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Colheita concentrada eleva a demanda por frete no país

Notícias 10 de maro de 2025

Atraso na colheita de soja em Mato Grosso intensificou ‘leilão’ de transporte e cancelamentos de contratos

Após um atraso inicial na colheita de soja no Centro-Oeste, os trabalhos na região nunca ficaram tão concentrados em um curto espaço de tempo quanto nesta safra 2024/25. Com isso, a demanda por transporte RODOVIáRIO também jamais foi tão acentuada quanto agora, segundo analistas e integrantes desse mercado. Nesse cenário de urgência para o deslocamento do grão pelas rodovias, tradings e transportadores relatam cancelamentos de fretes e leilões de preço entre os motoristas.

Para se ter ideia da concentração dos trabalhos de campo, em Mato Grosso, o maior produtor de soja do país, a colheita do grão chegou, no dia 28 de fevereiro, a 82,3% da área de plantio, segundo levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Aplicada (Imea). Duas semanas antes, os trabalhos haviam ocorrido em 28% da área total.

O diretor de logística de uma das principais tradings do país afirmou ao Valor que o quadro atual não representa uma ruptura de abastecimento. Mas, segundo ele, o cancelamento de fretes agendados por motoristas e transportadoras “deu um trabalho acima do normal em fevereiro”.

Como a contratação de transporte rodoviário ocorre basicamente em aplicativos, motoristas autônomos têm cancelado carregamentos que haviam acertado previamente para fechar acordos de última hora que sejam mais lucrativos. Usuários de aplicativos como o Uber conhecem bem essa dinâmica.

O comportamento só não está ainda mais disseminado porque, diferentemente do que ocorre nas cidades, a relação entre o motorista, o transportador e o embarcador é de longo prazo. “A transportadora simplesmente deixa de contratar o caminhoneiro que faz isso. E, do ponto de vista do embarcador, o mesmo acontece se a transportadora quebrar o contrato”, afirmou Rodrigo Koelle, CEO da Strada, startup de logística que tem ADM, Amaggi, Cargill e Louis Dreyfus como sócias.

Fonte: Globo Rural 

Manhã de caos! Filas de veículos, passageiros a pé e atrasos por conta de protesto na Serra

Notícias 06 de maro de 2025

A manhã de quinta-feira (06) foi de caos no trânsito na Serra. O protesto de ex-funcionários na entrada de uma empresa siderúrgica complicou o tráfego de veículos, provocando longo congestionamento. Passageiros tiveram que descer dos ônibus e seguir para seus compromissos a pé.

 

Trânsito complicado até em Vitória

O protesto foi realizado entre as avenidas Carapebus e dos Metalúrgicos, em Carapina, mas provocou reflexos no trânsito em diversas vias e até mesmo em Vitória.

A reportagem da TV Vitória mostrou a fila de veículos que se formou no acesso a avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi, Vitória. Na Rodovia das Paneleiras, que liga a capital com a Serra, um congestionamento enorme foi registrado.

Na BR-101, na Serra, também havia fila de veículos. Ônibus não conseguiam acessar o Terminal Carapina e ficaram enfileirados em uma das faixas. Os pontos de ônibus também acumulavam passageiros.

Passageiros a pé

Para tentar evitar ou diminuir o atraso, muitos decidiram ir a pé para seus compromissos.

“Vim de Novo Horizonte. Saí de casa às 6h40 e tinha que está no trabalho às 7h. Está um inferno, um caos! De Novo Horizonte para cá, está tudo parado”, disse uma funcionária de supermercado que seguia para Jardim Camburi a pé.

*Com informações da repórter Alessandra Ximenes, da TV Vitória

Fonte: TV Vitória

Vendas de caminhões usados crescem 7,9% no primeiro bimestre

Notícias 06 de maro de 2025

Fonte: Transporte Moderno 
Divulgação
Chapéu: CAMINHÕES

Setor acompanha alta do mercado de veículos comerciais e projeta cenário positivo para 2025

As vendas de caminhões usados mantiveram um ritmo positivo nos primeiros dois meses de 2025. De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), foram comercializadas 53.336 unidades no período, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo bimestre de 2024, quando foram vendidas 49.448 unidades.

Na comparação entre meses, o desempenho do setor também foi favorável. Em fevereiro, as vendas de caminhões seminovos totalizaram 25.202 unidades, registrando uma alta de 11,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O presidente da Fenauto, Enilson Sales, destaca que o segmento de comerciais pesados seminovos segue a tendência geral do mercado de veículos usados, com crescimento contínuo. “Ainda é cedo para afirmarmos como será o comportamento desse segmento específico nos próximos meses, assim como o nosso mercado como um todo”, pondera Sales. “Nossa expectativa é que tenhamos um bom ano, se a inflação e a economia se mantiverem estáveis e não tivermos nenhuma surpresa nos próximos meses”.

Os modelos usados mais vendidos em fevereiro de 2025

  • Ford Cargo – 2.004
  • Volvo FH – 1.547
  • Ford F-4000 – 1.283
  • MB 1113 – 1.024
  • MB Axor – 915
  • MB Atego – 888
  • MB 1620 – 740
  • MB 710 – 683
  • MB 608 – 622
  • VW 8.150 – 584

Fonte: Fenauto|Senatran

Ministério dos Transportes estabelece programa para reduzir emissões de pesados

Notícias 06 de maro de 2025

 

MelhorAR, que mira consumo eficiente para veículos de cargas e de passageiros, é iniciativa conjunta da ANTT com a Infra S.A.

O Ministério dos Transportes lançou o Programa MelhorAR, que propõe a redução do volume de poluentes atmosféricos emitidos por veículos de cargas e de passageiros. Por meio da iniciativa, a pasta estabelecerá diretrizes, estimulará a cooperação nacional e internacional com organizações públicas e privadas, acompanhará e monitorará a execução deste projeto e os seus resultados.

Os principais desafios do programa serão estimular o consumo eficiente de combustíveis e compatibilizar o transporte RODOVIáRIO de cargas e passageiros com a preservação do meio ambiente, a fim de alcançar os ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumidos pelo governo.

A iniciativa terá ação conjunta do Ministério, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e da Infra S.A. A empresa pública exercerá papel fundamental na gestão do MelhorAR, ao estabelecer critérios claros para a obtenção, renovação, suspensão e cancelamento do selo. Será responsável ainda pela definição dos critérios técnicos para mensuração das emissões e pela criação de mecanismos de registro e monitoramento.

A ANTT, por sua vez, ficará incumbida de revisar normas que estimulem a redução contínua das emissões atmosféricas no transporte rodoviário de cargas e passageiros, ação crucial para garantir que as regulamentações vigentes sejam adequadas e os dados do MelhorAR sejam integrados ao Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

O monitoramento das emissões será consolidado pelo Observatório Nacional de Transportes e Logística (ONTL). A portaria instituindo esta POLíTICA foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada.

Fonte: AutoData 
Divulgação
Chapéu: EMISSÕES

ANTT aborda desafios e soluções para transportes terrestres na Conferência P3C 2025

Notícias 28 de fevereiro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi representada, nesta terça-feira (25/02), pelo diretor Felipe Queiroz; pelo superintendente de Concessão da Infraestrutura, Marcelo Fonseca, e pelo procurador-geral da ANTT, Milton Gomes, em diferentes painéis da Conferência P3C 2025. O evento, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reuniu representantes de agências reguladoras, governos, empresas e bancos.

Em sua 4ª edição, a Conferência reuniu especialistas em infraestrutura para discutir problemas concretos, desafios atuais e soluções inovadoras. Os painéis abordaram temas como rodovias, ferrovias, Parcerias Público-Privadas (PPPs), novas tecnologias, segurança jurídica, modelos de financiamento e reequilíbrio de contratos, entre outros.

O diretor Felipe Queiroz moderou o painel “Rodovias – Free Flow”, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Rodovias da Reconstrução Gaúcha; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da empresa Pumatronix e da Concessionária EPR. O debate teve como foco a implementação do sistema de pedágio sem barreiras (Free Flow) nas rodovias brasileiras, discutindo os desafios associados ao volume de tráfego e à viabilidade financeira dos projetos de concessão nos âmbitos federal, estadual e municipal.

No painel “Infratech – Rodovias”, Marcelo Fonseca abordou as experiências com sandbox regulatório para a aplicação de novas tecnologias em rodovias, como o sistema de pesagem em movimento (HS-WIM) e o Free Flow. Também foram debatidas tendências de modernização dos contratos de concessão, incluindo maior conectividade e o uso de maior inteligência na operação. “Temos trabalhado intensamente na ANTT para viabilizar a inclusão dessas tecnologias nos contratos, sempre buscando trazer o que há de mais moderno para os usuários das rodovias brasileiras”, afirmou o superintendente.

No painel “Renegociação de Contratos”, o procurador-geral da Agência, Milton Gomes, discutiu a gestão de riscos e os caminhos para reequilíbrios contratuais. “As abordagens tradicionais do Direito não possuem todas as ferramentas necessárias para resolver os desafios complexos das concessões. Discutimos formas de tornar esses contratos mais flexíveis e adaptáveis, de modo a superar obstáculos sem comprometer a segurança jurídica”, destacou Carvalho, mencionando o papel da Procuradoria da ANTT na construção de soluções equilibradas entre a regulação, as concessionárias e os usuários.

Premiação

Na segunda-feira (25/2), a ANTT foi vencedora na categoria “Melhor Gestão Pública de Projetos” do Prêmio P3C, com o projeto “Matriz de Riscos – Nova Modelagem Contratual de Governança de Riscos nos Contratos de Concessão de Infraestrutura Rodoviária”.

Fonte: ANTT 

Carnaval 2025: Restrição de tráfego e Operação de segurança nas rodovias

Notícias 28 de fevereiro de 2025

Para melhorar a segurança nas rodovias federais durante o Carnaval 2025, o tráfego de alguns veículos de carga está restrito em rodovias de pista simples. Não podem circular veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), que excedam qualquer um dos seguintes limites:

  • 2,6m de largura
  • 4,4m de altura
  • 19,8m de comprimento
  • 58,5 toneladas de PBTC

As restrições ocorrem nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira (28/02):16h às 22h 
  • Sábado (01/03):06h às 12h 
  • Terça-feira (04/03): 16h às 22h 
  • Quarta-feira (05/03): 06h às 12h 

Além dessas restrições, a Operação Carnaval 2025, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), começou à meia-noite desta sexta-feira (28) e seguirá até as 23h59 da quarta-feira de Cinzas (5). Durante esse período, a fiscalização está sendo intensificada para reduzir acidentes e garantir a segurança nas estradas.

O foco da operação é o combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e motoristas que dirigem sob efeito de álcool. As ações estão concentradas nos trechos críticos das rodovias, onde há maior incidência de acidentes. Além disso, a PRF está reforçando campanhas educativas para conscientizar os condutores sobre boas práticas de segurança.

A PRF também alerta os motoristas que vão pegar estrada para fazer a revisão do veículo, verificando:
• Pneus (incluindo o estepe)
• Freios
• Iluminação
• Itens obrigatórios, como limpadores de para-brisa
• Documentação do condutor e do veículo

Além disso, o uso do cinto de segurança é indispensável para todos os ocupantes do veículo, e ultrapassagens devem ser feitas apenas nos trechos permitidos. Motociclistas devem utilizar capacete e equipamentos de proteção, e é fundamental redobrar a atenção em trechos urbanos com grande fluxo de pedestres.

Com essas medidas, a expectativa é garantir um trânsito mais seguro para todos durante o período festivo.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-02/operacao-carnaval-inicia-amanha-para-garantir-seguranca-nas-estradas

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

 

Projeto de lei busca melhores instalações para caminhoneiros em portos

Notícias 27 de fevereiro de 2025

O Deputado Federal Gilson Daniel (PODE/ES) quer que as instalações portuárias ofereçam melhores instalações de apoio para caminhoneiros e outros trabalhadores. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei 178/2025 na Câmara dos Deputados, que altera a Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013).

De acordo com o texto do projeto, as instalações portuárias deverão ter infraestrutura adequada à quantidade de trabalhadores e motoristas que operam nessas áreas, incluindo banheiros adequados e bem localizados, áreas de descanso, restaurantes e lanchonetes, além de espaço de estacionamento seguro para os caminhões.

O projeto também prevê um prazo, se for convertido em lei, de 24 meses para os portos realizarem as adequações necessárias.

“Motoristas de carga e trabalhadores portuários desempenham atividades essenciais para a logística do país, frequentemente enfrentando jornadas exaustivas sem acesso adequado a instalações sanitárias, alimentação de qualidade e locais apropriados para descanso. A ausência dessas condições pode comprometer a saúde, o bem-estar e até mesmo a segurança nas operações logísticas”, destacou o Deputado Federal Gilson Daniel, na justificativa do projeto.

Ele cita o caso do Porto de Capuaba, em Vila Velha, Espírito Santo, onde caminhoneiros relatam a falta de banheiros acessíveis e locais adequados para alimentação, chegando a permanecer até 48 horas aguardando carregamento sem a devida infraestrutura de apoio.

Para o deputado, se a medida for aprovada, irá promover o bem-estar dos trabalhadores, além de contribuir para a redução dos riscos de acidentes, melhorar a eficiência logística e reforça a segurança viária e operacional.

O projeto de lei vai passar por análise nas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

FONTE: Blog do Caminhoneiro

O Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir você

Notícias 27 de fevereiro de 2025

O Transcares em apoio ao Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir você sobre a qualidade e segurança das pontes em rodovias do país. Você pode descrever aspectos como iluminação, sinalização, largura das vias e rachaduras. O objetivo é saber se você se sente seguro ao trafegar nas pontes do Brasil .

Acesse aqui o questionário: https://ir.tcu.gov.br/aus
Seu relato e fotos podem fazer a diferença.

Transcares no grupo que entrega ao governador plano de ação para o ES lidar com a Reforma Tributária

Notícias 27 de fevereiro de 2025

A última semana de fevereiro começou com uma boa notícia para o Espírito Santo! Os setores produtivos capixabas já possuem um plano de ação para lidar com a Reforma Tributária. O plano, uma construção do Recomex-ES – Conselho Estratégico de Comércio Exterior e Logística do Espírito Santo, foi apresentado ao governador, Renato Casagrande, num café da manhã realizado na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Dentre o grupo presente “assinando” essa importante entrega estavam o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e o diretor Marco Zon, que fazem parte do conselho.

                          

Além do governador, de Teixeira, que também estava representando a Fetransportes, e de Zon, estavam na agenda o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, o presidente da bancada capixaba em Brasília, deputado Da Vitória, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, além dos presidentes do Sindiex, Sidemar Acosta, e da Fecomércio, Idalberto Moro.

                          

O Recomex foi criado pelo Sindiex, em maio do ano passado, com o objetivo de planejar uma estratégia para a economia do Estado no pós 2032, último ano com os benefícios fiscais em funcionamento, já que a Reforma Tributária põe fim na atual estrutura. Ele é formado por empresários, executivos, dirigentes de entidades, advogados representantes do governo estadual e parlamentares, e seu propósito é ousado: transformar o Espírito Santo em hub logístico do país.

                          

“Nossa proposta é que, na posição de hub logístico, possamos ajudar outros estados. A ideia é que este ano a gente consigamos consolidar tudo o que impacta e tudo o que nos forneça oportunidades dentro da Reforma Tributária. Já mapeamos as questões logísticas e temos a visão de que a BR-101 fica pronta até 2032. Temos ainda investimentos liberados para a BR-259 e para a BR-262. Mas tudo isso depende do poder público”, argumentou Acosta, completando em seguida.

                          

“Temos um termo assinado entre iniciativa privada e governo. Criamos toda uma governança para poder gerir esse conselho, temos estatutos, acordo de confidencialidade e geramos 10 reuniões. Nesses encontros, conseguimos estruturar grupos de trabalho e trabalhar todos os mecanismos da Reforma por meio dos 24 membros conselheiros. Vamos encontrar oportunidades para que possamos garantir a continuidade da atividade econômica do Estado”.

                         

O presidente Luiz Alberto Teixeira concorda com Sidemar. “Estamos trabalhando muito para apresentar soluções para que o Estado não perca muitas receitas com a Reforma. Tenho dito que a Reforma Tributária é dura para o Espírito Santo, mas vamos conseguir  abrir novos caminhos”, acredita.

Fonte: Anna Carolina Passos – Assessora de Comunicação Transcares


                    



                          

 

Setor de transporte avalia impactos econômicos diante de juros, câmbio e inflação para 2025

Notícias 26 de fevereiro de 2025

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou, nesta quinta-feira (20), a edição de fevereiro do Boletim de Conjuntura Econômica, apresentando uma análise dos principais indicadores que afetam o setor de transporte no Brasil. O documento aborda a projeção para a taxa básica de juros, a valorização do dólar e o comportamento da inflação, fatores que influenciam custos operacionais e investimentos no setor.

A meta da taxa Selic pode atingir 14,25% em março, o maior nível desde 2016. Atualmente em 13,25% ao ano, o aumento projetado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) visa conter a inflação. O cenário nacional contrasta com a tendência observada em outros países, onde os bancos centrais iniciaram a redução dos juros.

A política monetária mais restritiva pode impactar a cotação do dólar, uma vez que investidores tendem a buscar rendimentos mais elevados no mercado brasileiro. A possível valorização do real pode reduzir os custos de importação de insumos essenciais para o setor, como combustíveis e peças. Por outro lado, o fortalecimento da moeda brasileira pode afetar a competitividade das exportações, reduzindo a demanda por fretes internacionais.

Inflação e Custos do Transporte

A inflação permanece como um fator relevante para o setor. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,44% em janeiro, menor variação para o mês desde 1994. No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 4,56%, superando o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No setor de transportes, os custos apresentaram elevação. Em janeiro, a inflação no segmento foi de 1,30%, influenciada pelo aumento das passagens aéreas, que tiveram alta de 10,42%, e pela elevação dos preços dos combustíveis, que subiram, em média, 0,75%. O etanol apresentou a maior variação no período (1,82%), seguido do óleo diesel (0,97%) e da gasolina (0,61%). No acumulado de 12 meses, as altas foram de 21,59% para o etanol, 10,71% para a gasolina e 2,66% para o óleo diesel.

Desempenho do Setor

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) registrou queda de 0,7% no volume de serviços de transporte em 2024. O segmento de cargas teve retração de 4,6%, enquanto o transporte de passageiros apresentou crescimento de 1,9%.

Em dezembro, o transporte aéreo registrou alta de 7,0% no volume de serviços. No mesmo período, as atividades de armazenagem, serviços auxiliares ao transporte e correios cresceram 2,0%, e o transporte aquaviário teve aumento de 0,8%. O transporte terrestre apresentou retração de 2,4% no mês.

Geração de Empregos

O setor de transporte registrou a criação de 113.786 postos de trabalho em 2024, resultado de 1.386.087 admissões e 1.272.301 desligamentos. O número de trabalhadores formais atingiu 2,81 milhões, representando 6,0% do total de empregos com carteira assinada no país, que soma 47,21 milhões.

O transporte rodoviário de cargas foi o principal responsável pelo crescimento no número de empregos no setor, com a geração de 60.215 novas vagas ao longo do ano.

Fonte: https://www.tecnologistica.com.br/noticias/mercado/19524/setor-de-transporte-avalia-impactos-economicos-diante-de-juros-cambio-e-inflacao-para-2025/?utm_campaign=newsletter_260225&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Foto: Reprodução/Pixabay

Associação divulga levantamento sobre roubo de cargas em 2024 e reforça alerta sobre ações urgentes

Notícias 26 de fevereiro de 2025

O roubo de cargas segue sendo um dos desafios mais críticos para o Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, impactando diretamente empresas, consumidores e a economia nacional. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), apesar da queda no número de ocorrências nos últimos anos, os prejuízos financeiros continuam alarmantes. Em 2024, foram registrados 10.478 roubos em todo o país, uma redução de 11% em relação a 2023 e de 59,6% em comparação a 2017. No entanto, o valor das mercadorias subtraídas aumentou 21% em um ano, chegando a R$ 1,217 bilhão, evidenciando que os criminosos estão cada vez mais estratégicos e focando em cargas de alto valor, como medicamentos, eletrônicos e insumos industriais.

No 9º Fórum CNT de Segurança Pública, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na última terça-feira, 18 de fevereiro, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou que o roubo de cargas vai além de um problema setorial, representando uma ameaça à economia nacional e um canal de financiamento do crime organizado. “As empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas já gastam, preventivamente, cerca de 14% da receita, investindo em rastreamento, escoltas armadas, blindagem de veículos, inteligência artificial e seguros. Mas isso não basta. Precisamos de uma ação coordenada entre todas as forças policiais e do endurecimento das leis para responsabilizar tanto os criminosos quanto os receptadores”, ressaltou Rebuzzi.

A criminalidade no setor evoluiu, e os impactos vão além dos prejuízos financeiros. Além de elevar os custos operacionais, as restrições a horários, rotas e limite de valor das cargas transportadas comprometem a produtividade e tornam algumas operações inviáveis. O trauma gerado em motoristas e ajudantes, que muitas vezes são vítimas de violência física e psicológica, tem levado profissionais a evitarem determinadas regiões, resultando até mesmo em um déficit preocupante de motoristas no setor. “Não se trata apenas de um crime contra as empresas, mas contra toda a sociedade. Enquanto criminosos lucram com o comércio ilegal de mercadorias roubadas, os preços sobem para o consumidor, e a economia formal perde arrecadação de tributos”, alerta Roberto Mira, vice-presidente de Segurança da NTC&Logística.

Entre as propostas apresentadas pela NTC&Logística para combater o problema, está a coordenação federal dos dados e do planejamento para garantir a integração das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. A entidade defende ainda a implantação de Unidades de Segurança Especializadas, patrulhamento ostensivo nas principais rodovias e vias urbanas, maior rigor nas investigações sobre receptadores e ampliação das penas para esses criminosos, com a possibilidade de suspensão de CNPJ de empresas envolvidas no comércio de cargas roubadas. Além disso, medidas tecnológicas como reconhecimento facial, monitoramento de veículos suspeitos e sistemas preditivos podem ajudar na identificação e repressão dessas práticas criminosas.

O impacto do roubo de cargas atinge toda a cadeia logística e econômica do Brasil, comprometendo a competitividade das empresas, a segurança dos profissionais do setor e o abastecimento de diversos produtos. A NTC&Logística segue mobilizando esforços para pressionar o poder público por ações mais eficazes. “Não podemos permitir que esse crime continue avançando e se modernizando enquanto as respostas das autoridades são lentas. O Transporte Rodoviário de Cargas é uma atividade essencial para o país, e sua segurança precisa ser tratada como prioridade”, finaliza Eduardo Rebuzzi.
 
Fonte: https://www.fenatac.org.br/post/associa%C3%A7%C3%A3o-divulga-levantamento-sobre-roubo-de-cargas-em-2024-e-refor%C3%A7a-alerta-sobre-a%C3%A7%C3%B5es-urgentes
 
Imagem de Rafael Brusque Toporowicz / Blog do Caminhoneiro

Viaduto da Darly Santos com Rodovia do Sol será interditado em Vila Velha

Notícias 25 de fevereiro de 2025

O viaduto no entroncamento da Darly Santos com a Rodovia do Sol, próximo ao Boulevard Shopping, em Vila Velha, será interditado a partir da próxima terça-feira (25), às 6 horas. A interdição, que pode durar até o final de novembro, é necessária para a execução das obras de acesso a novos bairros da região.

Essa é a primeira fase das obras de um projeto aprovado no Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) para novos acessos, onde em uma das etapas, consiste a interdição do viaduto por aproximadamente 10 meses. As obras são de responsabilidade do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário e visam melhorar os acessos aos novos bairros do município, atendendo ainda à expansão populacional e criando novas alternativas de retornos.

O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, destaca que essa é uma obra necessária e muito importante para aquele trecho considerando o crescente número de bairros e de empreendimentos naquela parte do município canela-verde. “O DER-ES vai fiscalizar, de forma geral e constante, pra ver se o projeto está sendo executado conforme foi aprovado”, avisou.

A obra será executada em várias fases, sendo terraplenagem e pavimentação do novo ramal de acesso aos empreendimentos, a construção de uma passagem subterrânea em concreto armado e pavimentação, e a construção de alça de acesso da Rodovia Darly Santos para a Rodovia do Sol.

Rotas e desvios

Para facilitar a vida dos usuários das duas rodovias o DER-ES em conjunto com a Prefeitura Municipal de Vila Velha e a Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário implantaram desvios de tráfego que terão placas indicando para onde devem seguir.

Por exemplo: o condutor que está na Rodovia Darly Santos e deseja seguir sentido Itaparica, Centro de Vila Velha, Terceira Ponte e continuar sentido Vitória, antes de chegar ao viaduto interditado deverá acessar a rua Coronel Otto Neto, que fica atrás do Boulevard Shopping, e acessar a Rodovia do Sol logo em seguida.

Se o condutor estiver na Darly Santos e deseja seguir para Barra do Jucu e Guarapari na Rodovia do Sol, o tráfego permanece sem alteração. Outro sentido que permanece sem alteração é para quem segue de Itaparica e Centro de Vila Velha e que seguir em direção ao bairro Araçás e Darly Santos. Este deve passar em frente ao Boulevard Shopping e seguir a via normalmente como já faz hoje.

Já para os condutores que vêm de Guarapari e Barra do Jucu pela Rodovia do Sol e desejam seguir pela Darly Santos e bairro Araçás devem passar direto pelo entroncamento, andar mais alguns metros à frente, ir até o desvio de giro de quadra que foi construído pela Prefeitura de Vila Velha, onde deverão virar à direita, passar por trás do Dunas Motel, depois virar à esquerda contornando a loja Rio Piscinas, voltar e passar em frente ao Boulevard Shopping novamente e finalmente acessar a Darly Santos.

O local já está todo sinalizado com placas indicando as direções e agentes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e da Guarda Civil Municipal de Vila Velha vão atuar em conjunto nas interdições para orientar os condutores e organizar melhor o trânsito. A Guarda Municipal pelo lado da Rodovia do Sol e o BPTran pelo lado da Darly Santos.

Nas imagens que ilustram o texto, as indicações seguem as seguintes cores:

- Linha Amarela: Desvio de tráfego para as obras do viaduto

- Linha Verde: Tráfego sem alterações

- Linha Laranja: Bloqueio de tráfego

Fonte: DER-ES

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