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Trabalhos sobre a tragédia das chuvas no RS e o impacto do transporte na sociedade vencem o Prêmio CNT de Jornalismo

Notícias 07 de novembro de 2024

Estão definidos os vencedores da 31ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. Entre os premiados, destacaram-se coberturas da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS) e reportagens sobre o impacto social do transporte em diferentes regiões do país. O vencedor do Grande Prêmio recebe R$ 60 mil; e o de cada categoria, R$ 35 mil. A entrega da premiação será no dia 4 de dezembro, em Brasília.

O Grande Prêmio é da série “O tempo de cada um”, do jornalista Chico Regueira, da TV Globo. Essa série especial mostra como o transporte de baixa qualidade contribui para a exclusão social (principalmente, de negros e pobres) e funciona como uma barreira de acesso a oportunidades de trabalho e estudo para cidadãos da periferia que têm justamente o exercício da cidadania dificultado. O especial garantiu uma premiação de R$ 60 mil.

Na categoria áudio, o vencedor é o jornalista Rafael Campos, do Metrópoles, com o podcast “As histórias de quem levou, por terra, ar e rios, a solidariedade ao RS”. Em Comunicação Setorial, o primeiro lugar ficou para a matéria “Mudanças nos hábitos de deslocamento”, de Tânia Mara Gouveia Leite, da Revista Ônibus, da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro). A imagem vencedora da categoria Fotojornalismo é “Avião nas inundações devido a chuvas fortes no Rio Grande do Sul”, do profissional Adriano Henrique Machado, da Reuters. No Impresso, a matéria melhor avaliada foi “Rodovias que perdoam: quando as estradas salvam vidas”, de Roberta Soares, do Jornal do Commercio.

Na categoria Meio Ambiente e Transporte, o vencedor foi o trabalho “Desafios do transporte para a mobilidade sustentável”, da jornalista Giovana Ferreira, do R7. Em Internet, o especial “O outro lado do paraíso”, de Jade Abreu, do Metrópoles, recebeu as melhores notas. E, na categoria Vídeo, a vencedora foi a reportagem do Fantástico, da TV Globo, “Aeroporto virou porto - águas invadem e fecham o Salgado Filho”, de Pedro Rockenbach.

Sobre o Prêmio

Em um ano focado em temas voltados à sustentabilidade, as pautas abordaram aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo, nos segmentos de passageiros ou de cargas. Para chegarmos aos vencedores, as reportagens e fotografias inscritas foram validadas pela Comissão Organizadora; analisadas, inicialmente, por um grupo fixo de pré-selecionadores formado por cinco jornalistas com atuação acadêmica; e, por fim, avaliadas por um corpo de jurados formado por jornalistas de renome e um especialista em transporte.

A comissão julgadora de 2024 foi composta por Alex Capella, secretário especial de imprensa da Presidência do Senado Federal; Roberto Munhoz, diretor de Jornalismo da TV Record; Samira de Castro, presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas); Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo; e Andrea Santos, especialista em Transporte e codiretora do Hub da UCCRN (Urban Climate Change Research Network) para a América Latina.

Essa avaliação obedeceu aos seguintes critérios: relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas.

Confira o detalhamento dos trabalhos vencedores aqui!

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Feijoada, networking e boas notícias no último Almoço Executivo do ano

Notícias 06 de novembro de 2024

A temporada 2024 dos Almoços Executivos do Transcares chegou ao seu destino final. Nesta terça-feira, 5 de novembro, o presidente Luiz Alberto Teixeira recebeu diretores e convidados, e o cardápio não poderia ter sido melhor escolhido para o encontro: uma feijoada! Da diretoria, estavam presentes Fernando De Marchi, Leandro Teixeira, Marco Zon, Ronaldo Salles de Sá, Wesley Loose e Jonas Lorencini. E dentre os convidados, Alvaro Duboc e Benício Costa, secretários de Estado de Economia e Planejamento, e da Fazenda, respectivamente, Tiago Duarte, subsecretário de Fazenda, o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, o presidente do sindicato de Fretamento do Sul do Estado, Sinfres, Eduardo Carlette, o diretor da Fedex Leonardo de Paula, o delegado de Polícia Civil Christian Waichert , Julio Cézar Lourenço, do Portocel, Marcelo Rosas, do Hospital Meridional, além de Rodrigo Gonçalves e Adrieli Nogueira, representantes da mais recente mantenedora do Transcares, Pamcary.

Como de costume, o dia de trabalho no Transcares iniciou com Reunião de Diretoria, também a última do ano. Ao saudar os convidados, o presidente Luiz Alberto Teixeira se mostrou satisfeito com o networking propiciado pelos Almoços Executivos, projeto já consolidado como o encontro dos transportadores capixabas, e agradeceu pelo ano de trabalho, parcerias e conquistas.

Em sua primeira vez o Transcares, Alvaro Duboc fez questão de comentar a característica estratégica do segmento para o Espírito Santo, destacou a consolidação do Estado como um hub logístico e aposta que se ele souber aproveitar sua vocação logística vencerá todos os desafios que aparecer pelo caminho.

Duboc compartilhou, ainda, uma boa notícia com os transportadores. “No exercício de 2023, fomos nota máxima em gestão fiscal. Somos o único Estado do País com nota máxima desde 2012 e essa é uma conquista importante”.

Pegando carona nas palavras de Duboc, Benício Costa, que foi quem trouxe a notícia da boa nota em gestão fiscal, jogou luz à condição favorável que o Estado vive e ainda deu a dica sobre como superar as consequências da Reforma Tributária. “Como superar? Investindo na prestação de serviços! Tanto o transporte quanto as atividades de importação e exportação podem gerar uma política econômica e fiscal que serão peça-chave para superarmos a queda na arrecadação”.

Prestação de serviços, importação, exportação e operação de transporte têm a ver com Portocel e Julio Cézar Lourenço destacou a intermodalidade que precisa fazer parte do ecossistema do setor. “Para nós, os modais são complementares e o transporte rodoviário de cargas e logística é um dos principais. Isso significa que vamos precisar, cada vez mais, de rodovias, de mais e novos acessos, e de lugar para escoar as nossas cargas”.

Por fim, Marcelo Rosas lembrou do trabalho incansável do setor durante a pandemia da Covid – o transporte foi reconhecido como atividade essencial naquela ocasião e não parou de operar um dia sequer – e o delegado Christian voltou seus olhos para o bom exemplo do Espírito Santo no quesito prevenção e roubo de cargas.

“Temos os menores números do Sudeste e não apenas queremos manter o quantitativo baixo, queremos reduzi-lo cada vez mais. Esses números são resultado de investimento, aparelhamento das forças policias e de integração”.

Prato da Boa Lembrança

O Almoço deste mês lançou o novo Prato da Boa Lembrança do Transcres, que é oferecido aos convidados que vão ao sindicato pela primeira vez. E quem ganhou o prato, que desta vez traz a imagem do Buda de Ibiraçu, foram Alvaro Duboc, Benício Costa, Renan Chieppe, Eduardo Carlette, Leonardo de Paula, Christian Waichert , Julio Cézar Lourenço, Marcelo Rosas e a dupla da Pamcary, Rodrigo Gonçalves e Adrieli Nogueira.

 

 
















Transcares marca presença no Prêmio Destaque e assiste homenagem a Ronaldo Salles de Sá

Notícias 04 de novembro de 2024

E o setor de transportes já tem os melhores profissionais do ano! Raiani de Kássia Silva Gambini, Pedro Henrique Ferreira Pinto, Arcileu Capato Ferreira, Paula Cristina Braga, Fernando Vaz de Souza, Gilberto Elias Batista, Ademir dos Santos Silva e Reinaldo Tinn são os grandes campeões do Prêmio Destaque Fetransportes 2024. A grande noite do setor foi realizada na sexta-feira, 1º de novembro, no cerimonial Le Buffet, e acompanhada de perto pelo Transcares. Estavam lá o presidente, Luiz Alberto Teixeira, o superintendente, Mario Natali, o gerente, Gustavo De Muner, além do diretor Fernando De Marchi. Além de ver de perto a vitória dos profissionais, também assistiram a homenagem feita a Ronaldo Salles de Sá, um dos ganhadores da Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes.

Como de costume, foi uma grande festa! Mais de 400 pessoas, entre autoridades, executivos e empresários, parceiros e profissionais do setor, estavam presentes. Dentre as autoridades, o governador do ES, Renato Casagrande, os secretários de governo Fábio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura), Benício Costa (Fazenda) e Edmar Camata (Controle e Transparência), os presidentes da Findes, Paulo Baraona, e do Sindiex, Sidemar Acosta, o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação e diretor-Executivo do Sicoob-ES, Nailson Dalla Bernadina, o comandante do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, e a gestora nacional do Programa Despoluir-ES, Daniela Fraga, representando a diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart. O Sistema Fetransportes também prestigiou. Estavam lá Jerson Picoli, Luiz Alberto Teixeira, Joceny Callenzane, Eduardo Carlette, Luiz Antonio Pretti, presidentes do Setpes, Transcares, Sindliqes, Sinfres e Sinfenor, e de Murilo Lara Andrade, membro do Comitê Executivo do GVBus.

Junto com os demais convidados, além de participar da premiação aos melhores profissionais do ano, eles também acompanharam a entrega da Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes, oferecida a Joaquim Carlette, do Grupo Flecha Branca, na categoria Passageiros, e Ronaldo Salles de Sá, na categoria Cargas.

“Sou um entusiasta do Prêmio Destaque! Quem trabalha comigo sabe o quanto defendo a relevância das pessoas em qualquer processo de uma rotina corporativa. Então, parabenizo e agradeço a participação dos 79 profissionais do transporte inscritos na 29ª edição do Prêmio Destaque Fetransportes! E quero agradecer também às equipes das 21 empresas que indicaram seus candidatos e os inscreveram em nosso prêmio”. Com esta fala, o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Espírito Santo, Renan Chieppe, abriu oficialmente a solenidade, fazendo questão de enaltecer o número recorde – pelo segundo ano consecutivo – de inscritos.

Os vencedores


Raiani de Kássia Silva Gambini e Pedro Henrique Ferreira Pinto foram, respectivamente, os vencedores das categorias Revelação Transporte e Logística, e Revelação Motorista. A categoria, lançada ano passado, é voltado exclusivamente a trabalhadores com até 29 anos de idade e com, no máximo, cinco anos de atuação no setor. Raiani é da Transportadora Jolivan, localizada em Iconha, Região Sul do Estado, e Pedro trabalha na Vereda Transportes.

Aos 28 anos e com 10 anos de empresa, Pedro está há apenas um no cargo do motorista. Antes de assumir o posto de motorista profissional, que ocupa há apenas um ano, passou pelos setores de operação e manutenção.

“Acho que acabei premiado pelo meu empenho e dedicação. E sinceramente, não achei que fosse ganhar porque imaginei que tivesse muita gente brigando pelo mesmo título. Estou feliz!”

Arcileu, da Viação Joana D´arc, Paula, da Transportadora Jolivan, e Fernando, da Viação Praia Sol, voltaram para casa com o Troféu Destaque Fetransportes 2024 nas categorias Transporte e Logística Master – Regiões Norte, Sul e Grande Vitória. E Gilberto (Viação Joana D´arc), Ademir (Viação Flecha Branca) e Reinaldo (Viação Grande Vitóri) foram os campeões na  Motorista – Regiões Norte, Sul e Grande Vitória. Diferente da categoria Revelação, que lança um olhar para os trabalhadores mais jovens do setor, a Master exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

O motorista campeão com mais tempo de casa era Reinaldo Tinn. São 35 anos de empresa e debutante no Destaque, ele falou da honra de ter sido indicado pela Viação Grande Vitória. E perguntado sobre o segredo de ter sido o escolhido, disse. “Sou dedicado, me atualizo na minha profissional e gosto do que faço. E isso faz uma grande diferença, para ser motorista não basta saber dirigir, tem que gostar!”

Medalhistas

Antes da divulgação dos vencedores, toda a atenção dos convidados estava voltada para a entrega da Medalha do Mérito Empresarial, entregue a Joaquim Carlette e Ronaldo Salles de Sá. Joaquim recebeu a homenagem das mãos do governador, Renato Casagrande, do presidente, Renan Chieppe, de Jerson Picoli e de seu filho, Eduardo Carlette. Para Ronaldo, entregaram a honraria, além de Casagrande e Chieppe, Luiz Alberto Teixeira.

Dizendo-se muito honrado com a lembrança de seu nome, Joaquim Carlette fez um agradecimento especial aos seus colaboradores, alegando que “sem os funcionários, nós não conseguiríamos nada”.

E Ronaldo, após descrever aquele como um momento ímpar, falou em fazer o bem e respeitar a vida e o próximo, e deu um foco especial à “desafiadora rotina do transportador, cheia de perrengues”, enaltecendo, assim, todos os motoristas – sobretudo os que trabalham em sua empresa. “Lá, eles são tratados como pessoas e exigidos como profissionais que são.”

Termo de Cooperação Técnica

A noite do Prêmio Destaque Fetransportes 2024 foi marcada, ainda, pela assinatura de um termo de Cooperação Técnica entre a ES Gás e a Fetransportes, para o desenvolvimento de estudos em inovação e aporte em tecnologia no uso do gás natural veicular. O termo foi assinado por Renan Chieppe e o diretor da empresa, Fábio Bertolo.

O Prêmio Destaque Fetransportes 2024 teve patrocínio de Siccob, ES Gás, Marcopolo, Vitória Diesel/Mercedes Benz, Kurumá Veículos, Mobil e Provider.

Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Imprensa Transcares

 

CNT defende perdimento de CNPJ de empresas envolvidas na venda ou comercialização de carga roubada

Notícias 31 de outubro de 2024

ENTIDADE REUNIU-SE COM O DEPUTADO RELATOR PARA PEDIR A REINSERÇÃO DO ASSUNTO NO SUBSTITUTIVO DO PL 770/2015, PARA ESTABELECER A CONDENAÇÃO

A gerente executiva de Poder Legislativo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Andrea Cavalcanti, reuniu-se, nessa terça-feira (29), em Brasília, com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). Na pauta, um tema de grande importância para os empresários do setor de cargas: o Projeto de Lei (PL) nº 6260/2019. A matéria tramita apensada ao PL 770/2015, que agrava a pena de roubo se a vítima estiver em serviço de transporte de cargas.

A proposta estabelece alterações no Código Penal brasileiro, aumentando a punição para o crime de receptação qualificada. No caso do setor, isso se refere à venda ou comercialização de cargas roubadas.

Com penas que podem variar entre quatro e oito anos de reclusão e multa, a proposta prevê a perda do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de empresas envolvidas. “Para a CNT, o perdimento do CNPJ pode ajudar a coibir esse tipo de crime, pois a receptação e a venda do produto roubado estimulam os roubos”, explicou Andrea Cavalcanti.

Apesar da importância, a questão da revenda de carga roubada não está contemplada no substitutivo apresentado pelo parlamentar, que é o relator do projeto e de seus apensos. O parecer apresentado por Kataguiri a favor da aprovação da matéria baseia-se apenas no aumento da pena, no caso de roubo de cargas.

Contudo, após conversar com a gerente da CNT, o deputado afirmou que revisará o parecer para que a demanda do setor transportador seja atendida.

CENÁRIO SOBRE O ROUBO DE CARGAS NO SETOR

O ano de 2022 registrou 13.089 casos de roubos de cargas no Brasil, com prejuízo de cerca de R$ 1,2 bilhão. A região Sudeste concentrou o maior número de casos (85,18% das ocorrências), seguida das regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). Só no primeiro semestre do ano de 2023, as incidências de roubo aumentaram 22,3%.

Esses dados são da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e demonstram que o grave problema precisa de uma solução imediata. “Além de colocar a vida dos profissionais do transporte em risco, esse crime impacta diretamente o valor do custo do transporte e encarece serviços, como o gerenciamento de riscos e o seguro das cargas”, disse Andrea Cavalcanti. Portanto, para a CNT, é preciso desestimular a venda ou a receptação dos produtos que são fruto de roubos.

Fonte: CNT

2º Seminário NTC de Inovação Tecnológica no TRC acontecerá Na Fenatran 2024

Notícias 31 de outubro de 2024

No dia 8 de novembro, das 14h às 17 horas, o 2º Seminário NTC de Inovação Tecnológica no Transporte  de Cargas será realizado na Arena de Conteúdo da FENATRAN.

Com uma programação robusta, o Seminário – que faz sua estreia na FENATRAN – abordará temas importantes em quatro painéis:

  • Eficiência Energética e Redução de Custos;
  • Conectividade e Segurança no TRC;
  • Inovações Sustentáveis e Alternativas Energéticas;
  • Tecnologias para a Segurança Viária no TRC.

Todos os painéis serão conduzidos por especialistas, que demonstrarão como as novas tecnologias estão revolucionando a criação e o aprimoramento de produtos e serviços.

Além de executivos de grandes montadoras, como Mercedes-Benz, Volvo, Scania, DAF, Iveco e Volkswagen, representantes de empresas de tecnologia líderes no setor, como T4S, SASCAR, Trucks Control e SIHGRA, também participarão do painel sobre Tecnologias para a Segurança Viária no Transporte Rodoviário de Cargas.

Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, destaca: “Realizar o 2º Seminário NTC de Inovação Tecnológica no Transporte Rodoviário de Cargas na FENATRAN coloca o evento no centro das discussões do setor. Os temas que vamos discutir com profissionais do mercado serão de grande relevância. O ambiente da Feira é ideal para falarmos de negócios e de inovações que fazem a diferença para o TRC no Brasil, impulsionando a competitividade e a sustentabilidade”.

Confira a programação preliminar.

14h00 – 14h15

Abertura – Boas-vindas

Eduardo Rebuzzi – Presidente da NTC&Logística

14h15 – 14h50

Painel 1: Eficiência Energética e Redução de Custos

Participantes: Mercedes-Benz, Volvo, Scania

14h50 – 15h25

Painel 2: Conectividade e Segurança no TRC

Participantes: DAF, Iveco, Volkswagen

15h25 – 16h

Painel 3: Inovações Sustentáveis e Alternativas Energéticas

Participantes: Mercedes-Benz, Volvo, Scania, DAF, Iveco, Volkswagen

16h – 16h40

Painel 4: Tecnologias para a Segurança Viária no TRC

Participantes: T4S, SASCAR, Trucks Control, SIHGRA

16h40 – 17h  Encerramento

Faça já o seu credenciamento: https://www.fenatran.com.br/ 

NTC&LOGÍSTICA realizará “Encontro Nacional de Direito Do TRABALHO no TRC”, em São Paulo

Notícias 30 de outubro de 2024

A NTC&Logística, por meio da Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas Sindicais e de Negociações Coletivas (CATSIND / NTC), convida empresários, gestores e especialistas do setor para o “Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC”, que acontecerá no dia 13 de novembro de 2024, a partir das 9 horas, na subsede da NTC&Logística, em São Paulo.

O evento contará com a presença de renomados juristas, advogados e profissionais da área de Recursos Humanos, além de empresários e representantes de entidades, para discutir desafios e inovações nas relações de trabalho, no âmbito do Transporte  de Cargas. Temas relevantes para o setor serão abordados, como jornada de trabalho do motorista – após o julgamento da ADI 5322 –, a pejotização e a terceirização de mão de obra.

Sobre a pertinência do evento, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza: “O momento é importante para o TRC, dada a conclusão do julgamento, no STF, dos embargos de declaração na ADI 5322. O diálogo entre o setor jurídico, empresários e entidades é essencial para encontrarmos soluções para as mudanças trazidas na Lei do Motorista, em razão da decisão do STF, e analisarmos como a negociação coletiva pode ajudar nesse sentido. O “Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC” será uma oportunidade de fortalecer essa conexão em busca de respostas para as necessidades do setor”.

Dr. Narciso Figueirôa Junior, assessor jurídico e coordenador da CATSIND / NTC, destaca: “O ‘Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC’ trará discussões estratégicas sobre como poderemos, por meio das negociações coletivas, trazer maior segurança e flexibilidade nas relações de trabalho, respeitando os direitos dos trabalhadores e promovendo um ambiente mais eficiente para as empresas de transporte de cargas no Brasil, além de tratar de dois temas atuais e relevantes para o setor: a terceirização de mão-de-obra e as alterações na Lei 13.103/15”.

As vagas são limitadas. Não perca a chance de participar desse importante evento sobre as relações trabalhistas no Transporte Rodoviário de Cargas. Sua presença fará a diferença!

Empresas associadas terão direito a uma inscrição gratuita e, para demais inscrições, será cobrada uma taxa de R$ 150,00. Para não associadas, a taxa será de R$ 300,00 por pessoa.

Confira a programação do evento.

9h – 9h30

Solenidade de Abertura

Mesa de Abertura

Eduardo Ferreira Rebuzzi

Presidente da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

9h30 – 11 horas

1º Painel

Tema: Terceirização de mão de obra e Pejotização

11h – 12h30

2º Painel

Tema: A Jornada de Trabalho do Motorista após a ADI 5322

12h30 – 13 horas

Encerramento

Faça já sua inscrição aqui.

iscalização dinâmica nas rodovias: ANTT e especialistas debatem a evolução da pesagem em movimento

Notícias 30 de outubro de 2024

Na manhã desta quarta-feira (30/10), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reuniu especialistas em um webinar gratuito e inovador para discutir as últimas evoluções e desafios na fiscalização de pesagem em movimento, conhecida como Weigh In Motion (WIM). O evento online trouxe à tona o papel estratégico dos sistemas WIM no controle de peso do transporte rodoviário de cargas, contando com a presença de autoridades do setor e especialistas nacionais e internacionais em uma troca de experiências sobre as práticas mais eficazes na aplicação dessa tecnologia no Brasil e no mundo.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e o diretor Guilherme Theo Sampaio participaram da abertura do evento, enfatizando o compromisso da ANTT em modernizar a fiscalização nas rodovias brasileiras. Em sua fala, Vitale destacou que a pesagem em movimento tem o potencial de melhorar diretamente a segurança viária e reduzir custos de manutenção das estradas. “Controlar o excesso de peso é, na verdade, também beneficiar a segurança viária. Estamos trabalhando para expandir essa tecnologia para toda a malha rodoviária do país e os usuários vão sair ganhando”, disse.

Os sistemas WIM, discutidos no evento, representam uma solução de pesagem que permite a fiscalização dos veículos enquanto estão em movimento, eliminando a necessidade de redução de velocidade ou paradas em postos de pesagem. O modelo de alta velocidade, conhecido como HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion), é uma evolução da tecnologia WIM e passou por validação em uma parceria entre a ANTT e a concessionária Ecovias do Cerrado, nos trechos das BRs 364 e 365 entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO).

Em sua fala, o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, explicou que o avanço com o HS-WIM é um marco na modernização da infraestrutura de transporte rodoviário no Brasil. “A ANTT tem dado passos decisivos com a modernização dos seus processos de fiscalização e essa iniciativa representa uma verdadeira revolução na fiscalização do excesso de peso nas rodovias.” Para ele, o uso dessa tecnologia é uma forma de superar o modelo tradicional de fiscalização, ainda da década de 70, que dependia de postos fixos e balanças lentas, e já não atendia mais as demandas do transporte moderno.

Organizado em conjunto com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) e a Sociedade Internacional para Pesagem em Movimento (ISWIM), o webinar trouxe palestrantes de renome internacional, como Tanvi Pandya, do Departamento de Transportes de Nova York, e Hans Van Loo, da Corner Stone International, para compartilhar as melhores práticas de pesagem em movimento em países que já utilizam o sistema. A troca de conhecimento, segundo Vitale, é fundamental para o avanço tecnológico do setor, pois permite que o Brasil se alinhe com soluções já validadas em outros mercados.

Impacto positivo na infraestrutura e na economia

O excesso de peso é um problema recorrente nas rodovias brasileiras, provocando desgastes prematuros nos pavimentos, além de afetar a segurança viária. Um veículo sobrecarregado compromete a capacidade de frenagem e aceleração, aumentando o risco de acidentes. Com o novo sistema HS-WIM, a ANTT visa a redução desses problemas, uma vez que a fiscalização poderá cobrir a totalidade dos veículos de carga que trafegam pelo trecho, otimizando a fiscalização e permitindo uma aplicação preventiva das regras de peso.

Outro ponto positivo abordado durante o webinar foi a redução dos custos operacionais e ambientais, pois os veículos não precisarão mais desacelerar para pesagem, o que diminui o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Além disso, o sistema HS-WIM gera menos impacto nas estruturas rodoviárias ao evitar filas nos postos de pesagem e a necessidade de constantes paradas.

Para Sampaio, o papel do LabTrans e do ISWIM na modernização do transporte brasileiro é essencial. “A parceria com o LabTrans, com sua expertise em pesquisa aplicada, e com o ISWIM, que traz o conhecimento global na implementação desses sistemas, acelera a curva de aprendizado e amplia a eficácia dos projetos no país”, afirmou o diretor.

Pesagem em movimento na prática: resultados e futuro

Desde 2011, a ANTT, o LabTrans e a ISWIM têm promovido eventos no Brasil para discutir os avanços dos sistemas WIM, destacando as melhores práticas e tecnologias emergentes. Em 2023, o Brasil deu um passo decisivo ao implementar o HS-WIM em alta velocidade em caráter experimental na Ecovias do Cerrado. Com o sucesso dos testes, a ANTT busca ampliar o uso do HS-WIM em todo o território nacional.

O sistema HS-WIM está previsto para substituir os quatro postos de pesagem fixos na BR-364 e BR-365, onde sensores foram instalados em pórticos sobre as faixas de rodagem para monitorar o peso dos veículos sem a necessidade de paradas. Esta substituição representa uma modernização que, além de proporcionar maior agilidade ao trânsito, trará impactos financeiros positivos para os usuários, refletidos em tarifas mais acessíveis.

“A ANTT planeja expandir o sistema de pesagem em movimento a outros trechos rodoviários brasileiros, uma medida que reafirma seu compromisso com a segurança viária, a modernização da infraestrutura de transportes e a redução de impactos ambientais e financeiros causados pelo excesso de peso nas rodovias”, concluiu Vitale.

Assista, na íntegra, à transmissão do webinar WIM for weight enforcement

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Fonte: SETCESP/ Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

Economistas projetam que Caged de setembro mostre criação de 225 mil vagas

Notícias 30 de outubro de 2024

A geração de vagas com carteira assinada deve ter batido a marca de 225.080 vagas em setembro, de acordo com a mediana das 18 projeções colhidas pelo Valor Data para o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O intervalo das projeções varia entre 200 mil e 255 mil. O Ministério do Trabalho e Emprego divulga os dados do Caged nesta quarta-feira, 30.

Em agosto, o setor privado registrou a criação líquida de 232.513 postos de trabalho, pouco acima da mediana das projeções dos economistas do mercado, de 226.662 vagas criadas.

Fonte: SETCESO / Valor Econômico

O futuro da agenda ESG no Brasil: tendências e desafios para além de 2024

Notícias 30 de outubro de 2024

O cenário atual das práticas de ESG (ambiental, social e de governança) no Brasil apresenta um momento crucial de transformação. À medida que as empresas buscam alinhar suas operações a uma agenda mais sustentável e responsável, o ano de 2024 se desenha como um marco decisivo.

A crise climática é uma das questões mais urgentes da atualidade. Para os próximos anos, espera-se que as empresas intensifiquem suas ações de mitigação dos impactos ambientais, com foco especial na descarbonização. A crescente pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa tem levado muitas organizações a adotar fontes de energia renovável e investir em tecnologias sustentáveis.

Um exemplo significativo é o Projeto de Lei nº 412/2022, que busca regulamentar o mercado de carbono no Brasil. Essa iniciativa não apenas promove maior transparência nas emissões, mas também cria um ambiente favorável para que as empresas adotem práticas mais responsáveis.

A transparência nas práticas ESG é essencial para construir confiança com os diferentes públicos de interesse de uma organização. A partir de 2024, a elaboração de relatórios detalhados sobre ações e impactos ESG deve se consolidar como uma norma para as empresas brasileiras. Com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prevendo a obrigatoriedade desses relatórios até 2026, as organizações precisam se preparar para essa nova realidade.

Além disso, a transparência nas cadeias de suprimentos é uma demanda crescente. As empresas são incentivadas a garantir que suas operações sejam éticas e sustentáveis em todas as etapas da produção, desde a seleção de fornecedores até as condições de trabalho.

Diversidade e inclusão também estão no cerne das práticas sociais do ESG. Em 2024 e nos anos seguintes, espera-se que as empresas implementem políticas mais robustas para promover ambientes de trabalho inclusivos. Isso compreende ações afirmativas, comitês de diversidade e programas voltados para grupos minoritários que, embora frequentemente sejam sub-representados, podem ser majoritários em número.

Estudos mostram que equipes diversas não apenas refletem melhor a sociedade, mas também são mais inovadoras e produtivas. Investir em diversidade é, portanto, não apenas uma questão ética, mas uma estratégia inteligente para o sucesso empresarial.

A transição para uma economia circular é outra tendência emergente. Essa abordagem busca integrar práticas sustentáveis ao modelo econômico, promovendo a reutilização e a reciclagem de recursos. As empresas que adotam essa filosofia não apenas reduzem seu impacto ambiental, mas também podem melhorar sua eficiência operacional. Com o aumento da conscientização sobre o desperdício e a gestão eficiente dos recursos, espera-se que mais organizações adotem essa prática como parte central de suas estratégias ESG.

 

A tecnologia desempenha um papel crucial na implementação eficaz das práticas ESG. Ferramentas digitais estão sendo utilizadas para monitorar e relatar impactos ambientais, sociais e de governança. A automação pode ajudar na diminuição de resíduos e emissões, enquanto soluções baseadas em inteligência artificial têm o potencial de otimizar processos operacionais. Além disso, a inovação tecnológica é capaz de facilitar iniciativas voltadas ao bem-estar social, como programas de saúde mental e inclusão digital.

O governo brasileiro está se mobilizando para criar um ambiente regulatório favorável às práticas ESG. Para os próximos meses espera-se a promulgação da Nova Lei de Empresas Sustentáveis, que estabelecerá diretrizes claras para a integração dessas práticas nas operações empresariais. Essas regulamentações não apenas incentivam as empresas a adotar práticas sustentáveis por meio de subsídios e benefícios fiscais, mas também posicionam o Brasil como um líder global em responsabilidade corporativa.

À medida que avançamos em direção ao final do ano de 2024, fica claro que as práticas ESG não são apenas uma tendência passageira: elas estão se consolidando como parte essencial da estratégia empresarial moderna. As empresas que abraçam essas mudanças mitigam riscos, reduzem custos e contribuem significativamente para um futuro mais sustentável.

A adoção das melhores práticas ESG é um imperativo tanto moral quanto econômico. O compromisso com a sustentabilidade será um diferencial competitivo crucial à medida que o mercado evolui. Portanto, é fundamental que as organizações se preparem para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse novo cenário.

Exemplos desses desafios e oportunidades podem ser percebidos na pressão crescente sobre as empresas para que apresentem ações concretas, em vez de meras declarações de intenções. Isso implica um foco maior na autenticidade das práticas ESG. Além disso, o Brasil sediará a Conferência do Clima (COP30) em 2025, o que está motivando as empresas a se prepararem para um escrutínio mais rigoroso sobre suas práticas ambientais.

Portanto, o futuro da agenda ESG no Brasil é promissor, mas requer ação coletiva e comprometimento genuíno por parte das empresas. Juntos, podemos construir um ambiente corporativo mais responsável e sustentável para todos.

Sobre o autor

Mário Allan Ferraz Mafra é vice-presidente de finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP). Contador pelo Mackenzie/RJ, mestre em administração financeira pela PUC/RJ, pós- graduado em gestão empresarial pela FGV/RJ e pelo INSEAD/França. Mafra é também conselheiro fiscal da APAF – Associação Paulista de Apoio à Família e presidente do conselho fiscal do Instituto CEO do Futuro.

Fonte: SETCESP / Valor Econômico

IA aplicada ao setor de logística: investimentos no Brasil e no exterior tendem a crescer

Notícias 28 de outubro de 2024

Imagine um sistema que ajusta automaticamente as rotas de entrega com base no tráfego e nas condições climáticas. A IA aplicada ao setor de logística torna isso uma realidade. Ao pensar em uma empresa, considere que determinado negócio tenha destaque no mercado pela sua capacidade de atender clientes com rapidez e eficiência.

No entanto, com o aumento da demanda e a complexidade das operações, a equipe começa a enfrentar desafios. As entregas atrasam devido a congestionamentos, o que resulta em insatisfação dos clientes e aumento dos custos operacionais.

Certa manhã, durante uma reunião, o gerente de operações apresentou uma ideia: usar um sistema que ajusta automaticamente as rotas de entrega com base no tráfego. Essa é apenas uma das formas de aprimorar serviços com a ajuda da IA e garantir que cada entrega seja feita com precisão.

De acordo com o relatório “The State of AI in Logistics 2023” da McKinsey & Company, os aportes em inteligência artificial no setor logístico do Brasil alcançaram US$ 1,9 bilhão em 2023, o que representa um aumento de 46% em relação ao ano anterior, equivalente a aproximadamente R$ 9,5 bilhões. A projeção é que, até 2030, esses investimentos continuem a crescer a uma taxa anual de 27,6%.

Na logística, as empresas enfrentam desafios que envolvem a gestão eficiente de estoques, a otimização de rotas e a análise de dados em tempo real. Muitos negócios sentem a pressão para reduzir custos e aumentar a lucratividade, ao mesmo tempo em que buscam atender às crescentes demandas dos clientes sem atrasos e falhas operacionais.

A IA aplicada ao setor de logística pode transformar muitos desses problemas em oportunidades, proporcionando soluções ágeis e decisões baseadas em dados. A automação de processos e a previsão de demanda são apenas algumas das maneiras pelas quais a IA está moldando o futuro da logística.

Essa tecnologia melhora as operações diárias e oferece insights que podem alterar a forma como as empresas se conectam com seus clientes. Hoje, soluções como chatbots, análise preditiva e drones estão se tornando cada vez mais comuns em operações logísticas. Neste contexto, o uso da IA proporciona maior competitividade no mercado.

APLICAÇÕES PRÁTICAS DA IA NA LOGÍSTICA

A IA aplicada ao setor de logística permite calcular rotas para a entrega de produtos. Algoritmos avançados utilizam dados em tempo real, como trânsito e condições climáticas, para determinar o melhor caminho.

Esses sistemas podem reduzir o tempo de entrega e o consumo de combustível. Além disso, permite a reprogramação rápida de entregas em resposta a possíveis mudanças. Outro ponto de destaque é a previsão de demanda. Algoritmos analisam dados históricos, sazonalidade e tendências de mercado para prever a necessidade de produtos.

Essa análise ajuda na melhor alocação de recursos e na minimização de excessos ou faltas de estoque. Com dados preditivos, as empresas podem planejar campanhas promocionais e ajustar suas operações.

A gestão de inventário também se beneficia consideravelmente da IA aplicada ao setor de logística. Sistemas inteligentes monitoram níveis de estoque e analisam padrões de consumo. Isso resulta em processos automatizados que otimizam a reposição de produtos.

Ao reduzir erros humanos e melhorar a eficiência, a IA permite um controle mais preciso do inventário. Assim, as empresas podem sempre garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento apropriado.

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA IA

A logística brasileira representa 16% do PIB e é 44% menos eficiente do que a logística dos EUA, como informa o Instituto Information Management, ao apresentar dados do Ilos, especialista em logística e supply chain. Essa ineficiência afeta diretamente os custos, que variam entre 5% e 20% da receita, em um ambiente no qual mais de 60% das empresas brasileiras enfrentam desafios nas margens.

Um dos principais desafios da IA aplicada ao setor de logística é a resistência à mudança. Muitas organizações têm dificuldade em aceitar novas tecnologias. Os funcionários podem temer a substituição de seus empregos ou a necessidade de adaptação a novas ferramentas.

Outro ponto a se considerar é a qualidade dos dados. A IA depende de dados precisos e atualizados. Dados insuficientes ou imprecisos podem levar a resultados errôneos, comprometendo a tomada de decisões.

A integração de sistemas também é um ponto importante. Muitas empresas operam com diferentes plataformas, que não se comunicam de forma eficaz. Isso pode gerar dificuldades na implementação de soluções de IA que necessitam de um fluxo de informações contínuo.

Além disso, a cultura organizacional pode ser um impasse. Em alguns casos, a falta de conhecimento sobre IA impede a sua adoção. A capacitação dos colaboradores se torna um requisito para o sucesso da integração da tecnologia.

Por último, o custo de implementação pode ser um fator limitante. Investir em IA exige aporte de recursos financeiros. Muitas organizações precisam avaliar se os benefícios superam os custos antes de decidir pela adoção.

FUTURO DA IA NA LOGÍSTICA

Segundo projeção da Fortune Business Insights, o mercado mundial de análise de Big Data deve crescer de US$ 348,21 bilhões para US$ 924,39 bilhões entre 2024 e 2032, com uma taxa de crescimento anual composta estimada em 13%. A tecnologia de Big Data fornece uma vasta quantidade de informações, enquanto a IA utiliza esses dados para identificar padrões, prever tendências e automatizar processos.

A implementação de IA aplicada ao setor de logística está mudando as dinâmicas do mercado de trabalho. Embora haja preocupações sobre a substituição de empregos, muitos especialistas ressaltam que a IA também cria novas oportunidades.

As funções mais simples tendem a ser automatizadas, enquanto surgem novos papéis, como analistas de dados e especialistas em IA. Esse cenário exige uma adequada formação para que os profissionais possam trabalhar em conjunto com as tecnologias emergentes.

Ainda no contexto do futuro da IA aplicada ao setor de logística, uma inovação recente é o uso de drones, que tem sido utilizado para entregas e para otimizar o transporte de mercadorias. A Amazon, por exemplo, faz entregas por drones nos Estados Unidos, na Itália e no Reino Unido, e essas entregas acontecem em menos de uma hora.

Christina Carter, que desde 2023 trabalha na Amazon e é líder do Prime Air em College Station, Texas, fala sobre a velocidade de entrega com drones. “Minha parte favorita do meu trabalho é ver o quão rápido entregamos os pedidos aos clientes. É uma coisa enorme conseguir entregar em 60 minutos”, afirma. Ela também lembra que as mercadorias entregues nesse formato devem pesar até 5 libras, ou 2 kg.

Como informa o próprio site do e-commerce, para que a entrega por drone ocorra, as residências devem passar por uma vistoria de quintal, em que são definidos os locais adequados para receber o pedido. As famílias que se inscrevem no serviço podem consultar informações sobre a vistoria e agendar horários através do site da Amazon, garantindo que estejam preparadas para receber os produtos.

Para se preparar para a entrega, os moradores devem assegurar que o marcador de entrega esteja corretamente posicionado e que a área esteja livre de obstáculos, mantendo pessoas, animais e objetos a uma distância segura. Já os moradores de apartamentos devem se dirigir à área designada para entrega assim que receberem a notificação de que seu pacote chegou, utilizando um código de acesso para entrar na área cercada.

Para solicitar um item elegível, os usuários devem adicionar o produto ao carrinho e selecionar a opção de entrega por drone ao finalizar a compra. Caso a opção não apareça, é importante verificar se o endereço é qualificado e se o item está disponível.

Com a contínua evolução da tecnologia, o setor logístico está se preparando para um futuro mais inteligente, ágil e responsivo, no qual a inovação é a chave para atender às crescentes demandas do mercado.


Fonte: NTC&LOG

Free Flow: entenda como o novo sistema de pedágio eletrônico funciona

Notícias 28 de outubro de 2024

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no último dia 14 resolução que permite a instalação em todo o país dos novos pedágios eletrônicos – antes chamados de Free Flow (“livre fluxo”, em tradução literal). Além de otimizar o fluxo das rodovias, o sistema é dono de inúmeros fatores que proporcionam maior segurança aos condutores.

pedágio eletrônico dispõe de alta tecnologia. Eles têm, por exemplo, escaneamento 3D dos veículos, sensores de radar, antenas, pórticos com câmeras para leitura das placas, e auxílio de inteligência artificial (IA) para processamento de informações em tempo real.

Free Flow: Como funciona a identificação?

A identificação do carro pelo sistema de cobrança sem cancela pode ser feita por meio de tags de radiofrequência ou identificação digital das placas.

Com a tag, instalada no para-brisa, o funcionamento é semelhante ao dos demais serviços que já utilizam tal tecnologia. O valor é cobrado mensalmente, e o condutor recebe a fatura no cartão de crédito para controle, com informações sobre valores e quantidade de passagens cobradas.

A concessionária de rodovias CCR afirma que, nesse cenário, carros de passeio ganham, além do desconto de 5% no valor da tarifa, bônus progressivos a cada passagem durante o mesmo mês – o chamado Desconto de Usuário Frequente (DUF).

Já na identificação automática das placas, o motorista apenas passa pela praça e consulta seus registros de passagem no portal de serviços do Detran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que conta com valores, prazos e formas de pagamento.

Valores, cobranças e multas

No novo modelo de cobrança Free Flow, os motoristas passam a pagar apenas pelo trecho percorrido, e não somente pelo cruzamento do pedágio, como ocorre com as cabines físicas. Essa medida beneficia, por exemplo, os condutores que residem próximo aos pontos de cobrança.

Além disso, o sistema, com uma base de dados unificada, centralizada em uma plataforma nacional, prevê que o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito sirva como uma das alternativas para pagamento do pedágio eletrônico. Nesse caso, o condutor receberá notificações no smartphone com valores e prazos e poderá ainda consultar os registros no sistema.

Novo pedágio eletrônico: evasão

O ato de atravessar um pedágio sem efetuar o pagamento é configurado como evasão. A fim de mitigar esses problemas, é ofertada ao motorista uma série de alternativas.

O prazo para o embolso, por exemplo, passa de 15 para 30 dias. Após esse tempo, a não quitação da cobrança será considerada infração grave, prevista no Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de R$ 195,23, o condutor receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: SETCESP/ Auto Esporte

Prêmio Destaque Fetransportes: está chegando a hora!

Notícias 28 de outubro de 2024

 O setor de transportes no Espírito Santo já está em ritmo de contagem regressiva. Na sexta-feira, 1º de novembro, será realizado o Prêmio Destaque Fetransportes, a noite em que conhecemos os melhores profissionais do ano. A grande festa acontecerá no cerimonial Le Buffet, em Vitória, e até lá a expectativa será grande para os 79 candidatos inscritos – de 21 empresas de transportes –, que estão concorrendo à premiação.  

E na mesma noite, como acontece desde 2010, dois empresários capixabas do setor receberão a Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes. Este ano, os indicados para ser homenageados são Joaquim Carlette, do Grupo Flecha Branca, na categoria Passageiros, e Ronaldo Salles de Sá, da Transportadora de Sá, na categoria Cargas.

O Destaque vai premiar oito trabalhadores. Seis deles sairão das categorias Transporte & Logística e Motorista – Região Norte, Transporte & Logística e Motorista – Região Sul e Transporte & Logística e Motorista – Região da Grande Vitória, estes denominados Destaque Master. E os dois últimos vencedores serão os escolhidos da categoria Destaque Revelação – Transporte & Logística e Destaque Revelação – Motorista.

Grande novidade da edição do ano passado, o Destaque Revelação é voltado exclusivamente a trabalhadores com até 29 anos de idade e com, no máximo, cinco anos de atuação no setor. O Destaque Master, por sua vez, exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

Com a criação da nova categoria, a Fetransportes premia tanto os profissionais em ascensão quanto aqueles cuja trajetória já está consolidada no transporte. Há anos fala-se nessa possibilidade, uma forma de olhar para os profissionais do setor em sua totalidade, incentivando-os cada vez mais, e o “martelo foi batido” em abril do ano passado, na primeira Reunião de Diretoria da federação.

A dinâmica do prêmio

Para concorrer ao Destaque, os profissionais são indicados pelas próprias empresas, que montam um currículo de seu candidato contendo informações acerca de tempo no setor e de empresa, e cursos de qualificação.

Para concorrer na categoria Motorista, o profissional precisa ter CNH nas categorias D ou E, com a função devidamente anotada em Carteira de Trabalho. Já a Transporte & Logística é aberta a todos os empregados das empresas associadas aos sindicatos filiados à Fetransportes, incluindo o motorista instrutor ou instrutor de motorista. A única restrição de participação são candidatos que ficaram em primeiro lugar, em suas respectivas categorias, nos últimos quatro anos do evento.

Os campeões ganham troféu, certificado e uma premiação e dinheiro.

 Sobre as homenagens

O Destaque Revelação vai premiar dois trabalhadores, um na categoria Transporte & Logística e outro na Motorista, de todo o Estado. E além deles, também serão reconhecidos os campeões das categorias Transporte & Logística e Motorista – Região Norte, Transporte & Logística e Motorista – Região Sul e Transporte & Logística e Motorista – Região da Grande Vitória, estes denominados Destaque Master.

Para concorrer no Destaque Revelação, os candidatos precisam ter até cinco anos de atuação no setor e, no máximo, 29 anos. A categoria Destaque Master, por sua vez, exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

“A partir deste ano, conseguiremos premiar tanto os profissionais destaque em ascensão quanto aqueles cuja trajetória já está consolidada no transporte. Ou seja, olharemos para nossos profissionais em sua totalidade, incentivando-os cada vez mais”, conclui Simone.

Fonte: Assessora de Imprensa Anna Carolina Passos

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