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Saiba os temas que devem ser votados pelo Congresso em 2024

Notícias 05 de fevereiro de 2024

Em sessão solene marcada para esta segunda-feira (5), o Legislativo abre oficialmente as atividades de 2024. Na cerimônia, marcada para começar às 15h, estão previstas as leituras das mensagens dos Poderes Executivo e Judiciário enviadas ao Congresso Nacional. A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve detalhar as prioridades do governo no parlamento.

Entre os projetos que devem ser discutidos neste ano no Congresso Nacional destacam-se as medidas de regulamentação da reforma tributária aprovada no ano passado. Isso porque a Emenda Constitucional 132, que instituiu a reforma tributária, ainda precisa de regulamentação via leis complementares para as principais mudanças começarem a valer.

Os projetos devem ser enviados pelo Executivo e vão tratar sobre a forma de cobrança do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); o funcionamento do comitê gestor dos recursos do IBS; a compensação de eventuais perdas de receita para estados, Distrito Federal e municípios; e sobre os regimes diferenciados e reembolsos de créditos previstos na reforma.

Outros temas que devem ocupar os deputados federais e senadores neste início de ano são a reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, instituída pela Medida Provisória (MP) 1.202, e os vetos presidenciais ao orçamento, que cortaram R$ 5,6 bilhões de emendas parlamentares.

Também devem entrar na pauta de votações neste ano no Congresso Nacional a reforma do Código Civil, a regulação da Inteligência Artificial (IA), a chamada minirreforma eleitoral e medidas para a transição ecológica, como o projeto para o mercado regulado de carbono e a regulação do mercado do hidrogênio verde.

A reforma tributária sobre a renda prometida pelo governo também pode ser discutida neste ano. Além disso, a Câmara e o Senado devem analisar 20 Medidas Provisórias (MP) já editadas pelo Executivo.

Por ser um ano eleitoral, existe também a expectativa de que temas importantes se concentrem no primeiro semestre do ano, já que o segundo semestre será marcado pelas eleições de prefeitos e vereadores, o que costuma reduzir o nível de votações na Câmara e no Senado.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que vai priorizar neste ano a alteração do Código Civil. No ano passado, o Senado instalou uma comissão de juristas para sugerir mudanças na legislação em vigor. A expectativa é que o anteprojeto seja entregue aos parlamentares em abril.

Fonte: Agencia Brasil/ SETCESP

 

Ministro Renan Filho apresenta projetos prioritários do setor de transportes a representante do Governo dos Estados Unidos

Notícias 05 de fevereiro de 2024

Fortalecer laços entre Estados Unidos e Brasil, e conhecer mais de perto projetos brasileiros em áreas estratégicas, incluindo os voltados à modernização da infraestrutura de transportes do país. Esse é o objetivo do conselheiro econômico da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Matthew Lowe, que visitou na última quarta-feira (31) o Ministério dos Transportes.

O ministro Renan Filho apresentou a Lowe o portfólio de empreendimentos rodoviários e ferroviários. “Acreditamos que o Brasil tem um potencial imenso para o crescimento econômico, principalmente na atual conjuntura, com o fortalecimento dos investimentos internacionais no país”, destacou o ministro.

Em seguida, ele detalhou os 13 projetos de concessões rodoviárias que a pasta pretende levar a leilão ao longo deste ano. E adiantou sua ida ao Estados Unidos em maio para apresentar, durante roadshow, esse portfólio a potenciais investidores sediados em Nova York e Washington.

A reunião serviu de preparação para o encontro com lideranças mundiais dentro da agenda do G20, para a qual o ministério prepara uma apresentação mais extensa dos projetos desenvolvidos pela pasta.

Fonte: SETCESP

 

Comjovem do Espírito Santo inicia o ano com Café de Negócios e gestão compartilhada das atividades

Notícias 02 de fevereiro de 2024

O ano só começa “mesmo” depois do Carnaval, certo? Errado! Para os membros da Comjovem-ES, o pontapé inicial foi dado nesta quarta-feira, 31 de janeiro, na primeira edição do ano do Café de Negócios. O tema foi Liderança para Resultados no TRC e a convidada para falar sobre o assunto foi Sheila Bagatelli, que faz parte da equipe do Instituto Dale Carnegie no Espírito Santo. Como já virou rotina, foi mais um evento de casa cheia e dentre os convidados estavam o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e Daniel Lopes, diretor comercial na Trans War Transportes e coordenador da Comjovem de Campinas, que estava no Estado para uma visita e aproveitou a oportunidade para conhecer o grupo capixaba e fazer network. Propósito Comjovem na veia!

Empresa escolhida para abrir a temporada dos encontros, a Dale Carnegie Course: Treinamento de Competências Interpessoais é uma rede mundial de mais de 3.000 instrutores e escritórios, em aproximadamente 97 países, que está no mercado há mais de 100 anos e já formou mais de nove milhões de pessoas no mundo. Foi fundada pelo próprio Carnegie, formador, escritor e orador norte-americano.

“Escolhemos este tema para abrir o Café de Negócios porque essa é uma dor de todas as empresas que lidam com pessoas e processos. Pessoas vêm em primeiro lugar e precisamos de líderes e gestores capacitados para lidar com a gestão delas”, justificou o coordenador da Comjovem-ES, Roberto Fabiani.

Além de gestão de pessoas, o evento de network da comissão capixaba, que deve acontecer trimestralmente ao longo deste ano, ainda abordará assuntos ligados à inovação, inteligência artificial, segurança de dados, marketing digital e mídias.

Troféu

Antes do início da palestra de Sheila, Fabiani aproveitou a presença de Teixeira e entregou a ele o troféu recebido pela Comjovem Nacional, no final do ano passado, em reconhecimento às metas batidas em 2023. E o coordenador já adiantou: “Esperamos ser contemplados com mais um prêmio este ano, e temos, ainda, outras duas metas: aumentar o número de membros e o engajamento dos participantes”.

E foi justamente pensando nas metas para o ano que a comissão iniciou o ano com novidade, anunciada pelo coordenador no evento da semana. Segundo Roberto, todas as atividades da comissão foram divididas e contam com empresários e líderes responsáveis. Os Cafés de Negócios estão sob responsabilidade de Roberto Fabiani e Henrique Turra; as ações sociais estão a cargo de José Haroldo e Diego Calegari; os artigos técnicos ficarão com Wagner Ribeiro e Alexandre Denzin (novo vice-coordenador, ao lado de Filipe Cortes); as reuniões compartilhadas serão organizadas por Matheus Bazzoni e Filipe Cortes; as visitas técnicas estão sob coordenação de Katiuscia Agulhari e Leonardo Souza; Raphael Fabiani fica na Comunicação e Júlia Sales com as demandas relacionadas a calendário e ranking.

Participe da pesquisa mercado no ano de 2023

Notícias 01 de fevereiro de 2024

A NTC&Logística está realizando uma pesquisa com as empresas de Transporte de Carga e Logística para verificar a situação econômica do TRC no ano de 2023.

Estamos nos últimos dias, antes do encerramento oficial. Não deixe de participar e nos ajude a entender como foi e está sendo o desenvolvimento do segmento nos últimos meses.

São algumas questões, todas de múltipla escolha, que podem ser respondidas em poucos minutos.

A sua participação é muito importante. Clique aqui
Fonte: NTC&Log

CONTRAN define escalonamento para que milhões de motoristas possam realizar o exame toxicológico periódico pendente

Notícias 01 de fevereiro de 2024

Os cerca de dois milhões e meio de motoristas das categorias C, D e E que ainda não fizeram o exame toxicológico periódico pendente, terão a oportunidade de regularizar a situação através do escalonamento determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN):

  • Até 31 de março de 2024 para motoristas com a CNH cuja validade expira entre janeiro e junho, independentemente do ano;
  • Até 30 de abril de 2024 para motoristas com a CNH cuja validade expira entre julho e dezembro, independentemente do ano.

A deliberação Ad Referendum do CONTRAN foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2024.

O prazo de 180 dias originalmente conferido para a realização do exame toxicológico periódico pendente havia expirado no dia 28 de dezembro, havendo, é certo, o prazo adicional de tolerância de trinta dias previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Antes do encerramento desse prazo, o CONTRAN o prorrogou, criando um escalonamento em dois grupos de modo a preservar a frequência de testagem e, com isso, a eficácia da  pública, permitindo que os motoristas cumpram com a sua obrigação legal e evitem a multa imediata.

Além da multa por dirigir com o exame toxicológico vencido prevista no Artigo 165-B, há também a multa por deixar de fazer o exame no prazo correto, conforme prevê o Artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, o condutor que não realizar o exame também está sujeito à penalidade de suspensão do direito de dirigir.

A obrigatoriedade da realização do exame está prevista na Lei Nº 14.599, de 19 de junho de 2023.

Como é feito o exame

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$135.

Fonte: CONTRA/ NTC&Log

Apenas 11,8% das Empresas de Transporte de Cargas (ETC) concluíram a revalidação da ANTT

Notícias 31 de janeiro de 2024

De acordo com dados levantados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 18/01/2024, apenas 11,8% das Empresas de Transporte de Cargas (ETC) concluíram o processo de revalidação. Isso significa que cerca de 88,2% dos transportadores desta categoria ainda precisam realizar a revalidação ordinária.

Ressaltamos que, ao final do cronograma da revalidação, os transportadores que não fizeram a revalidação, correm o risco de terem sua inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) suspensa cautelarmente e poderão ser multados, de acordo com a Resolução ANTT Nº 5.982.

A atualização dos dados cadastrais é obrigatória, e o prazo para a regularização é até 26/02/2024.

O SETCESP é um posto credenciado e seguro para esse processo. Não deixe para a última hora, faça já a sua revalidação e evite penalidades.

 

Preço da gasolina e do diesel sobem nesta quinta com novo ICMS. Entenda

Notícias 31 de janeiro de 2024

O preço da gasolina e do diesel irão ficar mais caros nesta quinta-feira. Com um aumento de R$ 0,15, a gasolina subirá em média para R$ 5,71, levando em conta o preço médio do produto baseado na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Já o óleo diesel, terá um aumento média de R$ 0,12, podendo chegar em média a R$ 5,95, e o Diesel S-10 poderá ficar acima dos R$ 6,00 por litro, em média.

A aumento é decorrente do reajuste das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que subiu para 20%, anteriormente era de 18%. Aprovado em outubro de 2023 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o tributo cobrado sobre a gasolina passará a ser de R$ 1,37 por litro e do diesel R$ 1,06 por litro. O gás de cozinha também será afetado com um aumento de R$ 0,16 para R$ 1,41 por quilo.

Esse será o primeiro reajuste do ICMS após a mudança do modelo de cobrança do imposto pela lei, sancionada em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, o ICMS passará a ter alíquotas em reais por litro e não por percentual do preço estimado de bomba dos produtos.

Alíquotas do ICMS sobre combustíveis

  Alíquotas atuais  A partir de 1º de fevereiro
Gasolina R$ 1,22 por litro  R$ 1,37 por litro
Diesel R$ 0,9456 por litro  R$ 1,06 por litro
Gás de cozinha R$ 1,2571 por kg R$ 1,41 por kg

 

O que é ICMS?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um imposto cobrado pelos estados que incide sobre a compra e venda de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, incluindo, combustíveis.

Ele é também chamado de imposto indireto porque é inserido no preço dos produtos e serviços, sendo cobrado indiretamente dos consumidores. “Apesar de as empresas pagarem o imposto, quem suporta o ônus financeiro são os consumidores, pois são eles que pagam pelos produtos ou serviços”, explica Alison Fernandes, especialista em tributos do Grupo Crowe Macro.

Em 2022, Jair Bolsonaro unificou o ICMS sobre os combustíveis, estipulando o prazo de um ano para a primeira alteração de alíquota. Após esse tempo, revisões passarão a ser feitas a cada seis meses. Para Fernandes, a mudança pode facilitar a forma de arrecadação do tributo, uma vez que utiliza um critério padrão em nível nacional, sem diferenças de alíquotas dependendo dos estados.

“Entretanto, a mudança para a cobrança por litro, em vez da alíquota de cada estado em um sistema concentrado, também conhecido como sistema monofásico, impacta nos modelos de cálculos para as empresas que operam no setor. Além disso, o novo modelo de cobrança pode elevar o valor dos combustíveis, resultando em maior custo para os consumidores”, diz.

Para Pedro Simão, advogado tributarista do escritório Freitas Ferraz, os procedimentos de unificação podem ser vistos para simplificar um sistema tributário que já possui divergências e especificidades quando estão diante das diversas realidades de um estado da federação. Por outro lado, “a unificação não trará a redução dos tributos, e sim, poderá ocasionar o incremento do custo tributário para algumas determinadas operações”.

Em outubro passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei para compensar estados e municípios, antecipando R$ 10 bilhões, sendo R$ 2,5 bi para municípios, depositados já em 2024. No total, a compensação será de R$ 27 bilhões.

“Vamos aumentar a transferência aos fundos de participação de estados e municípios para recuperar as perdas de arrecadação em 2023. Com isso, vamos assegurar que nenhum município perdera nada de arrecadação em relação a 2022. Isso significa que vamos garantir aos municípios a mesma quantidade de dinheiro. Aos estados, vamos garantir a recomposição das perdas de arrecadação dos meses de julho e agosto de 2023”, destacou o presidente em um vídeo postado em seu Instagram.

O preço da gasolina e do diesel irão ficar mais caros nesta quinta-feira. Com um aumento de R$ 0,15, a gasolina subirá em média para R$ 5,71, levando em conta o preço médio do produto baseado na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Já o óleo diesel, terá um aumento média de R$ 0,12, podendo chegar em média a R$ 5,95, e o Diesel S-10 poderá ficar acima dos R$ 6,00 por litro, em média.

A aumento é decorrente do reajuste das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que subiu para 20%, anteriormente era de 18%. Aprovado em outubro de 2023 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o tributo cobrado sobre a gasolina passará a ser de R$ 1,37 por litro e do diesel R$ 1,06 por litro. O gás de cozinha também será afetado com um aumento de R$ 0,16 para R$ 1,41 por quilo.

Esse será o primeiro reajuste do ICMS após a mudança do modelo de cobrança do imposto pela lei, sancionada em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, o ICMS passará a ter alíquotas em reais por litro e não por percentual do preço estimado de bomba dos produtos.

Fonte:Valor Economico/ SETCESP

Conselho Nacional de Trânsito prorroga prazo para realização de exame toxicológico

Notícias 26 de janeiro de 2024

Foi publicado na última sexta-feira (26) no Diário Oficial da União, a prorrogação do prazo para realização de exame toxicológico em todo o país. Confira a íntegra da publicação aqui.

Como vai funcionar?
Conforme o texto, assinado pelo ministro dos Transportes e presidente do Contran, Renan Filho, condutores das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação, deverão fazê-lo, de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):
• Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico;
• Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.

Multa pesada
Com a medida, motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1ª de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. As multas começam a ser aplicadas em 31 de maio, se a CNH vencer entre julho e dezembro.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em 20 de janeiro 1.214.903 motoristas das categorias C, D e E em todo Brasil ainda não fizeram o exame toxicológico. A penalidade de multa para as infrações prevista na Lei 14.599/2023, é de natureza gravíssima (cinco vezes) no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

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O SETCESP possui parceria com o CAEPTOX para oferecer o melhor custo benefício do mercado para as transportadoras associadas. Confira abaixo:

  • Empresa associada ao SETCESP: R$110,00 por teste.
  • Empresa não associada ao SETCESP: a partir de R$169,00 por teste

Caminhões voltam a poder trafegar em trecho da Rodovia do Sol

Notícias 25 de janeiro de 2024

Os veículos de transporte de carga com mais de 23 toneladas que estavam proibidos de trafegar em trecho da Rodovia do Sol (ES 060) – entre a Barra do Jucu e o início da Rodovia Darly Santos – em virtude da Instrução de Serviço 09/2023, do DER-ES, já estão liberados para voltar circular. A norma em questão foi revogada em publicação no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 24, e a nova decisão faz parte de uma articulação iniciada pelo Transcares em virtude de transtornos que ela gerou não apenas para os transportadores que passavam pelo local, como para a própria população da região.

Nesta terça-feira, 23, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e representantes da Findes, Fecomércio, Sindiex, Sindaes e Sindliqes, receberam o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, para uma reunião em que os empresários expuseram sua preocupação com a restrição.

“As características geográficas da Grande Vitórias nos mostram que ela só pode crescer para a Serra, Fundão, Viana (para o lado de Domingos Martins) e Vila Velha (no sentido sul), justamente na direção da restrição de tráfego. Então, a decisão obstruiu e impede o crescimento, não apenas do segmento de cargas, mas do município de Vila Velha e também do Estado”, defendeu Teixeira.

Santos se comprometeu a avaliar o cenário e dar uma resposta o quanto antes, e às 14 horas, o presidente do Transcares e o superintendente, Mario Natali, além dos representantes dos setores produtivos que estavam no encontro da manhã foram chamados para uma nova reunião, desta vez no DER-ES, com a presença do diretor-presidente, José Eustáquio de Freitas, e de Marcelo Santos. E lá foram informados da revogação da publicação.

Freitas informou que o trecho da Rodovia do Sol que vai do entroncamento da Darly Santos ao entroncamento da ES 477 será integralmente liberado para os veículos de cargas, ficando a restrição das 23 toneladas somente do KM 33 ao Km 39 da Rodovia do Sol e também da ES 477.


Presidente do Sistema Transporte recebe novo diretor de Relações Institucionais da ABCR

Notícias 25 de janeiro de 2024

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, receberam, nessa quarta-feira (24), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o novo diretor de Relações Institucionais da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Guilherme Bianco, em uma visita de cortesia.

Durante o encontro, Vander Costa colocou a CNT à disposição da ABCR, que representa o setor de concessões de rodovias no Brasil. Esse segmento, somente entre 1995 e 2022, investiu R$ 236 bilhões em vias concedidas. Atualmente, são 52 empresas associadas que representam quem investe em rodovias no Brasil, nos níveis federal, estadual e municipal.

Guilherme Bianco assumiu o cargo de diretor de Relações Institucionais da ABCR neste mês de janeiro e tem vasta experiência em infraestrutura de transportes, com passagem pelo Ministério da Infraestrutura (atual Ministério dos Transportes) e pela Valec (atual Infra S/A).

Fonte: CNT

Ponto para o Transcares! Caminhões voltam a poder trafegar em trecho da Rodovia do Sol

Notícias 25 de janeiro de 2024

Os veículos de transporte de carga com mais de 23 toneladas que estavam proibidos de trafegar em trecho da Rodovia do Sol (ES 060) – entre a Barra do Jucu e o início da Rodovia Darly Santos – em virtude da Instrução de Serviço 09/2023, do DER-ES, já estão liberados para voltar circular. A norma em questão foi revogada em publicação no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 24, e a nova decisão faz parte de uma articulação iniciada pelo Transcares em virtude de transtornos que ela gerou não apenas para os transportadores que passavam pelo local, como para a própria população da região.

Nesta terça-feira, 23, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e representantes da Findes, Fecomércio, Sindiex, Sindaes e Sindliqes, receberam o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, para uma reunião em que os empresários expuseram sua preocupação com a restrição.

“As características geográficas da Grande Vitórias nos mostram que ela só pode crescer para a Serra, Fundão, Viana (para o lado de Domingos Martins) e Vila Velha (no sentido sul), justamente na direção da restrição de tráfego. Então, a decisão obstruiu e impede o crescimento, não apenas do segmento de cargas, mas do município de Vila Velha e também do Estado”, defendeu Teixeira.

Santos se comprometeu a avaliar o cenário e dar uma resposta o quanto antes, e às 14 horas, o presidente do Transcares e o superintendente, Mario Natali, além dos representantes dos setores produtivos que estavam no encontro da manhã foram chamados para uma nova reunião, desta vez no DER-ES, com a presença do diretor-presidente, José Eustáquio de Freitas, e de Marcelo Santos. E lá foram informados da revogação da publicação.

Freitas informou que o trecho da Rodovia do Sol que vai do entroncamento da Darly Santos ao entroncamento da ES 477 será integralmente liberado para os veículos de cargas, ficando a restrição das 23 toneladas somente do KM 33 ao Km 39 da Rodovia do Sol e também da ES 477.

Caminhões pesados estão proibidos de trafegar em trechos da Rodovia do Sol; veja mudanças

Notícias 24 de janeiro de 2024

Os caminhões com peso bruto total (PBT) superior a 23 toneladas agora estão proibidos de trafegar em alguns trechos da Rodovia do Sol, importante conexão entre a Grande Vitória e litoral Sul do Espírito Santo.

Desde que o governo assumiu a gestão da Rodovia do Sol, há pouco mais de um mês, extinguiu a cobrança de pedágio na via. Muitos veículos, inclusive esses caminhões pesados, segundo o governo, passaram a usar a via para escapar do pedágio na BR-101. 

As regras que limitam o tráfego de veículos pesados na Rodovia do Sol foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24) e já começaram a valer.

A partir de agora fica proibido o tráfego dos caminhões acima de 23 toneladas na ES-060 (Rodovia do Sol) entre o quilômetro 33 (na altura do retorno e bairro Village do Sol) e o quilômetro 39 (no retorno e trevo de Setiba).

Também será restrito no entroncamento da ES-477, no trecho próximo à antiga praça do pedágio, até o entroncamento com a ES-388, próximo à BR-101.

O governo destaca que dentre as rotas alternativas disponíveis estão a ES-388, Rodovia Darly Santos e a própria Rodovia do Sol, até o quilômetro 33.

Restrição acontece após aumento no tráfego de veículos

As mudanças são coordenadas pela Secretaria de Estado da Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES).

A limitação do tráfego ocorre após o término da concessão com a Rodosol. Segundo o governo, a região vem enfrentando aumento do fluxo. 

O secretário da Semobi, Fábio Damasceno, ressaltou a importância de preservar a infraestrutura e a segurança na via.

“Temos visto uma mudança no padrão dos veículos na região sul, constatando um volume alto de caminhões que buscam evitar o pedágio e a balança na BR-101 e acessam a Rodovia do Sol, e que não deveriam estar ali. Esses caminhões têm outras rotas disponíveis, especificamente projetadas para a movimentação eficiente de mercadorias”, pontuou.

Fonte: Folha Vitória

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