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Novas vias. Novos rumos...

Se existe um assunto recorrente nas rodas de conversa dos empresários capixabas que atuam no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística é a infraestrutura logística do Estado. Vira e mexe, o tema é protagonista de reuniões e discussões. E se até então o que mais se falava eram os gargalos, principalmente do modal rodoviário, o foco começa a mudar. Isto significa que embora a infraestrutura continue “batendo ponto” nos encontros, a conversa agora tem girado em torno do “destravamento” de obras importantes para o Estado, a BR-447 e o Contorno do Mestre Álvaro.
Se existe um assunto recorrente nas rodas de conversa dos empresários capixabas que atuam no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística é a infraestrutura logística do Estado. Vira e mexe, o tema é protagonista de reuniões e discussões. E se até então o que mais se falava eram os gargalos, principalmente do modal rodoviário, o foco começa a mudar. Isto significa que embora a infraestrutura continue “batendo ponto” nos encontros, a conversa agora tem girado em torno do “destravamento” de obras importantes para o Estado, a BR-447 e o Contorno do Mestre Álvaro.
Um grande entusiasta deste momento é o Diretor do Transcares da Regional Norte II – Linhares, Fernando De Marchi. “Um bom sistema viário fomenta o desenvolvimento, uma vez que melhora acessos, valoriza o mercado imobiliário, favorece o transporte e a mobilidade, e proporciona conforto a quem trafega”, justifica.
Diretor da De Marchi Transportes, sediada em Aracruz, Região Norte do Estado, o empresário faz questão de destacar que nenhuma das duas obras trará apenas benefícios pontuais.
A 447 vai solucionar o escoamento de mercadorias que entram e saem do Porto de Capuaba por via terrestre e retirar das vias urbanas de Cariacica e Vila Velha o fluxo pesado que se dirige àquela retroárea. “A rodovia vai aliviar a pressão do tráfego de Vila Velha, Vitória e Guarapari, melhorando a trafegabilidade, e proporcionará mais segurança e um maior potencial para o crescimento econômico da região”.
E o Contorno do Mestre Álvaro tende a favorecer a logística de norte e sul do Estado, já que encurtará distâncias e, assim como a 447, vai tirar o fluxo da cidade, favorecendo a mobilidade.
“Ao cortar caminho, teremos impacto positivo nas coletas e entregas, e isso vai melhorar nossa produtividade”, justifica, completando em seguida. “Obras estruturais sempre geram conforto e bem-estar à população, e refletem na economia. Essas duas obras são motivo de comemoração e agora ficamos aguardando a duplicação das BRs 101 e 262, que também entendemos como essenciais para melhorar o fluxo de veículos, a produtividade e a segurança de quem trafega nas vias”.
Benefício ambiental
“Fazendo um cálculo médio, o Contorno do Mestre Álvaro reduzirá a distância em 13 quilômetros e os veículos consumirão, aproximadamente, 6,5 litros de diesel a menos em cada viagem. E com a BR-101 Norte duplicada, o carro tende a economizar quase 10% de combustível em cada trajeto. Isso é uma economia direta para o carro, mas quero chamar a atenção para o fator ambiental! Com as obras, emitiremos menos poluentes na atmosfera”.
Mais sobre a BR-447 e o Contorno do Mestre Álvaro BR447
Segundo o Dnit, a obra prevê trecho em pista dupla, canteiro central e acostamentos. O corredor logístico terá 4,33 quilômetros e vai ligar a BR-262 e a BR-101 à porção central de Vila Velha e de Cariacica. As obras tiveram início em março de 2019. Até o fim do ano será liberado o primeiro segmento, que liga a BR-262 ao Viaduto de Areinha.
Mestre Álvaro
Terá quase 19 quilômetros de pistas duplas. A estrada sairá da rodovia do Contorno de Vitória, na altura de Cariacica, até a região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Serra Sede. A expectativa é terminar os trabalhos em 2022.