale lembrar que em um momento emergencial, ninguém gosta de ser atendido por um robô. Investir no capital humano, com treinamentos, plataformas educacionais que ofereçam as habilidades que o mercado necessita, ainda é o caminho para se somar às tecnologias, é assim que temos feito na Prestex.

No setor de medicamentos, com a obrigatoriedade da RDC 653 a partir de março 2024, o que muda? 

Marcelo Zeferino: Na prática é exigir cada vez mais profissionalismo de todas as partes do processo. De nada adianta milhões de investimentos por parte da indústria farmacêutica, por exemplo, se o setor de logística não acompanhar as melhores práticas para a distribuição dos medicamentos. Alterações como essas da RDC são fundamentais para balizar o nível de qualidade do mercado. Pela RDC 653/2022, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura monitorada da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto, entre outras demandas. Isso é fundamental para preservar a integridade dos medicamentos, principalmente os termolábeis (biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas) altamente sensíveis às mudanças de temperatura. Lembro que o mercado farmacêutico brasileiro espera crescer mais de 9% em 2024 e o setor de logística precisa acompanhar essa demanda com a qualidade necessária.

E a Prestex, já está adequada à nova norma?

Marcelo Zeferino: Sim, investimos 1,8 milhão para essa transformação. Obtivemos a certificação da Anvisa, e estamos adequados à esta nova RDC. Como em todo novo mercado em que a Prestex atua, investimos em pesquisa e desenvolvimento para cumprir as exigências necessárias para o sucesso da operação. Isso garante um SLA (índice de entregas no prazo) acima de 99%. Esse mercado definitivamente não é para aventureiros ou você investe e se adequa ou sai do jogo. 

Quanto a Prestex cresceu em 2023 e qual a projeção para 2024? 

Marcelo Zeferino: A Prestex vem crescendo sustentavelmente acima da média de mercado nos últimos anos. Em 2023 investimos em uma nova base corporativa em São Paulo, pontos de atendimento no Nordeste, aquisição de softwares e ferramentas tecnológicas.

Para 2024 entraremos em um novo ciclo de planejamento estratégico para crescimento das operações, da performance, visando consolidar a Prestex como marca ícone no setor. Para isso, investimos em desenvolvimento tecnológico, fortalecendo as operações para os cenários mencionados.  

Fonte: SETCESP

Vice-presidente e diretor-geral da ANTT reforçam aliança estratégica em reunião institucional

Notícias 14 de fevereiro de 2024

Na manhã da última sexta-feira (9), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para uma reunião institucional importante: estreitar laços em prol da infraestrutura, setor de transportes terrestres e desenvolvimento do país, com foco nos cidadãos.

O encontro foi uma sinalização dos interesses do Governo Federal e a urgência de melhorar cada vez mais a infraestrutura nacional. Alckmin enfatizou a importância do trabalho da Agência, que fiscaliza e regulamenta serviços das concessionárias rodoviárias, ferroviárias e transportes de carga e passageiros em todo o Brasil, sempre com os olhos voltados para os usuários.

“O crescimento do nosso país, sua economia, indústria e comércio, depende diretamente da ANTT. São eles que pavimentam o caminho para nosso desenvolvimento econômico, garantindo previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica para os investimentos”, declarou o vice-presidente.

Por outro lado, Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, apresentou a carteira de projetos em andamento e os próximos desafios da Agência, como os leilões que estão por vir, regulamentações de diversos temas e a fiscalização. Ele também destacou os esforços conjuntos e constantes com o Tribunal de Contas da União (TCU) para modernizar contratos, visando uma gestão mais eficaz e transparente das concessões.

Além disso, Vitale ressaltou a evolução da Agência com a implementação do programa PROREV e as revoluções regulatória, tecnológica e comportamental.

A visita também permitiu que o vice-presidente se inteirasse sobre o andamento das obras nas concessões da ANTT em São Paulo, estado que concentra um considerável volume de demandas e expectativas por melhorias na infraestrutura.

Divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT/ SETCESP

ANTT aprova novo plano estratégico rumo à excelência e inovação nos transportes terrestres

Notícias 06 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO / AESCOM ANTT
CHAPÉU: PLANO ESTRATÉGICO

Ação será guiada por estratégias regulatórias, tecnológicas e comportamentais

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de aprovar a segunda revisão do Plano Estratégico 2022-2025, marcando uma nova fase de inovação e excelência na regulação e fiscalização do setor de transportes terrestres no Brasil. A Deliberação nº 15, de 26 de janeiro de 2024, contempla a revisão do planejamento estratégico, incluindo o Mapa Estratégico Institucional para o ciclo 2024-2030, sinalizando um compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável do país.

O novo Mapa Estratégico da ANTT é o resultado de um processo inclusivo e colaborativo, envolvendo desde o nível operacional até a alta administração da Agência. Durante meses de intensas sessões colaborativas online, visitas às Unidades Regionais, oficinas participativas e debates, estagiários, servidores e terceirizados contribuíram com suas visões e experiências para moldar a estratégia futura da instituição.

Além do envolvimento interno, a ANTT também colheu valiosas contribuições da sociedade, do setor acadêmico e do mercado, por meio de Tomada de Subsídios, somando um total significativo de 589 sugestões em todo o processo participativo. Essa abordagem inclusiva reflete a diversidade de talentos na instituição e o comprometimento de todos com a entrega de resultados relevantes para o país.

Dentre os insumos considerados para a elaboração da nova estratégia, destacam-se a Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD), a  Nacional de Transportes (PNT), o Plano Nacional de Logística (PNL), o Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

NOVO MAPA ESTRATÉGICO

O novo Mapa Estratégico reflete a missão institucional da ANTT: “Contribuir para o desenvolvimento nacional por meio da efetiva regulação e fiscalização do setor de transportes terrestres, garantindo serviços e infraestrutura adequados à sociedade”. Além disso, estabelece uma visão ambiciosa para 2030: “Ser a referência em regulação e fiscalização no Brasil”.

Nesse contexto, a ação da Agência será guiada pela promoção de três revoluções: regulatória, tecnológica e comportamental, com projetos, iniciativas e ações estruturadas para elevar a ANTT a um novo patamar de atuação. Os 17 objetivos estratégicos para o ciclo de planejamento 2024-2030 estão divididos em quatro perspectivas: pessoas e recursos, processos internos, resultados ao mercado e resultados à sociedade.

O plano estratégico incorpora temas relevantes como integração e colaboração interna, eficiência e inovação, fiscalização, segurança viária e sustentabilidade, refletindo a amplitude das ideias recebidas e o alto grau de participação da força de trabalho da Agência na construção coletiva da proposta.

Para garantir a eficácia do plano, foram estabelecidos 42 indicadores estratégicos para monitoramento e avaliação do alcance dos objetivos estratégicos definidos. O monitoramento e controle da estratégia serão realizados por meio de Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), trimestralmente.

Fonte: NTC&Log

 

Saiba os temas que devem ser votados pelo Congresso em 2024

Notícias 05 de fevereiro de 2024

Em sessão solene marcada para esta segunda-feira (5), o Legislativo abre oficialmente as atividades de 2024. Na cerimônia, marcada para começar às 15h, estão previstas as leituras das mensagens dos Poderes Executivo e Judiciário enviadas ao Congresso Nacional. A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve detalhar as prioridades do governo no parlamento.

Entre os projetos que devem ser discutidos neste ano no Congresso Nacional destacam-se as medidas de regulamentação da reforma tributária aprovada no ano passado. Isso porque a Emenda Constitucional 132, que instituiu a reforma tributária, ainda precisa de regulamentação via leis complementares para as principais mudanças começarem a valer.

Os projetos devem ser enviados pelo Executivo e vão tratar sobre a forma de cobrança do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); o funcionamento do comitê gestor dos recursos do IBS; a compensação de eventuais perdas de receita para estados, Distrito Federal e municípios; e sobre os regimes diferenciados e reembolsos de créditos previstos na reforma.

Outros temas que devem ocupar os deputados federais e senadores neste início de ano são a reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, instituída pela Medida Provisória (MP) 1.202, e os vetos presidenciais ao orçamento, que cortaram R$ 5,6 bilhões de emendas parlamentares.

Também devem entrar na pauta de votações neste ano no Congresso Nacional a reforma do Código Civil, a regulação da Inteligência Artificial (IA), a chamada minirreforma eleitoral e medidas para a transição ecológica, como o projeto para o mercado regulado de carbono e a regulação do mercado do hidrogênio verde.

A reforma tributária sobre a renda prometida pelo governo também pode ser discutida neste ano. Além disso, a Câmara e o Senado devem analisar 20 Medidas Provisórias (MP) já editadas pelo Executivo.

Por ser um ano eleitoral, existe também a expectativa de que temas importantes se concentrem no primeiro semestre do ano, já que o segundo semestre será marcado pelas eleições de prefeitos e vereadores, o que costuma reduzir o nível de votações na Câmara e no Senado.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que vai priorizar neste ano a alteração do Código Civil. No ano passado, o Senado instalou uma comissão de juristas para sugerir mudanças na legislação em vigor. A expectativa é que o anteprojeto seja entregue aos parlamentares em abril.

Fonte: Agencia Brasil/ SETCESP

 

Ministro Renan Filho apresenta projetos prioritários do setor de transportes a representante do Governo dos Estados Unidos

Notícias 05 de fevereiro de 2024

Fortalecer laços entre Estados Unidos e Brasil, e conhecer mais de perto projetos brasileiros em áreas estratégicas, incluindo os voltados à modernização da infraestrutura de transportes do país. Esse é o objetivo do conselheiro econômico da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Matthew Lowe, que visitou na última quarta-feira (31) o Ministério dos Transportes.

O ministro Renan Filho apresentou a Lowe o portfólio de empreendimentos rodoviários e ferroviários. “Acreditamos que o Brasil tem um potencial imenso para o crescimento econômico, principalmente na atual conjuntura, com o fortalecimento dos investimentos internacionais no país”, destacou o ministro.

Em seguida, ele detalhou os 13 projetos de concessões rodoviárias que a pasta pretende levar a leilão ao longo deste ano. E adiantou sua ida ao Estados Unidos em maio para apresentar, durante roadshow, esse portfólio a potenciais investidores sediados em Nova York e Washington.

A reunião serviu de preparação para o encontro com lideranças mundiais dentro da agenda do G20, para a qual o ministério prepara uma apresentação mais extensa dos projetos desenvolvidos pela pasta.

Fonte: SETCESP

 

Comjovem do Espírito Santo inicia o ano com Café de Negócios e gestão compartilhada das atividades

Notícias 02 de fevereiro de 2024

O ano só começa “mesmo” depois do Carnaval, certo? Errado! Para os membros da Comjovem-ES, o pontapé inicial foi dado nesta quarta-feira, 31 de janeiro, na primeira edição do ano do Café de Negócios. O tema foi Liderança para Resultados no TRC e a convidada para falar sobre o assunto foi Sheila Bagatelli, que faz parte da equipe do Instituto Dale Carnegie no Espírito Santo. Como já virou rotina, foi mais um evento de casa cheia e dentre os convidados estavam o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e Daniel Lopes, diretor comercial na Trans War Transportes e coordenador da Comjovem de Campinas, que estava no Estado para uma visita e aproveitou a oportunidade para conhecer o grupo capixaba e fazer network. Propósito Comjovem na veia!

Empresa escolhida para abrir a temporada dos encontros, a Dale Carnegie Course: Treinamento de Competências Interpessoais é uma rede mundial de mais de 3.000 instrutores e escritórios, em aproximadamente 97 países, que está no mercado há mais de 100 anos e já formou mais de nove milhões de pessoas no mundo. Foi fundada pelo próprio Carnegie, formador, escritor e orador norte-americano.

“Escolhemos este tema para abrir o Café de Negócios porque essa é uma dor de todas as empresas que lidam com pessoas e processos. Pessoas vêm em primeiro lugar e precisamos de líderes e gestores capacitados para lidar com a gestão delas”, justificou o coordenador da Comjovem-ES, Roberto Fabiani.

Além de gestão de pessoas, o evento de network da comissão capixaba, que deve acontecer trimestralmente ao longo deste ano, ainda abordará assuntos ligados à inovação, inteligência artificial, segurança de dados, marketing digital e mídias.

Troféu

Antes do início da palestra de Sheila, Fabiani aproveitou a presença de Teixeira e entregou a ele o troféu recebido pela Comjovem Nacional, no final do ano passado, em reconhecimento às metas batidas em 2023. E o coordenador já adiantou: “Esperamos ser contemplados com mais um prêmio este ano, e temos, ainda, outras duas metas: aumentar o número de membros e o engajamento dos participantes”.

E foi justamente pensando nas metas para o ano que a comissão iniciou o ano com novidade, anunciada pelo coordenador no evento da semana. Segundo Roberto, todas as atividades da comissão foram divididas e contam com empresários e líderes responsáveis. Os Cafés de Negócios estão sob responsabilidade de Roberto Fabiani e Henrique Turra; as ações sociais estão a cargo de José Haroldo e Diego Calegari; os artigos técnicos ficarão com Wagner Ribeiro e Alexandre Denzin (novo vice-coordenador, ao lado de Filipe Cortes); as reuniões compartilhadas serão organizadas por Matheus Bazzoni e Filipe Cortes; as visitas técnicas estão sob coordenação de Katiuscia Agulhari e Leonardo Souza; Raphael Fabiani fica na Comunicação e Júlia Sales com as demandas relacionadas a calendário e ranking.

Participe da pesquisa mercado no ano de 2023

Notícias 01 de fevereiro de 2024

A NTC&Logística está realizando uma pesquisa com as empresas de Transporte de Carga e Logística para verificar a situação econômica do TRC no ano de 2023.

Estamos nos últimos dias, antes do encerramento oficial. Não deixe de participar e nos ajude a entender como foi e está sendo o desenvolvimento do segmento nos últimos meses.

São algumas questões, todas de múltipla escolha, que podem ser respondidas em poucos minutos.

A sua participação é muito importante. Clique aqui
Fonte: NTC&Log

CONTRAN define escalonamento para que milhões de motoristas possam realizar o exame toxicológico periódico pendente

Notícias 01 de fevereiro de 2024

Os cerca de dois milhões e meio de motoristas das categorias C, D e E que ainda não fizeram o exame toxicológico periódico pendente, terão a oportunidade de regularizar a situação através do escalonamento determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN):

  • Até 31 de março de 2024 para motoristas com a CNH cuja validade expira entre janeiro e junho, independentemente do ano;
  • Até 30 de abril de 2024 para motoristas com a CNH cuja validade expira entre julho e dezembro, independentemente do ano.

A deliberação Ad Referendum do CONTRAN foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2024.

O prazo de 180 dias originalmente conferido para a realização do exame toxicológico periódico pendente havia expirado no dia 28 de dezembro, havendo, é certo, o prazo adicional de tolerância de trinta dias previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Antes do encerramento desse prazo, o CONTRAN o prorrogou, criando um escalonamento em dois grupos de modo a preservar a frequência de testagem e, com isso, a eficácia da  pública, permitindo que os motoristas cumpram com a sua obrigação legal e evitem a multa imediata.

Além da multa por dirigir com o exame toxicológico vencido prevista no Artigo 165-B, há também a multa por deixar de fazer o exame no prazo correto, conforme prevê o Artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, o condutor que não realizar o exame também está sujeito à penalidade de suspensão do direito de dirigir.

A obrigatoriedade da realização do exame está prevista na Lei Nº 14.599, de 19 de junho de 2023.

Como é feito o exame

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$135.

Fonte: CONTRA/ NTC&Log

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