Notícias
Portocel inicia operação com caminhão autônomo

Desenvolvido em parceria entre Lume Robotics e VIX Logística, o veículo foi testado no porto de Aracruz, no Espírito Santo
A Portocel iniciou a operação de um caminhão autônomo em uma rota homologada nas vias internas do terminal localizado em Aracruz (ES). Segundo a companhia, a iniciativa torna o porto o primeiro no Brasil a integrar veículos autônomos em operações portuárias.
O projeto começou em 2019, com o objetivo de aplicar tecnologia para transformar a logística portuária. A solução foi desenvolvida em parceria com a startup Lume Robotics, especializada em mobilidade autônoma, e a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca.
Atualmente, um caminhão autônomo está em operação para movimentar celulose nas vias internas do porto, e um segundo veículo está em fase de operação assistida.
“Incluir o veículo autônomo na operação do porto reafirma a nossa estratégia focada na excelência operacional. Com as parcerias certas e o apoio dos nossos acionistas, desenvolvemos uma solução que é pioneira no setor portuário, aliando inovação e excelência operacional para elevar os padrões de segurança e eficiência em nosso terminal”, destacou o gerente executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.
O diretor-executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini, pontuou que a inovação estabelece um marco histórico na tecnologia de veículos autônomos, com a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul. Segundo o executivo, o avanço posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia de ponta, um setor projetado para movimentar US$ 7 trilhões até 2050, de acordo com pesquisa da Strategy Analytics.
Na avaliação do diretor da VIX Logística, Elias Alves, 2025 ficará marcado como o ano dos veículos autônomos. “É uma tendência que vem crescendo ano a ano em diferentes segmentos de negócios. O projeto desenvolvido em parceria com a Portocel demonstra a viabilidade da solução, que é um marco para o setor portuário, principalmente no segmento de celulose”, disse.
DOS TESTES À OPERAÇÃO
Segundo a companhia, o caminhão autônomo utiliza Inteligência Artificial e é equipado com câmeras, sensores e um sistema computacional para condução. Inclui dispositivos de segurança que identificam e respondem a obstáculos no percurso. A tecnologia embarcada permite visão computacional, mapeamento, planejamento de rotas, controle e monitoramento por uma central de operações.
De acordo com a empresa, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana, essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências.
Em 12 meses de testes, o veículo percorreu cerca de 4,50 mil km e acumulou mais de 400 horas de operação assistida, com um condutor monitorando o desempenho. Os testes envolveram diferentes cenários operacionais, incluindo movimentação de carga, para avaliar segurança e eficiência.
Fonte: Mundo Logística