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Ministério dos Transportes publica novo boletim com indicadores das concessões rodoviárias

Notícias 21 de novembro de 2023

Publicada a mais nova versão do boletim anual de indicadores do Programa de Concessões de Rodovias Federais (Procrofe). Trata-se de uma compilação anual elaborada pelo Ministério dos Transportes para acompanhar os resultados da política de transferência de estradas federais à iniciativa privada e mensurar seus benefícios à população e ao país.

Assim, o boletim apresenta a análise de indicadores como:

  • Segurança viária,
  • Satisfação dos usuários,
  • Qualidade do pavimento,
  • Tarifas de pedágio,
  • Sustentabilidade e
  • Registros de roubos e furtos de cargas.  

A íntegra da 3ª edição do boletim pode ser conferida neste link: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transporte-terrestre/rodovias-federais/boletins-procrofe

Objetivos
O acompanhamento da evolução dos indicadores permite ao Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, avaliar se as concessões têm contribuído para o alcance dos objetivos determinados na Política Nacional de Transportes, bem como promover ajustes quando necessário.

Além disso, o boletim padroniza a mensuração dos impactos socioeconômicos decorrentes do Procrofe, o que potencializa a estratégia de concessão de ativos rodoviários à iniciativa privada.

Os dados utilizados para o cálculo dos indicadores foram coletados em fontes oficiais, incluindo Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fonte: SETCESP

APS publica alteração provisória nas tolerâncias de agendamentos no Porto de Santos

Notícias 21 de novembro de 2023

Foi publicada na última quinta-feira (16) a Portaria DIPRE nº. 196.2023 que altera provisoriamente as tolerâncias para a recepção de caminhões de cargas soltas e conteinerizadas no Porto de Santos.

A alteração tem por objetivo mitigar possíveis prejuízos aos transportadores em decorrência de congestionamentos de veículos em ambas as margens do Porto de Santos, atendendo uma demanda conjunta do Sindisan e do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (SINDICAM).

Com a mudança será acrescida 01 (uma) hora ANTES da hora alvo da janela de agendamento, permanecendo as duas horas DEPOIS da hora alvo da janela.

O novo prazo de tolerância ficará vigente por 60 dias a partir da data de publicação da Portaria.

Clique AQUI e confira a íntegra do documento.

Fonte: SETCESP

Governo avalia formas de ampliar receita e manter déficit zero em 2024

Notícias 20 de novembro de 2023

Com a garantia ao menos temporária de que o governo manterá a meta de déficit zero, o governo avalia duas formas de tentar obter receita em 2024.

Uma é investir na revisão de gastos tributários que, na prática, são os benefícios fiscais concedidos pelo governo.

Na proposta do Orçamento de 2024, encaminhada ao Congresso pela Secretaria da Receita Federal, o valor desses benefícios é de R$ 523,7 bilhões em 2024, o equivalente a 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Atacar o desperdício tributário é essencial para reequilibrar as contas, para não recair o ajuste sobre os ombros dos pobres.

O próprio Ministério do Planejamento já tem um grupo de trabalho em andamento para revisar políticas que são financiadas por subsídios.

Programa de benefícios para bons motoristas cadastra parceiros

Notícias 20 de novembro de 2023

O programa Parceiros do Bom Condutor iniciou nesta sexta-feira (17), em todo o Brasil, o cadastro de órgãos e entidades públicos e empresas privadas que tenham interesse em oferecer benefícios a motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

A portaria que possibilita a premiação da boa conduta no trânsito foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

As empresas e instituições que queiram atuar no programa precisam comunicar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio da conta gov.br, onde deverão logar com o e-CNPJ e preencher um cadastro com razão social, nome comercial, e-mail, número de telefone e informar o link onde estarão disponíveis as informações sobre os benefícios a serem ofertados.

Após análise, a empresa passa a constar na lista de benefícios do site da Senatran e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Além disso, receberá o selo de Parceiro do Bom Condutor para divulgar em portais, redes sociais, aplicativos e nas ações promocionais da empresa ou instituição.

Benefícios

A ideia do programa é ofertar descontos e isenção de taxas em serviços como estacionamento, tarifas de pedágio, locação de serviços e seguro para automóveis para condutores que não tiverem cometido infrações nos últimos 12 meses.

Para isso, os motoristas nessas condições precisam autorizar a participação no RNPC, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou no portal de serviços da Senatran.

 

Transporte internacional rodoviário passará a contar com a rota bioceânica

Notícias 17 de novembro de 2023

Um cenário com possibilidades mais viáveis no comércio internacional e nos negócios vem sendo destacado nas alamedas do transporte de cargas, principalmente com a expectativa relacionada à criação da Rota Bioceânica. A rodovia terá a capacidade de ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, no Chile, ao Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul (MS), como ponto de partida do Brasil.

O Corredor Bioceânico, que inclui uma ponte internacional, estradas e alfândegas, pode encurtar em duas semanas a distância nas exportações brasileiras, especialmente para a Ásia. Pensando no impacto na movimentação de produtos para o estado do Mato Grosso do Sul, grande produtor de grãos, o corredor significará uma redução de 25% a 30% em seus custos na hora de escoar a produção segundo dados do governo do estado.

Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas – empresa com especialidade no transporte internacional de cargas –, destaca a importância do desenvolvimento do setor na exportação e na importação das mercadoria entre os países: “Sem dúvida, a Rota Bioceânica vai agilizar e diminuir os custos de muitas empresas que exercem esse tipo de atividade, além de causar um impacto positivo na nossa economia”.

Para ajudar na desburocratização, o Brasil vem se mostrando forte aliado no desenvolvimento da modernização e da agilidade dos processos relacionados ao transporte de cargas. Um grande exemplo disso é a participação efetiva no transporte internacional RODOVIáRIO (TIR).

De acordo com a Organização Mundial do Transporte Rodoviário (IRU), o TIR demonstrou reduzir os tempos de transporte e os custos em até 80% e 38%, respectivamente. É um sistema de trânsito único global que pode agilizar os procedimentos nas fronteiras, algo que pode auxiliar no trânsito entre os países componentes do Mercosul.

Assim, no último mês, houve um encontro no Mato Grosso do Sul (MS) realizado pela IRU com diversas lideranças governamentais e do setor de transporte e logística de vários países do Mercosul em que puderam debater esse sistema na Rota Bioceânica.

Danilo, um dos participantes e organizador do movimento junto à Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), pondera o benefício que essa utilização trará para o Brasil e consequentemente para a América do Sul.

“A emissão do Carnet TIR agilizará o trânsito aduaneiro de carga destinada a terceiros mercados. Essa experiência poderá ser replicada em outros corredores, assim como o Bioceânico. O Brasil tem carga destinada a terceiros, então quando ingressar no corredor possibilitará a exportação de carne bovina para a China por meio de um porto chileno. São boas alternativas”.

Essa movimentação destinada à desburocratização dentro do setor decorre devido a uma maior insistência das empresas que competem nesse setor por um trabalho mais ágil, seguro e moderno. Com isso, empresários do segmento acreditam que o Brasil precisa estar em constante relacionamento com outros países para que o desenvolvimento seja ainda maior no transporte internacional de cargas.

“Tenho visto um maior interesse pela logística e pela redução de tempo dentro do setor. Rapidez e segurança são fatores importantes na escolha da rota. O passo mais importante para que o Brasil possa desenvolver ainda mais o seu papel no transporte rodoviário internacional é aderir e implementar o sistema TIR. O mesmo se aplica aos seus países vizinhos: alguns já aderiram ao TIR, mas é necessário que a implementação seja feita. Além disso, é necessário digitalizar totalmente os procedimentos de trânsito e de transporte de mercadorias”, finaliza o executivo.

Fonte: NTC&Log

Gasolina no Brasil está em média 8% mais cara do que no exterior e diesel

Notícias 17 de novembro de 2023

Com a queda do petróleo no mercado internacional nos últimos dias, recuando para o patamar de US$ 70 o barril, e a manutenção dos preços dos derivados nas refinarias da Petrobras no mercado interno há quase um mês, as janelas de importação estão abertas, na avaliação da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Na média, a gasolina está 8% mais cara nas refinarias brasileiras em relação ao mercado internacional e o diesel, 4%.

Na Bahia, onde funciona a única refinaria privada relevante, a Refinaria de Mataripe, a defasagem de preço chega a 15% no caso da gasolina, enquanto o diesel está sendo vendido 1% abaixo do mercado internacional.

Nas refinarias da Petrobras, a gasolina está 6% mais cara do que no exterior e o diesel, 5%.

Para atingir a paridade internacional, a estatal poderia reduzir o preço da gasolina em R$ 0,16 o litro e o diesel em R$ 0,19 o litro, segundo a Abicom.

Nesta sexta-feira mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que a Petrobras reduza os preços dos combustíveis para ajudar a diminuir o impacto inflacionário no País, e com isso permitir que o Banco Central reduza os juros e estimule a economia.

Na avaliação de Silveira, a redução de preços poderia ser entre R$ 0,32 e R$ 0,42 para o diesel e entre R$ 0,10 e R$ 0,12 para a gasolina.

Fonte: Folha Vitória

Eduardo Rebuzzi é eleito presidente da Ntc&logística para o quadriênio 2024-2027

Notícias 17 de novembro de 2023

Aconteceu ontem (16), Assembleia Geral Eleitoral, na sede da entidade em Brasília e na subsede em São Paulo, onde ficou definida a nova diretoria da entidade para o quadriênio 2024-2027.

O empresário Eduardo Rebuzzi, foi eleito presidente, junto ao vice na chapa, Antônio Luiz Leite. Na ocasião, além da diretoria, foram eleitos os integrantes do Conselho Fiscal e do Conselho Superior da entidade para o mesmo período.

Confira a seguir a composição

DIRETORIA (CHAPA ÚNICA)

PRESIDENTE: EDUARDO REBUZZI

VICE-PRESIDENTE: ANTÔNIO LUIZ LEITE

VICE-PRESIDENTE DE TRANSPORTE: ROBERTO MIRA

VICE-PRESIDENTE DE LOGÍSTICA: IRANI BERTOLINI

DIRETOR FINANCEIRO: JOSÉ MARIA GOMES

DIRETOR: JOSÉ ALBERTO PANZAN

DIRETOR: OSWALDO VIEIRA CAIXETA JÚNIOR

DIRETOR: JOSÉ MARCIANO DE OLIVEIRA

CONSELHO FISCAL

  1. ALTAMIR FILADELFI CABRAL
  2. VICENTE APARÍCIO Y MONCHO
  3. HÉLIO JOSÉ ROSOLEN
  4. CARLOS PANZAN
  5. PAULO AFONSO RODRIGUES DA SILVA LUSTOSA

CONSELHO SUPERIOR

(CHAPA ÚNICA)

Membros Efetivos

  1. ANTONIO LUIZ LEITE
  2. JOSÉ MARIA GOMES
  3. DANILO GUEDES
  4. JOÃO BRAZ NAVES
  5. JULIO EDUARDO SIMÕES
  6. IRANI BERTOLINI
  7. PAULO SÉRGIO RIBEIRO DA SILVA                          
  8. ROBERTO RAIMUNDO DEXHEIMER

Membros Suplentes

  1. GEOVANI ANTUNES SERAFIM
  2. PRISCILA HERTEL ZANETTE
  3. RAFAELA COZAR
  4. GISLAINE ZORZIN GERIN

Aperfeiçoamento da política dos pisos mínimos de frete é tema de audiência pública

Notícias 16 de novembro de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irá realizar a Audiência Pública nº 11/23, no dia 27/11, para coletar subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução nº 5.867, que trata da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.

Serão apresentadas as evoluções acerca da metodologia e os coeficientes do quilômetro rodado do transporte rodoviário de cargas e recebidas as contribuições sobre o tema. As colaborações por escrito podem ser enviadas até o dia 6/12, pelo Sistema Participantt. Após o recebimento e análise das participações, a Agência planeja publicar a nova norma revisada até janeiro de 2024.

A participação social teve início em julho com Tomada de Subsídios nº 02, que contou com as contribuições dos agentes de mercado sobre a metodologia vigente. Em setembro, transportadores responderam o formulário online, que continha 11 questões sobre características das operações de transportes, como, por exemplo, quilometragem percorrida e despesas com manutenção do veículo.

Para participação presencial, os interessados deverão comparecer ao local da sessão pública 30 minutos antes do início para confirmação de presença e acesso ao evento. O formulário de inscrição para manifestação oral está disponível no link e as inscrições encerram-se às 12h do dia 26/11. Após o preenchimento do formulário, serão enviadas instruções e o link da videoconferência que será realizada por meio da ferramenta Microsoft Teams. A Audiência Pública também será transmitida no canal da ANTT no Youtube.

As informações específicas sobre a matéria e as orientações sobre os procedimentos relacionados com a realização e participação da Audiência Pública estão disponíveis na íntegra. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail ap011_2023@antt.gov.br.

Para entender mais sobre o procedimento de audiência pública, assista a este vídeo. Para saber como enviar sua contribuição, acesse o tutorial do Sistema ParticipANTT.

Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete

Pela Resolução nº 5.867, que institui a PNPM-TRC, a Agência deve publicar, ordinariamente, nova tabela com os coeficientes de pisos mínimos de frete atualizados até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, com o objetivo de garantir que os transportadores recebam uma remuneração justa por seus serviços. Além disso, cabe à ANTT reajustar a tabela do frete quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, acionando o mecanismo de gatilho.

Para saber mais sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), basta clicar aqui.

Foto: Divulgação ANTT

SGT 5 do Mercosul conclui reunião preparatória para aprimorar regulação e fiscalização

Notícias 16 de novembro de 2023

esta quinta-feira, 9/11, o Subgrupo de Trabalho nº 05 (SGT-5) do Mercosul, encarregado dos assuntos referentes aos transportes terrestres, finalizou sua última reunião preparatória para a 64ª Reunião Ordinária, agendada para os dias 21 e 22 de novembro. Sob a presidência pró tempore do Brasil, representada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o encontro online reuniu cerca de 40 pessoas, representantes do Ministério dos Transportes; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Receita Federal do Brasil (RFB); empresas do setor público, entre outros.

De acordo com o diretor Guilherme Theo Sampaio, atual coordenador nacional alterno do SGT-5, o importante é focar nos assuntos de interesse coletivo, pensar em possíveis soluções e qualificar os serviços prestados garantindo maior efetividade dos órgãos reguladores. ”A Reunião Ordinária proporcionará um momento importante na tomada de decisões para o setor, baseada na troca de informações e melhores práticas”, disse.

Entre os assuntos abordados, destacam-se as especificações técnicas relacionadas aos pesos e dimensões de veículos de transporte de cargas e passageiros. Um ponto de discussão relevante foi o uso de pneus super largos no eixo dianteiro, com suspensão pneumática para todo tipo de transporte. Além disso, foram tratados temas derivados do Subgrupo de Trabalho nº 03, "Regulamentos técnicos e avaliação da conformidade".

Além da reunião principal, cumprindo o calendário de encontros preparatórios, duas comissões técnicas se reuniram, nesta semana: a Comissão Técnica de Transportes Ferroviários e a Comissão de Harmonização dos Procedimentos de Fiscalização dos Transportes Terrestres, consolidando esforços para impulsionar avanços significativos no setor.

Comissão de harmonização dos procedimentos de fiscalização dos transportes terrestres

Tem como objetivo discutir sobre a padronização e intercâmbio de informações para promover a conscientização sobre as legislações pertinentes e a busca de uma proposta de harmonização fiscalizatória com os países que integram o bloco MERCOSUL.

A Comissão votou sobre temas prioritários que serão encaminhados para deliberação na Reunião Ordinária:

  • Construção de um canal de comunicação para acesso rápido às informações que facilitem o trabalho dos fiscais;
  • Escolha dos temas principais que serão abordados nos cursos de capacitação. (Cursos on-line e práticos);
  • Desenvolvimento e implementação de harmonização da fiscalização internacional entre os países; e
  • Realização de acordos bilaterais e multilaterais.

 

SGT 5 do Mercosul conclui reunião preparatória para aprimorar regulação e fiscalização
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

Comissão de Transportes Ferroviários

Tem como objetivo abrir um diálogo com os países do SGT-5 sobre a importância do intercâmbio de informações para recuperação e investimentos na infraestrutura ferroviária dos países, para que sejam compatíveis e integradas.

A Comissão votou sobre temas prioritários que serão encaminhados para deliberação na Reunião Ordinária:

  • Compartilhamento de informações sobre o atual quadro regulamentar do transporte ferroviário;
  • Criação de um grupo no WhatsApp para discussões técnicas de temas mais urgentes; e
  • Construção de uma resolução ou ato normativo para implementação de melhorias no transporte ferroviário, dos países membros.

 

SGT 5 do Mercosul conclui reunião preparatória para aprimorar regulação e fiscalização
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

Assessoria Especial de Comunicação

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Fonte: ANTT

Diesel: variação semanal revela desafios e oportunidades no mercado de combustíveis

Notícias 16 de novembro de 2023

Conforme análise comparativa da semana 29/10/2023 à 04/11/2023 com a semana 05/11/2023 à 11/11/2023, foram identificados alguns indicadores relevantes. De acordo com as informações, na comparação da semana as regiões apresentaram pouca variação na precificação do gasóleo, as movimentações significativas reforçam a importância de monitorar regularmente as flutuações nos preços do combustível, pois mesmo pequenas variações podem ter impactos significativos nos custos operacionais das empresas e no dia a dia dos consumidores.

Belo Horizonte aumentou o valor do diesel comum em 2,55% e seu valor atual é de R? 6,04. Campo Grande diminuiu o combustível S10 para -2,02% custando cerca de R? 6,30 e aumentou o valor do comum sob 2,95% chegando a custar R$ 6,28. Salvador diminuiu o valor do diesel S10 em -2,78% valendo hoje R$ 5,95, o estado também diminuiu o valor do gasóleo comum para -2,40% com o valor atual de R$ 5,69. São Luís aumentou o valor do combustível comum em 3,32% hoje custando R$ 5,91.

Já São Paulo aumentou o diesel S10 em 0,16% (Valor atual: R$ 6,27), e diminuiu o valor do diesel comum em -0,66% (Valor atual: R$ 5,96).

Segundo Ricardo Henrique, analista de dados do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), a última semana demonstrou uma estabilidade na variação dos preços do diesel.

“A atual tendência de estabilidade, apesar da ligeira diminuição observada em algumas regiões, não afasta a preocupação em relação a aumentos significativos nos preços dos combustíveis, especialmente porque a Petrobras anunciou um aumento no diesel nas próximas semanas”, comenta o analista.

Analisando individualmente, hoje, a capital brasileira com diesel mais caro é Rio Branco, com os seguintes valores: Diesel S10 em R$ 7,06 e o comum em R$ 7,00. Salvador, apresenta o combustível mais em conta, com o S10 custando R$ 5,95, e o diesel comum em R$ 5,69.

Fonte: NTC&Log

SEST SENAT é reconhecido por compromisso contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Notícias 14 de novembro de 2023

O SEST SENAT promove e investe em diversas ações para conscientizar e sensibilizar os trabalhadores do transporte e a comunidade em geral sobre como defender crianças e adolescentes da violência sexual. Devido a essa atuação, a instituição foi uma das homenageadas durante o 17º Encontro Anual Na Mão Certa, realizado pelo Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil. O evento ocorreu em 7 de novembro, no teatro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e reuniu mais de 400 pessoas. As analistas Raissa Osorio e Helen Oliveira, da Gerência de Promoção Social, representaram o SEST SENAT na cerimônia.

Por meio do programa Proteção, realizado desde 2012 nas unidades operacionais do SEST SENAT, são desenvolvidas ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2017, o SEST SENAT iniciou a parceria com a Childhood, que engrandeceu essa rede e a disseminou pelo país.

Em 2018, o SEST SENAT aderiu ao Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, que é a base do programa Na Mão Certa. O objetivo do pacto é orientar as empresas e as entidades empresariais sobre a importância da união de esforços para combater o problema.

Lais Peretto, diretora Executiva da Childhood Brasil, destacou a atuação das empresas que participam do Programa Na Mão Certa por “liberalidade, voluntariedade, empatia e responsabilidade social”. E reforçou a importância de uma política pública para ampliar a atuação empresarial para proteger crianças e adolescentes, alinhada à agenda ESG (boas práticas ambientais, sociais e em governança) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O Encontro Anual também teve dois momentos de celebração. Primeiro, foram anunciados os nomes das empresas que participaram do Circuito de Cinema Na Mão Certa e venceram o Prêmio de Destaque 2023, em três categorias: Viterra Brasil (Embarcador), VLI Logística (Modal Transportador) e Triunfo Transbrasiliana (Serviços). Posteriormente, o jornalista Pedro Trucão conduziu uma roda de conversa com José Henrique Bortoluci, autor do livro “O que é meu”, homenagem a seu pai, José Bortoluci, caminhoneiro por mais de 50 anos. Representando as empresas Bravo - Serviços Logísticos, Itaobi Transportes, Confins Transportes Ltda e Ademir Transportes, três caminhoneiros e uma caminhoneira comentaram trechos do livro, contando suas histórias. Ao final, todos os motoristas foram homenageados.

Projeto Proteção do SEST SENAT recebe Selo SESI ODS 2023 por atuação no Paraná

O empenho da unidade operacional de Ponta Grossa (PR) com o programa Proteção foi reconhecido com o Selo Sesi ODS 2023, do Sesi Paraná. A homenagem é atribuída a organizações que se destacam pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável. A solenidade ocorreu durante o Congresso Sesi ODS 2023, em Curitiba (PR), em 19 de outubro. A ideia é disseminar informações sobre sustentabilidade e oportunizar a troca de experiências entre empresas e organizações da sociedade civil.

Estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas) os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas globais voltadas para o avanço em questões diversas, como o combate à fome, o fomento à educação de qualidade e a busca por equidade entre gêneros.

O selo foi atribuído a iniciativas que alcançaram nota superior a 7,00, na avaliação da comissão julgadora. Os primeiros colocados de cada categoria (social, ambiental, governança e inovação para sustentabilidade) receberam o troféu e certificado de reconhecimento.

O SEST SENAT foi representado no evento pelas psicólogas Clara Livia Manosso Viecheneski e Emanuelle Minella Rodrigues, da unidade de Ponta Grossa (PR). Durante o Congresso, as duas puderam apresentar o Proteção em uma mostra de projetos. “Essa experiência nos permitiu voltar para a unidade com muitos relatos e muitas ideias do que pode dar certo em nossa realidade. Foi enriquecedor poder conhecer tantos projetos e tantas ações capazes de mudar o mundo, como se propunha o evento”, relataram as psicólogas.

Como o Proteção atua

Por meio do Proteção, o SEST SENAT desenvolve iniciativas que fortalecem e ampliam as ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes:

campanhas socioeducativas para chamar a atenção quanto à importância do tema;

capacitação de psicólogos para atuarem como multiplicadores das ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes;

produção e distribuição de materiais sobre como identificar casos de violência e abuso;

incentivo à realização de denúncias;

realização de palestras e rodas de conversas.

Dessa maneira, é possível formar uma rede de cuidados que esteja presente em todo o Brasil e que engaje os setores público e privado, estimulando empresas e entidades a assumirem, publicamente, seu compromisso com a causa, proporcionando um maior alcance às ações.

Como ajudar?

A sociedade tem o dever de enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para ajudar, é preciso manter o olhar atento e utilizar os canais de denúncias:

- Disque 100 ou pelo WhatsApp (61) 9 9656-5008.

- Aplicativo Direitos Humanos BR.

- Em rodovias federais, a denúncia pode ser feita pelo 191.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Drone de transporte de cargas feito por empresa brasileira chega em 2026

Notícias 14 de novembro de 2023

A Moya Aero, empresa de São José dos Campos (SP), está desenvolvendo um eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical) de carga pioneiro que deve entrar em serviço comercial até 2026. O próximo passo é realizar o primeiro voo, marcado para o final deste ano.
O eVTOL chamado de Moya foi projetado para operações de carga principalmente agrícolas, e será o primeiro do gênero na América Latina. A fabricante promete uma autonomia de 100 km e capacidade de carga útil de 200 kg, tornando-o uma alternativa de alta capacidade aos drones existentes.

A aeronave em si tem pouco mais de cinco metros de comprimento, com uma envergadura de sete metros. O Moya foi projetado principalmente para pulverização, mas também é versátil para levar outros tipos de carga.

Em termos de custos operacionais, o drone Moya também promete benefícios significativos, afirmando ser muito mais acessível do que os helicópteros convencionais usados na agricultura.
A Moya Aero também está recebendo apoio do governo brasileiro para desenvolver ainda mais esta aeronave autônoma. Mais recentemente, isso se traduziu em um aporte de US$ 2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Contratos comerciais

A organização civil brasileira MineToo é a mais recente cliente da Moya Aero. A empresa vai comprar 50 drones autônomos que serão usados em operações agrícolas.

No início deste ano, outro grande operador de aviação no Brasil, a Helisul Aviation, também assinou um contrato de 50 unidades com a Moya. Nesse caso, o drone pioneiro foi adquirido para futuras operações de carga.

A Moya Aero também assinou acordos com a Fototerra, uma empresa internacional com escritórios no Texas, Brasil e Chile, e com a startup de carga aérea baseada no Canadá, N2 Infrastructure.

Fonte: Portal NTC

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