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Aumenta o número de mortes por colisão traseira

Notícias 01 de novembro de 2023

O número de mortes em colisões traseiras aumentou nas rodovias administradas pela Eixo SP. De janeiro a setembro deste ano, foram 22 vítimas fatais contra 19 no mesmo período do ano passado. E o dado mais preocupante está no crescimento de mortes verificado na SP 310 – Rodovia Washington Luís. No ano passado, foram duas mortes registradas nos nove primeiros meses. Este ano, esse número subiu para seis. Também houve aumento de vítimas fatais na SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e na SP 284 – Rodovia Manilio Gobbi. Em ambas, foram registradas duas mortes a mais do que no ano passado.

Em razão desses números preocupantes, a Concessionária reforça a necessidade de os motoristas redobrarem a atenção e adotarem medidas preventivas que ajudem a reduzir o risco de acidentes, especialmente colisões traseiras. De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, atitudes como trafegar dentro do limite de velocidade permitido para a via, manter distância do veículo à frente, evitar distrações como, por exemplo, o uso de celular enquanto dirige e obedecer as paradas para descanso são de grande ajuda e devem ser observadas por todos os motoristas.

O respeito ao volume máximo de carga que o veículo pode transportar é também uma medida fundamental na prevenção de acidentes. De acordo com Viviane, quando o veículo está com excesso de peso ele fica mais lento, principalmente nos trechos de subidas, e isso pode gerar um alto risco para colisões traseiras, especialmente à noite, quando a visibilidade diminui. “Se o veículo trafega muito lentamente, quem vem atrás, às vezes, não tem tempo hábil para frear ou desviar, o que acaba provocando acidentes graves”, observa a coordenadora.

Outra medida simples que pode contribuir decisivamente para evitar colisões traseiras é o correto funcionamento das faixas refletivas. Trata-se de um importante dispositivo de segurança, que melhora a observação dos caminhões nas estradas. Por isso, manter essas faixas sempre limpas ajuda na visualização do veículo à noite e, consequentemente, reduz o risco de acidente.
“Pedimos também aos motoristas que fiquem sempre atentos às sinalizações de obras nas rodovias. Nesses locais, o tráfego é mais lento e em algumas situações a Concessionária precisa adotar o sistema Pare e Siga. Portanto, é extremamente necessário que os usuários tenham mais cautela nesses trechos”, recomenda Viviane.

De acordo com o levantamento feito pela Eixo SP, o número de feridos também cresceu no período de janeiro a setembro. Enquanto em 2022, a Concessionária registrou 227 pessoas feridas em razão de colisões traseiras, neste ano foram 254 registros, um aumento de 12%. A Rodovia Washington Luís apresentou crescimento também neste quesito, mas o salto de feridos foi maior na SP 225, entre Itirapina e Bauru. Foram 45 pessoas feridas de janeiro a setembro do ano passado. Em 2023, esse número subiu para 69. Um aumento de 53%.

Veja a seguir as dicas para prevenir colisões traseiras:

1 – Mantenha distância segura
Siga a regra de manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Isso oferece mais tempo para reagir caso o carro da frente pare repentinamente.

2 – Atenção à velocidade
Respeite os limites e ajuste sua velocidade às condições do tráfego e da estrada. Dirigir muito rápido aumenta o risco de não conseguir parar a tempo.

3 – Evite distrações
Não use o celular nem ajuste o rádio ou faça qualquer outra atividade que desvie sua atenção da estrada. A distração é uma das principais causas de acidentes.

4 – Descanse antes de pegar a estrada
O cansaço é apontado como um dos principais responsáveis por colisões traseiras. A sonolência, o estresse e a exaustão reduzem o nível de atenção dos motoristas, o que aumenta o risco de acidentes.

5 – Pratique a direção defensiva sempre
Como o próprio nome diz, é uma maneira do condutor se defender de colisões. Ela permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e agir de maneira preventiva para evitar acidentes. Para isso, a atenção na via precisa ser constante.

6 – Faça manutenção preventiva do veículo
A direção defensiva inclui também a manutenção periódica e preventiva do veículo. O condutor deve verificar regularmente as condições dos pneus, freios, nível de óleo e água, além do sistema de iluminação. São práticas importantes que reduzem as probabilidades de acidentes por mau funcionamento do veículo.

7 – Jamais beba se for dirigir
Por mais que seja de conhecimento de todos os motoristas, nunca é demais lembrar. O consumo de bebida alcoólica é expressamente proibido. Por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool altera os reflexos, diminui a coordenação motora, deixa o raciocínio mais lento, ou seja, representa um risco durante a condução de um veículo.

Caso os usuários necessitem descansar por um momento, fazer a verificação do veículo ou mesmo solicitar ajuda, a Eixo SP mantém postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) à disposição 24 horas. É possível requisitar apoio também pelo serviço 0800 170 8998 ou via serviço de Wi-Fi presente nas rodovias por meio do aplicativo da Eixo SP.

Fonte: Portal NTC

Comunidade do transporte ganha desconto de 15% em graduações online da FGV

Notícias 01 de novembro de 2023

Colaboradores do setor de transporte, seus dependentes e cônjuges têm desconto de 15% nos cursos de graduação online tecnológica oferecidos pela renomada Fundação Getulio Vargas (FGV).

A tarifa especial é resultado de uma parceria entre o Instituto de Transporte e Logística (ITL) e a FGV e se estende aos colaboradores do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL).

A FGV disponibiliza cursos como Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Os candidatos devem se inscrever gratuitamente para o próximo vestibular até o dia 26 de dezembro, por meio de link específico fornecido na página da parceria.

Será necessária a comprovação do vínculo com o setor de transporte no momento da matrícula. Para isso, um documento de comprovação deve ser solicitado ao ITL pelo email inteligencia@itl.org.br.

Para manter o desconto ao longo do curso, as mensalidades da graduação devem ser pagas até a data de vencimento, uma vez que a concessão do desconto não se aplicará em casos de atraso.

Os cursos superiores de tecnologia a distância da FGV são projetados para profissionais que desejam adquirir novas habilidades de gestão com aplicação imediata no mercado de trabalho. Eles abrangem o desenvolvimento de competências ligadas à gestão, enfatizando resultados, tomada de decisões, qualidade e atendimento ao cliente.

Esta iniciativa faz parte dos convênios estabelecidos pelo ITL com instituições de renome, visando proporcionar à comunidade do transporte acesso a uma formação de alta qualidade, complementando os serviços já oferecidos pelo Sistema Transporte por meio do SEST SENAT e do ITL.

O ITL mantém seu compromisso de inovação na prestação de serviços de educação executiva, assegurando um padrão de qualidade e garantindo benefícios estratégicos para as empresas de transporte. A parceria com a FGV reafirma o compromisso do Instituto de Transporte e Logística em capacitar, desenvolver e impulsionar o setor de transporte, tornando-o ainda mais competitivo.

Acesse o site da parceria entre o ITL e a FGV e inscreva-se para o próximo vestibular. Este é o seu passo em direção a uma educação de alta qualidade e ao avanço na sua carreira profissional.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Acordo entre indústria e BNDES prevê R$ 200mi para descarbonizar o setor automotivo

Notícias 31 de outubro de 2023

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que destina R$ 200 milhões para investimentos em descarbonização da cadeia automotiva foi assinado no último dia 24 pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Segundo o governo federal, o valor deve ser captado ao longo dos cinco anos de vigência e conta, a partir da assinatura do acordo, com R$ 40 milhões para início das atividades. Serão apoiados projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação, engenharia, estudos, testes e certificações relacionados à descarbonização da cadeia automotiva.

Durante a assinatura, Alckmin ressaltou que o acordo vai ao encontro da neoindustrialização: “O foco é inovação com descarbonização. Não é só para o setor automobilístico, mas para toda a mobilidade, buscando eficiência energética”.

Com o acordo, o BNDES também passa a operar os fundos dos Programas Prioritários do Rota 2030, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

De acordo com o MDIC, os fundos são constituídos de contrapartidas de empresas que se beneficiam da isenção de impostos na importação de peças e insumos não fabricados no Brasil, mas que são necessários à melhoria da eficiência energética da frota.

Na cerimônia, Mercadante destacou a necessidade de investimentos em veículos elétricos, principalmente ônibus. “O Brasil é o segundo país onde mais se anda de ônibus no mundo e produz 52% dos coletivos que circulam na América Latina. No entanto, estamos perdendo essa indústria, porque outros países produzem ônibus elétricos e ocupam um mercado que, historicamente, sempre foi nosso. Agora, vamos ter esses recursos para fomentar esse tipo de iniciativa”, defendeu.

Programas Prioritários

A política pública conhecida como “Programas Prioritários” quer apoiar o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo e da cadeia de produção. Haverá editais para estímulo à descarbonização da mobilidade e da logística.

Hoje, estão em curso sete programas prioritários, com R$ 1 bilhão em investimentos para inovação nas empresas de autopeças e na cadeia de fornecedores do setor automotivo.

“Queremos a indústria automotiva pesquisando no Brasil. Nossa história com o etanol mostra que é possível. Queremos pesquisa, inovação, para produzir mais veículos elétricos, híbridos, com mão de obra, emprego e salário no Brasil”, disse Mercadante na ocasião.

Já o vice-presidente da República ressaltou o potencial brasileiro na produção de energia limpa. “O Brasil pode ser o grande protagonista do mundo na produção do SAF [combustível sustentável de aviação, na tradução da sigla para português], etanol, biodiesel, diesel verde e do hidrogênio verde. Então é um caminho muito promissor”, afirmou Alckmin.

Nas próximas semanas, o governo federal promete substituir o Rota 2030 pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação. A ideia é que seja mantida a isenção do imposto de importação para fabricantes que importam peças e componentes sem similares no mercado nacional. Deve permanecer a obrigatoriedade de investir, em fundos, 2% do total importado. O montante será revertido em editais para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Fonte: Portal NTC

CNT atua para impedir avanço de projeto que retira recursos do Sistema S

Notícias 31 de outubro de 2023

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) se reuniu com o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União/GO) para falar sobre uma proposta que obriga a participação de representantes dos trabalhadores na administração das entidades privadas de serviço social e formação profissional que recebem recursos do Sistema S. O parlamentar é relator do Projeto de Lei (PL) nº 6505/2019, que também estabelece mudanças para limitar a contribuição em 1% e torná-la facultativa.

A proposta é negativa porque retira recursos de todo o Sistema S, incluindo o SEST SENAT, além de ter inconstitucionalidades claras quanto ao cumprimento da missão institucional dos serviços sociais autônomos. Não há, também, indicação de como seria estruturada a participação de representantes dos trabalhadores na administração dos serviços sociais autônomos.

A redução das receitas afrontaria a própria natureza das entidades, pois o Sistema S não seria mais capaz de cumprir com sua missão institucional, voltada à totalidade dos trabalhadores das empresas contribuintes do setor beneficiado.

CNT é contrária ao PL nº 6.505/2019

A Confederação, por meio da sua gerente do Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, fez a entrega de uma nota técnica com o posicionamento contrário à matéria. Segundo Andrea, os impactos do projeto podem ser devastadores para a atividade-fim das entidades.

“Caso seja aprovado, o projeto tornará inviável a continuidade do SEST SENAT e a operação das suas 164 unidades, além de colocar em risco os mais de 7.000 empregos gerados pelo Sistema S do Transporte. Vale destacar que hoje os trabalhadores já possuem assento no conselho do SEST SENAT”, ressalta a gerente.

O relator afirmou que levará em consideração os argumentos técnicos da CNT na confecção do seu parecer. Ainda não há previsão de quando o deputado Calil fará a sua apresentação na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados.

Além de Andrea Cavalcanti, participaram da reunião a advogada da Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas), Gabriela Lustosa; e o assessor da Fenatac, Humberto Junqueira. A agenda também contou com o apoio do presidente do Conselho do SEST SENAT Centro-Oeste, Paulo Lustosa.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Trabalho do Sistema S é elogiado durante reunião da OIT, na Suíça

Notícias 31 de outubro de 2023

Quais assuntos trabalhistas vão impactar o setor transportador nos próximos meses? É com esse e outros questionamentos relacionados que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) participa da 349ª Sessão do Conselho de Administração da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra, na Suíça. O gerente de Relações Trabalhistas da CNT, Frederico Toledo Melo, é o representante da Confederação no evento.

A delegação brasileira teve a oportunidade de se manifestar nesta terça-feira (31), no período da tarde. O chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego, Valter Sanches, enalteceu o trabalho feito em conjunto com entidades do Sistema S.
“Ao mesmo tempo em que trabalhamos juntos com o setor privado (Sistema S), estamos desenvolvendo políticas públicas de qualificação profissional e requalificação dos trabalhadores para melhor prepará-los para novas oportunidades de trabalho que vêm surgindo na economia mais verde”, ressaltou o Sanches.

Direito à greve em pauta

Uma das temáticas mais relevantes debatidas é a interpretação do direito à greve, previsto na Convenção 87 da OIT. Ainda não há um consenso se isso caberá ao Tribunal de Justiça Internacional ou se ficará o âmbito da OIT. Embora essa seja uma questão impactante para qualquer empregador, é ainda mais relevante no setor de transporte, pois qualquer paralisação causa impactos severos para a população usuária e para a organização das cidades.

Também devem ser abordados assuntos como negociação coletiva, busca por justiça social, proteção laboral e liberdade sindical. Comitês do mundo inteiro participam das discussões que buscam encontrar as melhores soluções para as atividades laborais no mundo.

O evento começou no dia 30 de outubro e segue até 9 de novembro, com duas novas reuniões especiais posteriores. Vários grupos de trabalho debatem assuntos fundamentais para as relações trabalhistas, tanto sob a ótica do trabalhador quanto do empregador.

O Conselho de Administração da OIT decide quais temas são inscritos na ordem de trabalhos da Conferência Internacional do Trabalho. A participação no Conselho de Administração permite que a CNT opine sobre os temas que serão tratados. A participação é restrita aos governos, membros da OIE (Organização Internacional de Empregadores) e dos trabalhadores. No Brasil, os membros da OIE são a CNT e a CNI.

Reunião já tem pauta definida para 2024

A CNT já iniciou a preparação para a conferência do próximo ano, que deve tratar sobre temas como:

- Proteção contra riscos biológicos (estabelecimento de padrões, primeira discussão);

- Discussão recorrente sobre o objetivo estratégico dos princípios e direitos fundamentais no trabalho;

- Trabalho digno e economia do cuidado (discussão geral);

- Revogação de quatro convenções internacionais do trabalho, tendo a CNT se manifestado favoravelmente.

O gerente de Relações Trabalhistas da CNT, Frederico Toledo Melo, ressalta a necessidade de se chegar a uma solução consensual no que tange ao direito à greve. Ele defende a importância de assegurar essa possibilidade para o trabalhador e que a divergência deve ser solucionada na Conferência Internacional do Trabalho, e não pelo Tribunal de Justiça Internacional.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Por que falar de segurança pública no 7º Fórum CNT de Debates?

Notícias 30 de outubro de 2023

“Segurança pública e a atividade transportadora” é o tema definido para o 7º Fórum CNT de Debates. Mas você tem alguma ideia do motivo pelo qual esse assunto, aparentemente fora da rotina das empresas de transporte, está no centro das discussões?

Nenhum motorista de caminhão consegue circular tranquilo por cidades e estradas onde há constantes roubos de cargsa. Comandantes de embarcações vivem apreensivos com a possibilidade de interceptação por piratas. Usuários do metrô são constantemente prejudicados por atrasos ou fechamentos de estações devido ao roubo de cabos.

Estes são apenas três exemplos de como o setor transportador é altamente afetado pelo trabalho desenvolvido pelas autoridades e forças de segurança pública federal, estaduais e municipais. Onde os criminosos agem com maior frequência, existe um imenso gargalo que afeta todo o setor logístico, com impactos sociais e econômicos.

Tamanho do prejuízo

O maior prejuízo causado pela insegurança no transporte é a integridade física dos envolvidos. Motoristas e passageiros de ônibus podem ser agredidos ou até mortos durante assaltos ou em atos de queima de veículos, por exemplo.

A violência também causa efeitos colaterais terríveis para toda a sociedade, como a redução na quantidade de veículos em circulação e a depredação do patrimônio. O cidadão usuário, geralmente de baixa renda, acaba pagando a conta duas vezes: uma com os impostos — que precisam ser realocados da saúde ou da educação para cobrir os prejuízos — e outra com os transtornos de não conseguir usufruir do transporte coletivo.

Há também um grave problema financeiro que impacta a cadeia produtiva. Segundo pesquisa da NTC&Logística, o Brasil registrou prejuízo de R$ 1,2 bilhão somente em relação ao roubo de cargas. Isso significa que empresas, fabricantes e usuários ficaram sem receber suas remessas porque elas foram interceptadas por bandidos.

Já a pesquisa Análise de Grandes Riscos do Setor de Transporte, publicada pela CNT em agosto, revelou que o crime organizado é o segundo maior risco para o setor de transporte, na avaliação do empresário. Entre as empresas de transporte rodoviário urbano de passageiros, no último ano:

59,2% foram vítimas de assalto

40,2% sofreram depredação

20,1% tiveram veículos incendiados

Participe do Fórum CNT de Debates

O 7º Fórum CNT de Debates terá participação de autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal, das secretarias de segurança estaduais e de pesquisadores do setor. O evento será realizado em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos).

A programação terá uma palestra sobre o combate ao crime organizado e seus impactos para o transportador brasileiro. Haverá também dois painéis para debater abordagens de enfrentamento a incidentes de insegurança, incluindo um específico para tratar do crime na região amazônica.

Serviço:
7º Fórum CNT de Debates
Data: 22 de novembro de 2023
Hora: 9h até 13h
Local: Presencial – Sede do Sistema Transporte – Brasília (somente para inscrições feitas pela landing page e confirmadas pela organização)
Transmissão online (canal da CNT no YouTube)

Clique aqui para se inscrever

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Presidente Vander Costa é homenageado em evento da ABTI

Notícias 26 de outubro de 2023

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, recebeu, na noite dessa quarta-feira (25), em Uruguaiana (RS), a homenagem como Embaixador do Transporte Rodoviário Internacional, entregue pela ABTI (Associação Brasileira de Transportes Internacionais).

Na oportunidade, o Sistema Transporte também homenageou a Associação pelos 50 anos de existência. Vander Costa entregou, ao presidente da ABTI, Francisco Cardoso, uma placa de reconhecimento pelos trabalhos realizados pela entidade nesse meio século.

“Ao longo dessas décadas, a parceria entre nossas organizações foi fundamental para o desenvolvimento do transporte internacional no Brasil. Juntos, enfrentamos desafios, superamos obstáculos e construímos um legado de sucesso que perdurará por gerações. Renovamos nosso compromisso com um futuro de cooperação e sucesso mútuos em prol dos transportadores e do desenvolvimento econômico e social de nosso País”, afirmou Vander Costa na homenagem.

Também participaram do evento o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello, e transportadores da região.

Nova sede da ABTI

Na mesma ocasião, foi promovida a inauguração da nova sede própria da ABTI. “A realização do sonho da sede própria da ABTI é fruto de anos de trabalho árduo e dedicação. A contribuição valorosa dos nossos sócios beneméritos, nas categorias ouro, prata e bronze, foi essencial nessa jornada”, disse o presidente da entidade, Francisco Cardos. De acordo com ele, cada contribuição representa um tijolo a mais na construção deste grande projeto, simbolizando o compromisso e a generosidade que auxiliaram na concretização deste importante marco.
“Sob a filosofia de ‘juntos seremos mais fortes’, agradeço sinceramente a esse grupo que, com seu apoio, ajudou a fortalecer o legado da ABTI”, finalizou.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Transcares 44 anos: presidente enaltece história, conquistas e o amor pelo associativismo

Notícias 26 de outubro de 2023

“O 26 de outubro é um dia simbólico para nós, que vivenciamos o associativismo com tanta dedicação e amor. Amor, sim! Porque se não tivéssemos amor pela nossa entidade, pela nossa atividade e pelo associativismo, certamente não encararíamos um desafio como este! Como dizem por aí, a vida de uma entidade representativa é assim: é luta atrás de batalha. Mas hoje não é dia de falar disso. Meu único propósito, aqui, é comemorar. A vida, a construção e as conquistas de nosso quarentão. Porque o Transcares está com tudo em cima, né? No auge da vida! E ainda com muita coisa a conquistar”.

Foi desta forma que o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, abriu o Almoço Executivo realizado em comemoração aos 44 anos do sindicato, nesta quinta-feira, 26 de outubro.

A data foi escolhida especialmente para a ocasião. Normalmente, o tradicional encontro dos transportadores acontece na segunda terça-feira do mês, mas desta vez Teixeira quis reunir-se com diretores, mantenedores, equipe e parceiros no dia do aniversário da entidade. E os convidados comparecerem. Estavam no Salão de Eventos, o ex-presidente Marcos Furtano, o vice-presidente José Geraldo Valadão, os diretores Fernando De Marchi, Hudson Cordeiro, Leandro Teixeira, Marcos Zon, Jonas Lorencini, Wesley Loose e Ronaldo Salles, a superintendente da Fetransportes, Simone Garcia, o diretor-presidente da AEC, Wagner Cantarela, e o secretário-executivo, Marcos Lino, os mantenedores Claudio Merlo, da Transeguro, Leandro Vieira, do Box Tributário, Rafael Castro e Heraldo Martins, da Aruna, os empresários Adilson Simões, da Transilva, Emerson Loose e Fábio Santos, da Patrus, e Luis Fernando Vilela, da Multilift. A pedido do presidente, toda a equipe do Transcares também participou do almoço.

Além do cardápio e da sobremesa, o cardápio do evento deste mês teve direito a parabéns e bolo, e no final do momento festivo, Luiz Alberto Teixeira ainda entregou o Prato da Boa Lembrança para os mantenedores Claudio Merlo, Leandro Vieira e Rafael Castro, para Emerson Loose, Luis Fernando Vilela e Wagner Cantarela.

Campanha Conquistas!

E continua no ar a campanha Conquistas!, elencando as 44 principais conquistas da entidade. O material está sendo divulgada nas redes sociais, trazendo um apanhado geral da história do Transcares – da fundação ao lançamento das Trilhas de Aprendizagem, passando por outros momentos marcantes, como a criação do PCGN e das Diretorias Regionais e Operacionais, lançamento do Projeto Almoço Executivo e da Medalha Ayval da Luz, e realização de eventos temáticos.

“Da fundação do Transcares até hoje, uma importante marca de nossa trajetória é o fato de termos tido conquistas em todas as gestões. Se um presidente atuou forte em gestão, um segundo fortaleceu nosso papel representativo, outros voltaram seus olhos para competitividade, profissionalismo, qualificação. E o resultado desse trabalho de anos, construído a várias mãos, é o nosso Transcares!”, defende Teixeira, que neste texto elenca quatro grandes feitos que, em sua opinião, formam a “espinha dorsal do Transcares”.

O início de tudo: Para Teixeira, não tem como comemorar o aniversário do Transcares sem citar o ano da criação. “Foi naquele momento que transportadores capixabas, vislumbrando maior representatividade, viram a necessidade da função da entidade. Sem o olhar deles, naquela época, não estaríamos aqui contando essa história”.

Uma decisão acertada: Em 2003, o Transcares lançou seu programa de qualificação profissional aos profissionais do segmento. A linha do tempo da capacitação inclui a criação, em 2005, do Programa de Capacitação de Gestores de Negócio (PCGN), curso customizado ao TRC e que capacitou mais de 150 pessoas; o Programa de Desenvolvimento de Líderes do Transporte (PDL), lançado em 2020 e que precisou ser adiado por alguns meses devido à pandemia; e as Trilhas de Aprendizagem, mais novo formato de treinamento da entidade, lançado em setembro. “Temos como Missão fortalecer o segmento, contribuindo com o desenvolvimento do Estado, e o caminho para isso é a qualificação dos trabalhadores, gestores e diretores das empresas”.

Crescimento ordenado: No ano de 2007, o Transcares iniciou um processo de fortalecimento da gestão. Assim, nasceu o primeiro Planejamento Estratégico (2007-2009). E outras quatro edições do documento foram construídas para as gestões 2010-2012, 2015-2018, 2018-2020 e 2022-2024. “Nossos planejamentos estratégicos vêm norteando nossas ações desde então. Com esses documentos em mãos, temos um norte a seguir e conseguimos monitorar se estamos conseguindo alcançar a direção que traçamos e quais as possíveis correções de rumo precisam ser feitas”.

Olhar extramuros: Conhecer as principais demandas e desafios internos da entidade é importante, mas ter sua representatividade reconhecida no mundo externo faz a diferença. Por isso, o atual presidente cita a participação em comitês, órgãos e conselhos como pilar essencial dos 44 anos. “Essas representações nos permitem dialogar com outros setores e fortelecer nosso papel de articulação”.

Sindicato de pessoas para pessoas: Para além da atuação em representatividade, capacitação e gestão, Teixeira volta seus olhos para o lado social e lembra de 2010, quando o Transcares iniciou um trabalho de assistência social junto ao Educandário Alzira Bley, de Cariacica; de 2014, ano que marcou o lançamento do Projeto de Responsabilidade Social do sindicato; e de 2015, quando realizou sua primeira ação de ajuda humanitária, transportando, com o auxílio de empresários do segmento, mais de 200 mil litros de água para a população atingida pela tragédia de Mariana (MG). “E depois desta, esse tipo de ação se fortaleceu e é realidade até hoje. Não abrimos mão desse olhar para o outro”.

Quer conhecer a campanha Conquistas? Acompanhe o conteúdo em @transcares_

Desenvolvimento sustentável e transição energética podem unir ainda mais Brasil e França

Notícias 26 de outubro de 2023

Na busca contínua por práticas mais sustentáveis, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vem ampliando suas ações dentro da iniciativa do Ciclo ESG, que está inserido no programa ProRev. Como parte da programação da Semana do Servidor, a Agência está prestes a plantar 60 mudas de árvores para reflorestamento do estacionamento externo, área pública, em frente à Agência. O local também está passando por obras de pavimentação e transformações para ampliar a capacidade e melhorar o conforto dos servidores.

Marcado para esta sexta-feira (27), a partir das 16h30, o plantio é uma colaboração entre a Gerência de Logística (GELOG), a Superintendência de Gestão Administrativa (SUDEG) e a Superintendência de Governança, Gestão Estratégica e de Pessoal (SUESP) da ANTT e será realizado por servidores e colaboradores da instituição, com o apoio dedicado da equipe de manutenção do condomínio.

Esta iniciativa não é apenas um gesto simbólico, mas um compromisso sólido com a sustentabilidade. O plantio das árvores é uma parte importante do Plano de Logística Sustentável (PLS) da ANTT, que se alinha perfeitamente com as iniciativas “ESG” (Ambientais, Sociais e de Governança) promovidas pela Agência.

As árvores a serem plantadas incluem principalmente Ipês de diversas colorações, como amarelo, rosa e branco, juntamente com outras espécies típicas do cerrado, como 7-copas, oiti e aroeira chorona. Este esforço conjunto demonstra o compromisso da ANTT com um futuro mais verde e sustentável.

“A ação de plantio de árvores é uma iniciativa que não apenas adicionará beleza ao estacionamento da ANTT, mas também contribuirá para um ambiente mais saudável e sustentável. É um passo sólido em direção a um futuro melhor, onde a preservação do meio ambiente é prioridade. A Agência lidera o caminho, lembrando a todos que pequenas mudanças inspiram grandes transformações”, disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Programação – Mês do Servidor

Com o objetivo de ampliar suas iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida e à interação de seus servidores e colaboradores, a ANTT desenvolveu uma série de atividades para os meses de outubro e novembro, abrangendo datas comemorativas como o Dia das Crianças, Outubro Rosa, Novembro Azul e o Dia do Servidor.

As próximas atividades irão acontecer em novembro e terão foco na campanha de conscientização do Novembro Azul e nas atividades de encerramento do Dia do Servidor. As ações ocorrerão nos dias 1, 7 e 27 de Novembro.

Outra novidade é que, pela primeira vez na ANTT, será realizada uma gincana de passos. A intenção da iniciativa é estimular um estilo de vida mais saudável para os servidores. O objetivo é conseguir a maior quilometragem em passos por cada unidade organizacional.

Foto: Divulgação ANTT

Comissão de Infraestrutura do Senado aprova pagamento eletrônico em pedágios

Notícias 26 de outubro de 2023

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (24) o projeto de lei que autoriza o uso de meios eletrônicos — como cartões de crédito e débito e Pix — para o pagamento de pedágio nas estradas (PL 4.643/2020). A versão aprovada foi um substitutivo do senador Weverton (PDT-MA) para o texto original, do senador Eduardo Girão (Novo-CE). O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta altera a Lei Geral das Concessões de Serviços Públicos (Lei 8.987, de 1995) para permitir a adoção de novos meios de pagamento nos pedágios. O texto original citava apenas cartões de crédito e débito, mas o substitutivo fala em “meios digitais” de modo amplo, para contemplar outras ferramentas.

“Quando houver o surgimento de outras formas mais seguras e céleres de pagamento que o cartão de crédito ou de débito, e certamente haverá em não muito tempo, a lei não estará obsoleta”, explica o senador Weverton no seu relatório. O texto também determina que seja cobrada a mesma tarifa, independentemente da forma de pagamento escolhida pelo motorista.

Outra mudança feita no substitutivo é que a regra valerá apenas para contratos feitos a partir de 1º de janeiro de 2025. O motivo é não causar insegurança jurídica à regulação e à fiscalização dos contratos em andamento. Para esses, Weverton sugere que a atualização aconteça gradualmente, de acordo com as revisões contratuais feitas a cada cinco anos.

“A ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] administra 24 contratos de concessões rodoviárias, que gerem 13 mil quilômetros de rodovias federais. A alteração imediata das regras de todos esses contratos, mesmo que para um fim meritório, poderia causar um efeito adverso na própria regulação dos contratos, visto que para cada um deverá ser feita uma conta específica de equilíbrio das obrigações do concessionário”, justifica o relator.

O substitutivo foi apresentado à CI pelo senador Marcos Rogério (PL-RO). Ele elogiou a iniciativa do projeto de lei e lamentou que esse tipo de inovação não tenha sido uma iniciativa da própria ANTT ou das empresas concessionárias de rodovias.

“Às vezes criam-se dificuldades para entregar aquilo que é básico para o consumidor, e o Poder Legislativo tem que se debruçar a fazer uma lei dessa natureza para entregar o óbvio”, comentou.

Fonte: Agência Estado

Pesquisa revela que 53% dos brasileiros acreditam em melhora econômica

Notícias 26 de outubro de 2023

Pouco mais da metade da população brasileira acredita que a economia vai melhorar nos próximos 6 meses, embora a maioria acredite que o momento econômico atual seja regular, ruim ou péssimo. A conclusão consta da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Economia e População, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o levantamento, 53% dos pesquisados acreditam em melhoria da situação econômica, contra 21% que acreditam que nada deve mudar em 6 meses e 22% que acreditam em piora no mesmo período. Realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), a pesquisa ouviu 2.004 pessoas em todas as unidades da Federação entre 14 e 19 de setembro.
Em relação ao momento atual, 24% da população considera boa a situação da economia, 36% consideram regular e 38% afirmam que a situação está ruim ou péssima.

A percepção varia conforme a região do país. A melhor avaliação está no Nordeste, onde 32% dizem que o desempenho atual da economia está ótimo ou bom. O percentual cai para 23% no Norte e no Centro-Oeste, para 20% no Sudeste e para 18% no Sul. Em contrapartida, o Norte e Centro-Oeste lideram a avaliação ruim ou péssima, com 44%, seguido pelo Sul (43%), pelo Sudeste (39%) e pelo Nordeste (30%).

Apesar da avaliação menos positiva sobre o momento atual da economia, 45% da população brasileira considera ter havido melhorias nos últimos 6 meses. Entre os que consideram a situação da economia atual ruim ou péssima, 17% avaliam que ela está melhor do que no primeiro trimestre.

Parâmetros

A pesquisa também perguntou a expectativa dos entrevistados sobre os indicadores econômicos. Ao todo, foram analisados quatro parâmetros: inflação, juros nos financiamentos pessoais, desemprego e pobreza.

Em relação à inflação, 46% da população acreditam que a inflação subirá nos próximos 6 meses, e 29% acreditam que a inflação vai começar a cair. Sobre os juros, 39% da população acreditam em alta nas taxas dos financiamentos pessoais no mesmo período, enquanto 24% avaliam que elas devem cair.

Para o desemprego, a expectativa é que a taxa aumente nos próximos 6 meses para 30% dos entrevistados e que caia para 31%. Em relação à pobreza, 29% dos brasileiros afirmam que a pobreza ao seu redor subirá e outros 29%, o mesmo percentual, acreditam que a pobreza diminuirá.

Fonte: Agência Brasil

Com atuação da NTC&Logística, Senado aprova a desoneração da folha de pagamentos

Notícias 26 de outubro de 2023

Por votação simbólica, o plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (25) o projeto de lei que estende até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e reduz a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios. O texto agora vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Existente desde 2011, a política de desoneração da folha perderia a validade em dezembro deste ano. O projeto havia sido aprovado na terça-feira (24) pela manhã pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e tinha tido a urgência aprovada pelo plenário durante a tarde de ontem.

Com a desoneração da folha, a contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra muda de 20% da folha de pagamento para alíquotas entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. Essa política beneficia principalmente o setor de serviços, que têm faturamento baixo em relação a outros setores da economia, como alguns tipos de indústria, e empregam intensivamente.

Os 17 setores beneficiados são os seguintes: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Destaque

Na semana passada, o relator do projeto, senador Angelo Coronel (PSD-BA), rejeitou todas as mudanças feitas pela Câmara dos Deputados em agosto. O parlamentar, no entanto, permitiu a votação de um destaque em Plenário após acordo costurado com o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) para evitar o adiamento da votação na CAE.

Pelo acordo, a CAE aprovou a versão original do relatório de Angelo Coronel para levar ao plenário do Senado um destaque do senador Ciro Nogueira (PP-PI). O destaque acabou sendo aprovado, reduzindo a alíquota das empresas de transporte rodoviário coletivo de 2% para 1%.
Atuação da NTC

A entidade trabalhou até o último momento junto aos parlamentares da Câmara e do Senado para aprovação da prorrogação da desoneração da Folha de Pagamento, e vem atuando há mais de 10 anos no assunto.

Nos últimos meses, diversas reuniões, alinhamentos e um grande trabalho de sensibilizar com dados a importância para os parlamentares da aprovação para o desenvolvimento sustentável do transporte de cargas brasileiro, tão essencial para a sociedade.

A última reunião aconteceu na última terça-feira junto ao Senador Otto Alencar/PSD/BA, líder do partido que entre outros temas, apoia a desoneração e entende sua importância para o crescimento do País, além da manutenção dos empregos e estabilidade do segmento. Ele recebeu o presidente da entidade, Francisco Pelucio, o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues, o diretor jurídico, Marcos Aurélio Ribeiro, a assessora legislativa, Edmara Claudino, e o vice-presidente do SETCESP, César Pelucio.

De acordo com o presidente Francisco Pelucio, “essa é mais uma vitória de grande importância para o TRC, sabemos o quão importante e desafiador tem sido a manutenção das empresas transportadoras, e com a desoneração da folha, haverá mais investimento, mais contratações, melhorando assim o clima econômico no setor que vem sofrendo com altos custos de seus insumos. Esperamos agora a sanção do governo federal, para que possamos buscar soluções para os demais desafios”.

Fonte: NTC&Logística, com informações da Agência Brasil

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