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Transcares participa de debate sobre possíveis soluções para a BR-101

Transcares participa de debate sobre possíveis soluções para a BR-101

O “caso BR-101” – a rodovia foi devolvida este ano pela Eco-101, empresa responsável pelo contrato de concessão – foi um balde de água fria nos planos dos capixabas, que sonhavam com dias melhores na infraestrutura do Estado. Mas uma reunião realizada na Findes, quinta-feira, 8 de dezembro, e da qual o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, participou pode voltar a fazer o capixaba vislumbrar dias melhores. Na ocasião, a presidente da Findes, Cris Samorini, recebeu o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, o vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, o deputado federal Evair de Melo, o ex-senador do Mato Grosso Cidinho Santos e o presidente do Fórum das Entidades e Federações (FEF), Nailson Dalla Bernadina, dentre outras lideranças, para uma pauta voltada à melhoria da infraestrutura logística e a busca por uma solução relacionada à concessão da BR-101.

Teixeira está inserido num Grupo de Trabalho da Fetransportes e foi indicado pelo presidente da federação, Renan Chieppe, para estar presente na reunião em que Mauro Mendes falou sobre o trabalho de modernização da infraestrutura que tem realizado no estado mato-grossense. Além disso, ele compartilhou as alternativas encontradas pela gestão para a concessão da BR-163, que foi devolvida em dezembro de 2021 pela empresa responsável pelo contrato. A situação é bem parecida com o caso da concessão da BR-101, que passa por processo de devolução. As discussões envolvem o poder púbico e o setor produtivo e têm o objetivo de evitar que as obras e os investimentos na rodovia sejam paralisados e isso comprometa a segurança viária, a logística e o desenvolvimento do Espírito Santo. 

Mendes pontuou que a alternativa do governo estadual assumir a concessão de forma provisória para dar continuidade à duplicação da rodovia só está sendo possível porque houve um diálogo e a colaboração entre diferentes instituições, a exemplo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União (TCU).  “Essa foi uma solução construída por vários atores. Conseguimos dar solução para um problema que estava se arrastando. Não fazer nada significaria mais acidentes, mais tempo de duração das viagens, menos negócios. Por isso, tivemos a coragem de fazer essa proposta”, destacou.

Teixeira gostou do que ouviu e está otimista com novos rumos desta história. “Sem dúvida, este exemplo foi de enorme valia e estamos confiantes numa breve solução para solucionarmos este impasse que tanto impacta o setor, os usuários e o turismo, mas principalmente o desenvolvimento do Estado”, pontuou.

Fonte: Assessora de Imprensa do Transcares - Anna Carolina Passos

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