Notícias
Está chegando a hora de colocar o roubo de cargas na mira da discussão

A contagem regressiva começou! No dia 25 de setembro, transportadores, autoridades e representantes de entidades sindicais da Região Sudeste, e de forças policiais vão estar juntos no VII Fórum de Segurança: Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Cargas. O evento será realizado no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, das 8h às 12h30, e se propõe a atualizar números, causas, consequências e ações de enfrentamento a este crime que causou R$ 1,2 bilhão de prejuízo em 2024, com mais de 10 mil casos registrados, e que cresceu quase 25% somente no primeiro semestre de 2025.
Apesar da Região Sudeste continuar liderando o ranking de ocorrências, respondendo por cerca de 83% do total de prejuízos do País, o Espírito Santo pode ser considerado um “oásis”, uma vez que registrou apenas 41 casos até agosto. Mas isso não é motivo pra deixar “correr solto”, como garante o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.
“O roubo e o furto de cargas representam um sério desafio à segurança pública, com impactos diretos na economia, na segurança viária e na segurança patrimonial das empresas. Não podemos deixar de discutir o assunto com seriedade e transparência de dados”, argumenta ele.
A programação do evento inclui discussão de medidas práticas para o combate ao crime, apresentação de tecnologias de proteção, cases de sucesso e ações integradas para a prevenção e redução de furtos e roubos de cargas.
As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas no telefone (27) 3246-5303.
O Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas é uma realização do Transcares e conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio do Grupo de Trabalho voltado ao estudo e ao enfrentamento do roubo de cargas, da Fetransportes e da Fecomércio.
Fonte: Anna Carolina Passos