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Mais de 240 mil empresas podem ser suspensas de realizar frete

Notícias 21 de fevereiro de 2024

Mais de 240 mil Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC) ainda não fizeram a Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e podem ser suspensas de realizar frete. O prazo para a revalidação da categoria, que é obrigatória, se encerra em 26 de fevereiro. Aproximadamente 285 mil empresas estão cadastradas no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas apenas 45 mil atualizaram seus dados cadastrais e de seus veículos, faltando cinco dias para o fim do prazo.

O não cumprimento das obrigações de Revalidação Ordinária pode resultar na suspensão do RNTRC e na aplicação de multas. Uma vez suspenso, o transportador tem que fazer a reativação do cadastro por meio do RNTRC Digital ou indo a um ponto de atendimento. Veja o cronograma com o prazo:

PRAZOS PARA REVALIDAÇÃO
Categoria do Transportador Data de início Data do fim
ETC 02/05/2023 26/02/2024

Fiscalização e infrações

A fiscalização é feita pela ANTT nas operações realizadas nas ruas e por meio eletrônico, no momento da emissão dos documentos fiscais de transporte (CT-e e MDF-e). As infrações estão previstas no Art. 19 da Resolução Nº 5.982, que prevê multa de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) para os que não atualizarem as informações cadastrais ou deixarem de proceder à revalidação ordinária dos dados cadastrais, independentemente do transportador realizar ou não operação de transporte. Já no caso do Transportador Rodoviário Remunerado de Cargas (TRRC) sem inscrição no RNTRC ou com inscrição pendente, suspensa ou cancelada, está prevista multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) para os que forem contratados ou que efetuarem o transporte da carga por terceiros, mediante remuneração.

Fonte: SETCESP

 

Setor transportador tem saldo positivo de postos de trabalho em 2023, destaca CNT

Notícias 20 de fevereiro de 2024

O setor transportador criou, em 2023, 86.640 postos de trabalho – 3.639 vagas a mais do que em 2022 e 5.893 a mais do que em 2021. Os detalhes estão na nova edição do Boletim de Conjuntura Econômica da CNT, divulgada nesta segunda-feira (19).

Além de pontuar o panorama de criação de vagas no transporte do Brasil, a publicação reúne informações de outros indicadores e seus impactos no setor. É o caso da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O volume de serviços de transporte acumulou alta de 1,5% em 2023. Com esse crescimento, o setor apresenta volume de serviços 17,2% acima do período pré-pandemia, resultado melhor que o índice geral da PMS, 11,7% acima do período pré-pandemia, referente a fevereiro de 2020.

Outra boa notícia para o transportador é a expectativa de continuidade da queda na taxa de juros, que tende a favorecer a demanda e a atividade econômica. Na primeira reunião de 2024, realizada no final de janeiro, o Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a meta da taxa Selic de 11,75% ao ano para 11,25%. Com isso, as previsões são que, até o final do ano, a taxa Selic chegue a 9% ao ano.

O Comitê indica que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação ao redor da meta para 2024 e 2025. O transporte teve deflação em janeiro de 2024. O índice de preços do grupo transporte teve queda de 0,65% no mês. Contribuiu para esse resultado a redução de preços das passagens aéreas (-15,22%), do óleo diesel (-1,00%), do etanol (-1,55%), da gasolina (-0,31%) e das tarifas de ônibus urbano (-0,92%).

Acesse o Boletim de Conjuntura Econômica – fevereiro 2024

Painel de Empregos

A movimentação do emprego referente ao ano de 2023 pode ser conferida no Painel CNT do Emprego no Transporte. A atualização da ferramenta tem como referência os dados sobre vínculos empregatícios disponíveis no Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Fonte: SETCESP

Reoneração da folha: ‘Lula deve bater o martelo nesta semana’, diz Randolfe

Notícias 20 de fevereiro de 2024

O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso, disse nesta segunda-feira (19/2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (MP) deve “bater o martelo” a respeito da Medida Provisória 1.202/2023, que trata da reoneração da folha de pagamentos, ainda nesta semana. A decisão deve ocorrer após o chefe do Executivo se reunir com os líderes e ministros da articulação política sobre o tema.

“Nós temos avançado em um entendimento sobre os temas relativos à desoneração serem encaminhados por projeto de lei em regime de urgência. O presidente [Lula] deve chamar a todos nós, deve chamar também o ministro [Fernando] Haddad esta semana para bater o martelo em relação a esse tema e encaminhar o projeto de lei em regime de urgência relativo à reoneração, desoneração. E os demais temas da MP 1202 serem mantidos no âmbito da MP 1202”, afirmou o político a jornalistas.

Enviada ao Legislativo no fim de dezembro, a MP reonera a folha de pagamentos de 17 setores da economia, revoga os benefícios concedidos à área de eventos por meio do Perse, extingue a alíquota reduzida da contribuição previdenciária a determinados municípios e limita a compensação de créditos decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado.

“Eu arriscaria dizer que nesta semana nós deveremos ter já os encaminhamentos em relação ao projeto de lei autônomo, uma MP retirando esse tema da desoneração da MP 1202 e a consequente instalação da comissão”, destacou Randolfe.

Articulação

A ideia é que os trechos que tratam da reoneração da folha e dos municípios sejam retirados da MP e introduzidos em um novo projeto de lei a ser enviado ao Congresso em regime de urgência. Randolfe Rodrigues e o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, se reuniram nesta segunda-feira com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da pauta econômica nas Casas Legislativas.

“É quase que natural que, com encaminhamento com MP retirando a desoneração da MP 1202 e com encaminhamento de projeto de lei com regime de urgência, a reoneração, na prática, fica suspensa de ser inaugurada já neste ano de 2024. Então, é óbvio, e o próprio ministro tem conversado com todos os setores da economia voltados a esse tema. Por óbvio, o projeto deverá incluir o marco do começo da reoneração, que obviamente ficaria aí para o ano próximo”, completou.

O custo fiscal será de R$ 12,26 bilhões em 2024, de acordo com o Ministério da Fazenda. O projeto de lei será encaminhado para o Congresso por regime de urgência. O líder do governo afirmou que o presidente Lula ainda precisa dar a “palavra final” sobre o tema, mas que há um acordo “muito bem construído” com os presidentes do Senado e Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente.

Foto: divulgação Correio Braziliense

 

Os 3 pilares da disponibilidade de frotas

Notícias 19 de fevereiro de 2024

A disponibilidade das frotas de empresas é um fator essencial para o sucesso dos negócios. Quando os veículos estão disponíveis, as operações podem ser realizadas de forma eficiente e sem interrupções, o que contribui para a redução de custos e o aumento da produtividade.

O setor de gestão de frotas é responsável pelo planejamento, controle e execução das atividades relacionadas à frota, incluindo manutenção, abastecimento, seguros e gestão de riscos. As empresas que atuam nesse setor oferecem uma variedade de serviços, desde a simples gestão de documentos até a terceirização completa da frota.

A seguir, apresentamos 3 dicas essenciais para aumentar a disponibilidade das frotas de empresas:

1. Implementar um plano de manutenção preventiva

A implementação de um plano de manutenção preventiva para frota é um processo importante que pode ajudar a garantir a disponibilidade, confiabilidade e segurança da frota. O plano deve ser personalizado para atender às necessidades específicas da frota, incluindo o tamanho da frota, o tipo de veículos, as condições de operação e o orçamento disponível.

A manutenção preventiva é a melhor forma de evitar quebras e avarias nos veículos, o que contribui para aumentar a sua disponibilidade. Esse plano deve ser elaborado de acordo com as recomendações do fabricante do veículo, levando em consideração o tipo de uso que ele será submetido.

  • Para frotas de veículos leves, a manutenção preventiva pode incluir a troca de óleo, filtros, pastilhas de freio,pneus e outros componentes.
  • Para frotas de veículos pesados, a manutenção preventiva pode incluir a revisão dos componentes mecânicos,elétricos e eletrônicos.

A implementação de um plano de manutenção preventiva de frota é um investimento que pode trazer retornos significativos para a empresa. Um plano eficaz pode ajudar a garantir a disponibilidade, confiabilidade e segurança da frota, o que pode levar a uma redução de custos, aumento da produtividade e melhoria da segurança dos funcionários.

Dados e estatísticas relacionados à gestão de frotas no Brasil:

  • Tamanho do mercado: o mercado de gestão de frotas no Brasil é estimado em R$25 bilhões.
  • Crescimento: o setor deve crescer a uma taxa de 10% ao ano nos próximos anos.
  • Segmentos: o mercado de gestão de frotas no Brasil é dividido em dois segmentos principais: gestão de frotas leves e gestão de frotas pesadas.
  • Principais serviços: os principais serviços oferecidos pelas empresas de gestão de frotas no Brasil incluem manutenção, abastecimento, seguros, gestão de riscos e terceirização completa da frota.

Fonte: Abralog

2. Treinamento e capacitação de condutores

Os motoristas são os responsáveis pela operação dos veículos, portanto, é importante que eles sejam treinados para conduzir de forma segura e eficiente. Um motorista bem treinado é menos propenso a cometer erros que podem causar acidentes ou danos aos veículos.

  • Para frotas de veículos leves, o treinamento pode incluir aulas teóricas e práticas sobre direção defensiva,economia de combustível e legislação de trânsito.
  • Para frotas de veículos pesados, o treinamento pode incluir aulas teóricas e práticas sobre cargas perigosas,condução em estradas rurais e técnicas de economia de combustível.
  • Regras de trânsito: Os condutores devem estar familiarizados com as regras de trânsito locais e nacionais. Eles devem ser capazes de seguir as regras de trânsito de forma segura e responsável.
  • Técnicas de direção defensiva: Os condutores devem ser capazes de identificar e evitar situações perigosas.Eles devem ser capazes de tomar medidas para se proteger e proteger outros motoristas.
  • Manutenção preventiva: Os condutores devem ser capazes de identificar problemas potenciais com os veículos. Eles devem reportar esses problemas aos seus supervisores para que a manutenção possa ser realizada antes que os veículos falhem.
  • Procedimentos de emergência: Os condutores devem estar familiarizados com os procedimentos de emergência, como o que fazer em caso de acidente ou pane. Eles devem ser capazes de tomar medidas para proteger a si mesmos e outros em caso de emergência.

3. Monitoramento das frotas

O monitoramento da frota permite identificar problemas potenciais antes que eles causem a indisponibilidade dos veículos. Existem diversas tecnologias disponíveis para o monitoramento de frotas, como rastreamento GPS, telemetria e câmeras de segurança.

  • O rastreamento GPS pode ser usado para acompanhar a localização dos veículos, o que pode ajudar a identificar situações de risco, como sobrecarga ou condução em excesso de velocidade.
  • A telemetria pode ser usada para monitorar o desempenho dos veículos, como consumo de combustível,temperatura do motor e pressão dos pneus.
  • As câmeras de segurança podem ser usadas para registrar acidentes ou incidentes que possam causar danos aos veículos.

A implementação dessas dicas pode contribuir significativamente para aumentar a disponibilidade das frotas de empresas. Com os veículos disponíveis, as empresas podem reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a satisfação dos clientes.

Fonte: Frota 162

Estudo sobre as condições das rodovias brasileiras será apresentado na primeira edição de 2024 do CONET&Intersindical

Notícias 19 de fevereiro de 2024

No próximo dia 22 de fevereiro, acontecerá a primeira edição de 2024 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical). O evento reunirá um público de executivos, empresários e lideranças do setor para discutir as tendências, desafios e oportunidades que estão moldando o futuro do Transporte rodoviário de Cargas no País.

Entre as diversas palestras aguardadas, a programação terá a participação de Bruno Batista, Diretor Executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Batista abordará alguns estudos realizados pela entidade, com destaque para a Pesquisa CNT de Rodovias 2023, considerado o mais abrangente e detalhado levantamento sobre a infraestrutura rodoviária brasileira, oferecendo dados precisos sobre o estado atual das rodovias, o que é fundamental para o planejamento e a execução de políticas públicas e privadas voltadas para a melhoria da infraestrutura logística nacional.

Diversos assuntos estão previstos para essa edição, confira a nossa programação abaixo

12h30 – Credenciamento

13h – Abertura e Apresentação da Nova Diretoria da NTC&Logística – Gestão 2024-2027

14h –  CONET&Intersindical

1. Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte  de Cargas
Érica Marcos  – Gerente Ambiental CNT
Marcos Araújo – Diretor da Sambaíba Transportes Urbanos
Lorena Mendes de Souza – Coordenadora-Geral de Biodiesel e Outros Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia

2. Pesquisas CNT de Rodovias 2023 e Estudos Técnicos
Bruno Batista – Diretor Executivo da CNT

3. Índice de Variação do INCT e Pesquisa Mercado de Transporte de Cargas – 2023
Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística

4. Cenário Político-econômico – 2024 e Perspectivas Futuras
Prof.° Otto Nogami – Economista e Professor do IBMEC

18h – Debates / Encaminhamentos/ Encerramento

18:30h – Coquetel

O encontro será realizado presencialmente na subsede da NTC&Logística em São Paulo e as inscrições já estão encerradas.

*Evento exclusivo para transportadores

O CONET é uma realização da NTC&Logística, e conta como entidade anfitriã, a FETCESP e os demais sindicatos do Estado de São Paulo. O patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Transpocred. Apoio logístico da Braspress e apoio institucional do Sistema Transporte composto pela CNT, SEST SENAT e ITL e da FumTran.

Foto: divulgação NTC&LOGÍSTICA

Associados Transcares podem fazer 1º MBA em TRC do Brasil pagando parcelas de R$ 387,00

Notícias 19 de fevereiro de 2024

Uma parceria entre a Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina) e a UCEFF fez nascer o MBA em Transporte Rodoviário de Cargas, primeiro e único do Brasil. E se você está se perguntando o que isso tem a ver com o Espírito Santo, nós respondemos! A parceria foi estendida ao Transcares, ou seja, os transportadores capixabas estão diante da oportunidade de se qualificar aproveitando os mesmos benefícios oferecidos aos catarinenses. Para ingressar no curso, com carga total de 360 horas, os associados investirão 26 parcelas de R$ 387,00.

O MBA, pós-graduação do tipo Lato Sensu ministrada por professores inseridos no segmento, o que fez dele um curso customizado e de acordo com as especificidades do TRC, está aberto também aos não-associados. Para estes, porém, o valor do investimento é de 26 x R$ 445,00.

A especialização é 100% on line, voltada a gestores do segmento, terá início em 25 de março e a duração é de dois anos e quatro meses. Ao todo, são 26 módulos, mais o Trabalho de Conclusão, que não é obrigatório. Dentre os vários temas que serão abordados, é possível citar cenários econômicos, planejamento estratégico de logística empresarial, logística internacional, legislação, ética empresarial, administração de conflitos, gestão comercial, de qualidade e de operação e tecnologia.

As aulas acontecerão de 15 em 15 dias, sempre às  segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30, e as mesmas não são gravadas. Os encontros são realizados com câmera aberta o tempo todo, possibilitando interação da turma.

Profissionais do segmento com curso superior ou que vão concluí-lo este ano entram no MBA em Transporte Rodoviário de Cargas e ao final do curso recebem o certificado de pós-graduação. Contudo, o MBA também é acessível aos que possuem Ensino Médio (completo ou não). A diferença é que estes alunos receberão o certificado de Aperfeiçoamento Profissional. 

“Fomentar a qualificação do segmento está entre nossos pilares de atuação. Trabalhamos arduamente e diariamente para que nosso segmento seja cada vez mais profissionalizado. E essa mais nova parceria vai diretamente ao encontro de nossos anseios. Estamos comemorando muito esse MBA e esperamos que nossos transportadores o aproveitem!”, destacou o presidente, Luiz Alberto Teixeira.

Link para inscrição: https://www.uceff.edu.br/cursos/mba-em-trc/

 

 Não perca essa chance. Faça a sua inscrição e seja um dos alunos a fazer o primeiro e único MBA em TRC do Brasil

 

Dúvidas pelo WhatsApp: (49) 99923 3769 - Falar com Márcia Calderolli.

Desemprego cai em apenas dois estados no 4º trimestre de 2023, diz IBGE

Notícias 16 de fevereiro de 2024

A taxa de desemprego no Brasil caiu em duas das 27 unidades da federação (UFs) no quarto trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado mostra uma desaceleração gradual da formação de empregos ao longo de 2023. Mas, nas médias anuais, foram 26 das 27 UFs em que foram registradas quedas das taxas de desocupação em relação a 2022. (veja mais abaixo)

No último trimestre, os estados do Rio de Janeiro (de 10,9% para 10%) e do Rio Grande do Norte (de 10,1% para 8,3%) foram os únicos em que o desemprego teve queda estatística significativa entre os meses de outubro e dezembro. Em Rondônia (de 2,3% para 3,8%) e Mato Grosso (de 2,4% para 3,9%) houve alta. Nas demais UFs não foi registrada variação significativa.

O Brasil encerrou o trimestre terminado em dezembro com taxa de desemprego em 7,4%, patamar mais baixo para o período desde 2014 e com recorde histórico de trabalhadores ocupados. No trimestre anterior, a taxa de desocupação era de 7,7%.

“Diversos estados do país apresentaram tendência de queda, mas só em dois deles a retração foi considerada estatisticamente significativa”, explica a coordenadora de pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy.

O que houve no 4º trimestre

As variações estatísticas relevantes são aquelas que mostram flutuações importantes da taxa de desocupação nos estados. Ela pode variar por diferentes motivos, desde o aumento de trabalhadores no grupo de ocupados, como pelo aumento de trabalhadores procurando emprego.

Curso do Transcares ensina a gerar créditos de impostos e economizar tributos

Notícias 16 de fevereiro de 2024

O cronograma de treinamentos do Transcares para o ano de 2024 está prestes a ser aberto e o assunto foi “escolhido a dedo”, tamanha sua relevância para quem opera no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística – principalmente em época de Reforma Tributária: Planejamento Tributário no Transporte Rodoviário de Cargas. A primeira agenda de capacitação do ano está marcada para segunda-feira, 26 de fevereiro, das 9 às 17 horas, na sede do Transcares, sob comando da assessora tributária Mônica Porto.

Quer entender melhor o que será tratado durante as horas de aula? Mônica responde:

 “Vamos expor situações do dia a dia da operação que podem gerar créditos de impostos e gerar influência para que a empresa possa economizar tributos. E também vamos abordar sobre como fazer um planejamento tributário para a empresa se manter em conformidade e pagando o menor tributo possível”.

Para os associados Transcares, o investimento é de R$ 200,00. Profissionais de empresas não-associadas pagam R$ 400,00 (por inscrição). As inscrições para o treinamento podem ser feitas neste link: https://www.transcares.com.br/paginas/capacitacao/144/planejamento-tributario-no-transporte-rodoviario-de-cargas

CONET&Intersindical 2024 debaterá sobre a adição de biodiesel e seus impactos no transporte rodoviário de cargas

Notícias 15 de fevereiro de 2024

Durante a primeira edição do CONET&Intersindical de 2024, que acontece no dia 22 de fevereiro, em São Paulo, a  “Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte  de Cargas” será tema de debate entre renomados profissionais e representantes do setor.

A participação de Érica Marcos, Gerente Ambiental da CNT, Marcos Araújo, Diretor da Sambaíba Transportes Urbanos, e Lorena Mendes de Souza, Coordenadora-Geral de Biodiesel e Outros Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, terá como objetivo oferecer uma visão abrangente e especializada sobre o assunto, procurando se esclarecer tecnicamente como a adição de biodiesel pode afetar a manutenção, o custo e a durabilidade dos motores.

A importância do nível adequado de adição de biodiesel tem sido ressaltada pela NTC&Logística e por demais entidades do setor, como a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Confira a programação do evento e participe 

12h30 – Credenciamento

13h – Abertura e Apresentação da Nova Diretoria da NTC&Logística – Gestão 2024-2027

14h –  CONET&Intersindical

1. Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte Rodoviário de Cargas
Érica Marcos  – Gerente Ambiental CNT
Marcos Araújo – Diretor da Sambaíba Transportes Urbanos
Lorena Mendes de Souza – Coordenadora-Geral de Biodiesel e Outros Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia

2. Pesquisas CNT de Rodovias 2023 e Estudos Técnicos
Bruno Batista – Diretor Executivo da CNT

3. Índice de Variação do INCT e Pesquisa Mercado de Transporte de Cargas – 2023
Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística

4. Cenário Político-econômico – 2024 e Perspectivas Futuras
Prof.° Otto Nogami – Economista e Professor do IBMEC

18h – Debates / Encaminhamentos/ Encerramento

18:30h – Coquetel

O encontro será realizado presencialmente na subsede da NTC&Logística em São Paulo e as inscrições já estão abertas, através do link.

*Evento exclusivo para transportadores

O CONET é uma realização da NTC&Logística, e conta como entidade anfitriã, a FETCESP e os demais sindicatos do Estado de São Paulo. O patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Transpocred. Apoio logístico da Braspress e apoio institucional do Sistema Transporte composto pela CNT, SEST SENAT e ITL e da FumTran.

Logística emergencial: tendências e desafios para 2024

Notícias 15 de fevereiro de 2024

As operadoras logísticas concentram 12% do PIB, o equivalente a 20% dos custos de transporte e armazenagem no Brasil. São cerca de mil empresas e 2 milhões de empregos, segundo dados da ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos. Quais os principais desafios para 2024?  Há espaço para crescer?

Quem responde é o especialista em Logística, Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, há 20 anos no setor de logística emergencial B2B:

Qual o principal avanço da logística emergencial e o que esperar para 2024? 

Marcelo Zeferino: A cada ano da última década temos nos deparado com alguma mudança disruptiva: pandemia, internet das coisas (IOT), blockchain e a inteligência artificial (AI), que se faz cada vez mais presente em nossa rotina. O grande ponto é saber utilizar essas mudanças e ferramentas para que favoreçam a produtividade do setor, beneficiando o consumidor final. Na logística emergencial, por exemplo, a inteligência artificial vem trazendo previsibilidade para o processo, com respostas cada vez mais rápidas. A AI nos fez repensar as perguntas, elevando a competitividade. A emergencialidade de cinco anos atrás é a rotina de hoje, a velocidade de entrega mudou e é necessário acompanhá-la. 

Para 2024, a perspectiva é otimista. O crescimento do PIB, na casa dos 3% em 2023, e previsão perto dos 2% em 2024, aliado à redução gradativa da taxa de juros, nos dá uma visão positiva. Outro dado importante é a previsão de crescimento do setor farmacêutico brasileiro, na casa dos 9% em 2024, impulsionando a logística emergencial aérea.

Como você enxerga a logística emergencial em um futuro próximo?

Marcelo Zeferino: Entendo que a logística emergencial, como é definida hoje, em um curto espaço de tempo será denominada só como logística. Hoje não aceitamos pedir algo para comer e não receber em 30 minutos, no passado isso era impossível. Assim caminha também com o transporte de cargas. Com a evolução das tecnologias e investimentos nos modais corretos, toda a velocidade disponível poderá ser ofertada para a indústria, levando competitividade logística e redução de estoques. 

Business Intelligence, automatização, AI, quais outras soluções tecnológicas a logística ainda pode agregar?

Marcelo Zeferino: As ferramentas de análise de grandes quantidades de dados (big data), têm sido instrumentos fundamentais de suporte à expansão do setor de logística. Outra novidade é o blockchain, apesar de ser constantemente associado ao Bitcoin e criptomoedas, ele pode ser aplicado em inúmeras áreas, incluindo a logística. No blockchain, as informações são descentralizadas no banco de dados e compartilhadas entre vários usuários, isso pode ser utilizado no rastreamento  de cargas, compartilhamento de frota, entre outras aplicações, trazendo otimização dos processos e redução dos custos. 

O principal ponto é não fechar os olhos para as tendências. Na Prestex, encaramos dessa forma: ou você se adapta e implanta essas realidades ao negócio ou está fora do jogo. Nós implantamos. Interligar os pontos através dessas tecnologias faz com que o consumidor consiga se sentir dentro do processo e não como um produto de prateleira. 

E o fator humano, que peso tem nesta balança da tecnologia?

Marcelo Zeferino: O fator humano é preponderante para o sucesso da interligação das tecnologias com o objetivo fim, que em nosso caso, na Prestex, é solucionar o problema de uma carga emergencial, transportada no menor tempo possível, com qualidade, segurança, monitoramento e acompanhamento do cliente em 100% do percurso. As tecnologias servem para aprimorar, evitar desperdícios e trazer velocidade às relações, mas não elimina a necessidade do humano no processo. Sentimento, percepção, felling ainda não podem ser interpretados por AI ou qualquer subterfúgio tecnológico, daí a importância em conhecer e saber interpretar as tecnologias. E, vale lembrar que em um momento emergencial, ninguém gosta de ser atendido por um robô. Investir no capital humano, com treinamentos, plataformas educacionais que ofereçam as habilidades que o mercado necessita, ainda é o caminho para se somar às tecnologias, é assim que temos feito na Prestex.

No setor de medicamentos, com a obrigatoriedade da RDC 653 a partir de março 2024, o que muda? 

Marcelo Zeferino: Na prática é exigir cada vez mais profissionalismo de todas as partes do processo. De nada adianta milhões de investimentos por parte da indústria farmacêutica, por exemplo, se o setor de logística não acompanhar as melhores práticas para a distribuição dos medicamentos. Alterações como essas da RDC são fundamentais para balizar o nível de qualidade do mercado. Pela RDC 653/2022, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura monitorada da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto, entre outras demandas. Isso é fundamental para preservar a integridade dos medicamentos, principalmente os termolábeis (biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas) altamente sensíveis às mudanças de temperatura. Lembro que o mercado farmacêutico brasileiro espera crescer mais de 9% em 2024 e o setor de logística precisa acompanhar essa demanda com a qualidade necessária.

E a Prestex, já está adequada à nova norma?

Marcelo Zeferino: Sim, investimos 1,8 milhão para essa transformação. Obtivemos a certificação da Anvisa, e estamos adequados à esta nova RDC. Como em todo novo mercado em que a Prestex atua, investimos em pesquisa e desenvolvimento para cumprir as exigências necessárias para o sucesso da operação. Isso garante um SLA (índice de entregas no prazo) acima de 99%. Esse mercado definitivamente não é para aventureiros ou você investe e se adequa ou sai do jogo. 

Quanto a Prestex cresceu em 2023 e qual a projeção para 2024? 

Marcelo Zeferino: A Prestex vem crescendo sustentavelmente acima da média de mercado nos últimos anos. Em 2023 investimos em uma nova base corporativa em São Paulo, pontos de atendimento no Nordeste, aquisição de softwares e ferramentas tecnológicas.

Para 2024 entraremos em um novo ciclo de planejamento estratégico para crescimento das operações, da performance, visando consolidar a Prestex como marca ícone no setor. Para isso, investimos em desenvolvimento tecnológico, fortalecendo as operações para os cenários mencionados.  

Fonte: SETCESP

Vice-presidente e diretor-geral da ANTT reforçam aliança estratégica em reunião institucional

Notícias 14 de fevereiro de 2024

Na manhã da última sexta-feira (9), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para uma reunião institucional importante: estreitar laços em prol da infraestrutura, setor de transportes terrestres e desenvolvimento do país, com foco nos cidadãos.

O encontro foi uma sinalização dos interesses do Governo Federal e a urgência de melhorar cada vez mais a infraestrutura nacional. Alckmin enfatizou a importância do trabalho da Agência, que fiscaliza e regulamenta serviços das concessionárias rodoviárias, ferroviárias e transportes de carga e passageiros em todo o Brasil, sempre com os olhos voltados para os usuários.

“O crescimento do nosso país, sua economia, indústria e comércio, depende diretamente da ANTT. São eles que pavimentam o caminho para nosso desenvolvimento econômico, garantindo previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica para os investimentos”, declarou o vice-presidente.

Por outro lado, Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, apresentou a carteira de projetos em andamento e os próximos desafios da Agência, como os leilões que estão por vir, regulamentações de diversos temas e a fiscalização. Ele também destacou os esforços conjuntos e constantes com o Tribunal de Contas da União (TCU) para modernizar contratos, visando uma gestão mais eficaz e transparente das concessões.

Além disso, Vitale ressaltou a evolução da Agência com a implementação do programa PROREV e as revoluções regulatória, tecnológica e comportamental.

A visita também permitiu que o vice-presidente se inteirasse sobre o andamento das obras nas concessões da ANTT em São Paulo, estado que concentra um considerável volume de demandas e expectativas por melhorias na infraestrutura.

Divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT/ SETCESP

ANTT aprova novo plano estratégico rumo à excelência e inovação nos transportes terrestres

Notícias 06 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO / AESCOM ANTT
CHAPÉU: PLANO ESTRATÉGICO

Ação será guiada por estratégias regulatórias, tecnológicas e comportamentais

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de aprovar a segunda revisão do Plano Estratégico 2022-2025, marcando uma nova fase de inovação e excelência na regulação e fiscalização do setor de transportes terrestres no Brasil. A Deliberação nº 15, de 26 de janeiro de 2024, contempla a revisão do planejamento estratégico, incluindo o Mapa Estratégico Institucional para o ciclo 2024-2030, sinalizando um compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável do país.

O novo Mapa Estratégico da ANTT é o resultado de um processo inclusivo e colaborativo, envolvendo desde o nível operacional até a alta administração da Agência. Durante meses de intensas sessões colaborativas online, visitas às Unidades Regionais, oficinas participativas e debates, estagiários, servidores e terceirizados contribuíram com suas visões e experiências para moldar a estratégia futura da instituição.

Além do envolvimento interno, a ANTT também colheu valiosas contribuições da sociedade, do setor acadêmico e do mercado, por meio de Tomada de Subsídios, somando um total significativo de 589 sugestões em todo o processo participativo. Essa abordagem inclusiva reflete a diversidade de talentos na instituição e o comprometimento de todos com a entrega de resultados relevantes para o país.

Dentre os insumos considerados para a elaboração da nova estratégia, destacam-se a Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD), a  Nacional de Transportes (PNT), o Plano Nacional de Logística (PNL), o Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

NOVO MAPA ESTRATÉGICO

O novo Mapa Estratégico reflete a missão institucional da ANTT: “Contribuir para o desenvolvimento nacional por meio da efetiva regulação e fiscalização do setor de transportes terrestres, garantindo serviços e infraestrutura adequados à sociedade”. Além disso, estabelece uma visão ambiciosa para 2030: “Ser a referência em regulação e fiscalização no Brasil”.

Nesse contexto, a ação da Agência será guiada pela promoção de três revoluções: regulatória, tecnológica e comportamental, com projetos, iniciativas e ações estruturadas para elevar a ANTT a um novo patamar de atuação. Os 17 objetivos estratégicos para o ciclo de planejamento 2024-2030 estão divididos em quatro perspectivas: pessoas e recursos, processos internos, resultados ao mercado e resultados à sociedade.

O plano estratégico incorpora temas relevantes como integração e colaboração interna, eficiência e inovação, fiscalização, segurança viária e sustentabilidade, refletindo a amplitude das ideias recebidas e o alto grau de participação da força de trabalho da Agência na construção coletiva da proposta.

Para garantir a eficácia do plano, foram estabelecidos 42 indicadores estratégicos para monitoramento e avaliação do alcance dos objetivos estratégicos definidos. O monitoramento e controle da estratégia serão realizados por meio de Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), trimestralmente.

Fonte: NTC&Log

 

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