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Medidas de restrição nas fronteiras vêm sendo acompanhadas pela NTC&Logística

Notícias 27 de maio de 2021

A entidade tem participado e acompanhado da maioria dos eventos junto às entidades coirmãs internacionais, bem como junto aos governos dos países vizinhos, neste caso através das autoridades brasileiras (ANTT e Ministério das Relações Exteriores), buscando uma solução para o grave problema referente às restrições que estão sendo impostas para a circulação de veículos de cargas junto às nossas fronteiras internacionais.

Entre os meses de abril e maio passados temos observados várias medidas de restrições ao tráfego de veículos de cargas internacionais, em especial na região do Mercosul, com destaque para a Argentina e Chile, bem como nos demais países que fazem fronteira com o Brasil.

Embora seja justificável tais restrições, do ponto de vista da saúde pública, tais medidas feitas de forma abrupta, de inopino, sem prévio aviso e sem uma programação articulada com todos os países que compõem a região de fronteira, têm trazido enormes dissabores operacionais, prejuízos financeiros e problemas sociais graves junto ao corpo de colaboradores das transportadoras. Pois muitos motoristas ficam retidos nas fronteiras, com pouco apoio de infraestrutura dos poderes públicos internacionais constituídos, e por períodos de quarentenas nem sempre programados, em que pese todos os esforços, com envio e recursos, que as transportadoras de todos os países vêm fazendo para mitigar esses problemas.

A NTC&Logística vem trabalhando junto às autoridades brasileiras e internacionais para priorizar a vacinação de todos os motoristas profissionais, bem como se articulado com todas as entidades internacionais, principalmente com o “Consejo Empresarial Del Transporte de Cargas Por Carretera Del Mercosur- Bolivia – Chile, visando uma harmonização normativa e de requisitos sanitários para que todos os países que componham este Conselho possam se organizar e diminuir os impactos impostos pelas restrições.

Nessa Linha, o vice-presidente para assuntos internacionais da NTC&Logística, Sr. Danilo Guedes, assinou ofício datado do dia 14 de maio do corrente ano endereçado à Presidência temporária exercida pela Argentina, solicitando uma reunião com a brevidade necessária do Subgrupo 5 de “Transporte” do Mercosul, em face dos problemas acima comentados que vêm ocorrendo nas fronteiras.

Em resumo, o citado ofício, pede uma maior quantidade de encontros entre os seus membros para encaminhar soluções com a rapidez necessária, para evitar dissabores como os que já vêm ocorrendo; disciplinamento de procedimento para teste da COVID-19; regras para cumprimento de quarentena e/ou liberação dos motoristas infectados, mas não na condição desta volta ser como “turistas / passageiros”; e regras para àqueles motoristas que já foram vacinados em seus países.

Também foi solicitado que os representantes das entidades signatárias do citado ofício, possam participar da reunião da ALADI – Associação Latino Americana de Desenvolvimento e Integração, como é praxe desde o nascimento da ATIT – Acordo de Transporte Internacional Terrestre, que ocorreu no dia 18 de maio do corrente ano, onde a NTC esteve presente nas pessoas do Sr. Danilo Guedes e Dr. Adauto Bentivegna Filho, assessor para o transporte internacional de cargas, defendendo as posições preconizadas no citado ofício do “Consejo Empresarial Del Transporte de Cargas Por Carretera Del Mercosur – Bolívia – Chile”.

A posição do governo federal, neste encontro (ANTT) foi a de apostar na estratégia de aplicar testes gratuitos de covid-19 em caminhoneiros e no convencimento de países vizinhos em padronizar os protocolos sanitários na fronteira para garantir fluxo de exportação pelo modal rodoviário. A agência classifica a estratégia de convencimento como uma “tarefa árdua”, ao levar em consideração que é preciso construir consenso entre os sete países.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os países membros da Atit apresentaram suas posições sobre a proposta brasileira. Em nota, o Itamaraty informou que o Brasil sugeriu, em 6 de maio, diretrizes sobre as “exigências sanitárias de tripulantes do transporte internacional de cargas por via rodoviária no contexto da pandemia do novo coronavírus”.

O jornal “O Valor” informou que representantes do Itamaraty informaram que “há tratativas em curso” com os governos do Acre, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como com autoridades municipais dos principais pontos de passagem fronteiriços com o Peru e Argentina. A negociação também vai no sentido de viabilizar “a realização gratuita de testes RT-PCR em caminhoneiros que transportam exportações brasileiras destinadas à Argentina, Chile e Peru” — países que exigem a apresentação de resultados negativos para cruzar a fronteira.

Já a ANTT por meio de nota informou que “Face à urgência do tema, alternativas têm sido elaboradas para que o material possa ser coletado ao longo dos principais corredores logísticos, em pontos estrategicamente discutidos e previamente localizados, de forma que os resultados dos testes lhes sejam entregues tempestivamente e a viagem possa prosseguir sem grandes interrupções”, informou a ANTT. A agência ressaltou que a expectativa é de que os testes sejam realizados gratuitamente.

A NTC&Logística, via o presidente Francisco Pelucio e o vice-presidente de assunto de Transporte Internacional Danilo Guedes, e trabalhando em conjunto com as entidades coirmãs, estará acompanhando pari-passu todas as medidas adotadas em face da crise sanitária e apoiando e orientando nossos associados.

Isolamento social na Argentina por 10 dias (22 a 31 de maio)

E por falar em orientação, desde dia 22 até o dia 31 de maio do corrente ano, a Argentina publicou no dia 21 o Decreto DECNU–2021–334–APN-PTE que impõe isolamento social de dez dias, o que vai impactar muito o setor. Porém, o artigo 4º do citado decreto permite que os trabalhadores que fazem o transporte de mercadorias, possam circular (se dirigir ao seu trabalho) utilizando o transporte público.

Chile: Teste Covid-19 na entrada e suspensão de tráfego no Sistema Cristo Redentor desde 20 de maio

Como já é de conhecimento geral, para quem transporte cargas para o Chile, todos os motoristas, inclusive os chilenos, têm que se submeterem ao teste da COVID-19 ou apresentar o teste de PCR negativo realizado em prazo inferior a 72 horas ao início da viagem (a contar desde o ponto de origem da carga). Tal informação tem que estar consignado no manifesto de carga. E tal apresentação do referido teste não impedirá que as autoridades chilenas selecionem motoristas para realizaram testes na fronteira.

Outro fato importante é que o Governo Chileno suspendeu o tráfego do Sistema Integrado Cristo Redentor, que faz divisa deste país com a Argentina, para todo o tipo de veículo.

A restrição tem por base o fato de que o citado Sistema fica na região das Cordilheiras dos Andes, e por problemas climáticos, foi tomada esta medida de precaução.

As condições de trânsito do Sistema Integrado Cristo Redentor poderão ser acompanhado pelos twiter @UPFfronteirizos ou @CFLosLibertador, cujo acesso ao mesmo é de 24 horas para quem faz transporte de cargas. E qualquer autorização para circular pela via se exigirá uso de cadeados nos pneus.

Peru: exigência de teste de Covid-19

Na mesma linha adotada pelo Chile, o Peru vem adotando as mesmas medidas de exigir de todos os motoristas que adentram o seu território, inclusive e principalmente os motoristas profissionais que tenham realizados o teste de PCR com 72 horas de antecedência.

Conforme já escrito acima, a NTC está fazendo gestões junto ao Governo Brasileiro para termos procedimentos comuns e preventivos para disciplinar o tráfego entre os dois países e termos reciprocidades de conduta.

Por Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico da NTC&Logística para transporte internacional

Fonte: NTC&Logística

Sest Senat inaugura unidade de R$13,7 milhões no Paraná

Notícias 27 de maio de 2021

O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugura, na quinta-feira, dia 27 de maio uma nova unidade em Cascavel. O valor total de investimento é de R$ 13,7 milhões. A capacidade é de 53 mil atendimentos ao ano. A cerimônia seguirá os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde.

A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia que já eram disponibilizados na antiga unidade. Todos os serviços são gratuitos para os trabalhadores do transporte das empresas contribuinte e transportadores autônomos também contribuintes. A comunidade local também pode usufruir dos serviços.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat, Vander Costa, explica que, com a inauguração da unidade de Cascavel, o Sest Senat reforça seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento do transporte no País. “Onde tem mercado transportador, tem Sest Senat. A nova unidade permite ampliar a eficiência das empresas de transporte no Paraná. Temos a convicção de que a capacitação profissional aliada à qualidade de vida, oferecida pelos nossos serviços de saúde, é capaz disso. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

A região Oeste do Paraná é estratégica para a economia do Paraná. Seu capital empresarial emprega milhares de pessoas em diferentes setores, incluindo o de transporte de cargas rodoviário e passageiros.

“É uma honra poder entregar uma unidade deste porte a empresários, profissionais do transporte, seus familiares e para a sociedade. O Sest Senat vai agregar valor nos serviços voltados a qualificação das pessoas bem como nos cuidados da saúde de quem utiliza dos serviços prestados. Ainda em 2021 faremos novas inaugurações de unidades deste porte em outras regiões paranaenses”, adianta o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná – Fetranspar e do Conselho Regional do Sest Senat no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli.

Estrutura

A nova estrutura tem 1.826,70 m² de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.

Na área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos e uma quadra de areia para a prática de atividades esportivas e de exercícios que integram o tratamento de fisioterapia. A construção do espaço é resultado de uma parceria entre o Sintropar e Fetranspar, visando agregar a qualidade de vida do Transportador.

“Temos um setor bastante atuante aqui na região. Este espaço para a prática esportiva é fruto de uma decisão focada no incentivo para que o profissional também possa ter momentos de lazer, pratique exercícios, bem como para àqueles que precisam de apoio em eventual recuperação, possam usufruir de um local a mais como alternativa para exercícios em prol de sua recuperação física”, diz o presidente do Sintropar, Antonio Ruyz.

Homenagem

A unidade recebe o nome de Otto dos Reis, empresário do setor de transporte e voz ativa na defesa da atividade no estado do Paraná.

Expansão

A unidade de Cascavel é a segunda ser inaugurada em 2021. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do Sest Senat em todo o Brasil, que, desde 2017, já inaugurou 31 novas estruturas. A ampliação das unidades permite oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

O Sest Senat mantém 12 unidades em funcionamento no Paraná. Em todo o País, são 156 unidades.

SERVIÇO:

O que: Inauguração da unidade do SEST SENAT Cascavel
Quando: 27 de maio, às 17h
Onde: Rua da Pampulha, 204 – Cascavel Velho

Devido à pandemia, a cerimônia seguirá todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde

Fonte: Assessoria

Ministro da Infraestrutura defende conciliação entre investimentos em infraestrutura e preservação ambiental

Notícias 27 de maio de 2021

Conciliar os crescentes investimentos em infraestrutura de transporte com a preservação do meio ambiente. Esta foi a mensagem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante a mesa redonda ministerial promovida pelo ITF (International Transport Forum), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta quarta-feira (26).

A “Cúpula ITF 2021: Inovação em Transporte para o Desenvolvimento Sustentável” reuniu ministros de transportes e infraestrutura dos países parceiros da OCDE, que falaram sobre as medidas de sustentabilidade que estão em curso nos seus países visando a preservação de seus ecossistemas. Tarcísio destacou que o Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a adotar uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) abrangente para o Acordo de Paris.

“Estamos investindo muito em sustentabilidade. Nossos projetos incorporam um compromisso com a conduta ambiental, incluindo a recuperação de áreas degradadas, o combate aos processos erosivos, a implantação de corredores de fauna, a limitação do transporte com combustível fóssil e o plantio compensatório”, afirmou.

Selo Verde

O ministro também afirmou que os fluxos financeiros estarão cada vez mais atrelados aos padrões ambientais e, por isso, o MInfra está estruturando seus projetos para que possam ter acesso a financiamentos verdes. Entre as ações, a parceria da pasta com o Climate Bond Initiative (CBI) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ). “Ao estruturar projetos de infraestrutura resilientes e sustentáveis, em parceria com o setor privado, estamos contribuindo para uma forte recuperação”, declarou.

O ITF da OCDE é uma organização intergovernamental com 62 países membros e tem como missão promover uma compreensão mais profunda do papel dos transportes no crescimento econômico, na sustentabilidade ambiental e na inclusão social. Atua como um grupo de reflexão para a política de transportes e organiza a Cúpula Anual de Ministros dos Transportes. A ITF é o único organismo global que cobre todos os modos de transporte. Apesar de ser integrado com a OCDE, é politicamente autônomo.

Fonte: Portos e Navios

Caged: Brasil cria 120,9 mil empregos com carteira assinada em abril

Notícias 27 de maio de 2021

Em abril deste ano, o número de trabalhadores contratados com carteira assinada foi superior ao de demitidos, embora a geração de postos de trabalhos formais tenha ficado abaixo do resultado do mês de março. Segundo o Ministério da Economia, em abril, houve 1.381.767 admissões e 1.260.832 desligamentos no mercado formal de trabalho, o que resultou na geração de 120.935 postos de trabalho.

O destaque foi para o setor de serviços, que gerou 57.610 postos de trabalho, tendo admitido, ao longo do mês, 614.873 pessoas, e demitido 557.263.

“[O resultado] parece pouco frente ao que gerávamos antes, mas temos que considerar que [abril] foi o mês em que se sentiu mais o impacto da segunda onda da covid-19. Na primeira onda, ano passado, perdemos mais de 900 mil empregos. Agora, criamos 120 mil empregos. O Brasil está mostrando resiliência. Os programas estão funcionando. E, principalmente, a vacinação em massa está entrando. E é com isso que temos que contar para um retorno seguro ao trabalho”, destacou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os dados fazem parte das estatísticas mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), que o ministério divulgou hoje (26). Com o resultado, o estoque de empregos formais no país (quantidade total de vínculos celetistas ativos) chegou a 40.320.857 – o que representa uma variação positiva de 0,30% sobre os 40.199.922 registrados em março.

De janeiro a abril, houve 6.406.478 contratações e 5.448.589 demissões, o que representa um saldo de 957.889 empregos.

Atividades econômicas

Além do setor de serviços, outros quatro grupamentos de atividades econômicas (indústria geral; construção; comércio e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura) também registraram saldos positivos.

Para o conjunto do território nacional, o salário médio de admissão, em abril, foi calculado em R$ 1.855,52 – valor R$ 46,02 (2,54%) acima da média registrada em março, que foi de R$ 1.802,65.

Todas as regiões do país tiveram saldos positivos na geração de emprego. Das 27 unidades federativas, 23 contabilizaram mais contratações que demissões. Os destaques positivos foram São Paulo, com mais 30.174 postos de trabalho formal; Minas Gerais (13.942); e Santa Catarina (11.127). As unidades federativas com menor saldo foram Alagoas (-3.208); Sergipe (-92 postos) e Rio Grande do Norte (-61 postos).

Segundo Guedes, os resultados devem ser comemorados, pois, em abril de 2020, a economia brasileira foi muito afetada pela pandemia da covid-19. “Após isso [a primeira onda], começamos uma recuperação que prossegue, totalizando a criação de 2,2 milhões de empregos criados desde julho. Evidente que este ritmo, em abril [deste ano], foi mais lento, porque foi quando as mortes atingiram o pico da segunda onda e o distanciamento social, a prudência, fizeram com que houvesse uma retração”, comentou Guedes, defendendo a vacinação da população como forma de garantir “um retorno seguro ao trabalho”.

As estatísticas completas do Novo Caged estão disponíveis na página do Ministério da Economia na internet. Os dados também podem ser consultados no Painel de Informações do Novo Caged.

Fonte: Agência Brasil

Mercedes-Benz GENH2 Truck movido a hridogênio encara vigorosa bateria de testes

Notícias 27 de maio de 2021

A Daimler Trucks iniciou no fim de abril, uma rigorosa bateria de testes com o primeiro protótipo do Mercedes-Benz GenH2 Truck, caminhão movido a célula de combustível com base em hidrogênio apresentado em setembro de 2020.

Com foco total em células de combustível com base em hidrogênio para a eletrificação de caminhões, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias, a Daimler Trucks busca atingir uma autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais em um só tanque de hidrogênio, sem precisar parar para reabastecer.

A extensa e exigente série de testes tem como foco a operação contínua, diferentes condições climáticas e de vias e diversas manobras de direção.

Segundo o plano de desenvolvimento da Daimler Trucks, o caminhão também será testado em vias públicas antes do final deste ano e os testes com clientes estão programados para começar em 2023. Já os primeiros Mercedes-Benz GenH2 Truck produzidos em série devem ser entregues aos clientes a partir de 2027.

Estamos constantemente focados em nossa estratégia de tecnologia para a eletrificação de nossos caminhões. Queremos oferecer aos nossos clientes os melhores caminhões neutros de emissões locais de CO2 – movidos por baterias ou célula de combustível com base em hidrogênio, dependendo da aplicação. Estamos dentro do cronograma e estou muito satisfeito que os rigorosos testes com o Mercedes-Benz GenH2 Truck tenham começado com sucesso.”, afirma Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

“A propulsão por célula de combustível com base em hidrogênio se tornará indispensável para o transporte rodoviário de longas distâncias neutro em CO2 no futuro. Isso também é confirmado por nossos muitos parceiros com os quais estamos trabalhando a todo vapor para colocar essa tecnologia na estrada em veículos de produção em série. Além disso, um impulso considerável está sendo dado pelo claro compromisso assumido pelas agências reguladoras nacionais e europeias quanto ao uso de hidrogênio para o transporte rodoviário de mercadorias. O apoio político desempenha um papel importante para a criação de uma infraestrutura para o hidrogênio verde e para tornar o uso de caminhões com célula de combustível economicamente viável para nossos clientes”, acrescenta Daum.

1,2 milhão de quilômetros em testes

Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks estão projetando o Mercedes-Benz GenH2 Truck de forma que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros convencional comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos e um total de 25.000 horas de operação.

Durante as primeiras semanas de testes, o veículo já percorreu centenas de quilômetros sob carga contínua em uma bancada de teste da estrada para a plataforma e passou por muitas situações extremas com base nas condições operacionais da vida real. Os exemplos incluem frenagem de emergência e passagem sobre o meio-fio ao longo da pista de teste.

Além disso, o protótipo é carregado durante os testes com uma carga útil de até 25 toneladas para um peso bruto do veículo de cerca de 40 toneladas, que é idêntico às especificações planejadas para a versão de produção em série do GenH2 Truck.

Vantagens do hidrogênio líquido

Segundo a Daimler Trucks, a preferência pelo hidrogênio líquido é justificada pelo fato de que neste estado, o portador de energia tem uma densidade energética muito maior em relação ao volume do que o hidrogênio gasoso. Com isso, os tanques de um caminhão com célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores e, devido à pressão mais baixa, significativamente mais leves, o que garante aos modelos uma maior capacidade de carga. Além disso, também é possível carregar ainda mais hidrogênio, ampliando assim a autonomia dos caminhões GenH2 e tornando-os aptos para operações de longas distâncias.

Ainda segundo a Daimler Truck, especialistas estão avançando no desenvolvimento de tecnologias de tanques para hidrogênio líquido com base em um plano de desenvolvimento predefinido. Até o final deste ano, os engenheiros planejam ter o novo sistema de tanque protótipo suficientemente maduro para ser usado nos exigentes testes em andamento do GenH2 Truck. Até que isso possa ser feito, os extensos testes usarão um sistema de tanque de hidrogênio gasoso como solução provisória. Assim, a Daimler Trucks está demonstrando que ambas as versões – gasosa e líquida – são tecnicamente viáveis.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Presidente Francisco Pelúcio participa do Link Fenatran e defende um olhar mais atento das autoridades para o setor

Notícias 26 de maio de 2021

Nesta terça-feira, 25 de maio, aconteceu o primeiro dia do Link Fenatran. A ocasião reúne uma série de eventos virtuais ao longo do ano, ampliando a jornada da maior comunidade de transporte e logística da América Latina impulsionada pela FENATRAN. O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio foi convidado para participar da abertura das atividades.

Na oportunidade, parabenizou a organização pela realização do evento on-line, “Está é uma iniciativa muito importante e os eventos virtuais vieram para ficar, parabéns aos organizadores e também aos palestrantes que trarão conteúdo sobre o mercado transportador”.

O debate, mediado por Fred Carvalho e Marcelo Fontana, reuniu outros nomes importantes do setor, como o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, Luiz Carlos Moraes e o Diretor Presidente da Braspress, Urubatan Helou. O trio foi convidado para debater os entraves do crescimento do setor de caminhões.

Na discussão, foi levantada a necessidade de renovação de frotas sustentáveis, os obstáculos jurídicos do setor e uma prospecção para os próximos anos.

A transmissão contou ainda com um balanço do desempenho histórico do setor de caminhões realizado pelo presidente da Anfavea. Moraes ressaltou que após a crise nos anos de 2015 e 2016, o setor vem se recuperando a cada ano, juntamente com o crescimento do volume de veículos pesados. Além disso, afirmou que o desempenho de média é visivelmente melhor para 2021, mas evidenciou a dependência de tal crescimento com o aumento do PIB e da economia.

Quanto à movimentação de cargas no Brasil, o presidente Francisco Pelucio relatou que em 2020 a média de falta de transporte para cargas era de 50% e hoje já é possível enxergar uma melhora, chegando de 20% a 25%. Ao finalizar, apontou: “É necessário que o governo destrave suas amarras e veja de perto as necessidades do setor.”

Por fim, foi debatido sobre as três ondas de Impactos de Custo, rentabilidade, crescimento positivo em meio a crise e uma nova visão de rota tecnológica. Com boas perspectivas para o setor em 2022, ao final do encontro virtual, Pelucio parabenizou a Fenatran pelo grande evento.

Empresários do segmento e representantes de entidades participaram discutindo sobre implementos rodoviários, como João Bessa, presidente da TransJordano, Antonio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE e José Carlos Sprícigo, presidente da Anfir.

O evento continua hoje, e você ainda pode participar por meio do link: https://link.fenatran.com.br/#

Fonte: NTC&Logística

A importância do Programa Trainee no segmento do TRC

Notícias 26 de maio de 2021

Os programas trainees, instaurados nas maiores empresas do Brasil, visam abrir portas e aperfeiçoar novos profissionais que buscam o máximo de oportunidades de emprego no mercado. Por meio de treinamentos teóricos e práticos que ampliam a capacitação profissional e pessoal do candidato é possível desenvolver ocupações em posições estratégicas no futuro das organizações, gerando cada vez mais resultados.

Além disso, o mercado está ainda mais concorrido, e se tornam necessários diferenciais para se destacar. Um levantamento realizado com 94 empresas no Brasil indica um aumento de 78% de contratações de estagiários, trainees e recém-formados de julho a setembro de 2020 em comparação ao total de contratações nas mesmas posições em todo o segundo semestre de 2019. Esse aumento representa 1.467 posições a mais.

As vantagens de se possuir um programa trainee justificam o investimento. O aumento da produtividade, a melhora do clima organizacional, a vantagem competitiva do mercado e a credibilidade aos clientes são alguns fatores que podem ser adquiridos com treinamentos apropriados. Isso também se adequa ao setor de transporte rodoviário de cargas (TRC).

Aplicar treinamentos aos motoristas é um dos maiores investimentos que uma transportadora pode fazer, afinal são eles que transportam e entregam a carga, fazendo com que o negócio se desenvolva. Um motorista de caminhão treinado terá o domínio de diversas informações que servirão para prevenir possíveis situações indesejadas e para favorecer a produtividade da empresa, aumentando a eficiência no transporte de cargas.

Assim é feito no Grupo Scapini, uma renomada rede de transporte de cargas situada em Lajeado, RS, atuante há mais de 40 anos no mercado. Com suas 29 unidades espalhadas pelo país e 3 filiais internacionais, a transportadora desempenha diariamente as prestações de serviços nas operações de transporte e logística com foco na qualidade e nos resultados.

Para isso, é adotado o programa trainee aos motoristas da companhia, coordenado por instrutores e monitores que possuem especializações em diversas áreas como aplicação de embreagens, direção defensiva, gerenciamento de pneus para frota, transporte de produtos perigosos, condução econômica, gestão de oficina, gestão de equipes e argumentação de peças.

Sandra Fagundes, psicóloga organizacional do Grupo Scapini, explica: “Pelo programa trainee contratamos profissionais já habilitados que buscam uma oportunidade de dirigir uma carreta pela primeira vez. Eles permanecem durante uma semana em treinamento teórico e prático, além de processos psicológicos, e passam por todas as áreas da companhia. Depois, praticam por 10 km junto com um monitor”.

Todo o processo é pensado unicamente no bem-estar e na melhor qualidade de ensino para o profissional, visando proporcionar uma ótima experiência e uma tranquila e segura entrada ao time do Grupo Scapini. Isso amplia o número de colaboradores na área de transporte de carga e logística e aumenta o quadro de funcionários da instituição para que, juntos, possam concluir os serviços com excelência. Além de formar motoristas, o programa busca formar melhores pessoas.

“Para nós é muito bom. Podemos dar oportunidade para aqueles que, muitas vezes, veem suas portas fechadas no mercado pela falta de experiência. Conseguimos ir lá na raiz de cada um e moldar de acordo com a empresa, trabalhando desde o início o melhor treinamento para cada um. Hoje, nosso quadro de motoristas é formado por cerca de 50% a 60% de profissionais que vieram do programa trainee”, finaliza Sandra.

Segundo a psicóloga organizacional, o treinamento conta com cinco monitores. Um deles é o Itamar do Prado Curvelo, motorista monitor, que, no início de sua carreira no Grupo Scapini, participou do programa trainee para se qualificar e hoje faz parte da equipe de instrutores que aplica esta capacitação: “Em 2013 eu já estava com a minha CNH-E e precisava de uma oportunidade. Procurei em algumas empresas, e a que deu certo, graças ao programa trainee, foi a Scapini. A empresa dá a chance para quem tem essa CNH, mesmo sem experiência, começar a ser um motorista carreteiro. Me deram todo o apoio e assistência em todos os processos até a efetivação”.

Fonte: Assessoria

Guedes fala em alta de 5% do PIB e projeta superávit primário em 2024

Notícias 26 de maio de 2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, demonstrou otimismo com a economia brasileira nesta terça-feira, 25 de maio. Ele disse que o País pode crescer até 5% neste ano e voltar a ter superavit primário em 2023 ou 2024.

Guedes falou sobre a recuperação da economia brasileira em um evento promovido pelo BTG Pactual nesta 3ª feira (25.mai). “Vêm as concessões, as privatizações, saneamento, infraestrutura, logística. Esse é um grande desafio à frente e o Brasil está mostrando que vai chegar lá, crescendo 4,5% ou 5% este ano”, disse.

Oficialmente, o governo projeta um crescimento de 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2021. Mas o BTG disse hoje que vê uma alta de 4,3% em um cenário conservador, que pode chegar a 5%. Guedes concordou com as projeções.

Segundo o ministro da Economia, a atividade econômica, a geração de empregos e a arrecadação vêm surpreendendo positivamente. Ele disse que a arrecadação está registrando um ritmo tão positivo que o país pode voltar a ter superavit primário em 2023 ou 2024.

As contas públicas estão deficitárias desde 2014. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022 prevê deficits até 2024. O resultado primário considera a diferença entre as receitas e despesas do governo, sem contabilizar o pagamento dos juros da dívida pública e outros encargos.

Guedes também falou em uma redução da taxa de câmbio dos atuais R$ 5,50 para R$ 3 dentro de dois ou três anos. Disse ainda que o país pode criar 2 milhões de empregos “rapidamente” depois que o governo implementar o programa de qualificação dos jovens brasileiros.

A ideia que está sendo desenvolvida no Ministério da Economia é pagar um bônus de inclusão produtiva de R$ 300 para jovens que queiram ingressar no mercado de trabalho por meio de treinamentos profissionais. Neste caso, a empresa pagaria mais R$ 300 ao trabalhador.
Segundo o ministro, já há empresas interessadas no projeto. Ele não disse, contudo, quando a medida será lançada.

Fonte: Poder 360

Trabalhadores de portos e aeroportos começam a ser vacinados contra a Covid-19

Notícias 26 de maio de 2021

O Ministério da Saúde anunciou o início da vacinação contra a covid-19 para trabalhadores portuários e do transporte aéreo. Desde a madrugada desta quarta-feira (26), a pasta começou a enviar doses para a vacinação de mais de 200 mil pessoas desses grupos prioritários em todos os estados e no Distrito Federal. Os imunizantes vão contar com um carimbo especificando a destinação a portuários e trabalhadores do setor de aviação civil.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois grupos receberão doses extras de vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz, que não alteram o plano de imunização do restante da população. As vacinas serão aplicadas de acordo com a logística que vem sendo implantada por cada estado e município. A primeira etapa vai atender 100% dos trabalhadores portuários e 78% de pessoas ligadas ao transporte aéreo.

O grupo de portuários abrange neste momento funcionários das autoridades portuárias, funcionários de operadores (arrendatário ou autorizatário) e trabalhadores avulsos. Já no setor de aviação, receberão a vacina funcionários de aeroportos, de companhias aéreas e de empresas prestadoras de serviços.

A decisão por antecipar esse grupo na ordem de vacinação foi tomada durante reunião virtual na noite de terça-feira (25), entre os secretários-executivos do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, principalmente após a identificação de uma nova variante no país.

CNT pediu inclusão de trabalhadores em grupo prioritário

Atendendo a pedido da CNT, realizado em dezembro de 2020, o Ministério da Saúde incluiu, em janeiro deste ano, segmentos de profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

Estão no grupo prioritário, os caminhoneiros; portuários, incluindo trabalhadores da área administrativa; empregados das companhias aéreas nacionais (aeronautas e aeroviários); empregados de empresas metroferroviárias de passageiros e de cargas; empregados de empresas brasileiras de navegação; e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, incluindo os motoristas de longo curso.

Apesar de não estarem incluídos no anúncio oficial do governo federal desta semana, trabalhadores do setor de cargas e de passageiros já estão recebendo a vacina contra a covid-19 em várias localidades. Estados e municípios têm autonomia para distribuir as doses de acordo com os seus planos locais. Até o início da manhã desta quarta-feira, 100.650 trabalhadores haviam sido vacinados com a primeira dose.

Acompanhe aqui o ritmo de vacinação dos trabalhadores do transporte pelo País.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Brasil segue com potencial para tornar-se o maior produtor de alimentos, diz presidente ds Abralog

Notícias 25 de maio de 2021

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil já é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, e o segundo maior exportador global, depois dos norte-americanos. Mas, é possível ir ainda mais longe. É o que acredita o presidente da Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), Pedro Moreira, que participou de um webinar especial sobre o setor agropecuário brasileiro na última quinta-feira (20), realizado em parceria com a Intermodal – plataforma de negócios voltada aos segmentos logístico, de transporte de cargas e comércio exterior – com o tema “A Logística do Agro: Diferencial Competitivo”.

“Atualmente, o setor agropecuário brasileiro representa aproximadamente 27% do PIB nacional, o que nos coloca no patamar de um dos maiores produtores de alimentos do mundo e com grande potencial para se tornar o primeiro. Mas, para que isso aconteça, a logística tem um papel fundamental para continuar contribuindo com o crescimento do setor, com a redução de desperdícios, dos tempos em trânsito e dos custos logísticos, além de colaborar para a melhora dos níveis de serviços executados no segmento. Tudo isso, sempre com o olhar atento para o desenvolvimento da área de infraestrutura como um todo, de seus modais, da tecnologia, da sustentabilidade e das pessoas em si”, afirmou.

Quem também participou do debate foi o coordenador técnico do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-LOG), Thiago Péra, que, por outro lado, ressaltou os diversos desafios de fazer uma logística totalmente eficaz no setor. “O interessante é que, quando falamos em agronegócio, a logística acaba sendo uma vilã do setor. Isso porque somos bastante produtivos dentro dos campos (aumentando produção e tendo uma boa gestão de custos), mas perdemos parte dessa competitividade por conta da nossa logística atual, pelo fato de o Brasil ser um país de dimensões continentais e que ainda utiliza muito o transporte rodoviário, o que acaba encarecendo ainda mais o processo”, disse.

Ele exemplificou: “Para se ter uma ideia, a participação dos fretes nas commodities, como a soja, chega a ser de 30% a 40% dos custos do grão em algumas épocas do ano. Quando se fala em milho, isso chega a dobrar. Em alguns outros insumos, o frete é mais caro que o próprio produto. Sem contar quando a pandemia chegou, que nos trouxe mais uma série de adversidades no início, como questões relacionadas aos motoristas (muitas regiões não conseguiam fazer o escoamento adequado da produção local, porque os motoristas estavam preocupados com a situação, não tinham interesse em captar carga), ao desabastecimento nas centrais de distribuição, entre outros fatores”.

Para minimizar esses impactos, o economista chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Daniel Furlan, reforçou o que foi feito pela entidade com os filiados. “Nós tivemos um cuidado muito grande em mostrar a importância do setor de alimentos para o país, mesmo durante uma pandemia, e de realçar como que deveria ser preservada a movimentação correta desses produtos, tanto do ponto de vista do abastecimento interno quanto das exportações. Claro que estamos falando de um momento difícil, mas alimento não pode faltar, é essencial. Na verdade, é o mínimo para se ter a paz na sociedade: uma oferta de alimentos garantida”.

Já o diretor de supply chain para a América Latina da Cargill, João Paes de Almeida, pontuou que o melhor caminho para ele, diante da pandemia, foi o de garantir a segurança dos profissionais da empresa antes de qualquer outra coisa. “O que posso adicionar neste ponto é que um dos fatores fundamentais, para nós, foi a manutenção de dois dos nossos princípios na Cargill: priorizar as pessoas e a segurança delas em primeiro lugar, além de colaborar com nossos clientes e fornecedores da melhor forma possível. Ao fazermos isso diariamente, conseguimos mitigar muito os problemas que poderiam ter ocorrido com toda a situação e seguirmos firmes em nossa missão de nutrir o mundo de forma segura”.

Plano Nacional de Logística 2035 (PNL 2035)

Outro ponto de destaque foi o Plano Nacional de Logística 2035, apresentado pelo Ministério da Infraestrutura recentemente, que prevê, entre outros objetivos, atrair mais investimentos para a logística do país, na ordem de R$ 400 bilhões em até 15 anos – e os eventuais impactos no setor agropecuário nacional.

Sobre isso, Furlan, da ABIOVE, comentou que é um plano que merece elogios, já que é um trabalho que procura dar orientação para a área de infraestrutura brasileira nos próximos anos, tendo uma visão de Estado, que transpassa governos. “A ABIOVE participou da consulta pública do PNL e contribuiu com a inclusão de alguns pontos relevantes na discussão. Um deles, do ponto de vista da associação, é a expansão da malha ferroviária que estamos vendo e que deve continuar. Listamos alguns projetos importantes para que as conexões ferroviárias, especialmente da região Centro-Oeste com os terminais do Norte, sejam completadas. Isso, para nós, é importante, porque é uma região que tem muito a crescer, especialmente no agro”, salientou.

Para Péra, da ESALQ-LOG, o PNL também está muito bom, pois conta com uma série de contribuições ao setor e é uma grande evolução em relação aos planos anteriores. No entanto, ainda há o que melhorar. “Acredito que falta contarmos, por exemplo, com um mapeamento mais elaborado sobre os gargalos de infraestrutura no país. Isso não está claro no documento, aliás, me parece que este tema não foi bem tratado”.

Tecnologia

Destaque do webinar também foi a questão da evolução tecnológica no setor agropecuário nacional e a inserção de inovações no segmento, como o conceito de Agro 4.0 e a adoção de ferramentas dotadas de inteligência artificial. “Esse ambiente de digitalização vem em um ritmo cada vez mais forte e acelerado no setor. Claro que ainda tem muito o que desenvolver, mas com o avanço do acesso à conectividade no ambiente rural, cada vez mais tecnologias, que já estão super estabelecidas em ambientes mais urbanizados, se tornarão realidade no campo também. A velocidade com que o agronegócio se moderniza é impressionante”, afirmou Almeida.

Para ele, já é possível vislumbrarmos desde tecnologias que já estão dominadas pelos produtores, como sistemas de rastreio de cargas no campo, até inovações que realmente permitem entregar uma nova experiência. “Atualmente, já levamos e disponibilizamos aos produtores soluções que possibilitam a conectividade até com mercados internacionais, permitindo a eles que consigam atendê-los e abastecê-los sem percalços. E isso é só o começo, o Brasil se tornará um celeiro de muita inovação tecnológica dentro do agro em breve”, finalizou o executivo da Cargill.

Papo em Movimento 2021

O encontro virtual foi o quarto episódio da série Papo em Movimento 2021, um dos canais de comunicação da plataforma Intermodal, que oferece entrevistas em vídeo e webinars estratégicos com players do setor logístico para debater ideias, ações e compartilhar boas práticas do mercado. O debate foi uma prévia do Agro Digital Series, evento online da Intermodal e da Agrishow dedicado exclusivamente à relação da logística e do agronegócio, agendado para o dia 29/06, a partir das 10 horas.

Fonte: Agrolink

Economia surpreende e BC deve elevar projeções, afirma Campos Neto

Notícias 25 de maio de 2021

O desempenho da atividade econômica surpreendeu positivamente no primeiro trimestre e o Banco Central (BC) deve revisar para cima a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, afirmou ontem o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. “Março foi uma surpresa boa em todos os aspectos”, disse em evento organizado pela eB Capital. A projeção mais recente do BC mostrava alta de 3,6% para o PIB de 2021.

Durante o evento, Campos destacou que o mercado também tem revisado seus números e que as projeções dos economistas caminham para algo em torno de 4% neste ano. Nos últimos dias diversas instituições financeiras e consultorias revisaram para cima suas projeções para a atividade em 2021. Segundo Campos, além de um primeiro trimestre melhor do que o esperado, o desempenho econômico do segundo trimestre também vem surpreendendo positivamente.

Na divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), em março, o diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, havia afirmado que a autoridade monetária projetava um desempenho da atividade econômica no primeiro semestre pior do que o mercado projetava. Mas na segunda metade do ano a tendência era a situação se inverter, com a estimativa do BC superando a do mercado, segundo o diretor.

De acordo com Campos, a média móvel de vacinação no Brasil “caiu um pouco” nas últimas semanas. Com isso, o ritmo está um pouco abaixo do esperado pelo BC. “Tivemos dificuldade com os insumos, mas entendemos que a aceleração vai ser grande em junho”, disse ele, apostando que no segundo semestre haverá maior sobra de vacinas no exterior, o que pode beneficiar países emergentes. Outro ponto positivo, avalia ele, é que as economias, de uma forma geral, têm aprendido a conviver melhor com a pandemia.

Já a inflação no Brasil tem apresentado surpresas altistas, na avaliação do presidente do BC. Mas, apesar de a inflação “cheia” ter se elevado, os núcleos se mantiveram equilibrados em relação a outros países emergentes.

Por sua vez, as expectativas de inflação subiram no Brasil diante de uma mistura de piora nas perspectivas fiscais e incerteza política, segundo o presidente da autoridade monetária. Ele disse que o BC acompanha de perto os movimentos das expectativas de inflação. Na apresentação, ele mostrou que as taxas de inflação implícita de mais longo prazo também têm subido.

Fonte: Valor Econômico

Infraestrutura das vias tem relação com a segurança no trânsito

Notícias 25 de maio de 2021

Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a situação da segurança viária no mundo, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking do número de mortes no trânsito, em todo o mundo, posicionando-se atrás apenas da China, Índia e Nigéria.

De acordo com o Painel de Acidentes Rodoviários, elaborado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que utiliza dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre 2010 e 2020, foram registrados mais de 1,4 milhão de acidentes nas rodovias federais no país. Diversos são os fatores que causam esse tipo de ocorrência: falhas humanas, problemas veiculares, deficiências viárias.

Análises técnicas da CNT mostram que a infraestrutura das vias pode influenciar o comportamento dos condutores, assim como as medidas de educação e fiscalização. Nesse sentido, é fundamental desenvolver ações e políticas públicas para garantir rodovias que permitam uma direção segura e contribuam para a redução de acidentes e mortes no trânsito.

Veja alguns dados do estudo Acidentes Rodoviários e a Infraestrutura:

– Em trechos com sinalização considerada péssima, são 13,0 mortes a cada cem acidentes (+52,9%). Onde a sinalização é ótima, o número cai para 8,5.

– 47,7% dos acidentes e das mortes ocorrem em trechos com problemas de pintura da faixa central (desgastada ou inexistente). Onde há problemas na pintura lateral, há uma concentração de 49,5% dos acidentes com vítimas e de 53,5% das mortes.

– A ausência de placa de limite de velocidade dobra o risco de morte. Onde as placas são ausentes, o índice de mortes por 10 km de extensão é de 19,9. Onde elas são presentes, o número cai para 10,2.

– Rodovias com traçado ruim matam mais. Nos trechos em que a geometria da via é considerada ótima (33,5 acidentes por 10 km de extensão), há mais acidentes do que os locais onde é péssima (7,3 acidentes por 10 km de extensão). Entretanto, o índice de mortes é bem maior onde o traçado é péssimo.

– Controladores de velocidade – O índice de gravidade foi superior nos trechos sem controladores, com 12,5 mortes a cada cem acidentes, enquanto que naqueles onde há presença de controladores, o índice foi de 8,5 (-32,0%).

Rodovias que perdoam

Diante desse cenário, um novo conceito de rodovias tem sido abordado. As chamadas rodovias que perdoam são aquelas construídas ou adequadas para evitar a ocorrência de acidentes e tornar menos graves as suas consequências. Essas rodovias abrangem a implantação de diversos elementos de segurança viária, também conhecidos como equipamentos de segurança passiva, como, por exemplo, zonas livres, dispositivos de contenção, atenuadores de impacto, sonorizadores e acostamentos.

Saiba mais sobre o tema aqui.

Acesse aqui os estudos da CNT.

Maio Amarelo

Neste ano, a CNT e o Sest Senat são os apoiadores centrais do Maio Amarelo, que tem como tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. A ação quer mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco. O Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador da campanha.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

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