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Transcares comemora 45 anos: uma história de solidez

Notícias 28 de outubro de 2024

Da então Associação Profissional das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Espírito Santo, fundada em 26 de outubro de 1979, até hoje muita coisa mudou! A associação deu lugar ao sindicato e anos mais tarde, o termo logística foi incorporado ao nome da entidade. Contudo, 45 depois da inauguração, se tem algo que continua intacto na história no Transcares, o Sindicato das das Empresas de Transporte e Logística no Estado do Espírito Santo, é o objetivo que o fez nascer, aquele propósito pelo qual a diretoria atua dia após dia ao longo dessas quatro décadas e meia: o fortalecimento do TRC no Espírito Santo.

Como de costume, a data foi comemorada! E desta vez, além de uma campanha que ganhou vida nas redes sociais do sindicato, o presidente Luiz Alberto Teixeira e parte da diretoria – Marco Zon, Leandro Teixeira e Jonas Lonrencini – receberam a equipe para um almoço especial na sexta-feira, 25 de outubro. Almoço com direito até a parabéns!

Teixeira, que defende como ninguém o associativismo e não esconde o carinho que tem pelo sindicato e pelas pessoas da equipe, participou ativamente da criação da campanha, que focou na solidez que marca a trajetória.

“Quando um casal completa 45 anos de casamento, comemora as Bodas de Rubi - uma simbologia de força, paixão e amor. Trouxemos um pouco dessa simbologia à comemoração do Transcares porque solidez, palavra que marca nossa história, tem também tudo a ver com o rubi, que além de sólida é resistente. Ao festejar Bodas de Rubi com o segmento de cargas no Espírito Santo, o Transcares está jogando luz à sua força, constância e compromisso com o segmento e com as pessoas que nele operam”, opinou.

A campanha continua no ar até 31 de outubro, focando também nos valores sobre os quais o sindicato se sustenta – qualificação, ética e profissionalismo, parceria, comprometimento, associativismo, solidariedade e segurança.

“Temos uma história bem construída que envolve trabalho, compromisso e dedicação ao setor de transporte e logística. Nessa trajetória, temos nos dedicado a representar e fortalecer o segmento, buscando o desenvolvimento e a excelência que ele merece. Cada conquista ao longo dessa jornada reflete o empenho de uma equipe comprometida e o apoio de associados e parceiros que acreditam na nossa missão. Juntos, celebramos essas décadas de crescimento e união, e seguimos firmes, com o olhar voltado para o futuro!”, finaliza Luiz Alberto Teixeira.

Haddad: inflação deve ficar dentro da meta, mesmo com repique

Notícias 25 de outubro de 2024

Apesar de repiques recentes, a inflação brasileira deve fechar o ano dentro abaixo de 4,5%, teto da meta, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista em Washington, o ministro disse que a recente alta dos índices representa um repique de curto prazo relacionado ao câmbio e à seca, não ao aquecimento da economia.

“Embora os núcleos [de inflação] tenham apontado uma variação superior à esperada, a inflação deve ficar dentro da meta. No meu ponto de vista, a alta tem mais a ver com a questão do câmbio e da seca do que propriamente com algum impulso maior nos preços reiterados”, disse Haddad na capital norte-americana, onde participa de reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana).

Os núcleos de inflação excluem preços mais voláteis, como alimentos in natura e energia. Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que serve de prévia da inflação oficial pelo IPCA, atingiu 0,54% em outubro, pressionado pela bandeira vermelha nível 2 nas tarifas de energia e pelos alimentos. No acumulado de 12 meses, o indicador alcançou 4,47%, próximo ao teto da meta.

Compromissos

Pela manhã, o ministro reuniu-se, pela segunda vez em menos de um mês, com representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P Global). No fim de setembro, Haddad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se em Nova York com representantes de outras duas agências: S&P e Moody’s.

Em dezembro do ano passado, a S&P Global elevou a nota de crédito soberano do Brasil. Segundo Haddad, a própria agência de classificação de risco procurou o governo para marcar o encontro em Washington, onde o ministro apresentou aos executivos projeções de médio e de longo prazo para a economia brasileira.

No fim desta tarde, Haddad participou do último compromisso da viagem aos Estados Unidos, com um evento da Força-Tarefa de Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (TF-Clima) e uma reunião restrita do FMI com ministros de Finanças, em que o Fundo Monetário apresentará cenários econômicos globais. Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, retornam ao Brasil nesta sexta-feira (25).

Foto: divulgação Agência Brasil

Receita Paulista publica Portaria orientando a emissão de CT-e globalizado

Notícias 23 de outubro de 2024

A Receita estadual paulista publicou a Portaria SRE nº 76, em 18 de outubro de 2024, disciplinando procedimentos para adoção do CTe Globalizado.

Para emissão do CTe Globalizado, a transportadora terá que verificar se o tomador do serviço é o único contratante da operação e se há diversos remetentes ou diversos destinatários e desde que:

I – o tomador seja o remetente ou o destinatário das mercadorias transportadas;

II – o transporte compreenda no mínimo 5 (cinco) remetentes ou 5 (cinco) destinatários;

III – as mercadorias transportadas estejam acobertadas com Notas Fiscais Eletrônicas- NF-e.

 No preenchimento do CTe, o campo “Tipo do CTe” deve ser preenchido apondo “0” (CTe Normal).

No caso de o tomador do serviço ser o remetente com cargas para diversos destinatários, no campo do “remetente do CTe” deve ser preenchido com os dados do remetente, contratante do serviço, mas no campo de “destinatário do CTe” deve ser aposto “DIVERSOS” e os demais campos com os dados do emitente do CTe, inclusive o campo do CNPJ. Entendendo como emitente o próprio transportador.

Já na situação em que o tomador do serviço é o destinatário, que recebe cargas de vários remetentes, o campo “destinatário do CTe” deverá se apor os dados do destinatário normalmente, já no campo do “remetente do CTe” deve ser aposto “DIVERSOS” e os demais campos com os dados do emitente do CTe, inclusive o campo do CNPJ.

No campo “Informações de Acesso da NF-e” deve ser informada todas as chaves de acesso das notas fiscais eletrônicas que serão transportadas, sendo no mínimo 5 (cinco), evidentemente. Abaixo de 5 (cinco) notas fiscais eletrônicas não se aplica o CTe Globalizado.

Opcionalmente, a transportadora poderá optar por emitir o CTe Globalizado ao final do dia, o que neste caso será obrigatório informar a placa do veículo transportador; que conste nas notas fiscais eletrônicas a placa do veículo transportador; os dados da transportadora (CNPJ, IE, nome e endereço); e no campo “Observações” apor os seguintes termos “Procedimento efetuado nos termos do artigo 39-C da Portaria CAT nº 55/2009”

As regras acima passaram a valer desde o dia 21 deste mês e vigorarão até o dia 25 de abril de 2025, e só valem para transporte intermunicipal dentro do Estado de São Paulo, já que a portaria é paulista.

Adauto Bentivegna Filho é assessor jurídico do SETCESP.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com o departamento jurídico do SETCESP pelo WhastApp +55 11 2632-1005 ou pelo email juridico@setcesp.org.br.

Fonte: SETCESP/  Adauto Bentivegna Filho

FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024

Notícias 23 de outubro de 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, de 2,1% para 3%, a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano. Apesar da melhoria nas expectativas para este ano, o fundo estima desaceleração para 2025, com o crescimento caindo de 2,4% para 2,2%.

As estimativas para 2024 estão abaixo das previsões oficiais. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda projeta crescimento de 3,2% neste ano.

O FMI atualizou as previsões de crescimento para todos os países durante a reunião anual do órgão, que ocorre em Washington nesta semana. Segundo o Fundo, a economia brasileira crescerá mais que o previsto por causa de resultados melhores que o esperado no primeiro semestre, o mercado de trabalho forte, a inflação sob controle e o aumento da renda. O FMI também citou impacto menor que o esperado das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Para 2025, no entanto, o panorama é menos otimista. O FMI justificou a redução da estimativa de crescimento por causa da redução dos estímulos fiscais concedidos desde o ano passado e dos juros elevados. Em elevação desde setembro, a Taxa Selic (juros básicos da economia) está em 10,75% ao ano e deverá encerrar 2024 em 11,75% ao ano segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central com analistas de mercado.

Somente em 3 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do terceiro trimestre. No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 1,4% em relação aos três meses anteriores, acima de todas as estimativas.

Fonte: SETCESP/ Agência Brasil

ANTT aprova aperfeiçoamento de resolução que regulamenta infrações e penalidades

Notícias 22 de outubro de 2024

Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o relatório final da Audiência Pública nº 003/2024. O processo de audiência pública foi realizado entre os dias 4 de setembro e 19 de outubro de 2023, com o objetivo de aprimorar a Resolução nº 5.083, de 27 de abril de 2016, que regulamenta o processo administrativo para apuração de infrações e aplicação de penalidades no setor de transportes terrestres.

A nova deliberação traz mudanças no processo de fiscalização e responsabilização de condutas que violam a legislação de transportes terrestres, estabelecendo critérios claros para o cumprimento das normas em contratos de concessão, permissão e arrendamento, além dos editais de licitações e termos de outorga de autorização.

O aprimoramento desse processo visa garantir maior transparência e eficiência na apuração de infrações, além de fortalecer o cumprimento dos deveres regulatórios no setor. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (18/10).

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
Fonte: SETCESP

Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5% Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,39% para 4,5%

Notícias 21 de outubro de 2024

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,39% para 4,5% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (21), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,96% para 3,99%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

A estimativa para 2024 está no teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua e, assim, o CMN não precisará mais definir uma meta de inflação a cada ano. O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em setembro, puxado principalmente pela conta de energia elétrica das residências, a inflação no país foi de 0,44% após o IPCA ter registrado deflação de 0,02% em agosto. De acordo com o IBGE, em 12 meses o IPCA acumula 4,42%.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o colegiado elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos.

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

A próxima reunião do Copom está marcada para 5 e 6 de novembro, quando os analistas esperam um novo aumento da taxa básica. Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano.

Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Para 2026 e 2027, a previsão é que ela seja reduzida, novamente, para 9,5% ao ano e 9% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 3,01% para 3,05%. No segundo trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) surpreendeu e subiu 1,4% em comparação com o primeiro trimestre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.

Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,93%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro estima expansão do PIB também em 2%, para os dois anos.

Em 2023, também superando as projeções, a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.

A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,42 para o fim deste ano. No fim de 2025, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,40.

Fonte: SETCESP

Brasil e União Europeia expressam otimismo com avanço do acordo com Mercosul

Notícias 20 de outubro de 2024

Alckmin recebeu o vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, em reunião bilateral nesta quarta-feira (23); a expectativa de ambos é que o acordo possa ser concluído ainda neste ano.

Abrindo a série de reuniões bilaterais que serão realizadas em paralelo às discussões sobre Comércio e Investimento no âmbito do G20, nesta quarta-feira, em Brasília, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, se reuniu com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Os dois se mostraram otimistas com o avanço das discussões sobre o acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia. A expectativa é que o acordo possa ser concluído ainda neste ano.

Na reunião, o ministro Geraldo Alckmin reiterou o compromisso do Brasil de trabalhar pela conclusão do acordo e ressaltou que as ações do governo brasileiro com a pauta da sustentabilidade colocam o país como um dos líderes mundiais da descarbonização.

Alckmin destacou, por exemplo, o fato de o país ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e citou medidas de proteção das florestas. O compromisso nacional com a descarbonização e a proteção ambiental está refletido nas seis missões da Nova Indústria Brasil, em especial na Missão 5, sobre “Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações”.

Foto: divulgação NTC&Logística

Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas: Transcares? Presente!

Notícias 18 de outubro de 2024

Segurança em foco! Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a subsede da NTC&Logística, em São Paulo, sediou o Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas. E se tem segurança em pauta, tem o Transcares! O representante do sindicato no evento foi o superintendente, Mario Natali, que se juntou a autoridades públicas, representantes da área de segurança das entidades associadas e demais lideranças do setor, dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Amazonas, para debater os principais desafios, estratégias e inovações para aumentar a proteção das operações de transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Desde 1998, a NTC se articula para promover a segurança no segmento, consolidando-se como uma das principais entidades a atuar na área. Ao longo dos anos, a associação tem trabalhado incansavelmente para desenvolver e implementar iniciativas que visam combater o roubo de cargas, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor. Por meio de parcerias entre o setor público e privado, a entidade tem colaborado diretamente com órgãos governamentais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, além de estabelecer alianças estratégicas com empresas privadas, garantindo ações coordenadas de prevenção e mitigação de riscos.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, reforça a importância desse trabalho contínuo: “Desde a década de 90 investimos em estratégias eficazes para proteger nossos profissionais e as cargas que movem a economia do País. Esse evento é uma continuidade do nosso compromisso com a segurança e com a inovação no combate ao roubo de cargas, em conjunto com nossos associados e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esse é um dos temas que preocupa o transportador e toda a sociedade, por isso queremos ouvir os representantes de todo o Brasil”.

O vice-presidente extraordinário de Segurança, Roberto Mira, também destaca o papel das parcerias público-privadas na construção de um ambiente mais seguro: “Temos um longo histórico de cooperação com as autoridades para minimizar os impactos dos crimes que afetam o transporte de cargas. A integração entre o setor público e privado tem sido fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e este encontro é um marco importante para discutir os avanços e os desafios que ainda enfrentamos”.

A programação incluiu apresentações e discussões sobre as melhores práticas para a segurança no transporte rodoviário de cargas. E além das apresentações, foi realizada uma Reunião de Trabalho em que foram alinhados os próximos passos para fortalecer ainda mais as iniciativas de segurança.

“Foi uma reunião riquíssima em termos de informação e trocas. Tratamos da criação de uma política nacional de combate ao roubo de cargas, abordamos a necessidade da integração e cooperação entre os entes públicos dos três níveis de governo, da necessidade de maior agravamento penal de receptação, do uso criminoso do Jammer, do saque de cargas e da cassação de CNPJ de empresas envolvidas em roubo de cargas em nível federal”, enumerou Natali, fazendo questão de pontoar que a troca de informações e experiências entre os profissionais do setor é fundamental para o aprimoramento das estratégias de combate a este, que é um dos maiores desafios do segmento.

 Assessora de Imprensa - Anna Carolina Passos

Regulamentação da reforma tributária começa a tramitar no senado

Notícias 17 de outubro de 2024

Depois de acertar cronograma com Pacheco, relator da proposta na CCJ deve apresentar plano de trabalho na quarta-feira

Passados mais de 90 dias da aprovação na Câmara dos Deputados, o principal projeto de lei complementar (PLP) de regulamentação da reforma tributária começará a tramitar de fato no Senado na quarta-feira (16), com a apresentação do plano de trabalho pelo relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na segunda-feira (7), Braga alinhou o cronograma com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, (PSD-MG) e com Davi Alcolumbre (União-AP), que comanda a CCJ, onde a proposta será votada.

Na terça-feira (8), o relator recebeu em seu gabinete o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e Bernard Appy, secretário extraordinário da reforma tributária. Além da dupla, a reunião contou com representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

No encontro, Braga apresentou à equipe econômica o calendário, que prevê duas audiências públicas por semana para chegar com o relatório fechado na última semana de novembro. No cronograma de Braga, a votação no plenário ocorrerá, no mais tardar, na primeira semana de dezembro.

Ao Valor, Appy disse estar otimista quanto à aprovação do PLP 68 ainda este ano. Comentou que é preciso respeitar o tempo político, mas sentiu boa disposição do relator em relação ao calendário.

Segundo o secretário, o Ministério da Fazenda está fazendo uma “varredura” no PLP 68/24 para sugerir mudanças ao relator. Appy ressaltou, porém, que a decisão final é .

Do ponto de vista técnico, a pasta seguirá apoiando o trabalho dos parlamentares, como foi feito durante a apreciação da emenda constitucional da reforma tributária. Foi recriado o grupo técnico com integrantes dos fiscos federal, estaduais e municipais, com especialistas em análise jurídica e em quantificação. Esses técnicos discutem, entre outros temas, a metodologia de cálculo da alíquota-padrão e das alíquotas dos regimes específicos.

Na atual etapa das discussões, foi criado um grupo específico para discutir o “split payment”, que é a base tecnológica da reforma. É o sistema que vai recolher os impostos, calcular créditos e débitos, e distribuir as receitas entre União, estados e municípios. Esse grupo pretende iniciar esta semana as conversas com o setor privado. Bancos e empresas de tecnologia são os principais interlocutores.

Para começar a tramitar de fato no Senado, o governo precisou retirar o regime de urgência constitucional do projeto. A ideia de aprovar em até 45 dias após a votação na Câmara contava com o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), mas teve resistência da ampla maioria dos senadores.

Mesmo com o impasse, Braga alinhou com Pacheco e Alcolumbre que irá procurar Lira após a apresentação do plano de trabalho na quarta-feira (16). A ideia do senador é estabelecer uma linha direta de interlocução com a Câmara, a exemplo do que aconteceu na análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que instituiu o novo sistema tributário, com o objetivo de construir um texto consensual entre as duas Casas.

De acordo com interlocutores de Lira, a expectativa é que, assim que o texto avançar no Senado, haja uma reunião envolvendo representantes das duas Casas para corrigir eventuais divergências e alinhar um texto final para ser aprovado novamente pelos deputados ainda neste ano.

Fonte: NTC&LOG

Inflação no setor de transporte vem desacelerando em 12 meses, enquanto óleo diesel registra deflação após dois meses de alta

Notícias 17 de outubro de 2024

A EVOLUÇÃO DO IPCA FOI ANALISADA PELA CNT E ESTÁ NO BOLETIM DE CONJUNTURA ECONÔMICA DE OUTUBRO, DIVULGADO NESTA TERÇA-FEIRA (15)

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do grupo de transporte registrou alta de 0,14%, enquanto o índice geral subiu 0,44% em setembro deste ano. Embora a inflação do setor de transporte tenha apresentado aumento, esse valor ficou abaixo do índice geral. No acumulado do ano, o cenário foi inverso. O indicador acumulado em 12 meses para o setor caiu de 4,53%, em agosto, para 3,22%, em setembro.

Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA é um dos mais relevantes índices de inflação do país. Os dados estão no Boletim de Conjuntura Econômica de outubro, publicado nesta terça-feira (15) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

No caso do óleo diesel, o desempenho foi mais favorável do que o do transporte em geral. O acumulado de 12 meses fechou setembro em -0,91%, após ter atingido 18,14% em julho. Essa deflação ocorreu após cinco meses consecutivos de alta, sendo o último percentual negativo registrado em março, -1,25%.

O volume de serviços, mensurado pela PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), apresentou redução de 0,4% em agosto, comparada ao mês anterior, tanto no geral quanto no setor de transporte. Segundo a amostragem do IBGE, apesar do resultado negativo, a queda no volume de serviços de transporte foi menor que a de julho (-1,5%). Um dado de destaque na PMS de agosto é o aumento de +0,4% no volume de serviços no segmento de transporte terrestre.

Acesse o Boletim de Conjuntura Econômica – Outubro 2024

Fonte: CNT

Atividade econômica cai 0,2% em agosto, diz FGV

Notícias 16 de outubro de 2024

O Monitor do PIB-FGV indicou um recuo de 0,2% na atividade econômica em agosto em relação ao mês anterior. Na comparação interanual, houve crescimento de 3,4% em agosto e 4,1% no trimestre móvel terminado no mesmo mês. O acumulado em 12 meses até julho ficou em 2,8%. Os números foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Para a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, o motivo da retração da economia pelo segundo mês consecutivo é a estagnação da indústria e a retração dos serviços. Segundo ela, entre as três grandes atividades econômicas, somente a agropecuária evoluiu na comparação de agosto com julho.

Juliana acrescentou que, pelo lado da demanda, foi registrado avanço na maior parte dos componentes. Os menores níveis de exportação de produtos agropecuários e da extrativa mineral impactou os números da exportação, que apresentou queda relevante de 2,5% e foi a exceção.

“A partir disso, embora pela ótica da demanda a maior parte dos componentes tenha tido desempenho positivo, as exportações líquidas negativas superaram esse crescimento, resultado relevante para a queda do PIB em agosto”, explicou.

A pesquisa indicou que o comportamento da exportação de produtos agropecuários e da extrativa mineral, que tinham influenciado com cerca de 8 pontos percentuais (p.p.), em conjunto, para o desempenho trimestral positivo das exportações no ano passado, contribuíram apenas com 1,2 p.p. no trimestre encerrado em agosto, sendo a menor contribuição desde fevereiro de 2023.

Consumo

O consumo das famílias aumentou nos diferentes tipos, movimento notado ao longo deste ano. De acordo com o Ibre, o que mais contribuiu para o desempenho do trimestre encerrado em agosto, foi o de serviços, embora o de não duráveis e de duráveis tenham também ajudado com expressivas contribuições.

Ainda no trimestre terminado em agosto, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) avançou significativamente, e o destaque ficou com o desempenho do segmento de máquinas e equipamentos. Conforme o Ibre, desde o segundo trimestre, este segmento tem contribuído positivamente, em parte, “devido à base de comparação deprimida de 2023”.

Apesar do menor impacto, os segmentos da construção e de outros da FBCF também influenciaram o desempenho.

As importações registraram elevação relevante em todos os tipos. O destaque ficou com os bens intermediários que puxaram o crescimento. No mesmo movimento de avanço, ficaram os bens de consumo, os serviços e os bens de capital.

Monitor do PIB-FGV

O monitor estimou que, em termos monetários, o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, atingiu R$ 7,570 trilhões.

Na série a valores correntes, a taxa de investimento em agosto de 2024 ficou em 18,1%. “Acima das taxas médias de investimento desde 2000 e desde 2015”, concluiu o Ibre.

O indicador estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor, e foi criado para que a sociedade tivesse uma referência mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE.

“A série inicia-se em 2000 e incorpora todas as informações disponíveis das Contas Nacionais (Tabelas de Recursos e Usos, até 2021, último ano de divulgação), bem como as informações das Contas Nacionais Trimestrais, até o último trimestre divulgado (segundo trimestre de 2024). Para realizar esses cálculos, são usadas cerca de 500 informações de volume e de preço, conjugadas com a última Tabela de Recursos e Usos disponível no nível de 52 atividades e 109 produtos”, informou o Instituto, em nota.


Fonte: NTC&LOG

Faça parte do congresso NTC 2024 – XVII encontro nacional da Comjovem, em Goiás

Notícias 16 de outubro de 2024

Estão abertas as inscrições para o Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM (Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística). O evento, que reúne empresários do Transporte  de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Tauá Resort Convention, localizado em Alexânia, Goiás, entre os dias 21 e 24 de novembro. É a primeira vez que o evento ocorrerá no Centro-Oeste do Brasil.

Realizado anualmente, o Congresso NTC – Encontro Nacional da COMJOVEM consolidou-se como ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do TRC, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

A programação oficial constará de painéis de debates, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Tauá Resort Convention.

Participe do Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Resort ou pelo WhatsApp (62) 3602-1276, usando o Promocode: NTCCOMJOVEM2024. Não perca a chance de participar dessa experiência única. O evento promete ser imperdível.

Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTCCOMJOVEM2024.

Realização: NTC&Logística.

Entidade anfitriã: Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística – FENATAC, com o apoio dos Sindicatos filiados.

Patrocinadores: Edenred – Ticket Log Repom; Fenatran; Mercedes-Benz; Speed Max Pneus; TruckPag; Transpocred e Totvs.

Apoio Institucional: Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL); Fundação Memória do Transporte (FuMTran) e Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).

Apoio Logístico: Braspress.

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