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Pelo segundo mês consecutivo, a movimentação de cargas conteinerizadas apresentou crescimento

Notícias 12 de abril de 2024

Movimentação de contêineres cresceu 29,19% em comparação com fevereiro de 2023. Cargas sólidas e líquidas também tiveram aumento

O setor portuário apresentou um crescimento de 11,44% em fevereiro deste ano, segundo os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Esse crescimento foi puxado principalmente por cargas conteinerizadas, com destaques também para os crescimentos de granéis sólidos e líquidos.

Durante o mês, foram movimentados 99,83 milhões de toneladas de cargas. No mesmo período de 2023 a movimentação havia atingido 89,58 milhões de toneladas. Entre os destaques estão o minério de ferro (+17,85%), o petróleo e derivados (+16,23%) e a soja (+19,70%).

Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação atingiu 11,2 milhões de toneladas, um aumento de 29,19% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando 1 milhão TEUs, com crescimento de 24,5% em fevereiro de 2024. Desse total, 7,7 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 3,4 milhões por cabotagem.

Retomada da movimentação de contêiner

Com base no histórico da movimentação de contêineres dos últimos quatro anos, sinaliza-se uma retomada da atividade.

Após dois anos de queda e estagnação, a movimentação de contêineres retoma e supera a performance observada em 2021, ano de pandemia em que o transporte de mercadorias via contêiner foi significativo.

Nestes meses de janeiro e fevereiro de 2024 acumulados, observa-se um crescimento de 18% na cabotagem de contêiner, comparado a 2023. E não se trata de um efeito pontual. Essa movimentação mais acentuada é apresentada em diversos portos do país.

Dos produtos que tiveram maior movimentação, destacam-se algodão, açúcar, café, bem como compostos químicos.

Mais dados de movimentação

Os granéis sólidos, que representam 58,1% do total de tudo que é movimentado pelos portos, apresentaram crescimento de 11,48% frente a fevereiro de 2023. Foram 58 milhões de toneladas registradas em fevereiro deste ano, com destaque para os dois principais granéis, minério de ferro e soja.

Granéis líquidos também apresentaram alta, que atingiu 7,47% em comparação com o mesmo mês de 2023. Por sua vez, as cargas gerais apresentaram um recuo de 1,53% durante o mês frente a fevereiro do ano passado.

Navegação

A movimentação de cargas de longo curso foi de 69,1 milhões de toneladas no segundo mês de 2024, apresentando crescimento de 13,59% em comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente pelas exportações, que cresceram 15,11%, enquanto as importações cresceram 6,87%.

A cabotagem, após leve queda em janeiro, apresentou uma alta de 11,08% em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo uma movimentação de 23,87 milhões de toneladas.

Já a cabotagem de contêineres cresceu 31,73% em comparação com fevereiro de 2023, em um indício de que o setor pode voltar a apresentar crescimento de dois dígitos no ano de 2024.

A navegação interior, no entanto, decresceu 5,27% em fevereiro, atingindo uma movimentação de 6,68 milhões de toneladas. Do mesmo modo, houve recuo nas operações de carga feitas em apoio portuário (-9,42%) e marítimo (-3,53%).

Terminais Privados

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) registraram 66,14 milhões de toneladas em fevereiro de 2024. O número representa um aumento de 10,89% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Já o destaque percentual entre os cinco TUPs que mais movimentaram no mês fica para o terminal Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que registrou crescimento de 14,28%, com 10,65 milhões de toneladas movimentadas.

Portos Públicos

Os portos públicos movimentaram 33,69 milhões de toneladas no segundo mês de 2024. O número representa aumento de 12,55% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O porto de maior movimentação no mês foi o de Santos, com 11,11 milhões de toneladas, registrando um aumento de 32,42% frente ao mesmo período de 2023. O porto foi responsável por 33% de toda a movimentação portuária pública do mês.

Painel Estatístico

O Painel Estatístico da ANTAQ pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.
Fonte:NTC

 
 

Produção de caminhões cresce quase 20% no primeiro trimestre

Notícias 12 de abril de 2024

O primeiro trimestre de 2024 teve uma alta de 19,7% na quantidade de caminhões produzidos no Brasil. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), foram fabricados 29.327 caminhões até março, ante 24.497 unidades do mesmo período de 2023.

Em março, a produção registrou 11.224 unidades, ante 10.162 unidades de fevereiro, uma alta de 10,5%.

Na comparação com março de 2023, no entanto, houve redução na produção, de 8,9%, já que naquele mês haviam sido produzidas 12.325 unidades.

“A produção de março foi a mais alta em 12 meses, e a acumulada no trimestre já supera em 20% a do mesmo período do ano passado, mostrando que aos poucos o setor se aproxima de seu patamar normal de mercado, após um período de adaptação provocado pelo Proconve P8”, destacou a Anfavea.

Fonte: SETCERGS

 
 
 

Indicação de Condutores: o que é e como fazer online? [2024]

Notícias 11 de abril de 2024

É muito comum que motoristas acabem emprestando o carro para algum amigo ou, no caso de empresas, o qual o veículo muda de condutor constantemente, acabe sofrendo diversas multas, onde na maioria desses casos é necessário fazer a Indicação de Condutores.

O grande desafio é que esse processo pode ser  muitas vezes burocrático, tornando ainda mais chato e muito mais demorado. Em 2024, indicar o condutor responsável por uma infração de trânsito tornou-se um processo feito de forma exclusivamente digital, o que facilitou um pouco o processo, mas que ainda pode ser difícil caso você não tenha um bom controle das suas multas..

A indicação do condutor é feita sempre que a multa que você recebeu tiver sido cometida por outro motorista. Porém existem casos específicos que vamos te ensinar no decorrer do texto.

Então fique por aqui até o final para que você possa entender o funcionamento completo da indicação de condutores e aprender a fazê-la de forma muito mais rápida.

Índice

  • O que é a Indicação de condutores?
  • O que diz a lei?
  • Quais infrações permitem a indicação de condutor?
  • Como fazer Indicação de condutores: Pessoa Física
  • Como fazer Indicação de condutores: Empresa
  • Quais os problemas da multa por não indicar condutor?
  • Qual o prazo para indicar um condutor?
  • Desafios de fazer essa identificação
  • E se eu for o real infrator?
  • Como essa indicação é feita usando a Frota 162?

O que é a Indicação de condutores?

Indicação de condutores é basicamente quando o seu veículo acaba sofrendo uma multa e você não deseja ser responsabilizado pela infração. No caso de uma empresa, essa indicação é obrigatória, mas abordaremos esse tema mais adiante.

No trânsito, a indicação de condutores não está relacionada diretamente com evitar multas de trânsito. Como mencionado anteriormente, fica claro que a infração já foi cometida, porém, você tem o direito de transferir.

Ou seja, o proprietário do veículo recebe a notificação de infração e tem a oportunidade de indicar quem era o condutor no momento da infração, caso não tenha sido ele próprio. 

Isso pode ser feito através de um formulário físico específico que acompanha a notificação ou de forma online, onde são fornecidos os dados do condutor responsável em ambas. 

Essa indicação de condutor é importante para garantir que a multa seja direcionada corretamente à pessoa responsável pela infração, evitando que o proprietário do veículo seja injustamente penalizado ou sofra multas NIC, no caso de empresas.

Portanto, é fundamental seguir corretamente os procedimentos de indicação de condutor estabelecidos pela legislação do seu estado para evitar problemas legais e possíveis penalidades adicionais.

O que diz a lei?

Agora que você sabe o que é a indicação de condutores você deve estar se perguntando: o que a lei diz sobre isso?

A gente sabe que, quando falamos sobre multas, os pontos na CNH são um grande problema e surge a necessidade de evitar a perda da habilitação.

De maneira geral, as penalidades por violações das regras de trânsito recaem sobre diferentes partes: o condutor, o proprietário do veículo utilizado na infração, o embarcador e o transportador.

O Código de Trânsito Brasileiro especifica que a responsabilidade é do condutor sempre que a infração decorrer de ações praticadas enquanto ele estiver ao volante.

Por exemplo, a multa por excesso de velocidade, uma infração muito comum no Brasil, não tem como haver outro culpado além de quem estava dirigindo no momento.

Assim, a culpa pela infração recai sobre o condutor, e as consequências dessa má conduta devem ser atribuídas a ele.

Isso nos mostra mais ainda a importância de ter a oportunidade de indicar o condutor.

Não faz sentido que você seja responsabilizado pela multa e receba os pontos por uma infração que outros cometeram.

Por isso, a legislação já considera a possibilidade de identificar o condutor que realmente cometeu a infração.

Quais infrações permitem a indicação de condutor?

Existem certas infrações de trânsito que não permitem a indicação de condutor, pois a legislação de tráfego estabelece que algumas responsabilidades recaem sempre sobre o proprietário do veículo.

Por exemplo, em casos de licenciamento do veículo estar atrasado, o agente autuará o proprietário por conduzir um veículo que não esteja devidamente licenciado. 

Esta é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira de motorista e a culpa recai sobre o proprietário do veículo.

Com a Nova Lei de Trânsito, esse tipo de infração também pode acarretar na redução do limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, podendo ser até 10 pontos.

Nesse contexto, cabe ao proprietário do veículo garantir que a documentação do automóvel esteja em dia, tornando assim a indicação de condutor inviável.

No entanto, as restrições à possibilidade de indicar um condutor não se limitam a esses casos. Antes de explicar como funciona o processo de indicação de condutor, é importante listar a algumas situações em que essa opção não é válida:

1. Quando o proprietário estava dirigindo o veículo na hora da autuação;

2. Quando, no momento da autuação, o motorista foi identificado por uma autoridade de trânsito;

3. Quando a multa é relacionada ao veículo em si e não à conduta do motorista, sendo responsabilidade do proprietário.

Porém, há diferenças importantes e específicas entre indicar o real condutor infrator para pessoa física e empresas.

Como fazer Indicação de condutores: Pessoa Física

No caso de pessoa física, o processo de indicação de condutor é bem simples, podendo ser feito de forma online, modelo implantado agora em 2024.

Então, caso não queira assumir culpa por uma infração que uma outra pessoa tenha cometido, você pode fazer pelo próprio aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Basta que ambos os motoristas estejam cadastrados no sistema e possuam a CNH digital e o proprietário tenha cadastrado seu veículo no aplicativo para obter o CRLV digital.

Como fazer Indicação de condutores: Empresa

O caso de indicar condutores em empresa é um pouco mais complexo e necessário pois as empresas são obrigadas a fazer esse processo.

Para simplificar, imagine o seguinte:

No caso de empresas, todos os veículos são cadastrados no CNPJ da mesma, portanto, os órgãos entendem que um CNPJ é impossibilitado de conduzir o veículo. Dessa forma, os gestores de frotas ou as pessoas que cuidam de multas, são responsáveis por indicar um condutor pessoa física responsável pela condução do veículo (algum CPF).

Porém, uma empresa possui dois desafios na hora de indicar um condutor:

Quantidade de multas para indicar: as empresas geralmente possuem muitos veículos e, seus condutores, acabam cometendo muitas infrações, o que acaba trazendo muito trabalho para os gestores.

A forma em que o processo é feito: para o caso de empresas, mesmo que a CNH digital possa ser usada, ainda é complicado justamente pelo volume que as empresas acabam sofrendo e devem indicar um por um.

Portanto, existem plataformas que podem te ajudar na indicação de condutores, como a própria Frota 162, que te permite fazer essa identificação de forma totalmente online, rápida e permitindo até mesmo a indicação em massa.

Quais os problemas da multa por não indicar condutor?

A multa por não indicar condutor, também conhecida como multa NIC, é uma multa aplicada exclusivamente para empresas, onde os veículos são cadastrados no CNPJ.

Essa multa é aplicada justamente pelo motivo de os órgãos autuadores entenderem que um CNPJ não pode dirigir, portanto, a empresa é obrigada a indicar um condutor (pessoa física) para essa infração.

A multa NIC, aplicada caso o condutor não seja indicado, geralmente costuma ser 2 vezes o valor da multa original, por exemplo:

Se um motorista da sua empresa cometeu uma infração média, de R$130,16, e você esquece de indicar o mesmo para essa infração, o valor a ser pago pode chegar a R$390,48.

Por mais que possa parecer pouco, quando olhamos para uma frota com diversos veículos, sofrer multas NIC pode representar um gasto gigantesco para as empresas, portanto, qualquer coisa que uma empresa possa fazer para evitar esse tipo de multa é bem vindo.

Há dois motivos principais para as empresas não indicarem condutor, sendo o menor  deles a falta de conhecimento e, o maior, a falta de tempo hábil para lidar com as infrações recebidas, as burocracias, prazos, etc. O que acaba levando a ocorrência da multa NIC.

Qual o prazo para indicar um condutor?

Quando o proprietário de um veículo é notificado de uma infração de trânsito cometida por outra pessoa, é crucial respeitar o prazo estipulado para fazer a indicação do condutor para evitar mais problemas com a lei.

Esse prazo vem definido no documento de notificação, juntamente com um formulário destinado ao fornecimento dos dados do motorista responsável, porém, a partir de janeiro de 2024, essa indicação deve ser obrigatoriamente feita online.

O prazo para que essa indicação possa ser feita, com as novas leis de trânsito, gira em torno de 30 dias. Antes dessa mudança, o prazo era curto, de apenas 15 dias a partir do envio da notificação de autuação pelo órgão de trânsito.

Vale citar que todos os dias valem nessa contagem, ou seja, não precisam ser contados apenas dias úteis. Dessa forma, o tempo para que uma indicação de condutor seja feita se torna um pouco mais apertado.

Porém, se o último dia do prazo cair em um feriado ou final de semana, o prazo é prorrogado até o próximo dia útil. 

Após o prazo estipulado na notificação, a indicação será negada e, no caso de empresas, a multa por não indicação de condutor será cobrada.

Por isso, é fundamental que você faça uma boa gestão de multas e tenha o total controle das suas infrações. Dessa forma, você consegue agir com rapidez e ter uma grande economia nesse processo.

Desafios de fazer essa identificação

A indicação de condutor, principalmente em empresas, pode enfrentar diversos desafios, entre eles:

Identificação do condutor

Em muitos casos, identificar o condutor no momento da infração pode ser difícil, especialmente se o veículo for compartilhado por várias pessoas ou se a infração ocorrer em um contexto onde não há testemunhas claras.

Porém, em empresas esse fator complica ainda mais, pois o motorista pode negar que foi ele e pode ser que você não consiga que ele assine os termos necessários. Portanto, as empresas devem fazer um bom controle sobre quem saiu com o veículo e quem estava dirigindo no momento da infração.

Prazos e procedimentos

As autoridades de trânsito geralmente impõem alguns  prazos e procedimentos específicos para a indicação de condutor. Cumprir esses requisitos dentro do prazo pode ser um  desafio, justamente pelo motivo de as pessoas não terem consciência da infração, geralmente ocasionado pelo atraso ou extravio dos correios.

Riscos legais

Há riscos associados à indicação de condutor, incluindo o potencial de penalidades adicionais, como a multa NIC, que ocorre se houver inconsistências nas informações fornecidas ou se a indicação for considerada inválida pelas autoridades de trânsito.

Complexidade do processo

O processo de indicação de condutor pode ser burocrático e exigir o preenchimento de formulários específicos ou a apresentação de documentos adicionais, o que pode ser difícil para pessoas que não estão familiarizadas com o sistema.

Os desafios de fazer a indicação de condutor podem variar dependendo da situação específica, mas geralmente envolvem questões de identificação, comprovação, cumprimento de prazos e procedimentos, responsabilidade do proprietário e riscos legais associados ao processo.

E se eu for o real infrator?

Caso você seja o real infrator e a opção de indicar um condutor não se aplica a você, ainda existem outras opções que podem ser úteis para quem não deseja ter problemas com multas.

Algumas das opções são:

Converter Multa em Advertência

Uma multa pode ser convertida em advertência caso o condutor receba uma multa de natureza leve ou média e, não tenha cometido nenhuma infração no período de 12 meses, essa multa será convertida em advertência.

Por exemplo: você buzinou em horário não permitido, mas você não sabia que essa é uma infração leve.

Nesse caso, a multa pode ser convertida em advertência, justamente pelo motivo de o órgão querer educar ao invés de simplesmente punir e arrecadar dinheiro com as multas.

A boa notícia é que temos um artigo completo no nosso blog para você aprender como converter uma multa em advertência, confira!

Recorrer à Infração

Esse processo é possível caso você tenha provas o suficiente para provar que você não foi o infrator ou, mesmo que tenha sido, a infração não tenha sido sua culpa.

Caso você consiga provar, basta fazer uma declaração bem escrita e com todas as provas anexadas e seguir as orientações das 3 fases do processo, sendo eles: defesa prévia, defesa em primeira instância (conhecida como Jari) e defesa em segunda instância (Cetran).

Como essa indicação é feita usando a Frota 162?

Para as empresas que têm muitos problemas na hora de indicar um condutor, esse processo é feito de uma maneira muito mais simples.

Um dos grandes problemas na hora de identificar um condutor é saber quem estava dirigindo o veículo no momento da infração, isso porque em empresas a rotatividade de motoristas é muito alta.

Porém, utilizando a Frota 162, os gestores de frota têm acesso ao módulo de viagens, onde basta selecionar qual motorista estava dirigindo aquele veículo em tempo real.

Isso permite muito mais rapidez no processo. Indicar um condutor com a Frota 162 é muito mais fácil!


Além disso, você não precisa mais se preocupar com todos os desafios que foram citados anteriormente. Nossa solução te entrega toda a informação das suas infrações automáticas, o que te dá muito mais tempo para agir nas suas multas, não tendo que se preocupar com prazos ou riscos legais.

Fazendo o Match entre o condutor e a multa com a Frota 162 é bem mais simples, podendo indicar um condutor em poucos cliques e em menos de 5 minutos.

Você também pode filtrar as informações no nosso sistema e indicar um condutor para várias multas de uma só vez, fazendo o processo ainda mais rápido com a indicação em massa.

Quais os desafios de não usar a Frota 162?

Todos os desafios citados anteriormente são possíveis caso você não faça o uso de uma plataforma automatizada.

A indicação de condutores feita manualmente é algo que demanda de muito tempo e muita atenção, porém, no caso de empresas, o volume de multas acaba sendo muito mais alto, isso faz com que não seja possível fazer esses processos da forma correta.

E, esses processos, se não forem feitos de forma correta, pode acabar fazendo com que as empresas sofram as multas NIC, fazendo com que tenha gastos muito altos, com um valor que poderia ser alocado em outras coisas importantes para a operação.

Portanto, usar plataformas que ajudam a automatizar e deixar esse processo mais rápido, ajuda a empresa não apenas a melhorar sua gestão, mas economizar bastante com os gastos que surgem com a multa por não indicar condutor.

Você conhece a Frota 162?

A Frota 162 é uma plataforma especializada na gestão de multas, condutores e documentações  para empresas. 

Com nossa plataforma, você tem acesso centralizado à todas as suas infrações em território nacional de forma automática, possibilitando o pagamento antecipado de multas, levando a uma economia comprovada de até 40% para as empresas que possuem frota própria. 

Indicamos para simplificar não apenas o pagamento de multas, mas também para otimizar processos burocráticos, como a indicação de condutor, de maneira fácil e rápida, em apenas um lugar.

Além disso, você terá acesso a diversos relatórios e dashboards profissionais para melhorar ainda mais a gestão da sua frota. 

E o melhor de tudo, a plataforma da Frota 162 pode ser usada gratuitamente, basta fazer o cadastro na nossa solução e aproveitar.

Com a Frota 162, realizar o pagamento de multas e todas as burocracias adicionais se torna algo fácil, permitindo que você efetue os pagamentos de todas as suas infrações em poucos cliques.

Nossa plataforma também te oferece diversos outros benefícios, como: 

  • Garantia de 20% de desconto no pagamento antecipado de multas;
  • Facilitação na identificação de condutores;
  • Acompanhamento da CNH de seus condutores;
  • Relatórios e dashboards profissionais para aprimorar a gestão;
  • Pagamento de TODAS as multas de forma rápida e simples.
  • E muito mais.

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Indicação de Condutores: o que é e como fazer online? [2024]

Perguntas Frequentes sobre Indicação de Condutor

O que é uma indicação de condutor?

Indicação de condutor é um direito dos cidadãos de indicar um outro motorista para ser o responsável pela infração cometida. Porém, em casos de empresas, essa indicação é obrigatória pelo motivo de os veículos estarem cadastrados no CNPJ e os órgãos precisarem que um CPF seja indicado para dar andamento nos processos legais.

Como fazer a indicação de condutor pelo correio?

Basta preencher o formulário de indicação que vem anexado à notificação e enviar no endereço indicado juntamente com os documentos necessários. Porém, vale lembrar que a partir de Janeiro de 2024, a indicação de condutor virou um processo feito de forma totalmente online, através da CNH digital ou, em casos de empresas, utilizando plataformas de gestão de multas.

Como indicar o real infrator pela internet?

Essa indicação pode ser feita através da CNH digital, onde basta seguir o passo a passo que a transferência é realizada ou, no caso de empresas, utilizar plataformas como a Frota 162 na qual, além dessa indicação ser muito mais rápida e prática, você ainda pode ter acesso a diversos descontos em suas multas. 

Como indicar condutor para veículo CNPJ?

Indicar um condutor para CNPJ é uma ação obrigatória a todos os gestores de frota e que pode ser feita através do recebimento da notificação pelo correio, com a CNH digital ou através de de plataformas especializadas em gestão de multas, como a Frota 162.

Fonte: FROTA 162

Como atrair e reter talentos? Fernanda Anchieta ensinou o caminho das pedras durante Almoço Executivo

Notícias 11 de abril de 2024

A gestão de pessoas fez parte do “cardápio” do Almoço Executivo do Transcares desta terça-feira, 9 de abril. Considerado um dos maiores desafios do mundo corporativo, hoje em dia, esse foi o tema da palestra realizada durante a edição de abril do tradicional encontro dos transportadores capixabas. Fundadora da F2 Consultoria Organizacional e professora, Fernanda Anchieta foi a convidada do presidente, Luiz Alberto Teixeira, e entre uma informação e outra, uma reflexão aqui e outra ali, deixou dicas acerca de como as empresas podem atrair e reter seus talentos.

Como de costume, os convidados do almoço eram diretores do sindicato, dentre eles Sidnei Bof, Marco Zon, Leandro Teixeira, Ronaldo Salles e Wesley Loose, transportadores, parceiros da entidade e mantenedores – Cláudio Merlo, da Transeguro, Joaquim Ferreira e Pedro Barros, da Golden Service, e Bruno Dalla e Rodrigo Scheidegger de Souza, da Vallore.

Depois de traçar uma linha tempo das gerações nascidas entre 1940 e após 2010 – chamadas Baby Boomers (1940 a 1960), X (1961 a 1980), Y (1981 a 1997), Z (1998 a 2009) e @ (a partir de 2010 – e apresentar uma rápida descrição do comportamento de cada uma delas, Fernanda questionou se as empresas estão trabalhando para lidar com essas gerações e se estão preparadas para trabalhar a diversidade nos processos seletivos.

“Uma boa empresa para trabalhar dá oportunidade de crescimento, possui um processo de comunicação fluido, reconhece seus profissionais, é comprometida socialmente, investe num ambiente prazeroso, tem políticas claras de remuneração e benefícios, combate a pessoalidade nas relações, respeita as questões de diversidade e promove a inclusão”, enumerou ela.

Fernanda repetiu algumas vezes que a atração e retenção de talentos são grandes desafios do mercado. Mas além de afirmar e confirmar, deixou dicas. Segundo ela, um recrutamento assertivo exige do empregador ser pontual na hora da entrevista; definir claramente as atribuições da função; ser claro no que se espera do candidato; e não prometer o que não pode cumprir.

A organização que deseja manter pessoas precisa estimular o desenvolvimento, promover o trabalho em equipe e exercitar a colaboração, ter lideranças que estimulem os seus times, promover o feedback contínuo e celebrar as pequenas conquistas.

E no final deixou uma importante reflexão a cada empresário presente. “Como está o seu nível de exigência em relação ao candidato que procura? Está exigindo as competências de uma Ferrari e  oferecendo benefícios igual a um Fusca? Se esta for a realidade de sua empresa, saiba que essa conta jamais vai fechar”.

Participação dos mantenedores

Este ano, a dinâmica dos Almoços Executivos está diferente. Além da palestra principal, dois representantes de mantenedores têm um espaço para falar de sua empresa, da parceria com o Transcares e dos benefícios oferecidos às empresas associadas. Este mês, quem deixou ser recado foram Joaquim Ferreira, da Golden Service, e Bruno Dalla e Rodrigo Scheidegger de Souza, da Vallore.

Prazo para exame toxicológico vence dia 30 para 3,4 milhões de motoristas que estão em situação irregular

Notícias 11 de abril de 2024

Condutores das categorias C, D e E têm até o final de abril para evitar multas e pontos na CNH

O prazo final para a regularização do exame toxicológico se aproxima, e, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março.

Agora, caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Alerta e conscientização

A Senatran enfatiza que os sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal serão responsáveis por verificar o cumprimento dos prazos, podendo aplicar as penalidades após o término do período adicional. Além disso, o órgão tem buscado orientar os condutores por meio de campanhas educativas e alertas emitidos via Carteira Digital de Trânsito (CDT) para que os motoristas realizem o teste.

Veja como verificar ser seu exame toxicológico está em dia:

Acesse a área do condutor da CDT;

Clique no botão “Exame toxicológico”;

Verifique se o prazo para realização está vencido;

Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.

Balanço

De acordo com levantamento realizado pela Senatran em 6 de abril 3,4 milhões de motoristas das categorias C, D e Eainda não realizaram o exame toxicológico em todo território nacional. Na região Sul, 534,6 mil condutores seguem com os exames pendentes; na região Sudeste, 1,8 milhões; no Centro-Oeste, 327 mil; no Norte, 194 mil e na região Nordeste, 509 mil condutores.

Veja a situação de cada estado:

• Paraná (PR): 228,6 mil condutores irregulares

• Rio Grande do Sul (RS): 168,8 mil condutores irregulares

• Santa Catarina (SC): 137 mil condutores irregulares

• São Paulo (SP): 1,1 milhão condutores irregulares

• Minas Gerais (MG): 274,8 mil condutores irregulares

• Rio de Janeiro (RJ): 321,1 mil condutores irregulares

• Espírito Santo (ES): 73,9 mil condutores irregulares

• Goiás (GO): 123 mil condutores irregulares

• Distrito Federal (DF): 56,1 mil condutores irregulares

• Mato Grosso (MT): 86,5 mil condutores irregulares

• Mato Grosso do Sul (MS): 61,4 mil condutores irregulares

• Roraima (RR): 7,2 mil condutores irregulares

• Pará (PA): 75,4 mil condutores irregulares

• Amazonas (AM): 29,4 mil condutores irregulares

• Rondônia (RO): 38,7 mil condutores irregulares

• Tocantins (TO): 25,8 mil condutores irregulares

• Acre (AC): 9 mil condutores irregulares

• Amapá (AP): 8,2 mil condutores irregulares

• Rio Grande do Norte (RN): 32,2 mil condutores irregulares

• Pernambuco (PE): 102,1 mil condutores irregulares

• Ceará (CE): 59 mil condutores irregulares

• Maranhão (MA): 53,6 mil condutores irregulares

• Paraíba (PB): 41,2 mil condutores irregulares

• Bahia (BA): 138,3 mil condutores irregulares

• Alagoas (AL): 27,8 mil condutores irregulares

• Piauí (PI): 29,7 mil condutores irregulares

• Sergipe (SE): 25 mil condutores irregulares

Fonte: NTC&LOG

Sistema Transporte acompanha no Senado o PL 528/2020, que trata da adição de biodiesel no diesel

Notícias 10 de abril de 2024

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reuniu-se com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), nesta quarta-feira (10), acompanhado do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, da assessora legislativa da CNT, Amanda Tabosa, e da gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos. Na visita institucional trataram do Projeto de Lei nº 528/2020, que está sob a relatoria do senador, na Comissão de Serviços de Infraestrutura.

A matéria trata da instituição do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. Na prática, o PL visa a mobilidade sustentável de baixo carbono e formas de captura e a estocagem geológica de dióxido de carbono.

Na oportunidade, o presidente Vander apresentou ao senador a preocupação do setor transportador com a redação atual da proposta em relação à previsão que o projeto faz quanto ao aumento de percentual da mistura de biodiesel de base éster no diesel. Enfatizou que o setor transportador está de acordo com a transição energética, só que, da forma como está, o texto do PL trará prejuízos e aumentará o índice de emissões dos gases do efeito estufa.

Diante do exposto, a CNT defende condicionar os acréscimos da mistura a testes; aprimorar as especificações do biodiesel utilizado no Brasil; implementar medidas de controle de qualidade; e sempre considerar o setor de transporte nas políticas públicas.

O senador agradeceu as ponderações do setor transportador. Disse que vai ouvir diversos setores e debater a matéria antes de emitir o parecer. Acrescentou também que só vai colocar o PL para votação quando o tema estiver maduro. De acordo com as atividades legislativas da Casa, o projeto em tramitação ainda deve passar por audiência pública.

Na ocasião, foi entregue ao senador um estudo da UnB (Universidade de Brasília) que alerta sobre o risco ambiental que o aumento do percentual de biodiesel pode causar. O levantamento mostra que a variação das emissões decorrentes da adição do biodiesel em mistura com diesel mineral S10 é potencialmente prejudicial aos motores de combustão interna.

A partir do experimento da UnB, evidenciou-se que o consumo de combustível aumentou 9,5% para caminhões da fase P7. Para modelos do ciclo P5, o impacto de aumento é ainda pior (15,0%). Ambos os casos ocorrem quando a quantidade de biodiesel foi elevada de 7% para 20%. Verifica-se que o impacto da elevação do percentual de biodiesel no diesel é expressivo financeira e ambientalmente.

No caso dos veículos da fase P7, o consumo total de óleo diesel pelo transporte rodoviário de cargas sofre um aumento potencial de 1,57 bilhão de litros ao ano. Para os veículos da fase P5, o aumento chega a 1,75 bilhão de litros. No caso de gases do efeito estufa, a emissão é acrescida de 4,15 milhões de toneladas de CO2 equivalente, na fase P7, e 4,63 milhões de toneladas de CO2 equivalente, na fase P5.

O estudo reforça as evidências práticas vivenciadas pelo setor. Há de se levar em conta que o diesel é o principal insumo do transporte rodoviário, responsável pelo deslocamento de 65% das cargas e 95% dos passageiros no país.
Fonte:CNT

 
 

Inflação oficial recua para 0,16% em março, diz IBGE

Notícias 10 de abril de 2024

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou para 0,16% em março deste ano. Em fevereiro, a taxa ficou em 0,83%. Já em março do ano passado, o índice registrado foi 0,71%.

Com o resultado, o IPCA acumula taxa de 1,42% no ano e de 3,93% em 12 meses, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação de março foi puxada pelo grupo de despesas alimentação e bebidas, cujos preços subiram 0,53% no mês.
Fonte: Agencia Brasil

Comitê Climático da ANTT divulga balanço de interdições por fenômenos da natureza

Notícias 10 de abril de 2024

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta quarta-feira (10/4), balanço das interdições em rodovias e ferrovias causadas por fenômenos da natureza. O período é de outubro de 2023 a abril de 2024 e o objetivo do relatório é alinhar estratégias com as concessionárias que operam nas redes federais, fortalecendo o monitoramento contínuo das vias e trilhas. Essa abordagem permite a identificação e tratamento proativo de áreas críticas, especialmente, em época de chuvas intensas.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, é extremamente importante acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de ajustes. “Nossa missão consiste em planejar ações, estabelecer responsabilidades claras para todas as partes envolvidas e assegurar que nossas equipes de fiscalização estejam prontas para atuar em estreita colaboração com as autoridades competentes em casos de incidentes”, afirmou.

Interdições em Rodovias

Durante o período avaliado, foram registradas 276 interdições em rodovias, com 49,63% delas sendo totais e 50,37% parciais. Em média, as interdições tiveram uma duração de 27 horas. As principais causas incluíram alagamentos e transbordamentos, responsáveis por 111 ocorrências (40,22%); queda de árvores, rochas e objetos, com 95 registros (34,42%); deslizamentos e quedas de barreiras, totalizando 34 episódios (12,32%); erosão, com 6 casos (2,17%); e outras situações, representando 14 incidentes (5,07%).

Os meses de novembro e janeiro se destacaram com o maior número de interdições por dia, registrando entre 9 e 16 ocorrências. A região Sudeste concentrou a maioria das interdições, com Duque de Caxias (RJ) liderando com 31 casos, seguido por Campos dos Goytacazes (RJ) com 13 registros e Petrópolis (RJ) com oito. O relatório também destacou ocorrências em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Minas Gerais, com a maioria das vias sendo monitoradas pelas Concessionárias Concer, Via Sul, RioSP e Autopista Fluminense.

Interdições em Ferrovias

No mesmo período, as ferrovias brasileiras enfrentaram 53 interdições, das quais 100% delas foram finalizadas e com duração média de 291 horas. A erosão foi a principal causa, representando 96,23% dos casos, ou seja, 51 ocorrências, seguida por alagamentos e chuvas, com 1,89% dos episódios (1 registro), além de outras causas. O dia 22 de novembro registrou um recorde de eventos, com 33 interdições.

No que diz respeito às trilhas do Brasil, a região Sul do país se destacou, com Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, registrando 33 incidentes, seguido por Ponte Alta, em Santa Catarina, com seis incidentes. As operadoras ferroviárias mais mencionadas e com maior incidência de interdições foram a RMS e a EFVM.

O Comitê Climático da ANTT está em operação desde 2022, conforme estabelecido pela Portaria nº 404. O monitoramento das vias é feito por meio do Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da Agência, integrado aos centros de controle operacional das concessionárias. Essas medidas integram o programa Prorev da ANTT e contribuem diretamente para a iniciativa AZ+, que tem como objetivo eliminar acidentes fatais, interrupções totais de tráfego e índices de reclamação na ouvidoria das rodovias e ferrovias sob a competência da Agência.

Compromisso com a segurança e mobilidade

A ANTT busca implementar ações preventivas para proteger a vida e o bem-estar de todos os usuários da infraestrutura de transporte. A Agência conta com uma assessoria especial de informação estratégica (AESINF), responsável por monitorar e produzir relatórios diários sobre possíveis ocorrências e alertas de chuvas. O compromisso é fornecer estradas e ferrovias mais seguras, promovendo uma mobilidade tranquila e protegida para todos os cidadãos.

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
Fonte: SETSESP

Reforma tributária: leis complementares serão encaminhadas na próxima semana

Notícias 10 de abril de 2024

As leis complementares que regulamentarão a reforma tributária no país devem ser levadas ao Congresso Nacional na próxima semana, como já era esperado. Nesta segunda-feira (8/4), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou a expectativa e disse que há um compromisso com o próprio Congresso em levar adiante o tema para a discussão em plenário.

O anúncio ocorreu após um encontro de Haddad com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também reiterou o compromisso do Congresso com o governo em pautar outros temas importantes para a equipe econômica, como a desoneração da folha de pagamento e as dívidas com os entes da Federação. Estiveram na reunião o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Ainda no encontro foi tratada a possibilidade de serem encaminhadas ao Congresso duas leis complementares, em vez de uma, o que também já era considerado pela equipe da Fazenda. Para o ministro da Fazenda, a apresentação de duas legislações teria como objetivo sustentar todo o arcabouço que regulamenta a emenda à Constituição aprovada no fim do ano passado.

Ainda de acordo com Haddad, um dos pilares a serem buscados com a discussão da reforma é a compensação financeira a qualquer nova despesa ou renúncia de receita que possa vir a ser discutida no Congresso. A equipe econômica ainda tenta segurar a meta atual de crescimento econômico para 2024 e 2025, apesar de sinalizações da ala próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em alterar a meta já estabelecida em 0,5% para este ano, a um avanço em torno de zero a 0,25%.

“O potencial da economia brasileira é muito grande, sobretudo nesse momento em que o Brasil chama atenção do mundo pelo seu potencial em relação à produção de energia verde, reindustrialização sustentável. Isso tudo está na ordem do dia no Brasil e no mundo e não podemos perder essa janela de oportunidades.”

Foto: divulgação Correio Braziliense
Fonte: SETSESP

Participe da 23ª edição do seminário brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 10 de abril de 2024

No próximo dia 8 de maio de 2024, das 9h às 13h, acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte  de Cargas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília/DF. O evento é realizado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados com o apoio da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e conta com o apoio institucional da Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Faça já sua inscrição e garanta sua participação no evento que reúne os principais representantes do setor de transporte de cargas, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico para debater temas de grande importância para o país no que diz respeito ao setor.

Inscreva-se aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Confira a programação

Das 9h às 10h – SOLENIDADE DE ABERTURA

Convidados para Composição da Mesa

  • ARTHUR LIRA – Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados
  • GILBERTO ABRAMO – Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados
  • RENAN FILHO – Ministro dos Transportes
  • ROBINSON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
  • VANDER COSTA – Presidente da Confederação Nacional do Transporte – CNT
  • EDUARDO REBUZZI – Presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

Das 10h às 13h – Painel: REFORMA TRIBUTÁRIA – IMPACTO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

PRESIDENTE DA MESA: DEPUTADO GILBERTO ABRAMO – Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados

MODERADOR: DEPUTADO DIEGO ANDRADE – Membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Palestrantes Convidados:

  • DEPUTADO JOAQUIM PASSARINHO – Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo
  • ROBISON BARREIRINHAS – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
  • DEPUTADO BALEIA ROSSI – Autor da proposta da Reforma Tributária
  • MARCOS AURÉLIO RIBEIRO – Diretor Jurídico da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • VALDETE MARINHEIRO – Advogada Tributarista

13h – ENCERRAMENTO

Faça já sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/23a-edicao-do-seminario-brasileiro-do-transporte-rodoviario-de-cargas/


Fonte: NTC&LOG

Ministério dos Transportes autoriza testes com caminhões elétricos pesados nas rodovias

Notícias 10 de abril de 2024

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vai realizar um programa de testes com caminhões pesados elétricos em rotas intermunicipais de curtas e médias distâncias por todo o país. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, participou do início do projeto.

A iniciativa é parte do compromisso do Governo Federal pela descarbonização da frota de veículos do país, e o objetivo do estudo é buscar alternativas mais sustentáveis e com menos emissões de carbono para o transporte de cargas em território nacional.

O estudo conta com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), além de parceria com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A partir dos resultados apurados, será possível à Secretaria Nacional de Trânsito estabelecer os critérios necessários para que caminhões elétricos possam circular de forma regular nas rodovias e vias urbanas brasileiras, de forma segura e ambientalmente sustentável.

Fonte: Blogdocaminhoneiro/SETSERGS

Ministério revisa para baixo projeção de superávit comercial

Notícias 08 de abril de 2024

A queda no preço de mercadorias, principalmente dos bens agropecuários, fez o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revisar para baixo a projeção de superávit comercial (exportações menos importações) em 2024. A estimativa caiu de US$ 94,4 bilhões para US$ 73,5 bilhões.

A projeção é atualizada a cada três meses. Caso se confirme, o superávit será 25,7% menor que o saldo positivo de US$ 98,9 bilhões registrado em 2023, até agora o melhor resultado da história.

O saldo comercial deverá diminuir porque as exportações cairão, e as importações aumentarão em relação aos resultados de 2023. O governo projeta exportar US$ 332,6 bilhões em 2024, queda de 2,1% em relação aos US$ 339,7 bilhões exportados pelo país ano passado. Em contrapartida, as importações deverão atingir US$ 259,1 bilhões, avanço de 7,6% em relação aos US$ 240,8 bilhões comprados do exterior em 2023.

Em relação à projeção anterior, divulgada em janeiro, as exportações caíram US$ 15,6 bilhões. A previsão para as importações subiu US$ 5,3 bilhões. O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do MDIC, Herlon Brandão, atribuiu a revisão para baixo do superávit comercial à queda no preço de algumas commodities (bens primários com cotação internacional), apesar do volume expressivo de embarques.

“Os preços das mercadorias estão em queda, principalmente os bens agrícolas”, disse Brandão. Apesar da queda da projeção, ele ressaltou que este será o segundo ano em que o Brasil registrará superávit comercial acima de US$ 70 bilhões.

Foto: divulgação Agência Brasil
Fonte: SETCESP

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