Notícias

Energia limpa e compromisso ambiental: Transcares investe em energia solar

Energia limpa e compromisso ambiental: Transcares investe em energia solar

Sustentabilidade é uma das principais pautas mundiais de discussão e tem sido responsável por proporcionar mudanças no mercado financeiro. E pra falar de sustentabilidade é preciso recorrer à sigla do momento, ESG, uma agenda global focada no sentido mais amplo da palavra sustentabilidade e que surgiu a partir da união dos conceitos de environmental (E), social (S) e governance (G). Em português, eles são traduzidos como meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. Mas o que isso tem a ver com o Transcares? Como entidade representativa de um segmento, ele precisa estar alinhado às melhores tendências e práticas. E um importante passo foi dado! O sindicato acaba de investir num sistema solar fotovoltaico.

Além de ser uma maneira de melhorar seu indicador ambiental, a instalação das 27 Placas e dois inversores, cuja estimativa de geração mensal de energia é de 1.720 kwh, vai proporcionar uma economia aproximada de R$ 60 mil em três anos e reduzir quatro toneladas de gás carbônico ao ano. A empresa contratada para o projeto foi a capixaba Aruna, com quase 10 anos de mercado, 450 projetos e 14 mil módulos instalados.

Presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira considera este um marco para o sindicato. “O ESG é pauta no mundo inteiro e, neste sentido, qualquer empresa ou entidade precisa manter o assunto no radar. Principalmente no tocante ao pilar meio ambiente, qualquer ação que abracemos é capaz de fazer a diferença. Quando decidimos fazer o investimento, o objetivo era justamente reforçar o compromisso ambiental e fortalecer nossa imagem sob aspecto de responsabilidade social e promoção da sustentabilidade”, argumenta.

A instalação das placas de energia solar soma-se à participação do Transcares, por meio de suas empresas associadas, no Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Grande parte das associadas é parceira do programa nacional, desenvolvido no Espírito Santo pela Fetransportes. Desde que foi lançado no Espírito Santo, em 2007, o Estado é referência nacional no monitoramento das emissões veiculares e vai fechar 2023 com mais de 27 mil testes realizados, um percentual de 98,85% de aprovação nas aferições e 725 empresas do setor de transportes cadastradas.

“Fazemos questão de divulgar nosso envolvimento e engajamento no Despoluir porque o consideramos um trabalho grandioso do setor em prol do meio ambiente. E acabamos de dar nosso segundo passo na direção da sustentabilidade com o investimento em energia solar. Práticas sustentáveis estão se tornando cada dia mais adotadas por empresas, tornando a cultura dos empreendimentos mais focada no meio ambiente. E nós, como entidade sindical representativa, não podíamos ficar de fora deste movimento. É, acima de tudo, uma questão de responsabilidade”, pontua o gerente do Transcares, Gustavo De Muner.

Fonte: Anna Carolina Passos

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo