Notícias
Filtrar Notícias
Caminhões Mercedes-Benz Atego e Accelo são eleitos campeõe de revenda
Notícias 03 de agosto de 2022
A linha Atego foi a grande premiada, com três caminhões em evidência. Os modelos Atego 2426 6×2 e Atego 3030 8×2 conquistaram a certificação entre semipesados. Já o Atego 2730 6×4 teve o melhor resultado na categoria dos pesados até 400 cv. Mais uma vez, o Accelo 1016 é eleito entre os caminhões leves.
“A escolha do Atego e do Accelo como campeões de revenda da Frota&Cia demonstra que quem compra um veículo Mercedes-Benz obtém um excelente produto em força, desempenho, durabilidade, conforto, tecnologia e segurança”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de um produto de reconhecida qualidade e rentabilidade, terão uma solução completa para suas demandas, graças a um amplo e diversificado portfólio de peças e serviços.”
Em reconhecimento a essa conquista, a Mercedes-Benz do Brasil será homenageada com a Placa Comemorativa alusiva à Certificação. Além de figurar com destaque na edição especial da Frota&Cia.
Atego se destaca pela versatilidade no transporte e logística
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista.
“Os caminhões médios e semipesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias”, complementa Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas aplicações, ganhando, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas.”
Accelo é equipado com motor mais robusto do mercado
Reconhecido pela versatilidade, os caminhões Accelo são destinados para cumprir tarefas urbanas ou mesmo pequenas viagens intermunicipais, além de curtas distâncias rodoviárias.
O Accelo conta com avançados recursos para enfrentar o dia a dia das ruas e avenidas de grandes cidades, como sistema de controle de tração, assistente de saída em rampa e, no caso da versão automatizada, dispositivo que identifica a inclinação da pista para trocas de marchas mais adequadas em função do peso.
A linha Accelo oferece produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos.
Prêmio aponta o melhor valor de revenda após três anos de uso
Iniciativa da Frota&Cia, a certificação “Campeão de Revenda” busca auxiliar fabricantes, distribuidores de veículos e administradores de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, por ocasião da compra, venda ou avaliação de qualquer caminhão ou utilitário oferecido no País.
A premiação baseia-se em números e informações do mercado, sendo, portanto, próxima da realidade do segmento de veículos comerciais. Esse reconhecimento dá maior segurança e confiabilidade na hora da escolha do veículo adequado para cada demanda do transportador.
Os vencedores de cada categoria são os que apresentam a menor desvalorização de preço no período de três anos, com base nas informações da Tabela FIPE.
Fonte: Mercedes-Benz
Mercado de trabalho nos segmentos de transporte avança em 2022
Notícias 03 de agosto de 2022
Os segmentos rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso são os principais exemplos desse bom desempenho. Ambos saíram de um patamar negativo e voltaram a empregar mais do que demitir. O saldo acumulado em 2022 para o rodoviário urbano de passageiros e o rodoviário de longo curso é, respectivamente, de 3.913 e 620 vagas ocupadas. O resultado contrasta com o desempenho dos dois modais no primeiro semestre do ano passado, quando amargavam o fechamento de 19.545 e 7.814 vagas.
Outro bom resultado foi registrado pelo setor aéreo de passageiros, que se encontra com 1.668 vagas acumuladas neste semestre. No mesmo período do ano passado, o segmento havia perdido 255 vagas. O transporte metroviário de passageiros e marítimo de cabotagem também alcançaram resultados positivos, saindo, respectivamente, de -276 e -191, no primeiro semestre de 2021, para 41 e 198, no mesmo período em 2022, considerando o saldo entre admissões e desligamentos.
Os apontamentos da Confederação levam em conta as informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O objetivo da análise da CNT é disponibilizar informações aos transportadores sobre o panorama e a situação das ocupações no setor, além de facultar às empresas do transporte e à sociedade opções para consulta dinâmica sobre emprego por meio de um painel interativo. O material da CNT tem sido uma fonte significativa de referência.
Confira os detalhes no Radar CNT do Transporte – Caged junho 2022
Acesse também o Painel CNT do Emprego no Transporte
Fonte: Agência CNT de Notícias
Último dia para se inscrever no Conet & Intersindical - edição São Paulo
Notícias 03 de agosto de 2022
Hoje (3) é o último dia para se inscrever na segunda edição do CONET&Intersindical de 2022 que será realizado nos dias 04 e 05 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo. A edição acontecerá de forma 100% presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança.
O evento existe há mais de 50 anos e reúne empresários de maior relevância do país para discutir o mercado transportador, seus desafios, custos, necessidades e conquistas.
Na oportunidade também será realizada a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC – 2022, que homenageia personalidades que contribuem com o segmento transportador.
Você empresário do transporte de cargas, não deixe de participar e contribuir positivamente para o evento, as inscrições são limitadas. Faça na sua inscrição aqui:
https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/
Devido à proximidade do evento, o pagamento da inscrição será somente por cartão. Importante lembrar que todos deverão adquirir ingressos para o evento, não serão permitidos acessos de acompanhantes sem ingresso.
A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022
12h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura CONET
- Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL
- Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023
Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco
- Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC
Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística
- Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas
Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT
- Discussões / Sugestões / Encaminhamentos
18h00 – Encerramento
20h30 – Jantar
INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022
08h30 – Abertura Intersindical
09h00 – Painel Roubo de Cargas
Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística
- Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas
Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública
- Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga
Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI
- Debatedores
Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF
Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro
Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP
12h30 – Intervalo para Almoço
14h00 – Retorno Intersindical
- Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022
Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística
- Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios
Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM
- Tecnologia para Lidar com Multas do TRC
Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot
- Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC
Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura
17h00 – Encerramento
20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC
Faça sua inscrição aqui:
https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/
O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
Fonte: NTC&Logística
País cria quase 278 mil empregos formais em junho
Notícias 29 de julho de 2022
Já o estoque total de trabalhadores celetistas aumentou 0,67% em relação ao resultado de maio deste ano, passando de 41.729.858 para 42.013.146.
Na média nacional, os salários iniciais pagos a quem foi admitido em um novo emprego em maio foi de R$ 1.922,77. Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 12,99 no salário médio de admissão, uma variação em torno de 0,68%.
No acumulado do ano, foi registrado saldo de 1.334.791 empregos, decorrente de 11.633.347 admissões e de 10.298.556 desligamentos (com ajustes até junho de 2022).
Durante entrevista coletiva para apresentar os dados de junho, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, disse que o resultado no acumulado do ano já está próximo da meta definida pelo governo para 2022.
“Tínhamos feito uma meta em janeiro de chegar ao final do ano de mais ou menos 1,5 milhão de novos empregos criados. Em seis meses já temos quase esse número. Então é possível a gente sonhar que no final do ano a gente vai ter um resultado extremamente positivo”, disse. “Via de regra, no segundo semestre de cada ano há um aquecimento na criação de novos empregos. Então, entendo sim que podemos ficar otimistas e chegaremos a um número significativo no final de 2022”, acrescentou.
Atividades
Os números mostram que, no mês de junho, os cinco grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com a geração de 124.534 novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas (65.827 postos).
O Comércio fechou o mês com 47.176 novos postos, a Indústria geral criou 41.517 postos, concentrados especialmente na Indústria de transformação, que gerou 37.986 postos. Na sequência vêm o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que gerou 34.460 postos. A Construção fechou o mês com 30.257 novos postos.
Trabalho intermitente e em regime parcial
Em junho, o Novo Caged registrou 23.483 admissões e 16.093 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, gerando saldo de 7.390 empregos criados.
No mês, 5.640 estabelecimentos contratantes e 242 empregados celebraram mais de um contrato na condição de trabalhador intermitente.
Em relação ao trabalho em regime de tempo parcial, foram registradas 19.040 admissões e 16.398 desligamentos, um saldo de 2.642 empregos. Foram registrados 8.773 estabelecimentos contratantes e 48 empregados celebraram mais de um contrato em regime de tempo parcial.
Regiões
Em junho, as 27 unidades federativas fecharam o mês com saldo positivo de empregos. Os destaques são: São Paulo, com 80.267 postos; Minas Gerais, com 31.092; e Rio de Janeiro, com 22.922 postos.
Os estados com menor saldo registrado foram o Amapá, que apresentou um saldo positivo de 869 postos; depois vêm Sergipe e Roraima que apresentaram saldo positivo de 848 postos e 529 postos, respectivamente.
Entre as regiões, a Sudeste fechou fevereiro com 137.228 novos postos. Na sequência vem o Nordeste, com 52.122 postos; Centro-Oeste, 34.263 postos; o Sul, com 31.774 postos; e a Região Norte, com 21.780 postos.
Fonte: Agência Brasil
Quatro em cada 10 empresas sofreram ataques hackers graves no país
Notícias 29 de julho de 2022
A pesquisa apontou que as empresas desenvolveram uma consciência sobre a importância do investimento em cibersegurança, entretanto, o maior empecilho para que as empresas se protejam ainda é a questão orçamentária: 65% dessas empresas alegam a dificuldade financeira para aplicação de políticas de cibersegurança adequadas.
O Delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos, Dr. Thiago Chinellato, destacou que os incidentes de segurança acontecem geralmente após uma falha humana, e reforçou a importância dos treinamentos dos funcionários sobre segurança da informação e cibersegurança.
A De Natale reitera alguns pontos importantes na adequação a Legislação: inicialmente é necessário reiterar que os prejuízos causados pelos ataques são, muitas vezes, incalculáveis. Existiram casos recentes no país de sequestro de dados (ransomware), por exemplo, que custaram milhões para algumas empresas que não puderam recuperar seus dados. Outro ponto importante são as sanções, que inicia pela multa simples de até 2% sobre o faturamento, limitada a 50 milhões por infração, passando pela multa diária, publicização da infração, ou ainda bloqueio e eliminação dos dados.
As empresas deverão analisar a adequação à LGPD como investimento, a fim de reduzir danos posteriores.
Fonte: Setcesp. Com informações do G1
CNT inicia rodada de diálogo com os presidenciáveis
Notícias 29 de julho de 2022
A primeira edição do Diálogo com os Presidenciáveis, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), contou com a presença do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve, na sede da instituição, em Brasília, nessa quinta-feira (28/7).
Por ter sido o primeiro presidenciável a confirmar participação no evento, Lula teve a oportunidade de, hoje, apresentar os seus planos e compromissos com o setor de transporte brasileiro para os próximos anos. Ele veio acompanhado pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo coordenador do programa de governo da frente ampla “Vamos todos juntos pelo Brasil”, Aloizio Mercadante.
Durante o evento transmitido, ao vivo, pelo canal da CNT, no YouTube (clique aqui), o presidente da CNT, Vander Costa, entregou a Lula e a Alckmin a publicação “O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País” (confira o resumo aqui).
No documento, o Sistema CNT – constituído pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT e pelo ITL - traz contribuições que visam fomentar a geração de emprego, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental e energética.
Ao público presente, o presidente da CNT fez questão de ressaltar a imprescindibilidade do setor de transporte para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. “Quanto mais uma nação produz, maior é a sua interface com o transporte e a logística. Pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues dentro e fora do território nacional. É isso que o nosso setor faz: move o Brasil”, afirmou.
Vander Costa também destacou a importância de o Estado brasileiro priorizar o setor, já que, para ele, uma infraestrutura de transporte planejada, moderna e interligada contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e para o bem-estar da população. “Os desafios são muitos e deve haver vontade política para superá-los. O maior deles é a falta de investimento em infraestrutura, que prejudica toda a cadeia produtiva brasileira”, disse.
Sobre a “infraestrutura necessária para que o Brasil dê um salto de qualidade”, o candidato Luis Inácio Lula da Silva disse acreditar que o Estado tem um papel preponderante. “Não defendo o Estado empresário. Defendo o Estado indutor. Se o estado não entra, não tem solução”, afirmou o presidenciável.
Segundo Lula, “dinheiro em caixa é bom se transformado em obra, se transformado em rodovia, em ferrovia, em portos, em aeroportos, em empregos. E é isso que vamos fazer neste país”, concluiu.
CNT aguarda confirmação de outros candidatos
A publicação “O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País” será entregue aos candidatos mais bem posicionados na última edição da Pesquisa CNT de Opinião, que também foram convidados a participarem do evento.
A Confederação Nacional do Transporte aguarda as confirmações para marcar o próximo Diálogo com os Presidenciáveis, que faz parte do 5º Fórum CNT de Debates.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Um capítulo do Transcares termina. Motta se aposenta
Notícias 29 de julho de 2022
A notícia do desligamento foi oficializada durante o Almoço Executivo do dia 13 de julho, pelo presidente, Luiz Alberto Teixeira. Ela veio acompanhada de uma placa comemorativa assinada pela diretoria e um kit de vinho, presente da equipe.
Teixeira não consegue falar do desligamento de Motta sem sua voz embargar. O presidente descreve o gerente, que participou da fundação do Transcares, em 1979, como “símbolo do TRC capixaba e exemplo de amor, trabalho e dedicação”.
“Motta é um homem tão visionário que quando cheguei ao Transcares, em 1992, numa das gestões do ex-presidente Ayval da Luz, ele brincou comigo e disse que eu ainda seria presidente da entidade”, lembra, completando a seguir. “Motta é o Transcares forte, vivo e pulsante”.
Companheiro do gerente na rotina do sindicato, o superintendente, Mario Natali, admite que não queria ter que viver este dia. Conhecido por sua característica sempre muito dinâmica e irrequieta, nas últimas semanas ele “sentiu o golpe”.
“Cheguei ao Transcares em 2010 e Motta sempre foi meu grande companheiro no dia a dia. Vou sentir falta das conversas informais em sua sala, dos almoços e até dos muitos problemas que resolvemos juntos. Mottinha é um dicionário ambulante, não apenas para o sindicato, mas para mim como pessoa. Quantas grandes lições aprendi com ele!”
Por falar em almoços, eles são preparados por Valdineia Gama, que também já está sentindo falta das conversas de início de manhã.
“Eu só posso agradecer pela oportunidade de ter convivido por tanto tempo com essa pessoa especial. Motta é um homem de estatura baixa, mas gigante diante das adversidades e dono de uma sabedoria sem igual. É e sempre será o principal pilar do sindicato, exemplo de dedicação, compromisso e amor por esta casa. Todos sabemos o quanto ele batalhou para que o Transcares chegasse até aqui”, destacou ela, que completou com uma mensagem em nome de toda a equipe.
“Agradeço de todo coração pela alegria do convívio. Todos nós aprendemos com ele, nosso Mestre!”
Amiga de longa data do gerente, Geruza Giori, da Transportadora Continental, sempre recorreu ao conhecimento técnico de Motta. Vai sentir saudade, mas sou grata pela amizade construída. “Existem pessoas que tornam nossa caminhada mais significativa e Motta é exatamente assim. Só tenho a agradecer pela companhia, apoio, carinho e prestação de serviços durante estes anos de sua jornada junto ao nosso Transcares”.
Quem recebeu a missão de substituir Motta foi Gustavo De Muner, ex-secretário-executivo da AEC – Associação Empresarial de Cariacica. A sede da AEC funciona no Transcares, o que faz de Gustavo um conhecedor da rotina da entidade. Mas ele próprio reconhece que está assumindo um grande desafio.
“Recebi uma missão e tanto! Para mim, é uma emoção única e as expectativas são as melhores possíveis! Não dá para falar de Transcares sem citar o senhor Motta, ele é uma referência para todos, memória da entidade, muito querido pelo grupo. Se o Transcares chegou onde está, Motta tem uma grande parcela de contribuição. Ele deixa um legado importante e, para mim, é uma honra ter sido escolhido para o seu lugar”.
A partir de segunda, 2, quem quiser falar com a Gerência pode fazer contato com Gustavo pelos telefones (27) 3246-5305 e (27) 99906-9259 ou pelo e-mail gerencia@transcares.com.br.
Fonte: Anna Carolina Passos (Assessora de Comunicação Transcares)
Faltam pesquisas para incentivar o TRC a cumprir metas da ONU
Notícias 28 de julho de 2022
O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia constituído com apoio da FAPESP e da Shell e sede na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Os ODS foram propostos em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. A ideia é que o conjunto de 17 objetivos voltados para a proteção do planeta seja implementado até 2030 por todos os países que integram a ONU, inclusive o Brasil. Entre as metas estão trabalho digno e crescimento econômico (ODS 8), consumo e produção responsáveis (ODS 12), além de infraestrutura resiliente, indústria inclusiva e sustentável e fomento à inovação (ODS 9).
“Nosso foco foi investigar se a bibliografia voltada para esse setor, que demanda muitos recursos naturais e emite poluentes, estava atenta aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Se os países quiserem de fato atingir essas metas em 2030, a literatura especializada precisaria estar falando dessa temática para contribuir, por exemplo, com a implantação de políticas públicas”, diz Flávia Mendes de Almeida Collaço, principal autora do artigo e pós-doutoranda do Instituto de Estudos Avançados da USP, em entrevista para a Acadêmica Agência de Comunicação.
Os pesquisadores utilizaram dois grandes bancos de dados internacionais voltados à comunidade acadêmica: Scopus e Web of Science. “Em uma primeira busca, percebemos que nenhum texto do período contemplado por nossa pesquisa fazia referência direta ao termo ‘ODS’”, relata Collaço.
A pesquisadora admite que essa ausência talvez se deva exatamente ao recorte temporal do estudo. “Dificilmente o termo apareceria em artigos publicados em 2015, quando os ODS foram estabelecidos. Entretanto, ele poderia estar presente em artigos publicados a partir de 2017”, pontua. “Porém, isso não acontece nem mesmo em trabalhos que saíram em 2020. É difícil acreditar que as metas serão cumpridas em 2030 se a literatura científica não estiver falando a respeito dessa temática.”
Em função da ausência dos termos nos artigos disponíveis nos dois bancos de dados, os pesquisadores resolveram dividir as 140 metas dos 17 ODS em duas categorias: ‘ideais’ e ‘instrumentos’. “O ODS 7, por exemplo, é aquele que busca garantir o acesso à energia limpa de forma universal, confiável e a preços acessíveis. No trabalho, essa premissa virou um ‘ideal’, que foi então dividido em algumas palavras-chaves. O mesmo procedimento foi realizado em relação ao quesito ‘instrumentos’, que busca mostrar de que forma esses ‘ideais’ poderiam ser utilizados”, conta Thiago Brito, pós-doutorando na área de energia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e coautor do artigo, também em entrevista para a Acadêmica Agência de Comunicação.
Por meio dessa série de palavras-chaves elencadas pelos pesquisadores, uma linguagem de programação identificou inicialmente 1.540 artigos. Depois, com uma nova leva de filtros, esse número caiu para 301 textos. “Na sequência, nossa equipe leu esses 301 trabalhos. Foi uma medida crucial porque a linguagem de programação é capaz de identificar artigos através das palavras-chaves, mas não consegue apontar se a palavra ‘energia’, por exemplo, que aparece em determinado texto tem a ver com os ODS”, prossegue Collaço.
Por fim, os pesquisadores chegaram ao número final de 86 artigos, que foram então escrutinados e renderam uma revisão sistemática da bibliografia internacional voltada às questões investigadas pelo estudo. Dentre os textos analisados, todos apresentaram alguma relação com o ODS 7, aquele que trata do acesso à energia limpa.
“A maioria dos trabalhos [56 deles] faz uma análise econômica da mudança de combustível no setor de transporte de carga, em geral de origem fóssil para fontes renováveis”, diz a pesquisadora. “Entretanto, esses artigos não fazem conexões com outros ODS, como o 12, por exemplo, que versa sobre produção e consumo responsáveis. Um dos instrumentos desse quesito, inclusive, fala de políticas de subsídio para racionalizar o uso de combustíveis ineficientes ou fósseis. Trata-se de uma questão importante nesse debate e que mereceria ser abordada.”
Fonte: Agência Fapesp
CNT promove diálogo com Lula nesta quinta-feira (28)
Notícias 28 de julho de 2022
Na oportunidade, o candidato à Presidência da República Lula apresentará os seus planos e compromissos com o setor de transporte brasileiro para os próximos anos.
A CNT também entregará ao presidenciável a publicação O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País, com as contribuições do Sistema CNT para fomentar a geração de emprego, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental e energética.
Para os Diálogos com os Presidenciáveis, foram convidados os candidatos mais bem posicionados na última edição da Pesquisa CNT de Opinião, para cada um apresentar suas propostas em dias distintos. A CNT ainda aguarda confirmação dos demais candidatos.
O acesso ao espaço do evento será restrito e, portanto, os jornalistas interessados em cobrir o diálogo poderão acompanhar a transmissão pelo YouTube.
Fonte: CNT
Participe da pesquisa sobre o mercado do TRC no 1º semestre de 2022
Notícias 28 de julho de 2022
A NTC&Logística está realizando uma pesquisa com as empresas de transporte de carga para verificar a situação econômica do TRC no primeiro semestre de 2022.
São algumas questões, todas de múltipla escolha, que podem ser respondidas em poucos minutos.
Acesse aqui.
Empresas apostas na gestão de frota sustentável
Notícias 27 de julho de 2022
Muitas empresas estão cientes disso e trabalham ativamente para reduzir o impacto negativo que causam no meio ambiente. Associada à agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), que reúne critérios cada vez mais importantes para investidores, a gestão de frotas sustentável consolida-se a cada dia mais como uma tendência do setor logístico.
“O assunto sustentabilidade tem sido cada vez mais abordado nas empresas. A gestão dos negócios tem olhado para esse tema, traçando metas estratégicas para diminuir impacto ambiental, principalmente na cadeia de abastecimento e logística”, destaca Mirane Lima, gerente de desenvolvimento de negócios da eSaless, empresa da cadeia logística e de negócios.
Contudo, o Brasil ainda tem um grande desafio para fazer essa mudança. “O último relatório publicado sobre o transporte de cargas no país já apontava que os caminhões emitem mais carbono que todo o setor de energia. É um número bem considerável, em média 39% do total das emissões. Só que o principal modal brasileiro é o rodoviário – o que mais polui e o que a gente mais necessita. A prioridade, então, é descarbonizar esses veículos”, avalia Mirane.
Uma das empresas que encara esse desafio é a ReiterLog, que desenvolve soluções em transporte para negócios. Focada em logística verde, possui uma frota composta por 1.800 ativos próprios, dos quais 10% operam de forma sustentável — 124 veículos são 100% GNV (Gás Natural Veicular), oito são totalmente elétricos e 25 são híbridos.
“Acredito que se fala muito em sustentabilidade, mais do que se falava anteriormente, porque realmente é uma necessidade. Não é um modismo”, diz a diretora comercial e ESG da ReiterLog, Vanessa Reiter Pilz.
A sustentabilidade na gestão de frotas, contudo, não precisa estar apenas no consumo de combustível. A Energisa, sexto maior grupo de distribuição de energia elétrica do País, apostou na digitalização para ter processos mais verdes. A gestora de frotas da empresa, Luine de Paula Freitas, mostra que existem soluções que unem a consciência ambiental com a eficiência logística.
A Heineken Brasil, gigante da produção de cervejas, também adotou o checklist digital para otimizar a rotina dos motoristas – semelhante à Energisa, a multinacional percebeu uma redução de 700 mil folhas utilizadas por ano.
Entretanto, para trazer a tecnologia à logística, é preciso que toda a frota entenda a sua importância para a sustentabilidade do negócio e, principalmente, como ela funciona. É muito importante trazer tecnologia para ser mais prático para o nosso negócio e nossos condutores, que estão na rua todos os dias”, considera a gestora de frotas da Heineken Brasil, Ana Wolff.
Para ter um desenvolvimento sustentável do segmento de transportes, a mudança precisa ser coletiva. E mais: a tecnologia tem um papel importante nesse cenário, ao automatizar processos, levantar dados, bem como economizar e mitigar resíduos. Em esforço colaborativo, surgiu a Next Log, projeto que, liderado por uMov.me e eSales, promove o desenvolvimento e a eficiência do setor por meio de conteúdo, serviços e construção de comunidade.
“Atuar de forma colaborativa e aliada à tecnologia é a chave para desenvolvermos o setor de transportes com sustentabilidade. Até porque ser sustentável é justamente utilizar recursos de forma consciente e eficiente, gerando impacto positivo para o meio ambiente, as pessoas e também para o negócio”, afirma o CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan.
Fonte: Jornal do Comércio
Empreendedorismo feminino no Brasil aumenta 41% durante a pandemia, diz Linkedin
Notícias 27 de julho de 2022
No Brasil, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% em 2020, em comparação com crescimento de 22% em relação aos homens que começaram a empreender no período.
Os dados da plataforma mostraram que a representação da liderança feminina no Brasil é de 27%, o que coloca o país na 27ª posição dos países citados pela pesquisa e abaixo da média global de 31%.
O aumento de mulheres empreendedoras é visto como consequência de uma série de desafios que elas enfrentam em suas vidas profissionais.
A pandemia fez com que muitas mulheres tivessem que assumir a dupla responsabilidade de trabalhar e cuidar de casa ou da família, forçando-as a buscar mais flexibilidade do que a oferecida por seus empregadores, aponta o estudo.
Além disso, a probabilidade de promoções internas de liderança para os homens foi 52% maior em relação às mulheres, em média, em 2021, segundo ano da Covid-19.
Fonte: CNN Business
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo