Notícias

Operadores logísticos no Brasil ampliam portfólio de serviços, aponta estudo da ABOL

Operadores logísticos no Brasil ampliam portfólio de serviços, aponta estudo da ABOL

Além das operações tradicionais, 57% das empresas passaram a oferecer consultoria e projetos logísticos

O setor de operadores logísticos (OL) no Brasil registrou expansão significativa na diversificação de serviços em 2024. Segundo o estudo “Perfil dos Operadores Logísticos”, encomendado pela ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), 64% das empresas ampliaram seu portfólio, oferecendo em média mais de 30 tipos de soluções.

As atividades dos operadores vão além do transporte e da armazenagem, abrangendo desde distribuição urbana e operações de e-commerce até consultoria logística e gestão de estoques. Entre os serviços mais comuns estão o Transporte Rodoviário Fechado (92% das empresas) e Fracionado (81%); Armazém Geral (84%); Controle de Estoques (68%); Crossdocking (83%) e Picking & Packing (66%).

Além das operações tradicionais, 57% das empresas passaram a oferecer consultoria e projetos logísticos, refletindo a tendência de serviços mais personalizados e integrados.

De acordo com a ABOL, a diversificação evidencia o papel estratégico dos OLs para diferentes setores da economia brasileira, contribuindo para eficiência operacional, inovação e competitividade. O setor reúne empresas nacionais e multinacionais responsáveis por cerca de 16% da receita bruta do mercado logístico do país. A associação atua desde 2012 na regulamentação da atividade.


Fonte: Transporte Moderno 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo