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Resiliência dos empresários do TRC moderniza segmento

Notícias 27 de julho de 2022

Há alguns anos, existe um debate muito interessante na internet a respeito do quanto a gestão pública pode aprender com a gestão privada, ou vice-versa. Não quero com o meu texto fazer uma defesa partidária, porém, se há uma reflexão válida nisso, é sobre como a valorização dos processos, pessoas e recursos são importantes em qualquer instituição. No transporte rodoviário de cargas, percebemos isso bastante nos últimos meses.

Segundo levantamento recente da Fretebras, plataforma digital de fretes, o número de fretes rodoviários cresceu em 37% no primeiro trimestre deste ano. Quando vi a informação fiquei, inicialmente surpreso, porém não demorou muito para eu entender quais foram os motivos desse desempenho. Mesmo com os custos elevados de combustíveis, pedágios e mão de obra, o setor demonstra uma capacidade incrível de readaptação às adversidades.

Claro, não devemos ter um otimismo exagerado, entretanto, é de se exaltar e de fazer o devido reconhecimento às ações dos empresários do transporte em todo o País. Nas minhas conversas em reuniões, lives e podcasts, sempre preguei a importância das lideranças, empresários, apoiadores e clientes associados ao setor trabalharem juntos para otimizar os resultados.

No último bate-papo do IT Política, que tive com os meus colegas de setor, Danilo Guedes e Felipe Medeiros, ressaltei esse ponto. Apesar de sermos de empresas diferentes, é sempre bom incentivarmos conversas em conjunto, pois só assim conseguimos ter uma noção completa de como diferentes protagonistas agem, de acordo com as suas próprias realidades, a todo tipo de desafio.

Dessa forma, nos inspiramos e trocamos insights valiosos, que trazem esperança, resiliência e confiança na habilidade de renovação e adaptação do setor. Vejo isso como um ponto de mudança na trajetória do TRC brasileiro, tanto para a sua maturidade quanto para a sua sobrevivência no mercado.

Por meio dessas conversas noto que, se antes nos perguntávamos o que faríamos quando o futuro chegar, agora, temos em mente que ele chegou e que, se não tivermos garra, ambição e proatividade, seremos passados para trás. Precisamos mostrar com ações, e não só palavras, a nossa contribuição para a economia e a sociedade. Contudo, para o impacto ser positivo, ele precisa vir acompanhado de uma mudança completa de atitude.

De acordo com o comunicado emitido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em fevereiro deste ano, o acumulado de 12 meses do Índice Nacional do Custo de Transporte (INCTL) alcançou a sua maior marca desde o início da sua apuração, em 2003. Com essas alterações no preço do diesel, é insustentável agir com passividade e esperar resultados sentados, precisamos sair da zona de conforto e explorar novos caminhos, soluções alternativas e estar aberto ao diálogo com pessoas de diferentes segmentos, como economistas, especialistas em segurança pública, empresários de outros segmentos, entre outros.

Entretanto, prudência e cautela nunca são demais. Precisamos ter o pé no chão e olhar para nossa realidade. Nesse ponto, é indispensável olharmos para a gestão de pessoas e a valorização do capital humano. De nada adianta propomos ideias e gastarmos grandes quantidades de recursos se, antes, não olharmos para o nosso principal ativo: os colaboradores.

O cuidado com o público interno abre a percepção para fatores que passam despercebidos na correria do dia a dia. Às vezes, ficamos tão deslumbrados com os avanços das tecnologias, que, como mencionei, são importantíssimas e devemos sim abraçá-las, porém, devemos perceber que a verdadeira inovação, em alguns casos, vem de sabermos otimizar procedimentos tradicionais de formas inteligentes.

Modelos modernos de gestão surgem diariamente e acho fascinante a forma como estamos evoluindo nesse quesito, pois mostra como as dificuldades nos forçam a olhar para as soluções na nossa frente. É interessante ver como o transporte rodoviário de cargas caminha para se tornar uma área alinhada com o atual sem aceitar o comodismo, mas sem perder as suas bases.

E enquanto gestor, podem contar comigo e do meu conhecimento e anos de vivência com administração e liderança empresarial no TRC, para que não percamos este momento.

José Alberto Panzan é Diretor da Anacirema Transportes e Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Cargas de Campinas (Sindicamp)

Fonte: Portal NTC

Controladores confirmam intenção de vender a concessionária Arteris

Notícias 27 de julho de 2022

A Partícipes, acionista controladora da Arteris, confirmou que está fazendo um “exercício de sondagem de mercado” visando a possíveis interessados na compra da concessionária de rodovias. O grupo se pronunciou em resposta a ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que cita reportagem do Estadão sobre decisão do grupo espanhol Abertis e do fundo canadense Brookfield de contratar o banco Morgan Stanley para procurar um comprador.

A Arteris administra hoje mais de 3 mil quilômetros de rodovias em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Dentre as rodovias sob concessão, está a Regis Bittencourt. A Abertis tem 51% de participação na Partícipes, e a Brookfield, 49%.

A Partícipes diz ainda não ter tomado qualquer decisão que possa resultar numa potencial transação: “Desta forma, existe a possibilidade de não ser realizada qualquer transação envolvendo participação.” Segundo fontes, o Morgan Stanley já iniciou a sondagem com potenciais compradores, mas muitos declinaram porque o prazo de concessão da maioria das concessões da Arteris é considerado curto. Outro fator que tem pesado contra o negócio é a negociação em período eleitoral.

Fonte: Estadão

FMI melhora projeção para crescimento do PIB no Brasil em 2022

Notícias 27 de julho de 2022

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou de forma expressiva a estimativa para o crescimento da atividade brasileira, neste ano, apesar das dificuldades enfrentadas pela economia global. Entretanto, passou a ver desempenho mais fraco em 2023.

Na revisão das estimativas em seu relatório Perspectiva Econômica Global, divulgado hoje (26), o FMI passou a estimar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano em 1,7%, bem acima da taxa de 0,8% calculada em abril.

Para 2023, o relatório do FMI indica que a expansão da atividade será de 1,1%, 0,3 ponto percentual a menos do que o previsto em abril.

A estimativa do FMI, no entanto, ainda está um pouco abaixo da do governo, que calcula que o PIB brasileiro deve crescer 2%, neste ano. A previsão do Ministério da Economia para 2023 é de 2,5%.

A melhora do cenário para o Brasil ajudou a impulsionar a projeção para o crescimento da América Latina e Caribe, com o FMI vendo agora aumento do PIB da região de 3% este ano, 0,5 ponto a mais do que no relatório anterior.

Mas da mesma forma, a estimativa para a América Latina e Caribe no ano que vem piorou em 0,5 ponto, para 2%.

Economia mundial

De acordo com as previsões do FMI, o crescimento do PIB global desacelerará para 3,2% em 2022, ante uma previsão de 3,6%, divulgada em abril.

O crescimento mundial se recuperou em 2021 para 6,1% depois que a pandemia da covid-19 esmagou a produção global em 2020 com contração de 3,1%.

“A perspectiva piorou significativamente desde abril. O mundo poderá em breve estar à beira de uma recessão global, apenas dois anos após a última”, disse o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em comunicado.

Entre os motivos que levaram o FMI a reduzir a projeção para o PIB mundial em 2022 em 0,4 ponto estão a inflação mais elevada em todo o mundo, desaceleração mais forte do que o esperado na China devido a novos surtos de covid-19 e repercussões negativas da guerra na Ucrânia.

Para a China, o fundo cortou as perspectivas de crescimento em 1,1 ponto para 2022 e em 0,5 ponto para 2023, indo respectivamente a 3,3% e 4,6%.

“Os riscos para o cenário são predominantemente negativos. A guerra na Ucrânia pode levar a uma interrupção repentina das importações de gás da Rússia pela Europa; pode ser mais difícil reduzir a inflação do que o esperado se os mercados de trabalhos estiverem mais apertados ou se as expectativas de inflação desancorarem”, destacou o FMI.

Fonte: Agência Brasil

Pílula Trabalhista: assessora jurídica debate compensação da jornada de trabalho e analisa modelo de contratos

Notícias 27 de julho de 2022

O projeto Pílulas Trabalhistas continua oferecendo informações em pequenas doses aos profissionais do segmento do transporte rodoviário de cargas e logística. E a quarta pílula, realizada em 12 de julho, debateu a problemática da compensação da jornada de trabalho. A assessora jurídica Alessandra Lamberti foi quem esteve à frente do evento e justificou, de cara, a necessidade de jogar luz ao tema.

“Esse é um grande dilema para as empresas, pois a legislação foi alterada com a Reforma Trabalhista, o que acabou trazendo novas nuances na forma de considerar o que de fato é tempo à disposição do empregador e como pode o empregador realizar as compensações”, argumentou.

A advogada explicou que a CLT flexibiliza em três situações o recebimento integral do tempo em que o empregado está à disposição do empregador, que é o tempo de sobreaviso, a prontidão e o tempo de espera do motorista. “Além disso, e para compreender o tema, estudamos todos os limites legais de duração da jornada, principalmente para delimitar as possibilidades de prorrogação e compensação de jornada de trabalho”.

Para terminar o estudo, Alessandra e os participantes analisaram modelos de contratos, incluindo o banco de horas, evidenciando questões delicadas, como abrangência de aplicação do acordo, duração do banco, fechamento, horas compensáveis ou não e banco de horas negativo. E ela ainda sugeriu procedimentos para validação das variações aplicáveis a duração do trabalho, sem exceder os limites legais ou convencionados.

Ou seja, mais um evento de conhecimento e capacitação para o segmento concluído com sucesso!

ES e BR-101: o “agora vai” se transformou em decepção

Notícias 25 de julho de 2022

Artigo assinado pelo presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira

Este é um assunto que não permite rodeios nem escolha de palavras bonitas. Os empresários do segmento do transporte rodoviário de cargas e logística estão decepcionados e se sentindo traídos pela decisão da Eco101 de desistir da concessão da BR-101 aqui no Espírito Santo e na Bahia. Colocamos nossas esperanças nessa duplicação. Sonhamos com ela por anos a fio. Acreditamos no “agora vai!”. Mas nadamos e morremos na praia.

Vou além! Entendo essa notícia como um enorme retrocesso da vida dos capixabas. Afinal, estamos falando do grande eixo de ligação entre norte e sul do Espírito Santo; do elo de ligação entre as principais cidades litorâneas; da rodovia federal que alimenta o fluxo das cidades com maiores PIBs do País.  Uma BR fundamental não apenas para o nosso Estado, mas para o Brasil!

O olhando para o retrovisor da concessão, ouso dar uma opinião: apesar do recapeamento e do nivelamento de 100% da rodovia, das pontes, viadutos e passarelas de pedestres construídas, ficou o sentimento de que faltou muita coisa.

A Eco101 assumiu os 478,7 quilômetros da BR-101, entre Mucuri, no Sul da Bahia, e a divisa do Espírito Santo com o Rio, em 2013 e o contrato previa a duplicação de toda a via até o fim da concessão, que era de 25 anos. Portanto, deveria acabar em 2038. Mas passados nove anos de administração, apenas 47km da pista foram duplicados – ou seja, 10%. É pouco! Até porque as sete praças de pedágio instaladas ao longo da rodovia estavam gerando os recursos necessários para o trabalho fosse feito.

Não é segredo para ninguém o quanto nós, do segmento do transporte rodoviário de cargas e logística, dependemos da BR 101. Mas a questão não é só essa, não estou apenas “olhando para nosso umbigo”. Estamos falando da perda do contrato de concessão para um Estado de posição geográfica fantástica, com excelente vocação logística e cujo modal portuário está em movimentação. E na contramão deste cenário, temos uma malha rodoviária estagnada.

Falamos tanto da necessidade de desenvolver o segmento e de aumentar nossa produtividade. Ouvimos tanto que somos representantes do modal que move o País. Mas sem infraestrutura vamos continuar apenas falando ou ouvindo.

Uma história acabou, sem final feliz. E vai começar tudo de novo! Infelizmente!

Texto publicado originalmente no Linkedin

Programa Despoluir coloca em evidência serviços ambientais para o transporte

Notícias 22 de julho de 2022

Em 15 anos de atuação, o Programa Despoluir traz consigo um legado ambiental pioneiro no transporte, com resultados robustos. São iniciativas realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em conjunto com o SEST SENAT, que orientam as empresas para uma correta gestão ambiental. As medidas incentivam a expansão de ações de sustentabilidade dos segmentos rodoviários de cargas e passageiros e colocam em evidência ações como a Avaliação da Qualidade do Diesel.

Criado em 2016, esse serviço permite aferir se o tanque de armazenamento e o combustível presentes nas empresas de transporte rodoviário estão contaminados com água, impurezas ou solventes. As inconformidades na composição do diesel provocam perdas de eficiência energética, o que aumenta o consumo e as emissões de poluentes na atmosfera.

Apesar do pouco tempo de atividade, a Avaliação da Qualidade do Diesel contabiliza 1.340 avaliações realizadas. Na prática, o serviço gratuito de análise do combustível já atendeu mais de 200 empresas. A qualidade do diesel é fundamental para evitar gastos desnecessários, como custos com manutenção corretiva dos veículos, além de propiciar a conservação de peças mecânicas automotivas.

Para fortalecer a sustentabilidade ambiental nas empresas de transporte, o Despoluir oferece, adicionalmente, o Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador. Lançado em meados do ano passado, o projeto-piloto acompanha as medidas adotadas pelas empresas para reforçar boas práticas e promover a excelência ambiental no transporte. A expectativa da CNT é alcançar, em 2022, a conclusão dos treinamentos teóricos e práticos e iniciar o atendimento aos participantes dessa linha de ação.

A largada de toda essa mobilização ampara-se na primeira experiência exitosa do Programa Despoluir quando, na sua criação, em 2007, lançou a Avaliação Veicular Ambiental, um serviço gratuito de inspeção de opacidade de veículos movidos a diesel que atende todo o Brasil. Ao longo desses 15 anos, essa linha de ação acumula 3,6 milhões de aferições realizadas, atendendo mais de 55 mil transportadores. Seu foco é a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Assim, o Programa atinge seu propósito de contribuir com o meio ambiente, reduzindo as emissões de poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar e gerando benefícios à sociedade. A CNT e o Sest Senat, por sua vez, cumprem o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil e envolver o transportador, engajando-o em ações de responsabilidade socioambiental.

Fonte: CNT

Adiamento de meta ambiental pode reduzir valor de diesel e gasolina, dizem especialistas

Notícias 22 de julho de 2022

A possibilidade de adiar o cumprimento de metas ambientais pelas distribuidoras de combustíveis, após uma recomendação do governo federal, pode provocar uma redução no preço do diesel e da gasolina. É isso que afirmam fontes do setor ouvidas pela CNN.

Segundo essas fontes, sem a necessidade imediata de pagar por créditos de carbono neste momento, as empresas têm menos custos de operação e devem repassar isso ao consumidor. Assim, em cerca de duas semanas, os brasileiros podem começar a sentir uma queda de R$ 0,07 nos dois combustíveis.

O Comitê RenovaBio, formado por membros de diversos ministérios e da Agência Nacional do Petróleo, orientou a prorrogação do prazo para que distribuidoras de combustíveis possam atingir a meta de Créditos de Descarbonização (CBIOs). O limite, que hoje é anual, seria levado para o fim de 2023, ou seja, 24 meses.

Distribuidoras de combustíveis fósseis devem comprar esses créditos, emitidos por usinas de biocombustíveis, especialmente etanol, para compensar a emissão de gases do efeito estufa.

A recomendação foi anunciada após o preço dos CBIOs terem um salto no preço. “A medida está inserida no contexto atual do estado de emergência no Brasil, decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais dela decorrentes, reconhecido pelo Congresso Nacional na última quarta-feira”, divulgou o Comitê RenovaBio.

Em junho de 2020, o crédito era comprado a R$ 15. Já em junho desse ano, chegou a ser encontrado a R$ 209, segundo dados do Observatório da Cana, que reúne os números da B3. Após a divulgação da possibilidade de mudança no prazo, o valor caiu para R$ 123 na terça-feira (19).

Segundo fontes ouvidas pela CNN, quando um CBIO passava de R$ 200, o impacto no preço dos combustíveis ao consumidor era de R$ 0,15 por litro. Com a queda, espera-se uma redução de R$ 0,07 no médio prazo, podendo chegar a R$ 0,10, se o valor continuar caindo.

Cada CBIO equivale a uma tonelada de gás carbônico. O Crédito de Descarbonização é uma medida adotada pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), criada para cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil na COP 21, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima.

Questionado sobre como essa recomendação será avaliada e incorporada, o Ministério de Minas e Energia disse que “a forma de implementação da medida será verificada em momento oportuno.”

A expectativa é que a decisão seja referendada pelo Conselho Nacional de Política Energética, (CNPE), presidido pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Emissores de CBIO devem questionar recomendação no CNPE

Se a medida anima as empresas distribuidoras de combustíveis, ela incomoda os emissores de CBIOs. O presidente da Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), principal entidade que reúne os certificadores, Evandro Gussi, afirmou que deve se manifestar contrariamente à prorrogação no CNPE.

Para Gussi, a medida precisa passar por consulta pública. “A gente não vê sustentação legal, amparo legal. Para nós, fica claro que o cumprimento dessas metas deve ser feito anualmente. E nós estamos falando de metas ambientais. Postergar isso não me parece adequado”, declarou.

A alta no preço dos CBIOs fez o Ministério de Minas e Energia solicitar uma investigação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre “possível infração à ordem econômica praticada nas negociações do ativo”.

O presidente da Única afirma que não vê irregularidades e que o preço segue o movimento de mercado, com flutuações diante da liberdade de negociação dos CBIOs.

“Quando o CBIO estava em R$ 29, nós não fizemos reclamação de que estava muito baixo, mesmo diante dos nossos custos. O preço é um mecanismo de mercado, a gente tem hoje um governo liberal, que gosta do processo econômico ortodoxo, ou seja, que respeita a livre organização do mercado”, colocou.

Fonte: CNN Brasil

Sest Senat realiza mais uma mobilização e abre as portas das suas unidades para comemorar o Dia do Motorista

Notícias 22 de julho de 2022

Os motoristas profissionais contribuem para movimentar 60% das cargas no Brasil. Além disso, são eles que realizam entregas, transportam pessoas doentes para os hospitais, deixam e buscam as crianças nas escolas e nos ajudam a chegarmos ao nosso destino para que possamos cumprir as nossas tarefas diárias. Para reconhecer todo esse esforço e celebrar o Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, o Sest Senat promoverá duas grandes ações.

Nos dias 23 e 24 de julho, será realizada a primeira edição do Sest Senat de Portas Abertas. As unidades do Sest Senat, em todo o País, contarão com uma programação especial para receber os motoristas e seus familiares. Na oportunidade, eles poderão conhecer os serviços da instituição, receber dicas de saúde e ter um momento de descontração e felicidade.

Procure a unidade mais próxima e conheça a programação. Algumas unidades farão a ação nos dois dias e outras, em apenas um dos dias. Fiquem atentos!

Vale lembrar que as portas das unidades estão sempre abertas para os trabalhadores do transporte e seus familiares. Nelas, eles encontram atividades de esporte e lazer para todo mundo, capacitação profissional e atendimento de saúde em diversas áreas, como nutrição, odontologia, fisioterapia e psicologia.

Mobilização nacional

Além das ações específicas do final de semana, entre os dias 23 e 31 de julho, será promovida mais uma edição da mobilização nacional em comemoração ao Dia do Motorista. As equipes do Sest Senat irão ao encontro dos trabalhadores, em centenas de pontos, de todo o Brasil, como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor, para levarem informações, conhecimento e cuidados a esses profissionais.

Veja os locais de atendimento no site.

Durante a ação, os motoristas serão orientados sobre a importância da qualificação para o mercado de trabalho e dos cuidados com a saúde, bem como conhecerão o portfólio de serviços ofertados pelas unidades do Sest Senat.

Fonte: Sest Senat

Os cuidados na gestão de álcool etílico no setor de transportes

Notícias 22 de julho de 2022

O transporte de produtos perigosos diz respeito a qualquer movimentação de materiais que cause danos à vida humana como o álcool etílico, matéria-prima para a produção do álcool em gel 70, usado no combate à Covid-19. Segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho, o país registrou alta nas vendas de álcool em gel nos primeiros meses de 2022, com aumento de 25% em comparação com o último trimestre de 2021.

Para a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), a gestão do transporte de álcool etílico é classificada como um produto perigoso e deve obedecer aos critérios estabelecidos pelo regulamento para transporte rodoviário de produtos perigosos (RTPP). Após as manipulações necessárias para a produção do álcool em gel, o material não é embalado para distribuição.

“O transporte do álcool em gel 70 não é considerado um produto perigoso e seu transporte deve seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo apontado um material destinado ao uso humano ou animal e normalmente distribuído em embalagens menores prontas para a sua utilização”, diz Sérgio Sukadolnick, vice-presidente da ABTLP.

O álcool etílico é composto por 30% de água e 70% de álcool, com uma porcentagem ideal para acabar com os vírus e bactérias mais resistentes. Por isso, a logística desse material precisa de uma atenção redobrada, devido ao alto risco para os motoristas, vias públicas e meio ambiente.

“O carregamento desse material exige critérios especiais de segurança, os veículos que transportam o álcool etílico, utilizado na fabricação do álcool em gel, devem ser preferencialmente em aço inox, higienizados, cativos e identificados para evitar qualquer tipo de contaminação, sempre obedecendo às regulamentações”, explica o vice-presidente.

Durante a pandemia de Covid-19, a entidade representou e ofereceu suportes aos seus associados para o transporte seguro, como o deslocamento do álcool 70% em veículos próprios da associação. Além disso, disponibilizaram todos os conhecimentos técnicos da sua equipe, frente às exigências mais imprevistas do cenário pandêmico.

“A preparação para a realidade que desconhecíamos foi compreendida mais rapidamente por conta dos treinamentos já realizados para o transporte de produtos perigosos. Incentivamos a participação voluntária garantindo a assistência à população e, principalmente, mantemos parceria com as associações e entidades, fomentando as boas práticas em situações críticas como a pandemia que vivenciamos na linha de frente desde o início de 2020”, ressalta Sérgio.

Fonte: Portal NTC

Duplicação da Serra do Cafezal comemora cinco anos com redução de acidentes

Notícias 22 de julho de 2022

Neste ano, a duplicação da Serra do Cafezal, na rodovia BR-116 entre Curitiba e São Paulo, completa cinco anos, sendo uma das mais importantes obras realizadas nos últimos anos em rodovias do País.

Criada na década de 1960, a Régis Bittencourt já surgiu como uma rodovia asfaltada e concluiu a maior parte da sua duplicação até a década de 1990. Restavam em pista simples os 30,5 quilômetros de aclives, declives e muitas curvas da Serra do Cafezal, trecho cercado por Mata Atlântica.

Coube à Arteris Régis Bittencourt a execução da obra de duplicação, para aumentar a segurança e a fluidez do trânsito.

As obras foram concluídas em 2017 e, desde então, é nítida a diferença na experiência de trafegar pela Serra do Cafezal. A começar pelo tempo médio de descida por veículos pesados, que passou de 3 horas para apenas 25 minutos, graças ao novo traçado.

Além disso, no km 353 da pista sentido Curitiba, os motoristas contam com uma área de escape, dispositivo que permite a parada segura para veículos que perderam a capacidade de frenagem, no qual 72 vidas foram salvas, desde a sua inauguração.

Mais segura e contando com equipes especializadas de atendimento aos usuários, a Régis Bittencourt passou a registrar uma significativa redução de acidentes e fatalidades.

Ao comparar os quatro últimos anos antes da duplicação (2014 a 2017) e os quatro primeiros após a entrega da obra (2018 a 2021), o número de colisões frontais, mais comuns em pistas simples, caíram 81%, sem nenhuma fatalidade. Colisões traseiras foram reduzidas em 38% e colisões laterais, 48%.

Mas há dois outros dados que mostram como a duplicação favoreceu toda a região. Um deles é o número de atropelamentos, que caiu 45% com a implantação de passarelas e campanhas de conscientização de motoristas e pedestres.

O outro é que animais também foram protegidos: com as passagens de fauna para a travessia segura de animais silvestres, acidentes e fatalidades de animais caíram a zero.

Por cortar a Mata Atlântica, um dos biomas em situação de preservação mais delicada no País, o projeto seguiu rigorosos processos de licenciamento ambiental. Além de aproveitar a pista já existente, os novos segmentos foram criados de modo a mitigar impactos, preservando ao máximo a natureza da região, que conta com reservas estaduais e corredores ecológicos.

Além desse cuidado, com as passagens de fauna, além de evitar atropelamento de animais, é possível que indivíduos transitem entre diferentes fragmentos da Mata Atlântica e tenham mais chances de se produzir, preservando dezenas de espécies.

Todos esses aspectos contribuem para um dos principais valores da Arteris: a valorização da vida. A concessionária segue atuando na constante evolução de seus serviços e atendimentos na rodovia.

Tanto que a Régis Bittencourt ultrapassou a meta da ONU, reduzindo em 56% o número de fatalidades na via na década de 2010-2020. A Arteris segue nesse propósito e aderiu voluntariamente à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2020-2030 da organização.

Fonte: Portal NTC/Blog do Caminhoneiro

ANTT prorroga pesquisa com transportadores até 27/7

Notícias 21 de julho de 2022

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), prorrogou a pesquisa eletrônica para revisar a Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Os transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário de cargas têm até o dia 27/7 para participar da pesquisa.

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga, conforme a Lei nº 13.703/2018. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O tempo médio para completar o formulário é de cinco minutos.

Além do questionário, a estatal realizará entrevistas, por telefone, por todo o Brasil para coletar o preço médio de todos os insumos necessários para as operações, como pneus e óleo de motor. Custos com licenciamentos e tributos também serão levantados.

Os dados serão compilados e aplicados na próxima revisão, prevista pra janeiro de 2023, da metodologia da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que traz o valor mínimo a ser pago por quilômetro. A tabela de fretes é publicada semestralmente pela ANTT.

Para participar, acesse: pesquisa.epl.gov.br.

Participe do CONET&Intersindical edição São Paulo

Notícias 21 de julho de 2022

A segunda edição do CONET&Intersindical de 2022 está chegando e será realizada nos dias 04 e 05 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo. A edição acontecerá de forma 100% presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança.

Você empresário do transporte de cargas não pode ficar de fora. A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022

12h30 – Credenciamento

13h30 – Abertura CONET

1. Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável

Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL

2. Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023

Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco

3. Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC

Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística

4. Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas

Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT

5. Discussões / Sugestões / Encaminhamentos

18h00 – Encerramento

20h30 – Jantar

INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022

08h30 – Abertura Intersindical

09h00 – Painel Roubo de Cargas

Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística

1. Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas

Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública

2. Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga

Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI

3. Debatedores

Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF

Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro

Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP

12h30 – Intervalo para Almoço

14h00 – Retorno Intersindical

4. Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística

5. Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios

Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM

6. Tecnologia para Lidar com Multas do TRC

Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot

7. Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC

Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura

17h00 – Encerramento

20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC

Faça na sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/

O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Fonte: NTC&Logística

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