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ANTT reajusta tabela dos pisos mínimos de frete

Notícias 22 de agosto de 2023

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (22/8), a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 19/2023 estabelece novos coeficientes de pisos mínimos de frete em decorrência de reajuste no preço do Diesel S10 ao consumidor de 9,13%.

O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 14.445/2022 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho”.

Segundo levantamento da ANP, entre 13/8/2023 e 19/8/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,50 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado de 9,13%, desde quando ocorreu o último reajuste na tabela frete.

Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:

Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: 3,38%
Tabela B – veículo automotor de cargas: 3,88%
Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: 4,19%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: 4,77%

Histórico – Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho.

A Lei nº 14.445/2022, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas.

Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui.

FONTE: SETCERGS

PAC 3 promete destravar obras importante do setor de infraestrutura

Notícias 22 de agosto de 2023

Após o lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no último dia 11 de agosto, o governo federal começou a detalhar os projetos e recursos incluídos na iniciativa. Na última quarta-feira (16), foi a vez do ministro dos Transportes, Renan Filho, descrever como serão empregados os R$ 280 bilhões previstos para o país em ferrovias e rodovias.

Grande parte das obras listadas no PAC prevê parcerias público-privadas e são intervenções derivadas de projetos já existentes. Ao todo, o Ministério dos Transportes gerenciará R$ 280 bilhões, a serem divididos em R$ 94,2 bilhões para ferrovias e R$ 185,8 bilhões para Rodovias. A origem do investimento também foi explicada: as ferrovias terão R$ 6 bilhões em recursos públicos e R$ 88,2 bilhões em recursos privados; já as rodovias terão aporte de R$ 73 bilhões do governo federal e R$ 112,8 bilhões da iniciativa privada.

Também foram detalhadas as verbas para cada região. No Norte, serão destinados R$ 21,3 bilhões; no nordeste, R$ 49,1 bilhões; no sul, R$ 57,8 bilhões; o centro-oeste, ficará com R$ 46,3 bilhões; e o Sudeste, com R$ 96,1 bilhões. Os investimentos do Sudeste serão divididos em R$ 30,1 bilhões para São Paulo, R$ 20,6 bilhões para o Rio de Janeiro, R$ 5,6 bilhões para o Espírito Santo e, o maior valor, R$ 39,8 bilhões para Minas Gerais, estado com a maior malha rodoviária do país. Para a região Norte, estão previstos aportes de R$ 21,3 bilhões em investimentos públicos e privados. Entre os destaques, está a construção da ponte internacional da Guajará-Mirim, na BR-425/RO, que promoverá a ligação de Rondônia com a Bolívia.

No Centro-Oeste, onde está previsto um total de R$ 46,3 bilhões, a construção da FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) é um destaque, fomentará o escoamento da produção agropecuária regional. Ainda no modal ferroviário, a inclusão do trecho entre Salgueiro e Suape no projeto da Transnordestina estimulará o desenvolvimento de Pernambuco. O total de investimentos para o nordeste é de R$ 49,1 bilhões. Entre os empreendimentos rodoviários, destaque para a conclusão da duplicação da BR-101/SE, demanda histórica para a população de Sergipe.

Mas é preciso melhorar processos para as obras terem sucesso. Segundo estudos, só 9,3% dos projetos do PAC 1, no governo Lula, foram finalizados, enquanto o PAC 2, no governo, Dilma, teve 26,7% das obras. Para Marcus Quintella, diretor da FGV transporte, fica um histórico ruim. “Apesar das cifras bilionárias, ainda é pouco o montante em investimentos públicos para o setor de infraestrutura. Não chega a 2% do PIB (Produto Interno Bruto), para ser executado em três anos. E sabemos que as obras só começam em 2024 ou 2025. Temos que investir cerca de 3% a 5% do PIB anualmente em infraestrutura durante 20 anos para recuperarmos o atraso logístico.”

Quintella lembra que todo investimento é importante. “Na parte ferroviária, a FICO e a FIOL são importantes, principalmente para o agronegócio. Mas é preciso rever modelagens, cronogramas e situações complexas em termos de concessões. Mas ambas são fundamentais. Na parte rodoviária, temos problemas e gargalos seríssimos. Cerca de 65% do Transporte de cargas no país passa para pelas rodovias. A BR-040, por exemplo, está em uma situação vergonhosa”, conclui.

O PAC 1 teve apenas 16,8% das pouco mais de 29 mil obras anunciadas nas duas etapas concluídas. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o program executou 9,3% de 16.542 ações até 2010. Sob o comando da presidenta Dilma Rousseff, o índice de execução subiu para 26,7% até o fim de 2014. No entanto, de cada dez obras do PAC 2, seis eram “herança” do PAC 1.

Segundo levantamento feito pela Inter.B Consultoria, considerando apenas as revisões feitas entre 2010 e 2014, houve um aumento médio de 49% nos custos. O prazo médio de conclusão, em meses, mais que duplicou. As obras que apresentaram maiores aumentos de custos foram a dragagem no Porto de Santos (300%) e a construção da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte (839%). Já as obras no metrô de Fortaleza tiveram o orçamento reduzido em cerca de 4%.

Maior montante para Minas

Em Minas Gerais, a primeira obra listada foi o lançamento do edital de concessão da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Conforme calendário divulgado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em julho, a concessão terá prazo de 30 anos e a empresa que administrar o trecho deverá investir R$ 9 bilhões em obras e na manutenção da pista durante o período. Outra importante obra prevista para o estado é a adequação da BR-262 entre João Monlevade e a divisa com o Espírito Santo.

Números do PAC 3

  • 300 projetos de rodovias e ferrovias
  • Rodovias: R$ 185,8 bilhões para investimento em obras públicas, estudos e concessões, além da manutenção de toda a malha rodoviária do país. Desse montante, R$ 73 bilhões são recursos públicos e R$ 112,8 bilhões, investimentos privados. Do total de empreendimentos, há 167 obras e 113 projetos para iniciar novas construções.
  • Ferrovias: R$ 94,2 bilhões em investimentos – R$ 6 bilhões em recursos públicos e R$ 88,2 bilhões em investimento privado.

FONTE: SETCESP

CNT divulga Painel de Combustíveis com informações sobre querosene de aviação e dados atualizados sobre petróleo e óleo diesel

Notícias 22 de agosto de 2023

A CNT acaba de divulgar informações a respeito do mercado do querosene de aviação (QAV), no Painel CNT de Combustíveis, uma ferramenta dinâmica com dados sobre a produção, o comércio internacional, as vendas e o preço dos principais combustíveis utilizados no Brasil em todas as modalidades de transporte.

O querosene de aviação chega a representar 40% do custo de operação das companhias aéreas. O preço do insumo impacta diretamente as tarifas das passagens aéreas. Em julho de 2022, por exemplo, o valor do QAV praticado por produtores e importadores atingiu R$ 5,84/litro (sem ICMS), o maior patamar alcançado na série histórica de preços disponibilizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), iniciada em dezembro de 2012. 

De acordo com os dados apresentados no Painel, o Brasil chegou a produzir 6,4 bilhões de litros em 2018, mas a produção reduziu para pouco mais da metade em 2020 (3,3 bilhões de litros) e vem se recuperando a cada ano. Já as vendas de QAV alcançaram seu pico em 2014 (7,5 bilhões de litros) e se mantiveram acima de 6,7 bilhões de litros no período de 2015 a 2019, mas também foram significativamente reduzidas em função das restrições de locomoção de pessoas impostas pela pandemia da covid-19 em 2020. 

A CNT também atualizou os dados de preço, produção, vendas, exportações, importações de óleo diesel e petróleo com as informações mais recentes disponíveis. O objetivo do Painel CNT de Combustíveis é facilitar o acesso dos transportadores a informações técnicas relevantes sobre um dos principais insumos para o setor. 

Acesse o Painel CNT de Combustíveis – Querosene de Aviação.
Fonte: CNT

Vocação logística: projetos de infraestrutura de diferentes modais avançam no Paraná

Notícias 22 de agosto de 2023

Em seminário promovido na última terça-feira (22), o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, falou sobre a vocação logística do Paraná. Além do modelo de concessões de rodovias, referência no País, destacou a Nova Ferroeste e o Moegão no Porto de Paranaguá.

O primeiro lote das concessões rodoviárias do Paraná vai a leilão na próxima sexta-feira (22), com uma modelagem inédita que promete ser referência para o Brasil e vai reduzir as tarifas de pedágio ao mesmo tempo que garante as obras que vão alavancar a infraestrutura paranaense. Mas este não é o único projeto logístico capitaneado pelo Governo do Estado, que investe também na modernização dos portos, aeroportos e na ampliação da malha ferroviária para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade.

Os projetos buscam consolidar a “vocação logística” do Paraná, como destacou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante o evento “Paraná em perspectiva – Desafios e oportunidades”, promovido pela Gazeta do Povo. Ele participou de um painel sobre infraestrutura, ao lado de João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e mediado pelo jornalista Marcos Tosi.

“A característica principal do Estado é a logística, por estar em uma posição estratégica na América do Sul. O Paraná tem a quinta maior população, a quarta economia e a terceira maior frota de veículos do País”, destacou Sandro Alex. “Além disso, o Paraná tem cinco das 10 maiores cidades do Sul do País, que estão posicionadas em diferentes regiões. O novo traçado das concessões rodoviárias vai passar por todas essas cidades, alcançando polos regionais que são estratégicos para o Estado e para a região”.

O novo programa de concessões foi dividido em seis lotes, com 3,3 mil quilômetros de RODOVIAS federais e estaduais e previsão de receber cerca de R$ 50 bilhões em obras de duplicação, aumento de capacidade, contornos, viadutos, entre outros projetos. A modelagem foi construída em parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, com ampla participação da sociedade civil e do setor produtivo paranaenses.

O primeiro e o segundo lotes, que serão leiloados, respectivamente nos dias 25 de agosto e 29 de setembro, somam mais de mil quilômetros de estradas – um terço do total do programa – e abrangem regiões importantes, como o Litoral, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul e Norte Pioneiro. “Além de todo o ganho logístico, as obras previstas para esses lotes vão gerar mais de 100 mil empregos. Somados os seis lotes, vamos empregar um número de pessoas equivalente à população da cidade de Londrina”, ressaltou o secretário.

O governo trabalha, agora, para antecipar o cronograma dos demais trechos, adiantou Sandro Alex, com a expectativa de levar para a análise do Tribunal de Contas da União ainda este ano os lotes 3 e 6. “Com o arremate desses trechos, vamos fechar todo o corredor da BR-277, com a remodelação de toda a ligação entre o Oeste e o Porto de Paranaguá”, explicou o secretário.

O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep afirmou que o projeto é robusto e será um divisor de águas no Estado. “O que vai a leilão é um modelo muito atrativo, que reduzirá o custo logístico do Paraná, e que foi muito bem construído. O programa foi construído dentro de um tripé que prevê redução na tarifa de pedágio, garantia de obras e muita transparência, o que é essencial dentro de um contrato de 30 anos”, acrescentou Mohr.

NOVA FERROESTE – Ao mesmo tempo em que amplia a capacidade rodoviária do Estado, o governo também trabalha no projeto da Nova Ferroeste, corredor ferroviário ligando Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, com ramais que também devem ir a Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argentina, e Chapecó (SC). É o único projeto FERROVIáRIO estadual incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

No total, serão 1.567 quilômetros de trilhos, passando por 66 municípios. O projeto está na fase de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após ir a leilão, a empresa vencedora será responsável por executar as obras e operar a malha ferroviária por 99 anos.

A nova ferrovia amplia o traçado da Ferroeste, que foi construída na década de 1990 e opera um trecho de 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava, município onde se conecta à Malha Sul. Atualmente, um contêiner refrigerado que sai de Cascavel pode levar até cinco dias de viagem para chegar ao Litoral, tempo que deverá ser reduzido para 20 horas no novo modelo, inclusive com uma nova descida na Serra do Mar.

“Para o setor produtivo, principalmente aqui no Paraná, o ramal ferroviário é muito estratégico. As características das cargas do Paraná são ótimas para serem transportadas por trens”, afirmou João Arthur Mohr. “A construção dessa ferrovia, assim como o Moegão do Porto de Paranaguá e o projeto da Malha Sul, vai tornar a indústria paranaense mais competitiva, podendo reduzir em 30% o custo logístico e reduzir em cinco vezes a emissão de gás carbônico”.

PORTO E LITORAL – Com a expectativa de execução os projetos ferroviários, o Porto de Paranaguá já prepara sua estrutura para receber as cargas que chegarão ao Litoral pelos trilhos. No centro dessa estrutura está a ampliação do Cais Leste do Porto, o chamado Moegão. O projeto executivo da obra já foi entregue, com investimento de R$ 592 milhões.

Com área total de quase 600 mil metros quadrados, o Moegão terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes, aumentando em 63% a capacidade do terminal. A expectativa é equilibrar o descarregamento de cargas pelo porto, com o modal ferroviário chegando a 50% da participação nas movimentações.

“O Porto de Paranaguá tem batido recordes seguindo de movimentação e foi eleito, pela quarta vez consecutiva, como a melhor gestão portuária do Brasil. Tudo isso será amplificado com a construção do Moegão, a maior obra portuária do País, que também está conectada à expansão prevista com a construção da Nova Ferroeste”, salientou o secretário Sandro Alex.

Além desse investimento, o Governo do Estado executa outras importantes obras no Litoral, mudando a cara da região. Entre elas está a Ponte de Guaratuba, que vai agilizar a travessia para a cidade, e a revitalização da Orla de Matinhos, que além de ampliar a faixa de areia e deixar a praia mais bonita e atrativa para os turistas, também conta com um projeto de drenagem para solucionar o problema das cheias no município.

Fonte: CNT

LETPP – Nota de esclarecimento ABTLP

Notícias 21 de agosto de 2023

Tem chegado ao conhecimento desta entidade relatos de empresas com dificuldades para obtenção da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP junto ao a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT da Prefeitura de São Paulo.

Cabe informar que o tema tem sido objeto de constantes discussões da ABTLP com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito desde a publicação do Decreto nº 50.446/2009 e da Portaria SMT.GAB nº 041/2021, quando se passou a se exigir do transportador para a obtenção e renovação da LETPP, a apresentação da cópia do Termo de Adesão – Protocolo Brasil-ID a fim de atender o Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2020-SMT.GAB, firmado entre a Prefeitura e a empresa Moovii.

Importante esclarecer que o Convênio ora citado foi oferecido pela SMT da Prefeitura de São Paulo como uma opção objetivando agilizar a emissão das LEPP que, em alguns casos, eram expedidas em até 90 dias quando solicitado pelo canal disponibilizado pela Prefeitura (SP 156), ou seja, um serviço opcional e não obrigatório aos transportadores de produtos perigosos.

Após diversas reuniões com todos os envolvidos, troca de informações, encaminhamento de Ofícios, inclusive com a criação de Grupo de Trabalho para tratar, especificamente deste tema, (Portaria nº 25/2022), entendeu aquela Secretaria que o ideal seria tornar oficial o entendimento de que o uso do sistema disponibilizado pela empresa Moovii, detentora do Acordo de Cooperação Técnica, deveria ser OPCIONAL. Para tanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito publicou a Portaria nº 13, de 16 de fevereiro de 2023, onde traz, de forma expressa, o nosso entendimento, senão vejamos:

Acresce ao artigo 1º da Portaria SMT nº 041, de 3 de setembro de 2021, o inciso I, que dispõe sobre requerimento da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP
Art. 1º Fica acrescido ao artigo 1º da Portaria SMT nº 041, de 3 de setembro de 2021, o inciso I, nos seguintes termos:
“Art. 1º […]
I – A Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP, também poderá ser requerida perante através do sítio eletrônico https://letpp.moovii.com.br/info/, conforme Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2020-SMT.GAB.” (grifo nosso)
Art. 2º O artigo 2º da Portaria SMT nº 041/021, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º Para os requerimentos formulados perante a SVMA, cumpridas as condições e os requisitos previstos na Portaria SVMA nº 54 de 2009, a Autoridade Executiva Municipal de Trânsito deverá expedir a LETPP aos requerentes.” (grifo nosso)
Art. 3º Compete à Autoridade Executiva Municipal de Trânsito realizar a fiscalização da Licença especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP.
Art. 4º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Diante da publicação da citada Portaria, não resta dúvidas quanto ao uso opcional do sistema disponibilizado pela empresa Moovii. Sendo certo que, após a publicação da Portaria 13/2023, todos os requerimentos formulados perante a SVMA (por meio do sistema da Prefeitura (SP156), devem ser atendidos com a respectiva expedição da Licença SEM a apresentação do Termo de Adesão, conforme previsto no art. 2º (grifado) da Portaria SMT.GAB n° 41, de 03 de setembro de 2021, que dispõe sobre requerimento da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos.

A apresentação do referido Termo de Adesão – Protocolo Brasil-ID, para obtenção da LETPP, deverá ser exigido apenas nos casos em que as empresas optarem pela utilização do sistema disponibilizado no sítio pela empresa detentora do Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2020-SMT.GAB.

Neste sentido a ABTLP orienta seus associados a apresentarem esta Nota de Esclarecimento junto ao Processo SEI- CET – Departamento de Planejamento, Transporte e Controle Administrativo – Produtos Perigosos, que resultem em exigência no “comunique-se”, para apresentação do Termo de Adesão.


FONTE: SETCESP

Concessionárias passam a cobrar tarifa pela totalidade dos eixos de veículos com carga

Notícias 21 de agosto de 2023

As concessionárias CCR RioSP e Eco RioMinas passam a cobrar, a partir de hoje (21/8), os caminhões carregados em suas praças de pedágio. A cobrança está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na Resolução ANTT 4.898/2015. Ecovias do Araguaia, Ecovias do Cerrado, Via Sul e Via Costeira já praticam a cobrança com verificação pelo MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscal).

A verificação de cada veículo será feita automaticamente pela placa, por sistemas de identificação nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e, aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

O mesmo acontece com os veículos que utilizam a passagem automática das praças convencionais e nos pórticos do free flow. Durante a passagem pelo leitor da tag (etiqueta eletrônica), o sistema consulta automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente.

Dessa forma, é necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso.

É mais uma evolução tecnológica nas rodovias federais concedidas, que otimiza a fiscalização, economiza tempo de viagem, reduz paradas e a emissão de gases de efeito estufa dos veículos.

Fonte: ANTT

Mude a categoria da sua CNH gratuitamente

Notícias 21 de agosto de 2023

O Mais Motoristas é uma oportunidade exclusiva para quem precisa mudar a categoria da CNH para D ou E.

O programa vai formar motoristas altamente capacitados e fomentar neles a competência necessária para conduzir ônibus e caminhões com segurança pelas rodovias do país.

Essa é uma das maneiras com as quais podemos contribuir para fortalecermos o transporte e o transformarmos em um setor cada vez mais capacitado.

Inscreva-se

As inscrições estarão abertas até amanhã (22) de agosto. Clique nos links abaixo para fazer o download do edital do Mais Motoristas e para fazer a sua inscrição.

Quem pode participar do programa

Para ter sua inscrição aceita, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição.
  • Ter CNH em situação válida na categoria B há pelo menos 24 meses ou C há pelo menos 12 meses ou D há pelo menos 12 meses, e demais condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais.
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Como funciona o programa

O SEST SENAT vai custear os serviços necessários à mudança de categoria de CNH de todos os candidatos.

Após a conclusão do processo de mudança de categoria, o aluno realizará um dos cursos da Escola de Motoristas:

  • Transporte de produtos perigosos.
  • Cargas indivisíveis e outras regulamentadas pelo Contran.
  • Transporte coletivo de passageiros.
  • Transporte de escolares.

Por que participar desse programa?

  • Aumenta a sua empregabilidade.
  • Confere certificação que comprova a habilitação e a proficiência para condução de veículos.
  • Possibilita mais proximidade com empresas contratantes.

Benefícios para empresas

  • Profissionais com comprovada habilitação e proficiência para condução de veículos.
  • Motoristas competentes para condução segura e econômica.
  • Aumento da segurança no trânsito.
  • Redução do consumo de combustível.
  • Diminuição dos gastos com manutenção.

Credenciamento de CFCs e clínicas

As unidades do SEST SENAT abrem chamada pública para o credenciamento de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e de clínicas para a realização de exames médicos e psicológicos, para a prestação de serviços relacionados à mudança de categoria relativa ao projeto.

Para acompanhar os editais publicados e saber como se cadastrar, acesse:

Fonte: SETCESP

Confira a análise do IPTC sobre o reajuste do diesel

Notícias 18 de agosto de 2023

Desde quarta-feira (16/08), está valendo o aumento no preço do diesel A vendido nas refinarias da Petrobras. Esse anuncio corresponde a uma variação de 26%, passando de R$ 3,02 para R$ 3,80 por litro, ou seja, um aumento de R$ 0,78. Este é o primeiro reajuste de preços desde junho de 2022.

Segundo a estatal o movimento acontece devido a implementação da estratégia comercial, em substituição à política de preços anterior, incorporando parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística. Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes.

Ainda assim, pela consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando a produtora no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, alega ser necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras.

No caso da gasolina a última alteração divulgada foi em 01 de julho de 2023, com uma redução na ordem de -5,3%, sendo comercializado a R$ 2,52 por litro. Com a determinação recente, passa a ser comercializado a R$ 2,93 com um aumento de R$ 0,41 por litro o que representa alta de 16%.

Em 2023, foram 6 reajustes para a gasolina, sendo 2 aumentos e 4 reduções. Já para o diesel foram 6 reajustes, sendo 1 aumento e 5 reduções, mas longe de ser na mesma proporção. Veja o comparativo com 2022 na tabela a seguir:


Fonte: Petrobras – elaborado pela autora

O IPTC vem monitorando de perto essas oscilações do mercado e mesmo com as reduções consecutivas o diesel ainda acumula uma alta de 13,59% de janeiro/2022 a agosto/2023 nas refinarias. Com a gasolina o movimento foi inverso, mesmo com o último aumento o combustível acumula uma variação negativa de -5,18% nas refinarias. Percebe-se que o diesel ainda tem uma grande margem para reduzir o preço.

IMPACTO NOS CUSTOS DE TRANSPORTE

Se considerarmos somente o aumento anunciado para entrar em vigor amanhã, na ordem de 26%, isso elevará os custos do transporte de cargas lotação em 5,60% na média geral, sacrificando mais as operações de longas distâncias (6000 km). Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 2,61%.


Fonte: Custo Peso NTC&Logística – elaborado pela autora

Nesse caso, toda e qualquer majoração, deve ser avaliada e repassada pelas empresas, a fim de estabelecer o equilíbrio financeiro de suas atividades, mesmo que não haja previsão anteriormente mencionada em contrato, a empresa pode solicitar uma nova negociação através da formalização de uma proposta comercial com aceite.

Alertamos também, para a publicação nos próximos dias de uma nova tabela de piso mínimo da ANTT, frente a oscilação de preços do diesel obedecendo o gatilho de 5% para mais ou para menos nos reajustes dos coeficientes de deslocamento (CD), fique atento.

Fonte: SETCESP

Gestão de multas para frotas: o que é, e como melhorar a eficiência!

Notícias 18 de agosto de 2023

É complicado a cada dia que passa levar mais e mais multas e ter cada vez mais gastos, não é? Foi pensando nisso que, de um tempo pra cá, surgiu um conceito conhecido como gestão de multas, o que acaba ajudando demais as empresas que gerem mais de um veículo e lida com vários motoristas.

Nesse sentido, não importa qual seja o tamanho do negócio, seja ele pequeno ou grande, é necessária uma boa gestão de multas. As empresas têm que lidar com multas de trânsito a todos os momentos, não importa qual seja o tipo de multa que essa empresa esteja recebendo, seja ela administrativa (multas por peso, transporte incorreto, etc.) ou uma infração de trânsito comum, elas sempre têm a responsabilidade de lidar com isso. 

Dessa forma, hoje vamos falar sobre esse assunto, abordando e te explicando cada tópico necessário para que haja uma boa gestão de multas, como:

  • O que é gestão de multas?
  • O que é uma Infração administrativa?
  • Como fazer uma boa gestão de multas?
  • Quais os benefícios de fazer a gestão de multas?
  • Quais as multas mais comuns em veículos de empresa?
  • A gestão de multas é indicada para empresas com veículos leves?
  • Multa NIC – O maior problema dos gestores.
  • Como diminuir gastos com multas de trânsito?
  • O segredo para uma boa gestão de multas
  • Vantagens em ter uma plataforma de Gestão de Multas
  • Frota 162 – Faça essa Gestão de Multas de forma automática
  • Dúvidas Frequentes

Então é só rolar a página e ficar por dentro dessa nova facilidade!

O que é gestão de multas?

A gestão de multas veio para substituir o processo original que, na realidade, pode te trazer muitos problemas como: atraso dos correios, juros, multas adicionais, etc. Com isso, as empresas viram a necessidade de gerir as infrações para evitar esses gastos com infrações, pois, mesmo que gerir as multas tenha um custo, a economia que as empresas acabam tendo é muito maior. Foi por isso que muitas empresas já optaram por adquirir esse tipo de modelo.

A princípio, consiste em centralizar e organizar todos os dados de todas as multas e notificações em um só lugar trazendo mais eficiência para todo o processo. 

Em outras palavras, a gestão de multas gere qualquer tipo de infração que uma empresa pode tomar, desde as administrativas (ANTT) até as mais comuns, como excesso de velocidade. 

Portanto, é bom que você tenha acesso a esse tipo de informação mais rápido para que possa tomar a melhor decisão com isso. Ter esses dados antecipadamente é importante para conseguir descontos e evitar maiores problemas.

Vale também deixar claro que, além da economia financeira que a sua empresa acaba tendo, fazer uma gestão de multas da maneira correta pode te economizar muito tempo.

O que diz a lei sobre multas em carros corporativos?

A lei de trânsito brasileira estabelece que o proprietário do veículo é o responsável pelo pagamento das multas aplicadas à sua frota. 

No entanto, em algumas situações a multa pode ser transferida para o condutor, como é o caso de toda e qualquer multa que o motorista de sua empresa sofra, exceto as multas administrativas. Isso ocorre quando a infração é considerada gravíssima, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, ou ainda, ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50% da máxima permitida na via.

Vale ressaltar que, após isso, também é importante indicar esses condutores a tempo pois, a partir do momento que você tem um carro cadastrado em seu CNPJ, a legislação já entende que outra pessoa está dirigindo e exige uma indicação de condutor. 

Caso essa indicação não seja feita corretamente e no prazo indicado, você  corre o risco de tomar multa chamada NIC (não indicou condutor), o que vai aumentar ainda mais os seus gastos.

De acordo com o artigo 281° do Código de Trânsito Brasileiro “o condutor que praticar infrações graves e gravíssimas responde pessoalmente pelos danos causados ao patrimônio público ou a terceiros, incluindo o pagamento de multas”

Ou seja, caso um condutor seu tome alguma multa, você pode cobrar as multas do mesmo livremente.

O que é uma Infração administrativa?

De acordo com o site Jusbrasil, O artigo 18 da Lei 13.103/2015 (Lei do Motorista) determina que “o embarcador indenizará o transportador por todos os prejuízos decorrentes de infração por transporte de carga com excesso de peso em desacordo com a nota fiscal, inclusive as despesas com transbordo de carga”.

Isso significa que, uma infração administrativa é o tipo de infração que não há responsabilidade do condutor. Quando há uma multa administrativa, ela vai direto para o CNPJ da empresa responsável pelo transporte da carga. 

Esse tipo de infração geralmente se trata de infrações da ANTT, como por exemplo: multa por excesso de peso nos caminhões.

Como fazer gestão de multas?

A gestão de multas, como dito acima, consiste em adquirir os dados e trabalhar em função deles. Entendido isso, o primeiro passo que você deve dar para fazer uma gestão de multas é adquirir os dados.

Feito isso, dependendo do porte da sua empresa, você terá vários dados. Agora cabe a você organizar todos eles em uma planilha do Excel, por exemplo, a fim de ficar mais fácil para você analisar esses dados um a um.

A última parte é a análise desses dados, onde você conseguirá alinhar toda a questão de multas e tomar melhores decisões em relação a isso. A maioria das empresas que aderem a esse tipo de gestão, acabam economizando logo no primeiro mês.

Quais os benefícios de fazer essa gestão de multas?

Levando em base tudo o que já foi dito acima, a gestão de multas pode ainda trazer mais benefícios. De acordo com empresas que aderiram a essa gestão, os benefícios primários que elas tiveram, ou seja, logo no primeiro mês, foram:

Economia de custos

Podemos dizer que esse é um dos principais benefícios da gestão de multas. Economizar nos custos é automaticamente interligado a essa gestão, pois ela vai te permitir ter ainda mais controle do que está acontecendo na sua frota.

Sabendo com clareza o que está acontecendo, você consegue ter uma visão maior disso e saber quais tipos de multas os condutores estão tomando. Sabendo disso, você pode fazer diversas campanhas dentro da sua empresa como a Gamificação de Condutores, caso queira saber mais sobre esse método, basta clicar no link.

Mais segurança

Bom, após tudo o que conversamos acima, você já deve imaginar o porquê isso te traz mais segurança. Mas, deixando esclarecido, fazer a gestão de multas irá trazer mais segurança para a sua equipe e para a sua carga em transporte.

Isso te traz mais segurança pois você consegue identificar o tipo de infração que os seus condutores ou você, no caso de infrações administrativas, está tomando. Com essas informações é possível começar a fazer campanhas, como a que eu disse no tópico anterior.

Além de utilizar essa técnica, você poderá repetir os treinamentos de equipe e conscientizá-los de seus próprios erros ou falta de atenção, com isso, você pode melhorar ainda mais a eficiência da sua equipe.

Aumenta a confiabilidade da sua empresa

Sim, isso também influencia diretamente na confiabilidade de sua empresa, mas como isso?

As empresas que vão contratar uma transportadora estão cada vez mais atentas a isso atualmente pois, com a gestão de multas, você consegue fazer também a gestão de seus condutores, sabendo exatamente a situação da CNH dos mesmos.

As empresas estão cada vez mais atentas a isso pois, caso a CNH de seu motorista tenha algum problema, a empresa que contratou a sua transportadora pode perder toda a sua carga, por isso você gera mais confiabilidade.

Quando os seus clientes olham e percebem que a sua empresa tem todos esses cuidados, você gera mais confiança a eles, podendo te levar até a mais negócios, aumentando os lucros de sua empresa.

Quais as multas mais comuns em veículos de empresas

Antes de tudo, é importante que você saiba que a gestão de multas é para qualquer empresa que trabalhe com veículos, seja uma locadora, transportadora, frotas de ônibus, etc. Vale lembrar que também não importa o porte da empresa, isso vai ajudar a qualquer um.

Sendo assim, as multas vão variar de acordo com o tipo de veículo, mas, para veículos leves, pode ir para o próximo tópico que eu vou explicar a melhor forma.

Bem, as multas mais comuns para qualquer tipo de empresa é sem dúvida a multa por excesso de velocidade. Infelizmente, pelo fato de muitas empresas acabarem tendo um prazo muito curto para a entrega das mercadorias e os motoristas, consequentemente, ganhando por entrega, isso acaba fazendo com que os motoristas ultrapassem limites de velocidade a fim de ganhar mais tempo e mais dinheiro.

Isso pode gerar o efeito contrário pois, vale ressaltar aqui que, toda e qualquer multa que seja responsabilidade do motorista, o valor pode ser descontado de seu pagamento.

A gestão de multas é indicada para empresas com veículos leves?

Como foi dito anteriormente, sim. A gestão de multas serve para diferentes tipos de empresa.

Apesar de muitas empresas de transporte de cargas terem uma pequena frota de veículos leves, é claro que a maioria das empresas que envolvem esse tipo de veículo são locadoras. 

É importante que uma locadora de veículos tenha a gestão de multas desde o início da empresa, isso é necessário pelo seguinte motivo:

A pessoa que aluga o carro com você hoje, pode não alugar nunca mais!

Sim, isso pode acontecer. Pensando nisso, é importante que as pessoas que cuidam de multas em uma locadora tenham acesso o mais rápido possível a essas multas para poderem cobrá-las dos motoristas que alugaram o carro e fazer a indicação de condutor, evitando a multa NIC.

Multa NIC – O maior problema dos gestores

Sim, a multa NIC é o maior problema dos gestores quando se trata de gerir as multas.

A multa NIC é muito simples de entender, funciona da seguinte forma: vamos supor que você tem um motorista que toma uma multa de R$ 100,00 (cem reais) em um carro que está cadastrado no seu CNPJ, você tem o direito de indicar esse condutor como o responsável por aquela multa.

A multa NIC, nada mais se trata de uma multa que você toma por não indicar o condutor para a multa, onde aquela multa original que era R$ 100,00 tem o seu valor dobrado e passa a custar R$ 200,00 (duzentos reais).
Nós já escrevemos um texto completo e bem explicado sobre multa NIC aqui no nosso blog, caso você queira ver e saber como evitar esse tipo de multa basta clicar aqui.

Como diminuir gastos com multas de trânsito?

O primeiro passo para diminuir as multas de trânsito e, consequentemente, reduzir os gastos de sua empresa é simplesmente começar com a gestão de multas. Começando com esse tipo de gestão, você consegue ter as informações necessárias sobre o tipo de multa que seus motoristas estão tomando e agir de forma mais assertiva. 

Abaixo, irei listar algumas coisas que você pode fazer para diminuir os seus gastos com multas de trânsito:

Conhecer e respeitar as leis

É preciso que você sempre esteja educando os seus motoristas sobre as leis de trânsito e se certificar de que eles estão seguindo de forma correta. Isso inclui estacionamento, sinalização, limite de velocidade, entre outras regulamentações.

Estar atento aos sinais de trânsito

É importante prestar atenção em sinais e semáforos e respeitá-los. Ignorar esses sinais pode acabar resultando em gatos indesejados.

Manter-se atualizado com a documentação do veículo e do motorista

É necessário verificar regularmente se a documentação do veículo, como licenciamento e seguro, estão em dia. Dirigir com os documentos vencidos pode resultar em multas. Também é necessário ter o conhecimento da situação da CNH de seus motoristas, pois as perdas podem ser muito maiores do que o custo de uma multa. Atualmente existem plataformas que te ajudam a acompanhar isso automaticamente.

Evitar o uso de celulares ao dirigir

Apesar de esse tipo de infração ser conhecida, há muitas pessoas que ainda fazem isso. O uso desses dispositivos no volante é perigoso, podendo causar acidentes ou mortes e também pode levar à multas. Mantenha o foco e evite distrações.

Invista em educação e conscientização

Indicar para que os seus condutores participem de cursos de direção defensiva e programas de conscientização sobre segurança no trânsito é uma boa prática. Essas iniciativas podem aprimorar suas habilidades de direção e aumentar a consciência dos mesmos sobre as leis e regulamentações de trânsito, diminuindo assim a probabilidade de cometer infrações.

Lembrando que seguir as regras de trânsito é crucial para aqueles que querem evitar acidentes, multas ou até situações mais sérias.

O segredo para uma boa gestão de multas

Você já deve imaginar que tudo isso, apesar de ser bom, pode ser um pouco difícil. Porém, o gestor de frota tem cada vez mais custos. Os preços estão aumentando cada vez mais e está ficando mais difícil gerir as frotas.

Outro grande problema é fazer esse processo manualmente, coletar dados, organizar e analisar pode não ser nada fácil. Principalmente quando chega a hora de pagar essas multas e os gestores têm que entrar em diversos sites, de vários órgãos diferentes para pagar essas multas.

Isso tudo pode ser um processo árduo e demorado e, mesmo assim, acabam dependendo dos correios para a entrega dessas multas. Como devem imaginar, infelizmente os correios acabam atrasando a entrega dessas multas, onde você, além de perder descontos, acaba pagando juros em cima dessas multas. Com sorte, você não acaba levando uma multa NIC (não indicou condutor), onde pode dobrar o valor dessas multas.

A melhor forma de você conseguir gerir essas multas é com uma plataforma que faça tudo isso de forma automática para você.

Vantagens em ter uma plataforma de Gestão de Multas

Como dito acima, a gestão de multas, quando feita manualmente, é um processo árduo e difícil. Por esse motivo, algumas pessoas acabam desistindo de fazerem essa gestão. Fazendo isso manualmente, não vai te garantir descontos e vai só te dar mais trabalho.

Isso porque você ainda tem que depender dos correios e, com isso, há muitos problemas como: 

Atrasos na entrega da multa: como dito anteriormente, os correios demoram para fazer essa entrega e, quando entregam em dia, ainda é um prazo muito curto para que você possa fazer tudo o que é preciso.

É por isso que o adequado é que todo esse processo seja feito automaticamente, pois isso vai te fazer economizar tempo e dinheiro.

Frota 162 – Faça a Gestão de Multas de forma automatizada

Você com certeza já percebeu a importância de fazer esse processo de forma automática, não é?

É justamente isso que fazemos aqui, na nossa plataforma você terá diversos benefícios, e fazemos esse processo por completo. Lembra os passos citados anteriormente, que você primeiro precisa reunir, coletar e analisar?

Isso é o que fazemos, ou seja, a nossa plataforma traz automaticamente para dentro dela todas as infrações sofridas por sua frota em TODOS os estados brasileiros. Sim, isso mesmo, nós cobrimos mais de 5 mil órgãos por todo o Brasil e trazemos isso da melhor forma pra você.

Além disso, após trazermos esses dados, organizamos tudo dentro da plataforma, onde você poderá acompanhar com facilidade os tipos de infrações, os condutores que a sofreram, o dia, horário e muito mais!

Isso tudo muito antes de chegar a cartinha do correio, trazemos esses dados automaticamente a cada 1 semana pra dentro de nossa plataforma.

Conosco, você também terá acesso à relatórios precisos para te ajudar ainda mais nessa gestão e o privilégio de pagar antecipadamente, podendo ter uma economia de até 40% nos gastos com multas e condutores, além de poder pagar com poucos cliques!

Ainda não acabaram os benefícios, nós aqui da Frota 162 oferecemos aos nossos clientes dentro de uma plataforma exclusiva onde nossos clientes tem vários outros benefícios como:

  • Desconto garantido de 20% pagando as multas antes do vencimento;
  • Facilidade na indicação de condutor, evitando mais gastos;
  • Acompanhamento da situação da CNH do motorista;
  • Relatórios precisos para te ajudar a gerir sua frota;
  • Pagar TODAS as multas em poucos cliques;
  • E muito mais!

Aproveite e clique abaixo para testar gratuitamente a nossa plataforma por 30 dias e usufruir de diversos benefícios!

Gestão de multas: o segredo para melhorar a eficiência da sua frota!

Dúvidas Frequentes

 

O que é gestão de multas?

A gestão de multas é um método utilizado por gestores de frota ou das pessoas responsáveis por multas, de empresas com veículos para reduzir a quantidade dessas infrações e também para conseguir economizar tempo e dinheiro com as multas.

Qual a importância de controlar as multas da frota?

Controlar as multas da frota é essencial para reduzir custos, orientar melhor os motoristas sobre a utilização dos veículos e sobre direção segura, evitar pagamentos desnecessários e poder economizar dinheiro com isso, além de poder criar formas de prevenir essas multas e, consequentemente, aumentar a segurança da sua equipe.

Como fazer uma planilha de multas de trânsito?

Para criar uma planilha de multas de trânsito, você deve inserir manualmente os dados de suas multas de trânsito em um programa de planilha eletrônica, como o Excel.

O que significa que, apesar de ajudar na organização da empresa, essa não é uma solução tão completa quanto um software de gestão de frotas. Além disso, pode ser considerada atrasada pois, os principais benefícios que seriam desconto e economia de tempo, não seria possível com esse método.

A planilha de gestão de multas é uma solução eficiente?

Não. A planilha é muito limitada quando comparada à plataformas especializadas nisso. Essas plataformas vão centralizar todas as informações em um único lugar, de fácil acesso a todos os envolvidos na gestão da sua empresa.

Este tipo de tecnologia irá otimizar o seu trabalho e ajudar você a não perder os prazos para o pagamento das multas ou pedidos de recurso. Garantindo mais tempo e uma economia de até 40%

Fonte: Frota162

Governo lança estratégia econômica para desenvolvimento socioambiental

Notícias 17 de agosto de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu, por meio de decreto, a Estratégia Nacional de Economia de Impacto e o Comitê de Economia de Impacto (Enimpacto). A meta é promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico por meio de soluções para problemas sociais e ambientais.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em todo o mundo são estimados investimentos de impacto social acima de US$ 1,1 trilhão. Com a pressão de investidores e políticas públicas voltadas para a economia de impacto, o governo projeta crescimento dessas atividades no Brasil.

A Enimpacto prevê metas como a ampliação de investimentos e negócios que gerem resultados financeiros positivos de forma sustentável, além da geração de dados e aumento da cultura de avaliação de impacto socioambiental nas instituições, empresas e negócios.

“A Enimpacto é uma importante sinalização do governo no sentido de organizar diversas políticas públicas que contribuem para uma economia mais verde e mais inclusiva”, diz o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

Para alcançar essas metas, o decreto prevê a criação do Comitê de Economia de Impacto, que passa a ser o órgão consultivo para propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia.

Oferta de capital

Com duração de dez anos, o colegiado será assessorado por cinco grupos de trabalho que atuarão nos seguintes temas voltados para a economia de impacto: oferta de capital, aumento de negócios, organizações intermediárias, ambiente institucional e normativo e fomento por meio da articulação com estados e municípios.

O comitê terá 50 integrantes com 23 representantes de órgãos e entidades, sendo 13 representantes de ministérios e secretarias, seis representantes de instituições bancárias, um da Comissão de Valores Mobiliários, um do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e um da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de um representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e 25 representantes do setor privado, de organizações da sociedade civil, de organismos multilaterais e de associações. Cada membro terá um suplente.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços MDIC vai presidir o comitê, por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria e as reuniões serão trimestrais. Os resultados serão apresentados todos os anos na forma de relatório, junto com as metas para o ano seguinte.
Fonte: SETCESP

BR-365 terá 1ª balança de pesagem de caminhão em movimento do Brasil

Notícias 17 de agosto de 2023

Começou ontem (16), no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), a primeira rodovia do Brasil com balança de pesagem de caminhão em movimento. O equipamento faz o cálculo do peso com o veículo trafegando. Ou seja, não haverá necessidade de o motorista parar para fazer a pesagem. Assim, o dispositivo dispensa a construção de um posto para a fiscalização. Normalmente, o local é equipado balanças e pátios às margens da via.

Conforme a Ecovias do Cerrado, com a nova balança de pesagem de caminhões em movimento, há a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes. Por outro lado, os motoristas profissionais não precisam mais fazer desvios no trajeto para evitar paradas. Além de atrasos na viagem. Seja como for, em um primeiro momento, a concessionária usará balança em caráter experimental.

Como funciona a balança de pesagem de caminhão em movimento?

Com essa inovação, a pesagem do caminhão ou ônibus ocorrerá de forma automática. E diretamente na via. Assim, o seu funcionamento se dará por meio de sensores de alta precisão que aferem a carga durante a passagem do caminhão. Eles serão instalados nas faixas principais da rodovia. De forma simultânea, câmeras inteligentes, posicionadas em um pórtico, vão identificar o modelo. Bem como a quantidade de eixos. E o tipo de caminhão ou ônibus.

Em nota, o diretor superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, explica que o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas. “O modelo de pesagem comum tem capacidade operacional reduzida. Isso porque depende de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade. E são necessárias duas balanças para detectar a sobrecarga”, explica Fernandes.

O diretor da Ecovias do Serrado acrescenta que a nova tecnologia faz todo o processo de forma instantânea. Dessa forma, basta o motorista passar sobre os sensores instalados acima do pavimento. E sem precisar reduzir a velocidade. Conforme a concessionária, a partir de setembro será implantada outra balança desse modelo no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO. Além de outras duas até o final de 2024.

 

Foto: Divulgação NTC

Diretoria do Transcares prestigia inauguração de novo Sest Senat e a família Pretti

Notícias 17 de agosto de 2023

Mais de 2.400 metros quadrados de área construída, sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos, nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada. Área de saúde equipada para prestar atendimentos em todas as especialidades, ou seja, fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica – esta com oito consultórios, além de dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico. Essa é a nova “cara” do Sest Senat de São Mateus, unidade inaugurada nesta segunda-feira, 14 de agosto, com o nome de João Luiz Pretti, fundador da Viação Pretti, empresa de Colatina, e pai do ex-diretor e ex-presidente do Transcares, Liemar Pretti.

O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e o diretor-financeiro, Fernando De Marchi, representaram o transporte rodoviário de cargas no evento, que reuniu muitos outros convidados. Presidente da CNT e do Conselho Nacional do Sest Senat, Vander Costa também prestigiou a grande conquista ao lado do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat, Renan Chieppe, da diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, da diretora-adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, do prefeito, Daniel Santana Barbosa, do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, do supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha, e dos gestores das outras quatro unidades capixabas, e da família de João Luiz Pretti.

A equipe de São Mateus, como esperado, estava em peso e aclamou o diretor, Rafael Andrade, quando este foi convidado a subir ao palco junto com as demais autoridades. A atitude dos profissionais chamou até a atenção de Ricardo Ferraço, que brincou durante seu pronunciamento dizendo que Rafael tinha levado até torcida organizada.

O Sest Senat João Luiz Pretti é o resultado de um investimento de cerca de R$ 18 milhões e sua  capacidade é de oferecer mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade.

A estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, possui mais de 2.400 m2 de área construída e vai oferecer novos serviços, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Além do simulador, com capacidade para 15 alunos, na área de capacitação a nova sede possui nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada.

Já na área de saúde, além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, que já eram disponibilizados na antiga unidade, também serão disponibilizados atendimentos de psicologia e de nutrição. Ao todo, são oito consultórios e dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico.

O presidente Vander Costa fez questão de deixar claro: “A unidade está preparada para qualificar e promover saúde para o transporte. Antes eu dizia que capacitávamos os profissionais do setor. Mas agora digo que o Sest Senat existe para atender o profissional para o transporte, ou seja, quem está em que deseje entrar”, comparou.

A nova sede da equipe está no bairro São Benedito e essa localização foi destacada tanto por Ferraço quanto pelo prefeito, Daniel Barbosa. O vice-governador chamou atenção para o número de profissionais do setor no Estado – mais de 40 mil – e ressaltou que os serviços de qualificação profissional e promoção social, além de impactar positivamente a vida do trabalhador do setor, vai ajudar a melhorar as condições de vida dos moradores da região.

O prefeito Daniel também jogou luz às boas perspectivas que vão surgir para a comunidade no entorno, mas antes contou um pouco da história do novo Sest Senat, de como o Conselho Regional e, em especial, o antigo diretor, Nelson Hespanha Borges Filho, foram “costurando” os contatos, de forma que o sonho da nova unidade se tornasse realidade.

Presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Espírito Santo, Renan Chieppe falou do “sonho antigo”. “Essa unidade é um sonho alimentado há anos pelo nosso Conselho. O número de atendimentos que o Sest Senat de São Mateus entrega já pedia um espaço maior e melhor equipado. Não bastasse isso, temos as boas perspectivas que envolvem São Mateus. O município foi incluído em área de Sudene, que tende a permitir o desenvolvimento de uma política regional sistemática, com adensamento de cadeias produtivas e o fortalecimento da economia, e está no Norte do Estado, região que vem capitaneando uma série de investimentos, em infraestrutura, logística e nas áreas de petróleo e gás. Portanto, se São Mateus vive um bom momento, o Sest Senat não poderia ficar de fora”.

Chieppe ainda citou Nelson Hespanha, que faleceu em janeiro deste ano. “Nos últimos anos, ele foi incansável na dedicação e articulação por essa nova unidade. Não tenho dúvida que se estamos aqui hoje, temos muito a agradecer a ele”.

Homenagem a João Luiz Pretti

O empresário que dá nome ao Sest Senat de São Mateus é referência no segmento de transporte de passageiros da região. Natural de Itaçu, município de Itaguaçu (ES), é o fundador da Viação Pretti, cuja operação nasceu em  Colatina, mas expandiu para cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. Sempre foi um apaixonado pelo setor, o que justifica a mudança de profissão. Ele iniciou sua jornada profissional como eletricista e mecânico, chegou a ter uma oficina, mas a paixão falou mais alto e sua história no transporte começou em 1956, quando adquiriu sua primeira linha de ônibus.

Senhor João e o transporte têm uma história tão íntima que ele foi o segundo homenageado com a Medalha do Mérito Fetransportes na categoria Passageiros, homenagem lançada no ano de 2010 e que reconhece o trabalho dos empresários capixabas do transporte.

Por motivo de saúde, João Pretti não teve como comparecer ao evento, mas sua família estava lá! O representante oficial da família foi o filho Liemar Pretti, vice-presidente da Fetransportes e ex-presidente do Transcares. E em poucas palavras, ele deu a exata noção do que a homenagem representava para a família.

“É uma honra receber essa homenagem, que enaltece o trabalho de uma vida inteira. Continuaremos atuando para que o Sest Senat seja cada vez mais reconhecido e honrar o nome da unidade fazendo aquilo que sabemos: trabalhando”.

Fonte: Anna Carolina Passos – Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES

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