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Câmara aprova teto do ICMS para combustíveis e energia, que deve baixar preços no ano eleitoral

Notícias 26 de maio de 2022

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o texto-base do projeto que limita o ICMS a 17% para energia, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo. Foram 403 votos favoráveis e dez contrários, além de duas abstenções. Os deputados rejeitaram todos os destaques, emendas que podem alterar o texto. Agora, o texto será encaminhado ao Senado.

Este patamar chega a ser metade do cobrado por alguns estados. A medida deve reduzir em até 12% o preço destes produtos e serviços em alguns estados — segundo os defensores do projeto —, o que pode aliviar a inflação e beneficiar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro neste ano eleitoral. Por outro lado, pode retirar até R$ 83,5 bilhões por ano dos caixas de estados e municípios.

Como a redução vale para combustíveis em geral, sem discriminação, também será aplicada para o querosene de aviação. Foi incluído no texto uma menção específica para o gás natural ficar sujeito ao teto. Além disso, há um dispositivo que determina nova regra para a redução da tributação do diesel neste ano. Uma decisão dos estados fez com que o governo questionasse a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar suspendendo o convênio.

Essa proposta considera esses serviços essenciais, e por isso estão sujeitos a limitação do ICMS. Em um aceno aos estados, foi incluído um dispositivo que prevê uma regra de transição de seis meses com compensação em caso de perda de arrecadação, mas os recursos só poderão ser usados para abatimento de dívidas com a União.

O projeto foi capitaneado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com forte apoio do governo federal. Estados se mobilizaram contra a proposta, e tentam derrubá-la no Senado, recorrer à Justiça ou, em último caso, adiar a entrada para vigor para 2024, seguindo uma decisão anterior do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ICMS.

Ao encerrar a votação, Lira agradeceu ao empenho dos deputados, da base e oposição, que apesar de discursos contundentes, votaram pela aprovação da lei:

— Todos acreditam na efetividade dessa lei, ninguém quis votar contra redução de imposto.

Ele ainda afirmou que se houve alguém que confrontou o Legislativo foram os estados, que não reduziram a alíquota do diesel, conforme previa projeto aprovado em março e alvo da disputa no STF.

Mudanças para conquistar os estados

Os estados sempre se manifestaram contrários ao projeto do deputado Danilo Forte (União-CE), por causa da perda de arrecadação bilionária com a redução das alíquotas. Para angariar esse apoio, o relator da proposta, deputado Elmar Nascimento (União-BA), acrescentou dispositivos para compensar essa diminuição. Os estados e municípios vão ganhar descontos nas obrigações de dívidas junto à União em valor equivalente à perda arrecadatória que tiverem.

Em reuniões ao longo desta quarta-feira, dia da votação, ficou definido que os estados que aderiram ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) terão compensação de qualquer perda de arrecadação que venham a ter. Para os demais estados, foi mantido o acordo de que o gatilho poderá ser acionado caso a perda da arrecadação no mês seja superior a 5%. Esses recursos serão usados para abater as dívidas dos entes com a União – ou financiamento do RRF – e as compensações serão interrompidas se houver alteração de alíquotas ou se não houver mais saldo a ser abatido.

Essa é uma regra de transição que valerá por seis meses, entre julho e dezembro de 2022 – isso também estava no acordo que foi alinhavado junto com a equipe econômica ontem.

Nascimento fez outra alteração para incluir os municípios na regra do gatilho. Isso ocorre porque as cidades recebem uma parte da arrecadação do ICMS e também terão perda de recursos. A compensação, nesse caso, ficaria a cargo dos estados.

Em contrapartida, o relator incluiu uma alteração na lei complementar que mudou a cobrança do ICMS sobre o diesel e uniformizou a alíquota no país. Ele fixa uma regra para forçar uma revisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que fixou uma alíquota maior com possibilidade de os estados darem descontos. Agora, eles serão obrigados a considerarem a média móvel dos preços médios praticados nos 60 meses anteriores, ignorando o período de congelamento do tributo.

Estados tentarão reverter situação no Senado

Os estados querem reverter a situação de perda de arredação. Porém, o foco já é no Senado, pois avaliavam que há poucas chances de emplacar qualquer mudança que seja na Câmara, ainda que tenham sido propostas mudanças ao texto, que não foram aprovadas.

Por ora, o que está sendo analisado é uma proposta para substituir esse mecanismo de gatilhos por um fundo de compensação. Esse tipo de medida conta com a antipatia do Ministério da Economia, que é contrário a esses mecanismos.

Os estados afirmam que a limitação do ICMS pode gerar perdas de até R$ 83,5 bilhões, segundo estimativas do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz). Esse é o montante no chamado ” pior cenário”, caso ocorra alta de 30% dos combustíveis até o final do ano. Nos parâmetros atuais, as perdas são estimadas em R$ 64,2 bilhões.

Esta conta inclui a parcela que vai aos municípios: perdas de R$ 16,05 bilhões às prefeituras no cenário atual e de R$ 20,875 bilhões caso os combustíveis continuem subindo de preço.

O ataque ao ICMS é mais um capítulo na queda de braço entre o Executivo federal e os governadores. Como o GLOBO mostrou, os repasses da União aos estados engordaram os caixas, também beneficiados pelo aumento da arrecadação e, com R$ 320 bilhões disponíveis, a cobiça do governo federal sobre esses recursos está crescendo.

 

CONTRAN publica resolução que autoriza circulação de carretas com eixo elétrico

Notícias 26 de maio de 2022

esolução nº 956 estabelece requisitos de segurança e regras para homologação da tecnologia; eixos elétricos ampliam a capacidade de tração e reduzem o consumo de diesel, bem como a emissão de poluentes

Cumprindo com o que foi aprovado em reunião extraordinária, realizada na última semana, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 25 de maio, a Resolução nº 956. O documento autoriza a circulação de implementos rodoviários equipados com sistema de tração auxiliar elétrico, tecnologia popularmente conhecida como eixo elétrico.

De acordo com a redação da publicação, “todo veículo do tipo semirreboque dotado de eixo(s) elétrico(s), de fabricação nacional ou importado, deve receber código específico de marca/modelo/versão do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e o respectivo Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), desde que atendidos os requisitos e ensaios”.

Dentre os requisitos estabelecidos pela Resolução nº 956, destacam-se, a existência um sistema de proteção contra descargas elétricas nos casos de sinistro ou de manutenção do veículo, e um sistema de controle capaz de detectar e desativar automaticamente os modos de tração e ou regeneração quando o veículo estiver parado ou, em caso de sinistro, mantendo o eixo inativo.

A Resolução nº 956 também determina que o sistema de tração do eixo elétrico seja desativado automaticamente quando detectado ângulo entre a unidade tratora e o semirreboque capaz de provocar instabilidade dinâmica no conjunto; quando ocorrer o acionamento do freio de serviço do conjunto ou do semirreboque e quando a combinação de veículo de carga (CVC) estiver em um declive.

Ainda segundo a publicação, a potência do eixo elétrico auxiliar do semirreboque não poderá ser superior à do cavalo mecânico durante a circulação em vias públicas. Apenas em aplicações específicas do segmento fora-de-estrada será permitido que a potência do eixo elétrico auxiliar do semirreboque seja superior à do cavalo mecânico.

Por fim, o anexo da Resolução nº 956 também estabelece os parâmetros e regras para o sistema de frenagem dos semirreboques dotados de eixo elétrico, bem como, para os testes e validação da configuração.

A adoção da tecnologia é considerada uma importante solução para maximizar a eficiência logística do transporte rodoviário de cargas brasileiro, além de reduzir de maneira considerável o consumo de combustível nas operações e consequentemente a emissão de gases poluentes.

Segundo o CONTRAN, a  Resolução nº 956 entrará em vigor no dia 1º de junho de 2022, ou seja, a partir desta data, as carretas com eixo elétrico poderão ser regulamentadas e circular pelas rodovias brasileiras.

Confira na íntegra a Resolução nº 956: CLIQUE AQUI: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9562022.pdf

Confira na íntegra o anexo da Resolução nº 956: CLIQUE AQUI: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9562022ANEXO.pdf

Desenvolvimento da tecnologia no Brasil

No Brasil, desenvolvimento da tecnologia é liderado pelas Empresas Randon. Em 2019, a companhia revelou ao mercado a linha de semirreboques Randon Hydrid R equipada com o inovador sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, desenvolvido pela Suspensys.

Agora em 2022, os primeiros semirreboques com eixos elétricos começaram a ser entregues para testes operacionais no transporte brasileiro. Enquanto a BRF, recebeu um semirreboque frigorífico Hybrid R equipado com a tecnologia e-Sys, o GRUPO G10 passou a contar com um modelo graneleiro.

Fonte: Fonte: Blog do Caminhoneiro

 

Novos radares começam a operar em junho em rodovia estadual

Notícias 25 de maio de 2022

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que dois novos pontos de fiscalização eletrônica foram instalados na ES-080, em São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo.

Os equipamentos terão limite de velocidade de 60 km/h e já estão funcionando em caráter educativo. Eles começarão a operar a partir de 15 de junho deste ano, onde vão fiscalizar e multar quem estiver acima do limite de velocidade permitido.

Segundo o DER-ES, esses novos equipamentos de fiscalização eletrônica têm a função de garantir mais segurança aos pedestres e motoristas.

Além disso, eles garantem ao órgão executivo de trânsito ou rodoviário a descrição exata do que ocorreu na Rodovia através de imagens e geração de dados que colabora para o controle e planejamento viário.

Um dos aparelhos foi instalado no quilômetro 174,5 da Rodovia ES-080, próximo à Comunidade Rancho Fundo, no sentido Colatina e São Domingos. 

Já o outro equipamento está localizado no quilômetro 180,7, sentido Colatina e São Domingos, perto da Comunidade Dalmaso.

Fonte: Folha Vitória

Câmara propõe compensar Estados por perda na arrecadação com teto de ICMS

Notícias 25 de maio de 2022

Num esforço para costurar apoio ao projeto que fixa um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica e combustíveis, a Câmara dos Deputados propôs ao Ministério da Economia que a União compense a perda de arrecadação dos Estados com a aprovação da medida. 

De acordo com líderes partidários ouvidos pelo Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a ideia seria injetar dinheiro nos cofres estaduais toda vez que a queda na arrecadação for superior a 5%.

Essa negociação tem o objetivo de diminuir as resistências ao projeto, principalmente no Senado, sempre mais sensível aos pleitos dos governadores. A votação na Câmara, prevista para esta terça-feira, 24, ficou para esta quarta-feira, 25.

As exigências dos líderes foram apresentadas em uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e enviadas posteriormente à equipe econômica, que ficou de dar uma resposta até esta quarta. Os deputados sugeriram também que haja, de alguma forma, uma "condição diferenciada" para Estados em recuperação fiscal.

A estratégia parece a reedição da Lei Kandir, que previa que a União compensasse os Estados pelo ICMS que deixou de ser arrecadado com a desoneração das exportações. 

O valor dos repasses sempre foi alvo de disputas, chegou a servir de moeda de troca pelo apoio dos governadores à reforma da Previdência, envolveu o Tribunal de Contas da União (TCU) e só foi resolvido depois de um acordo homologado no Supremo Tribunal Federal (STF).

A equipe do ministro Paulo Guedes, segundo fontes envolvidas nas negociações, deu aval para o gatilho que permite compensar os Estados pela eventual perda de arrecadação. 

O Ministério da Economia, contudo, de acordo com essas fontes, não acredita que haverá perda de receitas e só aceita se a compensação for temporária, por seis meses. O governo aposta que o projeto vai dinamizar a economia com o aumento do consumo que resultaria da diminuição no preço da conta de luz e dos combustíveis.

Etanol

Os líderes dos partidos da base governista e de legendas de centro querem ainda encontrar uma forma de proteger o mercado do etanol. O argumento é que, com a desoneração da gasolina, o etanol vai perder competitividade.

A iniciativa de fixar um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica e combustíveis faz parte de um "levante" do Congresso contra aumentos de preços e tem o apoio do governo, num momento em que o efeito da alta da inflação nas chances de reeleição de Jair Bolsonaro preocupa o comitê de campanha do presidente.

O texto define combustíveis e energia elétrica como produtos essenciais. A ideia inicial era incluir nessa classificação também transporte coletivo e comunicações, mas o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), autor da proposta, negocia a retirada desses itens para facilitar a aprovação. A proposta também foi debatida hoje numa reunião de Lira com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

"Ele falou que a medida estruturante é essa, as outras são pontuais", disse Forte sobre a fala de Sachsida na reunião. "Ele achou a ideia muito importante, muito interessante. Foi ele, inclusive, que estimulou a gente a cair em campo para votar", emendou.

LEIA TAMBÉM: Congresso conclui votação da MP que reformula legislação sobre aviação civil

Na semana passada, Sachsida já havia participado de uma reunião com Lira e parlamentares. Participantes do encontro ouvidos pelo Broadcast Político disseram que a conversa se deu em tom "amigável", mas o ministro foi cobrado a encontrar uma solução rápida para os aumentos nas tarifas de energia. Parlamentares sentiram falta de soluções "concretas", apesar das hipóteses apresentadas por Sachsida. Por isso, decidiram encampar a proposta do ICMS.

Em meio à preocupação de Bolsonaro, que vai disputar a reeleição em outubro, com o impacto da inflação em sua popularidade, a equipe econômica decidiu apoiar o projeto. Na última sexta-feira, 20, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para debater o limite ao ICMS. A proposta também tem o aval do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o principal interlocutor de Lira.

Fonte: Folha Vitória

 

ANTT realiza Encontro de Articulação Setorial sobre transporte rodoviário de cargas

Notícias 25 de maio de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta última quarta-feira (18/05), o Encontro de Articulação Setorial sobre Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), na sede da ANTT, em Brasília (DF), com a presença da NTC&Logística, da Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (Conftac), da Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI) e da FETRANSCOOP (OCB).

Entre os assuntos do encontro, a pauta prioritária foi sobre novas alterações da tabela de preço do piso mínimo de frete do transporte rodoviário de cargas, publicadas recentemente pela Medida Provisória n. 1.117/2022. O documento reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel, sempre que ocorre reajuste de preço do produto. 

“Precisamos garantir celeridade e segurança ao processo, por isso vamos manter o diálogo intersetorial neste momento importante”, explicou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

“Manteremos a questão dos reajustes na tabela de frete como agenda prioritária para o Minfra e a ANTT, com vistas a manter segurança jurídica e a agenda tributária em todo o processo”, comentou o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Felipe Queiroz.

A revalidação do Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) também foi lembrada como prioridade. “A previsão é que a revalidação entre em vigor no início de 2023. Para tanto, precisamos manter o diálogo com as associações e entidades do setor,” explicou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

Por fim, os representantes de entidades do setor presentes foram chamados a contribuir sobre questões de fiscalização do transporte de cargas. “Nosso papel não é somente fiscalizar, queremos incentivar boas práticas às transportadoras. Já somos 20 novos postos da ANTT espalhados pelo Brasil. Queremos chegar até os profissionais, ouvir quais são as dificuldades”, acrescentou Sampaio.

O encontro também contou com a participação de representantes do Ministério da Infraestrutura: o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz; e o coordenador-geral de Gestão e Transportes Rodoviários de Cargas, Daniel de Castro. Além de técnicos da ANTT: o superintendente do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc/ANTT), Cristiano Della Giustina; o gerente de Registro e Acompanhamento do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Gerar/Suroc), José Aires do Amaral; a gerente de Regulação do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Geret/Suroc), Claude Ribeiro; e o gerente de Processamento de Autos de Infração e Apoio às Jaris, da Superintendência de Fiscalização (Geaut/Sufis), André Buss.

Encontros de Articulação Setorial – As reuniões setoriais têm por objetivo a integração, harmonização de interesses e a transparência entre os agentes envolvidos, especialmente os que integram o “Tripé da Regulação”, como entidades governamentais, entes regulados e usuários. Dessa forma, consolida-se a demonstração de segurança jurídica nos atos regulatórios, o que atrai cada vez mais investidores para esse mercado.

Fonte: SETCESP

Segundo workshop de enfrentamento ao roubo e furto de cargas é promovido em Cuiabá

Notícias 24 de maio de 2022

Foi realizado, nessa terça-feira (24), em Cuiabá (MS), o 2º Workshop sobre Políticas de Enfrentamento ao Roubo e Furto de Cargas. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas em parceria com o Sistema CNT.

Com o objetivo de promover a integração e incentivar as ações de prevenção, fiscalização e repressão a esses crimes, o workshop reuniu representantes de órgãos da segurança pública, do transporte e da sociedade civil dos estados do Norte e Centro-Oeste.

Em 2021, foram registradas 18.382 casos ocorrências de roubo de cargas no Brasil, segundo dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Os prejuízos computados ao setor somam R$1,2 bilhão.

As discussões realizadas ao longo do dia contribuíram para dar um panorama do setor de transporte de carga e seus desafios, apresentando as dificuldades, propostas normativas, cultura de segurança (recrutamento) e investimentos em tecnologia. Além disso, foram debatidas a atuação da segurança pública nesse enfrentamento e a realidade dos estados.

Participaram do evento o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em Mato Grosso do Sul e da Fetramar, João Resende Filho, representando o presidente da CNT, Vander Costa; o consultor de segurança pública da CNT, Getúlio Bezerra; o presidente do Comitê Gestor e diretor de Operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), inspetor Djairlon Henrique Moura, além dos presidentes e representantes das seguintes entidades: NTC & Logística, Fetranorte, Fetramar, Fetramaz, Abtlp, Abtc, Fetrasul, Fenatac, Fenavega, Fenaval, Sindmat, Sindipesa e Fenaval.

Parceria

O evento faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a CNT, o SEST SENAT e o Ministério da Justiça para a execução de uma política nacional de segurança pública que contribua para o enfrentamento das graves manifestações do crime organizado e da criminalidade violenta que incidem sobre a atividade do transporte de cargas e de passageiros no país

O Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas é um órgão colegiado do Ministério da Justiça, composto por dez órgãos federais. Atualmente, ele é presidido pela PRF.

Fonte: CNT

Motoristas de transporte e entrega podem ser isentos de taxas de renovação da CNH

Notícias 24 de maio de 2022

Projeto de Lei apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) propõe a isenção das taxas referentes à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que trabalham no transporte de passageiros e mercadorias. Entram nessa lista entregadores de aplicativo, motoboys, mototaxistas, taxistas e motoristas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.

O projeto (PL 1.248/2022) menciona dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostram que atualmente há mais de 1,1 milhão de motoristas de aplicativo e 278 mil trabalhadores no setor de transporte de mercadorias no Brasil.

 “A importância dessas categorias ficou sobretudo evidenciada durante a pandemia de Covid-19, em que os brasileiros precisaram de entregas de mercadorias em casa e de transportes mais individualizados de passageiros. Durante o mesmo período pandêmico, estima-se que os preços dos combustíveis tenham aumentado cerca de 60% no Brasil”, explica o senador Randolfe.

O PL ainda prevê que os motoristas e motociclistas entregadores, que trabalhem por meio de aplicativo, terão direito ao benefício se os mesmos desempenharem a atividade profissional por período igual ou superior a 20 horas semanais, em média, nos seis meses que antecederam a renovação.

Fonte: SETCESP

Sefaz permite retirada on-line de certidão positiva para pessoas físicas

Notícias 24 de maio de 2022

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) passa a permitir a partir desta terça-feira (24), a retirada de certidões positivas com efeito de negativas de forma on-line, pelo site www.sefaz.es.gov.br. Até então, só empresas com Inscrição Estadual só podiam retirar essas certidões de maneira digital, ao acessarem a Agência Virtual, já as pessoas físicas deveriam se dirigir até as agências da Receita Estadual.

"Existem dois tipos de certidão que são muito importantes: as negativas de débito, que é quando a pessoa não tem nenhuma pendência com o Estado, e as positivas com efeito de negativa, que é quando a pessoa tem algum débito, mas sua exigibilidade está suspensa", explicou o subgerente de Atendimento ao Contribuinte, Saulo Oliveira.

"No caso da certidão negativa, qualquer cidadão pode retirar. Já a certidão positiva com efeito de negativa, por uma questão de segurança, só pode ser liberada após a autenticação do usuário. Essa identificação vai ser feita por meio do Acesso Cidadão, do Governo Estadual", acrescentou Oliveira.

Ainda de acordo com o subgerente, é comum as pessoas terem alguma dívida com o Estado e não saberem. "São dívidas de IPVA, custas processuais, entre outros fatores que, às vezes, a pessoa desconhece. Agora, com o novo sistema, se ela não conseguir tirar a certidão negativa, ou seja, se tiver alguma dívida, ela poderá consultar qual débito consta em aberto", destacou.

As alterações no sistema foram desenvolvidas pela Gerência de Tecnologia da Informação (Getec) da Secretaria da Fazenda. O analista de sistemas da Getec Rafael Tavares destacou que essa nova funcionalidade aproveitou uma base já existente, o que possibilitou a rápida entrega do serviço. "Em cerca de uma semana, conseguimos desenvolver o produto e entregá-lo a quem vai utilizar", disse.

Pablo Flores, supervisor da Gerência de Tecnologia da Informação do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), cedido à Sefaz, ressaltou que outras funcionalidades semelhantes poderão ser entregues à população. "Nós estamos trabalhando no desenvolvimento de um portal de serviços para as Pessoas Físicas. O objetivo é dinamizar os serviços e melhorar o atendimento aos contribuintes", salientou.

Como fazer?

O primeiro passo é localizar o link "Certidões", na tela inicial do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O link está na parte de "Serviços".

Fonte: SEFAZ

Preços dos combustíveis e o frete receberão atenção especial no XXI Seminário Brasileiro do TRC em Brasília

Notícias 23 de maio de 2022

A atuação dos grupos especializados no transporte nacional adquire notoriedade devido aos acontecimentos recentes na economia, no direito e no mercado de trabalho.  Para analisar o efeito que essas mudanças têm no transporte de cargas, a Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados organizará, com apoio da NTC&Logística, o XXI Seminário Brasileiro do TRC em Brasília, no dia 1 de junho, das 9 às 17h.

O presidente da Comissão, o Deputado Federal Hildo Rocha, está na lista de convidados para falar nas sessões de abertura e nos painéis que haverão no dia.

As mesas serão divididas em duas ocasiões distintas, uma seguida da outra. Em ambas, haverá análises e diagnósticos sobre o transporte e o impacto dos combustíveis.

De acordo com o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “O último reajuste no preço dos combustíveis, aumentou ainda mais as despesas das transportadoras. Sempre enfatizamos a importância delas repassarem o custo para os seus clientes, entretanto, agora, mais do que nunca, isso é obrigatório, pois, caso contrário, elas não terão como honrar com os seus compromissos. O Seminário Brasileiro é o momento, no ano, que temos para lembrar e alertar o setor dessas medidas, e a edição deste ano não teria como deixar de levar à mesa a situação dos combustíveis e da defasagem do frete”.

O Seminário Brasileiro do TRC é realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e, desde a sua primeira edição, tem o suporte da NTC&Logística. Além de ser uma ocasião especial na agenda do transporte de cargas, o Seminário também é uma oportunidade de reunir lideranças públicas, autoridades governamentais, empresários e acadêmicos para encontrar formas de resolver problemas nacionais.

Faça já a sua inscrição clicando aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/xxi-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

9h – 10h – SOLENIDADE DE ABERTURA

Deputado ARTHUR LIRA – Presidente da Câmara dos Deputados.

Deputado HILDO ROCHA – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Deputado GONZAGA PATRIOTA – Membro da Comissão de Viação e Transportes e Autor do requerimento para realização do evento

Sr. JOSÉ CARLOS OLIVEIRA – Ministro do Trabalho e Previdência

Sr. MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO – Ministro da Infraestrutura

Sr. GUILHERME THEO SAMPAIO – Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Sr. VANDER FRANCISCO COSTA – Presidente da Confederação Nacional do Transporte – CNT

Sr. DIUMAR BUENO – Presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos – CNTA

Sr. FRANCISCO PELUCIO – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

10h às 12h30 – PRIMEIRO PAINEL – TANQUES DE COMBUSTÍVEL SUPLEMENTAR EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE – ASPECTOS JURÍDICOS E TÉCNICOS:

Presidente da Mesa:

Deputado HILDO ROCHA – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Moderador:

Deputado HUGO LEAL – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Palestrantes Convidados:

Dr. NARCISO FIGUEIRÔA JUNIOR – Assessor Jurídico da NTC & Logística

Dr. TIAGO GIACOMELLI POLLETTO – Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho

Sr. LUIZ CARLOS MORAES – Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA

Sr. JOÃO MARTINS DA SILVA JÚNIOR – Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

Debatedores Convidados:

Deputado CELSO MALDANER – Autor do PL nº 1.949/2021, que propõe alteração no inciso II do art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT para não caracterização de tanque suplementar nas atividades periculosas.

Sr. PAULO VICENTE CALEFFI – Presidente da Câmara Interamericana de Transportes – CIT (virtual)

12h30 às 14h – HORÁRIO LIVRE PARA ALMOÇO

14h às 16h – SEGUNDO PAINEL – POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS E O IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Presidente da Mesa:

Deputado HILDO ROCHA – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Moderador:

Deputado VANDERLEI MACRIS – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

Palestrantes Convidados:

Sr. JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO – Presidente da PETROBRAS

Sr. PAULO MIRANDA SOARES – Presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes – FECOMBUSTÍVEIS

Dr. MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Juridico da NTC&LOGÍSTICA

Debatedores Convidados:

Sr. VANDER COSTA – Presidente da Confederação Nacional do Transporte – CNT

Sr. DIUMAR BUENO – Presidente da Confederação Nacional do Transportador Autônomo – CNTA

16h as 17h – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

O XXI Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas é uma realização da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados com apoio da NTC&Logística e da Fenatac e apoio institucional da CNT e da CNTA.

Faça já a sua inscrição clicando aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/xxi-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Fonte: Fonte: NTC&Logística

 

Articulação Setorial junto a ANTT

Notícias 20 de maio de 2022

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na última quarta-feira (18), o Encontro de Articulação Setorial sobre Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), na sede da ANTT, em Brasília (DF), com a presença da NTC&Logística, da Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (Conftac), da Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI) e da FETRANSCOOP (OCB).

Entre os assuntos do encontro, a pauta prioritária foi sobre novas alterações da tabela de preço do piso mínimo de frete do transporte rodoviário de cargas, publicadas recentemente pela Medida Provisória n. 1.117/2022. O documento reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel, sempre que ocorre reajuste de preço do produto.

“Precisamos garantir celeridade e segurança ao processo, por isso vamos manter o diálogo intersetorial neste momento importante”, explicou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

“Manteremos a questão dos reajustes na tabela de frete como agenda prioritária para o Minfra e a ANTT, com vistas a manter segurança jurídica e a agenda tributária em todo o processo”, comentou o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Felipe Queiroz.

A revalidação do Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) também foi lembrada como prioridade. “A previsão é que a revalidação entre em vigor no início de 2023. Para tanto, precisamos manter o diálogo com as associações e entidades do setor,” explicou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

Por fim, os representantes de entidades do setor presentes foram chamados a contribuir sobre questões de fiscalização do transporte de cargas. “Nosso papel não é somente fiscalizar, queremos incentivar boas práticas às transportadoras. Já somos 20 novos postos da ANTT espalhados pelo Brasil. Queremos chegar até os profissionais, ouvir quais são as dificuldades”, acrescentou Sampaio.

O encontro também contou com a participação de representantes do Ministério da Infraestrutura: o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz; e o coordenador-geral de Gestão e Transportes Rodoviários de Cargas, Daniel de Castro. Além de técnicos da ANTT: o superintendente do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc/ANTT), Cristiano Della Giustina; o gerente de Registro e Acompanhamento do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Gerar/Suroc), José Aires do Amaral; a gerente de Regulação do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Geret/Suroc), Claude Ribeiro; e o gerente de Processamento de Autos de Infração e Apoio às Jaris, da Superintendência de Fiscalização (Geaut/Sufis), André Buss.

Encontros de Articulação Setorial – As reuniões setoriais têm por objetivo a integração, harmonização de interesses e a transparência entre os agentes envolvidos, especialmente os que integram o “Tripé da Regulação”, como entidades governamentais, entes regulados e usuários. Dessa forma, consolida-se a demonstração de segurança jurídica nos atos regulatórios, o que atrai cada vez mais investidores para esse mercado.

Fonte: Fonte: ANTT

 

Governo restringe créditos de PIS e Cofins sobre diesel

Notícias 20 de maio de 2022

O governo editou nesta quarta-feira (18) uma medida provisória que desfaz a concessão de crédito tributário a empresas que comprem combustível para uso próprio em 2022. A MP 1.118/2022 retira da lei que desonerou tributos na compra de combustíveis (Lei Complementar 192, de 2022) a possibilidade de aferição de créditos tributários na aquisição de diesel, biodiesel, gás de cozinha e querosene de aviação.

Segundo nota da Secretaria-Geral da Presidência da República, a medida “explicita os benefícios aplicáveis a produtores e revendedores dos produtos referidos” — a isenção na cobrança de PIS e Cofins.

De acordo com o texto, a MP “não causa impacto fiscal”, pois a redação original da lei havia provocado “insegurança jurídica”, o que inibiu as empresas de buscarem crédito tributário.

Para o governo, a medida “consolida e esclarece a legislação” sobre o assunto. A Presidência da República alega que as vendas efetuadas com alíquota zero garantem a manutenção de créditos vinculados a essas operações apenas pelos vendedores.

Fonte: Fonte: Agência Senado

Para acessar a Medida Provisória, Clique aqui!

Jornada excessiva está entre as principais causas de acidentes com motoristas

Notícias 20 de maio de 2022

Ministério Público do Trabalho, realizou o seminário: “Transporte Rodoviário Socialmente Responsável” o evento tem o objetivo de difundir boas práticas que possam reduzir os acidentes nas viagens rodoviárias, a exploração de motoristas profissionais e a concorrência desleal na categoria.

O excesso de jornada de trabalho é uma das principais causas de acidentes com transportes de cargas nas estradas. Segundo especialistas, do ponto de vista dos riscos inerentes ao trabalho, a duração da jornada adequada é fundamental. Em um levantamento realizado pelo SOS Estradas foram analisadas 363 colisões fatais entre automóvel e caminhão, nas quais morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 de automóveis.

De acordo com o estudo, a causa dos acidentes tem origem num sistema de exploração, que, muitas vezes, é análogo ao trabalho escravo com poucas horas de sono diárias, o que leva muitos ao uso de drogas para suportar a longa jornada de trabalho. Estimativa do SOS Estradas indica que, entre 2016 e 2021, com a exigência do exame toxicológico de larga janela, mais de 3,5 milhões de condutores profissionais desapareceram do mercado. O indício do elevado índice do uso de drogas é a chamada “positividade escondida”.

Ainda segundo o estudo do SOS Estradas, o uso de substâncias psicoativas e outras exigências absurdas no transporte criam as condições ideais para a concorrência desleal prejudicando os profissionais que não aceitam trabalhar em condições desumanas, assim como as transportadoras e embarcadores (donos da carga) que respeitam a legislação. Vale destacar que jornadas de trabalho excessiva e descanso inadequado dos motoristas são apontados entre os principais fatores contribuintes para acidentes.

Fiscalização

Segundo o diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal, Djairlon Henrique Moura, dezembro e fevereiro são os períodos que ocorrem mais acidentes com mortes. E chama atenção para a maior fiscalização desses meses. A partir de 2010, a Polícia Rodoviária Federal adotou diversas iniciativas para a segurança viária. Um dos destaques é a Rodovida, iniciativa que se tornou um programa do governo federal.

As ações adotadas pela PRF foram fundamentais na queda efetiva de mortes em acidentes de trânsito em rodovias federais. Além disso, a iniciativa privada e as entidades da sociedade civil organizada podem contribuir para garantir que o transporte seja mais seguro e que haja uma efetiva redução de autuações de infrações decorrentes da má conduta dos motoristas e demais atores do universo do transporte de carga.

Maio Amarelo

Outra campanha divulgada por Djairlon Henrique Moura é o Maio Amarelo. O movimento tem o objetivo principal de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e nas ruas, sendo a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o principal responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.

Jornadas excessivas

Felipe Ricardo da Costa Freitas, superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte de Cargas e Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reforça que um dos principais motivos para os acidentes nas estradas é a jornada de trabalho ininterrupta do motorista.

A pesquisa mostra que, em 15% dos acidentes com caminhões nas rodovias federais, os motoristas estavam dirigindo por mais de quatro horas. Outra pesquisa, feita pela Pancary Logística, mostra que o motorista típico dorme menos de três horas por dia.

Ele também alerta para as condições dos caminhões e ônibus usados por profissionais. “Muitos veículos se encontram em condições precárias, com o pneu careca, sem cintos de segurança e outros problemas.”

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 25% dos acidentes de trânsito em rodovias ocorrem por veículos de transporte de carga ocasionando 15% dos óbitos e 7% de casos de invalidez permanente.

O vice-coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, Luciano Lima Leivas, explica que os principais fatores de risco de acidentes de trânsito e de trabalho, segundo informações do DNIT, são a organização do trabalho, forma de remuneração, longa duração de trabalho e segurança pública.

De acordo com a lei 13.103, a jornada diária do motorista é de oito horas, podendo ser prorrogada por mais duas ou quatro horas em caso de acordo coletivo.

“Por que a organização do trabalho leva aquele motorista ao cansaço? Culpabilizar apenas o motorista pelo acidente é equivocado, precisa-se pensar de forma mais ampla. Pensar nos fatores da organização do trabalho que levaram aquele motorista a uma situação extrema está muito imbricado com a causa do acidente. Principalmente a remuneração por produção leva o motorista a longas viagens exclusivamente o motorista autônomo”, afirma Luciano Leivas.

“São números assustadores que mostram o grau de exploração dos profissionais da estrada e a falta de cuidado dos demais condutores quando estão trafegando onde tem caminhões. Existem os sinistros por fadiga e abuso dos caminhoneiros, mas muitas ocorrências são fruto da imperícia e imprudência dos motoristas de veículos leves. Entretanto, tudo começa numa concorrência desleal que leva inclusive ao uso de drogas”, explica Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.

Uso de drogas

Renato Dias, presidente da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), explica que a exigência do exame toxicológico em larga escala é essencial para a detecção de drogas consumidas por motoristas de caminhão e ônibus.

Uma pesquisa realizada pelo projeto Comandos de Saúde nas Rodovias em São Paulo, feita em um período de oito anos, revelou que 7,8% dos motoristas de caminhão no Brasil fazem o uso de drogas ilícitas —anfetamina, cocaína e maconha. Realizada com a participação de 4.110 caminhoneiros, indicou que, entre 2009 e 2016, a substância predominante foi a cocaína (3,6%), seguida da anfetamina (3,4%) e da maconha (1,6%).

A Lei 13.103/2015, conhecida como a “Lei do Caminhoneiro”, trouxe a obrigatoriedade da realização do exame toxicológico para os motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.

Fonte: Fonte: Correio Braziliense/ NTC&Logística

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