Notícias

ITL inaugura a 3ª turma capixaba de sua pós e o Trancares está presente

ITL inaugura a 3ª turma capixaba de sua pós e o Trancares está presente

Uma articulação iniciada no ano de 2017, pelo então presidente do Transcares, Liemar Pretti, e que se tornou realidade no ano seguinte, com o Espírito Santo sediando a primeira turma capixaba do Curso de Especialização Gestão em Negócios, uma parceria entre o ITL, o Sest Senat e a FDC, continua rendendo bons frutos em solo capixaba. Na segunda-feira, 22 de maio, dia em que o Instituto do Transporte e Logística completou 10 anos, 40 profissionais do setor de transportes estavam reunidos em Vitória, na aula inaugural da Turma 60 da especialização, que além de gratuita é totalmente customizada à realidade e às dores do setor.

O evento da semana contou com a presença da diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Pinheiro Rezende Alves, da diretora-adjunta do ITL, Eliana Waleria De Souza Costa, da gerente-executiva de Governança e Estratégia do Sest Senat, Gabriela Rizza, do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, do supervisor do conselho capixaba, Marco Antônio Rocha, da superintendente da federação, Simone Garcia, da coordenadora da Fundação Dom Cabral (FDC), Mônica Côrtes, e do associado FDC no Espírito Santo Vinícius de Freitas.

A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC, que capacita gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios e se propõe, ainda, a desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. A pós-graduação é regulamentada pelo MEC e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pela ITL e promovido pelo Sest Senat.

O curso possui 370 horas, tendo até 24 meses de duração. As atividades presenciais acontecem bimestralmente, sempre de segunda à sexta, e as atividades avaliativas são presenciais e à distância. Nesta primeira semana de aula aconteceu o Módulo 1, com as aulas de Autoconhecimento – MBTI (Autogestão), Liderança Adaptativa, Accountability e Performance, e Mindset Global e suas Implicações. O grupo voltará a se encontrar em Vitória dia 3 de julho.

Ao longo destes 10 anos, o ITL capacitou mais de três mil gestores e executivos do transporte, beneficiou mais de 90 empresas e investiu mais de R$ 120 milhões no setor. “Realizamos este curso de excelência porque entendemos que como as empresas contribuem com o Sistema CNT, é nosso dever reverter tal contribuição em capacitação, em conhecimento e desenvolvimento para o setor. Essa é uma oportunidade ímpar, digo por experiência própria”, comentou Eliana Costa.

E a Gerente do Programa, Mônica Côrtes, completou. “Atentem-se para o mundo de oportunidades e de melhorias para o setor que a pós-graduação vai abrir para todos vocês. Vocês estão diante de um desafio que vai valer a pena”.

A Turma 60 está dividida entre capixabas e não-capixabas – segundo Mônica, metade é daqui, a outra metade de fora. E dentre os gestores que são daqui estão os transportadores Wesley Loose, diretor do Transcares, e Lucas Teixeira, da LBT Transportes. E pode-se dizer que “expectativa”, neste momento, é o sobrenome deles.

Lucas já está pensando nas novas ferramentas a que será apresentado. “Estou ansioso por conhecer novas ferramentas que tendem a tornar nosso dia a dia ainda mais efetivo e também pela possibilidade da troca de experiências com profissionais de outros modais”.

Wesley Loose, da Porto Seguro Logística e Transportes, também fala da expectativa de maximizar a rotina com as ferramentas. Ele, contudo, vive uma realidade um pouco diferente da de Lucas, pois voltará a estudar depois de 20 anos. Embora tenha feito um MBA em Gestão Empresarial há poucos anos, devido à pandemia o curso foi online. Então, agora, sim, ele se encontra diante da chance de “desenferrujar” e ter a chance de se atualizar e inovar da administração de sua empresa.

Eterno defensor das pessoas como a mola-mestra que faz a rodar girar em qualquer empresa ou setor, o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, fez questão de destacar a grandiosidade da inauguração de uma turma do ITL para o setor. E se esta turma for no Estado, melhor ainda! “Afinal, além de se tratar de uma pós-graduação gratuita e customizada à nossa atividade, estamos falando de um curso que tem relação direta com a estratégia, com a inovação e, consequentemente, com o desenvolvimento do transporte”.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo