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Empresas podem regularizar divergências em PIS e Cofins até novembro

Notícias 08 de outubro de 2024

A Receita Federal notificou 3.148 empresas sobre divergências encontradas nas informações prestadas em relação ao PIS e à Cofins no ano-calendário de 2021. A soma dessas divergências ultrapassa R$ 919 milhões, e os contribuintes têm até o dia 30 de novembro de 2024 para regularizar as inconsistências e evitar a aplicação de multas de ofício.

De acordo com informações do governo federal, as empresas identificadas apresentaram diferenças entre os valores declarados na EFD – Contribuições e os débitos informados na DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais). A ação faz parte da estratégia da Receita Federal para promover a conformidade tributária e incentivar os contribuintes a corrigirem eventuais erros antes da imposição de sanções.

Ação e prazo de regularização

Os avisos de regularização foram enviados por correio e também estão disponíveis nas caixas postais eletrônicas no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), acessível por meio do site da Receita Federal. No caso das grandes empresas, sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado, a comunicação foi realizada por meio de um canal específico conhecido como e-Mac.

A Receita Federal destacou que, após o prazo de 30 de novembro de 2024, as empresas que não tiverem regularizado as suas situações estarão sujeitas à cobrança dos tributos devidos, acrescidos de multa de ofício. A multa pode chegar a até 150% sobre o valor devido, dependendo da situação.

Além dos contribuintes já notificados, todos os demais que tenham identificado possíveis divergências podem acessar as orientações no site da Receita Federal e proceder à regularização espontânea, mesmo que não tenham recebido a comunicação diretamente.

Distribuição por Estado e valores apurados

Abaixo segue a tabela com a distribuição do número de empresas notificadas e o montante das divergências apuradas por unidade da federação:

Unidade da Federação Pessoas Jurídicas (qtd) Insuficiência (R$)
AC 6 R$ 871.701,97
AL 30 R$ 6.946.499,49
AM 50 R$ 32.311.413,49
AP 10 R$ 3.742.440,42
BA 142 R$ 34.877.027,40
CE 76 R$ 15.300.968,45
DF 47 R$ 15.708.071,00
ES 75 R$ 18.947.954,11
GO 101 R$ 43.660.812,11
MA 30 R$ 7.185.845,21
MG 255 R$ 64.090.075,01
MS 27 R$ 5.026.399,94
MT 57 R$ 13.293.735,30
PA 81 R$ 21.875.599,18
PB 39 R$ 7.223.883,95
PE 87 R$ 32.173.596,24
PI 17 R$ 2.523.913,84
PR 174 R$ 40.336.803,73
RJ 302 R$ 94.168.959,58
RN 23 R$ 4.878.891,14
RO 15 R$ 3.341.115,59
RR 2 R$ 136.362,67
RS 148 R$ 34.684.257,13
SC 149 R$ 42.403.788,82
SE 23 R$ 11.753.460,43
SP 1.173 R$ 360.067.304,75
TO 9 R$ 2.078.121,61
Total 3.148 R$ 919.609.002,56

Resultados da ação anterior

Essa ação de conformidade não é inédita. No ano anterior, o foco foi o ano-calendário de 2020, e dos 2.390 contribuintes envolvidos, 65% regularizaram suas divergências voluntariamente, sem a incidência de multas. O valor regularizado superou R$ 1 bilhão. Já para os contribuintes que não realizaram a regularização dentro do prazo, a Receita Federal promoveu o lançamento de tributos no valor de R$ 794 milhões.

Conformidade tributária e benefícios para os contribuintes

A Receita Federal tem buscado, através dessas iniciativas, orientar as empresas sobre a importância da conformidade tributária, evitando disputas judiciais e penalidades. Para os contribuintes, a regularização espontânea representa uma oportunidade de corrigir possíveis falhas com um custo significativamente menor do que as multas e outras penalidades que podem ser aplicadas em caso de fiscalização.

Além de evitar custos com litígios, as empresas que regularizam suas pendências fiscais ganham em transparência e segurança jurídica, fatores que podem influenciar positivamente no ambiente de negócios e em futuras relações com a administração pública.

 

Foto: divulgação Exame

Fonte: SETCESP

Uma semana para o FIT 2024: expectativas crescem para evento de inovação

Notícias 08 de outubro de 2024

Com o foco na tríade ESG, a próxima edição do Fórum ITL de Inovação do Transporte vai trazer casos de sucesso de transportadoras de diferentes modais, que, por investirem em iniciativas nas áreas ambiental, social e de governança, já colhem resultados palpáveis para seus negócios e, também, para o planeta. O evento reunirá especialistas, empresários e representantes do poder público para debater os principais desafios e oportunidades em relação à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa no setor de transportes. As inscrições já estão quase esgotadas.

O FIT é uma iniciativa do ITL (Instituto de Transporte e Logística), em colaboração com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Por meio de cases de sucesso e melhores práticas, o Fórum reunirá organizações públicas e privadas que estão liderando a implementação de práticas de ESG no transporte, além de destacar seus desafios, sucessos e lições aprendidas. Nesta quarta edição, haverá ainda uma sessão especial dedicada à sucessão familiar.

Inscreva-se aqui!

Fórum ITL de Inovação do Transporte

Data: 9 de outubro, das 9h às 17 horas.

Local: Sede do Sistema Transporte, em Brasília; ao vivo, pelo canal da CNT no YouTube.

Confira a programação completa:



Fonte: NTC&LOG

De norte a sul do país, saiba onde os serviços digitais da SENATRAN têm facilitado a vida dos brasileiros

Notícias 08 de outubro de 2024

Levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito indica que Detrans de 21 estados aderiram à Venda Digital. Já a Indicação de Real Infrator on-line está disponível em 15 unidades da Federação. Ambos os serviços poupam tempo e agilizam processos dos cidadãos

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que oferece inúmeras facilidades ao cidadão. Com ela, é possível guardar, no celular, a habilitação e o documento do veículo que esteja em seu nome – é uma forma segura de ter os documentos sempre à mão, com a mesma validade dos originais impressos.

Além disso, a CDT também pode oferecer dois serviços que economizam tempo e facilitam a vida de condutores e proprietários de veículos: a Venda Digital e a Indicação de Real Infrator on-line. Para que os moradores de um estado tenham essas funcionalidades digitais à disposição, o órgão de trânsito da região precisa ter aderido aos serviços.

Estimular a participação dos diferentes órgãos de trânsito em todo o país é um dos desafios abraçados pela atual gestão do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito. “A Senatran trabalha para tornar a vida do cidadão e dos gestores de trânsito mais ágil e menos burocrática, e umas das formas de fazer esse trabalho é implementando a agenda digital nos sistemas de trânsito”, afirma o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Vender carro ficou mais fácil

De acordo com o levantamento da Senatran, até o final do mês de setembro, os Departamentos de Trânsito (Detrans) de 21 estados aderiram ao serviço de Venda Digital. São eles: Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Piauí.

A Venda Digital de Veículos permite que a transferência de veículos seja realizada pelo aplicativo do CDT sem a necessidade de reconhecer firma, possibilitando que a comunicação de venda do veículo seja realizada usando apenas o aplicativo. Após a assinatura da autorização de transferência de propriedade pelo aplicativo, o comprador precisará ir ao Detran para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

Para realizar a transferência de um veículo, tanto comprador quanto vendedor devem ter a CDT. Em seguida, o vendedor inicia a transferência via aplicativo, fornecendo detalhes do veículo e o CPF do comprador, que será notificado sobre a transação. A segurança é garantida por uma assinatura eletrônica.

Com a confirmação de ambas as partes, o aplicativo envia os dados para a Senatran, que processa a transferência e atualiza o registro do veículo em tempo real. Assim, é possível acompanhar todo o processo com rapidez e transparência. Vale lembrar que, para usar o benefício, o documento do veículo precisa ter sido emitido a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital (ATPV-e).

E se a multa não for minha?

Ainda conforme o levantamento da Senatran, o serviço de Real Infrator on-line teve a adesão dos Detrans de 11 estados e do Distrito Federal. Assim, além dos moradores da capital da República, a funcionalidade está disponível para os cidadãos de Alagoas, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

A Indicação do Real Infrator pela internet oferece ao proprietário do veículo a oportunidade de indicação, via CDT, de que dirigia no momento e que a infração foi registrada, a qual fica na responsabilidade do dono do veículo caso o real condutor não for identificado de imediato.

Desta forma, caberá ao verdadeiro autor da infração – e não ao dono do veículo – arcar com os custos da multa específica e os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) decorrentes da penalidade. Essa indicação do real infrator pode ser feita em até 30 dias, contando a partir da data de notificação. Importante lembrar que a transferência da multa só será permitida entre pessoas físicas.

Embora 15 Detrans estaduais não terem aderido ao Real Infrator on-line, em alguns municípios desses estados é possível contar com o serviço, pois prefeituras e/ou outros órgãos já permitem a operação. A lista de municípios participantes pode ser consultada neste link.

Fonte: NTC&LOG

FONTE: MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES (07/10/2024)
VOSMAR ROSA/MT

Mais investimentos do dnit garantem 74% da malha rodoviária em boas condições

Notícias 07 de outubro de 2024

De janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu mais de R$ 6,3 bilhões

Com foco em melhorar a qualidade da infraestrutura de todo o país, o Governo Federal segue investindo na manutenção da malha rodoviária. Entre janeiro e agosto deste ano, foram investidos mais de R$ 6,3 bilhões somente na manutenção dos mais de 61 mil quilômetros de rodovias sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). E os resultados deste investimento são verificados mês a mês pelo Índice da Condição da Manutenção (ICM) – levantamento realizado pela autarquia para acompanhar a evolução dos serviços realizados e, desta forma, poder aplicar e direcionar da melhor maneira possível os recursos disponíveis.

No último índice, divulgado em setembro, de toda a malha do DNIT, 73,8% (45 mil quilômetros) registraram índice “Bom”. No levantamento anterior, o percentual foi de 71% (43,3 mil quilômetros). Em dezembro de 2022, o índice nesta classificação era de 52% (31,7 mil quilômetros).

Melhorias nos estados – Ao todo, 18 estados apresentaram ICM igual ou superior ao índice nacional na classificação “Bom”. Destaque para o Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. Os seis apresentaram melhorias significativas no comparativo do ICM “Bom” entre maio/24 e agosto/24.

No Pará, estado com uma malha total de 3,9 mil quilômetros, o índice na classificação “Bom” passou de 73% para 84,7%. No período entre maio e agosto, destaca-se a conclusão da reabilitação de 36 pontes ao longo das rodovias BR-153/PA, BR-222/PA, BR-230/PA e BR-422/PA e a recuperação de 112 quilômetros na BR-163/PA, entre Santarém e Rurópolis. As melhorias garantiram mais fluidez e segurança do tráfego paraense.

Em Rondônia, com 2 mil quilômetros de rodovias, o ICM saltou de 76% para 81,9%. O DNIT está atuando fortemente em diferentes vias como, por exemplo, na BR-364/RO, que recebe serviços em diversos segmentos, com a recente conclusão do trecho entre Jaru e Ouro Preto do Oeste.

Tiveram avanço positivo, entre maio e agosto, a Paraíba (1,5 mil quilômetros), que passou de 74% para 83,3%; o Piauí (2,7 mil quilômetros), onde o índice passou de 69% para 83,1%, além do Rio Grande do Norte (1,6 mil quilômetros), que subiu de 73% para 81,5%, e de Tocantins (2 mil quilômetros), que melhorou de 80% para 85%.


Fonte:  NTC&LOG

FONTE: MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES (04/10/2024)
DIVULGAÇÃO

Últimos dias para participar da sexta edição de 2024 do Seminário Itinerante em Joinville

Notícias 07 de outubro de 2024

A sexta e última edição de 2024 do Seminário Itinerante acontecerá em Joinville (SC), no dia 11 de outubro, às 13 horas, e será recepcionada pela FETRANCESC – Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina, pelo SETRACAJO – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville e pelo Núcleo da COMJOVEM de Joinville.

O Seminário Itinerante nasceu, há 20 anos, com o objetivo de levar a NTC&Logística para vários pontos do país, promovendo a capacitação técnica e oportunidades de negócios aos empresários e executivos do setor de Transporte  de Cargas e Logística.

A programação é composta de temas relevantes e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento conta com o apoio da COMJOVEM.

Cumprindo a missão da NTC&Logística de estar junto ao transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do país, o Seminário Itinerante foi realizado em diversos estados ao longo dos últimos 20 anos, e Joinville encerrará oficialmente a trajetória do evento em 2024.

O evento será realizado presencialmente, no Ágora Tech Park – Estrada Dona Francisca, 8300 – Distrito Industrial – Joinville (SC), aberto a todos os empresários da região, que contribuem para um TRC cada vez mais forte.

Faça já sua inscrição aqui

Programação Preliminar

13h às 13h30 – Credenciamento

13h30 às 14h – Abertura

·         Dagnor Schneider – Presidente da FETRANCESC

·          Jácomo João Isotton Neto – Presidente do SETRACAJO

·          André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM

·          Eduardo da Silva Emilio – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM de Joinville

14h às 14h40 – Apresentação NTC/COMJOVEM

Palestrante: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM

14h40 às 15h – Momento Parceiros da NTC

·          TRANSPOCRED

·          Mercedes-Benz

·          Fenatran

15h às 15h50 – Palestra – Vida e trajetória no Transporte

Palestrante: Ari Rabaiolli – Diretor Presidente da BADESC (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A.)

15h50 às 16h20 – INTERVALO

16h20 às 16h35 – Momento Parceiros da NTC

·                EDENRED

·                FUMTRAN

·                CNT

·                Anfir

16h35 às 17h25 – Palestra – Riscos na contratação de profissionais como pessoas jurídicas

Palestrante: Dr. Jair Osmar Schimidt – Executivo Administrativo e Jurídico da SETRACAJO e Fundador da Schimidt Advogados

17h25 às 18h25 – Palestra – Produtividade em transporte – Fatores que influenciam a produtividade do TRC, formas de melhorar o desempenho da empresa

Palestrante: Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística

18h30 – ENCERRAMENTO

O Seminário Itinerante é uma realização da NTC&Logística, em parceria com as entidades anfitriãs, FETRANCESC e SETRACAJO, e o Núcleo da COMJOVEM de Joinville.

Patrocínio: Autotrac, Edenred Ticket Log Repom, Fenatran, Mercedes-Benz e Transpocred.

Apoio Institucional: Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL); FuMTran (Fundação Memória do Transporte) e Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Apoio Logístico: Braspress.


Fonte: NTC&LOG

Free Flow: A revolução do transporte rodoviário no Brasil

Notícias 07 de outubro de 2024

Sistema de pedágio sem cancelas se consolida como peça-chave na modernização do transporte 

A tecnologia do free flow, ou fluxo livre, recentemente autorizada em território nacional pela Lei 14.157/2021, está revolucionando o transporte rodoviário de cargas e frotas no Brasil. Embora seja uma novidade por aqui, o free flow já é amplamente utilizado em outros países, como China, Estados Unidos, Portugal e Chile.

O free flow é um sistema de pedágio sem cancelas, que permite que os veículos sejam identificados e tarifados por meio de pórticos instalados ao longo das rodovias. Esses pórticos fazem a leitura da placa ou do chip instalado nos veículos por meio de tags. Na prática, o motorista não precisa parar nem reduzir a velocidade ao passar pelo pedágio, o que resulta em economia e traz diversos benefícios.

O pagamento pode ser feito de forma automática, por meio da tag instalada no para-brisa do veículo, que se comunica com os pórticos localizados no trajeto. Neste caso, o motorista recebe a cobrança do pedágio na própria fatura da tag. Já o usuário que não tem a tecnologia precisa fazer o pagamento de forma manual, por meio do aplicativo ou site da concessionária da rodovia.

Além da facilidade de utilização e comodidade do pagamento na fatura, o uso da tag como meio de pagamento do free flow tem vantagens exclusivas, como o desconto de 5% sobre o valor do pedágio praticado, o Desconto Básico de Tarifa (DBT), destinado exclusivamente aos usuários da solução de pagamento automático.

O projeto, que iniciou sua implantação no Brasil em janeiro de 2023, está sendo instituído de forma gradual, tendo sua primeira instalação no estado de São Paulo iniciada no dia 4 de setembro deste ano. Implantada no município de Itápolis, o pórtico está localizado no Km 179 da Rodovia SP-333. De acordo com a EcoNoroeste, concessionária responsável pela rodovia, o valor de cobrança se mantém o mesmo do pedágio anterior, de R$ 8,90. Enquanto usuários de tag pagam R$ 8,45 – com o 5% de desconto do DBT.

Além de São Paulo, ainda há em funcionamento quatro pórticos de free flow equipados com câmeras e sensores a laser, sendo um no Rio de Janeiro (Rio-Santos) e três no Rio Grande do Sul (ERS-122, ERS-240 e ERS-446), um marco importante dessa transformação. Segundo a Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade), já há pórticos instalados ou em processo de instalação em 27 rodovias federais e 58 estaduais.

A principal promessa do free flow é promover uma cobrança mais justa, uma vez que os pórticos serão implantados em mais pontos, acarretando a cobrança de tarifas proporcionais ao trajeto percorrido. Para os motoristas, é um alívio significativo. O fim das filas nos pedágios traz um ganho de produtividade e diminui o estresse, com uma fluidez maior no tráfego, e também contribui para reduzir o consumo de combustível – o que impacta diretamente o bolso do motorista e ainda ajuda o meio ambiente.

Já para os embarcadores, responsáveis pelo envio de mercadorias, o free flow contribui para melhor previsibilidade do tempo de trânsito, o que facilita o planejamento logístico. A redução de atrasos e a maior eficiência no transporte resultam em uma cadeia de suprimentos mais confiável e ágil, proporcionando uma resposta mais rápida das empresas às demandas do mercado.

Na prática, a comparação entre as tradicionais cabines de pedágio e o sistema free flow é reveladora. Um caminhão pode reduzir os gastos de combustível em até R$ 5 por praça de pedágio, simplesmente por não precisar desacelerar, parar e reacelerar. Essa economia, que equivale a cerca de 800 mililitros de diesel por pedágio, representa uma redução considerável nos custos operacionais. Além disso, com menos frenagens frequentes, há uma diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, beneficiando o meio ambiente.

À medida que o sistema se expande pelo Brasil, seus benefícios se tornam cada vez mais evidentes, consolidando-se como uma peça-chave na modernização do transporte rodoviário. Cabe agora às empresas e gestores abraçarem essa inovação, otimizando suas operações e contribuindo para um trânsito mais fluido e menos poluente, e tornarem o setor logístico mais eficiente e sustentável.

Fonte: NTC&LOG

FONTE: PORTAL JOTA (07/10/2024)
GUSTAVO MANSUR/SECOM RS
CHAPÉU: FREE FLOW

 

Blog do Elimar Côrtes: trabalho de prevenção e combate a roubos de cargas no ES traz gigante do aço para o Estado

Notícias 27 de setembro de 2024

Enquanto o Brasil enfrenta uma onda de roubos de cargas, com mais de 85% dos casos concentrados na Região Sudeste, o Espírito Santo se destaca como um dos Estados mais seguros do Brasil para o transporte de cargas. Em todo o País, foram registrados 3.113 casos de roubos de cargas de janeiro até o final de junho de 2024, com 2.684 ocorrendo na Região Sudeste. Os Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram os destaques negativos no primeiro semestre de 2024, 47,2%, 18,7% e 14,2% dos prejuízos, respectivamente, confirmando a liderança que se repete já há alguns anos nesse tipo de crime, devido à grande circulação de mercadorias e à concentração do Produto Interno Bruto (PIB) na região. O Espírito Santo, entretanto, é destaque positivo no Sudeste e em âmbito nacional. Em 2023, o Estado registrou 49 roubos ou furto de cargas, e até junho deste ano foram contabilizados 39 casos.

O item segurança pública foi um dos motivos que fizeram o grupo Sampaio Distribuidora de Aço a instalar uma fábrica no Espírito Santo. A empresa gaúcha lançou, na manhã desta segunda-feira (23/09), a pedra fundamental de sua filial em terras capixabas, mais precisamente no Polo Industrial de Mimoso do Sul, à margem da Rodovia BR-101 Sul. Em entrevista ao ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, o empresário Eduardo Sampaio, fundador da Sampaio Distribuidora, uma das maiores indústrias de aço do País, de todas os locais onde o grupo já está instalado – Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo –, o Espírito Santo é o que proporcionar uma maior segurança patrimonial:

“Levamos em conta também o fator crime contra o patrimônio. No Rio, São Paulo e em outros Estados, o roubo a cargas de caminhão é muito grande. Num período de cinco anos, sofremos três roubos entre Santa Catarina e Paraná. Todas as nossas cargas têm seguro contra roubo de até R$ 300 milhões, tanto dentro das fábricas quanto no transporte de caminhão. E sabemos que no Espírito Santo a segurança é bem melhor”, resumiu Eduardo Sampaio.

Presente no lançamento da pedra fundamental da indústria em Mimoso do Sul, o governador Renato Casagrande (PSB) comentou a decisão da Sampaio Distribuidora de Aço em vir para o Espírito Santo por conta, também, da melhoria da segurança pública.  Segundo Casagrande, a melhoria se deve aos investimentos feitos no setor pelo Governo do Estado:

“Estamos investindo muito na segurança. Montamos o Cerco Integrado e Inteligente que nos ajuda a desvendar qualquer roubo de cargas, faz leitura de placas e começou a fazer a leitura facial. Tenho certeza que o investimento na segurança pública tem produzido resultado.  O Espírito Santo é um Estado que gera confiança, porque nosso ambiente é bom, nossa conversa com empreendedores é uma conversa republicana, podemos fazer ela no meio da rua, dentro de um escritório, porque nossa conversa aqui é tem um único objetivo de ajudar a desenvolver nosso Estado e dar oportunidade aos capixabas. E quando conseguimos controlar os indicadores de furtos e roubos, isso também contribui para este bom ambiente de negócio.”

Os dados sobre roubos a cargas são do relatório Análise de Roubo de Cargas, da nstech, plataforma integrada de soluções de tecnologia para logística, que trabalha com softwares (programas de computador) e gestão de risco no monitoramento de roubos de cargas para as maiores empresas transportadoras e embarcadoras do país. O monitoramento das cargas corresponde a 50% do market share (fatia de mercado) do segmento.

A melhoria do combate ao roubo de cargas no Espírito Santo é fruto de uma parceria desenvolvida ao longo dos últimos anos entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares). A redução do roubo de cargas coloca o Espírito Santo como excelente polo logístico. O Transcares teve, em 2019, a iniciativa de buscar ajuda estatal. Procurou a Sesp e mostrou a necessidade de se criar um grupo de trabalho de prevenção e combate ao roubo de cargas. Deste grupo, hoje fazem parte as Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal, a Infraero e a própria Secretaria Estadual da Fazenda.

Para enfrentar os desafios de roubos a cargas, o Espírito Santo intensificou as operações de segurança e vigilância nas áreas mais afetadas. A comunicação e a coordenação entre as forças de segurança foram fortalecidas, com a implementação de tecnologias avançadas para o monitoramento de veículos e cargas. São realizadas operações coordenadas regularmente para desmantelar grupos criminosos e prevenir novos incidentes.

Um exemplo de atuação do Estado foi a intensificação das investigações em Cariacica, que em 2023 registrou 11 ocorrências, o maior número de roubos de cargas de cigarros. Após a identificação e prisão de um criminoso responsável por esses crimes, os roubos cessaram completamente, sem nenhum registro em 2024, segundo a Sesp.

O empreendimento da Sampaio Distribuidora será o primeiro a ser instalado no polo e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com a Prefeitura de Mimoso do Sul: “Esse é um grande investimento e uma alegria para nós em recebermos essa grande distribuidora de produtos siderúrgicos. Uma empresa importante que mantém suas atividades no Sul do País e amplia suas atividades para nosso Estado, em um local que antes estava abandonado. O Governo adquiriu essa área e iniciou a montagem desse polo empresarial que recebe sua primeira empresa. São R$ 100 milhões com o potencial de gerar 900 empregos, fortalecendo toda uma cadeia produtiva, já que a Sampaio vai adquirir bobinas de aço produzidas pela ArcelorMittal e processará esse material aqui”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O investimento inicial na planta é de R$ 100 milhões, com expectativa de gerar 300 empregos diretos e 600 indiretos. Esta será a primeira indústria a ser instalada no Polo Industrial de Mimoso do Sul, marcando um novo momento para o desenvolvimento econômico da região sul capixaba. Outro fator decisivo para atração do negócio foram as condições favoráveis que os empreendedores têm acesso ao aderir ao Programa de Incentivo ao Investimento no Espírito Santo (Invest-ES).

“O que estamos comemorando aqui hoje vai muito além de uma obra. É a capacidade real de transformação para toda uma região. De maneira equilibrada e responsável, o Governo do Estado devolveu à sociedade um ativo. O amplo terreno estava sem serventia e agora vai receber uma indústria séria, competitiva, parceira histórica da Arcelor e que vai beneficiar aço no sul capixaba. Isso há pouco tempo era uma situação difícil de acontecer. Com o ES+Competitivo já apresentamos esse primeiro resultado, que sem dúvida alguma será um indutor de oportunidades e desenvolvendo para as pessoas daqui da região”, destacou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB).

A nova unidade tem como objetivo ampliar a capacidade de produção e distribuição de chapas, bobinas, tubos e perfis de aço, atendendo setores como metal mecânico, construção civil, automotivo e agroindústria. “A planta de Mimoso do Sul já nasce maior do que a nossa fábrica em Santa Catarina. A vinda para o Espírito Santo foi uma decisão estratégica para a empresa: além da excelente recepção que tivemos pelo Estado e dos incentivos fiscais, estamos próximos à ArcelorMittal, nossa fornecedora de aço, e dos grandes mercados consumidores”, ressaltou o presidente da empresa, Eduardo Sampaio. “Quero também deixar claro que fomos muito bem recepcionados pelo povo capixaba”, completou o empresário.

A Sampaio Distribuidora de Aço atua no mercado desde 1979 e expandiu suas atividades em 1997, iniciando operações como distribuidora de aços. Atualmente, a Sampaio conta com quatro unidades nas regiões Sul e Sudeste, consolidando-se como um dos maiores centros de distribuição de aços no Brasil.

Fonte: Blog do Elimar Côrtes

Entidade acompanha dificuldades na devolução de contêineres e impactos operacionais

Notícias 26 de setembro de 2024

O Sindiex tem monitorado de perto os desafios enfrentados pelas empresas associadas no que se refere à devolução de contêineres nos Depots do Espírito Santo. Os relatos indicam uma série de dificuldades para agendar a entrega das unidades, o que tem gerado preocupações em relação aos impactos operacionais e financeiros, especialmente o aumento nos custos de demurrage — taxa aplicada quando os contêineres não são devolvidos dentro do período de free time estipulado.

O coordenador do Comitê Técnico de Logística do Sindiex, Breno Sasso Alighieri, ressaltou que o comitê está empenhado em tratar a questão das devoluções. "Estamos cientes dos desafios que a situação traz para o setor. Nosso objetivo é manter o diálogo com os atores envolvidos para que, juntos, possamos encontrar alternativas que atendam aos interesses de todos e, ao mesmo tempo, tragam as melhorias necessárias para o fluxo de operações em nosso Estado”.

Em resposta a essa situação, o Sindiex solicita que as empresas associadas enviem dados detalhados sobre as dificuldades enfrentadas para realizar as devoluções. Esses dados serão cruciais para que o Comitê Técnico de Logística e setor jurídico da entidade possam avaliar a situação e tomar as medidas adequadas para mitigar os prejuízos.

As empresas devem encaminhar as informações solicitadas para o e-mail sac@sindiex.org.br. O Sindiex continuará informando seus associados sobre os desdobramentos do caso e possíveis avanços nas tratativas com os Depots e outros envolvidos.

Fonte: SINDIEX

Transcares pegando carona nas possibilidades

Notícias 26 de setembro de 2024

Obras de infraestrutura estão entre os principais investimentos previstos para o Espírito Santo até 2027. E embora os modais rodoviário e ferroviário estejam incluídos no pacote, é o portuário que sai na frente com alguns grandes projetos em andamento: a ampliação do Portocel, em Aracruz, além da construção da primeira fase do Porto Central, em Presidente Kennedy, e do Imetame Logística Porto, em Barra do Riacho, também em Aracruz. Os empresários do transporte rodoviário de cargas e logística se mantêm atentos à movimentação de tais empreendimentos e às possibilidades que tendem a ser geradas. E foi pensando nisso que uma comitiva do Transcares colocou o pé na estrada rumo à Barra do Riacho, na sexta-feira, 23 de agosto, para ver de perto a planta portuária do Imetame Logística Porto e conhecer mais a fundo o layout e o funcionamento da ZPE – Zona de Processamento de Exportação.

O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, encabeçava o grupo, que contou, ainda, com o superintendente, Mário Natali, o gerente, Gustavo De Muner, os diretores Fernando De Marchi, Sidnei Bof, Marco Zon, Leandro Teixeira e Wesley Loose, o vice-coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin, os transportadores associados Alexandre Ceto, Paulo Costa e Lucas Teixeira, além dos assessores jurídicos, Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias, e a assessora de comunicação Anna Carolina Passos. Lá, o grupo foi recebido pelo Diretor Operacional, Anderson Carvalho, e pelo assessor Marcelo Robers, e depois de uma apresentação sobre o Grupo Imetame, o porto e a ZPE, puderam ver de perto as obras em andamento.

Embora não haja, ainda, uma data exata para início da operação, Carvalho fala da expectativa de inauguração em 2026. O investimento bilionário, capaz de mudar o eixo da logística de cargas e logística do Estado, está na fase final de obras da primeira fase operacional. Os primeiros 450 metros cais, que serão suficientes para o porto operar num primeiro momento, ficarão prontos no início de 2025. A dragagem, iniciada em setembro de 2022, está em andamento. Neste momento, são 12 metros de profundidade e já em andamento o aprofundamento para a cota de 17 metros, concluindo a primeira fase no primeiro trimestre de 2025 – no futuro o porto será dragado na cota de 25m para atender as operações “Ship to Ship”, transbordo de óleo cru, segundo Anderson Carvalho.

“O Imetame Logística Porto contará com quatro terminais para operações com contêineres, cargas geral, granéis sólidos e granéis líquidos. Outro importante ativo em desenvolvimento é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que terá grande sinergia com o porto para atração de indústrias e serviços voltados à exportação”, destacou o diretor, completando em seguida.

“A construção do complexo portuário será feita em fases, por módulos, e neste momento estamos trabalhando em quatro frentes: construção do quebra-mar Leste, a dragagem, a construção do cais de contêiner e a terraplanagem”.

Diferenciais

Infraestrutura já existente e posição geográfica – num raio de 1.000km alcança 60% do PIB nacional –, somadas à integração logística com outros modais e à profundidade do Porto da Imetame, credencia a região para receber os gigantes New post Panamax, afirma Anderson Carvalho, além de colocar novamente o Espírito Santo nas rotas internacionais e atender as demandas do mercado nacional.

“Temos todas as condições de formar aqui uma estrutura portuária para o Brasil. Contudo, Imetame Porto Logística não será concorrente de ninguém, seremos agregadores, integradores. Vamos somar à infraestrutura portuária nacional!”

O grupo do Transcares presente à visita voltou cheio de expectativas positivas. “Não há dúvidas de que o Imetame vai gerar muitas e novas possibilidades para o segmento. Ela carrega todas as condições logísticas favoráveis para um porto multimodal e essa conectividade certamente vai gerar novas operações e mais negócios para o TRC”, aposta o presidente Teixeira.

Alexandre Ceto se interessou muito pelos benefícios que serão proporcionados pela ZPE, que além de estar em área de Sudene, terá incentivos municipais e estaduais. E dentre os setores que já negociam para fazer parte da Zona de Processamento de Exportação em Aracruz estão o de rochas, automotivo, têxtil, industrial e o de café. “Estamos falando de desoneração do investimento, agilidade aduaneira, segurança jurídica, suspensão e isenção tributária”, enumerou o empresário.

E Teixeira completou. “Não posso deixar de citar a localização privilegiada do ZPE – a 13,5km Aeródromo Aracruz (Suzano), a 1,3km da ferrovia Vitória-Minas, próximo a rodovias estaduais (ES-257, ES-010, ES-445) e federais (BR 101), a menos de 1km de um gasoduto, a 11,6km do Imetame, a 10km do Porto Barra do Riacho e a 92km do Porto de Vitória. Não tem como já não sonhar com as tantas oportunidades que estão a caminho de nosso Estado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

Setor de pesados em alta impulsiona o credenciamento antecipado

Notícias 26 de setembro de 2024

Maior encontro para o transporte  de cargas e logística da América Latina amplia em 30% o número de pré-credenciados

A menos de dois meses de sua abertura, a RX Brasil, empresa organizadora da 24ª edição da FENATRAN, anuncia o aumento de 30% no número de pré-credenciados para o evento, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo. A maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina vai apresentar mais de 600 marcas com os principais lançamentos de produtos e serviços para os segmentos, entre caminhões, implementos rodoviários, softwares de gestão e soluções tecnológicas para otimização de toda a cadeia de supply chain.

O aumento no interesse de transportadores, frotistas, motoristas e operadores logísticos pelo evento também ocorre entre os profissionais que ocupam cargos de destaques nas organizações. Do total de cadastrados, 54% possuem poder de decisão ou recomendação nas empresas.

Segundo Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN, o resultado ratifica a relevância da feira dentro da cadeia de transporte. “Esse aumento no interesse dos visitantes pelo evento com tanta antecedência demonstra a importância da FENATRAN para o transporte. Não é por acaso que reúne os principais players do setor, além de ser uma excelente vitrine para as empresas mostrarem seus lançamentos”, afirma.

Outro fator que justifica o aumento do pré-credenciamento é o otimismo com os resultados apresentados pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Em agosto, o setor de transporte rodoviário de cargas fechou o mês com alta de 10% na produção de caminhões na comparação com o mês de julho. Frente ao mesmo período do ano passado, o incremento foi de 36,1%. Já no acumulado do ano a produção de caminhões alcançou 89,4 mil unidades, alta de 40,7% com relação às 63,5 mil unidades de janeiro a agosto de 2023.

Mais de 40 horas de conteúdos

Uma das novidades desse edição da FENATRAN, o Espaço de Conteúdo será o ponto de encontro para os interessados em desenvolvimento profissional e networking. Situado no Pavilhão 8,  terá mais de 40 horas de palestras e painéis ao longo da semana.

A programação tem início no dia 5 de novembro, com a Rota Fenatran, que debate os novos modelos de negócios e desafios para o mercado de caminhões, matrizes energéticas mais sustentáveis e as principais perspectivas para 2025. O Espaço de Conteúdo terá, ainda, mais uma edição do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, no dia 6, e o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 7 de novembro.

Outra atração que retorna em 2024 é o FENATRAN Experience. Realizado em um circuito exclusivo na área externa do SP Expo, permite aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto é patrocinado pela Addiante e Eaton.

Além da Anfavea, a FENATRAN tem parceria institucional e apoio da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). O evento tem entrada gratuita e já está com o credenciamento para visitantes aberto no site www.fenatran.com.br


FONTE: CARTÃO DE VISITAS NEWS / NTC&LOG

CNT participa de workshop da ANTT com foco em reduzir os acidentes nas rodovias federais

Notícias 25 de setembro de 2024

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (24), em Brasília, da mesa de abertura do EducaVias, primeiro encontro sobre educação e comunicação para o trânsito, promovido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O evento integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e faz parte do Programa Vias Seguras (PVS), uma iniciativa estratégica que busca reduzir os acidentes nas rodovias federais.

Durante o encontro, a CNT — ao lado de representantes de outras instituições, como o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) e a UnB (Universidade de Brasília) — discutiu o papel da educação e comunicação no trânsito. O tema está alinhado às iniciativas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir o número de acidentes e fatalidades no trânsito em 50% até 2030, seguindo as diretrizes da Segunda Década de Ações pela Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na ocasião, a gerente executiva de gestão e projetos da CNT, Marcia Kamada, lembrou que os  Painéis de Acidentes da CNT, fonte da PRF, tem indicado um leve crescimento do número de mortes, além do aumento do contingenciamento do Funset e o baixo investimento na infraestrutura que  prejudicam o alcance da meta de redução da OMS (Organização Mundial da Saúde). Por outro lado, o Painel das Rodovias que Perdoam indica o alto índice de perdão das que são gerenciadas por concessionárias, comprovando o excelente trabalho da ANTT. Além disso, foi divulgado o portfólio de cursos do SEST SENAT.

Ainda segundo a gerente, falhas humanas, problemas veiculares e deficiências na infraestrutura das rodovias são os principais fatores que levam a esses acidentes. “O desafio, portanto, é complexo e exige uma combinação de fiscalização, de educação — que é o que estamos fazendo aqui — e de infraestrutura adequada. A mais recente Pesquisa CNT de Rodovias, por exemplo, mostrou que um percentual significativo das rodovias brasileiras apresenta problemas estruturais, como buracos, falta de sinalização adequada e ausência de acostamentos, comprometendo diretamente a segurança dos motoristas”, explica.

 
Fonte: CNT

Sistema Transporte dá início à terceira turma do Curso de Governança, Compliance e Gestão de Riscos

Notícias 25 de setembro de 2024

Um dos grandes desafios dos gestores da atualidade é criar um ambiente corporativo confiável, com a identificação de ameaças e boas práticas de governança que colaborem com processos de compliance frente à complexidade dos processos de execução do setor de transporte. Sob essa premissa, foi realizada, nesta quarta-feira (25), a abertura oficial do Curso Executivo em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura.

Ao longo desta semana, está sendo realizado, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), o primeiro módulo presencial da capacitação, que reúne 40 alunos de todos os modais do transporte. O curso integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, ofertado pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).

Ministrada pelo IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), a capacitação busca apresentar os principais conceitos e benefícios da governança para o aprimoramento do planejamento e dos sistemas de compliance, provocando uma reflexão sobre como integrar as várias atividades de gestão de riscos em sua instituição e, de forma específica, para o segmento de infraestrutura e transporte.

Durante a abertura oficial, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que o curso é resultado de um diagnóstico realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que identificou os principais riscos do setor de transporte. "Vivemos em um momento que exige transparência e integridade. Isso é parte fundamental do compliance. O papel do Sistema Transporte é ser um indutor, despertando o interesse das empresas por governança e sustentabilidade. No entanto, cabe a cada empresa implementar essas práticas de forma efetiva; e esse curso também tem esse propósito", ressaltou Vander Costa.

Aula magna

De forma virtual, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes proferiu a aula magna, momento em que parabenizou os alunos e falou sobre a situação da infraestrutura do país e a necessidade de gerenciamento de recursos para resolver os problemas. “O Brasil precisa investir R$ 340 milhões até 2038, para se igualar às 20 melhores infraestruturas do planeta. E nós estamos investindo cerca de 1,55% do PIB, muito aquém dos 8% que a China investe, bem como da Índia, que aplica 5%. O Brasil já está em colapso, em algumas regiões. Depois do que aconteceu no Rio Grande do Sul, ficou claro que não tínhamos, na estrutura da Defesa Nacional, uma boa governança”, destacou Nardes.

O ministro terminou sua fala lançando um desafio aos participantes do curso debaterem: “Para onde vai a governança da infraestrutura? Para onde vão os caminhos e as estradas diante das mudanças climáticas que podem afetar ou já afetaram diferentes regiões do nosso país?”.

Na mesma linha de pensamento do ministro Augusto Nardes, o professor do IGCP José Luís Vidal ministrou, na sequência, uma palestra aos alunos sobre transição energética, mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura de transporte.

Setor comprometido

Também participaram da abertura do curso executivo o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; e a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende.

Na oportunidade, Eliana Costa apresentou o Sistema Transporte e as iniciativas das três casas – CNT, SEST SENAT e ITL – em prol do desenvolvimento do setor. Ela destacou que o desenvolvimento do transporte brasileiro está no centro da atuação da Instituição. “Nós temos um grande projeto, que é transformar o setor de transporte. Acreditamos que, só por meio da educação, podemos fazer isso de maneira efetiva e próspera e pensando, principalmente, no futuro das nossas empresas”, afirmou.

Nicole Goulart, por sua vez, ressaltou que o SEST SENAT está à disposição para atender às demandas das empresas e capacitar os profissionais do setor e da sociedade como um todo. “Quando a gente fala em governança e compliance no transporte, nosso maior objetivo é que vocês levem as boas práticas para as empresas a fim de garantir dois aspectos que são fundamentais para nós: integridade e sustentabilidade.”

Sobre o curso

O Curso Executivo em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura é formado por quatro módulos, distribuídos em 160 horas presenciais e 40 horas online, com a previsão total de 200 horas. O cronograma do curso tem a previsão de seis meses.

Nos primeiros dias da capacitação, os alunos já aprovaram a metodologia. “A gente tem acompanhado, nas aulas, como o conteúdo é colocado com uma leveza que ajuda a gente a absorver e, posteriormente, implantar nas empresas. O método do curso está sendo excelente, mostrando uma visão prática das empresas, com exemplos que temos no dia a dia e que vão facilitar a implantação”, finalizou Manoel Marinho, diretor institucional e de Novos Negócios do grupo MobiBrasil.

Fonte: CNT

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