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Radares da Rodovia das Paneleiras estão sendo reinstalados, diz DER

Notícias 28 de novembro de 2023

Os radares na Rodovia das Paneleiras, importante trecho de ligação entre os municípios de Vitória e Serra, já estão sendo reinstalados, de acordo com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). 

Segundo o DER, a instalação dos novos equipamentos está sendo concluída e  assim que o serviço for finalizado, será amplamente divulgado o funcionamento dos aparelhos.

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Os aparelhos foram desinstalados durante as obras do Viaduto de Carapina, que faz a conexão entre as rodovias Norte-Sul e a Rodovia das Paneleiras e começam a ser realocados após a conclusão do empreendimento. 

O DER não especificou quantos aparelhos serão reinstalados e nem qual será o limite de velocidade na via. 

Fonte: Folha Vitória

Dúvidas tributárias? Seus problemas acabaram! Fale com a Box Tributário!

Notícias 27 de novembro de 2023

Levante a mão quem nunca teve, sequer uma vez na vida, uma dúvida tributária. O sistema tributário nacional é o “calcanhar de Aquiles” de muitas empresas. E foi pensando nisso que o Transcares trouxe para seu time de mantenedores o Box Tributário, que oferece soluções para todo o Brasil. A “menina dos olhos” da empresa é o seu Balcão Tira-Dúvidas, que conta com uma equipe de especialistas em Contabilidade Tributária, Direito Tributário, economia e administração.

A Box Tributário “nasceu” dentro da Ábacos Consultoria, uma das maiores empresas de contabilidade do Estado, que já possui 18 anos de mercado. Há três anos, os gestores notaram que para continuar oferecendo serviços e soluções de maneira especializada e ainda mais eficiente, a Ábacos precisaria ser fragmentada em setores. E um dos “braços” deste novo momento é o Box Tributário, inaugurado há três anos, com sede no centro de Vitória.

Diretor-comercial da empresa, Wagner dos Anjos elenca alguns dos serviços da empresa o quanto o Balcão Tira-Dúvidas é inovador.

“Dentre os serviços que prestamos estão a recuperação tributária e a revisão de planejamento de benefícios do governo, mas nossa principal força é no Balcão Tira-Dúvidas. O mercado não tinha esse serviço e sabíamos o quanto a oferta agregaria valor porque a principal premissa do Box Tributário é a informação, a orientação ao cliente acerca de qualquer assunto de natureza tributária. E posso garantir que a expertise de nosso time de nove especialistas é o nosso diferencial”, explica ele. Além de Wagner, quem Leandro Vieira (Box)

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Além do Transcares, a Box Tributário tem parceria com outros sindicatos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás, e atende também o segmento de mármore e granito, no Norte e no Sul do Espírito Santo. Atualmente, são mais de 100 atendimentos por mês – envolvendo, principalmente, o serviço de orientação – e uma dúvida recorrente é se eles fazem a parte de contabilidade. A resposta é não!

“Não trabalhamos com contabilidade, trabalhamos junto com a contabilidade. Nossa atuação é colaborativa”, compara ele.


Motoristas profissionais têm até 28 de dezembro para regularizar exame toxicológico

Notícias 23 de novembro de 2023

Os condutores das categorias C, D e E que estão com o exame toxicológico periódico vencido têm até o dia 28 de dezembro para regularizar a situação. A data limite foi definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução Nº 1.002, de 20 de outubro deste ano.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca que os motoristas podem consultar a data de validade do seu exame toxicológico no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para quem utiliza a versão digital do documento, ou verificar se a data de realização do último exame toxicológico é superior a dois anos e seis meses.

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Aqueles que estiverem com o exame periódico vencido devem se dirigir a um dos postos de coleta dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para regularizar a situação. 

O condutor da categoria C, D e E que não realizar o exame ficará impedido de obter ou de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até que seja realizado o exame com resultado negativo, além de cometer infração de trânsito gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O exame toxicológico busca aferir o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção com janela de detecção mínima de 90 dias. A exigência para a realização dos exames toxicológicos havia sido suspensa pela Medida Provisória n° 1.153, de 2022. O exame voltou a ser exigido após a publicação da Lei nº 14.599 de 2023, que fez alterações no artigo 148 do CTB.

Exame toxicológico

A exigência da comprovação de resultado negativo em exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E está prevista no artigo 148 do CTB para a obtenção e a renovação da CNH e a cada período de dois anos e seis meses para aqueles condutores dessas categorias com idade inferior a 70 anos.

De acordo com o CTB, o resultado positivo no exame acarretará ao condutor a suspensão do direito de dirigir pelo período de três meses, com bloqueio automático no sistema de Habilitação do Detran|ES. 

A liberação dessa suspensão está condicionada à inclusão de resultado negativo em novo exame no sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Infrações

Conforme artigo 165-B do CTB, dirigir veículo sem realizar o exame toxicológico periódico é uma infração gravíssima com penalidade de multa com fator multiplicador em cinco vezes, no valor de R$ 1.467,35, e sete pontos na carteira. 

Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a infração terá fator multiplicador da multa gravíssima em dez vezes, totalizando R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir.

Já o artigo 165-C do CTB prevê as mesmas penalidades para quem dirigir veículo tendo obtido resultado positivo no exame toxicológico.

O artigo 165-D do CTB prevê, ainda, multa no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira para o condutor da categoria C, D ou E que deixar de realizar o exame toxicológico previsto após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido. 

Fonte: Folha Vitória

Senatran lança Antecipa, ferramenta para ajudar na prevenção e redução de acidentes de trânsito

Notícias 23 de novembro de 2023

A inteligência artificial já está a serviço das autoridades de trânsito, e de forma preventiva. Agora, será possível analisar os dados disponíveis sobre uma região e prever locais e horários com maior risco de ocorrer colisões e outros desastres automobilísticos. Trata-se do Antecipa – Tráfego Inteligente, ferramenta lançada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nesta quarta-feira (22).

“Evitar mortes e lesões no trânsito é nosso principal objetivo, motivo pelo qual pretendemos oferecer o Antecipa para os municípios interessados de modo a ajudá-los a diminuir a quantidade de sinistros fatais de forma efetiva”, disse o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, na abertura do 78º Encontro Nacional dos Detran, em Foz do Iguaçu (PR).

A precisão é tanta que os melhores resultados apurados na fase de testes indicaram que, caso estivesse em uso, o Antecipa teria evitado 72% dos acidentes analisados e resultado em economia de até R$ 88.560,00 em gastos relacionados a acidentes.

Como funciona?

• Desenvolvido pela Senatran em parceria com Ambev e Falconi, o mecanismo permitirá um melhor planejamento viário de acordo com um mapeamento dinâmico de áreas de alto risco em municípios e rodovias que utilizarem a tecnologia;
• Tendo por base o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o Antecipa é capaz de analisar uma imensa quantidade de dados de modo a oferecer uma previsão de locais e horários nos quais existe uma tendência maior de ocorrer acidentes;
• Essa análise é ainda mais precisa pelo uso de algoritmos de machine learning, que dá aos computadores a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões;
• O uso dessa inteligência artificial permite também cruzamento com dados de órgãos ou entidades de trânsito locais, oferecendo previsões ainda mais acuradas;
• A ferramenta será de uso exclusivo de gestores de trânsito e funciona de forma simples: basta o preenchimento de um breve questionário, que inclui dados como data, horário e ocorrência de algum evento atípico no município (jogos de futebol, show, conferências, etc) assim como previsão climática para o dia pesquisado;
• Feita a consulta, o programa oferece um mapa divido em grids, com detalhamento das áreas de baixo e de alto risco de ocorrerem acidentes.

Fase de testes

Para testar a ferramenta, a Senatran escolheu dois municípios de grande porte – São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) – e uma rodovia federal com características urbanas – a BR-230/PB, especialmente um trecho de 100 quilômetros que atravessa o perímetro urbano de João Pessoa. Os resultados obtidos no período de testes não só permitiram a comprovação da eficácia do instrumento como também renderam uma série de dados valiosos para uma elhor gestão do trânsito.

Na capital paulista, a análise dos dados apontou sábado como o dia de maior número de sinistros, especialmente no período noturno e envolvendo pessoas do gênero masculino – que são a maioria dos condutores. O ano de 2021 teve a maior incidência das colisões analisadas. A maior parte das lesões foram classificadas como leves. Quanto à faixa etária, prevalência dos 18 aos 24 anos – constatou-se que tendência de redução de sinistros quanto maior a idade dos condutores.

Já em Belo Horizonte, predominaram acidentes sem lesões dos envolvidos. O maior número de ocorrências foi em sextas-feiras, no período vespertino, com maior envolvimento do gênero masculino. Constatou-se tendência de aumento de sinistros nos dias úteis de semana, quando o trânsito geralmente é maior. O ano com maior incidência foi 2019. A faixa dos 35 aos 39 anos foi a que mais se envolveu em ocorrências.

Parceria

Durante o último ano, a parceria entre a Ambev e o Ministério dos Transportes desenvolveu o algoritmo que usa da tecnologia e inovação para garantir um ambiente mais seguro para os cidadãos brasileiros, prevendo possíveis acidentes de trânsito.

“Acreditamos que a parceria entre setor público e privado é muito importante para desenvolver políticas públicas que ajudem a sociedade por meio de inovações tecnológicas e projetos que buscam proporcionar um ambiente urbano que promova o desenvolvimento. Essa nova ferramenta vai tornar o trânsito em um lugar mais seguro para todos os cidadãos”, disse o diretor de Relações Institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia. 

Troca de experiências

Com uma programação ampla, o Encontro Nacional dos Detrans busca promover um amplo debate sobre o trânsito por meio de painéis, cursos, palestras e fóruns. O evento permite a troca de experiências ao reunir diretores dos Departamentos de Trânsito de todo o país, autoridades locais, técnicos e colaboradores de setores que atuam com políticas públicas voltadas ao trânsito.

Fonte: SETCESP

Inauguração da orla de Cariacica terá shows, apresentação da Boa Vista e bandas de Congo

Notícias 23 de novembro de 2023

A nova orla de Cariacica, na região de Porto de Santana, já está quase pronta. A inauguração acontece no dia 27 de dezembro, e além de um grande show de drones com queima de fogos, também estão previstas apresentações culturais e shows. 

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Na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Cariacica confirmou ao Folha Vitória que a festa contará com apresentação musical de Padre Anderson, reitor e pároco do Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, além da cantora capixaba Bruna Olly. 

A prefeitura acrescentou que também haverá apresentação da Associação das bandas de Congo de Cariacica e da escola de samba de Boa Vista, que representa o município no Carnaval de Vitória. 

 
 

Como está a fase final das obras na orla de Cariacica?

A obra de revitalização teve início em agosto de 2022 e a previsão de entrega, inicialmente, era de um ano. Com alguns percalços burocráticos, no entanto, o prazo mudou para dezembro deste ano.

O projeto do local, com 1,95 km de extensão, é composto por restaurantes gourmet, ciclovia, calçadão, um píer, guarda-corpo e assentamento do piso. 

O fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares, passou pela região na última semana e registrou a fase final da obra, que é uma parceria da Prefeitura de Cariacica com o governo do Estado.

 
Quando finalizado, o local contará, em sua totalidade, com três restaurantes, banheiros, iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, estacionamento, espaços para exercícios físicos, pista de skate, paisagismo, entre outras melhorias.

Fonte: Folha Vitória

Senado aprova isenção de tributos para serviço de reforma de pneus

Notícias 23 de novembro de 2023

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei que isenta os serviços de reforma de pneus usados do pagamento de PIS/Pasep e da Confins. De autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), o PL 2.470/2022 será agora encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados.

O projeto acrescenta dispositivo ao artigo 28 da Lei 10.865, de 2004, para zerar as alíquotas da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda, no mercado interno, de serviços de reforma de pneumáticos usados, enquadrados na subclasse 2212-9/00 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0).

O texto estabelece incentivos fiscais para as pessoas jurídicas que desenvolvam atividades de recapagem, recauchutagem, remoldagem, duplagem e vulcanização de pneumáticos, com exceção das empresas incluídas no Simples Nacional.

Também reduz a zero as alíquotas do PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre as receitas auferidas e sobre a operação de aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos, instrumentos, suas partes e peças de reposição, destinadas ao ativo imobilizado das pessoas jurídicas beneficiadas.

Determina ainda que os agentes financeiros oficiais de fomento acrescem, em suas linhas prioritárias de crédito e financiamento, os projetos destinados às empresas beneficiadas, sendo que essas linhas de créditos deverão também fomentar o capital de giro e investimentos e serem disponibilizadas no prazo máximo de 180 dias, contados da data da publicação da lei que resultar da aprovação do projeto.

Na justificação, a autora explica que os pneus reformados são pneus usados que, após chegar ao fim da sua vida útil, são submetidos a um processo que provê extensão dessa vida útil e que a prestação do serviço de reforma de pneus, além dos benefícios econômicos, contribui para a sustentabilidade do planeta.

O projeto foi aprovado em 2 de agosto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), onde foi relatado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Em 19 de setembro, após ter sido aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria do senador Mauro Carvalho Júnior (União-MT), o projeto seguiria direto para apreciação da Câmara. No entanto, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou recurso para que o texto fosse apreciado em Plenário.

Sustentabilidade

Em seu relatório, Mauro Carvalho Júnior esclarece que o projeto contempla um tipo de prestação de serviço feita no pneu do cliente e não na compra de carcaças de pneus para reforma e posterior venda.

“Antes de ser reformado, um pneu deve ser submetido a uma inspeção inicial, na qual são avaliados mais de vinte itens na carcaça do pneu. Atendidos os requisitos estabelecidos na regulamentação do Inmetro, o procedimento de reforma poderá ser realizado. A prestação do serviço de reforma de pneus, além dos evidentes benefícios econômicos e ambientais, contribui com a sustentabilidade do planeta. O resultado deste processo de reforma, quando efetuado segundo os requisitos prescritos no regulamento definido na Portaria Inmetro nº 554/2015, irá prover ao seu usuário um nível de segurança equivalente ao de um pneu novo”, destaca o relator.

Mauro Carvalho Júnior observa que o setor gera mais de 300 mil empregos diretos e indiretos, em cerca de 5 mil companhias, sendo a maioria empresas de pequeno e médio porte, além de reduzir em 60% em um dos principais custos dos frotistas.

“A reforma de pneus impacta diretamente o setor de transporte e rendimento quilométrico semelhante ao pneu novo, seu valor é 75% mais econômico para o consumidor e apresenta uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte. Reforma-se em média duas vezes, gerando três vidas para carcaça do pneu da indústria nacional, permitindo a maximização do retorno sobre investimento em pneus. Próximo de dois terços dos pneus de caminhões ou ônibus que circulam pelo país são reformados, proporcionando uma economia ao setor de transportes no Brasil em média de R$ 7 bilhões/ano”, conclui o relator.

Fonte: NTC&Log

Reforma Tributária não contribui para elevação do ICMS, diz Fazenda

Notícias 23 de novembro de 2023

Ministério rebateu decisão de governadores do Sul e do Sudeste

A reforma tributária não contribui para a elevação das atuais alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), informou nesta quarta-feira (22) a Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. A pasta rebateu o anúncio de seis estados do Sul e do Sudeste de elevar para 17% ou 18% para 19,5% a alíquota do ICMS modal (que incide sobre a maioria dos produtos).

Na terça-feira (21), os governadores dos estados do Sul e do Sudeste, exceto de Santa Catarina, anunciaram a decisão de enviar projetos às Assembleias Legislativas locais com a elevação da alíquota-base. Eles justificaram a medida com base em eventuais perdas com a reforma tributária durante a transição até 2077 para a cobrança no destino (local de consumo das mercadorias).

A decisão foi tomada pelos seguintes estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Eles alegam que terão perdas quando o futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS), for repartido entre os estados a partir de 2029 com base na arrecadação do ICMS entre 2024 e 2028.

Segundo o Ministério da Fazenda, a reforma tributária mantém a autonomia para os estados fixarem a alíquota do IBS abaixo ou acima da alíquota de referência. “Caso algum estado julgue que sua arrecadação no período de 2024 a 2028 não reflete adequadamente sua participação histórica no total da arrecadação do ICMS, nada impede que ele eleve sua alíquota do IBS”, rebateu a nota.

A alíquota de referência estadual do IBS será fixada pelo Senado e adotada automaticamente pelos estados durante a transição para o novo sistema. Essa alíquota mantém a proporção entre a carga tributária e o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos). O texto aprovado pelo Senado prevê uma trava para a alíquota de referência, caso a carga tributária após a reforma tributária supere o peso dos tributos do consumo sobre a economia de 2012 a 2021.

Arrecadação

Pela reforma tributária, o ICMS será extinto em 2029, e o IBS passará a vigorar integralmente. Segundo o Ministério da Fazenda, a autonomia concedida aos estados retira qualquer pressão para elevar alíquotas no curto prazo.

“Para a arrecadação de IBS do estado, tem-se o mesmo efeito caso ocorra elevação do ICMS entre 2024 e 2028 ou elevação da alíquota do IBS a partir de 2029 – e, sobretudo, a partir de 2033, quando o ICMS será extinto e o IBS passará a vigorar integralmente. A Reforma Tributária não justifica, portanto, a elevação no curto prazo da alíquota modal do ICMS como forma de proteger a arrecadação futura do IBS”, ressaltou a nota da Secretaria Extraordinária de Reforma Tributária.

Em relação às perdas dos estados com a redução da alíquota do ICMS sobre energia elétrica, comunicações e combustíveis, que entrou em vigor durante as eleições do ano passado, o governo alega que 17 estados usaram a medida para elevar as alíquotas modais do ICMS desde o fim de 2022, antes mesmo da tramitação da reforma tributária. Segundo o Ministério da Fazenda, esse é o principal motivo para o aumento da alíquota, não a reforma tributária.

“A própria nota assinada pelos Secretários da Fazenda de seis dos sete estados do Sul e Sudeste que apontam a reforma tributária como motivo para a elevação da alíquota modal do ICMS indica que a perda de arrecadação decorrente das mudanças introduzidas na legislação federal em 2022 é também uma razão para a elevação das alíquotas modais do imposto”, destacou a nota.

Fonte: NTC&Log

Preço do diesel aumenta em todo o país na primeira quinzena de novembro

Notícias 22 de novembro de 2023

O preço do diesel segue em alta no País no fechamento da primeira quinzena de novembro. O litro do tipo comum encerrou o período a R$ 6,21, com alta de 0,98%, ante outubro. Já o tipo S-10 foi comercializado a R$ 6,40, valor 0,79% mais caro, em relação ao mês anterior. É o que aponta a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.

Apenas o Nordeste registrou redução no preço dos dois tipos. O comum foi comercializado a R$ 6,26 nos postos nordestinos, com recuo de 0,48%. Já o S-10 foi vendido a média de R$ 6,34, com redução de 0,94%. As demais regiões apresentaram aumento no preço do litro, com destaque para o Sudeste, onde o comum teve incremento de 1,64% e o S-10 1,59% e as médias fecharam a R$ 6,18 e R$ 6,39.

Ainda assim, as médias mais caras do País para o comum e o S-10 foram registradas na Região Norte, a R$ 6,79, e as mais baixas no Sul, a R$ 5,99 o comum e R$ 6,13 o S-10.

“O diesel ficou mais caro na maioria dos Estados brasileiros. Destaco o aumento de 10,78% identificado para o comum no Alagoas, a alta mais expressiva do País para o período. Apenas cinco Estados registraram redução no preço do litro neste início de mês”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Roraima fechou a quinzena com o tipo comum a R$ 7,10, maior preço médio do País. Já a menor média para o combustível foi identificada nos postos de abastecimento do Rio Grande do Sul, a R$ 5,98. A redução mais expressiva, de 3,53%, foi registrada nas bombas de abastecimento da Bahia, onde o litro fechou a R$ 6,02.

O Amapá figurou no ranking do maior aumento de todo o território nacional para o diesel S-10, de 2,10%, que fechou a R$ 7,79, também a maior média entre os Estados. Já a redução mais significativa, de 3,60%, foi identificada na Bahia, onde a média fechou a R$ 6,16. Já a média mais baixa foi registrada nos postos de abastecimento do Rio Grande do Sul, a R$ 6,06.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Fonte: NTC&Log

Governo apresenta Qualifica-PAC ao Sistema Transporte

Notícias 22 de novembro de 2023

O Sistema Transporte foi recebido na segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, para tratar do Qualifica-PAC, iniciativa interministerial lançada no âmbito do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sob coordenação da Casa Civil. 

O objetivo principal do Qualifica-PAC é fomentar a geração de empregos e, para isso, o governo tem disposição em estabelecer parcerias com confederações e federações setoriais, bem como com entidades do Sistema S, a exemplo do SEST SENAT. 

Na reunião, o gerente de Relações Jurídicas e do Trabalho da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Frederico Toledo Melo, e o assessor de Relações do Trabalho da CNT, Brunno Contarato, expuseram os principais desafios do setor de transporte com relação à temática e sinalizaram que o Sistema Transporte está aberto a tratativas que, no futuro, possam contribuir para a qualificação profissional e a geração de empregos. 

Representaram o Governo Federal o secretário adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, Rogério da Veiga; o secretário de Fomento à Geração de Emprego do Ministério do Trabalho, Magno Mavigne; o assessor especial do Ministro do Trabalho, Ronaldo Crispim; e o secretário especial adjunto da Casa Civil, Roberto Garibe.

Fonte: SETCESP

ANTT recebe evento Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística 2023

Notícias 22 de novembro de 2023

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, nesta terça-feira, o primeiro dia do evento Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística – PAINEL 2023, realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia no auditório Eliseu Resende, na sede da ANTT, em Brasília. O evento reuniu, ontem e hoje (22), representantes da iniciativa pública, privada e da academia para debater temas de relevância no âmbito da infraestrutura e logística. Além disso, são premiados profissionais, empresas e órgãos que se destacaram pelo seu desempenho e de seus produtos/serviços.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, compôs a mesa de abertura e destacou a importância de se entender a infraestrutura e a logística nacionais como política de Estado e, para tal, a relevância das agências reguladoras para o desenvolvimento do setor. “O fortalecimento das agências reguladoras contribui para o desenvolvimento da infraestrutura no país, pois elas foram formatadas para que haja continuidade e estabilidade, mesmo em momentos de mudança de governo”, afirmou.

Além de Vitale, participaram da cerimônia de abertura a presidente do Instituo Besc, Jussara Pinheiro; o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e presidente de honra do Painel 2023, Vander Costa; o coordenador temático do PAINEL 2023, Aurélio Murta; o Diretor da Portonave, Osmari de Castilho; e a diretora-executiva e relações institucionais da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Cláudia Borges.

O segundo dia de evento poderá ser acompanhado pelo YouTube, a partir das 13h.

Foto: Divulgação ANTT 

DIVERSIDADE NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: APESAR DA MELHORA, MULHERES AINDA TÊM POUCO DESTAQUE

Notícias 21 de novembro de 2023

Em um contexto social que busca intensificar a equidade e a diversidade nas empresas, especialmente com a crescente atenção ao ESG (sigla para políticas ambientais, sociais e de governança), no qual a equidade de gênero é um dos objetivos a serem alcançados, o setor de transporte RODOVIáRIO de cargas (TRC) ainda enfrenta desafios significativos nessa área.

Dados recentes divulgados pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) revelaram que, em 2021, houve 32.094 contratações femininas para cargos no setor de transporte em São Paulo. Esse aumento representa um crescimento de 61% em relação a 2020, especialmente nas áreas administrativa e comercial, com representatividade feminina de 52% e 56%, respectivamente. No setor operacional, foram registradas 13.741 contratações femininas em comparação com 125 mil masculinas.

De acordo com dados expostos pelo IPTC em 2023, no entanto, mostram que 40% das empresas que fizeram parte da pesquisa possuem alguma estratégia para o aumento da contratação de mulheres. 63% das empresas alegam que contrataram mulheres para cargos de liderança no último ano.

Apesar desse progresso, a disparidade persistente entre os gêneros continua a ser uma preocupação, impedindo o avanço efetivo dessa temática no setor e prejudicando as oportunidades de ascensão para as mulheres.

Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística, destaca a importância de ações contínuas por parte das empresas e das entidades do TRC para promover mudanças nesse cenário, ainda desigual: “É crucial manter a constância nessas iniciativas para progredirmos cada vez mais na equidade e na diversidade de gênero no transporte rodoviário de cargas”.

Diante desse desafio, a executiva destaca a necessidade de projetos robustos e frequentes no setor para impulsionar a promoção da diversidade. Iniciativas como o Movimento Vez&Voz, do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp), que é um dos pioneiros a abordar essa temática no TRC, desempenham um papel crucial na conscientização dentro das empresas parceiras do movimento.

Participante ativa do projeto, Gislaine Zorzin enfatiza: “Queremos ver a ascensão das mulheres no TRC crescer ainda mais. Por meio do Movimento Vez&Voz, buscamos capacitar esse público e disseminar informações. Utilizamos também os números das pesquisas do IPTC como referência para entender o quanto ainda precisamos progredir. O importante é não parar”.

Por um TRC mais diverso

Idealizado há três anos pela presidente executiva do Setcesp, Ana Jarrouge, o Movimento Vez&Voz surgiu por conta de sua participação ativa no setor: “A necessidade decorre da minha atuação e percepção do TRC, primeiro, por experiência própria, durante os quase 20 anos que trabalhei em empresa de transporte familiar (desde 1996) e depois quando comecei atuar nas entidades de classe (em 2004). Com minhas andanças pelo Brasil, pela Comjovem, pude constatar que nosso segmento ainda é dominado pela presença majoritária de homens”, comenta.

Segundo levantamento do Índice de Equidade, desenvolvido neste ano pelo IPTC, ainda falta muito para que a inclusão feminina dentro TRC esteja em um patamar minimamente aceitável. A apuração atesta, em suma, que apenas 3% dos quadros de empresas são representados por mulheres que atuam em cargos motoristas e de alta direção. De forma geral, considerando todas as funções dentro das transportadoras, os números chegam a 15%.

“O Vez&Voz tem por essência a missão de valorizar as mulheres que já atuam no setor, em todas as funções, e fomentar seu crescimento para que cheguem aos altos cargos de gestão, se assim desejarem”, continua Jarrouge. No entanto, é também objetivo do movimento a preocupação com as novas gerações do transporte rodoviário de cargas: “Queremos inspirar outras mulheres a enxergarem o transporte como uma oportunidade de trabalho possível, especialmente para função de motorista. Nosso setor está enfrentando problemas de falta de mão de obra há anos e acreditamos que as mulheres têm potencial de ajudar nesta questão crucial para a sustentabilidade do TRC.

Por isso, achamos importante levantar essa bandeira e buscar soluções para alcançarmos a equidade de gênero dentro do setor. Além disso, também incentivamos a presença delas nas entidades de classe, uma atuação POLíTICA necessária para que também sejam devidamente representadas.”

O movimento hoje já faz história: cerca de 51 empresas transportadoras e 23 entidades de classe são signatárias de suas propostas e iniciativas. “Só de colocarmos este assunto em debate, já entendemos que fazemos a diferença! Essa movimentação vem transformando a percepção das empresas e, consequentemente, de seus modelos de contratação, de capacitação, de treinamento e de posicionamento”, enfatiza Ana.

Além da mudança das convenções sociais e do paradigma dentro de todo o setor do TRC, o movimento também iniciará agora um novo capítulo de sua história: no dia 31 de outubro, por meio de uma live no canal do YouTube do Setcesp e do Vez&Voz, o 1º Prêmio Vez&Voz foi anunciado e cujas inscrições estão abertas até o dia 15/12/2023.

A ideia da premiação é enaltecer e agraciar projetos desenvolvidos dentro de empresas que envolvam a diversidade e inclusão de gênero dentro de seus espaços. As três categorias nas quais os signatários podem se inscrever são motorista, para os projetos direcionados para a contratação, capacitação e promoção das mulheres em cargos de motoristas profissionais; liderança, para projetos e iniciativas voltados à contratação, à capacitação e à promoção das mulheres em cargos de alta liderança; e Mais Mulheres no TRC, projetos e iniciativas dedicados à ampliação da quantidade de mulheres dentro das empresas, da igualdade de oportunidades, da equidade de gênero e do desenvolvimento pessoal.

Fonte: NTC&Log

Exportações brasileiras superam marca de US$ 300 bi pelo segundo ano

Notícias 21 de novembro de 2023

Pelo segundo ano seguido, as exportações brasileiras superaram a marca de US$ 300 bilhões, divulgou nesta segunda-feira (20) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Até a terceira semana de novembro, as vendas para o exterior somaram US$ 300,014 bilhões e as importações ficaram em US$ 213,502 bilhões. Com isso, a balança comercial acumula saldo positivo de R$ 86,512 bilhões no ano.

O resultado foi atingido após a balança comercial registrar superávit de US$ 1,963 bilhão na terceira semana de novembro. Apenas na semana passada, o país exportou US$ 6,055 bilhões e importou US$ 4,092 bilhões.

Com o resultado da última semana, a balança acumula resultado positivo de US$ 6,003 bilhões em novembro. O indicador está prestes a superar o superávit recorde para o mês, de US$ 6,2 bilhões, registrado em novembro do ano passado. No acumulado do mês, as exportações somam US$ 17,226 bilhões; e as importações, US$ 11,222 bilhões.

O recorde da balança comercial foi atingido em 2022, quando as exportações superaram as importações em US$ 61,525 bilhões. O segundo melhor resultado ocorreu em 2021, quando o superávit comercial ficou em US$ 61,407 bilhões.

Estimativa

Apesar da desvalorização recente das commodities, o governo prevê saldo positivo recorde de US$ 93 bilhões para 2023, contra projeção anterior de US$ 84,7 bilhões, feita em julho.

Conforme as estimativas, apresentadas em outubro, as exportações ficarão estáveis em 2023, subindo apenas 0,02% e encerrando o ano em US$ 334,2 bilhões. As projeções são atualizadas a cada três meses. As importações recuarão 11,5% e fecharão o ano em US$ 241,1 bilhões.

As previsões estão muito mais otimistas que as do mercado financeiro. O boletim Focus, pesquisa com analistas de mercado divulgada toda semana pelo Banco Central, projeta superávit de US$ 77 bilhões neste ano.

Matéria alterada às 8h50 e às 9h20 do dia 21/11 para correção de informação no segundo e terceiro parágrafos. No segundo, o superávit da balança comercial na terceira semana foi de US$ 1,963 BILHÃO (e não trilhão); no terceiro parágrafo, as importações no acumulado do mês somaram 11,2 bilhões de DÓLARES (e não real).

 

Foto: Divulgação Agência Brasil

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