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Diretor do Transcares, Fernando De Marchi receberá a Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes

Notícias 09 de novembro de 2023

A noite desta sexta-feira, 10 de novembro, promete ser muito especial para o diretor-financeiro do Transcares, Fernando Favalessa De Marchi. Diretor-administrativo da De Marchi Transportes, empresa com sede em Guaraná, distrito de Aracruz, ele foi o indicado do Transcares para receber a Medalha do Mérito Empresarial – Categoria Cargas. A homenagem reconhece o trabalho, o compromisso e a dedicação de empresários do setor, acontece anualmente e a solenidade ocorre em paralelo ao Prêmio Destaque, que divulga os melhores profissionais do ano.

Técnico em Contabilidade, Bacharel em Administração e pós-graduado em Administração Estratégica e Recursos Humanos, Fernando, como gosta de dizer, é “braço” de uma empresa que une pai, filhos e noras num mesmo propósito.

O pai, Erildo De Marchi, é o sócio-majoritário. Os irmãos são Erildo Favalessa De Marchi, diretor de Suprimentos, e Daniel Favalessa De Marchi, diretor de Suprimentos. E também fazem parte Adriana Jerônimo Valim, mulher de Fernando, que atua no RH, e as contadoras Kassila Spinassé Soneghetti (esposade Erildo e prestadora de serviços) e Samila Cecato Cravo (a de Daniel). Erildo “pai” e Lucila Francisca Favalessa De Marchi Lu, sua esposa, têm, ainda, uma filha, Luciana, que não está na gestão da família.

A De Marchi Transportes completará 20 anos em abril de 2024, é uma empresa de médio porte, especializada em transporte de carga geral e possui frota mista, ou seja, veículos próprios e fidelizados. Sua carteira de clientes inclui Cedisa, Perfilados, Bentonisa, Manuchar, Suzano, Vale, Samarco e Cenibra, dentre outras, e além de ter a certificação do Prodfor (Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores), foi eleita empresa Destaque em três anos (2017, 2020 e 2022).

Dos irmãos, Fernando foi o único “mordido” pelo associativismo. Diz ter puxado isso da mãe. Além de ser diretor do Transcares, ele faz parte da Amear (Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região) e mais jovem participou de grupos de igreja.

E sobre a conquista da Medalha do Mérito Empresarial, faz questão de dizer que o reconhecimento não é apenas a ele.

“Quando preciso estar fora da empresa, meus irmãos seguram a peteca. Portanto, o mérito é deles também! Quando soube da indicação, falei para eles: ‘Nós ganhamos este prêmio, a conquista é nossa!”

Fumtram inaugura exposição com a história dos 60 anos da NTC&Logística, em São Paulo

Notícias 09 de novembro de 2023

Na última terça-feira (7), a Fundação Memória do Transporte inaugurou, na unidade do SEST SENAT Parque Novo Mundo, em São Paulo, a exposição FuMTran Origens com totens retratando os 60 anos da NTC&Logística.

A entidade completou seis décadas de atuação em setembro, onde reuniu importantes nomes do transporte de cargas do Brasil e reforçou a relevância do trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do segmento.

Durante a inauguração da exposição, o diretor financeiro da NTC&Logística, Marcelo Rodrigues esteve junto ao presidente e vice-presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite e Adalberto Panzan Jr., respectivamente, que fizeram uma apresentação para os presentes, sobre a importância da Fundação, do trabalho desenvolvido, do resgate e preservação da cultura, da história e da memória do transporte brasileiro, em todos os seus modais.

De acordo com Rodrigues, “Retratar um pouco da história da NTC&Logística, é reafirmar o trabalho sério e dedicado ao longo de todos esses 60 anos. A FuMTran vem desempenhando esse papel importante de manter viva a história do transporte e nós agradecemos a parceria e a oportunidade de participar de um projeto tão necessário para o presente e futuro do TRC”.

A inauguração contou, também, com a presença da presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, empresários do segmento, integrantes do programa Jovem Aprendiz e colaboradores do Sest Senat.

Fonte: Portal NTC

Momento econômico favorece crescimento do setor de Logística Emergencial para 2024

Notícias 09 de novembro de 2023

Recentemente o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada reavaliou a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, elevando de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa foi mantida em 2%. Outro dado que deve contribuir para o avanço da economia geral e do setor de logística é a redução, mesmo que lenta, das taxas de juros com previsão de 9% em 2024, segundo boletim Focus. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) também estima que o setor privado invista R$ 124,3 bilhões em transporte e logística de 2022 a 2026. Neste contexto, a logística emergencial, no modal aéreo, também espera crescer, ampliando sua participação em diversos segmentos da economia brasileira.

“As empresas passaram a entender que uma logística ágil bem operada, é sinônimo de produtividade, segurança da carga, certeza de entrega no prazo e satisfação do cliente”, explica o especialista em logística emergencial Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer da empresa Prestex. Se antes a logística era vista como mais um custo operacional, hoje, em um país como o Brasil, com dimensões continentais e muitos problemas de infraestrutura, a logística assumiu o protagonismo, tornando-se fator decisivo para sucesso ou fracasso do negócio.

Um exemplo que demonstra na prática o quanto a logística emergencial vem ganhando espaço, se tornando competitiva, e oferecendo competitividade para o mercado, é o relato da publicitária e administradora Gislayne Santos, da Estamparia Minitees: “Entrei em contato com a empresa de logística emergencial na quinta-feira, às 20h, sem a esperança de que fosse atendida, pois precisava levar uma carga de São Paulo para o Rio Grande do Sul na sexta-feira e a carga precisava chegar ao destino na segunda. Para minha surpresa, o colaborador da empresa me atendeu prontamente e se dispôs a me ajudar, sempre me dando suporte, me tranquilizando. Conclusão: minha mercadoria chegou antes do prazo estipulado, meu cliente ficou satisfeito e eu mais ainda.” A logística emergencial funciona 24 horas, sem interrupção, geralmente realizada por aeronaves (modal aéreo).

No mês de setembro de 2023, o Brasil registrou 36.109.473 kg de cargas movimentadas pelo modal aéreo, um crescimento de 2% se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os números englobam cargas domésticas.

Tecnologia crescente

Outro ponto a favor que deve ter destaque no avanço da logística emergencial em 2024, segundo Marcelo Zeferino, da Prestex, é a adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), conceitos de machine learning, além de ferramentas para análise de grandes quantidades de dados (big data) e business intelligence para rápidas e assertivas decisões. “Temos visto um aumento significativo na adoção de inovações tecnológicas, como torres de controle inteligentes e preditivas, gestão e rastreamento inteligente de frotas com sistemas próprios ou softwares específicos”, comentou o especialista. O objetivo é aprimorar a eficiência, agilidade e competitividade da operação, com uma visão ampla e integrada da cadeia de suprimentos em tempo real, seja sobre os estoques, transporte, armazenagem ou outros processos logísticos.

O levantamento Raio X da Logística no Brasil 2023 mostrou que 42,9% das empresas pesquisadas contam com três ou mais softwares de gestão logística. Os investimentos em tecnologia são realizados por 71,5% das empresas entrevistadas. “Estas ferramentas tecnológicas contribuem para sanar algumas das principais dores do setor que são a falta de visibilidade em tempo real da carga, previsibilidade de demanda e altos custos operacionais”, afirmou Zeferino.

Fator humano

Zeferino ressalta também a importância de o setor investir em capacitação dos colaboradores para o equilíbrio entre a tecnologia e o atendimento humanizado. “Na hora da emergência, ninguém gosta ou tem tempo de ser atendido por robô (chatbot), as pessoas querem mesmo é compartilhar seus problemas, na busca de uma solução rápida e eficiente”, comenta. Na Prestex, por exemplo, ao lado de ferramentas tecnológicas, este é um dos principais pontos de investimento. Recentemente a empresa implementou uma plataforma educacional personalizada para capacitação dos colaboradores. “De nada adianta você ser tecnológico se não tiver um atendimento empático, gentil e capacitado para entender e atender a necessidade do cliente”, reforçou Zeferino.

Setor de Medicamentos

O setor de logística emergencial em 2024 também terá um importante marco para as empresas que fazem transporte de medicamentos. Em março/2024 passa a ser obrigatória a adequação às normas da ANVISA da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 653/2022, que substituiu a RDC 430/2020.

Pela nova norma, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura monitorada da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto em que o medicamento é exposto. “O cumprimento destas normas é fundamental para preservar a integridade do medicamento, principalmente os termolábeis, como biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas, produtos altamente sensíveis às mudanças de temperatura”, explica o especialista no setor de logística, Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer da Prestex.

Segundo as normas, a transportadora de medicamentos tem que sinalizar todos os materiais transportados; manter os veículos com temperatura entre 2ºC e 8ºC, para medicamentos termolábeis, e entre 15°C e 25°C, para demais medicamentos; higienização constante da frota; e ter profissionais especializados no manuseio dos insumos. “Tudo isso tem que ser levado em conta antes da contratação da empresa que fará o transporte e quem não se adequar, corre o risco de ficar fora deste mercado”, adverte Zeferino.

A Prestex investiu R$ 1,8 milhão em estrutura, tecnologia e capacitação dos colaboradores para obter a licença da ANVISA, dentro das novas normativas da RDC 653/2022, transportando produtos farmacêuticos, químicos e alimentícios.

Fonte: Setcesp

Sistema Transporte defende tributação especial para o setor em debate sobre os sistemas tributários de todo o mundo

Notícias 09 de novembro de 2023

Inspirar o debate sobre como as transformações estruturais, tecnológicas, econômicas, laborais e sociais afetam os sistemas tributários em todo o mundo. Esse é o motivo pelo qual a edição deste ano do FIBE (Fórum de Integração Brasil-Europa) abriu espaço para que acadêmicos, especialistas, autoridades e magistrados de Portugal, do Brasil e de outros países discutissem o futuro da tributação sob a ótica das rupturas e tendências que fomentam mudanças necessárias na arrecadação de impostos e de contribuições. Isso para acompanhar os novos padrões e culturas da economia e da sociedade.

Realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Universidade de Coimbra, localizada na região central de Portugal, o Fórum Futuro da Tributação reuniu autoridades de calibre, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Na abertura do evento, o magistrado destacou que, diante das “evoluções e revoluções, são imensos os desafios que se colocam para o Estado social. Muitos [desafios] estão a exigir de nós a construção de um novo modelo de trabalho e de emprego. Como vamos lidar com a seguridade social?”, indagou. “Isso são questões que estão postas”, disse.

Nesse sentido, a gerente executiva do Poder Legislativo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Andrea Cavalcanti, falou sobre alguns desafios enfrentados pelo setor. No painel “Tendência: Taxação de consumo básico — alimentos, ensino e transporte”, no qual representou o Sistema Transporte, ela abordou questões relevantes para o segmento de transporte coletivo de passageiros.

“O Brasil possui uma série de gratuidades importantes e necessárias, mas que oneram o valor da passagem do cidadão pagante. Não há subsídio para isso em específico, uma dotação orçamentária. É preciso repensar o financiamento do transporte público no Brasil”, explicou. “Por isso, é tão importante a previsão constitucional de redução de alíquota na reforma tributária”, disse a gerente executiva.

Andrea Cavalcanti tratou, ainda, de outros dois pontos caros para o setor: as tributações relacionadas aos serviços digitais e ao uso de combustíveis fósseis. Sobre a primeira questão, ela frisou: “os serviços online atualmente disponíveis no setor de transporte não são novos e, por isso, não se pode haver regulamentações diferentes para o mesmo serviço”.

Já sobre o segundo tema, ela afirmou que, de fato, o Brasil é um país muito rodoviário, que consome diesel para transportar a população e as mercadorias. "Contudo, antes de se falar em aumento de tributo, é preciso se debruçar sobre o processo de alteração da matriz energética brasileira. E isso não pode ser feito de uma hora para a outra, uma vez que uma infraestrutura adequada de transporte se faz necessária. Então, antes de se aumentar cada vez mais o tributo, é preciso discutir sobre como fazer essa transição”, explicou.

Outros temas relevantes em debate

Realizado pelo Fórum de Integração Brasil-Europa, em parceria com o UCoimbra (Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra) e com o apoio do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), o Fórum Futuro da Tributação discutiu diversos temas, como tributação seletiva, corretiva e sustentável; tributação da economia e dos negócios digitais; custeio da seguridade em um futuro com menos emprego; legislação e judicialização da matéria tributária na era digital; e gestão tributária na era da inteligência artificial.

Quanto a esse último tema, o secretário da Receita Federal do Brasil, Robinson Sakiyama Barreirinhas, fez questão de se manifestar. “O uso da inteligência artificial gera oportunidades e, também, riscos. A segurança da informação na Receita Federal nos preocupa bastante”. Nesse sentido, ele se mostrou atento às práticas adotadas por outros países, como os Estados Unidos. “No dia 30 de outubro, o presidente norte-americano, Joe Biden, publicou uma nota executiva determinando que as grandes empresas que desenvolvem sistemas de inteligência artificial compartilhem com o governo americano os resultados de testes de segurança. Nós, da Receita Federal, estamos indo atrás disso também”, disse o secretário.

Já o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) falou sobre as alterações relativas à volta do voto de qualidade do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), constituído por representantes dos contribuintes e do Ministério da fazenda. Em agosto deste ano, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou projeto de lei (PL) nº 2.384/2023, que restabelece o voto de qualidade em caso de empate. Na prática, o voto de qualidade assegura ao governo a palavra final sobre os recursos.

A importância do Sistema Transporte no Fórum

Para encerrar a participação do Sistema Transporte no Fórum Futuro do Transporte, a gerente executiva Andrea Cavalcanti enalteceu o fato de o setor ter muito a contribuir nas discussões em prol da geração de um ambiente tributário adequado para as empresas, sem prejudicar o Estado.

"Vale lembrar que o transporte é um serviço essencial e um direito constitucional, que viabiliza o acesso a outros direitos constitucionais, como saúde, educação e trabalho”, disse. Por isso, para ela, torna-se primordial que os atores que discutem a questão tenham um olhar diferente sobre a tributação desse setor, que lida diretamente com o consumidor final, ou seja, o cidadão que, diariamente, utiliza o transporte público no Brasil.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Estado de Minas conquista o Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2023

Notícias 07 de novembro de 2023

Os vencedores do Prêmio CNT de jornalismo 2023 foram revelados nesta terça-feira (7). O Grande Prêmio desta edição foi para a série de reportagens “Raio-X das mortes no trânsito: Onde mais acontecem, quais são as causas e como podem ser evitadas”, de autoria dos repórteres Luiz Ribeiro e Mateus Parreiras, do jornal Estado de Minas. O especial garantiu uma premiação de R$ 60 mil.

As reportagens — elaboradas e publicadas ao longo de cinco meses, entre março e agosto de 2023 — mostram uma completa radiografia dos perigos nas estradas brasileiras, apresentando as causas e apontando os caminhos para evitar mortes no trânsito. Além de consultar estudos e reunir dados, os repórteres percorreram centenas de quilômetros nas rodovias para mostrar os riscos enfrentados por motoristas e pedestres.

Em trabalho inédito, foi feito um mapeamento exclusivo sobre os pontos mais mortais das rodovias do país, onde ficam curvas, trevos e outras armadilhas. A série utilizou dados da pesquisa Transporte rodoviário – Os pontos críticos nas rodovias brasileiras e do Painel CNT de Acidentes Rodoviários.

Os vencedores das outras categorias recebem R$ 35 mil cada um. São eles:

CATEGORIA ÁUDIO
“Custo Estrada: O impacto das rodovias na mesa do brasileiro”
Mardélio Couto, Rádio Itatiaia

CATEGORIA FOTOJORNALISMO
“Greve no metrô prejudica 2,8 milhões”
Werther Santana, Estado de S. Paulo

CATEGORIA IMPRESSO
“Viagem cancelada: O preconceito que limita o ir e vir da comunidade”
Pedro Grigori, Correio Braziliense

CATEGORIA INTERNET
“Estradas de papel”
Jade Abreu, Portal Metrópoles

CATEGORIA MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE
“Em busca da mobilidade sustentável”
Rone Carvalho, Jornal Diário da Região

CATEGORIA VÍDEO
“Assédio no trem"
Luciana Osório Luz Cassol, TV Globo

CATEGORIA COMUNICAÇÃO SETORIAL
Podcast "De Ponto a Ponto"
Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará)

A grande novidade desta edição foi a criação da categoria Comunicação Setorial, voltada a entidades representativas do setor de transporte.

Os trabalhos foram avaliados pelo corpo de jurados do Prêmio, que, neste ano, foi composto por Alex Capella, jornalista do Senado Federal; Luiz Megale, jornalista e apresentador da Band; Marina Amaral, diretora da Agência Pública; Milton Jung, âncora da CBN; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília (DF), no dia 6 de dezembro.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

ANTT realiza Audiência Pública para aprimoramento da Política dos Pisos Mínimos

Notícias 06 de novembro de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a abertura da Audiência Pública nº 11/2023, com o objetivo de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – PNPM-TRC.

A sessão pública híbrida (presencial e por videoconferência) será realizada dia 27/11, em Brasília/DF, com transmissão ao vivo pelo Canal ANTT no Youtube. Para participação presencial, os participantes deverão comparecer ao local da sessão pública 30 minutos antes do início, para confirmação de presença e acesso ao evento. A participação por videoconferência na sessão pública será realizada por meio da ferramenta “Microsoft Teams”.

As colaborações por escrito podem ser enviadas, no prazo de 7/11 a 6/12, pelo Sistema Participantt.

As informações específicas sobre a matéria e as orientações acerca dos procedimentos relacionados com a realização e participação da Audiência, estão disponíveis na íntegra. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail: ap011_2023@antt.gov.br

Fonte: Portal NTC

Ramon Alcaraz confirmado como palestrantes do Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da Comjovem

Notícias 06 de novembro de 2023

Está chegando o Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que vai reunir empresários do transporte de cargas de todo o Brasil e será realizado no Resort Vila Galé, localizado em Touros, no Rio Grande do Norte, entre os dias 23 e 26 de novembro, promete mais uma vez ser um dos maiores acontecimentos do setor.

Para isso, a organização vem escalando um time de especialistas e palestrantes para compor a programação do evento, e um deles é Ramon Alcaraz.

Ramon, é formado em Engenharia Civil com ênfase em transportes pela FEI e com especialização em logística pela FGV. Possui vasta experiência executiva e profundo conhecimento do setor, com mais de 35 anos no ramo de transportes e logística, tendo trabalhado em várias empresas do segmento e criado umas das maiores empresas de Distribuição Urbana do Brasil, a Fadel.

Atualmente, Ramon é CEO da JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do País.

No Congresso, ele irá abordar com os presentes “A transformação empresarial dentro do TRC”.
Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTC2023

Confira a programação do evento:

1º Dia (23)
15h00 – Check-in
18h00 – Coquetel
19h00 – Cerimônia
20h00 – Festa TruckPag

2º Dia (24)
09h30 – One Man Show
Palestrante: Mauricio Dollenz, comediante
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Ações conjuntas da PRF com a NTC&Logística
Palestrante: Antonio Fernando Miranda Ex-Superintendente da PRF SP
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
14h00 – COM ELAS: Conectando Corações: a arte da comunicação não violenta
Palestrante: Gabriela Sayago, psicóloga e pedagoga, com especializações em psicologia positiva, neuropedagogia e terapia cognitivo comportamental.
15h00 – Futebol COMJOVEM
18h00 – Festa Sunset Mercedes-Benz

3º Dia (25)
09h30 – A Importância do Sonho na Vida de Qualquer Profissional
Palestrante: Gustavo Borges, nadador. Com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas.
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Transformação empresarial dentro do TRC
Palestrante: Ramon Alcaraz, presidente da JSL
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
15h00 – Gincana / Beach tenis
21h00 – Festa CarnaVolks

4º Dia (26)
12h00 – Check Out

O Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM. O evento tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCERN, e o núcleo anfitrião, COMJOVEM Nordeste. Conta com o patrocínio da Alper Cargo, American Corretora de Seguros, Consórcio Guerra, Endered, Fenatran, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, Speed Max Pneus, Transpocred, TGID, TOTVS, TruckPag e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e da FuMTran.

Fonte: Portal NTC

Iveco Academy completa 1º ano com mais de 1.600 pessoas treinadas

Notícias 06 de novembro de 2023

Capacitação e conhecimento estão entre os pilares da Iveco, marca do Iveco Group. Prova disso é a Iveco Academy LATAM, área criada para o desenvolvimento dos profissionais da rede de concessionárias da América Latina, que completa um ano com mais de 1.600 pessoas treinadas e a realização de cerca de 30 mil horas de treinamentos presenciais e on-lines.

Os 110 novos treinamentos desenvolvidos para a capacitação da Rede (nas áreas Comercial, Peças & Acessórios e Serviços) já resultaram em mais de 130 certificações Master S-Way, maior nível técnico de conhecimento mecânico e eletroeletrônico para esse novo modelo de Pesados lançado no final de 2022.

“O nascimento da Iveco Academy vem da necessidade de garantir que a visão centrada no cliente que a Iveco vem desenvolvendo pudesse permear todos os níveis da organização e sua rede de concessionários. Hoje é possível dizer que a área é um dos pilares da evolução do atendimento da marca em toda a América Latina, tanto em vendas quanto pós-vendas. Acredito que as premiações e reconhecimentos que a IVECO vem conquistando, no quesito atendimento ao cliente e satisfação com a marca, demonstram que essa estrutura é fundamental para garantirmos que estamos desdobrando de forma efetiva os valores e os conhecimentos da companhia para nossos stakeholders e público interno, garantindo sempre a melhor experiência para o cliente”, comenta Bernardo Brandão, Diretor Geral de Peças e Serviços da IVECO para a América Latina.

A Iveco Academy LATAM foi desenvolvida para levar inovação às trilhas de aprendizagem das áreas Comercial, Técnica, de Peças & Acessórios, além de implementar novos padrões de atendimento e promover a remodelação do programa Eco Driver, que é a extensão do programa Scuderia para o S-Way. Também inclui a certificação dos técnicos mecânicos e eletroeletrônicos como Master Diagnóstico do S-Way e a criação da função do Coordenador IVECO Academy dentro das Concessionárias, visando a melhoria da qualidade das atividades na Rede.

“A Iveco preza pela excelência e pelo bom atendimento aos nossos Clientes. Desta forma criou a Iveco Academy com a missão de levar conhecimento, padronização do atendimento, habilidades de gestão e visão de futuro à Rede, por meio dos programas de treinamentos Técnicos, Comerciais, de Peças e Acessórios, Padrões de Vendas e Pós-Vendas, bem como os programas especiais. E nesse primeiro ano, o IVECO Academy soma números incríveis, com mais de 1.600 pessoas treinadas e mais de 30 mil horas de treinamentos, sendo a nota de satisfação total é superior a 9.5”, afirma Marcelo Assis, responsável pela Iveco Academy para a América Latina.

Uma das inovações de destaque é o canal da IVECO Academy LATAM no YouTube, com conteúdos exclusivos e de fácil acesso para consulta. O canal já tem mais de 2 mil inscritos, mais de 74 mil visualizações e, inclusive, garantiu à Iveco Academy LATAM o primeiro lugar no ranking entre as outras quatorze Iveco Academies no mundo, dentro de um programa promovido pela matriz, na Itália.

Fonte: Portal NTC

CNT lança painel com informações sobre óleo diesel marítimo e bunker marítimo

Notícias 06 de novembro de 2023

A volatilidade do preço do óleo diesel marítimo praticado por produtores e importadores é bem expressiva: entre maio de 2020 e julho de 2022, a diferença de preço chegou a 297%. O segundo trimestre de 2020 foi um período de queda de preços dos combustíveis, em função da reorganização da logística internacional decorrente das restrições impostas pela pandemia de covid-19, e, após alcançar esse vale, a tendência foi de expressivo aumento do preço do óleo diesel marítimo, até alcançar o pico de R$ 6,39/litro, em julho de 2022.

A produção de óleo combustível marítimo, também conhecido como bunker marítimo, encontrava-se na média de 5,4 milhões de m3/ano no período de 2019 a 2022 nas refinarias brasileiras. Até setembro de 2023, no entanto, já alcançou 7,22 milhões de metros cúbicos, 36,3% a mais do que o volume produzido em todo o ano de 2022. Fenômeno semelhante se dá com a produção nacional de óleo diesel marítimo, que vem crescendo ano a ano desde 2019 e, em 2022, alcançou 2,73 milhões de metros cúbicos.

A análise é inédita e faz parte do Painel de Combustíveis do Transporte Aquaviário, ferramenta dinâmica de consulta de informações sobre o mercado de combustíveis que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) lança, nesta quarta-feira (1º). O conteúdo desta quarta edição se soma a outros três que já trataram sobre mercado de petróleo, óleo diesel e querosene de aviação. “O segmento aquaviário é essencial para a maior integração modal no país e para viabilizar o avanço do comércio internacional. A CNT está lançando esse painel sobre os combustíveis utilizados por essa modalidade, já que representam parte expressiva do custo da operação do transporte aquaviário”, aponta o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O novo painel traz informações específicas sobre óleo combustível marítimo e óleo diesel marítimo. Os dados abordam preço e produção por refinaria e por Unidade da Federação, além do cenário de vendas. De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o óleo diesel marítimo destina-se a embarcações menores ou máquinas auxiliares de navios, já o óleo combustível marítimo é usado diretamente na propulsão ou no motor principal de navios.

Além do Painel CNT de Combustíveis, a entidade vem divulgando análises sobre a dinâmica desse mercado na Série Especial de Economia – Combustíveis. Cada publicação da Série trata de um tipo de combustível ou de um assunto comum a todos eles, como tributação e potenciais impactos das desonerações, e medidas que outros países adotaram para a suavização dos impactos das oscilações de preços, além de análise da cadeia de produção e distribuição de cada insumo.

A primeira, lançada no início deste ano, apresentou análise de como está organizada a cadeia de produção e distribuição do óleo diesel no Brasil. O documento faz a caracterização de cada segmento dessa cadeia, elenca os atores envolvidos e as particularidades de cada elo, bem como levanta uma série de informações, a fim de estabelecer uma base sólida de discussão sobre o assunto. A segunda publicação, divulgada em agosto, aborda os fatores determinantes do preço do óleo diesel nas bombas, incluindo preço do diesel A nas refinarias, preço do biodiesel e percentual de mistura obrigatório, tributos incidentes ao longo da cadeia de produção e distribuição, margens de distribuição e revenda.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da Comjovem: Gustavo Borges é um dos palestrantes

Notícias 03 de novembro de 2023

Está chegando o Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que vai reunir empresários do transporte de cargas de todo o Brasil e será realizado no Resort Vila Galé, localizado em Touros, no Rio Grande do Norte, entre os dias 23 e 26 de novembro, promete mais uma vez ser um dos maiores acontecimentos do setor.

Para isso, a organização vem escalando um time de especialistas e palestrantes para compor a programação do evento, e um deles é Gustavo Borges.

Gustavo Borges, quatro vezes medalhista olímpico, é uma figura inspiradora com uma trajetória vitoriosa na natação. Sua determinação e foco desde a infância o conduziram ao sucesso nas piscinas e também no mundo empresarial. Economista formado pela Universidade de Michigan, Borges é palestrante motivacional, compartilhando histórias de superação e ensinando sobre os pilares da decisão, planejamento e execução.

Seu lema é a atitude de campeão, buscando sempre o melhor e sem desculpas. Sua experiência e conhecimento tornam suas palestras uma fonte de motivação e inspiração para equipes comerciais, empreendedores e atletas, mostrando a importância do trabalho árduo e da busca incessante por objetivos. Gustavo Borges é um exemplo de como enfrentar desafios e buscar resultados extraordinários em todas as áreas da vida.

No Congresso, ele irá abordar com os presentes “A Importância do Sonho na Vida de Qualquer Profissional”.

Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTC2023 

Confira a programação do evento:

1º Dia (23)
15h00 – Check-in
18h00 – Coquetel
19h00 – Cerimônia
20h00 – Festa TruckPag

2º Dia (24)
09h30 – One Man Show
Palestrante: Mauricio Dollenz, comediante
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Ações conjuntas da PRF com a NTC&Logística
Palestrante: Antonio Fernando Miranda Ex-Superintendente da PRF SP
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
14h00 – COM ELAS: Conectando Corações: a arte da comunicação não violenta
Palestrante: Gabriela Sayago, psicóloga e pedagoga, com especializações em psicologia positiva, neuropedagogia e terapia cognitivo comportamental.
15h00 – Futebol COMJOVEM
18h00 – Festa Sunset Mercedes-Benz

3º Dia (25)
09h30 – A Importância do Sonho na Vida de Qualquer Profissional
Palestrante: Gustavo Borges, nadador. Com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas.
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Transformação empresarial dentro do TRC
Palestrante: Ramon Alcaraz, presidente da JSL
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
15h00 – Gincana / Beach tenis
21h00 – Festa CarnaVolks

4º Dia (26 – DOMINGO)
12h00 – Check Out

O Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM. O evento tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCERN, e o núcleo anfitrião, COMJOVEM Nordeste. Conta com o patrocínio da Alper Cargo, American Corretora de Seguros, Consórcio Guerra, Endered, Fenatran, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, Speed Max Pneus, Transpocred, TGID, TOTVS, TruckPag e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e da FuMTran.

Fonte: Portal NTC

Ricardo Alban assume como novo presidente da CNI

Notícias 03 de novembro de 2023

O empresário Ricardo Alban tomou posse na noite desta terça-feira (31/10), em Brasília, como novo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o quadriênio 2023-2027. Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Também participaram do evento os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Romeu Zema (Minas Gerais), além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, integrantes do corpo diplomático, entidades empresariais, ministros do governo Lula e do Judiciário.

Alban foi eleito em 3 de maio deste ano, em votação unânime, na chapa composta por cinco vice-presidentes executivos, um de cada região do país. A nova diretoria assume a gestão da maior representação da indústria brasileira. Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) desde 2014, Alban sucede o empresário mineiro Robson Braga de Andrade, que comandava a CNI desde novembro de 2010.

Segundo a Confederação, a prioridade do mandato do novo presidente será a defesa da retomada do protagonismo da indústria como motor do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Desafios da indústria

No evento, Robson Braga de Andrade, ex-presidente da CNI, agradeceu o tempo que esteve à frente da instituição. “Neste momento de emoção, quero agradecer a todos os que estiveram comigo nos últimos 13 anos, apoiando, criticando quando necessário, mas sempre estendendo as mãos amigas”, disse.

Andrade relembrou da pandemia de covid-19, que impactou diretamente na indústria. “Nesse período, o Brasil passou por crises econômicas, pela mais profunda e longa recessão de nossa história e por turbulências políticas, mas nunca deixou de ser a nação grandiosa e promissora que sempre foi. Em nenhum momento, renunciamos à crença de que, juntos, somos capazes de estruturar o país que desejamos para nós, nossos filhos e netos”, destacou.

“O mundo passou por guerras, distúrbios políticos e pela maior crise sanitária em um século, a pandemia da covid-19, que ceifou vidas, destruiu empregos, nos afastou uns dos outros e desorganizou a economia. Mas fomos resilientes e estamos, com altivez, reconstruindo nossas vidas”, concluiu o ex-presidente.

Quem é Ricardo Alban

Ricardo Alban, 63 anos, presidiu a FIEB por 9 anos e foi presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) entre 2018 e 2023. Ele é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Bahia e administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. O novo presidente da CNI trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB ganhou envergadura e eficiência, atestadas pelo aumento significativo na prestação de serviços à indústria baiana. A gestão corporativa foi um dos grandes focos de sua administração. A FIEB publica balanços auditados em grandes jornais e órgãos de controles nacionais como CGU e TCU analisam seus editais.

Fonte: Portal NTC

Scania investe mais de 65mi em expansão do Centro Logístico de Peças, impulsionando sua presença nos mercados

Notícias 01 de novembro de 2023

A Scania está comprometida em fortalecer sua presença no mercado global, e para isso, anuncia um investimento significativo de R$ 65,7 milhões em seu Centro Logístico de Peças de Reposição, localizado em Vinhedo, interior de São Paulo.

Este centro desempenha um papel crucial no fornecimento de peças de reposição não apenas para o mercado interno, mas também para países da América do Sul, América Central, Europa e África. Dessa forma, a Scania busca não apenas expandir suas operações, mas também melhorar a eficiência de seus processos e fluxos logísticos. Um dos principais objetivos deste investimento é aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, demonstrando o compromisso dela com o crescimento sustentável e a qualidade em todas as regiões onde atua. Além disso, o Centro Logístico será adaptado para acomodar itens relacionados aos novos produtos da Scania, como os veículos elétricos.

Segundo Paulo Moraes, vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina, “hoje somos responsáveis por abastecer 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete unidades de negócios da Scania na América do Sul. Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes”.

Paulo Moraes explica que o negócio está muito relacionado à frota circulante e também ao aquecimento da economia. Hoje temos por volta de 200 mil veículos no Brasil e na América do Sul. Então, ainda que haja redução nas vendas de caminhões, se eles estiverem rodando, mais peças de reposição venderemos. Ao mesmo tempo se a frota circulante for ampliada também aumentará nosso volume, pois serão feitas mais manutenções preventivas. Desta forma vemos cenário bastante positivo para 2024 e 2025.

O investimento acontece no mesmo ano em que o centro logístico completa uma década de sua chegada à cidade de Vinhedo. Ele escoa diariamente mais de 42 mil peças para distribuição e/ou armazenamento visando à reposição pós-venda. No espaço atual ficam disponíveis cerca de 40 mil itens e com a ampliação em 50% da sua capacidade física, passará de 15.000 m2 para 22.500 m2. Essa é a única unidade de negócio de logística e de reposição de peças da Scania no mundo com estrutura semelhante à sua matriz logística, que fica na Bélgica.

“Atualmente, está com 97,4% de nível de serviço, o maior índice da sua história, o que representa a quantidade de pedidos que chegam para o centro logístico e o quanto a equipe consegue atender de forma imediata. Ou seja, é um patamar altíssimo comparado às grandes redes de varejo online”, diz Pietro Nistico Neto, gerente de Desenvolvimento de Rede da Scania Operações Comerciais Brasil.

Enquanto o desenho do layout da expansão do espaço está sendo elaborado e as obras estão prestes a começar, Ademir Egídio, gerente Executivo do Centro Logístico, compartilhou seus planos: “Vamos nos preparar para operar e capacitar o espaço visando conquistar novos mercados. Nosso principal foco é o México, um país que possui as quatro marcas do nosso grupo, e para o qual já enviamos 3 mil caminhões em 2022.”

Ademir Egídio enfatizou ainda que também está planejando abrir espaço no LPC para acomodar peças de veículos eletrificados, com o objetivo de explorar novos mercados. “Até o momento, a Scania ainda não oferece veículos movidos a bateria no Brasil, mas nosso plano global é que até 2030 os modelos eletrificados representem mais da metade do nosso volume de vendas”, diz.

Um rápido balanço aponta que de entrada 60% das peças são importadas (movimentando de 7 a 8 contêineres/semanalmente); 25% de peças nacionais; 15% de peças de São Bernardo do Campo e envolve 200 fornecedores locais. Na movimentação de saída o peso despacho é de mais de 1000 toneladas/mês, sendo nacional 560 toneladas e exportação 440 toneladas.

Fonte: Portal NTC

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