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Imposto de Renda: declaração pré-preenchida é liberada. Veja como fazer!
Notícias 15 de maro de 2022
A partir desta terça-feira (15), os contribuintes com certificado digital ou com login nível prata ou ouro no Portal Gov.br recebem a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.
Por meio da ferramenta, o cidadão tem acesso a um formulário com informações recolhidas pelo Fisco, podendo apenas confirmar os dados e enviar a declaração.
Disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), a ferramenta foi ampliada. Até o ano passado, a declaração pré-preenchida só estava disponível a quem tem certificação digital (espécie de assinatura eletrônica vendida no mercado).
A partir de 2022, o recurso foi ampliado a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, categorias com maior nível de segurança.
Leia também: Veja como enviar perguntas para o tira-dúvidas sobre o Imposto de Renda 2022 no Folha Vitória
Nesse tipo de declaração, o contribuinte recebe, no portal e-CAC, informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais obtidas por declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita.
Cabe ao cidadão confirmar os dados ou alterar, incluir ou excluir informações necessárias, como deduções adicionais que não constavam do formulário pré-preenchido.
Quem não tiver certificação digital deverá entrar no e-CAC com o login da conta Gov.br (nível prata ou ouro).
Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. Confira aqui como aumentar o nível de segurança.
Quem acessar o portal único com certificado digital tem a conta automaticamente migrada para o nível ouro. Essa categoria tem maior segurança de dados e garante acesso irrestrito aos serviços públicos digitais.
Como fazer a declaração pré-preenchida
A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas da Receita Federal: no programa gerador da declaração, no aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis e no e-CAC.
Para quem optar por usar o programa gerador, a opção "Iniciar declaração a partir da pré-preenchida" aparecerá na tela de abertura.
Ao clicar no botão, o programa gerador abrirá a página do e-CAC. O contribuinte deverá digitar o CPF e a senha do login da conta Gov.br. Após esse procedimento, deve voltar para o programa gerador e concluir a importação da declaração pré-preenchida.
Mudanças
No fim de fevereiro, o centro virtual de atendimento da Receita Federal (e-CAC) elevou o nível de segurança para acessar a plataforma por meio do login Gov.br. Usuários do tipo bronze deixaram de ter acesso à ferramenta.
No início de março, a Receita liberou uma série de serviços do Imposto de Renda para quem tem conta no portal único do governo federal. No entanto, a declaração pré-preenchida só está disponível a partir desta terça-feira (15).
Leia também: Abono salarial: veja quem recebe o benefício nesta terça-feira
Segundo a Receita Federal, os novos serviços reduzirão a necessidade de o cidadão ir a um posto do órgão para buscar dados de declarações de anos anteriores.
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 começou no último dia 7 e vai até as 23h59min59s de 29 de abril.
Neste ano, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de documentos. Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
FONTE: Agência Brasil/Folha Vitória
Ministério da Justiça questiona Petrobras sobre alta dos combustíveis
Notícias 14 de maro de 2022
O Ministério da Justiça pediu à Petrobras esclarecimentos sobre o recente aumento de 18,8% nos preços da gasolina e de 24,9% do diesel. A notificação foi feita ontem (10). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao ministério, foi a responsável pela notificação.
Aumentos no preço dos combustíveis já haviam motivado questionamentos do ministério à estatal em outubro, mas. na ocasião, a Petrobras não ofereceu os esclarecimentos necessários.
A empresa deveria prestar informações para compreensão da dinâmica dos mercados de combustíveis, de modo a serem feitas sugestões para seu aperfeiçoamento com a perspectiva da proteção e defesa do consumidor.
Refinaria privada na Bahia
A Senacon também notificou a Acelen, empresa privada responsável pela Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia. A Acelen tem prazo de dez dias para responder como o dólar e as variações do preço do barril de petróleo no mercado internacional influenciam no valor dos combustíveis.
O Ministério da Justiça levou em consideração as recentes notícias sobre a elevação de preços de combustíveis produzidos pela Petrobras. A informação era que os combustíveis estariam custando 6,4% a mais do que o vendido pela Petrobras, elevando assim, o preço nas bombas.
Fonte: Agência Brasil
Ministério da Justiça
Caminhoneiros: categoria está dividida entre paralisação e aumento no preço do frete, diz liderança
Notícias 14 de maro de 2022
A ideia de uma possível paralisação dos caminhoneiros por causa do aumento do preço dos combustíveis, decretado na semana passada pela Petrobras, ainda divide a categoria.
O caminhoneiro autônomo Wanderlei Loureira Alves, o "Dedeco", disse em nota ao Broadcast Agro que "as divergências são muitas entre caminhoneiros e lideranças que são a favor de parar e os que são a favor de aumentar os fretes para suprir o aumento (dos combustíveis)".
Diante da cisão, o caminhoneiro autônomo afirma que "não vai se envolver" mais. Ele também critica caminhoneiros autônomos que continuam defendendo o governo de Jair Bolsonaro e recomenda às empresas de transporte comprarem mais caminhões "e não cederem às pressões dos autônomos, já que eles defendem tanto este governo".
Outra fonte do setor confirma que a categoria, de fato, "está muito polarizada".
Bússola de navegação: Transcares começa o ano revisitando seu Planejamento Estratégico
Notícias 11 de maro de 2022
Nos próximos meses, o Transcares vai ganhar sua nova “bússola de navegação”. Em seu primeiro mês de gestão à frente do sindicato, o presidente Luiz Alberto Teixeira pediu a adequação ao Planejamento Estratégico da entidade, cuja última atualização compreendeu o período de 2018 a 2020. Teixeira justificou a necessidade do estudo porque além da necessidade natural de rever os objetivos, estratégias e planos de ação da entidade de tempos em tempos, teve o fator pandemia, que mudou o mundo, exigindo um novo olhar ainda mais apurado do segmento, dos associados, dos parceiros, da economia, do mercado e do ambiente de negócios.
“Quero deixar marcas positivas na gestão. Desejo aumentar o número de associados e gerar mais aproximação com eles e com os mantenedores, pretendo dar mais visibilidade ao Projeto de Responsabilidade Social, oferecer treinamentos e palestras mais atrativos, buscar novos parceiros. E entendo o Planejamento Estratégico como fundamental para nos ajudar no caminho para chegar a tudo isso”, argumenta o presidente.
A atualização do Planejamento Estratégico 2022-2025 está sob responsabilidade do economista Paulo Roberto Simões, da Consumeta, que já iniciou as reuniões internas com a equipe. Nos dias 21 e 24 de fevereiro foram realizados os dois primeiros encontros, para o dia 11 de março está marcado um terceiro e em 24 de março acontecerá um workshop com diretores das empresas.
Já no seu primeiro encontro com a equipe interna, Simões, que é parceiro do Transcares há cerca de 15 anos, deixou um importante recado. “Precisamos olhar para o Planejamento Estratégico não como um documento, mas como um instrumento de direção, ele não existe para ser feito e ficar guardado na gaveta, e si para nortear nossas ações, ações estas que precisam ser alcançadas”.
E na avaliação de Simões, a vontade de Teixeira é um ponto positivo para o projeto, de fato, acontecer. “Uma direção engajada com o Planejamento Estratégico tem um norte a ser seguido, e vai, sobretudo, monitorar se está conseguindo alcançar os planos traçados e quais as possíveis correções de rumo precisam ser feitas”, conclui.
Diante do novo reajuste do diesel, repasse emergencial no preço dos fretes, já!
Notícias 11 de maro de 2022
Os transportadores foram pegos de surpresa nesta quinta-feira, 10 de março, com uma notícia nada positiva: ao anúncio da Petrobras reajustando em 24,9% o valor no diesel. A expectativa no setor era de que o fim da pandemia da Covid 19 traria mais estabilidade aos preços. No entanto, não contávamos com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem provocando elevação do preço do barril de petróleo nunca vista, com graves reflexos no diesel.
O cenário que se desenha diante de nós é desafiador. Em primeiro lugar porque o diesel é um dos maiores custos nos insumos da atividade de transporte, chegando a média de 35% para uma transportadora e podendo chegar a 50%. E em segundo porque o aumento chega num momento em que a grande maioria dos transportadores ainda está negociando com clientes o repasse dos quase 50% de aumento que aconteceram ao longo de 2021.
E qual a solução que vemos para enfrentar este momento?
Existe, neste momento, a necessidade de um repasse emergencial no preço dos fretes!
No mês passado, em sua primeira edição do ano, o Conet (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), da NTC&Logística, já havia constatado a necessidade da recomposição do preço do frete em razão dos aumentos dos insumos do transporte. Na ocasião, foram apurados os índices a serem aplicados no serviço de cargas fracionadas (18,58%) e na carga lotação (27,65%).
Mas isso foi antes do reajuste desta quinta. Portanto, quando falamos de repasse emergencial falamos de um adicional de 8,74% nos preços do frete sobre a recomposição já consensada no Conet.
Transportador, o diesel já sofreu aumento de 49,6% somente neste ano de 2022! A rentabilidade do setor de transportes, que está próxima de zero, não suporta mais nenhuma alta de custo ou redução de produtividade. Nós não temos condições de pagar esta conta sozinhos. Ou seja, o repasse desse reajuste é uma questão de sobrevivência!
O TRANSCARES continua em alerta e acompanhando de perto a evolução dos acontecimentos mais recentes para apoiar e orientar as empresas do segmento do transporte rodoviário de cargas e logística.
Luiz Alberto Teixeira
Como a tecnologia 5G impactará nossa logística nos próximos anos
Notícias 10 de maro de 2022
Foi dada a largada para mais uma corrida.
Com a realização dos leilões de privatização do 5G no ano passado, o Brasil assumiu o protagonismo na América Latina para a implantação da nova tecnologia. Em 2022 a internet ultrarrápida começa a ser implantada nas capitais do País, com maior capacidade de processamento, maior velocidade, menor tempo de resposta e uma infinidade de possibilidades e novos casos de uso. Assistiremos nos próximos anos a uma nova onda de transformações em diversos setores da sociedade, ainda sem uma dimensão exata dos impactos na vida das pessoas.
Neste artigo vamos fixar nosso olhar nas melhorias que o 5G trará para um importante segmento da cadeia de abastecimento, a logística, sobre a qual existe muita expectativa por aumento de produtividade e qualidade nas operações e nos serviços prestados.
Onde a logística melhora com o 5G
Muito além das aplicações em telefonia móvel, o 5G permitirá a massificação das aplicações da tecnologia IoT (Internet das Coisas). Milhares de dispositivos robotizados poderão executar tarefas repetitivas e tomar decisões simples nas rotinas operacionais e do nosso dia a dia.
Na última década, a média de dispositivos conectados por habitante no mundo evoluiu de 1,84 para 6,58 dispositivos/habitante. Hoje existem mais de 50 bilhões de dispositivos conectados pela internet. Isto é incrível!

Centros de Distribuição
Os robôs entrarão em cena cada vez mais.
Atualmente os Centros de Distribuição utilizam a tecnologia de access points para distribuir o wi-fi pelos armazéns e conectar dispositivos como leitores óticos, sensores de temperatura, câmeras, etc. Existem diversas limitações de cobertura destes sinais, lentidão e problemas de conexão que atrapalham o uso eficiente de uma grande quantidade de dispositivos.
Com o 5G este problema deixa de existir. O 5G substituirá o wi-fi nos Centros de Distribuição. Sem necessidade de cabos, as áreas de coberturas dos sinais serão ampliadas, proporcionando maior alcance, maior agilidade nas leituras de picking de mercadorias, maior acuracidade das informações, leitura de sensores em tempo real e atuações instantâneas sobre robôs, devido à baixa latência (tempo de resposta) da nova tecnologia.
Quem saberá onde está cada item dentro do armazém serão as máquinas e seus sistemas.
Os investimentos aumentarão substancialmente em robôs móveis autônomos (AMR–Autonomous Mobile Robots) comandados pelo 5G, colocando a automação em outro patamar nos Centros de Distribuição. Inúmeras tarefas serão realizadas sem necessidade de operadores e com maior qualidade e segurança dentro das instalações.
Nos próximos anos veremos o nascimento de uma nova geração de Centros de Distribuição, nos quais a aplicação de redes privadas de 5G aumentará ainda mais a disponibilidade para tráfego de dados ligados à automação.
Todas as atividades de transporte interno e armazenamento de mercadorias passarão para sistemas de movimentação autônomos avançados, resultando em operações mais ágeis e precisas. Os tempos para atendimento de pedidos e os custos logístico serão cada vez menores.
Operações de fulfillment do e-commerce serão muito beneficiadas pelas novas práticas possíveis com a tecnologia 5G, abrindo margens para maior produtividade, menos falhas na separação, maior segurança e entregas mais dinâmicas. Certamente os consumidores finais agradecerão.
Transportes
Uma parte importante dos acordos do leilão do 5G realizado é a melhoria da conectividade nas estradas brasileiras. É previsto que, por meio das negociações, 36 mil km de rodovias receberão sinal de internet 4G.
Como principais melhorias desta conectividade, podemos citar:
- Rastreabilidade interativa com motoristas (coleta dados, trata e devolve rápido);
- Piloto automático mais seguro (híbrido com motorista);
- Video Analytics para prevenção de acidentes;
- Monitoramento de avariação de veículos;
- Roteirização com Inteligência Artificial (IA) para evitar engarrafamentos;
- Otimização do abastecimento dos veículos, considerando preços e distâncias percorridas;
- Estacionamento autônomo em docas de armazéns nas localidades com 5G.
- Ainda devemos considerar que o 5G vai acelerar o conceito de cidades inteligentes, nas quais melhorias na eficiência do transporte urbano e gerenciamento do trânsito passarão por processos revolucionários, por exemplo, por meio de semáforos inteligentes, proporcionando o melhor fluidez urbana e melhorias nos níveis de serviço para o “last mile“, viabilizando cada vez mais o “in the same day delivery“.
Concluindo, estamos muito perto de observar mais uma grande onda de transformação tecnológica que exigirá esforços de adaptação dos negócios e das empresas.
Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.
FONTE: Setcesp
Petrobras aumentará preço da gasolina em 18,7% e do diesel em 24,9%
Notícias 10 de maro de 2022
Após quase dois meses com os preços congelados, e em meio a pressões para não trazer a volatilidade do mercado externo para o Brasil, a Petrobras anunciou que vai aumentar a gasolina em 18,7%; o diesel, em 24,9%; e o gás de cozinha em 16%, reduzindo assim a defasagem da estatal em relação ao mercado internacional, que já beirava os 50%.
"Após 57 dias, a Petrobras fará ajustes nos preços de gasolina e diesel. E, após 152 dias, a Petrobras ajustará preços de GLP", informou a empresa em nota.
A partir da sexta-feira, 11, o preço médio de venda da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro.
Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,37, em média, para R$ 2,81 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,54 por litro.
Para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 10% de biodiesel e 90% de diesel A para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 3,25, em média, para R$ 4,06 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,81 por litro.
Para o GLP, a partir da sexta, o preço médio de venda para as distribuidoras, passará de R$ 3,86 para R$ 4,48 por kg, equivalente a R$ 58,21 por 13kg, refletindo reajuste médio de R$ 0,62 por kg.
"Esse movimento da Petrobras vai no mesmo sentido de outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda", disse a empresa em nota, referindo-se aos aumentos promovidos este ano pela Acelen, controladora da refinaria de Mataripe, na Bahia, única refinaria vendida pela Petrobras até o momento, e que estão 27% acima do preço da estatal.
A Petrobras informou ainda, que apesar da disparada dos preços do petróleo e seus derivados em todo o mundo, nas últimas semanas, como decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, decidiu não repassar a volatilidade do mercado de imediato, realizando um monitoramento diário dos preços de petróleo.
"Após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento", explicou a companhia.
Fonte: Folha Vitória
Transporte se destaca como importante setor para a recuperação econômica do país
Notícias 10 de maro de 2022
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança, neste mês de março, a publicação do Radar CNT do Transporte – Caged. Trata-se de um balanço realizado pela Confederação da situação do emprego no setor de 2021, comparado a 2020. A análise de dados traz também a evolução do volume de serviços e o reflexo do desempenho das atividades econômicas no mesmo período.
No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, foram gerados um total de 79.796 empregos no transporte, contra -60.747 postos de trabalho perdidos em 2020 – considerando, na comparação, o número de admissões, desligamentos e saldo do emprego no transporte.
O volume de serviços de transporte apresentou recuperação na comparação com 2020, conforme demonstra a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (PMS). Na variação acumulada em 2021, o transporte cresceu 15,1%, percentual acima dos 10,9% dos serviços em geral.
Sendo assim, como o transporte representa um serviço-chave para o país, a continuidade do seu desempenho pode contribuir para a recuperação da economia. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que, após uma recuperação gradual dos impactos da COVID-19, o nível de crescimento da atividade econômica tem sido tímido.
Os resultados mostram a importância do transporte no desenvolvimento econômico do país. O setor pode fazer a diferença, graças ao seu papel essencial na movimentação de pessoas, produtos e cargas. Nesse sentido, o Radar CNT do Transporte – Caged funciona como um termômetro do panorama e da situação de ocupações no setor.
Acesse o Radar CNT do Transporte
Fonte: CNT
Disciplinamento do afastamento da empregara gestante Disciplinamento do afastamento da empregara gestante
Notícias 10 de maro de 2022
LEI Nº 14.311, DE 9 DE MARÇO DE 2022Altera a Lei nº 14.151, de 12 de maio de 2021, para disciplinar o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, não imunizada contra o coronavírus SARS-Cov-2 das atividades de trabalho presencial quando a atividade laboral por ela exercida for incompatível com a sua realização emseu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, nos termos em que especifica.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei altera a Lei nº 14.151, de 12 de maio de 2021, para disciplinar o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, não imunizada contra o coronavírus SARS-Cov-2 das atividades de trabalho presencial quando a atividade laboral por ela exercida for incompatível com a sua realização em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.
Art. 2º O art. 1º da Lei nº 14.151, de 12 de maio de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus SARS-CoV-2, a empregada gestante que ainda não tenha sido totalmente imunizada contra o referido agente infeccioso, de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde e pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial.
§ 1º A empregada gestante afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição do empregador para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, sem prejuízo de sua remuneração.
§ 2º Para o fim de compatibilizar as atividades desenvolvidas pela empregada gestante na forma do § 1º deste artigo, o empregador poderá, respeitadas as competências para o desempenho do trabalho e as condições pessoais da gestante para o seu exercício, alterar as funções por ela exercidas, sem prejuízo de sua remuneração integral e assegurada a retomada da função anteriormente exercida, quando retornar ao trabalho presencial.
§ 3º Salvo se o empregador optar por manter o exercício das suas atividades nos termos do § 1º deste artigo, a empregada gestante deverá retornar à atividade presencial nas seguintes hipóteses:
I - após o encerramento do estado de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus SARS-CoV-2;
II - após sua vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2, a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização;
III - mediante o exercício de legítima opção individual pela não vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 que lhe tiver sido disponibilizada, conforme o calendário divulgado pela autoridade de saúde e mediante o termo de responsabilidade de que trata o § 6º deste artigo;
IV - (VETADO).
§ 4º (VETADO).
§ 5º (VETADO).
§ 6º Na hipótese de que trata o inciso III do § 3º deste artigo, a empregada gestante deveráassinar termo de responsabilidade e de livre consentimento para exercício do trabalhopresencial, comprometendo-se a cumprir todas as medidas preventivas adotadas pelo empregador.
§ 7º O exercício da opção a que se refere o inciso III do § 3º deste artigo é uma expressão do direito fundamental da liberdade de autodeterminação individual, e não poderá ser imposta à gestante que fizer a escolha pela não vacinação qualquer restrição de direitos em razão dela." (NR)Art. 3º (VETADO).
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 9 de março de 2022; 201º da Independência e 134º da República.
JAIR MESSIAS BOLSONARO Paulo Guedes
Casa cheia, conversa e Prato da Boa Lembrança no primeiro Almoço Executivo do ano
Notícias 10 de maro de 2022
O Transcares deu o pontapé inicial aos Almoços Executivos 2022 ano nesta quarta-feira, 9 de março. Diferente de anos anteriores, desta vez não houve palestra. Ainda assim, a casa estava cheia, para alegria do presidente Luiz Alberto Teixeira. Além de diretores, marcaram presença os ex-presidentes do Transcares e da Fetransportes, Marcos Furtunato e Jerson Picoli, respectivamente, Wilson Richa e Alex Santos, diretor e gerente da Comprocard, empresa mantenedora do sindicato, o economista Paulo Roberto Simões, da Consumeta, que está responsável pela revisão do Planejamento Estratégico da entidade, dentre outros.
Os diretores que participaram desta primeira edição do ano foram o vice-presidente José Geraldo Valadão, Fernando Favalessa, Hudson Cordeiro, Lauro Machado, Marco Zon, Sidney Boff, Wesley Loose Proescholdt e Leandro Teixeira.
Como de costume, o almoço foi pensado para ser um momento de interação entre empresários, transportadores, mantenedores e parceiros. E Teixeira aproveitou a ocasião para dar um palpite sobre o ano. “Estou confiante que 2022 será bom, as expectativas são muito boas!”
Prato da Boa Lembrança
Teixeira fez a entrega dos Pratos da Boa Lembrança a alguns convidados: ex-presidente Marcus Furtunato, os diretores Dellano, Fernando, Hudson, Lauro, Leandro, Marco Zon, Sidney e Wesley. Paulo Simões, o empresário de cargas Odival Rocon, e os representantes da Avalia Capital, Júlio Gomes e Arthur Junqueira. A chef Regina Pereira da Silva Souza, do buffet Reginellis, responsável pelo almoço, também ganhou o presente. Nesta edição, a imagem escolhida para estampar o prato foi a Catedral de Vitória.
Você sabe como surgiu o Prato da Boa Lembrança?
Com a proposta de representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi fundada há 20 anos em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, pelo chef Danio Braga. Inspirado por costumes que trouxe da Itália, seu país natal, o chef resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança do restaurante após uma boa refeição. No caso, um prato de cerâmica em louça de alta qualidade com um desenho alegre exclusivo, pintado à mão e com cores vibrantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa Transcares
Transporte rodoviário de cargas exige atenção redobrada em dias de chuva
Notícias 09 de maro de 2022
Sebrae: mulheres lideram 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil
Notícias 09 de maro de 2022
Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano passado, depois de sofrer retração a partir dos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
O estudo, realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostrou que após recuar para um total de 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado no último trimestre de 2019, antes da pandemia.
Apesar dessa evolução, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%) ainda está abaixo da melhor marca histórica, registrada no 4º trimestre de 2019, quando elas representavam 34,8% do total.
O estudo do Sebrae indica ainda que a participação feminina entre os donos de negócios empregadores também continua abaixo do período pré-crise. No final de 2019, havia 1,3 milhão de donas de empresas que contratavam empregados, o que representava 13,6% do total das donas de negócio. Já no final do ano passado, esse número havia recuado para 1,1 milhão (11,4% do universo).
Os dados mostram que 50% das proprietárias de negócios de estão no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção. Em relação aos homens, 35% dos donos de negócios se concentram no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção.
Ainda segundo a pesquisa, aumentou a proporção de mulheres que são chefes de domicílio. Em 2019, elas eram 47% e no último trimestre de 2021 as empreendedoras chefes de domicílio representaram 49% do total.
Por outro lado, diminuiu a participação das mulheres negras à frente dos negócios. Enquanto no último trimestre de 2019, antes da pandemia, elas eram 50,3% das donas de negócio, no último trimestre do ano passado, elas passaram a responder por 48,5%. Já as mulheres brancas passaram de 48,4% das donas de negócio para 49,9%.
O Sebrae mostra que a escolaridade das mulheres que estão empreendendo aumentou e que a diferença do número de mulheres com pelo menos o nível médio aumentou em relação aos homens entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021.
No quarto trimestre do ano passado, 68% das empreendedoras tinham pelo menos o ensino médio. Entre os homens, essa proporção era de 54%. A variação no período foi de 11 pontos percentuais entre as mulheres e 4 pontos entre os homens.
A pesquisa mostrou crescimento da participação feminina nos setores de informação/comunicação e educação/saúde. Entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período do ano passado, a presença das empreendedoras cresceu 3 pontos percentuais e 4 pontos, respectivamente.
Fonte: Agência Brasil
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