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ANTT aprova alteração dos valores da tabela dos pisos mínimos de frete

Notícias 20 de julho de 2022

A revisão atual não altera a metodologia vigente, apenas aplica a variação acumulada do IPCA sobre os itens de custo, compostos pelos insumos e serviços relacionados à prestação do serviço, e atualiza o valor do diesel. Com isso, as tabelas de piso mínimo de frete terão um aumento médio que varia de 0,87%, para operações com veículo automotor de alto desempenho, a 1,96%, carga lotação.

A nova resolução, com os valores da tabela foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Histórico – A Lei nº 13.703, de 08 de agosto de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determinou que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas no art. 3º da Lei.

O parágrafo 1º do artigo 5º da Lei nº 13.703/2018 estabelece que a ANTT deverá publicar nova tabela com os coeficientes de pisos mínimos atualizados, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, estando tais valores válidos para o semestre em que a norma for editada. Por sua vez, o parágrafo 2º do artigo 5º estabelece que na hipótese de a norma não ser publicada nos prazos estabelecidos no § 1º, os valores anteriores permanecerão válidos, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou por outro que o substitua, no período acumulado.

Confira as tabelas abaixo:






Fonte: SETCESP

Governo prepara medidas para tentar baixar preços do diesel e do etanol

Notícias 20 de julho de 2022

O governo busca uma redução adicional para o preço do diesel e do etanol nas bombas – já que os valores cobrados pela gasolina vêm caindo mais do que os dos outros combustíveis. A prorrogação até o fim de 2023 do prazo para que os distribuidores de combustíveis fósseis comprovem as metas de compra compulsória dos chamados CBios (créditos de descarbonização) terá um impacto de R$ 0,10 no preço médio do diesel, de acordo com cálculos do Ministério de Minas e Energia.

Já no caso do etanol, a expectativa é de um recuo adicional de R$ 0,20 com a entrada em vigor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumentou e criou novos auxílios e subsidiou também o preço desse combustível. Promulgada na semana passada, a PEC autorizou governo a compensar os Estados que concederem créditos de ICMS para produtores e distribuidores de etanol, com custo de R$ 3,8 bilhões até o fim do ano.

Pela matemática do ministério, com as medidas de redução de tributos já tomadas, o litro do diesel pode cair, em média, de R$ 7,68 para R$ 7,55. Considerando a prorrogação do prazo dos CBios, o preço poderá chegar a R$ 7,45. Já o potencial de queda estimado para o litro do etanol é de R$ 4,87 para 4,56 — recuando até R$ 4,32 com a promulgação da PEC. Para a gasolina, o governo calcula um potencial de queda maior — em média, de 21%, de R$ 7,39 para R$ 5,84.

Como o potencial de queda do diesel é menor do que o da gasolina, o foco do governo tem sido trabalhar em novas medidas para reduzir os valores. A elevação dos preços dos CBios nas últimas semanas era um dos entraves identificados. Os CBios representam um crédito relacionado a emissões de carbono e a práticas antipoluição das empresas. Ele é emitido por companhias produtoras e importadoras de biocombustíveis, como etanol. Cada tonelada de CO2 que deixa de ser emitida gera um crédito de carbono.

Esses créditos chegaram a bater em R$ 200 recentemente, ante um preço médio de R$ 40 em 2021. Com a prorrogação, as empresas terão até o fim de 2023 para cumprir as cotas. O ministério pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que investigue possível infração à ordem econômica praticada nas negociações do ativo. Só a informação de que o Cade poderia abrir investigação, divulgada na semana passada, fez o preço recuar para R$ 160. Uma das suspeitas é a de que distribuidoras estariam comprando certificados em volume acima da meta em conluio com produtores de etanol para desequilibrar o mercado e forçar as concorrentes a pagar mais pelos créditos.

A recomendação do Comitê da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) para a prorrogação do prazo de compra dos créditos saiu na sexta-feira. O Estadão procurou o ministério para obter informações sobre a medida, e a resposta foi que a sua implementação será verificada “em momento oportuno”.

Pressão

No cargo há dois meses, o ministro Adolfo Sachsida vem sendo cobrado pelo presidente Jair Bolsonaro e caciques do Centrão a pressionar a Petrobras para baixar os preços dos combustíveis e garantir que as medidas de desoneração de tributos cheguem para consumidores. Ele virou uma espécie de garoto-propaganda e tem feito vídeos em postos de Brasília mostrando a redução do preço da gasolina.

Além disso, o humor do Palácio do Planalto e de governistas no Congresso azedou ontem ainda mais com a decisão do Comitê de Elegibilidade (Celeg) da Petrobras de rejeitar duas indicações do governo para o conselho de administração da empresa: de Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, número dois da Casa Civil, e do procurador-geral da Fazenda, Ricardo Soriano de Alencar.

A rejeição foi avaliada no núcleo político como mais uma provocação, que pode aumentar a tensão política entre Congresso e a Petrobras após o recesso parlamentar. Um governista disse que a empresa procura “sarna para se coçar”. O conselho de administração validou a rejeição dos dois nomes.

Fonte: SETCESP

Aplicativo possibilita acesso a informações importantes de rodovias federais sob jurisdição do DNIT

Notícias 19 de julho de 2022

Para acessar o DnE não é necessário estar conectado à internet, basta que o usuário do serviço tenha feito previamente o planejamento da viagem ainda online. Isso porque a ferramenta permite o cadastro da rota a ser percorrida no app e nos locais sem cobertura de rede. O banco de dados cadastrado mostrará, por meio de geolocalização, as informações dentro de um raio de 100 quilômetros.

Cadastro de estabelecimentos

O aplicativo DnE também informa aos cidadãos opções de serviços como postos de combustível, oficinas mecânicas e hospitais. Os usuários podem informar ao Departamento se os estabelecimentos listados estão de acordo com o detectado nas rodovias, e os responsáveis pelos estabelecimentos podem realizar cadastro ou atualizar informação dos respectivos serviços pelo aplicativo.

Canal de atendimento em tempo real

O DNIT atualizou sua ferramenta virtual (chatbot) para que os usuários tenham atendimento facilitado em tempo real e humanizado, por meio do chatbot Denise ou pelo app DnE, quando os assuntos forem relacionados a multas, Autorização Especial de Trânsito (AET) e Ouvidoria.

Por acesso via web (site DNIT e Portal de Multas) e pelo aplicativo DnE, o cidadão tem duas formas de atendimento: a inicial, via Denise (nível 1 de atendimento), com o intuito de dar celeridade ao processo; e o nível 2 de atendimento, humanizado, para as dúvidas específicas que não são respondidas no nível 1. As formas de atendimento visam a otimização do processo de obtenção da informação.

Fonte: SETCESP

Despoluir completa 15 anos

Notícias 15 de julho de 2022

Há 15 anos, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) criou o maior programa ambiental da iniciativa privada do setor no Brasil, o Despoluir. Por meio de uma linha de ações que integra atividades práticas, serviços e conteúdos técnicos e educativos executados juntamente com o SEST SENAT, a Confederação cumpre o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no país e envolver o transportador na promoção da qualidade de vida da sociedade como um todo.

O Programa Ambiental do Transporte já efetuou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais. Trata-se da ação de maior destaque do Despoluir, cujo foco é a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. A iniciativa existe desde o primeiro ano do Programa, 2007. O serviço gratuito para o transportador caracteriza-se pela inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil e é realizado por 108 técnicos de 24 Federações parceiras, que vão até as transportadoras para fazer as aferições. Com o acompanhamento do Despoluir, cerca de 89% da frota nacional atendida se mantém dentro do padrão legal de emissão de poluentes, significando melhor qualidade do ar e menos custos com combustível e manutenção para as empresas e caminhoneiros autônomos participantes. Durante essa década e meia de existência do Programa, somente nessa ação foram realizados mais de 55 mil atendimentos que buscam tornar a atividade do transporte mais sustentável.

“A CNT defende que o transporte seja feito com o menor impacto ambiental possível e as avaliações realizadas pelo Despoluir tornam esse propósito uma realidade”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa. Ele ressalta que as ações do Programa, além de contribuírem para a manutenção da regularidade dos motores de ônibus e caminhões das empresas de transporte, reduzem o consumo de combustível e tornam a operação mais economicamente rentável. “São experiências bem-sucedidas que incentivam o transportador a investir em medidas de responsabilidade ambiental, beneficiando o seu negócio e toda a sociedade”, acrescenta Vander Costa.

A esse investimento ambiental somam-se as avaliações da qualidade do diesel, projeto que desde 2016 promove o serviço gratuito de análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens de empresas de ônibus e de caminhões. Por meio de testes importantes e rápidos, é possível identificar a presença de impurezas e se as especificações do combustível armazenado estão de acordo com as definições da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP). Com as orientações do Despoluir, mais de 84% das avaliações realizadas por essa linha de atuação se mantêm de acordo com o padrão determinado. Dentre as vantagens da detecção e solução prévias de problemas, destacam-se o ganho na eficiência energética e na conservação dos veículos. Os benefícios para o setor mediante a implementação de ações socioambientais vão além da redução do consumo de combustível dos veículos e são percebidos pelas empresas na diminuição de custos operacionais, implicando, inclusive, na melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, devido a conservação de um ar mais limpo.

Em 2021, o Despoluir lançou mais uma ação, desenvolvida de forma gratuita pela CNT, que visa a acompanhar as medidas ambientais das empresas do transporte rodoviário para reforçar o desenvolvimento de boas práticas do setor. Trata-se de uma consultoria ambiental especializada na atividade do transporte, denominada Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT). Essa iniciativa está na fase piloto e teve a adesão inicial da Fetronor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste), da Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos estados de Alagoas e Sergipe) e da Fetranspar (Federação das Empresas Transporte de Cargas do Estado do Paraná).

Além dos serviços ambientais promovidos pelo Programa, a Confederação elabora documentos técnicos estratégicos ao transportador que levam a ganhos ambientais e financeiros, como é o caso do Manual e da Sondagem CNT de Gestão Hídrica no Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros e do Simulador de Reúso de Água. 

Em relação ao uso de recursos energéticos essenciais ao transportador, a CNT publicou recentemente a Série Energia no Transporte, com análises referentes ao biometano e à eletromobilidade, visando ao fomento de energias renováveis de baixa emissão de carbono. Todo esse conhecimento técnico está acessível de forma gratuita nos materiais educativos relacionados ao tema, tais como pesquisas, manuais, artigos e cartilhas que fazem parte do acervo do Despoluir.

SEST SENAT proporciona a formação de motoristas conscientes

Um acordo de cooperação técnica firmado em 2019 entre o SEST SENAT, a CNT, o Ministério de Recursos Naturais do Canadá (NRCan, na sigla em inglês) e o Conselho Internacional do Transporte Limpo (ICCT, na sigla em inglês) ampliou a oferta de cursos voltados para a eficiência energética no transporte. 

No Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT são oferecidos cursos gratuitos, com metodologia inovadora e certificação internacional, que preparam a mão de obra do setor. As capacitações ensinam as práticas mais adequadas para diminuir o consumo de combustível e evitar o desgaste dos veículos e, assim, elevar a produtividade e reduzir os custos operacionais e os impactos ambientais inerentes à atividade transportadora.

Nesse cenário, merecem destaque os simuladores híbridos de direção que capacitam motoristas de caminhão, carreta e ônibus de forma prática, sem consumo de combustível. Em todo o país, são mais de 130 simuladores nas Unidades do SEST SENAT.

Saiba mais sobre a certificação internacional

Os profissionais que realizam o curso recebem uma certificação internacional, fruto da parceria com o governo do Canadá, para o Programa FleetSmart.

 

Cursos presenciais

Destinados a profissionais do transporte e são gratuitos:

  • Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver – 12 horas
  • Motorista de Transporte de Passageiros SmartDriver – 12 horas
  • Inclusão Digital – 4 horas

Curso a distância

Destinado a qualquer pessoa e de forma gratuita:

  • Gestão de Combustível – Fuel Management – 8 horas

Acesse: Programa de aperfeiçoamento

Premiações – O Despoluir também realiza premiações que buscam prestigiar as empresas que atuam de forma sustentável. O destaque ocorre por meio das Federações, que dão visibilidade ao trabalho das transportadoras que desenvolvem ações ambientais em seus negócios. O reconhecimento é tanto pelas avaliações veiculares realizadas para o controle de opacidade de seus veículos, quanto por promoverem boas práticas, resultantes da adesão a ações como o monitoramento da qualidade do diesel. Sob essa perspectiva, a Confederação criou a categoria Meio Ambiente e Transporte no seu tradicional Prêmio CNT de Jornalismo para reconhecer matérias relacionadas a ações de sustentabilidade ambiental do setor de transporte. 

Uma década e meia de experiência compartilhada com o Brasil e o mundo

Os esforços da Confederação Nacional do Transporte (CNT) pela sustentabilidade ambiental do setor levaram o Despoluir a ocupar espaços nacionais de discussão, como o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima do Ministério, do Meio Ambiente, e a Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e de Transporte Rodoviário do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pertencente ao Ministério da Infraestrutura. 

Em âmbito internacional, um dos mais importantes reconhecimentos ocorreu em 2019. Naquele ano, o Programa tornou o setor transportador referência no cenário global da sustentabilidade, sendo reconhecido como um caso de grande impulso socioambiental brasileiro pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão diretamente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

No mês passado, os trabalhos ambientais da CNT foram destaque na Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), no México. Em maio, a Confederação esteve presente também no Fórum Internacional do Transporte (ITF, na sigla em inglês), realizado na Alemanha. Em ambos os eventos, foram apresentados os produtos da Confederação que se baseiam em energia limpa e buscam contribuir com a ampliação de conhecimentos técnicos para a promoção da neutralidade de carbono por meio da evolução tecnológica, sustentável e inclusiva do transporte no Brasil.

Serviços Ambientais

Caro(a) transportador(a), 

Se ainda não faz parte do Despoluir, entre em contato com a Federação de transporte mais próxima. 

Para demais informações, contate 0800 728 2891 ou por e-mail: despoluir@cnt.org.br

Despoluir, 15 anos transportando sustentabilidade ao setor e à sociedade. 

Fonte: CNT

Após 9 anos… ECO 101 desiste da duplicação de BR no Espírito Santo

Notícias 15 de julho de 2022

Após nove anos responsável pela BR-101 tendo duplicado apenas 46km dos quase 475 km previstos da rodovia no Espírito Santo, a Eco101 decidiu entregar o contrato de volta ao governo federal. A concessionária confirmou que protocolou, na tarde desta sexta-feira (15), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma declaração formal de intenção para deixar o contrato de concessão da BR-101 por meio de uma devolução amigável.

A informação foi confirmada também pelo deputado federal Neucimar Fraga, que há um mês recomeçou a discutir o tema em Brasília, promovendo inclusive uma audiência pública. Segundo a Eco101, todos os serviços continuarão a ser prestados normalmente, de forma a preservar o interesse e a segurança dos usuários da rodovia. Na época, a informação era de que a decisão do TCU de reduzir o valor da tarifa do pedágio diante das inexecuções da obra teria motivado a desistência da concessionária.

Segundo o deputado Neucimar, os representantes da ECO101 estão fazendo contato com o governo do Estado para comunicar que os acionistas decidiram pedir a rescisão do contrato da BR-101. “A concessionária está trabalhando há quase 10 anos neste projeto. Tivemos alguns avanços, mas não aconteceu na velocidade que o povo capixaba esperava. Estamos tratando desse assunto enquanto fiscais desse contrato nomeado pelo presidente Arthur Lira. Fizemos uma audiência pública onde já havíamos detectado essa possibilidade. Essa semana estive na ANTT cobrando a pactuação do novo cronograma de obras da ECO101 no Espírito Santo. Enquanto o TCU e a ANTT não decidem, a ECO101 decidiu entregar o contrato, mas vai cumprir as cláusulas contratuais até que a ANTT faça uma nova concessão”, disse Fraga.

De acordo com a Eco101, “serão mantidas as obras em andamento e os investimentos necessários para a manutenção da via, sempre com o mesmo padrão de qualidade previsto no contrato de concessão. O processo de relicitação assegura a continuidade dos serviços até que uma nova concessionária assuma a gestão da rodovia. Neste período, a Eco101 continuará operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras para garantir o fluxo do tráfego e celeridade aos atendimentos em ocorrências na via”.

A obra

Até o ano que vem, décimo ano de contrato de concessão da BR-101, a previsão é que 80 quilômetros estejam duplicados, o que representa apenas 20% do total previsto para o período. No contrato, o cronograma previa que 385,9 dos 475,9 quilômetros de vias (o equivalente a 81% de toda a obra) estariam duplicadas em 10 anos. A Eco101 começou a cobrar o pedágio em 2014, um ano depois de contrato assinado.

Atualmente, a BR-101 tem 46,3 km de trechos duplicados e outros 22 km – de Guarapari a Anchieta – estão em obras, com previsão de entrega até o fim de 2022.

Confira o comunicado completo da concessionária:

A Concessionária Eco101 informa que protocolou, nesta sexta-feira (15/07), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), declaração formal quanto à intenção de adesão ao processo de relicitação, que compreende a extinção amigável do Contrato de Concessão da BR 101/ES/BA e a celebração de um Termo Aditivo com novas condições contratuais até a nova licitação do empreendimento. A decisão está amparada na lei 13.448/2017, que trata da relicitação de contratos de concessões de infraestrutura, regulamentada pelo decreto 9.957/2019.

Ao longo do contrato de concessão, iniciado em 2013, a Eco101 não mediu esforços para viabilizar a continuidade do contrato. Todas as dificuldades enfrentadas pela concessionária foram expostas a seu tempo e publicamente de forma transparente em audiências públicas, em contatos institucionais com autoridades ligadas ao programa de concessão de rodovias e em matérias veiculadas pela imprensa.

A complexidade do contrato, marcado por fatores como dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental e financiamentos; demora nos processos de desapropriações e desocupações; decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de alterar o contrato de concessão; não pedagiamento da BR-116; não conclusão do Contorno do Mestre Álvaro e o agravamento do cenário econômico, tornaram a continuidade do contrato inviável.

Em nove anos de administração da BR-101/ES/BA, a Eco101 investiu na rodovia em obras de modernização, melhorias e ampliações, além da prestação de serviços operacionais que já somam mais de um milhão de atendimentos aos usuários, o que garantiu a redução de mais de 60% no número de acidentes.

Continuidade dos serviços

O processo de relicitação assegura a continuidade dos serviços até que uma nova concessionária assuma a gestão da rodovia. Neste período, a Eco101 continuará operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras para garantir o fluxo do tráfego e celeridade aos atendimentos em ocorrências na via.

Vale destacar que também serão mantidas as obras em andamento e os investimentos necessários para a manutenção da via, sempre com o mesmo padrão de qualidade previsto no contrato de concessão.

Desta forma, diante de todos os fatos expostos, o Grupo Ecorodovias reitera seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária, administrando, realizando investimentos e prestando serviços em mais de 4 mil quilômetros de rodovias em 8 estados. A Companhia possui mais de 20 anos de compromisso com Poderes Concedentes, priorizando o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável nas regiões em que atua.

Fonte: ES360

Excesso de peso na balança do município da Serra no ES

Notícias 14 de julho de 2022

O superintendente do Transcares, Mario Natali, o assessor jurídico Marcos Alexandre Alves Dias e o empresário e diretor financeiro do sindicato Fernando De Marchi, da De Marchi Transportes, participaram de uma importante agenda nesta terça-feira, 12 de julho. Eles se reuniram com o chefe da Cofis ANTT – Coordenação Nacional de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Alamar Oliveira, e apresentaram uma situação que foi levada ao sindicato por alguns associados: inconsistências na fiscalização de excesso de peso dos veículos de cargas que são submetidos à ação fiscal no posto de pesagem veicular localizado na BR 101, no município da Serra.

Basicamente, verificou-se uma grande divergência entre o peso dos veículos nas balanças dos embarcadores e na balança rodoviária da ANTT que superam, em muito, a margem de tolerância relativa ao erro metrológico do equipamento de fiscalização.

Durante a reunião, a comitiva do Transcares mostrou a Alamar Oliveira documentos comprovando tais circunstâncias e ele se mostrou bastante surpreso com as discrepâncias, chegando a dizer que as mesmas não poderiam existir.

Como resultado da reunião, o coordenador se prontificou a fazer uma triagem de todas as medições realizadas pela balança da ANTT desde janeiro deste ano e solicitar nova aferição de tal equipamento pelo Ipem/ES.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Transcares - Anna Carolina Passos

NTC&Logística participa do Encontro da ANTT de Articulação Setorial sobre transporte rodoviário de cargas

Notícias 14 de julho de 2022

NTC&Logística participou por meio da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), nesta quarta-feira (13/7) em Brasília (DF), do Encontro de Articulação Setorial sobre transporte rodoviário de cargas, com a presença de diversas outras entidades do setor.

Na ocasião, foram tratadas as próximas ações, tais como a atualização da Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), de acordo com os valores do IPCA e do litro do Diesel; as Tomadas de Subsídios sobre o Vale-Pedágio e sobre o Transporte Internacional de Cargas (TRIC).

Além disso, houve apresentação de um cronograma sobre os debates para adequação do texto da nova resolução do TRC (Resolução ANTT nº 5.982/2022) com ênfase nas medidas de segurança para a validação do certificado digital do Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e a adequação do sistema à nova norma.

A diretora executiva, Edmara Claudino e a assessora jurídica, Gildete Menezes participaram do encontro representando a NTC&Logística.

 

Pesquisa com transportadores vai revisar a tabela dos pisos mínimos de frete

Notícias 14 de julho de 2022

Transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário de cargas têm até o dia 20 de julho para participar da pesquisa

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inicia, nesta segunda-feira (11/7), pesquisa eletrônica para revisar a Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga, conforme a Lei nº 13.703/2018. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O tempo médio para completar o formulário é de cinco minutos.

Além do questionário, a estatal realizará entrevistas, por telefone, por todo o Brasil para coletar o preço médio de todos os insumos necessários para as operações, como pneus e óleo de motor. Custos com licenciamentos e tributos também serão levantados.

Os dados serão compilados e aplicados na próxima revisão, prevista pra janeiro de 2023, da metodologia da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que traz o valor mínimo a ser pago por quilômetro. A tabela de fretes é publicada semestralmente pela ANTT.

A pesquisa fica disponível até o dia 20 de julho. Para participar, acesse: pesquisa.epl.gov.br

Fonte: ANTT

Comjovem-ES: visita técnica, troca e muito aprendizado na Imarcal

Notícias 14 de julho de 2022

Os jovens empresários e executivos que integram a Comjovem-ES colocaram o pé na estrada e foram parar em Vargem Alta, mais precisamente na Imarcal – Indústria de Mármores e Calcário, empresa escolhida para a mais recente visita técnica do grupo. A curta viagem aconteceu na sexta-feira, 8 de julho, e além do coordenador da comissão, Roberto Fabiani, da Fatran Transportes, também participaram Philipe Côrtes, da PHT Transportes, Wendel Lopes, da Golden Investimentos, Igor Izoton, da Hedge Consultoria, Rafael Cricco, da RFJ Transportes, e Haroldo Garcia também da Fatran. Na empresa, eles foram recebidos pelo diretor industrial, Fabio Zampiroli, que apresentou não apenas a estrutura, mas também os processos de transformação, inovação, conhecimento e logística da Imarcal.

Entusiasta nata do conhecimento compartilhado, Fabiani garante que o grupo voltou para casa com a bagagem recheada de novidades depois de tudo o que viu e ouviu de Zampiroli.

“Não há dúvidas de que tudo o que ouvimos e aprendemos vai agregar muito valor para nosso dia a dia dentro das empresas”, resumiu o coordenador, explicando, ainda, o porquê da escolha da Imarcal.

“Além de ser um embarcador potencial, é uma empresa de muitas cargas e muitos clientes, e está em ascensão. Lugar ideal para aprendizado e network incrível!”

 

Almoço Executivo com doses extras de emoção no cardápio. “Mottinha” vai se aposentar

Notícias 14 de julho de 2022

Nesta quarta-feira, 13 de julho, aconteceu o tradicional Almoço Executivo do Transcares. Como sempre, um cardápio especial aguardava os convidados do presidente, Luiz Alberto Teixeira. No entanto, o principal ingrediente do menu foi a emoção. Após 42 anos de trabalho no sindicato, o Gerente Administrativo e Financeiro, Mauro Sérgio Amorim Motta, está se aposentando e o evento da semana marcou sua despedida, já que seu último de atividade dia será em 29 de julho. Além de uma placa comemorativa assinada pela diretoria, o dirigente recebeu da equipe um kit de vinho acompanhado de uma carta em que ficava clara sua importância para os colegas de trabalho, para o Transcares e para o transporte de cargas. Um trecho trazia parte de um famoso poema do dramaturgo alemão Bertholt Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, estes são imprescindíveis”.

Apesar de triste, como o presidente fez questão de mencionar, o dia era especial e o almoço teve casa cheia. Toda a equipe interna do sindicato participou e além dela também estavam presentes os diretores Fernando De Marchi, Marco Zon, Leandro Teixeira, Dellano Scarpe, Lauro Machado, Hudson Cordeiro, Odival Rocon e Roberto Fabiani, os presidentes da Fetransportes, Renan Chieppe, e do Setpes, Jerson Picoli, o ex-prefeito de Viana Gilson Daniel, os representantes de mantenedores Roni Lino, da Onda Azul, e Ivan Tavares, da Road Card, e os parceiros do sindicato, Luiz Claudio Pina, da Invita, e Lucio Lima, da Excelsior, dentre outros. Quem também participou foi Gustavo De Muner, secretário-executivo da AEC (Associação de Empresários de Cariacica), que será o substituto de Motta.

Emocionadíssimo, Luiz Alberto Teixeira foi quem anunciou a notícia da aposentadoria daquele que é considerado o “Mestre dos Magos” do TRC capixaba.

 “Quando cheguei ao Transcares, em 1992, numa das gestões do ex-presidente Ayval da Luz, Motta brincou comigo e disse que eu ainda seria presidente desta casa. O que ele falou tornou-se verdade, o que eu não fazia ideia é que quando eu fosse presidente ele iria me deixar...”

Com voz embargada, Teixeira ainda teve condições de descrever o gerente – que dá nome ao prédio onde a entidade fica, em Jardim América, Cariacica – como “símbolo da casa e exemplo de amor, trabalho e dedicação”. “Você é o Transcares forte, vivo e pulsante. Nosso TRC deve muito a você, você é o cara”, resumiu. Enquanto ele falava, os convidados se emocionavam e a equipe interna chorava...

Um dia intenso, pra ficar na história do Transcares. Assim como o próprio Motta, que além de tudo é considerado a história viva do sindicato.

 

Prato da Boa Lembrança

 

Como de costume, o Almoço Executivo foi encerrado com a entrega do Prato da Boa Lembrança. Teixeira o entregou ao ex-prefeito de Viana Gilson Daniel, ao coordenador da Comjovem-ES e diretor do Transcares Roberto Fabiani, aos mantenedores Roni Lino e Ivan Tavares, aos parceiros Luiz Claudio Pina e Lucio Lima, e finalmente, junto com o superintendente Mario Natali, a Motta.

 

Porto de vitória retoma manobras-teste para 12,5m de calado

Notícias 11 de julho de 2022

Após um processo de dragagem de manutenção realizado em tempo recorde e sem incidentes ambientais, o Porto de Vitória retoma as manobras-testes para exploração do calado de 12,5m no Canal de Vitória. Na prática, significa que os navios poderão entrar ou sair com maior volume de carga.

O presidente da CODESA, Bruno Fardin destaca que a retirada da restrição de calado representa enormes ganhos: “A retomada das manobras é uma conquista do time CODESA. Um calado competitivo é a alma de um porto que busca estar entre os melhores”, disse, ao antecipar que ainda serão buscados ganhos extras de calado no Canal e nos berços.

O restabelecimento das condições operacionais consta da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações no Porto de Vitória (NORMAP I), que é o normativo que estabelece, com o aval da Autoridade Marítima, já publicada no site codesa.gov.br. As prescrições operacionais que podem ser exploradas em cada um dos berços e canal de acesso do Porto de Vitória e outras condições operacionais referentes à atracação de navios no Porto constam da norma.

GANHOS DE COMPETITIVIDADE 

A retomada das manobras-teste, para exploração do calado de 12,5m no Canal de Vitória, potencializa a capacidade operacional do porto e, consequentemente sua competitividade. São estimados ganhos de até +15.000 t de carga geral e granéis e um potencial de +1500 TEUS (twenty-foot equivalente unit - unidade equivalente a 20 Pés, é uma medida-padrão para contêineres) nos navios de contêiner, o que deve gerar até 10% de redução nos fretes marítimo e até 20% de redução nos custos logísticos via Porto de Vitória.

O Porto de Vitória está pronto para capturar ganhos ainda maiores de calado já como fruto deste processo de dragagem e vai atuar em conjunto com a Autoridade Marítima na realização de estudos complementares neste sentido.  

A liberação para a retomada dos testes foi comunicada nessa quarta-feira (6), pela Capitania dos Portos dos Espírito Santo. As manobras-testes recomeçam já a partir de hoje (7), nas seguintes condições: manobras de entrada com range de 10,67m a 11,5m e, manobras de saída com range de 11,51m a 12m.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS 

Os serviços de dragagem do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação do Porto de Vitória foram realizados pela empresa Van Oord e custaram ao redor de R$ 15 milhões de reais. Além disso, os contratos de gerenciamento operacional e ambiental da obra giraram em torno de R$ 700.000,00. Todo o projeto foi custeado com recursos próprios da Companhia.

A manutenção do Canal teve início em 25/12/2021, tendo encerrado os trabalhos em março de 2022. O volume efetivamente dragado foi de 400.000 m³.  Os serviços foram contratados com o objetivo principal de restabelecer as condições operacionais previstas na NORMAP I.  

Coordenação de Comunicação da CODESA

Pílula Trabalhista joga luz no tema do momento: a Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023

Notícias 06 de julho de 2022

No dia 21 de junho a assessora jurídica Alessandra Lamberti entrou em cena para ministrar a “terceira dose” do projeto Pílulas Trabalhistas. E o assunto tratado na edição não poderia ser mais atual: Desmitificando a Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023, fechada com um reajuste de 12,13% e válida a partir de 1º de junho. Todo ano, nesta mesma época, a equipe do Transcares senta com os representantes dos sindicatos laborais do Estado e renegocia as condições de trabalho a serem respeitadas por todas as empresas do segmento de transporte de cargas e logística, considerando que maio é a data base da categoria profissional.

“A data base é o marco utilizado na negociação para fixarmos a correção salarial e também para estabelecermos um prazo de validade dos instrumentos normativos existentes”, explicou Alessandra, sempre didática, no início da palestra.

A advogada chamou atenção para a importância deste momento para as empresas do segmento, uma vez que as regras têm aplicação imediata e é necessário saber quais as novas condições foram estabelecidas. “Por isso, inclusive, elaboramos a 3ª Pílula Trabalhista, com a intenção de debater pontualmente cada reajuste aplicado e condição estabelecida. Este é um trabalho voltado para o preventivo, posto que as empresas apontam suas dúvidas e são orientadas a fazer um reajuste para utilizar todos os benefícios que a Convenção”, explicou ela, que definiu o bate papo como enriquecedor.

“Mesmo tendo sido um evento virtual, conseguimos uma participação ativa dos representantes das empresas, o que aponta para a certeza da necessidade de estudar sobre o tema”.

As íntegras das Convenções estão disponíveis em nosso site e podem ser acessadas no link https://www.transcares.com.br/convencoes.

 

Sobre a CCT 2022-2023, você sabia?

- “Os instrumentos normativos possíveis de serem negociados para uma determinada categoria são  a Convenção Coletiva de Trabalho ou um Acordo Coletivo de Trabalho. Quando a negociação acontece entre o sindicato obreiro e o sindicato patronal, estamos diante de uma Convenção Coletiva de Trabalho. Mas quando essa negociação resulta da deliberação entre uma ou mais empresas e o Sindicato dos trabalhadores, essa negociação recebe o nome de Acordo Coletivo”, explicou Alessandra.

- As negociações coletivas são estabelecidas com mais de uma entidade sindical, pois são vários os sindicatos que abarcam a categoria dos empregados, considerando a base territorial de atuação de cada um deles. O sindicato patronal tem base territorial ampla e para todo o estado do Espírito Santo. Assim, o Transcares, enquanto sindicato patronal das empresas de transporte de cargas e logística do Espírito Santo, negocia com cada um dos sindicados dos empregados, e depende da abrangência territorial de cada um deles. No norte temos o Sindnorte; no sul, o Sindimotoristas; na Grande Vitória o Sindirodoviários; e em Guarapari e adjacências, o Sintrovig. E estas entidades, com o objetivo principal de defender os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados, firmam as Convenções Coletivas, estabelecendo melhorias salariais e de benefícios, e condições dignas de trabalho para a categoria.

 

 

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