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Serra vai duplicar avenida para acabar com engarrafamentos na ES-010

Notícias 10 de julho de 2025

A Serra passa por uma requalificação viária no cruzamento entre a Rodovia ES-010 e a Avenida Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras, para ampliar a capacidade de tráfego. O objetivo é eliminar um dos principais pontos de congestionamento no trânsito da região.

  
Foto: Dayana Souza/PMS

De acordo com o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a intervenção dá continuidade ao planejamento estratégico e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.

A capacidade de fluxo de veículos vai mais do que dobrar, e o trânsito vai fluir muito melhor. É mais segurança para quem trafega e mais mobilidade para quem depende da via todos os dias. Mobilidade de verdade se faz com obras”, defende.

A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, ressaltou que a interseção é um ponto de alto volume de tráfego e que a obra foi pensada estrategicamente para melhorar o cotidiano da população.

“Com o alargamento das faixas, vamos garantir mais fluidez no trânsito, reduzir congestionamentos e reforçar a segurança de motoristas e pedestres. É uma ação estratégica para destravar um dos pontos mais importantes da cidade, que conecta bairros e dá acesso a serviços de educação, saúde e esporte utilizados por moradores da Serra e até de outras cidades”, destacou.

        

 

Fonte: Folha Vitória

Empresas do transporte são convidadas a participar da Sondagem de Resiliência Climática

Notícias 10 de julho de 2025

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) está conduzindo a Sondagem de Resiliência Climática do Setor de Transporte, iniciativa que busca compreender como as mudanças climáticas têm afetado as empresas do setor e quais medidas estão sendo adotadas para enfrentar desafios provocados por desastres naturais, como enchentes, secas e deslizamentos. A coleta de dados segue aberta até o dia 17 de julho.

No contexto do transporte, resiliência climática representa a capacidade de se antecipar, se adaptar e superar adversidades causadas por eventos naturais severos. Assim, a participação de empresas de todas as modalidades é fundamental para subsidiar políticas públicas mais eficazes e orientar soluções concretas para enfrentar as vulnerabilidades ambientais.

A Sondagem busca identificar boas práticas, desafios enfrentados e estratégias já implementadas ou em fase de planejamento. O questionário leva cerca de oito minutos para ser respondido, e todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo. Os dados serão analisados exclusivamente pela CNT e divulgados de forma agregada, sem qualquer identificação individual dos participantes.

A Confederação reforça o convite para que as empresas do setor contribuam para essa iniciativa estratégica.

Acesse e participe: cnt.org.br/resiliencia_climatica


Fonte: Agência CNT Transporte Atual

SEST SENAT faz mobilização Nacional para celebrar o Dia do Motorista

Notícias 09 de julho de 2025

Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, o SEST SENAT promove uma grande mobilização nacional para homenagear e valorizar os profissionais que movem o Brasil pelas ruas, estradas e rodovias. A iniciativa acontece em centenas de pontos do país e envolve orientações de saúde e atividades de conscientização.

Os motoristas serão recebidos com atividades voltadas ao reconhecimento do papel essencial que desempenham na sociedade. O objetivo é reforçar a importância desses profissionais que transportam pessoas e cargas com responsabilidade, enfrentando longas jornadas e diversos desafios diariamente.

A campanha também destaca a atuação do SEST SENAT no apoio contínuo aos trabalhadores do transporte, oferecendo serviços de saúde, qualificação profissional e ações educativas voltadas à prevenção de acidentes e à promoção da qualidade de vida. Pontos estratégicos nas estradas serão os principais locais de abordagem.

“Essa é uma data para olhar com respeito e admiração para quem está todos os dias nas rodovias, garantindo que o país continue em movimento. O SEST SENAT tem orgulho de apoiar e cuidar desses profissionais ao longo de todo o ano. Especialmente neste mês, queremos reforçar nosso compromisso com cada motorista”, destaca a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

A ação integra o calendário anual de campanhas do SEST SENAT, sempre alinhadas à missão de fortalecer o setor de transporte com foco nas pessoas.

Confira as atividades nas unidades de Minas Gerais, no link que segue: https://www.sestsenat.org.br/noticia/mobilizao-nacional-do-dia-do-motorista

Fonte: Sest Senat

Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação

Notícias 08 de julho de 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “há uma real possibilidade” de queda no preço da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo no mercado internacional se mantenha. Ele participou, nesta segunda-feira (7), da reunião de cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.

“Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, disse o ministro, em entrevista.

Afirmou, ainda, que o governo tem se mobilizado para evitar cobranças abusivas nos preços dos combustíveis.

“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras. E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país”, acrescentou.

Silveira afirmou que o Brics discutiu, nesta cúpula, a questão da sustentabilidade, de forma “muito vigorosa”. “[O Brics] é um fórum internacional fundamental, inclusive para poder articular financiamento para a transição energética através do Banco do Brics”, disse.

O ministro citou ainda que a extração de minerais críticos, dos quais o Brasil e outros países do Brics têm reservas importantes, é fundamental para a transição energética. 

Mas, segundo ele, é preciso buscar um equilíbrio entre as atividades econômicas e a legislação.

FONTE: Agência Brasil

ANTT avança na fiscalização do Piso Mínimo de Frete com apoio de novas validações no MDF-e

Notícias 08 de julho de 2025

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo importante para garantir o cumprimento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Por solicitação da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC), foram implementadas novas validações no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), por meio da Nota Técnica 2025.001.

As mudanças representam um avanço inédito no processo de fiscalização eletrônica do piso mínimo de frete, tornando mais precisos os cruzamentos de dados e fortalecendo a atuação da ANTT na proteção dos transportadores.

A nova nota técnica altera o layout do MDF-e, exigindo o preenchimento de informações essenciais sobre a operação de transporte de carga lotação, especialmente quando envolver a contratação de Transportadores Autônomos de Cargas (TACs).

Entre os principais pontos, destacam-se:

  • Obrigatoriedade do preenchimento dos valores de pagamento do frete no grupo infPag, inclusive com detalhamento da forma de pagamento e dados bancários do transportador;
  • Inclusão do NCM do produto predominante na carga lotação, fundamental para o cálculo do piso mínimo;
  • Maior rastreabilidade das informações fiscais e contratuais, facilitando o controle automático por parte da ANTT.

Essas alterações refletem o compromisso da Agência com a melhoria contínua dos mecanismos de regulação do setor, aliando tecnologia, transparência e segurança jurídica.

FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA E INTELIGENTE

Com as novas informações estruturadas no MDF-e, a ANTT passa a contar com ferramentas mais robustas para a análise automatizada de fretes contratados abaixo do piso mínimo. A iniciativa permite a identificação de possíveis infrações de forma mais ágil e com maior precisão, reforçando a capacidade fiscalizatória da Agência.

A verificação será feita a partir dos próprios dados declarados pelos emissores do MDF-e, cruzados com a tabela vigente de pisos mínimos. Com isso, a ANTT promove um ambiente mais justo e equilibrado para os transportadores, especialmente os autônomos, que são os principais beneficiários da política de piso mínimo.

A Nota Técnica 2025.001 já se encontra disponível no ambiente de homologação desde julho de 2025, com entrada em produção prevista para outubro. A SUROC recomenda que empresas, transportadores e desenvolvedores de sistemas realizem as atualizações necessárias para garantir a conformidade com as novas exigências.

COMPROMISSO COM O TRANSPORTE JUSTO

A iniciativa reforça o papel da ANTT como agente regulador atuante e comprometido com o fortalecimento do transporte rodoviário de cargas. “Essa atualização representa um marco no uso da tecnologia para garantir os direitos dos transportadores. Estamos usando inteligência regulatória para assegurar que o frete contratado seja justo e dentro da legalidade”, destaca a Superintendência da ANTT.

Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-avanca-na-fiscalizacao-do-piso-minimo-de-frete-com-apoio-de-novas-validacoes-no-mdf-e

NTC&Logística e ANTT realizam pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Notícias 07 de julho de 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.

A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias.

Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNx5LUopo-Rf3qKj2x-C-SvQu35lhGrxfhzr1T4w-UGjXWAA/viewform 

Fonte: NTC&Logística

Senado aprova regra que garante orientação antes de multa em fiscalizações trabalhistas

Notícias 07 de julho de 2025

O Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (2), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 1/2025, com texto que assegura a adoção do critério da dupla visita nas fiscalizações trabalhistas. A medida foi incorporada à Medida Provisória nº 1.292/2025 por meio de emenda articulada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o objetivo de fortalecer o papel orientador da Auditoria Fiscal do Trabalho e evitar penalizações imediatas aos empregadores.

Com a nova redação, fica estabelecido que, em casos como atraso no pagamento de salários ou retenção indevida de valores de empréstimos consignados, o auditor deverá, inicialmente, orientar o empregador sobre a irregularidade. A aplicação de multa administrativa, fixada em 30%, só poderá ocorrer em uma segunda visita, caso a situação não tenha sido regularizada.

O texto reforça o que já está previsto no artigo 627 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que define a dupla visita como instrumento de caráter educativo e preventivo. Para a CNT, esse critério é essencial para que a fiscalização cumpra sua função institucional de promover o cumprimento das normas com foco na orientação, especialmente em temas sensíveis, como saúde, segurança e remuneração dos trabalhadores.

Agora, o PLV nº 1/2025 segue para a sanção presidencial. A CNT continuará acompanhando a regulamentação do tema junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por editar as normas complementares que viabilizarão a aplicação da nova legislação.

O que diz a MP nº 1.292/2025

A MP nº 1.292/2025 moderniza o crédito consignado, permitindo a contratação digital por trabalhadores celetistas, domésticos e rurais, com o uso de até 10% do FGTS como garantia. O texto aprovado também garante a portabilidade da dívida e a proteção de dados, bem como inclui a regra de dupla visita na fiscalização trabalhista, priorizando a orientação. A MP também incorporou emenda articulada pela CNT que reforça o caráter educativo da fiscalização trabalhista, estabelecendo o critério da dupla visita como instrumento de orientação antes da aplicação de penalidades.

Fonte: https://www.portalntc.org.br/senado-aprova-regra-que-garante-orientacao-antes-de-multa-em-fiscalizacoes-trabalhistas/

Ministério dos Transportes abre Consulta Pública sobre reconhecimento de Pontos de Parada e Descanso

Notícias 07 de julho de 2025

Portaria nº 485/2025 estabelece novos procedimentos e revoga norma anterior; contribuições podem ser enviadas até 15 dias após a publicação, por meio da plataforma Participa + Brasil.

O Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes torna pública a citada Portaria, que oficializa a abertura da Consulta Pública para recebimento de contribuições à Proposta de Portaria que estabelece os procedimentos gerais para o reconhecimento e manutenção, no âmbito do Ministério dos Transportes, dos Pontos de Parada e Descanso de que trata a Lei nº 13.103/2015, e revoga a Portaria nº 45/2021.

Nos termos da normativa, está disposto que a Consulta Pública será realizada pelo período de 15 dias, contados a partir da publicação da Portaria. Além disso, informa-se que os documentos submetidos à Consulta Pública estarão disponíveis no sítio eletrônico da plataforma Participa + Brasil. (https://www.gov.br/participamaisbrasil/pagina-inicial)

Por fim, é colocado que as contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas deverão ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico disponível na plataforma. A Secretaria Nacional de Transporte RODOVIáRIO do Ministério dos Transportes estará disponível para esclarecimentos por meio do endereço participacao.SNTR@transportes.gov.br.

A Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Confira a íntegra: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-485-de-1-de-julho-de-2025-639630426

Fonte: https://www.portalntc.org.br/ministerio-dos-transportes-abre-consulta-publica-sobre-reconhecimento-de-pontos-de-parada-e-descanso/

Região serrana do ES tem ônibus extras para temporada de inverno

Notícias 04 de julho de 2025

Com a chegada do inverno e o maior fluxo de visitantes nas montanhas do Estado, o fluxo de ônibus para a região vai aumentar. A previsão é de que 9 mil passageiros sejam transportados nos trajetos de ida e volta contando os meses de junho e julho. As informações são da Viação Águia Branca, responsável pelo transporte de passageiros para a região. A empresa informou ainda que ampliou a oferta de ônibus para atender o aumento da demanda por viagens para a região serrana capixaba. Até o momento, são nove ônibus extras para destinos como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio.
De acordo com a empresa, o período já registra alta procura por viagens, com a média de antecipação de compra superando 101% da expectativa de embarques.

Entre os destinos mais procurados estão:

  • Domingos Martins que espera receber 3.000 passageiros, 7% a mais que no ano passado.
  • Venda Nova do Imigrante, conhecida como Capital Nacional do Agroturismo, que também deve receber cerca de 3.000 passageiros, alta de 14%.
  • Afonso Cláudio, onde há expectativa de 1.500 passageiros, aumento de 26%.
  • Irupi, que lidera o crescimento percentual, com alta de 153% e previsão de 500 passageiros.
  • Iúna, com expectativa de receber 1.000 passageiros, 47% acima do registrado em 2024.

Reforço na frota

Assim, para atender à demanda, a Águia Branca disponibilizou ônibus extras nos seguintes trechos: Vitória às cidades de Afonso Cláudio, Iúna e Venda Nova do Imigrante, com 3 ônibus e aumento entre 2% e 3% de frota.

Aberta a Tomada de Subsídios nº 2/2025 para Revisão da Resolução dos Pisos Mínimos de Frete

Notícias 03 de julho de 2025

A Superintendência de Serviços de Transporte RODOVIáRIO e Multimodal de Cargas (SUROC) da ANTT anunciou a abertura da Tomada de Subsídios n 002/2025, com o objetivo de coletar sugestões e contribuições da sociedade para a revisão da Resolução n 5.867/2020. Essa norma define as regras gerais, a metodologia de cálculo e os coeficientes que compõem os pisos mínimos de frete, estabelecidos pela POLíTICA Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.

Empresas, entidades, especialistas e demais interessados no tema têm até o dia 4 de julho de 2025 para enviar suas propostas de aprimoramento, especialmente no que diz respeito à metodologia de cálculo dos fretes.

As contribuições devem ser enviadas por meio do link oficial da ANTT:
https://participantt.antt.gov.br/public/evento/visualizar

Esta é uma oportunidade de o setor contribuir para a atualização das regras que impactam o transporte de cargas em todo o país.]

Fonte: NTC&Logística

EcoRodovias vence leilão da BR-101/ES/BA e inicia novo ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões

Notícias 02 de julho de 2025

A EcoRodovias venceu o leilão de concessão da BR-101/ES/BA, realizado hoje, na B3, garantindo a continuidade da gestão do trecho de 478 km que liga o Espírito Santo à Bahia. O leilão faz parte do processo de modernização e otimização do contrato da sua concessionária Ecovias 101, que já opera o trecho desde 2013. Com o resultado, a empresa inicia um novo plano de modernização da rodovia com mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a execução de obras e operação do trecho, além de implantar descontos tarifários para usuários do sistema de pagamento eletrônico (tag) e isenção para motos, categoria atualmente pagante.

“O novo contrato vem na esteira das modernizações no setor implementadas pelo Governo e pela ANTT. Entendemos que o modelo traz mais segurança jurídica e torna viável a realização dos investimentos necessários para o trecho capixaba da BR-101. Estamos muito satisfeitos com o resultado e em fazer parte desse momento tão significativo para a evolução das concessões no país”, avalia Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias. Logo nos primeiros três anos do novo contrato, está previsto R$ 1,82 bilhão em investimentos, incluindo a conclusão de 84 km de duplicações; 9,45 km de marginais; 19 novos retornos; 6 km de ciclovia; 4 passarelas; 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, além do início das obras dos Contornos de Ibiraçu e Fundão.

A assinatura do termo aditivo está prevista para os próximos meses. A partir disso, o ciclo de investimentos será iniciado em até 30 dias. “A gente vive diariamente a BR-101 e conhece as necessidades do trecho capixaba. Esse novo modelo permite, por exemplo, soluções sustentáveis imediatas, como as terceiras faixas em regiões com restrições ambientais. Poder realizar esses investimentos tão necessários vai ser uma enorme satisfação para todo o time da Ecovias 101”, comemora Roberto Amorim, diretor superintendente da concessionária.

Ele estima, ainda, que os períodos mais intensos de obras vão gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos por ano. Ao todo, o Governo Federal prevê a geração de 149.233 empregos, considerando diretos, indiretos e efeito-renda. O novo contrato prevê a execução de obras de grande impacto para o Espírito Santo e para a logística do país, como mais de 263 quilômetros de ampliações de pistas entre duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos.

Principais investimentos

•    172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;

•    41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);

•    33,6 km de vias marginais;

•    Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);

•    14 novos trevos em desnível;

•    39 retornos em nível;

•    40 passarelas para pedestres;

•    75 novos pontos de ônibus;

•    2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;

•    34 passagens de fauna, entre outras obras.

A implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação. “São segmentos onde esse tipo de obra atende plenamente à demanda atual da rodovia”, diz Amorim. “Com isso, haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação não está descartada. Gostaria de deixar claro para os capixabas que a duplicação ao norte de João Neiva e o contorno urbano de Linhares não estão descartados. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental”, esclarece Amorim.

Benefícios tarifários

A partir da assinatura do aditivo contratual, prevista para os próximos meses, os motociclistas passam a ter isenção em todas as praças, e os demais usuários terão 5% de desconto na tarifa de pedágio para os pagamentos feitos com “tag” nas pistas automáticas. Os veículos de passeio contarão, ainda, com uma POLíTICA de descontos progressivos a cada passagem no mesmo sentido por uma mesma praça de pedágio, o chamado DUF (Desconto de Usuário Frequente).

O novo modelo tarifário prevê reajustes condicionados a entregas de obras, ou seja, o contrato estabelece degraus que acompanham o volume de investimentos que será aferido por auditoria independente.

Novidades na operação

Do total de investimentos do contrato, R$ 3,31 bilhões serão aplicados na operação da rodovia e nos serviços de atendimento aos usuários, como os guinchos e ambulâncias. Entre as novidades, a Ecovias 101 vai instalar a primeira balança de pesagem de veículos na velocidade da via (HS-WIM) do Estado. O equipamento possibilita a fiscalização de excesso de carga de 100% dos veículos comerciais sem a necessidade de fazer desvios no trajeto e redução de velocidade, evitando paradas, riscos de acidentes e possíveis atrasos na viagem. Ainda em atendimento aos caminhoneiros, a rodovia passará a contar com dois PPDs (Ponto de Parada e Descanso) para proporcionar descanso seguro aos motoristas profissionais de transporte RODOVIáRIO de cargas e passageiros, o que previne acidentes ocasionados por fadiga. Também estão previstas 167 câmeras de monitoramento, que ajudam na identificação de ocorrências e no rápido envio de recursos necessários em caso de acidentes, por exemplo.

Sobre a Ecovias 101

A Ecovias 101 é a concessionária responsável por administrar 478,7 quilômetros do trecho capixaba da BR-101, que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo, município que faz divisa com o Rio de Janeiro. A área concedida corta 25 municípios do estado do Espírito Santo e um da Bahia. A rodovia leva a cinco importantes portos: o de Vitória e o de Tubarão, na capital capixaba; o de Barra do Riacho, no norte do estado; o do Açu (ainda em construção), no Rio de Janeiro, e o de Ilhéus, na Bahia. A rodovia dá acesso ainda às principais praias do Espírito Santo, como as Guarapari e Vila Velha, destino de milhões de turistas durante todo o ano. Para mais informações, acesse www.ecovias101.com.br.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país.  Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência. Além disso, está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.

Fonte: Revista OE

Aumento da mistura de biodiesel no diesel: NTC se posiciona!

Notícias 27 de junho de 2025

Por meio da Nota Oficial abaixo, a NTC&Logística demonstra sua preocupação com o aumento da mistura de biodiesel no diesel. Confira!

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) manifesta grande preocupação no tocante à decisão anunciada pelo governo federal na quarta-feira, 25 de junho de 2025, que oficializou o aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel comercializado no Brasil, de 14% para 15%, a partir de 1º de agosto.

A medida, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e divulgada durante a cerimônia "Combustível do Futuro Chegou: E30 e B15", realizada no Observatório Nacional da Transição Energética, na sede do Ministério de Minas e Energia, desconsidera os diversos alertas e as evidências técnicas apresentadas pelo setor de Transporte Rodoviário de Cargas ao longo dos últimos meses.

Como principal entidade representante do Transporte Rodoviário de Cargas no país, a NTC&Logística reitera que o aumento do percentual de biodiesel traz impactos negativos já comprovados em diversos aspectos técnicos, operacionais, ambientais e econômicos.

Desde a elevação da mistura para 14%, em março de 2024, empresas de transporte vêm relatando problemas recorrentes, como o aumento expressivo dos custos de manutenção. Estudo técnico da própria NTC&Logística aponta que o prazo de troca de filtros de combustível foi reduzido pela metade, resultando em um aumento de mais de 7% nos custos de manutenção por veículo e impacto superior a 0,5% no custo total das operações. Em frotas com 100 veículos, isso representa, ao longo de um ano, o equivalente ao valor de um caminhão novo.

Além disso, análises realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio do documento "Estudos sobre o Biodiesel Brasileiro", mostram que o biodiesel produzido no Brasil apresenta instabilidades importantes, com casos de contaminação já no momento de chegada às distribuidoras. Esse problema tem gerado obstrução de filtros, falhas mecânicas e aumento do risco de panes durante as viagens.

A situação se agrava em regiões de clima frio. Segundo relatos de transportadores e reportagens especializadas, houve registros de cristalização do combustível e congelamento de componentes, principalmente no Sul do país, levando à paralisação de veículos e gerando riscos diretos à segurança viária.

No aspecto ambiental, estudos conduzidos pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também citados pela CNT, indicam que a elevação do teor de biodiesel pode causar aumento do consumo específico de combustível e da emissão de gases de efeito estufa, como gás carbônico e óxidos de nitrogênio (NOx), além de perda de potência dos motores.

Do ponto de vista econômico, outro fator de preocupação é a pressão que o aumento do percentual de biodiesel exerce sobre o mercado da soja, principal matéria-prima para a produção de biodiesel no país. Esse crescimento na demanda por óleo de soja tende a impactar os preços dos alimentos e intensificar o cenário inflacionário.

O posicionamento da NTC&Logística segue alinhado ao de outras instituições representativas do setor, como a própria Confederação Nacional do Transporte (CNT), que, por meio de notas técnicas e estudos recentes, também defende a necessidade de cautela na definição de qualquer aumento no teor de biodiesel.

Diante da confirmação da medida, a NTC&Logística reforça que continuará atuando de forma firme e responsável, defendendo os interesses das empresas transportadoras e a segurança de todos que dependem do transporte de cargas no Brasil. A entidade seguirá cobrando que futuras decisões sobre a política de biocombustíveis sejam precedidas de estudos técnicos aprofundados, com a participação efetiva dos setores diretamente impactados.


Brasília, 26 de junho de 2025

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

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