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PRF faz mega operação com radares e drone em rodovias do ES

Notícias 13 de fevereiro de 2023

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início a uma mega operação viária com quase 100 radares nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo. As ações foram anunciadas na sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e Eco101, com apoio do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran). Esse movimento é apoiado diretamente pela Fetransportes, que contribui com a sua gestão, e seu representante no evento foi o superintendente do Transcares, Mario Natali. O consultor em Gestão e Segurança de Trânsito da Fetransportes, Marlonn Amorim, também participou.

A operação de choque da PRF, que foi iniciada na quinta-feira (9), tem como objetivo alertar o condutor para as condutas que mais agravam em caso de acidentes, coibir o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas.

Serão utilizados recursos audiovisuais para educação, drone, bafômetro, radares portáteis e radares fixos para ações operacionais.

Segundo a PRF, 87 novos radares fixo entram em operação na BR 101 e 10 radares portáteis serão utilizados nas demais rodovias. As BRs 262, 393 e 447 contam com radares fixos em operação, que são mantidos pelo DNIT.

Para as campanhas educativas, a PRF vai realizar cinema rodoviário em locais críticos de acidentes, quando condutores e passageiros assistem a vídeos de segurança e recebem orientação de conduta no trânsito, conscientização de condutores e passageiros de ônibus em terminais rodoviários e instalação de veículos acidentados nos postos da PRF, em forma de teatro educativo.

Para ampliação dos pontos de controle de velocidae, a Eco101 e a PRF vão iniciar operação de mais 87 radares fixos ao longo da BR 101. Os pontos passaram por estudo técnico e tiveram aprovação quanto ao uso do dispositivo como fator de redução de acidentalidade.

As demais rodovias federais também terão aumento de pontos de fiscalização de velocidade. A BR 262 vai receber operações com radares portáteis, assim como as BRs 259 e 393.

Drone vai identificar infratores

Para o monitoramento e fiscalização com uso de drone, a PRF iniciará o uso da tecnologia pela primeira vez no ES.

O equipamento será utilizado de forma complementar, na identificação de infratores para ultrapassagem e direção perigosa, sendo que os veículos serão abordados pelas equipes operacionais que farão a orientação do condutor e as autuações necessárias.

Para o gerente de Atendimento ao Usuário da Eco101, Christian Tanimoto Barros, “a operação em conjunto com a PRF é vital para a redução da gravidade de acidentes, tendo pela concessionária planejamento anual de ações, em direção ao conjunto apresentado pela PRF”.

As ações terão também participação da ANTT e DNIT, com melhorias viárias em infraestrutura e sinalização.

O Movitran apoia o plano apresentado pela PRF. Natali frisou que o formato integrando órgãos públicos, órgãos privados e cidadãos, fazendo alusão aos atores específicos do trânsito, busca na gestão e esforço legal a resposta para a segurança viária que a situação de emergência exige.

Fonte: Folha Vitória, com informações da assessoria de comunicação da FETRANSPORTES


Presidente Francisco Pelúcio participa da reunião do comitê de comunicação da NTC&Logistica

Notícias 10 de fevereiro de 2023

No dia 8 de fevereiro, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, participou da reunião híbrida do Comitê de Comunicação na subsede da entidade, em São Paulo. O encontro acontece duas vezes por ano, como parte da programação alternativa do CONET&Intersindical.

Na ocasião, a reunião foi coordenada pelo assessor de comunicação e imprensa, Rodrigo Bernardino, que na companhia de representantes das áreas de comunicação de sindicatos e federações puderam discutir assuntos de relevância para o melhor desenvolvimento.

Durante a abertura, Pelucio comentou a importância do trabalho realizado pelos profissionais do setor, “Sem o trabalho de vocês, seria impossível comunicar os desafios do setor. A NTC&Logística agradece a parceria e se coloca à disposição, principalmente em um ano onde teremos muitas atividades, e o trabalho de vocês será de grande importância para comunicar os acontecimentos”.

Na oportunidade, o presidente também comentou sobre as entidades que estão completando em 2023 aniversários especiais de fundação, e destacou a importância dessas comemorações para o crescimento do setor no Brasil.

Assuntos como o aprimoramento dos sites das entidades, melhor performance no Google, e as experiências em rede social com as mudanças constantes  dos algoritmos que impossibilita melhores resultados das publicações diárias, foram alguns dos temas debatidos. Também foi comentado sobre a agenda de eventos, organização das atividades e o direcionamento das informações do CONET&Intersindical para que o mercado transportador seja informado com rapidez das informações que serão divulgadas no evento.

“A NTC&Logística, por meio do presidente Pelucio e toda a diretoria, tem um olhar diferenciado para o desenvolvimento do processo de comunicação, sempre incentivando as trocas e o diálogo com as entidades, o que contribui bastante para o crescimento. Temos muito a melhorar, e evoluir, uma vez que nosso setor precisa de um melhor aprimoramento nos parâmetros de comunicação, principalmente no que tange às inovações. Com certeza reuniões como essas, e o melhor olhar dos sindicatos e federações para essa área tão necessária, fará com que nosso objetivo seja alcançado. Os assessores de todo o Brasil, vem fazendo a diferença, mesmo com estruturas pequenas, e ficamos felizes em trocar experiências, para o crescimento em conjunto do TRC  por meio da comunicação”, ressaltou Rodrigo.

A presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge também participou, juntamente com outros integrantes das entidades que compõem o Comitê, SETCOM, SETRAM, TRANSCARES, SETCERGS, FETRANSLOG, SETCARCE, SETCESC, SETCESP, FETCESP, SINDICAMP, SETCEMG, FETCEMG, SINDISAN, FETRANCESC e FETRANS

Fonte: NTC&Logística

Petróleo e gás natural batem recordes de produção em 2022

Notícias 09 de fevereiro de 2023

A produção anual média de petróleo e de gás natural bateu recorde no ano passado. A de petróleo ficou em 3,021 milhões de barris por dia (bbl/d), valor 2,47% acima do recorde registrado em 2020, quando atingiu 2,948 milhões de bbl/d. A produção de gás natural atingiu média anual de 138 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) em 2022, superando em 2,98% a marca de 134 milhões de m³/dia, observada no ano de 2021.

As informações constam do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em dezembro de 2022, a produção total foi de 3,955 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), sendo 3,074 milhões bbl/d de petróleo e 140,14 milhões m³/d de gás natural. No petróleo, houve queda de 0,7% na comparação com o mês anterior. Na comparação com dezembro de 2021, houve aumento de 8,3%.

No gás natural, a produção caiu 0,2% em relação a novembro e subiu 6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Pré-sal

A produção no pré-sal em dezembro foi de 2,986 milhões de boe/d e correspondeu a 75,5% da produção brasileira. Foram produzidos 2,347 milhões de bbl/d de petróleo e 101,56 milhões de m³/d de gás natural por meio de 135 poços. Houve aumento de 0,7% em relação ao mês anterior e de 10,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No mês de dezembro, o aproveitamento do gás natural foi de 97,4%. Foram disponibilizados ao mercado 52,96 milhões de m³/d, e a queima foi de 3,71 milhões de m3/d. Houve aumento na queima de 1,5% em relação ao mês anterior e de 11,4% na comparação com dezembro de 2021.

Produção  

Os campos marítimos produziram, em dezembro do ano passado, 97,6% do petróleo e 84,3% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 91,15% do total produzido. A produção ocorreu em 5.955 poços, sendo 499 marítimos e 5456 terrestres.

 O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, em dezembro, registrando 837,92 mil bbl/d de petróleo e 39,11 milhões de m³/d de gás natural. 

O Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural pode ser acessado aqui.

Fonte: NTC&Log

VW e-Delivery é o caminhão elétrico preparado para mais aplicações no Brasil

Notícias 09 de fevereiro de 2023

Lançados há quase dois anos no mercado, os caminhões elétricos da Volkswagen não param de inovar. Um dos destaques é sua versatilidade para o segmento urbano: o e-Delivery é o caminhão elétrico com mais variantes de aplicação para o Brasil. De Norte a Sul pode ser encontrado com mais de dez implementos diferentes.

“De distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo, o e-Delivery prova a versatilidade que é marca registrada da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O veículo já está preparado para operar em condições severas também, como a de coleta de resíduos ou com cargas frigorificadas. Nada melhor do que um caminhão sob medida para sua operação, com baixo impacto ambiental, emissão zero de poluentes, baixo custo de manutenção, entre outros benefícios”, ressalta Sérgio Pugliese, diretor de Vendas da VWCO.

Para o transporte de bebidas, o VW e-Delivery 11 e 14 pode receber o baú paletizado ou sider, implemento que já vem sendo usado nas operações de clientes importantes da VWCO, como Ambev e Coca-Cola FEMSA Brasil. Outro implemento muito utilizado é o baú de alumínio, ideal para entregas urbanas, já em operações no Grupo Pérola, com os primeiros caminhões elétricos VW da região Centro-Oeste.

O e-Delivery também pode ser encontrado em operações especiais como o caminhão em operação para abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus da BR Aviation e Pioneiro Combustíveis. Numa aplicação pioneira mundialmente, também está implementado com tanque para transporte de gás GLP a granel da Supergasbras.

Outra parceria de sucesso é da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a Audi do Brasil para as primeiras entregas 100% sustentáveis de veículos no país. O VW e-Delivery assumiu o transporte oficial do modelo Audi RS eTron GT até seus novos proprietários. Para isso, o VW e-Delivery 11 toneladas 4×2 ganhou plataforma guincho com fechamento de sider para o transporte de automóveis, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências de seus novos proprietários.

Desde sua concepção, o e-Delivery foi projetado para atender aplicações que demandam tomada de força, que são chamadas de e-PTO (tomada de força elétrica), o que assegura que o veículo elétrico possa cobrir a todas a aplicações atualmente atendidas pelo segmento diesel. “Estamos preparados, com nosso centro de desenvolvimento mundial e equipe de Engenharia a postos para atender a todos os nossos clientes sob medida. Essa é uma das vantagens de concentrar toda essa expertise no Brasil, além do forte relacionamento que temos desenvolvido com os implementadores do país há mais de 40 anos, atendendo de forma customizado as demandas dos nossos clientes”, reforça Argel Franceschini, gerente executivo de e-Mobility da VWCO.

Fonte: NTC&Log