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Curso de Cargos e Salários: motivação para profissional, crescimento para a empresa
Notícias 14 de abril de 2022
Qualificação é a palavra do ano do Transcares. E só não vai se aprimorar e se desenvolver ainda mais em suas atividades quem não quiser. Um dos destaques deste mês de abril foi um treinamento detalhado sobre o Plano de Cargos e Salários, realizado nos dias 5, 7 e 8 de abril sob a coordenação de Fernanda Anchieta, sócia da empresa F2 Consultoria e Gestão e parceira de longa data do sindicato.
Os objetivos do curso foram alinhar entre os participantes o conhecimento sobre a descrição dos cargos; entender de que forma se escreve as descrições de cargos em diversos níveis hierárquicos; conhecer metodologia de cargos e salários; e elaborar grid de pontuação, avaliação dos cargos e construir tabela salarial. E a boa notícia no pós-treinamento veio num feedback a própria Fernanda. Segundo ela, ele foi extremamente rico de troca de experiências e insights do que se faz necessário para criar mecanismos de progressão salarial dos colaboradores e na retenção de talentos.
“Precisamos sempre assumir o desafio de colocar a área de gestão de pessoas dentro da estratégia da empresa. Espero ter contribuído na formação de pessoas que apoiam os gestores na tomada de decisão e na construção da trilha de carreira dentro das suas organizações”, disse Fernanda.
A Analista de Recursos Humanos do Transcares, Drielly Reis chama a atenção para a relevância do assunto tratado, uma vez que Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada pelas empresas que oferece uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para si própria. “E quando bem implementado, ele melhora a motivação dos colaboradores, otimiza os subsistemas do RH e contribui, e muito, com o desenvolvimento do negócio”, destaca.
Quem foi assina embaixo das palavras de Drielly. “O curso foi excelente!
Aprendemos uma metodologia prática para avaliação de cargos baseada em um interessante sistema de pontuação. Assim, é possível parametrizar os cargos de determinada empresa de acordo com sua importância, suas funções e habilidades, fazendo com que a determinação do salário de cada cargo se torne mais fácil, precisa e justa. Aprendemos sobre uma excelente ferramenta, tanto para determinar novos cargos e salários para contratação, quanto para reorganização de cargos e salários que já fazem parte da gestão”, elogiou o gestor financeiro da LBT Transportes, Lucas Costa Teixeira.
Quer saber mais sobre nossa agenda de cursos? Acesse https://www.transcares.com.br/eventos
Restrição de tráfego de veículos pesados em Minas Gerais – Semana Santa
Notícias 12 de abril de 2022
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL EM MINAS GERAIS
SEÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
PORTARIA GAB-MG/SPRF-MG/PRF Nº 170, DE 7 DE ABRIL DE 2022
Dispõe sobre as restrições impostas ao tráfego de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito e suas alterações, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito - AET ou Autorização Específica - AE, em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2022.
O SUPERINTENDENTE da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria n.º 224, de 5 de dezembro de 2018, do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Segurança Pública, publicada no D.O.U. em 6 de dezembro de 2018, e pela Portaria nº 1.284, de 22 de outubro de 2021, do SecretárioExecutivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no D.O.U. em 26 de outubro de 2021;
CONSIDERANDO o que determina os artigos 1°, 2°, 20 e § 1º do artigo 269, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como as Resoluções Contran nº 701/17, nº 735/18, nº 812/21 e nº 882/21 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Resolução DNIT nº 01/21.
CONSIDERANDO o teor do Parecer nº 340/2012/CEP/CONJUR-MJ/CGU/AGU, bem como o disposto nos Processos Sei!/PRF 08650.015497/2019-36, 08650.011897/2018- 91, 08650.003563/2017-63 e 08650.000274/2011-17;
CONSIDERANDO a Lei nº 12.619, de 30 de abril de 2012, que regula a jornada de trabalho e assegura ao motorista profissional intervalo de repouso diário de 11 (onze) horas a cada 24 (vinte e quatro) horas;
CONSIDERANDO como sendo projeto institucional de governo as metas de redução dos índices de mortos por grupo de veículos e dos índices de mortos por grupo de habitantes para cada um dos Estados da Federação e para o Distrito Federal, de que trata a Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) em consonância com a resolução Contran nº 740/2018;
CONSIDERANDO a delegação contida no art. 2º da Portaria DIOP/PRF nº 74, de 28 de fevereiro de 2022 (Sei! 39658474);
CONSIDERANDO o aumento significativo do fluxo de veículos de passageiros durante os feriados e festas nacionais e regionais nas rodovias e estradas federais e que compete à Polícia Rodoviária Federal executar ações de prevenção de acidentes de trânsito estabelecendo, inclusive, horários de circulação para veículos especiais, resolve:
Art. 1º - Proibir, na forma do Anexo à presente Portaria, no âmbito da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, o trânsito de Veículos ou Combinações de Veículos, passíveis ou não de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:
Largura máxima:
2,60 metros;
Altura máxima:
4,40 metros;
Comprimento total de 19,80 metros;
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 57 toneladas.
- 1º - A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).
- 2º - A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples. Art. 2º - O descumprimento desta Portaria constitui infração de trânsito (Código 574-61), prevista no artigo 187, inciso I, da Lei nº 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro.
Parágrafo único - O veículo autuado estará liberado para circulação quando do término do horário da restrição.
Art. 4º - Os casos omissos serão dirimidos pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, com subsídios fáticos e técnicos dos Chefes de Delegacias PRF.
Art. 6º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
BRUNO SCHNEIDER RASLAN
ANEXO I
PORTARIA GAB-MG/SPRF-MG/PRF Nº 170, DE 7 DE ABRIL DE 2022
Fonte: in.gov.br
Comissão de Transporte Internacional da NTC&Logística realiza reunião junto com representantes da ANTT
Notícias 11 de abril de 2022
Com a participação dos Senhores Noboru Ofugi e Marcos Antonio das Neves da ANTT, os membros da Comissão de Transporte Internacional (COMTRIN), liderados pelo vice-presidente para assuntos internacionais, Danilo Guedes se reuniram na subsede da NTC&Logística em São Paulo para tratar dos seguintes assuntos: 1) Relação bilateral com a Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai; 2) Protocolos sanitários; 3) Multas ANTT; 4) Evoluções tecnológicas; 5) Concessão / renovação – Mercovia; 6) Reunião técnica preparatória da reunião ordinária do SGT nº 5 “Transporte”, entre outros temas pertinentes ao setor.
Dos temas apresentados, o destaque foi o problema de exigência dos exames de PCR referente a pandemia COVID-19 que continuam trazendo custos e morosidade nas fronteiras internacionais. Entretanto, as informações trazidas pelos representantes da ANTT foi que neste mês de abril deve haver um consenso para que haja uma regra única em todos os países do Mercosul, inclusive com flexibilização nas exigências, o que a NTC&Logística irá acompanhar.
Também tem preocupado o setor a operação padrão dos funcionários da Receita Federal do Brasil na liberação das cargas nas fronteiras, principalmente quando as mesmas vão para o canal vermelho, onde ficam dias paradas aguardando a liberação dos fiscais. A entidade já vem cobrando uma posição das autoridades, mas a ideia é somar esforços com a ABTI e buscar outros meios de pressionar o Ministério da Economia para dar uma solução ao problema, pois não é justo o TRC ser vítima de problemas internos do órgão público.
Na sequência se analisou a renovação da concessão da Mercovia, que tudo indica que foi prorrogada, já que o governo Argentino quer estatizá-la. Os presentes também registraram que é importante acompanhar a renovação da licença da Multilog, para deixar claro no edital que o pagamento de taxa e outros emolumentos são custos do importador e exportador, que é o real usuário do armazém, e não do transportador.
Outras importantes questões foram debatidas, e dali se retirou um plano de trabalho da Comissão.
Por fim, o Sr. Noboru Ofugi informou que está de saída da ANTT após 40 anos de trabalho. Agradeceu o apoio de todos e se colocou à disposição. Os membros da COMTRIN registraram as enormes contribuições que o mesmo fez para o setor de transporte internacional de cargas.
NTC&Logística divulga homenageados da Medalha de Mérito do Transporte NTC – 2022
Notícias 11 de abril de 2022
A Medalha de Mérito do Transporte NTC homenageia pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela atuação no setor de transporte rodoviário de cargas. Os agraciados são indicados pelo Conselho da NTC&Logística, formado por ex-presidentes da entidade, presidentes das Federações, membros efetivos e membros suplentes, e os nomes são aprovados pela diretoria.
Seguindo a tradição dos últimos anos, a cerimônia de entrega da condecoração será realizada após o Seminário Brasileiro do TRC, ainda sem data para acontecer. A entidade espera a nomeação do responsável da Comissão Viação e Transporte para que seja marcada a data dos eventos de Brasília.
Confira os agraciados de 2022

“Mais um ano e teremos a oportunidade de agradecer em nome da nossa diretoria e associados, os agraciados de 2022 por toda a sua contribuição, consideração e respeito à NTC e a classe transportadora”, destacou o presidente da NTC, Francisco Pelucio.
Fonte: NTC&Logística
Medalha
Sobram vagas para motoristas no Transporte Rodoviário de Cargas
Notícias 11 de abril de 2022
Cerca de 45% das empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) que responderam à Pesquisa CNT Perfil Empresarial têm vagas disponíveis para motoristas. A maior parte delas (60,4%) concentra-se em empresas de grande porte, com mais de cem empregados. Os dados estão no levantamento inédito divulgado pela Confederação Nacional do Transporte, na quinta-feira (07/04).
Dentre as empresas que responderam à CNT, o maior número de oportunidades para motoristas está naquelas que têm sede em Santa Catarina (17,4%), seguido das que estão em São Paulo e Minas Gerais, ambas com 14,5% das vagas disponíveis. Em patamar próximo estão as empresas localizadas no Paraná (14,0%) e no Rio Grande do Sul (10,1%).
Profissionais com pouco tempo de experiência no TRC é outro fator que leva à dificuldade de recolocação, segundo responderam 46,1% das empresas no levantamento. A segunda maior adversidade, identificada por 31,5% delas, é encontrar profissionais qualificados e com treinamento direcionado ao setor rodoviário de cargas.
A atividade com maior carência no mercado é de motoristas – 65,1% dos empresários do TRC citaram não encontrar com facilidade esse profissional. Dentre as empresas que participaram do levantamento, 19,2% acrescentaram ao problema a falta de mecânicos e 15,1%, a carência de gestores operacionais.
Entre os benefícios ofertados pelos transportadores do TRC aos trabalhadores, destaca-se o plano de saúde ou odontológico. O serviço é disponibilizado para todos os funcionários em 63,4% das empresas que participaram do levantamento.
Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. A Confederação disponibilizará, de forma inédita e exclusiva aos empresários que responderam à Pesquisa, um painel personalizado. Na prática, cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, o que permite verificar a sua posição em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.
Acesse aqui o Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC
Fonte: CNT
Pesquisa inédita da CNT retrata o transporte rodoviário de cargas no Brasil
Notícias 08 de abril de 2022
O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é um segmento dinâmico e de elevada capilaridade que tem sobrevivido, bravamente, às intempéries das atuais crises econômica e sanitária e contribuído para o desenvolvimento do país. O panorama está apresentado na primeira Pesquisa CNT Perfil Empresarial, lançada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta quinta-feria, 07. O levantamento retrata as características da gestão, na qual a tradição e a experiência no negócio são dois dos principais destaques. Um trabalho que só foi possível devido à dedicação dos empresários para responder à Confederação.
“O protagonismo desta Pesquisa é dos empresários do transporte participantes do nosso levantamento. Eles têm papel fundamental na visibilidade do setor. Com os resultados, podemos mostrar a contribuição do transporte rodoviário de cargas para o crescimento pleno e sustentável do Brasil. É nosso dever, como representantes, identificar os entraves enfrentados pelos transportadores e por seus negócios e construir soluções”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.
Dentre as empresas que responderam à Pesquisa, predominam as com larga experiência no setor (59,3% têm mais de 20 anos) e sob gestão familiar (79,3% delas). Já o preço do diesel foi apontado por 82,3% dos entrevistados como o item de maior dificuldade para quem opera no TRC. Outros aspectos indicados como impactantes para o segmento são a elevada carga tributária – mencionada por 56,5% –, seguida da dificuldade que 40,1% dos entrevistados disseram ter para reajustar o valor do frete.
Um dos destaques das empresas que responderam à Pesquisa é a atenção dedicada pelo transportador rodoviário às questões ambientais. Em seu conjunto, 59,6% dos entrevistados implementam algum tipo de ação ambiental em suas operações. Dentre as medidas de sustentabilidade adotadas destacam-se o monitoramento de uso de combustível (39,0%); de emissões de gases na atmosfera (30,6%); de geração de resíduos (30,2%); e de uso de energia elétrica (26,5%).
Fazem parte das informações da Pesquisa CNT Perfil Empresarial colhidas pela CNT as características das empresas, perfil de mão de obra e quantidade e tipo de frota. Foram apurados junto aos transportadores, ainda, os aspectos de custos operacionais e de gestão empresarial, além de fatores como registro de sinistros e situação financeira. Um material inédito que faz parte de uma série que a Confederação está desenvolvendo para ouvir os transportadores dos diferentes modais e identificar o perfil das empresas do setor.
Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. A partir da base de dados, a Confederação pode trabalhar em indicadores para monitorar o desempenho do segmento, além de aprimorar a reivindicação do setor por infraestrutura de qualidade e na formulação de políticas governamentais mais adequadas. A amostra contou com 464 entrevistas validadas, dentre as empresas que responderam o levantamento da Confederação.
Exclusivamente para os empresários que responderam à Pesquisa, a Confederação disponibilizará um painel personalizado. Na prática, cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, o que permite verificar a sua posição em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.
Acesse aqui o Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC
Fonte: CNT
Roubo de mercadorias está entre as maiores preocupações do Transporte Rodoviário de Cargas
Notícias 08 de abril de 2022
O roubo de mercadorias aflige 62,5% dos transportadores rodoviários de cargas (TRC) entrevistados na Pesquisa CNT Perfil Empresarial. A dura realidade faz parte dos relatos dos empresários que responderam ao levantamento divulgado na quinta-feira (07/04), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). As regiões Sul e Sudeste foram apontadas como aquelas com o maior número de ocorrências.
A partir dessa base de dados, a Confederação pode trabalhar em indicadores para monitorar o desempenho do segmento e contribuir na elaboração de estudos e pesquisas, além de aprimorar a reivindicação do setor de investimentos em infraestrutura e políticas governamentais.
“O elevado número de ocorrências de roubo de cargas expõe o transportador a uma situação de risco. O prejuízo decorrente tende a encarecer o serviço oferecido e o preço final dos produtos transportados, onerando, em última instância, o consumidor”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.
Além destes entraves que oneram o transportador, o empresário identificou outros itens de grande relevância em relação a seus custos operacionais: a maioria (81,5%) atribuiu ao combustível o maior impacto no gasto das empresas, seguido da mão de obra (11,2% dos entrevistados). O preço do diesel foi citado por 82,3% dos respondentes como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor. No que diz respeito a sinistros, 47,0% dos empresários afirmaram que seus veículos se envolveram em algum acidente nos últimos 12 meses.
Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. Exclusivamente aos empresários que responderam à Pesquisa, a Confederação disponibilizará um painel personalizado no qual cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, permitindo, assim, verificar o seu posicionamento em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.
Acesse aqui o Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC
Fonte: CNT
Paradas de descanso nas rodovias federais garantem segurança aos caminhoneiros, diz Sampaio
Notícias 08 de abril de 2022
Prevista nos atuais contratos de concessões rodoviárias, a obrigatoriedade de instalar pontos de parada e descanso (PPDs) nas estradas federais é uma das melhorias viabilizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, aos caminhoneiros do país. Esta é a avaliação do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, feita o evento de lançamento do BB Antecipa Frete, realizado nesta quinta-feira (7) pelo Banco do Brasil.
A implantação dos PPD traz benefícios não só para os profissionais, mas também para os estabelecimentos e à sociedade. Entre as vantagens destacam-se: diminuição dos acidentes por falhas humanas devido ao cansaço; redução de roubos e furtos; desestímulo às práticas de prostituição e uso de drogas; e estímulo à modernização dos estabelecimentos.
“Esse é o Brasil que dá certo. O caminhoneiro precisa mais do que um asfalto de qualidade, ele precisa de qualidade de vida, de pontos com paradas de descanso que as concessões atuais estão vindo com essa melhoria para garantir segurança à categoria”, destacou o ministro Marcelo Sampaio. Atualmente, existem 102 PPDS certificados nas rodovias brasileiras, sendo 69 em rodovias públicas e 33 em rodovias concedidas.
Fonte: SETCESP
Máscaras liberadas no ES: veja regras para ônibus, escolas, igrejas e comércio
Notícias 07 de abril de 2022
O uso de máscaras deixou de ser obrigatório no Espírito Santo desde esta quarta-feira (06), quando um anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande. Nesta quinta-feira (07), uma publicação no Diário Oficial do Estado revoga todas as portarias que exigiam uso de máscaras e passaporte vacinal.
Além disso, uma nova portaria manteve a obrigatoriedade do uso das máscaras em duas situações:
I) unidades assistenciais de saúde;
II) Instituições de Longa Permanência para Idosos.
Durante o pronunciamento, Casagrande retirou a própria máscara ao falar sobre o fim da obrigatoriedade. No entanto, após dois anos usando a proteção contra o coronavírus, muitos se perguntam se a medida vale para todos os estabelecimentos, escolas, supermercados, igrejas e ônibus.
Na coletiva, o chefe do Executivo estadual afirmou que, na prática, não é mais obrigatório o uso do acessório no transporte público, em escolas, igrejas e também em grandes eventos — como o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória, marcado para começar nesta quinta-feira, no Sambão do Povo.
Nos shoppings do estado, a nova orientação já está sendo seguida e pessoas já estão podendo ingressar nos centros comerciais sem o equipamento de segurança, segundo o coordenador estadual da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Raphael Brotto, que também é diretor-geral do Shopping Vitória.
"A gente esperava que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas, de certa forma, fomos pegos de surpresa hoje à tarde com esse anúncio. Então cada shopping está tratando da sua forma sobre a liberação do uso de máscara. No Shopping Vitória, assim que saiu o anúncio do governador, eu já determinei que não precisava mais exigir que o cliente usasse máscara".
Além das máscaras, também deixa de ser obrigatória a apresentação do passaporte vacinal para acessar estabelecimentos como lojas, shoppings e restaurantes.
Casagrande explicou que a decisão foi tomada a partir da diminuição do número de casos, internações e de mortes. Até o momento, abril registra um óbito por covid. Os números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indicam que há 27 leitos ocupados por pacientes com covid.
Março teve 8.600 casos confirmados de covid-19
Os casos da doença que, em março chegaram a 8.600, estão em 273 até o momento. Além disso, a taxa de transmissão está em 0,2 (para cada 100 pessoas, duas são positivas para a doença), sendo a menor desde março.
"Com base nisso, estamos, a partir deste momento, mudando a forma de gestão da pandemia. Nós não teremos mais, a partir de hoje, o uso da matriz de risco. A pandemia continua. Só a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode tirar essa classificação. Agora mudamos o modelo de gestão. A pandemia será cuidada e gerenciada como um outro assunto da área de saúde pública do Espírito Santo, sem as medidas qualificadas. Nesse novo momento, não precisaremos usar máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscaras", reforçou.
Máscaras continuam recomendadas para idosos
O governador enfatizou que, mesmo com o fim da obrigatoriedade, as máscaras continuam recomendadas para algumas pessoas em casos especiais. Ele citou os profissionais da Saúde, idosos acima de 60 anos e também quem tem sintomas gripais.
"Pessoas com sintomas, usem máscaras. Isso pra nós é um passo importante. Também é bom considerar que, tudo aquilo que fizemos, conseguimos salvar muitas vidas".
A obrigação de usar máscara foi publicada em Diário Oficial em 8 de maio de 2020.
Fonte: Folha Vitória
Mantenedor Transcares: ArcelorMittal conquista a certificação em Sustentabilidade e se torna a pioneira a receber esse reconhecimento nas Américas
Notícias 07 de abril de 2022
A ArcelorMittal Tubarão é a primeira planta industrial nas Américas a obter a certificação de Sustentabilidade das suas operações pelos padrões da ResponsibleSteel™, uma organização mundial referência para a produção de aço de maneira responsável. Antes de receber o reconhecimento, a unidade, que é a maior usina do Grupo ArcelorMittal no Brasil, situada no município capixaba da Serra, passou por um rigoroso procedimento de auditoria.
A auditoria foi realizada pela consultoria independente DNV Brasil. O processo consistiu no levantamento de informações aprofundadas sobre as práticas sustentáveis e trabalho de campo para recolher evidências com visita à planta industrial e entrevistas com stakeholders.
Segundo o CEO da ArcelorMittal Aços Planos da América do Sul, Jorge Oliveira, a unidade se preparou com antecedência para atender ao nível de detalhamento dos auditores e ao que a norma exige. “Além da ArcelorMittal ser parte integrante das discussões para a criação da norma padrão do ResponsibleSteel™, iniciamos o processo em Tubarão com uma avaliação preliminar há três anos e, a partir daí, ocorreu a adequação de toda a documentação e evidências internas para atender aos requisitos da norma”, revela o executivo. A ArcelorMittal Tubarão tornou-se, assim, a primeira planta industrial a recebê-la nas Américas e pioneira entre as unidades do Grupo ArcelorMittal fora da Europa.
De acordo com o executivo, a ResponsibleSteel™ é a primeira norma padrão instituída no mundo para destacar práticas líderes em ESG na produção do aço. “Essa certificação atesta aos nossos stakeholders que produzimos aço com sustentabilidade e responsabilidade, em todas as suas etapas. Ela ratifica a nossa constante busca por um processo mais sustentável, do fornecimento das matérias-primas à venda das soluções para os nossos clientes”, diz.
Para ele, este é um momento importante, com o setor do aço retomando seu ritmo de produção e crescimento pré-pandemia, depois de ter atuado de forma sustentável e colaborativa no enfrentamento à Covid-19, seja com proteção intensiva da saúde e segurança dos seus empregados e parceiros seja com inúmeras ações sociais em apoio, principalmente, ao setor público de saúde. “Obter essa certificação, especialmente neste momento, demonstra a preocupação da ArcelorMittal em promover seu crescimento de forma planejada e responsável, sempre respeitando questões como direitos humanos, ambientais, trabalhistas, comunidades locais, segurança a colaboradores e parceiros, dentre outros”, afirmou.
Para conquistar a certificação, a ArcelorMittal Tubarão atendeu a rígidos padrões de sustentabilidade previstos no ResponsibleSteel™, que prevê 12 princípios ambientais, sociais e de governança visando ao atendimento de altos padrões de sustentabilidade na produção e consumo. São princípios que estabelecem metas de sustentabilidade com relação à disponibilidade de recursos hídricos, saúde e segurança, demandas de stakeholders, direitos humanos e trabalhistas e redução de emissões de gases de efeito estufa, dentre outros.
Na avaliação do Gerente Geral de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança da ArcelorMittal Tubarão, Rodrigo de Oliveira Gama, a certificação coroa um trabalho realizado há anos pela empresa, que sempre teve foco na sustentabilidade e respeito às pessoas. “Não foi algo feito para conquistar a certificação, foi o reconhecimento de um trabalho feito com responsabilidade e muita ética”, afirmou.
Gama lembra que a empresa tem como um dos seus principais focos a adoção de práticas que visem assegurar a segurança, a saúde e o bem-estar dos seus empregados e parceiros, assim como a construção de um ambiente de trabalho diverso, inclusivo, de excelência e que promova a transparência nas relações e o desenvolvimento das pessoas. “E essa é uma atenção de extrema importância entre os requisitos estabelecidos na certificação ResponsibleSteel™”, destacou.
O CEO da ArcelorMittal Aços Planos da América do Sul, Jorge Oliveira, finaliza afirmando que é um orgulho para a empresa celebrar esse importante marco. “O aço tem papel fundamental no desenvolvimento social e econômico, e sua produção precisa evoluir, compreendendo e atendendo as mudanças na sociedade e as demandas ambientais. A nossa busca é constante por um processo mais sustentável, desde o fornecimento de matérias-primas até a venda das soluções. Com a certificação, queremos que nossos clientes da indústria e a sociedade tenham certeza de que o nosso aço é produzido com responsabilidade em todas as suas etapas”, explica.
ResponsibleSteel™
O ResponsibleSteel™ foi lançado em 2015 no intuito de estabelecer padrões globais de desempenho em sustentabilidade e promover a certificação de empresas da cadeia do aço por meio de uma rede de organismos de certificação independentes. A iniciativa inovadora envolve mais de 40 membros e associados, compostos por companhias da cadeia do aço e organizações da sociedade civil de todo o mundo.
Seu papel é aprimorar o fornecimento, a produção, o uso e a reciclagem responsáveis de aço por meio do desenvolvimento de padrões e certificações. A ArcelorMittal tem desempenhado função fundamental no estabelecimento desse modelo e está representada no Conselho de Administração.
Fonte: Folha Vitória
Atenção, motoristas! Começa hoje o vencimento do IPVA para veículos pequenos
Notícias 07 de abril de 2022
Começa nesta quinta-feira (07), o vencimento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos de pequeno porte: automóveis, caminhonetes, utilitários e ciclomotores. Neste primeiro dia, devem ser pagos o IPVA dos veículos com a placa terminada com o número 1.
O pagamento pode ser feito em cota única ou dividido em quatro parcelas. Tanto a cota única quanto a primeira parcela vencem no mesmo dia. Na sexta-feira (08), o vencimento será para os veículos com placa terminada com o número 2 e assim, sucessivamente, até o dia 27 de abril, quando tem vencimento o IPVA dos veículos com placas terminadas em zero (clique AQUI para ver o calendário completo).
"O vencimento do IPVA começou em março para os veículos grandes: caminhões, ônibus e micro-ônibus, mas a maior parte da frota capixaba é composta por veículos pequenos, dessa forma, é importante relembrar as datas de vencimento do IPVA para os proprietários", disse o auditor fiscal e gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Thiago Venâncio, lembrando que as datas e formas de pagamento do IPVA estão sendo divulgados nos sites do Governo do Estado e na imprensa capixaba desde o fim do ano passado.
Os boletos para o pagamento do imposto estão disponíveis desde o início do ano. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran). Porém, não é preciso imprimir para que o pagamento seja realizado.
Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos do IPVA e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.
Desconto
Os motoristas que fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão 15% de desconto, um percentual três vezes maior do que geralmente era aplicado. Além disso, no Espírito Santo, a alíquota do IPVA é a menor da região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários
Também é importante destacar que veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do imposto, não sendo necessário requerimento por parte do proprietário, ou seja, o sistema concede automaticamente a isenção e, consequentemente, não gera o débito.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br
Governo do Estado apresenta Inscrição Estadual para microempreendedores individuais
Notícias 07 de abril de 2022
A Inscrição Estadual passa a valer para o Microempreendedor Individual (MEI). O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta segunda-feira (04), durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Agora, os MEIs já podem pedir suas Inscrições Estaduais e emitir notas fiscais eletrônicas, que possibilitam a venda de produtos para outros estados, participação em licitações e vendas para e-commerce (comércio eletrônico) e grandes empresas.
"Esse é mais um passo dado na nossa política de apoio ao empreendedorismo no Espírito Santo. No passado era mais difícil empreender. Hoje existem mais formas de crédito e com menos burocracia. Nós transformamos a Aderes [Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo] em um instrumento especializado ao microempreendedor e artesãos, além de estruturamos essa área", afirmou o governador.
Casagrande lembrou que, muitas vezes, a renda gerada pelo MEI não é visível pelos indicadores econômicos, contudo, o trabalho do Governo do Estado de apoio à classe vem para mudar essa realidade. "No Espírito Santo, estamos fazendo um nível de apoio a esses microempreendedores que acaba não sendo mensurado pelos indicadores. Tínhamos algumas questões tecnológicas para serem resolvidas, mas fizemos um investimento na Secretaria da Fazenda (Sefaz) para termos mais controle e a possibilidade de dar ainda mais suporte aos MEIs do nosso Estado", pontuou.
"Nós observamos que quando essa possibilidade de Inscrição Estadual para MEIs foi aberta em outros Estados, havia um número importante de fraudes. Aqui no Estado, nós estamos fazendo essa entrega, mas com muita responsabilidade e segurança para identificar eventuais utilizações incorretas dessa ferramenta que é tão importante para os microempreendedores", declarou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, lembrando ainda do trabalho dos auditores fiscais da Receita Estadual que atuaram para desenvolver as malhas fiscais que vão permitir acompanhar o trabalho dos MEIs.
Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, esse foi um evento marcante para Microempreendedores Individuais. "Agora o MEI poderá trabalhar de uma forma mais confortável e equilibrada com o mercado, pois mesmo tendo sua formalização, ele era impedido de exercer suas atividades em algumas áreas, um exemplo dessa desvantagem é na compra pública, pois era forçado a se transformar numa microempresa antes da sua maturidade. É por conta disso, que a gente sempre viu essa possibilidade de o MEI ter uma Inscrição Estadual como uma grande oportunidade de crescimento", comemorou.
A alteração na legislação está detalhada no Decreto nº 5.108-R, publicado no último dia 22 de março, no Diário Oficial do Estado. O auditor fiscal e gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Thiago Venâncio, destacou que os MEIs interessados em realizar a inscrição estadual podem fazer a solicitação pelo Simplifica-ES, clicando na opção "Inscrição no Estado".
A liberação da Inscrição Estadual será voltada para MEIs que tenham atividade econômica no comércio, indústria ou transporte. Ao fazer a solicitação pelo Simplifica-ES, o sistema vai identificar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do empreendedor e, automaticamente, validar ou recusar o pedido.
Para o coordenador do Comitê Gestor da RedeSim (Cogesim), Paulo Meneguelli, foi dado mais um passo rumo à desburocratização do ambiente de negócios capixaba por meio do sistema Simplifica-ES. Como toda mudança pode gerar dúvidas, os servidores da Sefaz e da Aderes estarão de prontidão para auxiliar os empreendedores que quiserem solicitar a inscrição estadual.
A vice-governadora Jacqueline Moraes, que atuou por muitos anos como camelô no Centro de Vitória, também saudou a iniciativa. "Esse é um pedido antigo dos empreendedores, pois a falta da desse documento nos restringia e encontrávamos dificuldades para fazer vendas. Agradeço o nosso governador pela sensibilidade na defesa desse tema. Com o atendimento dessa demanda, o Governo olha para a sociedade como um todo e tira muitos trabalhadores da informalidade", disse.
Ainda durante o evento, o Governo do Estado, por meio da Aderes, realizou entregas que vão beneficiar os pequenos negócios no Estado. Ao todo, a ação soma cerca de R$ 2 milhões, com a aquisição de 300 barracas para comercialização; 62 kits de escritório, contendo mesa, cadeira, computador e impressora; um kit costura, contendo 5 máquinas retas e 5 máquinas overloques, além de três veículos e uma empilhadeira.
Também estiverem presentes os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Ricardo Pessanha (Inovação e Desenvolvimento), Mário Louzada (Agricultura), Cynthia Grillo (Assistência Social) e Fernando Rocha (Turismo); os prefeitos Cleudenir José de Carvalho Neto, o Ninho (Dores do Rio Preto), Antônio Coimbra de Almeida, o Cuíca (São José do Calçado), Josafá Storch (Laranja da Terra), Wanzete Kruger (Domingos Martins) e Gilmar de Souza Borges, o Gil (Fundão); os deputados estaduais Raquel Lessa, Luciano Machado, Coronel Alexandre Quintino, Bruno Lamas, Marcos Mansur e Dary Pagung; além do superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.
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